Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
fechar

Ministério do Desenvolvimento Regional participa de lançamento da campanha 'Brasil, te quero livre do lixão' Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Reduzir os impactos causados pelo descarte irregular de lixo e organizar uma política nacional que permita zerar os 3 mil lixões a céu aberto existentes no Brasil. Esse é um dos objetivos do Governo Federal a partir da sanção do novo Marco Legal do Saneamento, ocorrida em julho do ano passado. Com esse foco, o Ministério do Desenvolvimento Regional, o MDR, participou do lançamento da campanha “Brasil, te quero livre do lixão”, promovida pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária Ambiental, a Abes. Pedro Maranhão, secretário nacional de saneamento do MDR, ressaltou a importância do novo marco legal de saneamento na erradicação dos lixões. “Essa nova previsão legal traz segurança jurídica, atrai investimentos privados e garante aos municípios a condição necessária para arcar com os custos de implantação e operação de novos aterros sanitários, bem como o aproveitamento dos resíduos, como por exemplo, compostagem, biogás, CDR e energia”. Alceu Bittencourt, presidente nacional da ABES, também destacou a necessidade de erradicar os lixões no Brasil. “Acabar com os lixões é uma conquista civilizatória que nós precisamos alcançar. Nós queremos colaborar com esse esforço, que é também da sociedade e não somente do poder público. E a ABES tem tido um papel importante na discussão e na divulgação dessa luta”.

Prefeitura de Guanambi é a única da região sudoeste que transmite ao vivo as licitações Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Com a finalidade de aprimorar a cultura de transparência pública, a Prefeitura de Guanambi, a 141 km de Brumado, iniciou em fevereiro de 2021 a transmissão ao vivo das sessões dos procedimentos licitatórios de bens e serviços realizados sob forma presencial, por meio de sua página oficial no Facebook e disponibilização de link em centenas de grupos de WhatsApp. A transmissão ao vivo das licitações atende ao Decreto nº 15, de 04 de janeiro, que dispõe sobre normas de transparências das contratações em âmbito da Prefeitura Municipal. “Estas transmissões têm a finalidade de aprimorar ainda mais a cultura de transparência pública e seguiremos modernizando os demais setores da secretaria de Administração”, disse Felipe Duarte, secretário da pasta. “Esta realização é inovadora e com isso, Guanambi destaca-se novamente em mais uma ação pioneira: único município em toda região a transmitir processos licitatórios”, pontua Eunadson Donato de Barros, assessor jurídico municipal. A intenção é franquear aos cidadãos o acesso, de forma aberta, aos dados produzidos ou acumulados pelo Poder Executivo municipal, sobre os quais não recaia vedação expressa de acesso; e ainda incentivar o controle social destinadas à construção de ambiente de gestão pública participativa e democrática e à melhor oferta de serviços públicos para o cidadão. Caso ocorra licitações na forma eletrônica, os órgãos municipais responsáveis disponibilizarão links de acesso direto ao sistema eletrônico utilizado no certame, que permite o acompanhamento a todos os procedimentos da licitação.

Nazaré: Bombeiro é preso após furar abordagem policial e ameaçar PMs Foto: Reprodução/G1

