Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
fechar

Colégios de Poções e Cordeiros realizam revisões virtuais preparatórias para o Enem Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Estudantes dos municípios de Poções e Cordeiros vêm participando de aulas virtuais preparatórias para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). As atividades produzidas e disponibilizadas pelos colégios Isaías Alves e José Moreira Cordeiro, através do Google Meet, iniciaram no dia 11 de janeiro e seguem até esta sexta-feira (22). As ações têm como objetivo auxiliar os alunos a criarem uma rotina de estudos para uma revisão mais precisa dos conteúdos adquiridos.  Para Mirelle Silva Santana, matriculada no 3° ano do Ensino Médio no Colégio Isaías Alves, em Poções, o processo de rever os conteúdos a incentivou a continuar estudando e abrindo novos horizontes. “Pretendo cursar Engenharia Civil ou Administração. Para alcançar meu objetivo, venho estudando durante o ano e acompanho as aulas de revisão frequentemente. O processo me ajudou, fez abrir a mente para as coisas que já tinha esquecido. Foi um incentivo que complementou minha rotina de estudos”.

Brumado: SMTT cobra do Dnit fechamento da rotatória na rótula da BA-262 com a BR-030 Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Nesta quarta-feira (20), um grave acidente de trânsito foi registrado na rótula de entroncamento da BA-262 com a BR-030, em Brumado. Duas pessoas morreram e outras ficaram feridas (veja aqui). O local é conhecido pelo elevado número de acidentes no trecho. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o superintendente municipal de trânsito e transportes, João Paulo, disse que a responsabilidade pela manutenção e fiscalização da rodovia é do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). “Esse tipo de acidente poderia ser facilmente evitado. Nós encaminhados para o departamento um projeto de fechamento da rotatória do Esconso, mas até hoje não recebemos o aval para que possamos executar o projeto. Se aqui também fosse feito desse modo, certamente, esse tipo de acidente poderia ser impedido”, justificou. 

Ex-presidente Lula diz que foi diagnosticado com Covid-19 em Cuba e fez quarentena no país Foto: Divulgação/Instituto Lula

O ex-presidente Lula (PT) anunciou nesta quinta-feira (21) que foi diagnosticado com Covid-19 em Cuba, durante uma viagem iniciada em 21 de dezembro, mas que já está recuperado da doença. Em nota oficial, ele afirma que cumpriu a quarentena no país e que não precisou ser internado. O ex-presidente afirma ainda “que decidiu comunicar a doença apenas na chegada ao Brasil para preservar sua família e a dos demais infectados”. Além dele, todos os outros membros da sua comitiva tiveram resultado positivo e foram monitorados em Cuba. Apenas o escritor Fernando Morais precisou de internação hospitalar, por complicações pulmonares.

Vereador quer evitar 'fura fila' na vacinação contra o coronavírus em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O vereador Rubens Araújo (Podemos), solicitou da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) o quantitativo das doses da Coronavac encaminhadas para Brumado, bem como a relação, com nomes e locais onde prestam atendimento, dos profissionais de saúde imunizados nessa primeira etapa de vacinação (veja aqui). Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o parlamentar explicou que a intenção é dar transparência ao processo de vacinação no município. “Nesse primeiro momento, a vacina tem de atender o público alvo. Não que eu esteja insinuando que a secretaria possa estar usando do poder para beneficiar alguém, mas o intuito é que tudo seja bem transparente e que todo mundo tenha conhecimento”, afirmou. Araújo reforçou que a ideia é impedir que algumas pessoas “furem a fila” da vacina, como vem acontecendo em alguns municípios pelo país afora. “Quero deixar bem claro que meu dever é fiscalizar e legislar em prol das pessoas”, completou. O município recebeu 627 doses da Coronavac para imunização dos profissionais da saúde que atuam na linha de frente de combate à Covid-19. 

