Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
fechar

TCM multa prefeita de Aracatu em licitação de contratação de serviços de limpeza pública Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Os conselheiros e auditores da 1ª Câmara do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM-BA) acataram parcialmente denúncia apresentada contra a prefeita de Aracatu, Braulina Lima Silva (Republicanos), em razão de exigências excessivas contidas no edital do Pregão Eletrônico nº 15/2021. O certame tem por objeto a prestação de serviços de limpeza pública no município. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, o conselheiro José Alfredo Rocha Dias, relator do processo, multou a gestora em R$ 1,5 mil. Segundo a denúncia, apresentada pela empresa “Ecsam Serviços Ambientais”, a exigência de documentos para a comprovação da qualificação técnica das empresas licitantes, contida na cláusula 11.1.7 do edital, exigências restritivas à concorrência. O conselheiro José Alfredo considerou irrazoável obrigar as empresas licitantes a comprovarem “experiência mínima de três anos” na prestação de serviços a serem contratados. O mesmo entendimento se deu quanto à exigência de visto do registro do profissional, pelo simples fato de participar da licitação, vez que está acima daquelas fixadas pelo legislador. O Ministério Público de Contas, através da procuradora Camila Vasquez, se manifestou no sentido do “conhecimento e, no mérito, pela procedência parcial da denúncia, com a correspondente aplicação de multa à prefeita de Aracatu”. Cabe recurso da decisão.

Brumado: Mãe denuncia que crianças ficam uma hora presas em ônibus após saírem das escolas integral Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Moradora da comunidade Furado de Maria Nova, zona rural de Brumado, Núbia Gomes Leite denunciou ao site Achei Sudoeste que os alunos da rede de ensino municipal estão ficando presas nos ônibus do transporte escolar por 1 hora aguardando as crianças da rede do Estado. Segundo ela, o prefeito mandou liberar as crianças às 16h30 para se sair de “bom”, porém os alunos estão sofrendo no calor presas nos veículos. “É uma injustiça. Eles saem de uma prisão e entram em outra. Como fica o rendimento escolar o psicológico da criança?”, questionou. Para Núbia, que tem dois filhos matriculados na rede de ensino, a situação está horrível. “As pessoas se acostumaram a se calar diante de uma injustiça. Antes, as crianças choravam pra ir pra escola, agora é o contrário”, salientou.

São Desidério: Homem é morto a tiros após discussão com irmão por terra herdada dos pais Foto: Blog do Braga

Um homem foi morto a tiros na cidade de São Desidério, no oeste da Bahia. De acordo com o delegado Carlos Ferro, que investiga o caso, o principal suspeito de cometer o crime é o irmão da vítima, que foi flagrado por moradores no momento do assassinato e está foragido. De acordo com o G1, o caso aconteceu durante uma briga na terça-feira (19), na zona rural do distrito de Capão de Pedra. Ainda segundo informações do delegado Carlos Ferro, a vítima, identificada como Sebastião Barbosa, tinha um desentendimento com o irmão, por um causa de um terreno herdado dos pais da dupla. Sebastião já havia registrado um boletim de ocorrência por ameaça. O delegado conta que, na segunda-feira (18), tanto Sebastião Barbosa, como o irmão, Eurico Barbosa dos Santos, de 72 anos, estiveram na delegacia da cidade, acompanhados de advogados e assinaram um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO). No entanto, na terça-feira, após um dos irmãos derrubar a cerca da propriedade, os dois discutiram e Sebastião Barbosa foi baleado por Eurico, que depois fugiu. A vítima morreu no local. Imagens gravadas por moradores mostram o momento em que Eurico Barbosa atira na vítima. Uma mulher e um homem também são vistos com pedaços de madeiras nas mãos. É possível ouvir os tiros e gritarias. Policiais militares e civis foram ao local do crime. Até a publicação da reportagem, o idoso não havia sido encontrado. Um inquérito policial foi instaurado para apurar o crime.

