Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
fechar

Operação Faroeste: Maurício Barbosa é exonerado do cargo de secretário da SSP-BA Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O Governo da Bahia publicou nesta terça-feira (15), no Diário Oficial do Estado, as exonerações de Maurício Teles Barbosa, que ocupava o cargo de secretário da Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA), e de Gabriela Caldas Rosa de Macedo, que era chefe de gabinete da pasta. As exonerações ocorrem um dia após a Polícia Federal e o Ministério Público Federal (MPF) deflagrarem uma nova etapa da Operação Faroeste, de combate a suposto esquema criminoso de venda de decisões judiciais (veja aqui). Na operação, Maurício Barbosa e Gabriela Macêdo foram alvos de mandados e afastados do cargo por decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Também foi publicada nesta terça-feira, a nomeação de Ary Pereira de Oliveira para o cargo de secretário da Secretaria da Segurança Pública (SSP). Ary Pereira é o atual subsecretário da pasta e assume o novo posto interinamente.

Livramento: Notas falsas apreendidas partiram do Rio de Janeiro vendidas em redes sociais Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Na última sexta-feira (11), um adolescente foi apreendido com notas falsas recebidas através dos Correios em Livramento de Nossa Senhora, a 68 km de Brumado (veja aqui). Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o delegado Antônio Cláudio Oliveira informou que a Polícia Federal em Vitória da Conquista acionou a unidade após averiguar a existência de um envelope suspeito na agência. “Em uma ação conjunta entre polícia civil e militar, colocamos um policial a paisana dentro da agência esperando pela pessoa que fosse o beneficiário do envelope. No total, havia mil reais em notas falsas. Foi dada voz de prisão em flagrante ao adolescente”, relatou. Na delegacia, o menor de 16 anos foi detido em flagrante e confessou que pagou R$ 200 pelas notas falsificadas. Ele responderá por ato análogo ao crime de moeda falsa. Segundo o delegado, as notas, de falsificação grosseira, vieram do Rio de Janeiro. “Existem alguns grupos de WhatsApp famosos em divulgar a venda dessas notas, além de cursos para clonagem de cartões de crédito e placas de automóveis. Já estamos de olho nesses grupos. Também passamos as informações à Polícia Federal”, completou.

Operação mira grupo que lavava dinheiro para organizações criminosas no Espírito Santo Foto: Reprodução/TV Gazeta

Uma operação deflagrada na manhã desta terça-feira (15) para desarticular uma organização criminosa com atuação interestadual e internacional cumpre mandados no Espírito Santo e em outros três estados. De acordo com as investigações, o grupo agia como “prestador de serviços” de lavagem de capitais para outras organizações criminosas e movimentou mais de R$ 800 milhões. Em território capixaba, a Operação Piànjú ocorre de forma simultânea nos municípios de Vitória, Vila Velha, Serra e Cariacica. Também há alvos em São Paulo (capital, Santos e Jaguariúna), Ceará (Fortaleza) e Alagoas (Maceió). Entre as ordens de busca e apreensão encontram-se 12 imóveis, três veículos de luxo (Porsche Panamera, Maserati Granturismo S e Mercedes Benz GLA200FF), 12 motos aquáticas e 11 embarcações.

Dom Basílio: Após primeira morte por Covid-19, prefeitura emitirá decreto com novas restrições Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A prefeitura de Dom Basílio, a 54 km de Brumado, confirmou a primeira morte em virtude do novo coronavírus. Trata-se de uma mulher portadora de comorbidades. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o prefeito Roberval de Cássia Meira (PL), popular Galego, garantiu que a prefeitura tem monitorado, fiscalizado e orientado a população com relação às medidas de prevenção e enfrentamento à doença no município. Após esse primeiro óbito, ele disse que reforçará as medidas de contenção através da emissão de um novo decreto impondo restrições no horário de funcionamento de bares, restaurantes e lanchonetes. “Seguindo as determinações do Estado e da União, seremos ainda mais rigorosos. Não teremos eventos de fim de ano, particular e público, que possa ter aglomerações. Essa segunda onda será ainda mais agressiva. Não conseguimos sozinhos, só com o apoio e contribuição da população”, salientou.

Mãe é presa após criança de 3 anos aparecer com afundamento no crânio e mordidas nas partes íntimas Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Uma mulher foi presa, nesta segunda-feira (14), acusada de torturar a filha de apenas três anos. O caso aconteceu em Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado, e a criança está internada em uma unidade de saúde com hematomas nos olhos, afundamento no crânio, lesões em todo o corpo, além de mordidas nas partes íntimas. De acordo com o Bocão News, após a prisão ser decretada pela Vara da Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, de Conquista, a mãe da menina foi capturada por equipes da 10ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin). Os investigadores ainda apuram se a criança foi vítima de violência sexual. A polícia pediu à Justiça a aplicação de medidas de proteção. A acusada deve ser levada ao sistema prisional.