Um soldado do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia foi preso na noite de segunda-feira (14), na cidade de Nazaré, no recôncavo baiano, depois de ser flagrado dirigindo em alta velocidade, furar abordagem da polícia e desacatar policiais que atuaram na ação. De acordo com o G1, um vídeo reproduzido em redes sociais mostra o momento da abordagem, em que o bombeiro, que apresenta sinais de embriaguez, ameaça e xinga os PMs, e grita palavras contrárias às ordens para ele entrar na viatura. As imagens mostram um dos policiais dizendo que a situação iria piorar caso ele não entrasse na viatura, e o bombeiro rebate com ofensas aos agentes. “Vai ser pior por quê, rapaz?! Vai ser pior por quê? Me largue, não toque em mim! Vocês vão se arrepender!”, diz ele. “Me largue! Me largue, p..., eu sou bombeiro militar! Eu não sou cidadão, eu sou bombeiro militar. Me largue! Me largue, seu polícia! Me largue”, diz o homem. Segundo a Polícia Militar (PM), uma equipe do 14º Batalhão foi acionada por agentes da polícia rodoviária, depois que três veículos fugiram de um ponto de abordagem da guarnição, seguindo em direção a Nazaré. Logo após, moradores também informaram que dois veículos estavam transitando em alta velocidade na região do centro da cidade. Ainda de acordo com a PM, os agentes pararam um dos carros, e o motorista se identificou como policial militar. Ainda segundo o órgão, ele não apresentou nenhum documento de identificação e depois disse ser bombeiro militar. A informação foi confirmada pelo Corpo de Bombeiros, que acrescentou que ele atua no 20º Grupamento, em Bom Jesus da Lapa, cerca de 660 km de onde aconteceu a prisão. Posteriormente, ele foi colocado dentro da viatura e levado à delegacia de Santo Antônio de Jesus, cidade vizinha, onde foi registrada a ocorrência para a adoção de medidas cabíveis. O Corpo de Bombeiros disse que os fatos também foram registrados internamente e estão sendo “rigorosamente apurados”. A corporação afirmou que ele foi afastado das atividades e acrescentou que “não coaduna com episódios de violência de qualquer natureza”.

Sistema de Esgotamento Sanitário beneficia mais de 3 mil habitantes em Rio do Antônio Foto: Divulgação/SIHS

A Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SIHS), através da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), finalizou as obras de construção do Sistema de Esgotamento Sanitário (SES) que irá atender a demanda de mais de 3.500 mil moradores da sede do município de Rio do Antônio, a 50 km de Brumado. Com investimento de mais de R$10 milhões em recursos do PAC 2-FGTS e recursos próprios da Embasa, os trabalhos incluíram a implantação de 20.947 metros de rede coletora, 04 estações elevatórias, 2.716 metros de linha de recalque, estação de tratamento de esgoto (ETE), 1.530 metros de emissário, além de 887 ligações intradomiciliares e 3.302 metros de ramais. O secretário de Infraestrutura Hídrica e Saneamento da Bahia, Leonardo Góes, informou que com a conclusão das obras, a previsão de cobertura de atendimento com coleta e tratamento de esgoto é de 80% na sede municipal. “A construção do SES de Rio do Antônio, com a gradativa ligação dos imóveis à rede pública instalada, vai proporcionar uma melhoria na qualidade de vida da população local, reduzindo os índices de ocorrência de doenças que normalmente acontecem quando não existe esgotamento sanitário, além da redução significativa de impactos ambientais no Rio do Antônio, afluente da bacia hidrográfica do Rio de Contas”, destacou.

Suspeito de abusar sexualmente da filha é preso no município de Cocos

Um homem, suspeito de abusar sexualmente da filha de 15 anos, foi preso na segunda-feira, 14, por policiais da Delegacia Territorial (DT) do município de Cocos, no oeste baiano. Segundo informações da Polícia Civil, a investigação vinha sendo realizada desde o registro da ocorrência, que foi feito no dia 8 de junho, pela mãe da garota. Segundo os relatos, o crime estava ocorrendo há um ano, na mesma cidade em que ocorreu a prisão. Com o cumprimento do mandado, o homem está custodiado na unidade policial, à disposição da Vara Criminal. Já a jovem deve ser acompanhada pela rede de assistência às crianças e adolescentes vítimas de violência sexual.

