Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
fechar

IBGE aponta que Bahia teve maior queda do país no volume de serviços prestados Foto: Anna Beatriz Lourenço

A Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada nesta quinta-feira (15) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apontou que no acumulado dos dois primeiros meses de 2021, a Bahia teve a maior queda em todo o país no volume de serviços prestados. Segundo a pesquisa, no acumulado de janeiro e fevereiro deste ano, o volume de prestação de serviços teve índice de -13,0%, empatada com o Rio Grande do Norte. No Brasil como um todo, o setor também recua (-3,5%), com resultados negativos em 18 dos 27 estados. Já no acumulado dos 12 meses encerrados em fevereiro deste ano, o resultado dos serviços na Bahia (-16,2%) também ficou muito aquém do nacional (-8,6%), e é o terceiro pior entre os 27 estados. De janeiro para fevereiro de 2021, o setor de serviços na Bahia também teve um desempenho pior que o do Brasil como um todo: -1,8% contra 3,7%, respectivamente. Foi o terceiro resultado negativo consecutivo no confronto com o mês imediatamente anterior, embora tenha sido um recuo bem menos intenso do que o registrado na passagem de dezembro para janeiro (-9,1%). Ainda segundo o IBGE, refletindo de forma importante os impactos da pandemia da Covid-19, o setor de serviços baiano acumula queda de -14,1% entre março de 2020 e fevereiro de 2021. O movimento na Bahia foi o sentido contrário ao verificado no país como um todo, onde, em fevereiro, o setor de serviços superou pela primeira vez o nível pré-pandemia, com uma alta acumulada de 0,9%.

 

Brumado: Fornecimento de água será suspenso nesta sexta-feira (16) no Bairro Baraúnas Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em comunicado, a Embasa informa que o fornecimento de água será temporariamente interrompido no início da manhã desta sexta-feira (16), no Bairro Baraúnas. Segundo a empresa, a suspensão visa possibilitar a realização de um entroncamento na rede distribuidora de água do Parque da Cidade, que está sendo construído pela Prefeitura de Brumado na região. A previsão é que o serviço seja concluído até a noite do mesmo dia, quando o abastecimento começará a ser retomado de forma gradativa. A Embasa pede que a população evite toda forma de desperdício. 

Batida entre carro e caminhão deixa oito feridos no sudoeste da Bahia Foto: Neilton Brito/Jitaúna Em Dia

Um acidente envolvendo um caminhão e um carro de passeio deixou oito pessoas feridas em um trecho da BR-330, próximo à cidade de Jitaúna, no sudoeste da Bahia. As informações são do G1. O caso aconteceu na quarta-feira (14) e todos os feridos estavam dentro do carro de passeio, entre elas uma criança de três anos e um bebê de nove meses. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o carro bateu na lateral do caminhão, que ficou às margens da pista. Com a colisão, o veículo menor parou no acostamento. Entre os ocupantes dos automóveis, três vítimas tiveram ferimentos graves e outras cinco foram atingidas em menor intensidade. Não houve registro de morte no acidente. Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) atendeu os feridos e encaminhou para o Hospital Geral Prado Valadares, em Jequié. Por causa do impacto no sistema de combustíveis do caminhão, muito óleo foi derramado na pista e a via precisou ser interditada. Os veículos foram retirados e os agentes da PRF liberaram a rodovia cerca de uma hora depois.

Homem é preso com arma de fogo e R$ 8,5 mil na zona rural de Aracatu Foto: Divulgação/Cipe

Um homem de identidade não revelada foi preso na noite da última quarta-feira (14), na cidade de Aracatu, a 36 km de Brumado, pela Companhia de Policiamento Especializado (Cipe). Segundo informou a polícia ao site Achei Sudoeste, em rondas pelo município, a guarnição foi até atender uma ocorrência de uma possível ameaça de morte. Ao chegar ao local, um homem em atitude suspeita, foi abordado pela Cipe Sudoeste. Durante a ação, a polícia apreendeu uma arma de fogo, uma motocicleta roubada e R$ 8,5 mil em espécie. Todo o material apreendido e o acusado foram encaminhados para a Delegacia Territorial de Brumado.

