Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
fechar

Brumado: 34ª CIPM busca apoio para implantar Ronda Maria da Penha Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Através do comando da Major Leila Silva, a 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) busca implantar em Brumado a Ronda Maria da Penha diante dos altos índices de violência doméstica registrados no município (veja aqui). Em entrevista ao site Achei Sudoeste, a Major explicou que não se trata de plotar uma viatura e colocar dois policiais para rondar a cidade para proteger mulheres em situação de vulnerabilidade. “Não é algo simples como as pessoas costumam pensar. A Ronda Maria da Penha é uma ação que requer a relação de uma rede de proteção. Envolve a Polícia Militar com a intervenção do Ministério Público, delegacia, juizado, as redes de amparo social. Acima de tudo, é necessário que essa rede esteja estruturada”, ponderou. Hoje, de acordo com a comandante, a PM trabalha na estruturação dessa rede para, posteriormente, implantar a ronda.

Homem é preso acusado de cultivo e venda de maconha em barbearia de cidade do oeste da Bahia Foto: Divulgação/SSP-BA

Um homem foi preso nesta terça-feira (19), no povoado de Malhada Grande, município de Santa Rita de Cássia, no oeste da Bahia, por cultivar cerca de quatro pés de maconha. Ele também é acusado de comercializar a droga. Segundo a polícia, as plantas tinham 1,5 metro de altura e foram apreendidas por equipes do 3º Pelotão (Santa Rita de Cássia) da 86ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM/Formosa do Rio Preto). A prisão ocorreu após uma denúncia anônima que dizia que o dono de um estabelecimento comercial plantava e vendia drogas na rua principal da localidade. “Chegamos na barbearia e nos deparamos com uma quantidade de maconha pronta para consumo, na bancada, juntamente com os equipamentos utilizados, no corte de cabelo”, contou o comandante do 3º Pelotão, aspirante-a-oficial Felipe Franco Martins. Após vistoria no local, em um dos cômodos com o teto descoberto, foram encontrados os pés da erva e quatro munições de calibres 36, 20 e 7,62 para fuzil. O suspeito e os materiais foram apresentados na delegacia de Santa Rita de Cássia.

Vereadores de Rio do Antônio defendem criação da Associação do Sertão Produtivo Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O presidente da Câmara de Vereadores na cidade de Rio do Antônio, vereador Carlos Tadeu Xavier Nunes (PP), esteve, acompanhado de uma comitiva, na Casa Legislativa de Brumado para conhecer de perto o trabalho dos parlamentares e expandir os conhecimentos do grupo (veja aqui). Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Tadeu defendeu a criação de uma Associação dos Vereadores do Sertão Produtivo para viabilizar e fortalecer os pleitos do legislativo para a região. “Como Brumado é um município bem amplo, com 15 vereadores, poderíamos sentar pra conversar. Queremos discutir e debater essa possibilidade. É uma boa ideia”, enfatizou.

Covid-19: Mais de 1,9 milhão de pessoas estão com 2ª dose atrasada na Bahia Foto: Divulgação/Sesab

A Bahia tem 1.999.880 pessoas em atraso com a segunda dose das vacinas contra a Covid-19. Os dados foram divulgados pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) nesta terça-feira (19). Do total do público em atraso, 332.091 tomaram a vacina CoronaVac; 539.830 Oxford/AstraZeneca; e 1.127.959 Pfizer/BioNTech. O reforço das vacinas que imunizam em duas doses é necessário para garantir a completa proteção oferecida pelas fabricantes, contra o coronavírus. Além de não garantir a efetividade completa das vacinas, os atrasos podem acarretar a perda de doses, como alertou a coordenadora de imunização da Bahia, Vânia Rebouças. Ela destacou que as doses enviadas da Pfizer precisam ser aplicadas no prazo de até 31 dias, por conta das especificidades no armazenamento. Antes da distribuição, os imunizantes são armazenados em ultracongeladores que chegam a temperaturas de até -86°C.

