Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
fechar

Cai para 25, o número de casos ativos de Covid-19 em Brumado

Nesta terça-feira, 08 de março, o município de Brumado registra 11403 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. Entre os diagnósticos: 0 internação, 204 óbitos, 25 pacientes em tratamento e 11174 recuperados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.

Brumado: Move Mulher homenageia as mulheres e destaca bravura em busca dos seus direitos Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Em Brumado, nesta terça-feira (08), Dia Internacional da Mulher, o Movimento Move Mulher parabenizou todas as mulheres através de uma mensagem da presidente Abiara Dias. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Dias destacou que este é o dia em que se celebra a luta em defesa dos direitos das mulheres. “Além de relembrar as lutas que ainda precisamos alcançar, é um dia para poder parabenizar a mulher. A discussão em relação aos direitos das mulheres ainda está muito aquém do que a gente gostaria que estivesse. Ser mulher é ter força, garra e determinação todos os dias para enfrentar todas as barreiras e ainda dar conta de tantas coisas. É um dia de comemoração”, definiu. Na noite desta segunda-feira (07), o movimento celebrou a data em um evento que reuniu diversas mulheres protagonistas na sociedade. “Foi um evento comemorativo. Foi dia de celebrarmos as nossas conquistas e também do que temos a conquistar no nosso município”, completou.

Com mais de 40 toneladas de excesso de peso, caminhão é apreendido em Vitória da Conquista Foto: Divulgação/PRF

Nesta segunda-feira (07), na BR-116 em Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado, policiais rodoviários federais flagraram uma carreta Scania/R450, acoplado a dois semirreboques, com 42.288 quilos acima da capacidade permitida. Os policiais realizavam fiscalização de trânsito quando perceberam que o caminhão estava com volume de carga visivelmente acima da capacidade. Após pesagem, o excesso gerou uma multa de natureza gravíssima. Além disso, o motorista foi autuado e o veículo só foi liberado após transbordo da mercadoria excedente. Com vistas a auferir mais lucros, muitas empresas acabam colocando toneladas de excesso de peso nos caminhões, inclusive, ajustam as carrocerias para carregar mais mercadorias. Estudos apontam que o excesso de peso diminui em 50% a vida útil das estradas. Os danos causados ao pavimento deixam trilhas de rodas ou afundamento do asfalto, que interferem na dirigibilidade de veículos de passeio, como automóveis e motocicletas.

Vitória da Conquista: Cipe Sudoeste apreende 60 quilos de maconha em imóvel abandonado Foto: Divulgação/Cipe Sudoeste

Cerca de 61 quilos de maconha foram encontrados pela Polícia Militar em um imóvel abandonado em Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado. A apreensão aconteceu na tarde de segunda-feira (7), mas ninguém foi encontrado no local. Equipes da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Sudoeste apreenderam o entorpecente após uma denúncia anônima de tráfico de drogas, no bairro Morada dos Pássaros. A droga estava escondida em uma casa, separada em 80 tabletes prontos para comercialização. De acordo com o major Marcos Paulo Moreira Gonzaga, comandante da especializada, dois suspeitos fugiram ao perceberem a presença de policiais nas imediações do imóvel. Segundo a Polícia Militar, o dono alugou o imóvel para um dos suspeitos, sem saber que o espaço seria utilizado para prática de crimes. O proprietário, inclusive, autorizou e facilitou a entrada dos agentes ao local. A maconha foi encaminhada ao Distrito Integrado de Segurança Pública (Disep) de Vitória da Conquista. Os suspeitos do crime continuam sendo procurados.

Justiça aposenta desembargador investigado na Operação Faroeste Foto: Reprodução/TJ-BA

O desembargador José Olegário Monção Caldas foi aposentado compulsoriamente pelo Tribunal de Justiça da Bahia. O magistrado está afastado do cargo desde 2019, porque é investigado pela Operação Faroeste, por fazer parte de um suposto esquema de venda de sentenças. De acordo com o G1, a determinação, que foi publicada no Diário Eletrônico da instituição na segunda-feira (7), teve validade desde o dia anterior, quando José Olegário completou 75 anos. Ela foi adotada com base na Constituição da Bahia, que prevê aposentadoria compulsória a servidores a partir de 70 anos. Desde que foi decretado o afastamento de José Olegário do cargo, a medida tem sido prorrogada. A última manutenção foi feita pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) em fevereiro deste ano. Com a aposentadoria compulsória do desembargador, a Justiça prorrogou a convocação da juíza Cassinelza da Costa Santos Lopes, para substituir na vaga decorrente pela aposentadoria dele. Em outubro do ano passado, o desembargador Gesivaldo Britto, que também é investigado pela Operação Faroeste, teve a aposentadoria compulsória determinada pela Justiça baiana, por causa do mesmo motivo.