Dezenas de comprimidos de ecstasy enviadas pelos Correios são apreendidas em Conquista Foto: Divulgação/PC

Dezenas de comprimidos de ecstasy foram apreendidas por uma equipe da Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes (DTE/Vitória da Conquista), a 132 km de Brumado, na segunda-feira (14). O material estava em posse de dois homens, os quais foram presos em flagrante. Os entorpecentes foram comprados pela internet e enviados pelos Correios. A ação ocorreu no Bairro Candeias. Além da droga, os policiais também apreenderam dois celulares e um notebook, usados pelos suspeitos na atividade ilícita. A dupla foi autuada por tráfico de drogas e associação para o tráfico.

Feira da Agricultura Familiar auxilia famílias e fomenta a produção rural em Malhada de Pedras Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Realizada todas as sextas-feiras, a Feira da Agricultura Familiar de Malhada de Pedras, a 39 km de Brumado, tem sido um verdadeiro sucesso. O evento tem auxiliado os agricultores familiares e fomentado a produção rural. O Site Achei Sudoeste esteve no local para comprovar o êxito da iniciativa da prefeitura. A dona Celcina Santos não perde uma edição da feira. “Foi uma das melhores coisas, eu amo essa feira”, destacou.

Feira da Agricultura Familiar auxilia famílias e fomenta a produção rural em Malhada de Pedras Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A dona de casa aprovou os produtos, que são produzidos artesanalmente e sem agrotóxicos. “Estou levando ovos caipiras, chimangos, bolo. Tudo perfeito. Isso aqui é um sonho”, reiterou. O consumidor Salvador Doca também teceu elogios à iniciativa, bem como ao prefeito Carlos Roberto Santos da Silva (PSD), o Beto de Preto Neto. “Ele conhece as necessidades do homem do campo. Sabe que o homem do campo é muito sofredor. Se está certo como está eu vou elogiar. Aposto e aprovo”, afirmou.

Feira da Agricultura Familiar auxilia famílias e fomenta a produção rural em Malhada de Pedras Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O secretário de agricultura e meio ambiente do município, Fernando Ataíde, declarou que dar oportunidades aos agricultores é uma das prioridades da atual gestão e a Feira da Agricultura Familiar é um presente aos agricultores familiares. “A cada edição, a feira nos surpreende. No mês de maio, os feirantes venderam o montante de R$ 13.100 em quatro feiras. Um dinheiro que vai circular dentro do próprio município. É assim que a gente faz a nossa economia aquecer de fato”, pontuou. No local, também são distribuídas sacolas ecológicas aos consumidores a fim de contribuir com a preservação do meio ambiente.

Prefeitura de Conquista decide flexibilizar medidas restritivas e libera eventos sociais e de entretenimento Foto: David Fortunato/TV Sudoeste

A prefeitura de Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado, decidiu flexibilizar as medidas restritivas na região e liberou eventos sociais e de entretenimento. As informações são do G1. A decisão foi publicada no Diário Oficial do Município (DOM) de segunda-feira (14). De acordo com o decreto, fica permitida a realização de eventos sociais e de entretenimento, limitados a 50% da capacidade de cada local e no máximo até 50 pessoas. No entanto, é necessário seguir os protocolos sanitários, como o uso de máscara e álcool em gel, além de respeitar o distanciamento mínimo de 1,5m. O decreto também manteve o horário de funcionamento dos shoppings de Vitória da Conquista das 10h às 21h. Já o comércio, poderá funcionar das 8h às 20h, inclusive aos sábados e domingos.

Brumado receberá quatro profissionais através do Mais Médicos para atendimento em UBSs Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na última semana, o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), juntamente com o secretário municipal de saúde, Cláudio Soares Feres, assinou a renovação do 20º ciclo do Programa Mais Médicos. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Feres informou que, seguindo o cronograma do Ministério da Saúde, o município receberá, até o início do mês de julho, quatro médicos do referido programa. O secretário destacou que os profissionais irão suprir o vazio assistencial que existe nas Unidades Básicas de Saúde da cidade, a exemplo da UBS do CAIC, dos distritos de Umburanas e Cristalândia, e da UBS do Dr. Juracy. “Estamos só aguardando essa reposição de profissionais através do Ministério da Saúde”, afirmou.