Brumado: SMTT destaca atualização e mudanças no Código de Trânsito Brasileiro Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na última segunda-feira (12), mudanças passaram a vigorar no Código de Trânsito Brasileiro (CTB). No total, 45 pontos foram atualizados na legislação de trânsito. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o superintendente de trânsito de Brumado, José Santos, popular Santinho, esclareceu que, a partir de agora, todo cidadão que for penalizado com uma multa de natureza leve ou média terá, automaticamente, a sua defesa acolhida. “Desde que na análise do prontuário do cidadão não tenha reincidência de multas durante 12 meses”, acrescentou. Segundo Santinho, outro ponto modificado diz respeito à Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Antes, quando o cidadão atingisse 20 pontos na CNH, ele tinha que fazer um curso de reciclagem. Hoje, conforme explicou o superintendente, o número subiu para 40 pontos. Já com relação ao transporte de crianças em motocicletas, o superintendente destacou que, agora, o CTB aumentou de 7 para 10 anos a idade permitida para esse tipo de transporte. “A criança que está sendo transportada tem que ter 10 anos de idade. Menos de 10 anos é multado. O cidadão precisa se informar”, alertou.

Plantação com 20 mil pés de maconha é apreendida na região da Chapada Diamantina Foto: Polícia Civil

Uma plantação com 20 mil pés de maconha foi apreendida por policiais militares e civis na cidade de Seabra, na Chapada Diamantina. Segundo a Polícia Civil, a apreensão aconteceu na segunda-feira (12) em uma ação da 13ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Seabra) com a 29ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM). A plantação foi encontrada no povoado de Baixio da Aguada, na zona rural do município. Os policiais fizeram uma perícia no local e usaram retroescavadeira e caçamba para ajudar na erradicação. De acordo com a polícia, as investigações continuam para identificar e encontrar os responsáveis pela plantação, que vai ser incinerada.

Governo da Bahia volta a proibir eventos em Brumado e mais 98 municípios Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O decreto n° 20.397, de 13 de abril, publicado nesta quarta-feira (14) no Diário Oficial do Estado, esclarece que festas e shows seguem proibidos na Bahia. As exceções são para eventos científicos e corporativos, como reuniões, limitados a até 50 pessoas, e religiosos, que seguem permitidos para até 25% da capacidade do local. No Papo Correria desta terça-feira (13), o governador ressaltou que os eventos dos quais o decreto trata são corporativos, como reuniões. “Ninguém está permitindo festa. O termo ‘evento’ se caracteriza, eventualmente, por reuniões de trabalho, conferências, palestras.  Não está permitido festa, com número nenhum de pessoas”, explica. O gestor lembrou, ainda, que as regiões de Barreiras, Ibotirama, Brumado, Irecê, Santa Maria e Guanambi, totalizando 99 municípios, não podem realizar qualquer tipo de evento, independentemente da quantidade de pessoas. 

Brumado: Beto Bonelly recebe visita de membros do Conselho Regional de Educação Física Foto: Divulgação

O vereador Beto Bonelly (PSB) recebeu a visita e o apoio do Conselho Regional de Educação Física (CREF13), após a provação do projeto de lei n° 019/2021, na qual foi aprovada na Câmara de Brumado. A proposta que foi apresentada pelo parlamentar socialista, reconheceu a importância da atividade física, como atividade essencial, bem como o funcionamento dos locais adequados para a prática do exercício, respeitando todos protocolos existentes para combate ao novo coronavírus. De acordo com o parlamentar, durante o encontro, foi destacada a importância da atuação dos profissionais de educação física na colaboração com a saúde dos alunos e na plena recuperação dos que foram infectados com a Covid-19. Participaram do encontro o vice-presidente do CREF13, Marcos Estácio Ribeiro da Silva, o conselheiro Francisco Canindé Benevides e o professor em educação física, André Caíres.