Covid-19: Especialistas criticam decisão de Brumado desobrigar uso de máscaras Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Após o prefeito da cidade de Brumado, suspender o uso obrigatório de máscaras de proteção contra a Covid-19 (veja aqui), a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) reiterou que não há orientação do estado para a suspensão do uso do equipamento de segurança. Especialistas em virologia e infectologia defendem que este não é o momento para a suspensão do uso. De acordo com o Bahia Notícias, para a epidemiologista do Centro de Integração de Dados e Conhecimentos para Saúde (Cidacs), Andrêa Ferreira, a decisão do gestor é precipitada. “Considero que seja uma decisão precipitada, e não alinhada com as evidências disponibilizadas pela ciência até o momento, mesmo diante dos avanços nos números da vacinação neste município”, disse. Ainda de acordo com a pesquisadora, no atual momento, não há parâmetros considerados ideais ou seguros para a desobrigação do uso de máscaras. “Alguns países, a exemplo de Portugal, tem testado, com relativo sucesso, a desobrigação do uso de máscaras apenas em locais abertos. Porém, a sua decisão foi pautada em estudos nacionais sólidos e análise de parâmetros específicos, a exemplo da cobertura da vacinação completa, taxa de infeção, variantes circulantes, taxa de internação de Covid-19 entre os jovens, e com manutenção da vigilância sobre as variantes do SARS-CoV-2 circulantes e reforço da testagem no país”, disse.

Covid-19: Especialistas criticam decisão de Brumado desobrigar uso de máscaras Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Para Ferreira, só diante destas ações a decisão para a retirada da obrigatoriedade se mostra fundamentada “em diversos parâmetros, que não somente a cobertura vacinal". "Isto só reforça a necessidade de cautela que devemos ter ao suspender ou flexibilizar as medidas de segurança contra a Covid-19, em particular sobre o uso de máscaras, um item de proteção coletiva”, completou. Para a médica infectologista Clarissa Cerqueira, a estabilização do número de casos é um fator positivo. No entanto, é preciso observar outros fatores para se pensar em liberar a obrigatoriedade do EPI. “Também temos que analisar se já temos mais de 50% da população com a vacinação completa. Essa é uma tendência que observamos em alguns países que vem liberando a obrigatoriedade, porém é algo que vai acontecer, mas que poderá ter de voltar atrás”, disse. A especialista reforçou a necessidade de se manter a adoção de protocolos sanitários de enfrentamento a pandemia. “Temos que focar na vacinação e permanecer com as boas práticas. Por mais que o uso da máscara não seja obrigatório, aqueles que querem se proteger, ao ir em um ambiente com aglomeração, por exemplo, não devem deixar a áscara de lado. Se estivar doente, também continue de máscara. Pode ser um resfriado simples, mas também pode não ser”, disse, reforçado a importância da higienização das mãos e do distanciamento social.

Homem é preso após cadela encontrar drogas em terreno na Chapada Diamantina Foto: Divulgaçã/SSP-BA

Um homem foi preso após ser flagrado com drogas na última segunda-feira (18), no município de Itaberaba, na região da Chapada Diamantina. As informações são da Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA). Conforme informações passadas pelos Agentes da Rondas Especiais (Rondesp) à SSP, além da prisão, os policiais apreenderam 57 porções de maconha e crack uma espingarda de fabricação artesanal e embalagens plásticas utilizadas para embalar drogas. O trabalho foi feito com ajuda da cadela farejadora da Rondesp, Keyti. A polícia detalhou que durante ronda na região, os policiais abordaram um homem e encontraram trouxas de entorpecentes. Em continuidade à fiscalização, a cadela Keyti encontrou os demais entorpecentes em um terreno nas proximidades do local onde o homem foi abordado. O homem preso foi encaminhado para a Delegacia Territorial (DT) da cidade, junto com os materiais apreendidos. De acordo com o delegado titular, Ricardo Domingo, o homem foi autuado por tráfico de drogas.

