Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
fechar

Acidente entre ambulância, carro e carreta deixa cinco pessoas mortas na BR-242 no oeste da Bahia Foto: Reprodução/TV Bahia

Um acidente grave entre três veículos causou a morte de cinco pessoas, na manhã desta sexta-feira (30) em Luís Eduardo Magalhães, oeste do estado, na BR-242. Todas as vítimas estavam no mesmo veículo, que seguia de São Paulo com destino a Sergipe. As informações são do G1. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o caso ocorreu por volta das 8h30min. As primeiras informações dão conta que uma ambulância tentou ultrapassar uma carreta, quando atingiu um carro de passeio. Com o impacto, o carro também bateu contra a carreta e ficou totalmente destruído. Dos cinco ocupantes do veículo, quatro morreram na hora e um chegou a ser socorrido por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), mas não resistiu. Ainda não há informações se as vítimas eram da mesma família. O carro onde elas estavam era alugado. A polícia tenta localizar parentes dos mortos. Os corpos foram removidos pelo Departamento de Polícia Técnica para perícia.

Anagé: Mais um cigano suspeito de participar de mortes de PMs é morto em ação policial Foto: Alberto Maraux/SSP-BA

Um cigano suspeito de participar dos assassinatos do tenente Luciano Libarino Neves e do soldado Robson Brito de Matos (veja aqui) foi encontrado, na manhã desta sexta-feira (30), na cidade de Anagé, a 80 km de Brumado. Armado, o criminoso tentava invadir residências, quando foi denunciado por moradores da localidade de Lagoa Grande. De acordo com a Secretaria de ´Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), o homem, que estava com um revólver calibre 38, munições e uma faca do tipo peixeira, acabou cercado por equipes da Cipe Central e da 79ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM). Na tentativa de prisão houve confronto e o cigano acabou ferido. Ele foi socorrido, mas não resistiu. O criminoso estava com outros três ciganos que também atacaram com tiros equipes das polícias Militar e Civil, na quarta-feira (28). Com o grupo foi recuperada a pistola do soldado Robson Brito de Matos, roubada após ele ser executado.

Caetité: 94ª CIPM institui novo canal de comunicação para implementação da Ouvidoria Digital

A 94ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) instituiu, através do Instagram, um novo canal de comunicação com o objetivo de fomentar a filosofia de polícia comunitária: a Ouvidoria Digital. A ferramenta permite o encaminhamento de sugestões, críticas, reclamações e elogios. A Ouvidoria Digital está disponível no Destaque “Fale conosco” do Instagram da 94ª CIPM que, ao ser acionado, abre a tela com caixa de diálogo através da qual o cidadão pode inserir a sua mensagem. Todas as demandas que chegarem à Ouvidoria serão encaminhadas ao comandante da unidade para análise e retorno ao usuário. Segundo o comando, a disponibilização de mais um canal de comunicação entre a comunidade e a PM visa possibilitar um retorno, por parte da população, sobre a qualidade do serviço prestado à sociedade e seu possível aperfeiçoamento.

Situação de emergência em razão da seca é decretada no município de Guanambi Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na última quarta-feira (28), foi publicado no Diário Oficial do Município o Decreto nº 398, que declara situação de emergências nas áreas afetadas pela estiagem em Guanambi, a 141 km de Brumado. Autoriza-se a mobilização de todos os órgãos municipais para atuarem sob a coordenação da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (COMDEC) e do Departamento Municipal de Defesa Civil (DMDC), nas ações de resposta ao desastre e reabilitação do cenário e reconstrução, assim como a convocação de voluntários para reforçar essas ações. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, o decreto leva em consideração que a falta de chuvas nos últimos meses, principalmente a partir do mês de abril/2021, tem provocado danos à população do município, especialmente a comunidade rural, e que um número significativo de propriedades rurais tem experimentado graves prejuízos às atividades produtivas. Ademais, vem ocorrendo com grande frequência o rebaixamento, diminuição de vazão e, em alguns casos, até o secamento de poços tubulares, diminuindo a oferta de água para a população residente na zona rural.