Homem suspeito de matar mulher a pauladas é preso em Teixeira de Freitas Foto: Reprodução/TV Bahia

Um homem de 27 anos foi preso, nesta terça-feira (15), por policiais da 8ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior de Teixeira de Freitas. As informações são do G1. Ele é o principal suspeito de matar Jaqueline de Jesus Souza, em fevereiro deste ano. O crime ocorreu, no bairro Ulisses Guimarães, no mesmo município, no dia 17 de fevereiro. As primeiras informações apontavam que ela tinha sofrido golpes de facão, mas depois a polícia informou que o homem matou a mulher com pauladas (veja aqui). Ela chegou a ser socorrida para o Hospital Municipal, mas não resistiu. A polícia cumpriu o mandado de prisão temporária expedido no último dia 7 pela 1ª Vara do Júri e Execuções Penais de Teixeira de Freitas e prendeu o suspeito, que deve responder por homicídio qualificado por motivo torpe. Ainda segundo a 8ª Coorpin, o preso é uma das lideranças do tráfico de drogas no bairro Ulisses Guimarães, em Teixeira de Freitas. Ele foi encontrado durante a operação Themis, em referência à deusa grega da Justiça. O homem está custodiado na Delegacia Territorial de Teixeira de Freitas, à disposição do Poder Judiciário.

Três indivíduos são presos após matar homem de 43 anos no município de Iuiú Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na segunda-feira (14), a polícia deu cumprimento aos mandados de prisão expedidos contra os três suspeitos de matar Agnaldo Dias Alves, de 43 anos. O crime ocorreu na cidade de Iuiú, no Povoado de Pindorama, no dia 09 de maio. A vítima foi atingida por disparos de arma de fogo na porta de um bar, depois de uma discussão com um dos suspeitos. Os homens compareceram à Delegacia Territorial de Guanambi acompanhados de um advogado e tiveram as ordens judiciais cumpridas na 22ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin). Segundo a delegada Víginia Milene Aranha, responsável pelas apurações, o inquérito deve ser concluído e remetido ao Ministério Público Estadual (MPE).

Polícia encontra mais de 30 kg de drogas dentro de mala em praia de Mucuri Foto: Divulgação/SSP-BA

Mais trinta quilos de pasta base de cocaína foram encontrados na manhã desta terça-feira (15), na Praia da Barrinha, em Mucuri, extremo sul do estado. A droga foi achada por equipes da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Mata Atlântica, após denúncia de populares. De acordo com a polícia, algumas pessoas avistaram uma mala com tabletes nas imediações do Porto da Tiririca, distrito de Cruzelândia, e acionaram guarnições, que apreenderam a pasta base. A droga foi encaminhada para a Delegacia Territorial de Mucuri e seguiu para a perícia do Departamento de Polícia Técnica.

Brumado: Secretário de saúde garante médico na UBS do CAIC e inauguração de unidade no Irmã Dulce Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em denúncia ao site Achei Sudoeste, moradores relataram que a Unidade Básica de Saúde (UBS) do CAIC não dispõe de médicos suficientes para atender a demanda da comunidade (veja aqui). Em resposta à queixa, o secretário municipal de saúde, Cláudio Soares Feres, informou ao site Achei Sudoeste, que profissionais do programa Mais Médicos, do Governo Federal, chegarão ao município até o início do mês de julho. Os médicos, segundo adiantou, serão alocados para atendimento na unidade do CAIC, onde existe um vazio assistencial. “É uma região onde existe uma demanda muito grande”, pontuou. Já com relação ao efetivo funcionamento da UBS do Bairro Irmã Dulce, em que há uma estrutura completa para atendimento, Feres disse que a habilitação da mesma junto ao Ministério da Saúde está sendo viabilizada. “Cada serviço que abrimos, precisamos garantir recursos próprios. Já estamos há 3 anos consecutivos investindo mais do que o dobro constitucional da obrigação de cada prefeito. Pedimos à população um pouco mais de calma. Estamos em negociação”, ponderou.  