Candiba: TCM suspende licitação para aquisição de pneus, câmaras de ar e serviços de borracharia Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Os conselheiros do Tribunal de Contas dos Municípios ratificaram, na terça-feira (13), realizada por meio eletrônico, medida cautelar deferida contra o prefeito de Candiba, Reginaldo Martins Prado (PSD), que determinou a imediata suspensão de processo licitatório realizado para a “aquisição de pneus, câmaras de ar, protetores e serviços de borracharia, destinada à manutenção de veículos leves e pesados do município”. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, o relator do processo, conselheiro Raimundo Moreira, determinou que o gestor ajuste o edital do certame às normas legais, excluindo a restrição indevida a produtos de fabricação 100% nacional. Após a correção, a administração municipal deve fixar nova data para a sessão de abertura das propostas com a devida publicação na imprensa oficial. A denúncia foi formulada pelo advogado Fernando Symcha de Araújo Marçal Vieira, que se insurgiu contra a subdivisão por lote e à restrição a produto 100% nacional, o que, no seu entendimento, restringe à competitividade e ofende os princípios constitucionais da isonomia, legalidade e da impessoalidade em face da formulação de exigências excessivas, irrelevantes ou desnecessárias. Os conselheiros do TCM consideraram que estavam presentes na denúncia o “fumus boni juris”, ou seja, a possibilidade que o direito pleiteado pelo denunciante exista no caso concreto, e também o “periculum in mora”, que se caracteriza pelo risco de decisão tardia, resultando em dano de difícil reparação. O conselheiro Raimundo Moreira, em seu voto, pontou que a Prefeitura de Candiba deve ser ater às características técnicas dos pneus e o respeito às exigências de qualidade estabelecidas pelos órgãos de fiscalização afins, tais como a Certificação do Inmetro e o atendimento às normas da Abnt.

Serviços gráficos com qualidade é na Life Print em Brumado

Está precisando de serviços gráficos? A Life Print oferece uma ampla variedade de opções, como impressão digital, off set, placas e toldos e muito mais. Passe agora mesmo na gráfica e faça um orçamento. A loja fica localizada na Rua Dr. Gutemberg Leal, 192, no Bairro das Flores. O telefone é (77) 99969-3777 (WhatsApp).

Brumadense denuncia golpe do falso emprego para trabalhar em farmácia

O brumadense Paulo Silva denunciou ao site Achei Sudoeste o golpe do falso emprego em uma farmácia da cidade. Ele relatou que o suposto empregador não exigia experiência de emprego, mas a compra de um certificado de balconista de farmácia em uma empresa parceira. “Uma amiga mandou o anúncio pra mim e eu enviei o currículo no e-mail deles. Depois de 2 dias, eles falaram que eu tinha sido selecionado”, contou. Segundo Paulo, ele começou a suspeitar de que havia algo errado quando a empresa começou a cobrar a compra do referido certificado do curso de balconista de farmácia. Eles teriam pressionado o jovem a comprar o certificado, alegando que a vaga para trabalhar na farmácia já estava garantida e que restava apenas a apresentação do documento. “Comecei a desconfiar dessa história. Fiquei com medo, cheguei em casa e pesquisei o nome da empresa, ANB Prestação de Serviços. Daí achei várias reclamações de pessoas contando a mesma história de que a empresa não existia e que tinham caído em um golpe. Temos que ficar espertos”, alertou. O golpe estaria sendo aplicado em várias cidades.

CDL realiza certificação digital através de agendamentos em Brumado

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Brumado está realizando a certificação digital, seguindo todas as recomendações do Ministério da Saúde. A CDL alerta que o serviço é considerado essencial e, portanto, não pode parar. Com o certificado digital SPC, você confirma sua identidade e assina documentos digitalmente com mais segurança. O agendamento deve ser feito através dos telefones: (77) 3441-1222 ou (77) 99853-6601.

Brumado: SMTT realizará blitz educativa destacando obrigatoriedade do uso de máscaras no transporte coletivo Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em Brumado, a Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) realizará uma blitz educativa para destacar a obrigatoriedade do uso de máscaras no transporte coletivo. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o coordenador da SMTT, Jansen Ricardo, disse que a ação busca contribuir para evitar a disseminação do vírus da Covid no município, especialmente no interior do transporte coletivo de passageiros. “É uma blitz de orientação e de instrução aos condutores de veículos do transporte coletivo no município de Brumado”, salientou. Na manhã da próxima sexta-feira (16), agentes da SMTT promoverão a blitz educativa na região dos fundos da Cesta do Povo. “Os veículos serão adesivados com a logomarca da campanha para uso obrigatório de máscara em seu interior. Queremos criar mecanismos para impedir a transmissão do coronavírus dentro dos veículos”, completou.