Brumado: Homem que traficava drogas no Bairro Urbis II é preso em abordagem da 34ª CIPM Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

No último sábado (12), uma guarnição da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) realizava rondas pelo Bairro Urbis II, em Brumado, quando recebeu uma denúncia de que um indivíduo estaria traficando drogas na Rua Miguel Alves Moreira. Após abordagem ao suspeito, foi encontrada com o mesmo certa quantia de cocaína. Ao ser indagado sobre o local onde guardara o restante da droga, o indivíduo levou a guarnição até a sua casa, permitindo assim a entrada dos militares em sua residência, onde entregou dois tablets grandes de maconha, vinte e duas trouxinhas de cocaína e um pacote pequeno de cocaína com aproximadamente trinta gramas. O indivíduo foi conduzido à delegacia de Brumado para que as medidas cabíveis sejam tomadas.

25 homens são resgatados de trabalho análogo à escravidão em garimpos no norte da Bahia Foto: Divulgação/Sinait Bahia

Vinte e cinco homens em situação análoga à escravidão foram resgatados de cinco garimpos ilegais de ametista em Sento Sé, no norte da Bahia. A ação ocorreu entre os dias 1º e 11 de dezembro, e os responsáveis pelas mineradoras vão responder por cerca de 160 autos de infração. A ação foi feita por auditores-fiscais do Trabalho do Grupo Especial de Fiscalização Móvel (GEFM) e também contou com a participação da Defensoria Pública da União – DPU, do Ministério Público do Trabalho (MPT), da Secretaria de Justiça Direitos Humanos e Desenvolvimento Social do Estado da Bahia (SJDHDS) e da Polícia Federal (PF). Os trabalhadores realizavam atividades de perfuração e escavação de poços e galerias (espécie de escavação horizontal dentro dos poços), sem os equipamentos de proteção individuais corretos – alguns deles tinham que adquirir o material por conta própria. Máscaras para o trabalho de mineração não eram utilizadas pelos trabalhadores e nenhum deles havia recebido treinamento para trabalho em mina subterrânea. A maioria dos trabalhadores eram de outras cidades e alojados em barracas improvisadas, feitas de madeira e cobertas com lona plástica. Sem instalações sanitárias adequadas, também não havia local adequado para as refeições.

Casa fica destruída após pegar fogo no Bairro Alexandrino na cidade de Macaúbas Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Na madrugada do último sábado (12), um incêndio destruiu uma residência localizada próximo à rodoviária de Macaúbas, no Bairro Alexandrino, a 199 km de Brumado. Tudo indica que o incêndio foi criminoso, pois o vidro da porta dos fundos estava quebrado. A moradora não estava no momento do ocorrido. Ela foi chamada por vizinhos e passou mal quando viu a casa em chamas. Apesar da ajuda de todos, o fogo consumiu tudo. Em uma campanha de solidariedade, a cidade está tentando recuperar a casa da moradora. A polícia está investigando o caso.

Guanambi confirma 12ª morte por conta do novo coronavírus Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A secretaria de saúde de Guanambi, a 141 km de Brumado, confirmou na última segunda-feira (14), o 12º óbito em decorrência da Covid-19, o novo coronavírus. Segundo informou a pasta ao site Achei Sudoeste, trata-se de um idoso de 74 anos, portador de comorbidades (Hipertensão Arterial Sistêmica, diabetes e doença cardíaca). De acordo com a secretaria, ele deu entrada no Hospital Geral de Guanambi (HGG), em 12 de novembro, ficando internado com suporte de oxigênio e devido a complicações no estado de saúde, veio a óbito. Guanambi tem 1965 casos confirmados da doença, com 1837 curados e com 116 casos ativos. Até o momento, 538 pessoas estão aguardando resultados.

Acidentes e crimes bárbaros marcam as notícias mais lidas em janeiro de 2020 no Achei Sudoeste

No mês de janeiro de 2020, a matéria mais lida no site Achei Sudoeste foi sobre um trágico acidente de carro. Nele, um jovem de 20 anos perdeu a vida ao invadir a contramão e bater de frente com um caminhão (veja aqui). Em seguida, aparece outro acidente fatal: quatro pessoas morreram na BR-116, no trecho da cidade de Cândido Sales, após o carro em que estavam ser atingido por um caminhão desgovernado (veja aqui). Em terceiro lugar entre as mais lidas, a notícia que repercutiu em toda cidade de Aracatu. Duas adolescentes foram encontradas mortas em uma estrada vicinal na região do Bairro Matadouro. O crime estaria relacionado ao tráfico de drogas (veja aqui). Na sequência, aparece um crime bárbaro na cidade de Brumado: "Homem é torturado e executado com tiros na cabeça na região de Ubiraçaba". Carlito Leite da Silva foi morto na Fazenda Zé Gomes, na região de Ubiraçaba. Os algozes seriam bandidos disfarçados de policiais (veja aqui). Por último no ranking das cinco mais lidas, vem a notícia: Jovem de 23 anos é achada morta e nua em altar de igreja. O caso de feminicídio aconteceu no Distrito Federal (veja aqui).