Covid-19: 3ª onda deve acelerar mortes nas próximas semanas, alertam especialistas Foto: Bruno Kelly/Reuters

Na semana em que o Brasil se aproxima das 500 mil mortes por Covid-19, epidemiologistas e cientistas de dados alertam para um novo agravamento da pandemia na maioria dos Estados e regiões do país. Essa “terceira onda”, expressão popularmente aceita para descrever o agravamento dos números após uma relativa melhora, está relacionada a diversos fatores — entre eles, o relaxamento das medidas restritivas, que permitiu o retorno de atividades sociais e comerciais e o consequente aumento da circulação de pessoas pelas ruas. Mas há algumas características próprias do atual agravamento, como seu local de “início” e o as faixas etárias dos atingidos. A preocupação é que essa retomada acontece num período em que os sistemas de saúde ainda estão bastante fragilizados e sem condições de dar vazão à chegada de milhares de novos pacientes. “Estamos com uma transmissão comunitária do coronavírus extremamente alta e em patamares fora do controle. Para completar, temos cada vez menos intervenções para controlar isso”, interpreta o médico Marcio Sommer Bittencourt, do Centro de Pesquisa Clínica e Epidemiológica do Hospital Universitário da USP. “Diante disso, não tem como a nossa perspectiva ser positiva”, diz. De acordo com as projeções do Instituto de Métricas em Saúde da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, o Brasil pode contabilizar um total de 727 mil mortes por covid-19 até outubro de 2021. Caso ocorra algum evento que piore ainda mais a situação da pandemia por aqui, esse número salta para 847 mil nas estimativas mais pessimistas feitas pelos especialistas americanos. Mas, para entender o provável futuro da pandemia no país, é preciso antes saber como chegamos até aqui.

Brumado: Amarildo Bomfim solicita implementação de pontos de vacinação de Covid-19 nos distritos Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Através de indicação, o vereador Amarildo Bomfim (PSB) solicitou ao prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) a implementação de pontos de vacinação contra a Covid-19 nos distritos municipais. Em sua justificativa, o parlamentar destacou que a solicitação busca atender a parcela dos brumadenses que residem em localidades distantes dos pontos de vacinação estabelecidos pela Secretaria Municipal de Saúde na sede. “Ocorre que os munícipes residentes nos distritos estão precisando se deslocar para a zona urbana para a vacinação contra a Covid-19. Tal situação está causando muitos transtornos para esses brumadenses, pois, além da dificuldade de locomoção e transporte, há a questão da quantidade limitada de vacinas, gerando poucas senhas para o procedimento de imunização”, argumentou. Segundo Bomfim, a implementação de pontos de vacinação em locais próximos aos distritos municipais irá facilitar o acesso à imunização desse público contra a Covid-19. 

