Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
fechar

Polícia registra aumento nos casos de golpes por aplicativo em Livramento de Nossa Senhora Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em Livramento de Nossa Senhora, a 68 km de Brumado, a Polícia Civil registrou um aumento nos casos de golpes por aplicativo. Segundo o delegado Antônio Cláudio Pereira Oliveira, os bandidos estão se passando por autoridades para aplicar os golpes nas vítimas. “Os criminosos entram em contato com as pessoas pelo WhatsApp, se passando por atendentes de bancos oferecendo serviços de empréstimo ou por proprietários de lojas para cobrar uma fatura e muitas pessoas acabam caindo e efetuando o pagamento’’, explicou. O delegado alertou a população que, nesses casos, o correto é procurar o próprio estabelecimento para saber se realmente há alguma pendência. “Em hipótese alguma fornecer dados pessoais ou efetuar pagamento’’, completou.

Nova Soure: Homem é preso suspeito de agredir e ameaçar de morte a ex-companheira Foto: Divulgação/PC

Um homem de 28 anos foi preso suspeito de agredir a ex-companheira com um soco no rosto e ameaçá-la de morte em Nova Soure, cidade do interior da Bahia. A prisão ocorreu na quinta-feira (30) e o suspeito foi localizado na Rua Dom Pedro II, segundo informações da Polícia Civil. Não há detalhes sobre o estado de saúde da vítima. De acordo com o delegado Plínio Monteiro da Mota, titular da Delegacia Territorial (DT) de Nova Soure, o homem teria ameaçado cortar o corpo da ex-companheira em pedaços. Após o flagrante, o homem passou por exames de lesão corporal e está à disposição da Justiça.

TCU conclui pela inexistência de contaminação por urânio nas águas de Lagoa Real Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

De acordo com análise do Tribunal de Contas da União (TCU), realizada através dos resultados de monitoração e pareceres entregues pelo Ibama, as águas da cidade de Lagoa Real, a 80 km de Brumado, não estão contaminadas por urânio. A Indústria Nucleares do Brasil (INB) era questionada quanto à possível contaminação em água para consumo humano no município. As monitorações ambientais ocorreram entre 2018 e 2021 em consonância com as determinações do TCU e com a definição dos pontos de amostragem pela empresa conjuntamente com o Ibama. “Ao se considerar esse novo conjunto de dados de monitoramento (quadrimestres de 2020 e primeiro quadrimestre de 2021), mantém-se entendimento exposto no Parecer Técnico nº 232/2020-COMIP/CGTEF/DILIC (SEI 8403378), qual seja, que esta equipe não identifica nenhuma anomalia nas concentrações de urânio nas águas monitoradas”, diz relatório do Ibama. O processo, que havia sido aberto pelo TCU para investigar a atuação da INB na região, foi encerrado por unanimidade.

CDL anuncia vaga de emprego para consultor de vendas em Brumado

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) anuncia vaga de emprego para consultor de vendas no comércio de Brumado. O salário é de R$1.800,00 (CLT) mais comissão de 2%. Os candidatos à vaga devem ser resilientes, ter experiência comprovada com vendas externas, saber ouvir não, ser organizados e possuir inteligência emocional. As atividades incluem prospecção e venda de sistemas solares no campo externo. Os interessados devem encaminhar currículo para o e-mail [email protected], com o assunto “Consultor de vendas”, até o dia 06/07/22. Mais informações podem ser obtidas pelo número (77) 99864-5069. 

Brumado: 'Preconceituoso', diz deputado após prefeito chamar eleitores do PT de burros Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em uma de suas lives semanais, o prefeito da cidade de Brumado, Eduardo Lima Vasconcelos (Sem Partido), chegou a chamar os eleitores do PT de desinformados e burros (veja aqui). Para o deputado estadual Vitor Bonfim (Federação), as declarações do gestor são preconceituosas. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o parlamentar disse que, na live, o prefeito deixou muito claro o seu viés autoritário e preconceituoso. “Aliado do presidente Bolsonaro, não me surpreende, infelizmente, esse tipo de comportamento do prefeito”, pontuou. Bonfim acrescentou ainda que a intenção de Vasconcelos é ofender o governador Rui Costa (PT) e o eleitor do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT). “Ele vai ter a resposta nas urnas no dia 2 de outubro. Vamos mostrar pra ele quem tem inteligência”, alfinetou.