Bebê que teve parto prematuro nasce com anticorpos contra a Covid-19 na Bulgária Foto: Getty Images

Um bebê na Bulgária nasceu com anticorpos contra a covid, depois que a mãe contraiu o vírus no sétimo mês de gravidez, informou a mídia local. A mulher de 28 anos, da cidade de Pazardzhik, no sul do país, teve que dar à luz por cesariana, pois sofreu alterações na placenta e a covid também limitou o crescimento do feto, disse a Rádio Bulgária. Apesar das complicações, o bebê nasceu pesando 2,75 kg e medindo, 46 centímetros e estava bem de saúde, segundo os médicos.  De acordo com a Revista Crescer, esse não é o primeiro bebê que nasceu com anticorpos contra a covid. O primeiro caso de uma possível transmissão pela placenta ocorreu em março, em um hospital de Paris, onde a mãe, que foi infectada por covid na última fase da gravidez, foi submetida a uma cesariana de urgência. Ao longo de 2020, também foram relatados casos em países como na China, Singapura e Espanha. A Organização Mundial da Saúde (OMS) disse que ainda não é possível afirmar se gestantes com covid-19 transmitem o vírus ao bebê. Até agora, ainda não existem comprovações suficientes de que o vírus ativo seja transmitido pela placenta ou pelo leite materno, apesar de estudos mostrando que é possível.

Justiça autoriza paciente de Vitória da Conquista a plantar maconha para tratar fibromialgia Foto: Reprodução/Pixabay

A Justiça Federal em Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado, autorizou um paciente a plantar maconha para fins medicinais. O paciente ingressou com um habeas corpus pedindo que as autoridades não o investigassem ou repreendessem pelo plantio da erva e que não apreendessem ou destruíssem as sementes e plantas. No pedido, o paciente apresentou uma orientação médica para uso da planta por ser portador de fibromialgia, já que os tratamentos convencionais não surtiram os efeitos desejados. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou o paciente a importar o canabidiol. Mas, por não ter condições financeiras para custear o medicamento pronto, solicitou à Justiça a concessão de do salvo-conduto para importar e cultivas a sementes da cannabis sativa e, assim, extrair o óleo para tratamento da doença. Em sua decisão, o juiz Diego Carmo, da 2ª Vara de Vitória da Conquista, ressaltou que o habeas corpus preventivo não diz respeito ao cultivo ou utilização de cannabis para fins recreativos ou com o objetivo imediato de obtenção de lucro por meio de sua negociação econômica com terceiros, mas a busca, pelo paciente, pessoa com problemas crônicos de saúde, de acesso, de modo artesanal, sem o risco de ser preso, a tratamento médico para o seu grave problema de saúde, diante da impossibilidade econômica de adquirir diretamente o produto, de elevado custo, para o necessário uso contínuo.

Governo da Bahia recebe 4 milhões de seringas para vacinação da Covid-19 Foto: Divulgação/Sesab

Quatro milhões de seringas adquiridas pelo Governo da Bahia para uso durante a vacinação da Covid-19 chegaram a Salvador nesta quinta-feira (21). De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (Sesab), esse é o primeiro lote da compra de 19,8 milhões realizada no mês de dezembro. Os itens estão armazenados no almoxarifado da Sesab em Simões Filho e serão distribuídos para todo o estado. Serão entregues ainda mais quatro milhões de seringas em fevereiro e o restante nos meses de abril, maio e junho. A Bahia já tem em estoque 10,2 milhões de seringas e agulhas. Ainda dentro do plano de vacinação do estado, a Bahia possui 234 câmaras frias e 70 freezers, possibilitando armazenar simultaneamente 3,5 milhões de doses da vacina. Também já foram licitados 100 ultracongeladores que chegam a temperaturas de até -86° C para as vacinas de RNA. Estão previstas 5.114 salas de vacina em todo o estado e envolvimento de 50 mil profissionais de saúde.