População brumadense diverge nas opiniões sobre decreto que desobriga uso de máscaras Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O decreto que desobriga o uso de máscaras contra a Covid-19 em Brumado está repercutindo em todo Estado. O site Achei Sudoeste saiu às ruas do município para ouvir a população acerca do assunto. De máscara, o mototaxista Valdemar Gondim se posicionou contra a decisão do prefeito. “O momento ainda não é propício pra abolir a máscara. Temos que ter bom senso. Pretendo usar a minha sempre que possível. Somos a primeira cidade na Bahia a retirar essa obrigatoriedade. A pandemia não acabou. Ainda é muito cedo pra voltarmos à vida 100% normal”, disse. Sem máscara, Adalto Oliveira é a favor do decreto. Para ele, a população deve ter a liberdade de escolher usar ou não o equipamento de proteção individual. “Usa quem quer”, defendeu. Já para o brumadense Geraldo Coelho, o prefeito tomou uma decisão bastante perigosa ao desobrigar o uso da máscara. “Nosso prefeito está maluco, não está girando bem. A pandemia não acabou, está aí. Isso teria que ser para o ano que vem. Ainda não me sinto seguro para retirar a máscara. Aonde eu for a máscara está comigo e com a minha família também”, garantiu.

Dom Odontologia Premium: As principais vantagens de usar invisalign

O Invisalign é um modelo de aparelho ortodôntico removível confeccionado em material transparente SmartTrack que o ajuda a ter o sorriso que deseja muito mais rápido. O material utilizado é capaz de aplicar uma força ainda mais exata nos dentes que precisam de movimentação para que você tenha o sorriso alinhado que sempre sonhou. As principais vantagens do aparelho invisível Invisalign são: Muito mais conforto para você; tratamento até 2x mais rápido; aparelho totalmente discreto; praticidade garantida; total liberdade dia a dia; menos visitas ao dentista e tratamento com mais eficiência. Agende sua avaliação e transforme sua vida através de um novo sorriso! A Dom Odontologia Premium funciona na Avenida Dr. Antônio Mourão Guimarães, 570 - 1º andar. Os telefones são (77) 3441-0728 e (77) 98108-8430 (WhatsApp).

Brumado: Moradores do Brisas denunciam descarte de pneus em aterro da prefeitura Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Ao lado da estação de tratamento de esgoto localizada no Bairro Brisas, em Brumado, a área que a prefeitura aterrou para construção de uma via pública está se transformando em espaço para descarte de pneus. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, a moradora Vera Silva disse que a comunidade está preocupada com as constantes queimadas que ocorrem no local. “O céu fica preto. Ninguém merece isso. Hoje, veio uma caçamba e derramou mais um monte de pneus aqui”, denunciou. Silva relatou que a fumaça das constantes queimadas tem prejudicado bastante os moradores. “Tem muitas crianças aqui, tem uma creche ao lado. Minha filha só anda com o nariz entupido por causa da fumaça. Isso é preocupante. Ninguém consegue ficar inalando essa fumaça o tempo todo”, cobrou.

Revele suas fotos na Criative Fotografia em Brumado

Não deixe suas melhores lembranças apenas na memória. Materialize-as através de revelações. Na Criative Fotografia, as revelações custam a partir de R$ 0,60 centavos. Venha visitar a nossa loja na Rua Oflávio Silveira Torres, nº 27 (ladeira do antigo cinema) ou entre em contato conosco através do WhatsApp (77) 99942- 0844.

Iguaí: Professor de reforço escolar é preso suspeito de abusar sexualmente de crianças Foto: Divulgação/PC

Um professor foi preso na terça-feira (19), suspeito de abusar sexualmente de crianças e adolescentes na cidade de Iguaí, no sudoeste da Bahia. Segundo a Polícia Civil, o homem é boliviano e estava de forma ilegal no Brasil desde 2011. De acordo com a polícia, o homem é suspeito de abusar sexualmente de duas crianças, alunas de reforço escolar, na qual ele ensinava. Após a prisão, a situação irregular dele no país foi comunicada às autoridades consulares e Polícia Federal. Segundo a Polícia Civil, a prisão ocorreu durante uma operação policial e um homem, de 26 anos, também foi capturado. Ele foi autuado em flagrante por tráfico de drogas após ser encontrado com 46 porções de maconha e um vaso com a planta da mesma droga, além de três pinos de cocaína e 160 embalagens vazias para acondicionar o entorpecente e cinco pássaros silvestres. As prisões não têm relação, mas a polícia disse que ambas ocorreram na mesma operação. O material apreendido seguiu para a perícia, no Departamento de Polícia Técnica (DPT). Tanto o professor, como o outro homem preso durante a operação, fizeram exames de lesão corporal e estão à disposição da Justiça.