Brasil tem 1,5 milhão de idosos não vacinados contra o novo coronavírus Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O Brasil tem mais de 1 milhão e meio de pessoas acima dos 60 anos que ainda não receberam nenhuma dose da vacina contra a Covid-19. Se considerados apenas os idosos acima dos 80 anos, são quase 400 mil pessoas que ainda não receberam nem a primeira dose da vacina, de acordo com levantamento exclusivo da GloboNews com base em dados do Ministério da Saúde. O país tem pouco mais de 30 milhões de pessoas acima dos 60 anos, segundo a estimativa do ministério. Mais de 28,6 milhões de pessoas receberam pelo menos uma dose da vacina. Entretanto, 1,558 milhão de pessoas dessa faixa etária não receberam nenhuma dose. O Ministério da Saúde afirma que não é por falta de doses e já anunciou ter distribuído, desde 29 de abril, 100% das doses necessárias para vacinar pessoas acima dos 60 anos. Dentro desse grupo, a situação é preocupante também entre os idosos acima dos 80 anos. São 388 mil que ainda não receberam nenhuma dose da vacina tendo como base uma estimativa do ministério da saúde de mais de 4 milhões e 400 mil pessoas nessa faixa etária. Já na faixa entre 65 e 69 anos é que é verificado um maior atraso na vacinação: 12,8% da população estimada desse grupo ainda não tomou sequer a primeira dose. O Ministério da Saúde estima que 7,3 milhões fazem parte desse grupo e 941,8 mil ainda não se vacinaram. As estimativas de população da pasta foram superadas, no entanto, pelo número excedente de pessoas que se vacinaram e pertencem a faixa etária dos 60 aos 64 anos de idade. Quase 600 mil pessoas se vacinaram com a primeira dose a mais do que o esperado em todo o país. Tendo como referência todo o grupo prioritário do plano nacional de imunização que inclui pessoas com comorbidades e outras categorias são, pelo menos, 25,8 milhões de pessoas que ainda estão sem nenhuma dose da vacina.

Aterro controlado dá nova destinação ao lixo em Malhada de Pedras Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A prefeitura de Malhada de Pedras tem apostado na implementação de um aterro controlado para dar nova destinação ao lixo da cidade. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o prefeito Carlos Roberto Santos da Silva (PSD), o Beto de Preto Neto, explicou que, antes, havia um verdadeiro lixão no município, onde não era realizado nenhum tipo de aterramento. “Estamos fazendo o que deveria ter sido feito há muitos anos. Não por questões políticas ou partidárias, mas por questões ambientais”, asseverou.

Aterro controlado dá nova destinação ao lixo em Malhada de Pedras Antigo aterro de lixo da cidade (Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste).

Neto colocou ainda que o lixo hospitalar é separado, bem como materiais como plástico e papel. “No quarto dia útil do meu governo resolvemos o problema, que parecia impossível de ser resolvido”, afirmou. A área possui 2 hectares e vida útil de seis anos. O gestor adiantou que está buscando novas possibilidades e parcerias para melhorar ainda mais o sistema do aterro.

Nova empresa assume Clínica de Hemodiálise de Brumado já investindo em novos equipamentos Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Após inúmeras queixas de pacientes com relação ao atendimento e a gestão da Clínica de Hemodiálise de Brumado, a Fundação Terra Mãe assume a administração do local. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o secretário municipal de saúde, Cláudio Soares Feres, declarou que, no momento, a clínica está passando por um período de transição em razão da mudança do prestador do serviço. “Fiz uma visita na clínica na semana passada. Eles me apresentaram 6 máquinas novas que foram adquiridas, troca de poltronas, troca de alguns equipamentos que estavam em fase final de uso. Enfim, parece que eles estão querendo dar uma nova cara, um novo modelo de atendimento”, salientou. O secretário espera que a clínica continue proporcionando bons frutos à saúde pública da cidade e de toda região, assim como foi no passado. “Temos muita esperança que essa clínica possa crescer e ampliar o acesso não só para Brumado, como para toda região”, completou.

Ituaçu: Criadores de caprinos e ovinos dobram valor de venda dos animais Foto: Divulgação/GOVBA

Agricultores familiares da comunidade de Mandassaia, localizada no município de Ituaçu, no Território Sertão Produtivo, comemoram o aumento da produção e da melhora dos preços de venda de caprinos e ovinos, que duplicaram. Agora, as 27 famílias da Associação dos Pequenos Produtores de Mandassaia contam com mais uma fonte de renda. A comunidade, que antes possuía aproximadamente 30 animais, hoje tem mais de 300. E o preço da venda dos cabritos e cordeiros, que era feita para atravessadores, por cerca de R$ 11, dobrou de valor. Os animais passaram a ser vendidos a R$22 para a Cooperativa dos Produtores de Caprinos e Ovinos União Rio de Contas (Uniagro), que envia os animais para o maior frigorífico do estado, especializado na produção e comercialização de carnes especiais de cordeiros e cabritos, a FrigBahia. Os agricultores de Mandassaia recebem o apoio do Governo do Estado. Por meio do projeto Bahia Produtiva, foram investidos R$ 314,9 mil em kits de criação, com 100 matrizes de caprinos e 100 de ovinos, 4 reprodutores caprinos, 4 reprodutores de ovinos, todos puro de origem. Também foram entregues 18 trituradores para a produção de ração e 30 barracas de feira livre para a venda dos produtos serem feitas com mais higiene e padronização. O Bahia Produtiva é executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), com cofinanciamento do Banco Mundial.