Brumado: Coelba afirma ter solucionado problema na interrupção de energia no povoado Lagoa do Isidoro Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em matéria publicada no site Achei Sudoeste na última terça-feira (19), moradores do povoado Lagoa do Isidoro reclamaram que estavam sem energia desde a sexta-feira (15) em razão de um problema no transformador (veja aqui). Em resposta, a Coelba informou que, no momento, não há interrupção no fornecimento de energia para o povoado, localizado na região de Ubiraçaba. “Na noite da última sexta-feira (15), a localidade registrou uma interrupção, mas que já foi normalizada, após atuação das equipes técnicas da concessionária”, salientou a empresa, na nota. 

Criança de 10 anos aborta gêmeos em MG após estupro pelo padrasto Foto: Arquivo/G1 Vales de Minas Gerais

A criança de 10 anos que engravidou de gêmeos após ser estuprada pelo padrasto realizou procedimento de aborto em Governador Valadares (MG). A informação foi divulgada pela Polícia Civil, que afirmou ainda que o caso seguiu todos os trâmites legais e teve assistência médica adequada à menina. A criança foi internada na noite desta quarta-feira (20), quando foi iniciado o procedimento de interrupção da gravidez, que terminou na manhã desta quinta-feira (21). Até a publicação deste texto, a menina permanecia internada, mas passando bem. De acordo com o G1, o suspeito de estuprar a criança é o padrasto dela, de 26 anos, que fugiu após ser confrontado pela mãe da menina, que também está grávida do homem, com quem já tem outros dois filhos. A delegada responsável pelo caso, Adeliana Xavier, falou sobre os próximos passos da investigação. “O material vai ser recolhido pelo IML [Instituto Médico Legal] e, tão logo seja possível, será encaminhado para Belo Horizonte para realização dos exames pertinentes. Ontem mesmo decretamos pela prisão provisória do investigado, porque ele não foi localizado. Tão logo tenhamos um mandado a equipe dará todos os esforços para trazer esse suspeito para prestar declarações aqui na Delegacia de Governador Valadares”, afirmou a delegada.

Mais de 300 pessoas já tomaram a primeira dose da vacina contra Covid-19 em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em Brumado, de acordo com dados divulgados pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesab), 308 pessoas, sendo 281 profissionais da saúde e 27 idosos institucionalizados, já foram vacinados contra a Covid-19. No total, o município dispõe de 627 doses da Coronavac. O processo de imunização na cidade foi iniciado na última terça-feira (19). A Bahia contabiliza, até o momento, 36.097 doses aplicadas. Esse número corresponde aos dados enviados por 306 municípios até às 14h de quinta-feira (21). Deste total de imunizados, 33.216 são profissionais de saúde que estão atuando na linha de frente no combate à doença. Outras 1.963 doses foram aplicadas em idosos institucionalizados, 705 em indígenas aldeados e 213 em pessoas com deficiência. 

Índia libera exportação da vacina de Oxford ao Brasil Foto: Niranjan Shrestha/AP

O governo da Índia autorizou as exportações comerciais das vacinas de Oxford produzidas no Instituto Serum e o Brasil deve receber 2 milhões de doses na tarde desta sexta-feira (22). “A carga vinda da Índia será transportada em voo comercial da companhia Emirates ao aeroporto de Guarulhos e, após os trâmites alfandegários, seguirá em aeronave da Azul para o aeroporto internacional Tom Jobim, no Rio de Janeiro”, detalhou o Ministério da Saúde em nota. Até o momento, a Índia havia apenas enviado remessas de vacinas gratuitas a países vizinhos. Agora, liberou as comerciais, e Brasil e Marrocos são os primeiros beneficiados.