Brumado: CDL está comercializando certificado digital para profissionais de saúde

Em Brumado, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) está comercializando o “e-Saúde”, certificado digital direcionado para todos os profissionais da área de saúde. Segundo a CDL, o e-Saúde proporciona vantagens de valor, segurança, agilidade e confiabilidade que o certificado e-CPF Plus fornece. Além disso, poderão assinar digitalmente prescrições médicas, atestados digitais e ainda garantir o armazenamento de informações dos pacientes em sistema para os hospitais que possuem PEP (Prontuário Eletrônico do Paciente), dentre outras facilidades. Agende a sua certificação digital SPC pelos telefones (77) 3441-1222 e (77) 99976-2714.

Após deixar o PSB, prefeito de Brumado vai para partido aliado do presidente Jair Bolsonaro Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Após entrar em acordo com a direção estadual do Partido Socialista Brasileiro (PSB) da Bahia e deixar a sigla (veja aqui), o prefeito de Brumado, engenheiro Eduardo Lima Vasconcelos, vai para um partido da base aliada do presidente da república, Jair Messias Bolsonaro. Ainda sem partido, Bolsonaro articula com o Partido Progressista (PP) ou com o Partido Liberal (PL). Segundo apurou o site Achei Sudoeste, Vasconcelos aguarda apenas a definição do chefe do executivo brasileiro para anunciar o seu novo ninho político. Lima é defensor do governo Bolsonaro e, inclusive, esteve em Brasília no último dia 7 de setembro participando de ato em favor do presidente, o que provocou a sua saída do PSB.

Ortopedista Cláudio Freitas atende semanalmente na Clínica Exame em Brumado

O Laboratório Exame pensando sempre nos melhores profissionais para ofertar a população Brumadense, inicia a parceria com o profissional Cláudio Freitas, médico ortopedista, graduado em Medicina – Universidade Estadual de Montes Claros (MG), possui Residência Médica em Ortopedia e Traumatologia pelo hospital Santa Casa de Montes Claros, é membro Titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia e Especialista em Cirurgia do Joelho pelo Hospital Ortopédico de MG. Destaca que, Sentir dor não é normal, e da mesma maneira que procuramos um médico quando não nos sentimos bem, seja por febre, desconforto gástrico, tonturas ou feridas na pele, também é preciso procurar um ortopedista quando há dores nos ossos, nos músculos ou nas articulações. Dr. Cláudio ressalta que os tratamentos da ortopedia são destinados para pessoas que apresentam problemas congênitos como malformações ou disfunções. Também atende aos pacientes que desenvolvem essas complicações ao longo da vida ou que as têm como sequela de traumas e acidentes. Confira algumas das condições que um ortopedista costuma tratar: problemas de crescimento; dedo em gatilho; lombalgia; hérnia de disco; síndrome do canal cárpico; tendinite; artrose; bursite; dedo em botoeira, lesões dos meniscos; ruptura de ligamentos; fratura do colo femoral; entorses; joanete; dedo em garra; pé diabético; fasceíte plantar. A Clínica Exame conta com uma equipe de profissionais qualificados e capacitados para lhe atender com toda excelência que você merece! Tudo isso alinhado à um ambiente convidativo e aconchegante, oferecendo valores acessíveis a população. Entre em contato conosco e agende sua consulta pelos telefones: (77) 3441-9286 ou (77) 99991-5757. Estamos Localizados na Rua Cassemiro Pinheiro Azevedo, 655, no centro de Brumado.