Vitória da Conquista: Mulher é flagrada transportando 6 kg de cocaína em ônibus na BR-116 Foto: Divulgação/PRF

Uma mulher foi presa em flagrante em Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado, por transportar mais de seis quilos de cocaína dentro de um ônibus. A droga foi encontrada durante fiscalização feita pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), nesta terça-feira (15). De acordo com a PRF, o caso ocorreu por volta das 12h30, no km 830 da BR-116.O ônibus que fazia a linha São Paulo (SP) – Aurora (CE) foi abordado e a droga estava na bagagem da passageira, que tem 23 anos. A identificação dela não foi divulgada pela polícia. A mulher disse à PRF que levava a droga de São Paulo para Aracaju, capital do Sergipe, e que ganharia R$1.500 para fazer a entrega na estação rodoviária da cidade sergipana. No total, foram apreendidos 6,4 quilos do entorpecente. Ela foi conduzida para a polícia judiciária local.

Covid-19: Rui Costa pede renovação de estado de calamidade da Bahia até 31 de dezembro Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O governador Rui Costa (PT) enviou para a Assembleia Legislativa do Estado, uma proposta que pede a renovação do decreto de estado de calamidade pública em todo território baiano. Publicado no Diário Oficial do Legislativo desta terça-feira, 15, o pedido requer  medida seja prorrogada até o dia 31 de dezembro. De acordo com o gestor, “a segunda onda da Covid-19, cujos efeitos vêm sendo experimentados com crescimento das taxas de contaminação, adoecimento e morte, ainda impõe gravidade a este momento”. Desde o início da pandemia o estado contabilizou 1.066.552 casos e 22.601 óbitos.

Governo da Bahia suspende transporte intermunicipal durante o São João Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O transporte coletivo intermunicipal rodoviário e hidroviário será suspenso, em toda a Bahia, no período junino. A medida, que tem o objetivo de evitar a disseminação da covid-19, será publicada em decreto no Diário Oficial do Estado (DOE) desta terça-feira (15). O decreto prevê que ficam suspensas, a partir da meia-noite do dia 21 de junho, a circulação e a saída, e, a partir das 9h de 21 de junho, a chegada de qualquer transporte coletivo intermunicipal rodoviário, público e privado, nas modalidades regular, fretamento, complementar, alternativo e de vans. A restrição vale até as 5h de 28 de junho. A circulação, a saída e a chegada de ferry boats, catamarãs, lanchinhas e balsas também ficam proibidas das 20h do dia 21 de junho até as 5h de 28 de junho, em todo território baiano. Já desta terça-feira (15) até domingo (20) e de 28 de junho a 4 de julho, a circulação, a saída e a chegada dos transportes serão permitidas desde que a ocupação seja limitada a 70% da capacidade. Não haverá disponibilização de transportes extras. A fiscalização do decreto é de responsabilidade da Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações (Agerba).