Saiba quando deve consultar um médico geriatra na Clínica Exame em Brumado

O geriatra Hernan Carlos, é o especialista em cuidar da saúde do idoso, através do tratamento de doenças ou problemas comuns nesta fase da vida, como alterações da memória, perda do equilíbrio e quedas, incontinência urinária, pressão alta, diabetes, osteoporose, depressão, além de complicações provocadas por uso de medicamentos ou exames em excesso. Uma dúvida comum entre as pessoas é: quando devo procurar um geriatra? verdade é que não existe uma regra para isso, já que a especialidade trata do envelhecimento humano. Então, se você se preocupa com isso e quer ter um envelhecimento saudável, tudo bem consultar um geriatra aos 40 ou 50 anos, por exemplo. Mas levando em conta a idade em que uma pessoa é considerada idosa no Brasil, o ideal é que seja a partir dos 60 anos. A clínica fica localizada na Rua Cassemiro Pinheiro Azevedo, 655, em Brumado. Os telefones são: (77) 3441-9286 / (77) 99991-5757 (WhatsApp).

Rey de Domingão acredita que vistoria da PF irá expor fraude nas licitações de obras em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na terça-feira (13), investigadores da Polícia Federal (PF) estiveram na cidade de Brumado vistoriando obras de reforma nas escolas públicas municipais (veja aqui). Recentemente, o vereador Reinaldo de Almeida Brito (DEM), o Rey de Domingão, denunciou ao Ministério Público Federal (MPF) que existe no município um grupo de empreiteiras, denominado G10, que é privilegiado nos processos licitatórios da prefeitura em detrimento das demais empresas. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o parlamentar disse que acredita que a visita seja resultado das denúncias feitas por ele no órgão. “Na prefeitura acontecem várias licitações e, na verdade, uma empresa fica cobrindo a outra, e sempre ganham as mesmas empresas. Fizemos a denúncia e agora cabe à Polícia Federal investigar e vê as irregularidades que existem nas licitações que são feitas em Brumado”, destacou. Para o vereador, as denúncias foram muito bem fundamentadas e, a partir de agora, o prefeito terá de se explicar perante à Polícia Federal e ao Ministério Público. “Logo haverá um desfecho nessa apuração. Confio muito em Deus e na justiça. Tenho certeza que a justiça será feita”, defendeu.

Novas denúncias apontam precariedade nos atendimentos no Instituto de Nefrologia em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A brumadense Maria Aparecida Pereira da Silva denunciou ao site Achei Sudoeste falhas no atendimento do Instituto de Nefrologia da Bahia (Ineb), na cidade de Brumado. Há 2 anos e 6 meses, o irmão de Maria Aparecida realiza hemodiálise na unidade. Segundo ela, nos últimos meses, a clínica tem deixado a desejar na prestação do serviço. “Como eu acompanho meu irmão 3 vezes na semana, vejo os pacientes reclamando por falta de material, máquinas quebradas. Já vi paciente reclamando que não fez a diálise por falta de capilar, que faz a filtração do sangue, é o coração da máquina, além de heparina”, relatou. A denunciante alega também que o médico nefrologista responsável por acompanhar o tratamento dos pacientes não tem comparecido na clínica. “Uma médica clínica tem coberto o plantão. Só que médico clínico não responde pela nefrologia. Os pacientes estão apavorados e sofrendo muito com tudo isso”, completou. A situação já foi denunciada ao Ministério Público. Além disso, uma equipe da Vigilância Sanitária Municipal também compareceu ao local para inspeção. Aparecida pediu que as autoridades competentes tomem providências urgentemente, tendo em vista a necessidade de prestação do serviço para qualidade de vida dos pacientes. "Será que os pacientes vão morrer por não fazer hemodiálise? Entendo que a pandemia contribuiu para isso, mas o paciente renal não pode parar o tratamento, senão ele morre. É crítico”, protestou.

Brumado registra um óbito e sete novos hospitalizados por conta do coronavírus

Nesta quarta-feira, 14 de abril, o município de Brumado registra 7700 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. O total de notificações suspeitas é de 18180. Entre os diagnósticos: 45 internações, 147 óbitos, 753 pacientes em tratamento e 6800 recuperados. No momento, 70 ainda aguardam resultado laboratorial e 9286 já foram descartados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.