Lei que autoriza Brumado adquirir e doar óculos de grau e uniformes para alunos é promulgada Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Resultante do Projeto de Lei nº 01/2022, apresentado pelo vereador Reinaldo de Almeida Brito (UB), o Rey de Domingão, a Lei nº 1935, de 7 de março de 2022, que autoriza o Executivo a adquirir e doar óculos de grau e uniformes escolares aos alunos matriculados na rede municipal de ensino de Brumado, foi promulgada pela presidência da Casa Legislativa. Para recebimento dos óculos de grau, o beneficiário deverá apresentar: receituário médico oftalmológico emitido através do Sistema Único de Saúde (SUS), comprovação de matrícula e estar cadastrado no Bolsa Família. Os beneficiários serão acompanhados periodicamente pelas unidades de saúde a fim de monitorar o tratamento oftalmológico. Já os uniformes escolares, que são obrigatórios conforme exigência da Secretaria Municipal de Saúde, serão doados pelo Município a todos os alunos devidamente matriculados e frequentes. Os kits deverão conter: vestimenta completa, tênis e mochila. Segundo a Lei, as despesas decorrentes de sua execução ocorrerão por conta de dotações orçamentárias próprias, suplementares se necessário, constando anualmente na Lei Orçamentária Anual (LOA) do Município. 

Homem é preso suspeito de esfaquear pescoço de mulher, jogar álcool e deixar vítima trancada na Bahia Foto: Reprodução/TV Bahia

Um homem de 34 anos foi preso em flagrante suspeito de esfaquear o pescoço da companheira, jogou álcool na vítima e deixá-la trancada durante uma madrugada, na cidade de Barreiras, no oeste da Bahia. O caso aconteceu no sábado (5). De acordo com a Polícia Civil, os crimes ocorreram na frente do filho da vítima. Segundo a polícia, o suspeito foi preso por lesão corporal dolosa, sequestro e cárcere privado com grave sofrimento físico ou moral, ameaça e dano qualificado – todos no âmbito de violência doméstica contra a mulher. Segundo o G1, o homem foi liberado após audiência de custódia. Não há detalhes sobre o estado de saúde da vítima.

IBGE faz projeção de 67 mil habitantes em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Com base na pesquisa demográfica e no índice populacional são definidos os valores do ICM Agrícola (Imposto de Circulação de Mercadorias) e o FPM (Fundo de Participação dos Municípios). Supervisor do IBGE, Reinaldo Fontenele, destacou que daí a importância do censo demográfico e o seu impacto na economia municipal. Ao site Achei Sudoeste, o supervisor explicou que, nos últimos anos, o IBGE tem convidado a população para acompanhar e participar do processo de realização da pesquisa, a fim de dar maior transparência e eficiência ao censo. Além disso, essa aproximação, segundo frisou, busca proporcionar uma pesquisa o mais fidedigna possível. “É de fundamental importância que tanto o produtor, quanto o morador do perímetro urbano, sejam sinceros nas informações porque essas precisam ser fidedignas. Essas informações são de sigilo absoluto”, destacou. Embora tenha sido uma indagação feita pelo prefeito da cidade, o supervisor disse que os meses de elaboração do levantamento (agosto, setembro e outubro) não influenciam no número de habitantes, haja vista que o morador rural que foge do campo para a cidade continua com domicílio em Brumado. “Eles são contados no domicílio onde residem”, pontuou. Para este ano, Fontenele informou que a estimativa é de que o município possua cerca de 67 mil habitantes.