Produtores de manga do sudoeste baiano têm resultados positivos, diz Sebrae Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Uma consultoria realizada pelo Sebrae nos últimos oito meses trouxe benefícios para as próximas colheitas de produtores de manga. Desde outubro de 2020, os produtores recebem a consultoria Melhoria do Processo Produtivo Agrícola, oferecida dentro do projeto Agronordeste, por meio do programa Sebraetec. A ação contempla 44 fruticultores dos municípios da região de Livramento de Nossa Senhora, Dom Basílio, Ituaçu, Guanambi, Sebastião Laranjeiras e Urandi. O objetivo principal da consultoria é analisar a cultura da região e pontuar melhorias no processo produtivo. Os consultores indicam soluções práticas para aprimorar a sanidade, combate às doenças que afetam as plantações e ainda promover um aumento da produtividade da cultura com uma maior qualidade do fruto. Nessa primeira consultoria, foram atendidos, exclusivamente, produtores de manga da região Sudoeste. Por isso, foi desenvolvida uma metodologia específica para esse tipo de cultura. O Sebrae contou com a parceria das prefeituras municipais da região e ainda do Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), que indicaram os produtores que se encaixavam no perfil da consultoria. Mensalmente, esses produtores receberam as visitas de agrônomos que analisavam os pomares e indicavam as medidas mais assertivas a serem tomadas para melhoria da produção. O momento de iniciar a consultoria é determinante para a obtenção de resultados satisfatório, já que a manga é uma cultura “safreira”, na qual o fruticultor pode escolher em que época vai produzir. O trabalho nutricional e de tratos culturais, que impacta diretamente os resultados da próxima safra, deve ser realizado na fase vegetativa, iniciada após a colheita da safra anterior e a emissão da próxima panícula de florescimento. Nessa edição, a consultoria foi 100% subsidiada pelo Sebrae, que disponibiliza, por meio do Sebratec, soluções em inovação e tecnologia às empresas. Essas soluções promovem a melhoria de processos de produtos e serviços.

Brasil abre 1,5 milhão de vagas com carteira no 1º semestre de 2021 Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O Ministério do Trabalho e Previdência informou nesta quinta-feira (29) que a economia brasileira gerou 1,5 milhão de empregos com carteira assinada no primeiro semestre deste ano. Os dados constam do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Ao todo, o Brasil registrou no primeiro semestre: 9.588.085 contratações; 8.051.368 demissões; saldo positivo de 1.536.717 empregos criados. No mesmo período do ano passado, o país havia fechado 1,19 milhão de vagas formais de trabalho. A comparação dos números com anos anteriores a 2020, segundo analistas, não é mais adequada porque o governo mudou a metodologia do Caged no início do ano passado.

Brumado: Seca se agrava e ruralistas pagam R$ 250 por caminhão pipa com água bruta Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

No meio rural de Brumado, mais de 300 comunidades têm sofrido com o agravamento da seca. Cerca de 250 comunidades são abastecidas pela Operação Pipa, do Exército Brasileiro, porém as demais têm que comprar água bruta da Barragem do Rio do Antônio. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o motorista de caminhão pipa Ivo Márcio relatou que a situação é de “cortar o coração”. “É muito doído ver aqueles familiares com tantas crianças e pouca água pra dar assistência. Corta o coração nosso. A demanda de consumo de água é demais e água é vida, não pode faltar”, afirmou. O motorista contou que, em razão da falta de opção, muitas famílias estão consumindo água bruta para sobreviver. Em média, os ruralistas chegam a pagar R$ 250 por um caminhão pipa com água bruta. “Dependendo da distância, o valor pode ficar mais alto”, disse. Ivo salientou que o consumo de água na Barragem do Rio do Antônio é “espantoso” e a sua capacidade já está bem baixa. “Só pela misericórdia de Deus mesmo que ainda não secou”, completou.