Operação Fraternos: Investigados por fraudes, ex-prefeitos de Eunápolis e Porto Seguro são presos pela PF Foto: Reprodução/G1

Os ex-prefeitos José Robério Oliveira e Cláudia Oliveira, de Eunápolis e Porto Seguro respectivamente, foram presos na manhã desta terça-feira (15), em mais uma fase da Operação Fraternos, que investiga fraudes milionárias em contratos públicos de prefeituras no sul da Bahia. Ambos são do Partido Social Democrático (PSD). Também são alvos dos mandados outras quatro pessoas investigadas pela operação, são elas: Humberto Adolfo Gattas Nascif Fonseca Nascimento, Ricardo Luiz Rodrigues Bassalo, Marcos da Silva Guerreiro e Edmilson Alves de Matos. Apenas um deles foi preso. De acordo com o G1, os outros três são considerados foragidos, a polícia ainda não detalhou quais. Todos os detidos tiveram mandados de prisões preventivas expedidas pela Vara Criminal Federal de Eunápolis, a pedido do Ministério Público Federal (MPF). O prefeito de Santa Cruz Cabrália, Agnelo da Silva Santos (PSD), que também é investigado pelos crimes da Operação Fraternos, foi afastado do cargo por 180 dias. Na época em que a PF começou a investigar os crimes, em 2017, Agnelo estava no cargo de prefeito em um mandato anterior ao atual, e também foi afastado, assim como Claudia e Robério. Agnelo foi eleito prefeito da cidade novamente em 2020. A candidatura dele chegou a ficar sub judice, porque ele não estava com situação regular na Justiça Eleitoral, e o registro foi julgado como indeferido. No entanto, o julgamento do recurso foi favorável a ele, que assumiu novamente o cargo. Também em 2020, José Robério voltou a disputar a eleição de Eunápolis, mas foi derrotado pela prefeita eleita Cordélia Torres (DEM). Além de Eunápolis e Porto Seguro, mandados também foram cumpridos em Vitória da Conquista e Salvador. A Justiça também determinou o sequestro de bens e valores de cerca de R$ 11 milhões dos investigados.

Homem é esfaqueado no Bairro Urbis 2 em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na última segunda-feira (14), uma tentativa de homicídio foi registrada na Rua Machado de Assis, no Bairro Urbis II, em Brumado. No local, um homem foi esfaqueado. O suspeito fugiu após o crime. A vítima foi socorrida pelo Samu 192 e encaminhada ao Hospital Municipal Professor Magalhães Neto. Não foram divulgados detalhes sobre o seu estado de saúde. A 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) está realizando buscas na região para localizar o autor do crime, cuja motivação não foi esclarecida.

Mais de 20 cachorros são mortos por envenenamento em menos de 24h em Luís Eduardo Magalhães Foto: Reprodução/TV Bahia

Mais de 20 cachorros foram mortos por envenenamento em menos de 24h no vilarejo Novo Paraná, que fica a cerca de 32km da cidade de Luís Eduardo Magalhães, no oeste da Bahia. De acordo com a estudante, Aline Silva, o envenenamento de animais é frequente na região. “O povo é acostumado a fazer e deixar por isso mesmo. Só que chegou em um limite que a gente tem que botar um basta nisso, em um lugar tão pequeno [como esse] aqui”, relatou Aline ao G1. A vereadora de Luís Eduardo Magalhães, Sandra Regina, também demonstrou preocupação com o caso. “A gente está averiguando todos os fatos, porque queremos o esclarecimento e o porquê de fazer tanta maldade com esses animais”, disse a vereadora. A Guarda Municipal foi acionada pelos moradores para dar apoio na situação. Os agentes ouviram os donos de animais e, segundo eles, a maioria apontou um morador como autor dos envenenamentos. Apesar de negar a autoria do crime, o suspeito foi levado à delegacia para ser ouvido junto com as testemunhas do caso. O homem prestou depoimento e foi liberado. “Existe uma situação que aconteceu há um tempo atrás, onde também foram envenenados vários animais, mais especificamente cachorros, e a maioria da comunidade aponta no sentido de que este cidadão aqui apresentado é o autor também desse fato. Por isso, a minha decisão de fazer o flagrante”, explicou o delegado Leonardo Mendes.

Arquivo