PF deflagra operação contra contrabando de cigarros em Vitória da Conquista e Rio do Antônio Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Polícia Federal deflagra Operação In-dependência nesta quinta-feira (21) que visa combater crimes relacionados ao contrabando de cigarros no sudoeste baiano. Foram cumpridos 06 mandados de busca e apreensão em Vitória da Conquista e Rio do Antônio. Os trabalhos investigativos iniciaram em maio de 2020, quando a Polícia Militar prendeu em flagrante dois indivíduos que transportavam grande quantidade de cigarros nas referidas cidades. A mercadoria foi avaliada em mais de R$ 100 mil pela Receita Federal. Segundo informou a PF ao site Achei Sudoeste, as investigações apontam que os cigarros contrabandeados são provenientes do Paraguai e tinham como destino inicial a cidade de Vitória da Conquista, sendo identificados os responsáveis pela distribuição dos cigarros neste município. Além disso, foram identificados outros envolvidos que iriam receber e redistribuir a mercadoria contrabandeada na região de Rio de Antônio. São fortes os indícios de que o grupo criminoso atuava na distribuição de cigarros contrabandeados em vários municípios da região circunvizinha a Vitória da Conquista. Com o objetivo de evitar a fiscalização pelos órgãos de controle, a carga contrabandeada era fracionada em diferentes veículos. Todos responderão pelos crimes de contrabando e associação criminosa.

Brumado: Famílias rurais vão acionar o Município na justiça por descumprir lei facultativa ao tempo integral Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Moradora da comunidade Furado de Maria Nova, zona rural de Brumado, Núbia Gomes Leite está preocupada com o retorno do tempo integral nas escolas da rede municipal de ensino. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, ela defendeu que o modelo deveria ser opcional, em conformidade com a lei. “Sei que existe a lei e a lei diz que as crianças deveriam ser liberadas às 14h, mas as escolas não liberam de forma nenhuma”, destacou. Núbia relatou que também se preocupa com o rendimento dos alunos ao permanecerem nas escolas o dia todo. “Elas já vão pra escola com o semblante triste porque sabem que vão ficar lá o dia inteiro. Vão sair de casa de madrugada e chegar à noite. Não têm mais tempo com os pais. Já chegam querendo comer e dormir”, contou. Ela afirmou que as crianças poderiam voltar para casa juntamente com as crianças da rede estadual, que saem das escolas às 12h. Segundo Núbia, as mães de alunos querem acionar o Ministério Público para intervir na situação, que está insustentável. “Estamos nos organizando para acionar o MP”, adiantou.

Raimundo Varela diz que prefeito de Brumado quer aparecer ao desobrigar o uso da máscara Foto: Divulgação

O apresentador Raimundo Varela, da TV Itapoan, afiliada à Record TV, criticou a decisão do prefeito de Brumado, Eduardo Lima Vasconcelos (Sem Partido), de retirar a obrigatoriedade do uso de máscaras no município. Durante o seu programa nesta quarta-feira (20), Varela insinuou que o prefeito quer aparecer ao decretar a medida diante de uma pandemia que ainda não acabou. “Prefeito de Brumado, quer aparecer? É simples: pega uma melancia, pendura no pescoço e dá uma volta na Praça da Sé”, disse.  Em 2008, Raimundo Varela esteve no município de Brumado para defender a reeleição de Vasconcelos. Passados 13 anos, ele chamou o gestor de louco. “Cuidado com os loucos no poder. Só falta aparecer um Nero baiano pra tacar fogo em tudo”, alfinetou. Por fim, Varela ainda parabenizou a secretária de saúde do estado, Tereza Paim, que declarou que o Governo do Estado não comunga com a decisão do prefeito (veja aqui).