Brumado: 'Eu não tenho tinta na minha caneta', esbraveja vereadora ao responder críticas Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Durante a sessão legislativa da última quinta-feira (03), a vereadora Edilsa Maria Teixeira do Espírito Santo (PCdoB), a Lia Teixeira disse que não está de braços cruzados frente aos problemas da cidade, especialmente da comunidade de Cristalândia, a qual representa. “Tenho feito a minha parte. Sei gritar e falar grosso também. Tenho buscado aqui nessa casa, na prefeitura o melhor para aquele povo, mas, infelizmente, não consegui ainda o que eles querem”, lamentou. Teixeira lembrou que viabilizou 40 km de asfalto para acesso ao distrito, porém, segundo declarou em seu pronunciamento, “pão comido é esquecido”. “O povo esqueceu do asfalto, da praça e de que eu estou lutando pela água de Cristalândia, Umburanas, Tapera, Vargem de Areia, Roça de Baixo, Algodões, Barreiro Branco. Não estou quieta, estou fazendo o que eu posso. Infelizmente, não tenho tinta na minha caneta. Isso quem tem é o prefeito”, disparou.

Mais de 6 milhões de pessoas morreram de Covid-19 no mundo, diz levantamento Foto: Stoyan Nenov/Reuters

O mundo ultrapassou, nesta segunda-feira (7), a marca de 6 milhões de mortos por Covid-19, segundo monitoramento da Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos. De acordo com o G1, o número foi alcançado pouco mais de 4 meses depois de o globo registrar 5 milhões de óbitos pela doença. Os Estados Unidos são o país com o maior número de mortes: 958,4 mil, de acordo com a Hopkins. O Brasil está em segundo, com 652.207, segundo o consórcio de veículos de imprensa. Só no último mês foram 22 mil óbitos registrados, a maior quantidade mensal desde agosto do ano passado. Ao todo, 4 países da América, 4 da Europa e dois da Ásia compõem os dez com mais mortes em todo o mundo.

Prefeito aponta população subnotificada com êxodo rural na cidade de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em reunião de apresentação do IBGE para o Censo Demográfico de 2022, a qual aconteceu na segunda-feira (07), na sala de treinamento da prefeitura (veja aqui), o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (Sem Partido) cobrou dos supervisores do órgão mais transparência dos dados no município. Na oportunidade, o gestor lembrou que, na última década, uma projeção de diminuição populacional apontada pelo IBGE, por pouco, não ocasionou uma queda na arrecadação de receitas em Brumado. Desta vez, Vasconcelos apontou que acredita em uma população subnotificada por conta do período em que é realizado o censo, entre os meses de agosto e outubro, durante os quais ocorre um grande êxodo rural em virtude da estiagem. Segundo ele, muitos lavradores deixam os campos secos e migram para outras regiões em busca de melhores condições de vida. Para o prefeito, atualmente, o município já ultrapassa a casa dos 70 mil habitantes. Diante disso, cobrou do IBGE que seja dada maior atenção às casas vazias e famílias reduzidas nas comunidades rurais, onde se observa essa evasão.

Exame toxicológico de Paulinha Abelha aponta presença de anfetaminas Foto: Reprodução/Instagram

O resultado de um exame toxicológico revelou quais eram as substâncias presentes no corpo da cantora Paulinha Abelha, vocalista da banda Calcinha Preta, no período em que ela esteve internada antes de morrer na capital sergipana. O documento foi divulgado nesta segunda-feira (7), pelo assessor jurídico da banda, Wanderson dos Santos Nascimento. A artista morreu no dia 23 de fevereiro em Aracaju, depois de 13 dias internada com problemas decorrentes do quadro de insuficiência renal, hepática e neurológica. O painel toxicológico, com data de 21 de fevereiro, mostrou o resultado positivo para anfetaminas, encontradas em remédio já utilizado juntamente com outros medicamentos para controle do peso, pela cantora conforme informação da assessoria jurídica. Já os barbitúricos, presentes em sedativos, possivelmente foram administrados durante o internamento, pois não estavam prescritos. Além disso, o exame buscava identificar outras 10 substâncias, que foram negativadas, ou seja, não apareceram no organismo da cantora. São elas: benzodiazepínicos, cocaína, fenciclidina, opiáceos, maconha, metadona, metanfetamina, morfina, antidepressivo tricíclicos e ecstasy- MDMA. Segundo a infectologista, Manuela Santiago, o exame toxicológico costuma ser solicitado quando existe a suspeita de que uma substância possa ter relação com a morte do paciente. “Não é uma rotina. Quando o paciente entra em coma de forma rápida sem motivo aparente, a gente utiliza o exame para avaliar o histórico e para ver os medicamentos que ele tomava”, explicou. Já o resultado da biópsia indicou lesão hepática aguda, com necrose de hepatócitos e colestase intra-hepatocitária. A análise observou ainda que os achados poderiam corresponder à injúria hepática induzida por medicamentos. O assessor divulgou também uma lista de remédios e suplementos utilizados por Paulinha, e indicados por uma nutróloga, para o auxílio do controle de peso. Entre eles, um estimulante anfetamínico. Ainda de acordo com a assessoria jurídica, a família aguarda o resultado de outros exames para que um laudo conclusivo sobre a morte seja obtido. A família da cantora não foi localizada para falar sobre o assunto.