Vereadores de Rio do Antônio visitam Câmara de Brumado e fazem avaliação positiva do legislativo Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Nesta segunda-feira (18), uma comitiva de vereadores da cidade de Rio do Antônio marcou presença na sessão legislativa na Câmara de Brumado. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, a vereadora Ivani Neves dos Santos (PP), a Ivani de Ivan, explicou que a visita ao parlamento brumadense tem o objetivo de expandir os conhecimentos e estreitar os laços de trabalho do grupo. “É muito importante juntar os nossos conhecimentos e afinidades com os vereadores de Brumado. É a primeira vez que estou tendo o prazer de estar aqui”, disse. Em sua avaliação, Neves considerou o trabalho dos vereadores brumadenses bastante árduo. “A sessão é bem longa. O regimento interno é rígido e eles seguem à risca. Vejo um favorecimento muito grande para o povo de Brumado”, destacou. Para o presidente da Câmara de Vereadores na cidade de Rio do Antônio, vereador Carlos Tadeu Xavier Nunes (PP), a impressão da visita é que o Legislativo de Brumado é independente. “Vi aqui que, em votação, dois vetos do prefeito foram derrubados. Isso mostra a independência do Legislativo”, avaliou.

Amarildo Bomfim busca no regimento mecanismos para barrar voto secreto na Câmara de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O vereador Amarildo Bomfim (PSB) teve o seu projeto para instalação de ventosas nos hidrômetros da cidade de Brumado vetado pelo prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (Sem Partido). Na sessão desta segunda-feira (18), o veto foi mantido por meio de votação secreta na Câmara Municipal. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o parlamentar disse que o voto secreto não deveria existir, pois é uma “covardia” com a população. “As pessoas não sabem de que forma o seu representante aqui votou. Fico triste porque o projeto iria beneficiar a população. Estamos pagando ar por água. Pensamos em amenizar, principalmente nessa situação da pandemia, os gastos das pessoas”, ponderou. Bomfim lamentou o fato de que vereadores que aplaudiram e aprovaram a proposta não tiveram opinião própria e disseram sim ao veto do prefeito. “São pessoas manipuladas. Eles seguiram ordens para votar a favor do veto. Isso é um absurdo que não podemos aceitar. Tá faltando humanidade”, criticou. Por fim, o vereador garantiu que buscará dentro do regimento interno uma brecha para por fim ao voto secreto. “Se existir pode ter certeza que vou apresentar um projeto para acabar com o voto secreto. Isso tem que acabar. Temos que ser independentes e fazer uma legislatura de excelência”, completou.

Violência doméstica é responsável por 80% das ocorrências policiais na região de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em entrevista ao site Achei Sudoeste, a Major Leila Silva, comandante da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), disse que, hoje, em Brumado, o maior problema em termos de ocorrência é a violência doméstica. “Praticamente, 80% das nossas ocorrências são relacionadas à violência doméstica. Tenho um olhar sensível pra isso. Nem que eu quisesse, meu olhar não poderia estar direcionado a essa problemática. É algo grave e sistêmico”, salientou. Segundo a Major, quando se faz a intervenção e afasta-se a mulher do lar, muitas vezes com filhos, é necessário uma estrutura para mantê-la assistida, em termos de moradia, alimentação e segurança. “Não é um processo simples, nem barato. Precisamos de uma estrutura montada e pronta pra receber e assistir essa mulher 24 horas por dia. Demanda um conhecimento muito grande, não só dos gestores da segurança pública, mas também da sociedade”, explicou.

Brumado continua sem pacientes internados por conta do novo coronavírus

Nesta terça-feira, 19 de setembro, o município de Brumado registra 9865 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. Entre os diagnósticos: 0 internações, 197 óbitos, 9 pacientes em tratamento e 9659 recuperados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.