Brumado: Presidente da Câmara chama vereadores para comemorar primeiros salários com farra; “foi uma brincadeira”, justificou Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O presidente da Câmara Municipal de Brumado, José Carlos Marques Pessoa (PSB), o Zé Carlos de Jonas, se envolveu em uma polêmica após ter tido um áudio vazado nas redes sociais (ouça abaixo). Nele, o presidente convida os demais vereadores para comemorar o primeiro salário com uma “farra” no feriado. “Colegas vereadores, queria comunicar a vocês que o dinheiro já está em conta. Pode gastar o dinheiro e fazer suas farras, primeiro pagamento é pra fazer farra”, disse. Em seguida, ele ainda solicita dos colegas, que seja convidado caso fossem fazer “farra”. “Me convidem, quero estar junto com vocês fazendo esta farra aí. Mas com o dinheiro de vocês, que o meu (...) já tá comprometido”, ironizou. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, ele minimizou a questão alegando que se tratava apenas de uma brincadeira entre colegas. “Quando o pessoal da secretaria me deu a notícia que o pagamento já estava em conta, eu fiz uma brincadeira ao avisar os colegas. Fiz apenas uma brincadeira em um grupo de colegas. Achei que só iria ficar entre nós”, declarou. Zé Carlos justificou ainda que se referiu a “tomar uma no feriado” em resposta a outras brincadeiras feitas pelos colegas, que cobravam a liberação do pagamento antes do feriado. “Os aproveitadores pegaram esse áudio e vazaram. Estou tranquilo! Não foi na maldade, foi pra descontrair”, completou. Após o episódio, ele disse que terá mais cuidado ao se manifestar no grupo. “É perigoso, vou ficar esperto. Serviu de alerta pra mim”, ponderou.

Brumado: Psicóloga retoma obras para concluir arte mosaico legado do filho que morreu em acidente de trânsito Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A psicóloga Maria de Fátima Guenes retomou os trabalhos do filho, o mosaísta Leonardo Guenes de Oliveira, que morreu em maio do ano passado, em um acidente de moto na Fazenda Lamarão, em Brumado (veja aqui). O artista deixou uma obra de arte em mosaico inacabada no muro da Escola Nossa Senhora de Fátima, localizada na Avenida Otávio Mangabeira. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Guenes disse que precisou de um tempo após a morte do filho para se preparar para esse momento. “Tenho a humildade de entender que o artista era ele e eu estou me arvorando para completar algumas coisas que ele deixou. Graças a Deus a grande imagem ele já fez, nós agora só vamos tentar completar”, contou.

Brumado: Psicóloga retoma obras para concluir arte mosaico legado do filho que morreu em acidente de trânsito Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Encantada, ela relatou que o filho criou uma técnica própria, que chama a atenção de todos que passam pelo local. “Isso me comove muito. Por amor e respeito a ele é que eu estou aqui. Por aceitar os desígnios de Deus, estou aqui. É a única coisa que me resta. Precisamos ter força e fé porque o dono da vida dá e o dono da vida leva”, completou. Para homenagear o filho, Dra. Fátima criou em sua casa um ateliê reunindo todas as suas obras. “Está perfeito”, resumiu.

Brumado registra 47 novos casos de coronavírus nas últimas 24h

Nesta quinta-feira, 21 de janeiro, o município de Brumado registra 4259 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. O total de notificações suspeitas é de 12175. Entre os diagnósticos: 3 internações, 47 óbitos, 274 pacientes em tratamento e 3938 recuperados. No momento, 86 ainda aguardam resultado laboratorial e 7170 já foram descartados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.

Conquista: Servidor público é encontrado morto em cela de delegacia após ser preso por furtar 8 mil seringas Foto: TV Sudoeste

Um servidor público foi encontrado morto em uma cela da delegacia de Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado, depois de ter sido preso suspeito de furtar 8,6 mil seringas e outros materiais hospitalares do Núcleo Regional de Saúde do município. O caso aconteceu na quarta-feira (20). De acordo com o G1, a suspeita da polícia é de que o homem tenha cometido suicídio. O caso começou quando a direção do Núcleo Regional de Saúde começou a desconfiar do sumiço de materiais hospitalares, como luvas descartáveis, seringas e caixas de isopor. Os responsáveis pela unidade acionaram à polícia, que começou a acompanhar a rotina do Núcleo e passou a suspeitar do servidor, que não teve a identidade divulgada. Os policiais passaram a seguir o suspeito, foram à casa dele e, ao chegar no imóvel, encontrou o material escondido. De acordo com as investigações, a esposa do funcionário sabia dos furtos. Os dois foram levados para prestar depoimento no Distrito Integrado De Segurança Pública (Disep) e, enquanto a ocorrência estava sendo registrada, e os policiais eram ouvidos, o suspeito aguardava em uma cela. Quando o investigador e o advogado de defesa foram buscar o servidor, encontraram ele morto na cela. A delegacia de Vitória da Conquista está investigando o caso.