Brumado: Após defesa da Ivermectina, vereador diz que fez uso do medicamento quando teve sintomas gripais Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Defensor do tratamento precoce contra a Covid-19 (veja aqui), o vereador Renato Santos (Podemos) disse que já fez uso da Ivermectina para prevenir a doença. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, ele relatou que também tomou o medicamento quando teve sintomas gripais durante o período eleitoral, em novembro do ano passado. Para o parlamentar, o remédio não possui efeitos colaterais adversos e ajuda a prevenir e tratar a doença. “O Paracetamol é 17 vezes mais potente que a Ivermectina. Usei bastante a Ivermectina. Procure um médico adepto do tratamento para te receitar a medicação da maneira correta. A Ivermectina tem evitado que muitas pessoas vão para o tubo, para a UTI”, destacou.

Dupla é presa suspeita efetuar compras de R$ 12 mil em loja de Conquista usando cartões de outras pessoas Foto: Divulgação/SSP-BA

Duas pessoas foram presas na cidade de Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado, suspeitos de efetuar compras de R$ 12 mil em uma loja de autopeças no município, usando cartões de terceiros. A dupla foi detida na terça-feira (13), em uma ação da Polícia Militar. De acordo com informações da Secretaria da Segurança Pública (SSP), as equipes da Rondesp receberam informações que os dois homens, moradores de Jequié, tentavam fazer compras com “altos valores” no estabelecimento. Os policiais chegaram até o local e flagraram a dupla tentando fazer uma compra de R$ 3 mil, na loja onde no dia anterior já havia feito outra transação no valor de R$ 12 mil. Não foi informado, contudo se os cartões de terceiros eram clonados ou roubados. Ainda conforme a PM, os suspeitos estavam na cidade desde segunda-feira (12) para revender os produtos após o golpe. Com os homens foram apreendidos seis cartões de banco, cinco caixas com peças de veículos, além de documentos, notas fiscais, dois telefones celulares e um carro. Não há informações se o veículo possuía registro de roubo. A dupla foi levada para o Distrito Integrado de Segurança Pública (Disep) na cidade e autuados em flagrante pelo crime de estelionato. Os dois permanecem custodiados na unidade e estão à disposição da Justiça Criminal.

Livramento de Nossa Senhora: Polícia investiga tentativa de estupro contra menor de idade Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na noite desta terça-feira (13), a polícia atendeu a uma ocorrência de tentativa de estupro no Bairro Polivalente, na cidade de Livramento de Nossa Senhora, a 68 km de Brumado. De acordo com a 46ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), no local, a guarnição encontrou o pai do menor desesperado. Ele relatou que, ao adentrar no local de trabalho do acusado, encontrou o indivíduo acariciando sua filha com as calças abaixadas. A menor relatou aos policiais militares que o acusado foi até sua residência, próxima ao local do ocorrido, e marcou um encontro com ela às 21h, ameaçando-a de fazer mal a um dos seus familiares, caso ela não comparecesse ao encontro. Diante dos fatos, o acusado e a vítima foram encaminhados para a Delegacia Territorial de Brumado para adoção das medidas cabíveis.

Morre José Carlos Schiavinato, primeiro deputado federal vítima da Covid-19 Foto: Divulgação

O deputado federal José Carlos Schiavinato (PP) morreu vítima da Covid-19, na noite de terça-feira (13). Natural de Iguaraçu, no norte do Paraná, o político foi prefeito de Toledo, na região oeste, e também deputado estadual. Schiavinato estava internado desde o dia 3 de março, em Brasília. A mulher dele, Marlene Schiavinato também morreu vítima da doença, no dia 12 de março. O deputado não chegou a ser informado da morte da mulher, segundo a assessoria. De acordo com um boletim médico divulgado no dia 8 de abril, o deputado estava em estado grave e com complicações no pulmão. Schiavinato precisou passar um procedimento para desobstrução das vias biliares. O corpo de José Carlos Schiavinato será levado de Brasília para Toledo. A equipe do deputado ainda não informou detalhes sobre o sepultamento. Segundo a Câmara de Deputados, o político é o primeiro deputado federal em exercício a morrer vítima da doença. Apesar disso, o Brasil registra a morte de três senadores: Major Olímpio, Arolde de Oliveira e José Maranhão. O político deixa dois filhos e seis netos.