Brumado tem autonomia para tornar facultativo o uso de máscaras, pontua secretário de saúde Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O prefeito de Brumado, engenheiro Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), desobrigou, por meio de decreto, o uso de máscara contra a Covid-19 em todo território do município (veja aqui). Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o secretário de saúde da cidade, Cláudio Soares Feres, justificou que Brumado já se encontra com quase 60% da população completamente vacinada, ou seja, com as duas doses da vacina e que não há pacientes internados com a doença desde o dia 3 de setembro no município. “Fechamos a UTI Covid e o Centro Covid e entendemos que estava na hora de desobrigar a utilização de máscara. Cada cidadão tem a liberdade de escolher se vai utilizar ou não o seu equipamento de proteção individual, independente se ele foi vacinado ou não”, explicou. Brumado é o primeiro município do Estado da Bahia a emitir o decreto desobrigando o uso da máscara. Segundo o secretário, o Superior Tribunal Federal (STF) garante ao Município a autonomia necessária para decidir sobre o tema, tal como aconteceu com o retorno das aulas presenciais. “O Município de Brumado tem orgulho de sair na frente nas ações. Não tenho dúvidas que foi mais uma decisão acertada da administração”, disse.

Poções: Idoso é preso suspeito de sequestrar menina após vítima sair de escola Foto: Divulgação/PRF

Um idoso de 70 anos foi preso na manhã desta terça-feira (19) suspeito de sequestrar uma criança de 11 anos no interior da Bahia. O resgate da criança ocorreu no trecho da BR-116, em Poções, no sudoeste baiano, segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), responsável pela prisão. O idoso de 70 anos confessou ter abusado sexualmente da menina e disse que pretendia levá-la para São Paulo. O sequestro aconteceu na tarde de segunda-feira (18). Conforme levantamento dos agentes da PRF, a garota tinha saído da escola no povoado de Iraporanga, município de Iraquara, na região da Chapada Diamantina, quando foi abordada e levada pelo idoso, que estava em um carro de cor prata. A polícia não detalhou se há algum grau de parentesco entre o homem e a criança. De acordo com a PRF, a equipe que estava de plantão foi informada do desaparecimento da garota e iniciaram buscas pela região. Quando os policiais avistaram o automóvel suspeito na altura do quilômetro 760 da rodovia, com dois ocupantes, parou o veículo e constatou tratar-se da criança sequestrada e do idoso. Após confessar o crime e ser preso, o motorista foi encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil. O Conselho Tutelar, assim como os pais da criança foram acionados. A PRF também solicitou auxílio de profissionais como psicólogo e assistente social. A criança será submetida a exame de corpo delito.

Brumado: MEC avalia satisfatoriamente a UniFG e autoriza funcionamento do curso de Medicina Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O Ministério da Educação (MEC) avaliou satisfatoriamente as dependências da sede do Centro Universitário UniFG, na cidade de Brumado, durante vistoria realizada no final do mês de setembro (veja aqui). Nesta terça-feira (19), a comissão de monitoramento do MEC emitiu o seu parecer final sobre a estrutura física, acadêmica e operacional para o funcionamento da faculdade. A equipe de vistoria já fez o credenciamento da instituição, bem como autorizou o funcionamento do curso de Medicina na capital do minério. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, o primeiro vestibular deverá ser realizado ainda neste ano na UniFG/Brumado e as aulas terão início em fevereiro de 2022, no campus da universidade.

Mesmo em lados opostos, Fabrício Abrantes repudia fake news contra presidente da Câmara de Brumado Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Na segunda-feira (18), o presidente do Democratas de Brumado, Fabrício Abrantes, e a sua esposa, Abiara Dias, coordenadora do movimento Move Mulher, levaram uma mensagem de solidariedade à presidente do Legislativo brumadense, vereadora Verimar Dias da Silva Meira (Pt0, e ao diretor da Câmara Municipal, Marcelo Meira Correia, vítimas de fake news (veja aqui). Na nota, Abrantes pede que os partidos se unam, independente de questões políticas e ideológicas, para combater essa prática nefasta que ataca as pessoas públicas, sobretudo as mulheres. “Desejamos que as autoridades cheguem ao (s) autor (es) do fake news para que a justiça seja feita contra essas pessoas insensatas, maliciosas, de baixo caráter e com uma volúpia incomum de ganância”, escreveu. Para Abrantes, essa estratégia abominável em nada contribui para a discussão democrática e política civilizada no município. Vale frisar que Verimar e Fabrício são adversários políticos.