Secretaria investiga profissionais que falsificaram documentos para serem vacinados em Conquista Foto: Reprodução/A Tarde

Denúncias que profissionais da área que não estão enquadrados entre o grupo prioritário para receber a primeira dose da vacina contra a Covid-19 foram recebidas pela Secretaria de Saúde de Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado. As informações são do Jornal A Tarde. De acordo com as denúncias, funcionários teriam burlado documentos para receberem o imunizante na última terça-feira, 19. Segundo o cronograma definido pela prefeitura, os profissionais que seriam vacinados primeiro seriam os que atuam no combate direto ao coronavírus. Profissionais de redes hospitalares que não estão enquadrados como prioridade teriam falsificado a declaração de trabalho para receberem o imunizante. A secretaria disse que não tem controle dos profissionais que trabalham na rede hospitalar e fica a cargo de cada instituição a responsabilidade de encaminhar apenas os profissionais que atuam na linha de frente. O órgão disse também que os fatos foram apurados e a instituição que enviou funcionários que não faziam parte deste grupo foi convocada para uma reunião nesta quarta-feira, 20, para as devidas notificações. O nome da instituição, nem quais penalidades podem sofrer a rede hospitalar e os profissionais que falsificaram a documentação foram divulgados.

Governador avalia vacinação na Bahia em 'ritmo bom' e segue buscando novas doses Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O governador Rui Costa considera que a vacinação contra o coronavírus na Bahia está em “ritmo bom” e lembra que o estado é um dos que mais aplicaram as doses, juntamente com São Paulo. No entanto, Costa chamou a atenção para o fato de que a quantidade de vacinas disponibilizada pelo Ministério da Saúde foi muito pouca. “Conseguimos distribuir rapidamente a vacina pelos 417 municípios. Infelizmente, como todos sabem, não recebemos o suficiente nem mesmo para imunizar todos os profissionais de saúde. Diria que estamos em um ritmo bom”, afirmou. A Bahia ingressou com ação junto ao Supremo Tribunal Federal (STF) para fazer a aquisição de doses da vacina russa Sputinik V. Na quarta-feira (20), o relator da ação, ministro Lewandowisk, deu um prazo de 72 horas para que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) se pronuncie sobre a autorização da vacina russa. A Bahia possui um contrato de prioridade para receber até 50 milhões de doses da Sputinik V. 

Médico de 95 anos que seria o 1º vacinado em Mutuípe morre horas antes Foto: Arquivo Pessoal

Um médico de 95 anos escolhido para ser o primeiro vacinado contra a Covid-19 em Mutuípe, cidade que fica no interior baiano, morreu na madrugada desta quarta-feira (20), horas antes de ser imunizado em evento que aconteceria pela manhã. Segundo informações do prefeito de Mutuípe, Rodrigo Maicon de Santana Andrade (MDB), o Digão, Divaldo Brandão, que foi o primeiro médico da cidade, morreu dormindo. Ainda não há informações sobre a causa do óbito. O velório de Divaldo Brandão ocorreu na manhã desta quarta-feira na Câmara de Vereadores da cidade. Em seguida, o corpo do médico foi levado para Salvador, onde vai ser sepultado. De acordo com o G1, Divaldo Brandão chegou em Mutuípe em 1952 durante o surto de febre tifoide na região. O médico atendia as áreas de clínica médica geral e ginecologia. “Ele foi o primeiro médico de Mutuípe, ele trabalhou aqui a sua vida profissional toda. Então, trabalhou no hospital por muitos anos, no posto de saúde do município”, disse o prefeito Digão. Nas redes sociais, a Prefeitura de Mutuípe publicou uma nota de homenagem ao médico e disse que ele deixou um “legado de alegrias com seu sorriso sempre contagiante”.