Gilmar Mendes rejeita liberdade para DJ Ivis, indiciado por agredir a ex-mulher Foto: Reprodução

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes rejeitou nesta quinta-feira (28) um pedido de liberdade de Iverson de Souza Araújo, conhecido como DJ Ivis. O cantor está detido em um presídio de Fortaleza (CE) desde o último dia 14 (veja aqui) em razão das agressões contra a ex-mulher Pamella Holanda, registradas em vídeo e denunciadas pela vítima no início do mês. Na última terça (26), o cantor foi indiciado pela Polícia Civil do Ceará por três crimes. Além da lesão corporal à ex-mulher, que motivou a prisão, o cantor também vai responder por ameaça e injúria. O pedido de habeas corpus protocolado no STF afirma que a prisão é ilegal porque DJ Ivis não descumpriu as outras medidas protetivas impostas pela Justiça. Gilmar Mendes negou o pedido por questões processuais. Segundo o ministro, a ação não poderia ser analisada porque há outro pedido de liberdade sendo analisado por outra instância da Justiça. Além disso, diz o magistrado, o autor do pedido não apresentou documento comprovando que o processo foi autorizado pelo artista. “Em suma, concluo que se trata de habeas corpus ajuizado em evidente supressão de instância, na?o autorizado pelo paciente [DJ Ivis] e destitui?do dos elementos mínimos que permitam sequer saber se os fundamentos do decreto prisional indicados na petic?a?o inicial coincidem com as informac?o?es constantes do processo”, escreveu.

Brumado: Após cobranças, família agradece HPMN por ter realizado cirurgia em idosa Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A cirurgia no fêmur da idosa Judith Araújo de Almeida, de 84 anos, foi viabilizada pela Secretaria de Saúde de Brumado (Sesau) no Hospital Municipal Professor Magalhães Neto após cobranças da família ao site Achei Sudoeste (veja aqui). A neta da idosa, Stefani Cris de Almeida, relatou que a cirurgia já havia sido remarcada três vezes porque acidentados mais jovens ocupavam a vaga de sua avó. Ela fez questão de agradecer à unidade de saúde, tendo em vista que sua avó estava muito exposta e sentindo fortes dores.

Incêndio de grandes proporções atinge plantação de café na zona rural de Barra do Choça Foto: Reprodução/TV Sudoeste

Um incêndio de grandes proporções atingiu uma lavoura de café na zona rural do município de Barra do Choça, sudoeste do estado, na quarta-feira (28). As chamas chegaram perto de algumas casas, mas foram controladas pelo Corpo de Bombeiros. Ninguém ficou ferido. Segundo informações dos bombeiros, fogo atingiu a Fazenda Esperança, e chegou perto da BA-265, estrada que liga Vitória da Conquista à Barra do Choça. Com a expansão do fogo, alguns moradores tiveram que resgatar animais. De acordo com o G1, o incêndio levou cerca de uma hora para ser controlado. Não informações sobre o que provocou as chamas. De acordo com os bombeiros, a vegetação seca e baixa umidade do ar contribuem para espalhar as chamas mais rápido. No entanto, eles destacam que a maioria dos incêndios, registrados na vegetação, tem início devido à ação humana.

Brumado: Homem circula nu em plena luz do dia pela Avenida Lindolpho Azevedo de Brito Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Na tarde da última quinta-feira (29), um homem foi flagrado andando completamente nu pela Avenida Lindolpho Azevedo de Brito, em Brumado. No vídeo feito por um cidadão é possível ver o homem andando sem roupa e sem máscara, em plena luz do dia, sem o menor pudor. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, o vídeo viralizou nas redes sociais. Um motociclista ainda tentou convencer o homem a voltar pra casa e se vestir, mas sem sucesso. Não há informações sobre a identidade do homem, nem tampouco acerca dos motivos que o levaram a sair pelado.