Petista diz que prefeito de Brumado pode ser indiciado na CPI das Fake News e no STF Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O ex-presidente do Partido dos Trabalhadores (PT) de Brumado, Luiz Frederico Leite Rêgo, o Fredinho, saiu em defesa da sigla e do governador da Bahia, Rui Costa (PT), após as polêmicas declarações do prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (Sem Partido). Durante live na última quarta-feira acusou o governador Rui Costa (PT) de defender o narcotráfico ao dizer que o mesmo seria responsável por gerar emprego e renda (veja aqui). Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Fredinho lamentou que o prefeito de Brumado, ao invés de cuidar de suas funções públicas, utilize de seu tempo para disseminar informações falsas e disparar ofensas aos seus desafetos políticos. “Eu não me surpreendo com nada que venha deste homem, mas agora ele ultrapassou todos os limites. Dizer que o governador Rui Costa defendeu jovem traficante equiparando ao trabalho de entregador de delivery é uma tremenda mentira, uma falácia, uma invenção de quem não tem o que fazer. É uma acusação grave, porque ultrapassa todos os limites do aceitável na disputa política”. Fredinho ainda destacou que a live do prefeito não se difere dos conteúdos do chamado “discurso de ódio” e do fenômeno das fake news que ensejaram a criação de uma CPI Mista no Congresso e um inquérito no Supremo Tribunal Federal (STF), sob a relatoria do Ministro Alexandre de Moraes. “O prefeito repete mentiras espalhadas por canais bolsonaristas e pelo falecido Olavo de Carvalho, que se autoproclamava filósofo. Associa o PT e a esquerda brasileira ao narcotráfico, menciona as FARC da Colômbia, que ele talvez nem saiba que não atuam mais naquele país. Imagino como não deve ser o WhatsApp do prefeito, um puro suco de bolsonarismo e uma máquina de recebimento e disparo de fake news. Alguém faça, para o bem dele, o favor de retirar o acesso dele dessas redes sociais, porque ele caminha a passos largos para ser indiciado na CPI das Fake News ou até no inquérito do STF, mas antes acredito que antes disso ele será processado e condenado judicialmente pela ofensa à honra do governador Rui Costa”. Fredinho finalizou dizendo que é dever de todo filiado do PT de Brumado combater o discurso de ódio e as provocações do gestor.

Presidente da Câmara assume comando da prefeitura de Vitória da Conquista Foto: Divulgação/CMVC

A solenidade de transmissão do cargo de prefeito de Vitória da Conquista aconteceu na sexta-feira, (01), no auditório do Centro Municipal de Atenção Especializada (Cemae). O presidente da Câmara Municipal, Luís Carlos Dudé (MDB), ficará à frente do Poder Executivo pelos próximos 15 dias, durante o período de férias da prefeita Sheila Lemos (UB). “Para mim é uma honra e uma responsabilidade muito grande assumir a prefeitura interinamente”, afirmou Dudé, relembrando sua trajetória na vida pública. “O que eu posso afirmar é que o menino do Alegria vai contribuir para continuar levando muita alegria para essa cidade, cooperando com o governo que tem transformado Vitória da Conquista”, completou.  Dudé ainda afirmou que manterá o trabalho de Sheila Lemos durante esse breve período em que estará atuando como prefeito em exercício. Durante pronunciamento, a prefeita Sheila Lemos destacou alguns momentos históricos na política conquistense, ressaltando a primeira vez em que Irma Lemos assumiu o comando da cidade. Destacou também a boa relação com a Câmara Municipal e a tranquilidade que sente ao passar o cargo ao vereador Luís Carlos Dudé. “Faço isso com muita tranquilidade. Sei que Dudé tem todas as condições para assumir àquele gabinete. Agora é a vez dele de sentar naquela cadeira para substituir uma mulher. Isso é histórico!”, declarou. Antes de receber o cargo de prefeito, Dudé passou a presidência da Câmara Municipal para o vereador Hermínio Oliveira (Podemos), vice-presidente do Poder Legislativo.