Com indicativo de greve, professores fazem manifestações para que Aracatu cumpra piso salarial Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A prefeitura da cidade de Aracatu, a 36 km de Brumado, alega que não tem condições de conceder o reajuste salarial de 33,24% para os professores da rede municipal de ensino (veja aqui). Em reunião com a APLB Sindicato na Região da Gameleira, membros do governo ofereceram apenas 17% dos recursos do Fundeb.  Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Viviane Meira, diretora da delegacia da APLB na regional, questionou o fato de tantos outros municípios da região, inclusive de menor porte, terem concedido o reajuste completo em cumprimento ao que determina a lei e Aracatu não. “Essa é a nossa questão. Isso é o que incomoda. Nós estamos acompanhando as contas e, mesmo com esse valor de 33%, ainda sobra dinheiro para o Município fazer outros tipos de pagamentos”, salientou. Para a diretora, a justifica de não ter recurso suficiente para conceder o reajuste completo dado pela atual administração é “balela”. “É uma forma que estão encontrando para não repassar esse reajuste. A gente não aceita. A prefeita está passando por cima de uma lei federal”, destacou. Em assembleia, a categoria já se mobilizou contra qualquer reajuste menor que os 33,24% e votou favorável ao indicativo de greve.

Eleições 2022: Alckmin acerta filiação com PSB para ser vice de Lula Foto: Alexandre Carvalho/A2img

O ex-governador Geraldo Alckmin acertou nesta segunda-feira (7) a sua filiação ao PSB, durante encontro com o presidente da legenda, Carlos Siqueira, em São Paulo. Siqueira confirmou ao blog da Andréia Sadi a informação, após encontro nesta manhã com o ex-tucano. “Ficou acertado que ele entra no PSB, só falta agora a data da filiação. A conversa foi excelente”. Segundo Siqueira, independentemente de federação com o PT, Alckmin irá para o PSB e, se Lula oficializar, será o vice do ex-presidente na chapa presidencial. “Ele vai ser o vice se Lula confirmar o convite. No PSB, está acertada a sua filiação”.

Brumado: Moradores cobram da Embasa manutenção de esgoto que vaza há mais de 10 dias Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na entrada do Bairro São Jorge, em Brumado, um esgoto estourado tem jorrado a céu aberto há mais de 10 dias na região. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, a moradora Ângela Maria de Jesus cobrou a manutenção do esgoto, tendo em vista que o local está completamente entupido. “Estamos precisando urgente de um carro aqui pra lavar os esgotos. Não tem quem aguenta. É um fedor danado. A gente adoece”, relatou. O esgoto está localizado em frente a uma padaria no bairro e a moradora reclama que os mosquitos estão tomando conta de todas as casas vizinhas, colocando em risco a saúde pública. “Vai que sai um mosquito daqui, entra na padaria e contamina uma alimentação. Como a gente vai comer?”, questionou. Para Jesus, a Embasa é a responsável pela manutenção dos esgotos, enquanto a prefeitura se responsabiliza pela Operação Tapa Buracos. “Eu pago um absurdo de esgoto. A conta é alta. Tem que ter um carro apropriado em Brumado para lavar esses esgotos. Tá tudo errado. Só queremos melhorias”, cobrou.