Garoto viraliza nas redes sociais após dar 'sermão' em diácono durante batizado em Conquista Foto: Arquivo Pessoal

Um garoto de seis anos viralizou nas redes sociais do tio, ao ser gravado dando um 'sermão', em um diácono, durante a cerimônia do próprio batismo, em Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia. Com apenas dois dias publicação, o vídeo teve mais de 458 mil curtidas, 15,2 comentários e 118,6 compartilhamentos no Tik Tok. “Não pega minha cabeça, moço, que está ardendo. Não está sabendo batizar, não?”, pergunta Davi Henrique ao diácono. o G1, Juscimara Silva Araújo, de 26 anos, mãe de Davi Henrique, contou que o filho foi batizado no último domingo (25), na Paróquia Rainha da Paz. O vídeo engraçado foi publicado na internet pelo tio dele, Caio Sousa, na terça-feira (27). “Ele é muito brincalhão, muito espontâneo e quando ele começa a falar as coisas, ele não para. Não adianta nem a gente mandar sinal, que ele não para”, disse a mãe do garoto. O vídeo gravado mostra o início da cerimônia, quando o diácono Genildo começa a celebração: “Davi Henrique Araújo Sousa, eu te batizo…”. Em seguida, ele foi interrompido pelo garoto. Os familiares de Davi até tentaram repreender o menino. “Não fala assim com o padre”, disse um familiar ao fundo. Quando o sacerdote volta a derramar a água benta, a criança falou: “Ai, moço! Me ajuda aqui!”. Alguns segundos depois, ele completa: “Molhou minha roupa toda. ‘Eita lasquera’”, enquanto se levantava. Após o batizado, o diácono Genildo ainda brincou com o garoto. “Não sei batizar não, Davi?”, perguntou, bem-humorado, ao final. E o garoto, com o jeito dele, respondeu: “Não sabe não”. Arrancando risadas de todos que estavam na sala da paróquia.

Jovem é detido acusado de ameaçar ex-companheira e descumprir medida protetiva em Ibicoara Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na última quarta-feira (28), a Polícia Militar na cidade de Ibicoara, a 177 km de Brumado, atendeu a uma ocorrência de violência doméstica na Rua Demócrito Aguiar. No local, uma moradora de 40 anos relatou que estava sendo ameaçada por seu ex-companheiro, de 24 anos. Segundo informou a 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) ao site Achei Sudoeste, ele descumpriu uma medida protetiva de urgência ao rondar a residência da vítima de forma constante. De imediato, os militares efetuaram uma varredura na residência e encontraram o autor das denúncias. Foi dada voz de prisão em flagrante delito ao infrator, que foi detido e conduzido para a 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin) para adoção das medidas cabíveis ao caso.

Três mil pés de maconha são erradicados no litoral norte baiano Foto: Divulgação/Polícia Civil

Três mil pés de maconha foram erradicados na quinta-feira (29), no município de Conde, no litoral norte da Bahia. Conforme a Polícia Civil, policiais identificaram um esconderijo de criminosos, que não estavam no local. Segundo informações da polícia, no local, equipes do Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Draco) também encontraram utensílios de uso e estoque de material para cultivo da erva. Todos os objetos foram destruídos pelos policiais. Na ação, os policiais da Draco realizaram um georreferenciamento da área, o que ajudou para encontrar o plantio. A Polícia Civil informou que a plantação, que renderia 700 kg de maconha, foi queimada e parte do material foi recolhida para realização da perícia. Participaram também da ação policiais da Coordenação de Operações Especiais (COE).