Maetinga: Rui Costa inaugura arena esportiva e dá início a obra de ampliação de colégio Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Nesta segunda-feira (4), às 9h, o Governo do Estado entrega obras e autoriza novas intervenções no município de Maetinga, a 74 km de Brumado. O governador Rui Costa (Pt0 participará da solenidade de entrega de uma Areninha Campo Society, com grama sintética, construída pela Superintendência dos Desportos da Bahia (Sudesb), vinculada à Secretaria de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre). A Sudesb será ainda autorizada a realizar processo de licitação para urbanização do Parque Natural da Salgada, situado no entorno do equipamento esportivo. Também será assinada ordem de serviço para a Secretaria da Educação do Estado (SEC) iniciar a obra de ampliação, com modernização, do Colégio Estadual Edvaldo Flores. Serão construídos cinco salas, auditório, refeitório, campo de futebol society com pista de atletismo e vestiário, e estão projetadas ainda reforma e cobertura da quadra poliesportiva. Já a Companhia de Engenharia Hídrica e Saneamento (Cerb), ligada à Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (Sihs), será autorizada a fazer licitação para construção de Sistema Simplificado de Abastecimento de Água na localidade de Espinho, que fica a 16 km da sede do município.

Tanhaçu: Condutor de motocicleta morre após colidir com carreta na BA-142 Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Um motociclista morreu neste domingo (03) após colidir com uma carreta na BA-142, no Distrito de Sussuarana, na cidade de Tanhaçu, a 74 km de Brumado. Segundo informou a Polícia Rodoviária Estadual (PRE) ao site Achei Sudoeste, o acidente foi registrado às 11h. Ainda segundo a PRE, o condutor da motocicleta perdeu o controle da direção e colidiu frontalmente com uma carreta que trafegava em sentido contrário. A carreta teve apenas avarias. A PRE registrou a ocorrência. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) realizou a perícia no local. O corpo do motociclista foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) em Brumado. O fato foi registrado na 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin) em Brumado.

Avanço da Covid-19 faz Guanambi adiar retorno das aulas na rede municipal de ensino Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O retorno das aulas da rede municipal de ensino de Guanambi, a 141 km de Brumado, foi adiado em uma semana. As aulas retornariam nesta segunda (4), após o período das férias de junho. A causa do adiamento se deu em função do aumento dos casos de Covid-19 na cidade, e também entre colaboradores de diversos setores. Como precaução, vários municípios da região tomaram a mesma decisão. As aulas retornarão dia 11 de julho, reforçando o cuidado com protocolo de prevenção à Covid-19. Com isso, o encerramento do ano letivo deverá ser adiado uma semana para o cumprimento legal dos 200 dias letivos. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, a decisão do adiamento do retorno se deu após diálogo da secretária de Educação Lajucy Donato, com os diretores das escolas municipais em sua ampla maioria. Guanambi está com 655 casos ativos de coronavírus e 12 pessoas internadas.

Caetité: Integrante de quadrilha que amarrou e jogou gasolina em família é preso no 2 de julho Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Um homem de 27 anos foi preso neste sábado (02) durante os festejos de 2 de julho, na cidade de Caetité, a 100 km de Brumado. A prisão foi efetuada na Praça da Catedral. No momento em que foi identificado por uma guarnição do Pelotão de Emprego Tático Operacional (Peto), o bandido tentou fugir no meio da multidão, mas devido a ação rápida da polícia, ele não conseguiu empreender fuga. Segundo informou a 94ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) ao site Achei Sudoeste, o elemento fez parte de uma quadrilha que que amarrou e jogou gasolina em família ameaçando a todo momento em atear fogo, no dia 26 de março de 2020, no bairro São Vicente (veja aqui). Na ocasião, a quadrilha levou R$ 40 mil e joias. Ainda segundo a polícia, outros três integrantes do bando, morreram em confronto com a PM durante uma ação policial.  O bandido foi conduzido para a Delegacia Territorial de Caetité e está à disposição da justiça.