Candiba: MP-BA e MPF acionam por improbidade prefeito que 'furou' fila da vacinação da Covid-19 Foto: Reprodução/Instagram

Em atuação conjunta, o Ministério Público Federal na Bahia (MPF-BA) e o Ministério Público da Bahia (MP-BA) ajuizaram nesta quarta-feira (20), duas ações contra o prefeito de Candiba, Reginaldo Martins Prado (PSD), por desrespeitar os protocolos e "furar a fila" para ser vacinado contra a Covid-19 mesmo não pertencendo ao grupo prioritário da fase inicial (veja aqui). Foi ajuizada uma ação civil pública e outra de improbidade. Os órgãos querem a condenação do prefeito por ato de improbidade administrativa que atenta contra os princípios da administração pública – princípios da impessoalidade e da moralidade – e a indisponibilidade de seus bens, para pagamento de multa de R$ 145mil.

Candiba: MP-BA e MPF acionam por improbidade prefeito que 'furou' fila da vacinação da Covid-19 Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

O prefeito tem 60 anos, não atua na linha de frente do combate à pandemia e não mora em uma instituição para idosos, não fazendo parte, portanto, do grupo destinado a receber as primeiras vacinas que chegaram ao estado. Na primeira remessa, foram 100 doses enviadas a Candiba, suficientes para imunizar apenas 50 dos 14 mil habitantes do município. O MPF e o MP também solicitam à Justiça que o prefeito seja condenado a pagar R$ 50 mil, a título de indenização por danos morais causados à coletividade, e fique impedido de receber a segunda dose do imunizante até que chegue a sua vez. Além disso, querem a desvinculação da imagem do gestor de todos os atos da campanha de vacinação, a obrigação do prefeito retratar-se publicamente e a apresentação do nome, qualificação e critério de cada pessoa imunizada ao final de cada etapa do processo.

Pandemia em 2021 pode ser pior do que em 2020, alerta diretor do Butantan Foto: Bryan R. Smith/AFP

A pandemia da Covid-19 pode ser pior em 2021 do que foi em 2021. O alerta é do diretor do Instituto do Butantan, Dimas Covas. De acordo com ele, para isso não ocorrer é preciso adotar medidas para reduzir os casos da doença e aumentar a compra de vacinas. As declarações foram dadas, nesta terça-feira, 19, durante transmissão fechada da XP Investimentos, destinado a clientes institucionais da XP, como bancos, gestoras e corretoras. A live faz parte de uma série de transmissões ao vivo que a corretora organiza regularmente com temas que afetam o mercado financeiro. Covas criticou a atuação do governo de Jair Bolsonaro (sem partido) no combate ao coronavírus. Segundo ele, o Ministério da Saúde não comprou doses suficientes da CoronaVac, imunizante desenvolvido pela farmacêutica chinesa Sinovac Biotech.

Brumado: Médica do Samu 192 se diz mais tranquila e defende vacinação com dados científicos Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A médica socorrista Brenda Cardoso foi a primeira profissional de saúde da equipe do Samu 192, em Brumado, a receber a vacina Coronavac, que protege contra a Covid-19. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, ela definiu que a sensação é de esperança e realização. “Esperamos por isso há praticamente 1 ano. Foram tantas lutas, tantos profissionais que vimos sofrendo tentando curar as pessoas, tantas famílias que perderam seus entes queridos. Essa vacinação vem como um respiro e uma esperança pra todo mundo”, resumiu. Cardoso fez questão de defender a ciência e a importância da imunização para deter o avanço da doença em todo mundo.  “Temos que confiar na ciência e nas evidências científicas quanto à eficácia das vacinas”, completou.