Covid-19: Rui Costa diz que é possível ter São João em 2022 Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O governador da Bahia, Rui Costa, falou, nesta segunda-feira (7), sobre os números da Covid-19 no estado e a possibilidade das realizações de festas durante o período junino na Bahia, além da possibilidade de flexibilização no uso de máscaras. As festas de São João movimentam economia de diversas cidades do interior do estado. Nos últimos dois anos, a festa não foi realizada por conta da pandemia de Covid-19. O prejuízo para cidades baianos é milionário. Em Ibicuí, no sul do estado, a prefeitura calculou que cerca de R$ 1 milhão deixou de ser arrecadado em 2021, sem a realização da festa. Já a cidade de Senhor do Bonfim, no norte da Bahia, calculou um prejuízo será de R$ 10 milhões. Rui Coisa se mostrou confiante na realização dos eventos em junho deste ano. “Estou otimista com os números referentes do coronavírus não só na Bahia, mas no Brasil e no mundo. Com a queda de casos se mostrando consistente, há uma possibilidade concreta de ter de São João neste ano”, escreveu nas redes sociais. O governador ainda falou que se os números se mantiverem em queda no estado, ao longo desta semana, o público em eventos e estádios deve ter uma nova flexibilização. No entanto, ele disse considerar precipitado a flexibilização do uso das máscaras. “Se o número de casos de Coronavírus continuar caindo ao longo da semana na Bahia, flexibilizaremos ainda mais o público em eventos e em estádios. No entanto, ainda não temos no horizonte a flexibilização do uso de máscaras. Achamos precipitado considerar isso agora”, disse o governador.

IBGE realiza primeira reunião informativa sobre o Censo Demográfico 2022 em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Nesta segunda-feira (07), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) realizou uma reunião de planejamento e acompanhamento do Censo Demográfico 2022, que será realizado em Brumado. O evento ocorreu na sala de treinamento da prefeitura. Ao site Achei Sudoeste, Felipe Lima, coordenador censitário do IBGE na cidade, explicou que a reunião teve por objetivo apresentar o censo às autoridades públicas e à população, bem como pedir o apoio de todos no decorrer da pesquisa. O censo será promovido entre 1º de agosto e 31 de outubro de 2022. “Explicamos sobre como vai funcionar a coleta, quais são as especificações do censo, como o recenseador vai chegar na casa do pessoal e também pedimos o apoio das autoridades locais para acompanhar a gente nesse processo e dar transparência na realização do censo no município”, salientou. Na próxima reunião, o IBGE apresentará os agentes supervisores que irão atuar no levantamento para que a população saiba identificá-los.

Aracatu oferta 17% e alega pouco recurso do Fundeb para reajustar salário dos professores em 33% Foto Lay Amorim/Achei Sudoeste

A prefeitura de Aracatu, a 36 km de Brumado, se nega a conceder o reajuste salarial de 33,24% para os professores, oferecendo apenas 17%. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Viviane Meira, diretora da delegacia da APLB Sindicato na Região da Gameleira, explicou que, no final do mês de janeiro, a prefeitura emitiu uma nota informando que o reajuste seria concedido em fevereiro, com retroativo ao mês anterior, o que não foi cumprido. Na última semana, em reunião com a prefeita Braulina e demais membros do governo, Meira relatou que a Administração alegou que o Município não dispõe de recursos suficientes para concessão do reajuste completo. “Já observamos que é mesmo uma falta de vontade de ajustar o piso. Disseram que era um aumento muito alto pra se dar. Esse recurso do Fundeb já foi repassado [pelo Governo Federal] desde o ano anterior. A inflação subiu, tudo subiu e ano passado nós não tivemos reajuste, foi 0%”, cobrou. Segundo a diretora, em 2018 foi a primeira vez que os professores da rede municipal de Aracatu tiveram o piso nacional reajustado. Na época, a categoria teve o salário reajustado em 12,84%.

Brumado: Aprovado em Medicina, aluno do Ifba fala sobre expectativa de iniciar o curso na UFS Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O brumadense Marcos César Dias dos Santos, popular Quinho, 17 anos, foi aprovado para o curso de Medicina na Universidade Federal do Sergipe (UFS). O estudante conseguiu na justiça a declaração de conclusão do ensino médio para ingressar no curso (veja aqui). Em entrevista ao site Achei Sudoeste, ele contou que, desde o ensino médio, tinha convicção de que queria prestar o vestibular para Medicina e que precisaria se preparar bastante para conseguir ser aprovado, tendo em vista a grande concorrência da graduação. “Já iniciei o primeiro ano do ensino médio no Ifba com essa maturidade de que eu iria realmente ter que estudar”, pontuou. Para César, a sua aprovação foi definida durante a pandemia porque, com as aulas suspensas, ele pode se dedicar aos estudos em casa. “Eu mesmo montei a minha rotina de estudos. Consegui materiais na internet. Muitas plataformas abriram gratuitamente e eu montei um cronograma específico para o Enem. Na pandemia, todo dia eu estudava e aumentava um pouquinho a minha jornada”, relatou. Em 2020, César costumava estudar 12 horas diárias em uma rotina bem regrada com vistas à aprovação em Medicina. “Tinha muita disciplina. Foi mérito meu, mas também acredito que fui muito guiado por Deus. Foi uma escolha difícil e que exigiu muito sacrifício”, disse. Com a aprovação, César está animado e na expectativa para o início das aulas, em julho. “Minha matrícula já está efetivada”, falou, empolgado.