Pax Nacional mantém tradição distribuindo brinquedos para crianças carentes em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em mais um ano, a Pax Nacional manteve a tradição de distribuir brinquedos para crianças carentes na cidade de Brumado. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, a empresária Perinalva Dias relatou que a ação é voltada para as crianças que residem em bairros periféricos e que vivem em situação de vulnerabilidade social. “Já é a 13º vez que estou fazendo esse grande festival para as crianças que precisam de um brinquedo, que se sentem na dificuldade de comprar. A Pax Nacional se sensibiliza com isso”, afirmou. Durante o evento, além dos brinquedos, foram distribuídos sorvete, cachorro quente, algodão doce e picolé para a criançada. “Costumo dizer que não trabalhamos com mortes, trabalhamos com vivos”, destacou.

Brumado: Prefeito tem 2 vetos aprovados e votação mostra fragilidade em elo da corrente de oposição Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Dos cinco vetos a projetos dos vereadores enviados à casa legislativa, o prefeito obteve duas vitórias e três derrotas. Porém, no final das contas, o grupo se sentiu vitorioso ao conseguir manter o veto dos dois principais projetos em votação: de autoria do vereador Amarildo Bomfim (PSB), que dispõe sobre a obrigatoriedade de a Embasa instalar ventosas nos hidrômetros e uma emenda assinada pela bancada de oposição para que o projeto de isenção do IPVA se estendesse aos portadores de necessidades especiais. O que ficou desenhado é que para a base do prefeito os demais vetos eram menos relevantes politicamente, pois o interesse era mais acirrado em derrotar os principais rivais do prefeito dentro da casa legislativa. Assim como ocorreu na sessão passada em que, por meio de um voto de abstenção, se manteve o veto ao projeto do vereador Beto Bonelly (PSB). Diante do cenário, ficou claro que a bancada de oposição não está tão consolidada como se imaginava, uma vez que há um elo fragilizando a corrente oposicionista. Nos discursos proferidos por Bonelly e Bomfim, ambos destacaram que o voto secreto revelou que o cabresto falou mais alto que a defesa do bem comum. Bonfim declarou que buscará dentro do próprio regimento interno alguma brecha que favoreça o fim do voto secreto na Câmara brumadense. “Dessa forma, a população saberá quem protege a comunidade e quem defende os interesses do prefeito. Assim poderemos identificar quem são os vereadores do povo e os vereadores do gestor”, pontuou.

Embasa emite fatura antecipada e irrita consumidores em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em Brumado, o morador da Rua Rui Barbosa, Ademir Gondim, denunciou que a Embasa emitiu uma fatura de cobrança antecipada, com vencimento para o dia 30 de novembro. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, ele considerou a situação um absurdo. “Estou pagando uma coisa que ainda não usei. Não é legal a Embasa fazer um processo desses. Não entendo como eles fazem isso. Estranho. Não é justo”, afirmou. O morador adiantou que irá procurar as providências cabíveis ao caso. Uma moradora da mesma rua, que preferiu não se identificar, relatou que as faturas de cobrança de água também estão chegando em sua casa com mais de 1 mês de antecedência. “Estou com conta de água em casa do mês de dezembro já. Uma coisa que nem consumi ainda e já veio a conta pra pagar. Estão fazendo leitura por estimativa”, contou.