Pai acusado de maus tratos contra criança de 13 anos é preso em Caculé Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Um pai foi preso, na última terça-feira (19), acusado de maus tratos, castigo físico e ameaça contra sua filha de 13 anos, na cidade de Caculé, a 100 km de Brumado. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, a denúncia foi realizada pelo Conselho Tutelar do município. A prisão foi efetuada pela polícia militar. Ele foi preso em sua residência e conduzido para a delegacia de Guanambi, onde segue à disposição da justiça. Já a criança está sob os cuidados do conselho tutelar de Caculé.

'Não vou dizer que eu sou um excelente presidente', diz Bolsonaro Foto: Reprodução

Pressionado por críticas ao enfrentamento da pandemia da covid-19 e alvo de novos pedidos de impeachment, o presidente Jair Bolsonaro afirmou hoje, 19, que não pode dizer que é um “excelente presidente”. Ele disse, contudo, estar “cumprindo uma missão” e fez referência a gestões anteriores. “Não vou dizer que eu sou um excelente presidente. Mas tem muita gente querendo voltar o que eram os anteriores. Já reparou? É impressionante. Estão com uma saudade de uma..., disse para apoiadores nesta manhã, sem concluir a frase. A fala do presidente ocorre em meio a pressões sobre o governo federal devido à atuação no combate à pandemia da covid-19. A sobrecarga do sistema de saúde em Manaus (AM) e a falta de oxigênio em hospitais afetou a imagem do governo e do ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, que já adota tom defensivo em seus discursos. A crise em Manaus motivou partidos de oposição, que somam 119 deputados, a apresentarem novo pedido de impeachment contra Bolsonaro. Rede, PSB, PT, PCdoB e PDT pedem que o presidente seja responsabilizado política e criminalmente pela situação no Amazonas e por sua conduta de desacreditar medidas de proteção durante a pandemia. O pedido se soma a outros cerca de 60 entregues à Câmara dos Deputados desde o início do mandato de Bolsonaro. O atual presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), descartou um possível processo de impeachment neste momento.

Vereador requisita relação com os nomes dos profissionais de saúde imunizados em Brumado Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

O vereador Juvêncio Rubens de Souza Araújo (Podemos) encaminhou ofício ao secretário municipal de saúde, Cláudio Soares Feres, solicitando o quantitativo das doses da Coronavac encaminhadas ao município, bem como a relação, com nomes e locais onde prestam atendimento, dos profissionais de saúde imunizados nessa primeira etapa de vacinação. Segundo o parlamentar, a solicitação tem o objetivo de impedir que haja qualquer tipo de ilação que comprometa a credibilidade do processo. O vereador adiantou que pretender dar ampla publicidade e transparência aos dados. “Estou certo de que tudo já foi pensado e a vacinação em Brumado ocorrerá sem contratempos. Mesmo assim, não posso deixar de cobrar da Administração Municipal que o processo seja o mais transparente possível”, ponderou.

Indenizações do DPVAT passam a ser pagas pela Caixa Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Caixa assumiu em 2021 a gestão dos recursos e pagamentos das indenizações do DPVAT (Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre (DPVAT). O seguro DPVAT foi criado há quase 50 anos para indenizar cidadãos envolvidos em acidentes de trânsito, sejam eles motoristas, passageiros ou pedestres. Com a mudança de gestão, o seguro passa por alterações nos formatos de solicitações e pagamentos das indenizações. Vale lembrar, que embora o pagamento do DPVAT esteja suspenso em 2021, o seguro continua existindo. Qualquer vítima de acidente de trânsito envolvendo veículos automotores (carros, motos, ônibus e caminhões), sejam motoristas, passageiros ou pedestres, e seus beneficiários. As indenizações são pagas independentemente da apuração de culpados e do reconhecimento do veículo. São cobertos casos de morte, invalidez permanente total ou parcial, e reembolso de despesas médicas e hospitalares da rede privada por danos físicos causados pelos acidentes de trânsito.

Arquivo