Brumado tem 39 casos ativos de coronavírus

Nesta segunda-feira, 07 de março, o município de Brumado registra 11401 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. Entre os diagnósticos: 0 internação, 204 óbitos, 39 pacientes em tratamento e 11158 recuperados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.

Homem é vítima de afogamento na zona rural de Livramento de Nossa Senhora Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

No último sábado (05), um afogamento foi registrado na zona rural da cidade de Livramento de Nossa Senhora, a 68 km de Brumado. Segundo informou a 46ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) ao site Achei Sudoeste, Nicácio Ribeiro Silva, de 46 anos, foi encontrado já sem vida na comunidade de Lagoa Branca, região de Itaguaçu. O corpo foi encontrado por populares em um rio. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) realizou a perícia no local. O corpo de Nicácio foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) em Brumado. A polícia militar registrou a ocorrência.

Eleições 2022: Rui Costa fica no governo e Otto Alencar vai buscar reeleição ao Senado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Mais uma mudança de rumo na chapa governista. Em entrevista para a rádio Metrópole na manhã desta segunda-feira (7), o senador Jaques Wagner (PT) revelou que Rui Costa vai seguir no governo do estado e que Otto Alencar (PSD) vai buscar a reeleição ao Senado. “No sábado tivemos a última conversa. Ele [Otto] não demonstrava tesão para fazer a campanha”, disse Wagner. Com a mudança o PT deve ficar a cabeça de chapa e são três nomes que disputam a vaga: a prefeita de Lauro de Freitas Moema Gramacho, o secretário de Relações Institucionais Luiz Caetano e o secretário de Educação Jerônimo Rodrigues. "Eu escolhi o nome de Rui contra até o Lula. E aí Lula quando escolheu a sucessão escolheu Dilma que ninguém achava que era o melhor nome. Temos três bons nomes, dois deles muito testados eleitoralmente, Caetano já ganhou três ou quatro em Camaçari, Moema quatro em Lauro de Freitas e Jerônimo é um cabra de Feira que tem sucesso absoluto em tudo que pega para fazer”, justificou Wagner. “Qualquer nome que colocar apoiado por Lula, sai de 30%. Não estou falando de chutar, é de pesquisa. Pode colocar Caetano, Moema, qualquer um. Toda campanha é uma construção, nós vamos ganhar a eleição, com absoluta certeza. Eu conheço um pouco disso, respeito o adversário, mas não vejo grupo político ali, ele vive muito em nome do avô”, completou Wagner. Durante a conversa, Wagner também confirmou a primeira movimentação sugerida dentro do grupo, capitaneada por ele mesmo, com o nome do governador Rui Costa ao senado e o de Otto Alencar como candidato ao governo do estado. “Meu nome estava colocado, eu tomei a decisão que para mim era muito mais importante estar com Lula na reconstrução do Brasil a partir do ano que vem. [...] Comuniquei a Rui que eu não manteria minha candidatura e a gente teria que montar uma estratégia. Óbvio que ia ter choro, choro de carinho das pessoas 'Galego não nos deixe'”, sinalizou. “Montamos uma primeira estratégia, que seria para fortalecer a chapa, Rui ser senador. E em consequência puxaria Otto para candidatura a governador. E o PP, como Rui saindo João Leão sentaria nove meses na cadeira, eles disseram 'tudo bem', isso e mais algumas negociações, a vice seria deles, etc. Era essa a primeira estratégia que eu tinha montado. Ia ter a figura de Rui na chapa. Fui para meu partido e expliquei, óbvio que o PT não acolheu isso no primeiro momento porque tirar um vermelho para colocar o azul na cabeça de chapa”, finalizou.