Advogado suspeito de matar namorada em Salvador vai para prisão domiciliar Foto: Reprodução/Jornal Correio

O advogado José Luís de Brito Meira Júnior, suspeito de matar a namorada Kezia Stefany da Silva Ribeiro, 21 anos, na madrugada de domingo (17), teve a prisão preventiva decretada pelo juiz Horácio Moraes Pinheiro, do Tribunal de Justiça da Bahia. No entanto, o acusado deverá cumprir prisão domiciliar pela falta da unidade prisional denominada Sala de Estado Maior, a que advogados, como José Luís, têm direito por lei. Com isso, ele deve cumprir prisão domiciliar. O direito de advogados serem presos em sala de Estado Maior antes de condenação definitiva é previsto no artigo 7º, inciso V, da Lei 8.906/94 (Estatuto da Advocacia), que determina que é direito de um advogado não ser "recolhido preso, antes de sentença transitada em julgado, senão em sala de Estado Maior, com instalações e comodidades condignas, e, na sua falta, em prisão domiciliar”. A Bahia não tem esse tipo de unidade prisional, e a decisão deve ser confirmada após certificação da Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap), atestando o fato. “Uma vez restando comprovado nos autos a inexistência de unidade prisional compatível para recolhimento do Acusado, após certificado pela Seap, fica a prisão preventiva substituída por prisão domiciliar, devendo o Sr. José Luís de Brito Meira Júnior permanecer custodiado em sua residência, da qual não poderá ausentar-se salvo por motivo de saúde, devidamente justificado ou, ainda, para atender aos chamados judiciais do processo correspondente”, diz trecho do despacho do juiz. Com isso, o advogado deverá permanecer custodiado em sua casa, no condomínio Terrazzo Rio Vermelho, no bairro do Rio Vermelho, onde aconteceu o crime. Ele só poderá sair por motivos de saúde ou para atender chamados judiciais do processo. José Luís de Brito Meira Júnior deve deixar a prisão onde está custodiado nessa terça-feira (19). As informações são do Jornal Correio.

Natural de Lagoa Real, karateca nº1 no ranking baiano não conta com apoio da prefeitura local Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Número 1 no ranking baiano de Karatê, Eduarda Vitória Gomes de França, 15 anos, natural da cidade de Lagoa Real, a 80 km de Brumado, está sem apoio para participar do Campeonato Brasileiro de Karatê, em Fortaleza, que pode incluir a atleta na Seleção Brasileira do esporte. Com seis medalhas em sua categoria, Eduarda já faz parte da Seleção Baiana. Mesmo com um currículo invejável e representando tão bem o Estado da Bahia e a sua cidade de origem, a karateca não conta com o apoio e patrocínio do Poder Público para participar das competições esportivas. O radialista Gabriel Duca cobrou da atual Administração Municipal providências para o imediato apoio à atleta. “Como vão deixar a número 1 do ranking baiano sem apoio? Isso só existe em Lagoa Real. Se fosse qualquer outra cidade da região ou do país não seria assim. Abram os olhos, apoiem a menina”, criticou. Pai da atleta, Antoniel Batista, assegurou que a falta de apoio da prefeitura se trata de perseguição política. “Não temos o apoio de ninguém porque a ordem é dele [do prefeito Pedro Cardoso]. É tudo politicagem. Apenas alguns empresários estão ajudando. Isso não deveria acontecer porque ela está levando o nome de Lagoa Real para fora, para o país inteiro”, cobrou.

Bahia é líder na geração de energias renováveis Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Bahia lidera o ranking dos cinco principais estados na geração acumulada de energia solar e eólica, entre janeiro e agosto de 2021. Juntas, as fontes renováveis deverão investir cerca de R$ 37 bilhões em municípios baianos nos próximos anos, além dos R$ 25,7 bilhões já injetados no Estado para criação de parques eólicos e solares. Os dados são da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica e constam no Informe Executivo de Energia eólica e solar de outubro, divulgados pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), nessa segunda-feira (18). Comparado a agosto de 2020, houve um aumento de 14% na geração de energia eólica. “Estou em Berlim, na Alemanha, em viagem internacional junto com o governador Rui Costa e o superintendente de atração de investimentos da SDE, Paulo Guimarães para apresentar o potencial econômico do território baiano e receber novos investimentos nessa área e tentar atrair cada vez mais projetos de energias renováveis para o nosso estado”, destaca o Nelson Leal, secretário de Desenvolvimento Econômico.

