Após subida de nível de rios, Carinhanha acumula prejuízo de R$ 24 milhões na agropecuária

15 Jan 2022 - 05:55h

A cidade de Carinhanha, no sudoeste da Bahia, tem sofrido prejuízos por conta da chuva que desde o ano passado tem caído na região. Com isso, o nível dos São Francisco e Carinhanha subiram, causando alagamentos em casas e em produções agrícolas da cidade. De acordo com a prefeitura, cerca de 600 famílias foram afetadas, principalmente na zona rural. Além disso, mais de 100 famílias estão desabrigadas ou desalojadas. “O município passa por uma situação de emergência. Tivemos o decreto (de emergência) homologado pelo governo do estado nesta semana. Várias comunidades ficaram isoladas porque muitas estruturas do município ficaram isoladas”, disse o secretário de Meio Ambiente, Uendel Fábio ao G1.

Ainda segundo a gestão municipal, a cidade tem perdido 10 mil litros de leite por dia, já que o setor não tem como escoar a produção. Na agricultura, o prejuízo é de quase R$ 24 milhões, após plantações serem destruídas. Ainda segundo a secretaria municipal de Meio Ambiente, de setembro de 2021 até janeiro deste ano, a cidade recebeu mil milímetros de chuva. “Estamos com toda estrutura do município para minimizar esses impactos”, disse o secretário. Além da zona rural, diversos pontos da cidade, como o balneário, que é um ponto turístico da região, estão completamente alagados.

Comentários

Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.


Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Achei Sudoeste. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Deixar comentário

Comentário

mais notícias