Coordenador de consórcio esclarece oferta de serviços da Policlínica Regional de Saúde de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Com investimento de R$ 28 milhões, a Policlínica Regional de Saúde de Brumado é a 19ª do Estado. O coordenador do consórcio de saúde das policlínicas, Nelson Portela, esclareceu que a unidade oferece atendimentos de média e alta complexidade em 18 especialidades médicas. Há ainda especialidades não médicas: Farmácia Clínica, Enfermagem, Psicólogo e Nutricionista e exames de Mapa, Holter, Ecocardiograma, ergometria, eletrocardiograma, eletroencefalograma, endoscopia digestiva, ultrassonografia Doppler, RX, Ressonância Magnética e Tomografia. “Esses exames são distribuídos per capita para cada município. O município que tem uma população maior paga mais e tem mais consumo de exames também”, destacou ao site Achei Sudoeste. Portela esclareceu que existe um regulador que marca as vagas em cada município consorciado e os pacientes são atendidos com data e hora marcada. O agendamento é feito nas Unidades Básicas de Saúde. Os pacientes de outros municípios são transportados de ônibus ou van para a cidade sede. Para Portela, o projeto tem sido bastante exitoso. “São equipamentos de primeira linha. Só ouvimos elogios, graças a Deus, tanto dos munícipes quanto dos prefeitos. Todos os cidadãos dos municípios consorciados terão acesso aos exames e consultas. É uma coisa muito bem feita”, completou.

Brumado: Imagens de monitoramento ajudam polícia a concluir investigações sobre apreensão de drogas Foto: Divulgação/PC

A Polícia Civil de Brumado concluiu nesta quinta-feira (29) as investigações acerca da apreensão de 90 kg de maconha que estava em poder de um casal no Terminal Rodoviário de Brumado (veja aqui). A polícia elucidou o crime em menos de 48 horas após o flagrante com o auxílio de imagens de câmeras de monitoramento. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o delegado titular da Delegacia Territorial de Brumado, Paulo Henrique, informou que o casal tentou desqualificar o trabalho realizado pela Polícia Militar ao alegar em depoimento que os policiais haviam colocado as malas onde foram encontradas as drogas como se fossem deles. “Da mesma forma, a mulher presa quis dar um novo depoimento também tentando desqualificar o trabalho da Polícia Civil”, relatou. 

Brumado: Imagens de monitoramento ajudam polícia a concluir investigações sobre apreensão de drogas Foto: Divulgação/PC

O delegado explicou que foram analisadas as imagens das câmeras de segurança do Terminal do Tietê (em São Paulo), de onde o casal embarcou, e das imagens da rodoviária de Brumado, onde desembarcou. Por meio destas, foi possível observar o casal transportando as malas com as drogas. “As imagens desqualificaram de forma total a versão deles. Nada melhor do que provas de vídeo e imagem”, destacou. Diante disso, restou provado a prática dos crimes de tráfico de drogas e associação ao tráfico, cujas penas somadas poderão chegar a até 25 anos de cadeia.

Homem procurado há 10 anos por matar mulher em Bom Jesus da Lapa é preso no Distrito Federal Foto: Reprodução/PMDF

Um homem, de 38 anos, que estava foragido da Justiça da Bahia há quase 10 anos, foi preso nesta quarta-feira (28) pela Polícia Militar do Distrito Federal. O pintor Ademilton Melo da Silva, conhecido como “Niniu”, é suspeito de matar ex-companheira Luciléia de Souza Santos, em maio de 2012, em Bom Jesus da Lapa, na região oeste da Bahia. Lucélia tinha 18 anos à época, e foi morta com oito facadas. Segundo a Polícia Militar, Ademilton foi encontrado na região do Varjão, após uma troca de informações entre o Centro de Inteligência da PM do DF e o da Bahia, onde o homem tinha um mandado de prisão em aberto, pelo assassinato da ex. Segundo Roberto Barbosa, irmão de Luciléia, a jovem foi morta após terminar o relacionamento. “Ele falou para a irmã dele ligar pra minha e, quando ela chegou, ele estava escondido dentro de casa e deu as facadas nela”, contou Roberto. O irmão da vítima disse ainda que Ademilton era violento e já tinha ameaçado matar a moça. "Ele se mostrava uma pessoa fria e calculista que conversa sem olhar nos olhos", contou. “Um dia antes de matar minha irmã ele me parou na rua pra pedir perdão. Fez tudo planejado”, diz Roberto ao G1.