Prefeito desobriga o uso de máscara contra a Covid-19 no município de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Publicado nesta terça-feira (19), no Diário Oficial, o Decreto nº 5.584 desobriga o uso de máscara facial no território do município de Brumado. O decreto leva em consideração que os boletins epidemiológicos divulgados diariamente pela Secretaria Municipal de Saúde mostram uma constante diminuição no número de casos ativos da Covid-19. Além disso, desde o dia 3 de setembro último, não há registro de internados com a doença no município, razão pela qual foram desativados o Centro Covid e a UTI. O decreto também leva em conta que a cidade tem 58.777 pessoas elegíveis para a vacina contra a Covid-19, sendo que, desse total, 88,61% já recebeu a primeira dose e 58,79% a segunda dose. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, o uso de máscara continua obrigatório: nas instituições de ensino públicas e privadas, para pessoas com sintomas gripais e para as pessoas infectadas com a doença.

Brumado: Vereador ajuda populares a consertar esgoto e cobra entendimento entre prefeito e Embasa Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O vereador Beto Bonelly (PSB) esteve na Travessa Recife para ajudar os moradores a consertar um esgoto estourado na via (veja aqui). Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o parlamentar disse que, desde a última semana, vinha recebendo uma série de vídeos de populares reclamando do grande buraco na rua. “Viemos colaborar com a população. Eles se mobilizaram financeiramente para consertar esse esgoto. Estamos ao lado de três escolas, são centenas, milhares de alunos que estavam sendo prejudicados com o mau cheiro, além do comércio”, afirmou. Bonelly se colocou à disposição dos moradores e meteu a mão na massa para colaborar com a mão de obra. Ele cobrou que a prefeitura acerte as suas pendências com a Embasa a fim de que a população não seja prejudicada como vem acontecendo. “Estou vendo aqui um senhor de quase 72 anos ajudando. Estou indignado com essa situação. Não sei que dia o cachimbo da paz vai ser fumado. Não estou aqui pra crucificar A ou B, mas sabemos que a população tem que cobrar do Executivo. Agora, cabe ao Executivo resolver a situação com a Embasa, que também tem a sua parcela de culpa”, reiterou.

Batida entre veículos na BR-349 deixa um morto em Bom Jesus da Lapa Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros

Uma pessoa morreu após o carro que ela estava se envolver em um acidente na noite de domingo (17), na BR-349, no trecho de Bom Jesus da Lapa, cidade do oeste baiano. As informações são do Corpo de Bombeiros, que fez a retirada do corpo do veículo. Ao menos dois veículos bateram, mas os bombeiros não têm detalhes do que causou o acidente. Informações iniciais são de que os carros colidiram e, em seguida, pegaram fogo. A pessoa que morreu, que não foi identificada, não teria conseguido deixar o veículo. Para ter acesso a vítima, os militares utilizaram uma técnica de resgate veicular com a abertura de uma das portas. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) foi acionado os demais procedimentos legais. De acordo com testemunhas, duas vítimas do acidente foram socorridas para atendimento médico, mas também não há detalhes da unidade de saúde, de quem fez o socorro, nem o estado de saúde delas. A retirada da pessoa que morreu foi realizada por bombeiros do 20°GBM/Bom Jesus da Lapa. O Corpo de Bombeiros alerta que é importante que os motoristas mantenham atenção redobrada nas rodovias. O uso do cinto de segurança e o respeito ao limite de velocidade, assim como manter a revisão do veículo em dia, são essenciais para evitar acidentes.

Brumado é inserido no Programa de Formação Continuada dos Professores do Sertão Produtivo Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O Município de Brumado foi inserido no Programa Estadual de Formação Continuada dos Professores do Sertão Produtivo da Bahia. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o secretário de educação de Brumado, João Nolasco, informou que o primeiro encontro do programa já ocorreu na cidade de Caetité, no último dia 08. Na oportunidade, foram passadas as primeiras informações e instruções para planejamento da formação. “Nos unimos ao Estado para fazermos isso juntos. Vai ser bom pra todos”, destacou.

Arquivo