Governo Federal anuncia que Auxílio Brasil começará a ser pago em novembro

O Auxílio Brasil terá o primeiro pagamento feito a partir do mês de novembro. O anúncio foi feito pelo ministro da Cidadania, João Roma, que reforçou a necessidade de se respeitar a responsabilidade fiscal e sem furar o teto de gastos. Roma comentou também durante coletiva, nesta quarta-feira (20), que o auxílio receberá um reajuste de 20%. “O programa permanente tem valores que oscilam, abaixo de 100 reais até superiores a 500 reais. Na necessidade e sofrimento do povo, demandou esse aumento. O presidente Bolsonaro, tem verificado em loco, demandou a todos aqueles que fazem parte da extrema probreza, através do SUAS, que funciona de forma federativa tripartite, que nenhuma dessas famílias receba menos de 400 reais. Estamos tentando, na área social e econômica, estamos tentando que os avanços, para a necessidade do povo brasileiro, siga a responsabilidade fiscal. Não estamos aventando, que o pagamento dos benefícios se dê com créditos”, disse. Roma revelou também o ajuste feito com a Câmara para ajustar os valores, que devem ser vinculado a PEC dos precatórios. “O encontro com o Ciro Nogueira, com Lira, e com o relator, Mota, que em breve deve fazer a leitura do relatório. Será submetido aos deputados e analisado pelo Senado Federal. Isso para que, possamos ofertar aos brasileiros”, revelou.

Dois homens são denunciados por causar morte de cão em Poções

Dois homens foram denunciados nesta terça-feira (19), pelo Ministério Público Estadual (MPE) pelos abusos e maus tratos que causaram a morte de um cão da raça Pitbull, conhecido com Hulk, após o animal ter atacado uma criança, no município de Poções, na região sudoeste da Bahia. O promotor de Justiça Ruano Fernando da Silva Leite chegou a tentar realizar um Acordo de Não Persecução Penal (ANPP), porém os denunciados não compareceram à audiência. Ruano Leite pede que os denunciados sejam condenados a reparar os danos causados pela morte do animal, por meio de pagamento fixado pela Justiça, conforme prevê a Lei de Crimes Ambientais e Código Penal. Na denúncia, o promotor de Justiça esclarece que um dos denunciados pelo crime, praticado no dia 24 de outubro de 2020, era o cuidador do animal, cabendo a ele, inclusive, evitar que o cão “tivesse fugido de casa e atacado a criança”. Após o animal ter escapado dos seus cuidados, atacando a criança, em cena que foi filmada e viralizou nas redes sociais, o denunciado e outras pessoas imobilizaram o animal, tendo ele e o outro denunciado praticado atos de abuso e maus-tratos, “com intensa crueldade e sofrimento”, causando a morte do cão, “cujo corpo” foi jogado em um lixão próximo ao local onde as agressões tiveram início. As lesões causadas à criança também estão sendo investigadas pelo MP, por meio de outra Promotoria de Justiça.

STJ determina afastamento do governador do Tocantins Foto: Esequias Araújo/Governo do Tocantins

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) determinou o afastamento do governador do Tocantins, Mauro Carlesse (PSL), por 6 meses, em apuração sobre suposto pagamento de propina e obstrução de investigações. A decisão de afastamento do governador é do ministro Mauro Luiz Campbell e será submetida ao pleno da Corte do STJ, que pode mantê-la ou revogá-la, ainda nesta quarta-feira (20). O G1 procurou a defesa de Mauro Carlesse que disse que só vai se manifestar após ter acesso ao teor da decisão. A assessoria do Palácio Araguaia também foi questionada, mas ainda não se manifestou. A Polícia Federal faz buscas na casa de Carlesse e na sede do governo do Tocantins. Foram apreendidos dois veículos do governador e levados para a sede da PF em Palmas. Além do governador, também há mandados de busca e apreensão contra secretários estaduais, dentre eles Cristiano Sampaio, titular da Secretaria de Segurança Pública do Tocantins (SSP), que também teve seu afastamento do cargo determinado pelo STJ. Também foram afastados dois policiais civis, que ainda não tiveram a identidade divulgada. Eles atualmente estavam cedidos para o Ministério Público Estadual. Em nota, o órgão disse que foi comunicado do afastamento durante a manhã e "esclarece ainda que os supostos fatos atribuídos a eles são anteriores ao ingresso no Ministério Público". Segundo a PF, as buscas fazem parte de duas operações complementares que investigam pagamento de propina relacionada ao plano de saúde dos servidores estaduais e obstrução de investigações, além de incorporação de recursos públicos desviados ao patrimônio dos investigados.