Brumado ultrapassa 9500 casos confirmados de coronavírus

Nesta quinta-feira, 29 de julho, o município de Brumado registra 9517 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. Entre os diagnósticos: 7 internações, 190 óbitos, 192 pacientes em tratamento e 9135 recuperados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.

Ribeira do Pombal: Jovem é estuprada pelo padrasto e mãe é presa por conivência com crime Foto: Divulgação/PC

Uma mulher foi presa suspeita de conivência com estupro da própria filha na cidade de Ribeira do Pombal, norte da Bahia. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), à época do crime, ocorrido em 2013, a vítima tinha 12 anos e engravidou do padrasto. Ainda segundo a SSP, o homem teve a prisão preventiva decretada pela Justiça, mas está foragido. Já a mãe da vítima foi apresentada por guardas municipais, na 25ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin / Euclides da Cunha), na última segunda-feira (26). De acordo com a SSP, a jovem e o filho estão com familiares. Já a mãe passou por exames de lesões no Departamento de Polícia Técnica (DPT) e seguirá para o sistema prisional.

Filho aciona a PM após seu pai ameaçar a sua mãe na cidade de Tanhaçu Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Na noite desta quarta-feira (28), a guarnição de serviço na cidade de Tanhaçu, a 74 km de Brumado, foi solicitada por um morador que relatou que o seu pai, um homem de 44 anos, estava ameaçando a sua mãe, de 51 anos. A informação informada ao site Achei Sudoeste pela 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) ao site Achei Sudoeste. De imediato, os militares deslocaram-se ao local informado e mantiveram contato com a suposta vítima. O autor das ameaças fugiu quando percebeu que a viatura policial se aproximava. Com a devida autorização das vítimas, os militares realizaram uma vistoria na residência e encontraram uma espingarda tipo “chumbeira”, de propriedade do suposto agressor. O caso está sendo investigado pela polícia civil.

Conheça o curso de Criminologia da Unopar de Brumado

Já conhece o novo curso de Criminologia da Unopar de Brumado? Com duração de 5 semestres, o curso tem como objetivo formar profissionais com sólida formação geral, humanística, domínio de conceitos da criminologia, capacidade de análise e interpretação com a valorização dos fenômenos criminógenos e sociais. Além disso, a formação em Criminologia visa o domínio do diálogo construtivo e pacificador, aliado a uma postura reflexiva e de visão crítica para a aprendizagem autônoma do estudo do crime, da violência, da vítima e do criminoso, fomentando políticas criminais e o desenvolvimento da cidadania, bem como a garantia dos direitos humanos. Não adie mais seu sonho, venha para Unopar de Brumado. A unidade fica localizada na Rua Eugênia Dantas de Araújo, número 55, Bairro do Hospital.

MP expede recomendação para demissão de servidores contratos em Botuporã Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

O Ministério Público Estadual (MPE) expediu recomendação ao Município de Botuporã, a 171 km de Brumado, orientando que o mesmo rescinda todos os contratos por prazo determinado que não se enquadram na Constituição Federal como necessidade temporária e excepcionais; declare a inconstitucionalidade de todo e qualquer ato normativo Municipal que disponha sobre a contratação de pessoal por tempo determinado, bem como proceda com a criação de nova lei municipal em conformidade com os ditames da Carta Federal no que se refere à previsão legal constitucional sobre a contratação de necessidade temporária e excepcional. Na recomendação, o MP também pediu que a Administração Municipal proceda à realização imediata de estudos para análise da dotação orçamentária que atenda às projeções de despesas de pessoal e aos acréscimos delas decorrentes; analise a existência dos cargos no ordenamento jurídico municipal e/ou a necessidade de lei de iniciativa do Executivo para criá-los e seus respectivos vencimentos e vantagens pecuniárias; realize concurso público tão logo seja suspensa a situação de emergência de saúde pública decorrente do coronavírus e, por fim, promova processo seletivo simplificado para a admissão de pessoal na Administração Pública dentro das regras preconizadas no inciso IX do art. 37 da Constituição Federal.