Edigar Mão Branca faz a abertura do São Pedro do Panasco em Guajeru Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

O forrozeiro Edigar Mão Branca fez a abertura do São Pedro do Panasco, em Guajeru, a 63 km de Brumado, neste sábado (02). A comemoração na cidade segue até a próxima segunda-feira (04). Neste momento, o sanfoneiro Bel Lima está fazendo sua apresentação do palco principal. Logo após a banda Balancear encerra a primeira noite dos festejos.  De acordo com o prefeito Jilvan Teixeira Ribeiro (PSD), o Galego, este é o melhor São Pedro da região. A atração mais aguardada é o cantor Amado Batista que subirá ao palco no dia 04. Artistas como: Rick Bahia, Leleu de Zé de Chico, Robério e Seus Teclados, Kevi Jonny, Soró Silva, Kenned, Robertinha, Beto Lima e Edinho de Lima também estarão se apresentando no São Pedro do Panasco.

Aracatu: Jovem morre após perder controle de veículo e bater em árvores na BA-262 Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Um jovem de Aracatu, a 36 km de Brumado, identificado como Emerson Dias Lima, morreu na noite deste sábado (02), após perder o controle da direção do automóvel que dirigia e bater árvores, na BA-262. Em seguida, o carro capotou. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, Emerson morreu na hora. No momento do acidente, Lima trafegava sentido ao município de Brumado. 

Aracatu: Jovem morre após perder controle de veículo e bater em árvores na BA-262 Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

A Polícia Rodoviária Estadual (PRE) está no local e controla o trânsito na rodovia, que está muito intenso, devido a festa de São Pedro em Aracatu com o Arraiá do Gererê. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) já foi acionado. O corpo de Dias será encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) em Brumado para ser necropsiado. 

Morte de jovem faz prefeitura cancelar São Pedro em Tanhaçu Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Um trágico acidente tirou a vida do jovem Aiala Pales Lima, no Distrito de Sussuarana, em Tanhaçu, a 74 km de Brumado, na noite deste sábado (02). Devido a tragédia com o jovem, o prefeito da cidade, João Francisco Santos (PP), cancelou os festejos de São Pedro que seria realizado no Distrito de Sussuarana. Através das sociais a prefeitura lamentou o ocorrido e anunciou o cancelamento dos festejos. Segundo a gestão municipal, o jovem era pessoa muito querida por todos da comunidade. “Nossos sentimentos e pesar a todos os familiares e que Deus os confortem”. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, o corpo de Lima foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) para ser necropsiado. Até o momento, não foi divulgado horário de velório e sepultamento.

São Pedro de Aracatu vive expectativa da apresentação da cantora Joelma Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A população local e os visitantes estão ansiosos para a apresentação da cantora Joelma na segunda noite do Arraiá do Gererê, no São Pedro da cidade de Aracatu, a 36 km de Brumado, na noite deste sábado (02). O evento teve início às 21h. A cantora vai apresentar a turnê “Isso é Calypso”. Joelma preocupou seus fãs, quando no final do mês de maio, apareceu com o rosto inchado em show que realizou em Parauapebas, no Pará. Ela chegou a ser internada Hospital São Luiz, em São Paulo, para a realização de exames após ter Covid-19 quatro vezes. Recuperada, a artista promete fazer um show especial no São Pedro de Aracatu. Além da musa do Calypso, mais seis atrações vão se apresentar no palco principal: Natália Almeida, Narjara Paiva, Tchô Mathias, Erikin Júnior, Lennon Fernandes e Rafa Rocha. Neste momento, foi realizada a queima da Maria Branca, que é tradição no festejo no município. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, cerca de 8 mil pessoas devem prestigiar o evento nesta noite.

2ª noite do São Pedro de Iuiu atrai milhares de pessoas para a Vila Junina Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Já teve início a 2ª noite do São Pedro de Iuiu, a 237 km de Brumado, neste sábado (02). Hoje, cinco atrações vão animar o público presente no Praça do Mercado. As apresentações começaram às 19h30 com a banda D’Mary. Agora a pouco, o grupo Kasaca de Kouro subiu ao palco da Vila Junina. Já às 23h, será a vez da banda Limão com Mel. Às 01h, a dupla Maria Cecília & Rodolfo promete fazer um show excepcional no São Pedro de Iuiu e cantar seus grandes sucessos. Para encerrar a 2ª noite, às 02h30, o Forró Chico Mia sobe ao palco principal. O festejo segue sem ocorrências relevantes. O público está curtindo e dançando muito forró no São Pedro de Iuiu, batizado de “o mais elétrico da Bahia”.