Riacho de Santana: Traficante que ostentava armas na internet morre em confronto com a polícia Foto: Divulgação/SSP-BA

Considerado um dos líderes do tráfico de drogas, no município de Riacho de Santana, a 177 km de Brumado, e com passagens por venda de entorpecentes e estelionato, um homem foi localizado, durante ação conjunta da Delegacia Territorial (DT) de Riacho de Santana e da 38ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM). Drogas e armas também foram encontradas, na desta terça-feira (19). Conforme o titular da DT do município, delegado Antônio Rosélio Marques, o homem é investigado desde o mês de setembro, após prisão do seu irmão. “Ele vivia ostentando armas e desafiando a polícia nas redes sociais”, disse o delegado. No local apontado como esconderijo do traficante, os policiais foram recebidos a tiros e, após revide, foi constatado que ele estava ferido. “Prestamos socorro para o Hospital Municipal de Riacho de Santana, mas ele não resistiu”, contou o comandante da 38ª CIPM, major Pedro Paulo de Araújo. No local foram encontrados um revólver calibre 38, 75 trouxas de cocaína, uma balança, dois celulares e um notebook. Os materiais foram encaminhados para a DT e serão enviados para o Departamento de Polícia Técnica (DPT).

Brasil chega a 50% da população totalmente imunizada contra Covid-19 Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Nesta quarta-feira (20), o Brasil alcançou 106.874.272 de pessoas totalmente imunizadas contra a Covid-19. Este número representa 50,1% da população brasileira. As informações são de boletim extra divulgado pelo consórcio de veículos de imprensa. De acordo com o G1, os que tomaram a primeira dose de alguma vacina contra a Covid são 152.325.559 pessoas, o que representa 71,41% da população. Outros 5.065.592 receberam a dose de reforço. Nas últimas 24 horas, 292.943 pessoas tomaram a 1ª dose, 651.053 receberam a 2ª e outros 40.389 receberam vacina de dose única. Já a dose de reforço foi aplicada em 116.585 pessoas. Somando a primeira dose, a segunda, a única e a de reforço, são 264.265.423 doses aplicadas desde o começo da vacinação no Brasil, em janeiro de 2021.

Brumado: Decreto do Estado sobre obrigatoriedade do uso de máscaras é soberano, diz Sesab Foto: Divulgação/Sesab

O decreto estadual que recomenda e torna obrigatório o uso de máscaras em áreas comuns segue valendo em todo o território baiano. Nesta terça-feira (19), a secretária estadual de saúde, Tereza Paim, reforçou que a normativa do Governo do Estado é soberana. “Os municípios precisam se adequar ao decreto estadual. Se quiserem diminuir isso, eles serão responsáveis pela vida das pessoas”, declarou. Ela ressalta que recomendações que não são baseadas em evidências científicas estão equivocadas. “Nós recomendamos o uso da máscara reiteradamente. Isso está em todos os nossos protocolos. Países que se precipitaram e desobrigaram o uso da máscara tiveram que voltar atrás. Não chegamos a esse momento”, afirmou. A secretária disse ainda que somente quando o Estado atingir 80% da população com o esquema vacinal completo será possível dispensar algumas medidas contra a Covid-19. A declaração foi após o prefeito de Brumado, Eduardo Lima Vasconcelos (Sem Partido), baixar um decreto desobrigando o uso de máscara facial no município (veja aqui).