Juazeiro: Homem é preso suspeito de estuprar enteada por 17 anos Foto: Polícia Civil

Um homem de 42 anos foi preso nesta quarta-feira (28), suspeito de estuprar a enteada, em Juazeiro, cidade do norte da Bahia. Conforme a Polícia Civil, a vítima, de 29 anos, era abusada desde os 12. De acordo com a titular da Deam/Juazeiro, delegada Licelma Bonfim, a mulher engravidou do suspeito em 2018. No entanto, a vítima foi obrigada a mentir para a mãe, dizendo que o filho era fruto de um relacionamento com um homem que a abandonou. Segundo a delegada, o suspeito também teria, na ocasião, ameaçado matar a criança caso ela não o deixasse registrar como pai. Durante a denúncia na especializada, a mulher também relatou que era ameaçada de morte, constantemente, pelo abusador. O mandado de prisão preventiva foi cumprido na Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam). A polícia informou que o homem foi submetido aos exames de corpo de delito e deve ser encaminhado ao Conjunto Penal de Juazeiro.

TCM manda Charles Fernandes devolver R$ 100 mil ao município de Guanambi Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Os conselheiros do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) consideram irregular o repasse de recursos realizado pela Prefeitura de Guanambi, na gestão do ex-prefeito e atual deputado federal, Charles Fernandes Silveira Santana (PSD), ao Clube Esportivo Flamengo, então administrado por Washington Lucas Pereira Cardoso. O repasse de recursos ocorreu no exercício de 2016. O conselheiro substituto Ronaldo Sant’Anna, relator do parecer, multou o ex-prefeito em R$ 2 mil e o dirigente do clube em R$ 1 mil. Também foi determinado o ressarcimento aos cofres municipais, de forma solidária, entre eles, de R$ 100 mil. O convênio foi firmado para que o clube esportivo pudesse participar da disputa do Campeonato Baiano de Futebol Profissional da Primeira Divisão de 2016. Segundo a relatoria, o Flamengo de Guanambi é um clube de futebol profissional. Sendo assim, jamais poderia ter sido beneficiado com Termo de Convênio a título de “Subvenção Social”. O artigo 16, da Lei Federal nº 4.320/64, dispõe expressamente que recursos provenientes do instituto da subvenção social deverão ser aplicados apenas e tão somente para promoção dos serviços ditos essenciais, relacionados com a assistência social, saúde e educação. Assim, o repasse de recursos ao Clube Esportivo Flamengo foi considerado ilegal e ilegítimo, uma vez que um clube de futebol profissional, além de possuir fins lucrativos, não presta serviços essenciais de assistência social, médica e educacional. Cabe recurso da decisão.

Brumado ganha do Governo do Estado pátio para acomodar veículos apreendidos Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em Brumado, um pátio está sendo construído para estacionamento e guarda dos veículos apreendidos na cidade. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o coordenador da Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), Jansen Ricardo, explicou que o pátio vai desafogar a frente da 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin), onde, até então, os veículos apreendidos ficavam estacionados em plena via pública, causando diversos transtornos. O problema também se estendia à 18ª Ciretran, que possui um pátio reduzido para acondicionamento dos veículos retidos por diversas irregularidades. “Hoje, a SMTT se sente gratificada por poder termos aqui em Brumado essa conquista proporcionada pelo Governo do Estado. As obras já estão avançadas. Creio que, no máximo, em 60 dias, já vamos ter veículos acondicionados nesse pátio”, afirmou. Assim que as obras forem concluídas, Ricardo adiantou que a SMTT promoverá ações de remoção de veículos abandonados em vias públicas para serem guardados no local. Uma empresa terceirizada pelo Estado fará a administração do pátio, cuja capacidade é de 800 veículos. A área é superior a 10 mil m².

Arquivo