Veículo é abandonado com diversas avarias após acidente em Guanambi Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

A Superintendência Municipal de Trânsito (SMTRAN) encontrou, neste sábado (02), um veículo marca HB20 sedan, licenciando em São Paulo, abandonado na Rua Santa Catarina no Bairro Bela Vista, na cidade de Guanambi, a 141 km de Brumado. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, o fato foi registrado às 10h, quando a equipe de trânsito recebeu uma denúncia anônima. O carro estava estacionado na calçada, com diversas avarias, possivelmente após uma colisão em um coleto de entulhos. Moradores da região informaram que por volta das 5h da manhã escutaram um barulho forte e depois encontraram o carro na via pública. De acordo com moradores, uma pessoa do sexo feminino foi vista no local. O veículo foi encaminhado para o pátio da Superintendência Municipal de Trânsito e está à disposição do proprietário, que foi abandonado sem qualquer sinalização. De acordo com a SMTRAN, o automóvel não possui restrição e possui três multas por excesso de velocidade.

População de Caetité revive Independência da Bahia com o tradicional desfile de 02 de Julho Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Independência da Bahia foi comemorada com muito entusiasmo com o tradicional desfile de 2 de Julho na cidade de Caetité, a 100 km de Brumado. Neste sábado (02), o desfile cívico oficial, que contou com a presença de escolas e diversas autoridades, percorreu a Praça da Catedral com o tema “Lutas, resistências e liberdades”. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, o Exército Brasileiro, através do Tiro de Guerra 06/024, sediado em Brumado, participou do ato. 

População de Caetité revive Independência da Bahia com o tradicional desfile de 02 de Julho Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Já ao meio-dia ocorreu a celebração do Te Deum com hasteamento das bandeiras. Poucas cidades no interior do estado dão a devida importância à data, com comemorações mobilizando toda a população, como Caetité, já que a cidade acabou oferecendo armamento para as tropas que lutaram pela expulsão dos portugueses da Bahia, como oferecendo alimentos para os guerreiros.

Missa de 7º dia de João Souza será realizada neste domingo (03) Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A família do saudoso João Raimundo Nepomuceno de Souza, ainda consternada com seu falecimento, convida familiares e amigos para a missa de 7º dia a ser realizada neste domingo (03), às 08h da manhã, na igreja Matriz de Brumado. João Souza morreu na última segunda-feira (27), no Hospital Samur, em Vitória da Conquista (veja aqui). Os familiares agradecem todas as manifestações de solidariedade e pesar recebidas, as quais reafirmam o carinho que os brumadenses sentiam por Nepomuceno.

São Pedro de Iuiu teve 10 shows em sua primeira noite Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

O São Pedro da cidade de Iuiu, a 237 km de Brumado, é um dos principais da região neste período junino e recebe visitantes de várias localidades da Bahia. Neste ano, toda a cidade foi decorada para celebrar o retorno dos festejos, após dois anos sem a realização por conta da pandemia de coronavírus. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, a festa teve início nesta sexta-feira (1º) com dez shows no palco principal montado na Praça do Mercado. As apresentações musicais tiveram início às 20h e seguiu até o amanhecer deste sábado (02). A dupla Amando e César, Malla 100 Alça, Washington Brasileiro, Stael do Forró e seis atrações locais fizeram o público dançar muito forró. O clima foi de total segurança no circuito e a população aproveitou para matar a saudade do tradicional São Pedro de Iuiu.

Chambinho do Acordeon anima público no Arraiá do Gererê em Aracatu Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O Arraiá do Gererê, tradicional evento do São Pedro de Aracatu, a 36 km de Brumado, já teve sua abertura oficial nesta sexta-feira (1º). A dupla Edimar e Alessandro deu boas-vindas ao público da cidade e regional. Os músicos Carlos Lopes e Adivaldo Teles já subiram ao palco principal da vila junina. Neste momento, Chambinho do Acordeon está cantando grandes sucessos do forró tradicional. Na sequência, Aline Carvalho, Fulô de Mandacaru e Wagner Mathias subirão ao palco da Vila Junina montada na cidade. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, nenhuma ocorrência de relevância foi registrada pela 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) até o fechamento desta matéria. Cerca de 4 mil pessoas estão aproveitando a festa no município.