Área de plantação de eucalipto é atingida por incêndio em Vitória da Conquista Foto: Reprodução/TV Sudoeste

Uma área de plantação de eucalipto é atingida por um incêndio desde a segunda-feira (18), em Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado. As informações são do G1. Equipes do Corpo de Bombeiros mantêm os trabalhos de combate ao fogo, que está perto do anel viário do município. Não há registro de feridos. Uma fumaça escura e densa pôde ser vista em diversos pontos da cidade na segunda-feira, assustando moradores. Nesta terça, a situação é considerada sob controle e é feito monitoramento na área. Segundo a corporação, as chamas tiveram início no Loteamento Recanto das Águas, bairro Bateias, e rapidamente se espalharam pela vegetação. Ventos fortes e altas temperaturas contribuíram para que o fogo aumentasse. Conforme os bombeiros, apesar de ser perto do Anel Viário, a área atingida fica em uma localidade isolada, de difícil acesso, e não oferece risco às propriedades da região. Os militares não calcularam a extensão da área destruída, mas suspeitam que o incêndio tenha sido provocado de maneira criminosa. O caso será investigado. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), há previsão de chuva somente na próxima quinta-feira (21) em Vitória da Conquista, o que pode ajudar a extinguir completamente o fogo.

Brumado: Novo ramal ferroviário para entroncamento entre FIOL e FCA terá investimento de 1,2 bilhão Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Brazil Iron Mineração Ltda, que possui um projeto de mineração de ferro em Piatã e em Abaíra, na Chapada Diamantina, solicitou permissão ao Ministério da Infraestrutura (Minfra) para implantar uma ferrovia e um terminal ferroviário privado. É o primeiro pedido de um empreendimento localizado na Bahia, com base no novo instrumento de autorização ferroviária. O projeto prevê 120 quilômetros de trilhos, com conexão à Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol) e futuramente à Ferrovia Centro-Atlântica (FCA). A companhia se propõe a investir R$ 1,2 bilhão na construção de 120 quilômetros de novos trilhos e a implantação do terminal. O projeto será desenvolvido em três etapas. Inicialmente, a empresa quer executar um segmento de 70 quilômetros, entre os municípios de Abaíra, local do terminal ferroviário que pretende estruturar, e Brumado. O trecho conectará a mina Mocó, em Piatã, e outros direitos minerários que a empresa possui no estado, ao entroncamento com a Fiol, próximo a Brumado. A segunda etapa contempla o carregamento na região da mina, incluindo acesso às áreas de estocagem de minério e suas estações de carregamento, em percurso estimado em 50 quilômetros. Por fim, o projeto da Brazil Iron inclui estudos técnicos em andamento para que a empresa amplie os trilhos e conecte suas minas também à FCA. A Brazil Iron foi, portanto, a primeira companhia com atuação no estado a perceber o potencial de distribuição de sua produção se investir em trecho ferroviário próprio que se conecte às ferrovias federais já outorgadas ou em implantação. O pedido da mineradora é analisado com mais 20 requerimentos de entes privados interessados em construir e operar segmentos ferroviários próprios. Todos são avaliados pela equipe da Secretaria Nacional de Transportes Terrestres (SNTT), sendo que 14 já passam por análise da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) quanto à viabilidade locacional. O Marco Legal das Ferrovias, criado pela Medida Provisória 1.065/2021, também avança no Congresso Nacional, após a aprovação pelo Senado Federal do PLS 261/18. O texto agora será analisado pela Câmara dos Deputados. Caso aprovado sem mudanças pelos deputados, a tramitação se conclui e o projeto será sancionado pelo presidente da República, virando lei.

Brumado: MPE não defende o consumidor diante das estatais; 'são intocáveis', dispara vereador Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em seu pronunciamento na Câmara Municipal, o vereador José da Silva Santos (PSB), o Santinho, acusou a Embasa de promover um verdadeiro desserviço na cidade de Brumado. Segundo ele, inúmeros bairros, inclusive onde reside, no Novo Brumado, sofrem com a má qualidade do serviço ofertado pela empresa no município. “As contas são abusivas e pagamos por ar nas torneiras ao ponto que as boias vibram, fazem barulho. Isso não é problema só da zona rural, é de todo município. Estamos sendo roubados”, criticou. O parlamentar disse já ter acionado o Ministério Público Estadual (MPE) para intervir na situação, porém a resposta do órgão não foi satisfatória. “Isso é a prova de que, infelizmente, as estatais parecem ser intocáveis. As empresas do Governo, seja Federal ou Estadual, são intocáveis. O Ministério Público não toma partido, não defende o direito do consumidor. A quem vamos reclamar de uma empresa que não cumpre o seu papel?”, questionou.