Ex-secretário acusado de estuprar prima do prefeito e mais 07 garotas em Ituaçu se entrega à polícia Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

O ex-secretário Valdevan Silva Oliveira Santos, o Delmax, acusado de estuprar uma prima do prefeito da cidade de Ituaçu, Phellipe Ramonn Gonçalves Brito (PSD), além de mais 7 garotas (veja aqui), se entregou à polícia de Vitória da Conquista, na manhã desta quarta-feira (14). Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o prefeito informou que, após intenso trabalho de investigação da polícia civil e do delegado titular da cidade, Joildo Souza dos Humildes, o mesmo foi localizado e preso. 

Ex-secretário acusado de estuprar prima do prefeito e mais 07 garotas em Ituaçu se entrega à polícia Foto: Divulgação/PC

Segundo Brito, ele teria entrado em contato com pessoas da família e a polícia conseguiu localizá-lo devido ao trabalho de investigação. “Foi um excelente trabalho da polícia civil e dos advogados. O mais importante é que dá alívio para as famílias dessas meninas que foram abusadas. Acredito que, hoje, o sentimento da população de Ituaçu é de que a justiça será feita”, declarou.

Bahia zera fila de regulação de pacientes intubados com Covid-19 em UPAs Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Bahia zerou a fila de pacientes com diagnóstico da Covid-19 que estavam intubados e aguardavam transferência em unidades de emergência e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) nesta terça-feira (13). A informação foi divulgada pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab). De acordo com o secretário da Saúde do Estado da Bahia, Fábio Vilas-Boas, essa foi uma pequena vitória que deve ser comemorada. A Sesab informou que tem aberto novos leitos clínicos e de terapia intensiva diariamente, a fim de ampliar a assistência à saúde. A secretaria também informou que atualmente, a Bahia ter mais de 3,4 mil leitos ativos.

Brumado: Secretaria de Meio Ambiente resgata jiboia na BA-148 Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na última segunda-feira (12), a Secretaria de Meio Ambiente de Brumado realizou a captura e devolução de uma jiboia ao seu habitat natural. Os moradores acionaram a polícia, que, em seguida, convocou a equipe de apoio da Semar para fazer o acompanhamento do resgate. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o fiscal Diego Azevedo relatou que o animal estava solto na BA-148. “O animal foi colocado dentro de um saco, como é de costume nessas circunstâncias, e levamos para área do Sapé, a cerca de 2 km da Serra das Éguas. Uma área de mata fechada, bastante preservada, com pouca passagem de pessoas”, contou. O fiscal pontuou que, apesar de ter acompanhado o resgate, a Semar não conta com uma equipe qualidade para fazer esse controle de animais silvestres. “Temos essa deficiência. Tem demanda, não só em relação a cobras, mas com relação a abelhas, aves. A gente precisa de uma equipe qualidade, com treinamento adequado, para fazer esse tipo de resgate. Quando surge esse tipo de demanda, a população recorre à Secretaria de Meio Ambiente e a gente não tem o material e a capacitação adequados. A secretaria é bem escassa com relação a recursos humanos”, disse.

Rio do Antônio: PRE apreende produtos eletroeletrônicos sem nota fiscal na BR-030 Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Uma guarnição do Tático Ostensivo Rodoviário (TOR), da Polícia Rodoviária Estadual (PRE), apreendeu produtos eletroeletrônicos sem nota fiscal, na BR-030, no Distrito de Ibitira, em Rio do Antônio, a 50 km de Brumado, na última terça-feira (13). Segundo informou a PRE ao site Achei Sudoeste, a apreensão ocorreu durante uma blitz de rotina realizada na localidade. O material foi localizado no bagageiro de um ônibus interestadual que fazia o itinerário de São Paulo (SP) a Barra do Mendes (BA). 

Rio do Antônio: PRE apreende produtos eletroeletrônicos sem nota fiscal na BR-030 Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Durante a abordagem, foram encontrados 5214 aparelhos eletro eletrônicos e 32 peças de roupas sem notas fiscais. Toda a mercadoria e o motorista do ônibus foram encaminhados para a Delegacia Territorial de Brumado.

Arquivo