Caculé: Estudante do campo aprovado em Medicina é recebido na Secretaria de Educação da Bahia Foto: Claudionor Jr/SECBA

O estudante Sandro Nascimento esteve com sua família, nesta segunda (7), na Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC), para compartilhar sua história de vida e receber uma homenagem dos servidores da instituição. Aprovado em Medicina pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), o jovem protagonizou um abraço com o pai recheado de emoções, que viralizou nas mídias digitais em todo país. Ao saber da notícia da aprovação, Sandro, que estava com a sua mãe Luciana e o irmão Henrique, não conteve a felicidade e foi até a roça contar a novidade para o pai, João Batista, que recebeu o filho com a emoção de um agricultor que não teve a oportunidade de estudar. Em encontro com o secretário da Educação, Jerônimo Rodrigues, e servidores da casa, o estudante destacou: “Para estar neste espaço ressalto que, além do meu esforço e do incentivo que sempre tive de meus pais, estudei em escolas públicas, que deram todo apoio em minha formação. Fui sempre muito acolhido, tive professores ótimos que me guiaram por um caminho e contribuíram para este resultado. Agradeço, por exemplo, ao Programa Ciência na Escola. Através dele, conheci várias cidades, pessoas e despertei um olhar científico”.

Caculé: Estudante do campo aprovado em Medicina é recebido na Secretaria de Educação da Bahia Foto: Claudionor Jr/SECBA

Sandro Nascimento foi aluno do Colégio Estadual Norberto Fernandes, em Caculé, a 100 km de Brumado. Como estudante no Ensino Médio, ele esteve em mostras científicas, sendo um destaque em diversos momentos, como na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE) e na Feira de Ciências, Empreendedorismo e Inovação da Bahia (FECIBA). Ao conhecer a família de Sandro pessoalmente e rever a história, o secretário Jerônimo disse esperar que o futuro médico realize um bom curso e cuide das pessoas com um olhar humanizado. “Olho para o Sandro com alegria e esperança. Ele representa um dos sentidos da escola, que é promover novas possibilidades através da Educação. Seu esforço, sua persistência e o carinho com a sua família mostram para o público um dos muitos exemplos positivos da escola pública, que tem se tornado uma referência para muitos jovens. Sentimos um grande orgulho da sua conquista e não só de Sandro, mas também do seu João e da dona Luciana, que estão de parabéns”. Para o agricultor João Batista, a notícia positiva é um início da realização de um sonho não só do estudante, mas de toda família. “Trabalho com a enxada, sou um lavrador da roça que não tive como estudar, mas sempre disse para ele seguir o caminho dos estudos. Estou feliz e muito emocionado ao ver que ele realizou o sonho de cursar Medicina e ver que ele seguiu os nossos conselhos”. De acordo com Luciana Nascimento, o momento ficará marcado em sua memória. “Estava cozinhando quando ele me contou e uma emoção sem tamanho tomou conta de mim. Estou muito feliz, nunca vou esquecer desse sonho que estamos vivendo”.

Alagoinhas: Batida entre carros deixa três mortos na BR-101 Foto: Reprodução/TV Bahia

Três pessoas morreram em um acidente ocorrido na BR-101, na cidade de Alagoinhas. A colisão ocorreu no sábado (5), em um trecho conhecido como Curva do Riacho do Mel. De acordo com o G1, o motorista de um dos veículos perdeu o controle da direção, invadiu a contramão e bateu contra outro carro, que seguia no sentido contrário. Em seguida, o automóvel que invadiu a pista contrária bateu em um outro. Nenhum ocupante do último carro ficou ferido, e não há informações sobre o estado de saúde do motorista que teria provocado o acidente. Ele não teve nome divulgado. Os mortos estavam todos no segundo automóvel e foram identificados como Jorge dos Reis Alves Ribeiro, Romilson Piedade Teixeira e Farisete Amaral Farias. Equipes do Corpo de Bombeiros e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) estiveram no local e os médicos constataram os óbitos. Não há detalhes sobre o sepultamento das vítimas. Imagens feitas por motoristas que passavam pela via logo após a batida mostram a pista molhada, o que indica que chovia no momento do acidente, mas não é possível afirmar o que provocou as colisões. Nas imagens também é possível ver muitos destroços espalhados pelo chão.

Arquivo