Governo da Bahia anuncia nova redução do ICMS sobre combustíveis Foto Lay Amorim/Achei Sudoeste

O governo da Bahia publicou um decreto, nesta sexta-feira (1°), que reduziu, mais uma vez, as bases de cálculo do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre combustíveis. De acordo com o órgão, a medida foi tomada após análise dos preços médios de referência dos últimos 60 meses. Com isso, segundo o governo, as bases de cálculo sobre as quais incide o imposto estadual, que estavam congeladas desde novembro de 2021, passam a vigorar a partir de julho com valores mais baixos. O preço de referência para o litro de gasolina, que era R$ 6,5000 até quinta-feira (30), agora está fixado em R$ 4,9137, o que representa uma redução de 24,4%. Para o litro de diesel S10, o valor foi reduzido de R$ 5,4100 para R$ 3,9963 (queda de 26,24%). Já o do quilo do gás de cozinha (GLP) saiu de R$ 5,8900 para R$ 5,3451 (queda de 9,33%). Com as reduções, de acordo com a Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-BA), os preços ao consumidor final devem ser reduzidos pelo mercado em R$ 0,46 na gasolina, R$ 0,25 no óleo diesel e R$ 0,78 no botijão de gás de cozinha. O governo informou que a redução foi promovida após a publicação dos convênios ICMS 81/22, 82/22 e 83/22 pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz). Ela definiu as bases de cálculos do imposto para substituição tributária a partir dos critérios estabelecidos pela Lei Complementar 192/22. As bases de cálculo do etanol hidratado e do GNV continuam com os valores congelados em 1° de novembro.

Levada da Cabocla à Pedra do Conselho abre comemoração do 2 de julho em Caetité Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Com o tema “Lutas, resistências e liberdades” o município de Caetité, a 100 km de Brumado realiza o seu tradicional desfile de 2 julho neste sábado em comemoração a Independência da Bahia. A programação teve início na noite desta sexta-feira (1º), às 19h, com a Levada da Cabocla à Pedra do Conselho. Já às 22h, a banda Gatinha Manhosa iniciou seu show na Praça da Catedral. Segundo informações obtidas pelo site Achei Sudoeste, neste sábado (02) às 08h acontece o desfile cívico em comemoração à independência da Bahia. Já ao meio-dia, na Praça da Catedral terá a celebração do Te Deum com hasteamento das bandeiras. 

Levada da Cabocla à Pedra do Conselho abre comemoração do 2 de julho em Caetité Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A comemoração na cidade retorna após dois anos, devido a pandemia de Covid-19. Apesar do alto índice de casos ativos, o evento tradicional foi mantido pela prefeitura local. No momento, segundo a secretaria de saúde, Caetité tem 523 pessoas infectadas com o novo coronavírus, com 2 pacientes internados e 53 óbitos confirmados.

Lázaro Jacarine faz abertura do São Pedro do Bairro Olhos D’água em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O São Pedro do Bairro Olhos D’água, em Brumado, teve início na noite desta sexta-feira (01), na Praça Donatila Meira Lobo, com o cantor Lázaro Jacarine. O festejo da capital do minério vai até este sábado (02). Após Jacarine, vão subir ao palco: Celino e Banda, Jorginho dos Teclados e para a fechar o primeiro dia festivo, Leide & Day. O público já começa a chegar em maior número ao evento. A 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) garante a tranquilidade e segurança no circuito. O clima é de muita alegria, já que o São Pedro do Bairro Olhos D’água retorna após dois anos por conta da pandemia.

Rio do Pires inicia festejo de São Pedro com várias atrações Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

O município de Rio do Pires, a 184 km de Brumado, iniciou na noite desta sexta-feira (1º) os festejos de São Pedro, na Praça Ângelo Marques Filho. Neste ano, o evento seguirá até a próxima segunda-feira (04). A abertura oficial foi realizada às 19h com show de Gilvan Almeida, às 20h foi a vez de D’Look. Já às 21h30, Cleide Costa. Às 23h será a vez da banda Buteco se apesentar. A principal atração da noite, Cangaia de Jegue inicia seu show às 00h00. A primeira noite será fechada por Manoel Mathyas. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, a expectativa é que 15 mil pessoas curtam as quatro noites do São Pedro de Rio do Pires. O clima festivo tomou conta da cidade e diversos visitantes curtem o festejo na cidade.

Arquivo