Desemprego elevado é um dos maiores desafios do Brasil após crise sanitária Foto: Tribuna da Bahia

Apesar do avanço da vacinação contra a Covid-19 no país, com 101,3 milhões de brasileiros totalmente imunizados — conforme dados do Ministério da Saúde —, a atividade econômica patina em meio às incertezas conjunturais e a pandemia vai deixando suas cicatrizes, que devem ser profundas. Além das perdas de pouco mais de 600 mil vidas e das inevitáveis sequelas nos recuperados, o mercado de trabalho também sofre um baque forte com a Covid-19 e a taxa de desemprego deve demorar para ficar abaixo de dois dígitos, alertam os especialistas. Acordo com o Tribuna da Bahia, analistas avaliam que, mesmo após o recuo recente para 13,7% na média do trimestre móvel encerrado em julho, quando o país atingiu 14,1 milhões de desocupados, a tendência é de que a taxa de desemprego deva subir e não ficará abaixo de 10% nesta década. Eles reforçam que a pandemia agravou um quadro que já era ruim e, portanto, os futuros candidatos à presidência em 2022 precisarão olhar para essa questão com cuidado e elaborar um bom plano de governo, caso contrário, o país não mudará essa realidade.  O emprego só cresce com a atividade econômica aquecida. Mas as recentes estimativas do mercado mostram que o Produto Interno Bruto (PIB) não são nada animadoras, porque estão em queda e mostram que, devido às mazelas da volta da inflação e às incertezas em relação à política, o PIB não tem fôlego para crescer de forma robusta, ou seja, acima do seu potencial, que encolheu e hoje está abaixo de 2%. As novas estimativas do Fundo Monetário Internacional (FMI) para o PIB brasileiro, por exemplo, prevendo expansão do PIB de 1,5% em 2022 em vez de 1,9%, são criticadas pelo ministro da Economia, Paulo Guedes. Ele disse que o FMI “vai continuar errando as projeções”.  O cenário previsto por especialistas, no entanto, são piores do que o estimado pelo organismo multilateral, pois já há estimativas para o PIB abaixo de 0,5% e muitos não descartam um cenário de estagflação — o pior dos mundos na teoria econômica, porque não há crescimento e o custo de vida continua elevado, corroendo a renda da população. O Fundo prevê o desemprego no país abaixo de 10% em 2026, cenário improvável pelos analistas.  Um exercício matemático feito por economistas do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV Ibre) e que o Correio teve acesso revela que, se o PIB do país crescer 3,5% entre 2023 e 2026, o desemprego ficará em 10,1% no fim do período, em uma projeção sem ajuste sazonal. Na série ajustada sazonalmente, a taxa passaria para 9,8%, considerando essa mesma expansão. Mas, se o PIB avançar 1,5% nos próximos cinco anos, o desemprego chegaria a 11,6% em 2026.

Brumado: 34ª CIPM busca apoio para implantar Ronda Maria da Penha Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Através do comando da Major Leila Silva, a 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) busca implantar em Brumado a Ronda Maria da Penha diante dos altos índices de violência doméstica registrados no município (veja aqui). Em entrevista ao site Achei Sudoeste, a Major explicou que não se trata de plotar uma viatura e colocar dois policiais para rondar a cidade para proteger mulheres em situação de vulnerabilidade. “Não é algo simples como as pessoas costumam pensar. A Ronda Maria da Penha é uma ação que requer a relação de uma rede de proteção. Envolve a Polícia Militar com a intervenção do Ministério Público, delegacia, juizado, as redes de amparo social. Acima de tudo, é necessário que essa rede esteja estruturada”, ponderou. Hoje, de acordo com a comandante, a PM trabalha na estruturação dessa rede para, posteriormente, implantar a ronda.

Arquivo