278 pessoas seguem em tratamento da Covid-19 em Brumado

Nesta segunda-feira, 14 de dezembro, o município de Brumado registra 3394 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. O total de notificações suspeitas é de 10269. Entre os diagnósticos: 09 internações, 41 óbitos, 278 pacientes em tratamento e 3075 recuperados. No momento, 193 ainda aguardam resultado laboratorial e 5405 já foram descartados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.

BA-148: Motorista fica preso às ferragens após caminhão tombar em Rio de Contas Foto: Patrick Cassiano/Blog Regional

Um homem ficou preso às ferragens após o caminhão que ele dirigia tombar na manhã desta segunda-feira (14), na BA-148, no Distrito de Marcolino Moura, em Rio de Contas, a 78 km de Brumado. Não há detalhes do que teria provocado o acidente, mas através de imagens foi possível notar que o veículo de carga que transportava produtos de limpeza ficou completamente destruído. De acordo com o Blog Regional, transeuntes conseguiram retirar o motorista com vida das ferragens utilizando ferramentas de uma empresa que está realizando manutenção na BA-148. Após a retirada, o homem foi socorrido por equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e encaminhado para o Hospital de Rio de Contas. Em seguida, foi transferido para uma unidade hospitalar em Vitória da Conquista. O acidente aconteceu em um local conhecido como curva da morte, próximo ao Distrito de Marcolino Moura. A carga que era transportada pelo veículo ficou espalhada no local. Policiais da 46ª CIPM foram acionados e atuaram na ocorrência.

Valor do IPVA 2021 na Bahia terá redução de até 5% Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O valor do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) será reduzido na Bahia, em 2021, em até 5%, segundo informações divulgadas nesta segunda-feira (14) pela Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz). Segundo o órgão, a redução de 5% vale para os carros de passeio. No caso dos utilitários, o valor do IPVA terá queda de 4,7%, ônibus e micro-ônibus terão desconto de 2,7%, caminhões irão pagar menos 1,8% e, para as motos, a queda é de 1,7%. A redução média é de 3,2%. Os contribuintes têm até 10 de fevereiro para pagar o imposto com desconto de 10%, em cota única. Existe ainda a opção de pagamento com 5% de desconto para quem fizer a quitação do valor integral do imposto no dia do vencimento da primeira das três cotas do parcelamento padrão do imposto, data que varia de acordo com o número final da placa do veículo. Com as reduções, os contribuintes baianos vão pagar em 2021, em média, cerca de 3,2% a menos no valor do IPVA. A portaria determinando os descontos será publicada na edição de terça-feira (15) do Diário Oficial do Estado.

Brumado: Escola Miguel Mirante é premiada no projeto 'Criativos da Escola 2020' Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Em Brumado, a Escola Municipal em Tempo Integral Miguel Mirante foi premiada nacionalmente no projeto “Criativos da Escola 2020”, de iniciativa do Instituto Alana. Trata-se de um movimento que valoriza e estimula a transformação da sociedade através das crianças e adolescentes. A unidade foi contemplada com o projeto “A invisibilidade da mulher no Alto Sertão da Bahia”, elaborado por três alunos do nono ano: Marcela Alves, Sabrina Novais e Weslei Lima. O orientador foi o professor Cremilton Santana. A ideia do projeto surgiu no cenário das eleições municipais de 2020, no contexto do Alto Sertão da Bahia, pois os alunos notaram grande desigualdade na disputa eleitoral entre homens e mulheres na região.

Faroeste: STJ manda prender desembargadoras e secretário de segurança pública da Bahia é afastado Foto: Mauro Anchieta/TV Bahia

Duas desembargadoras do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) foram alvo de mandados de prisão temporária da operação Faroeste, deflagrada pela Polícia Federal na manhã desta segunda-feira (14), contra um suposto esquema criminoso de venda de decisões judiciais. Outros alvos da operação foram o secretário de Segurança Pública (SSP) da Bahia, Maurício Barbosa, e a delegada chefe de gabinete da pasta, Gabriela Caldas Rosa de Macêdo. De acordo com o G1, ambos foram afastados do cargo por decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ). O subsecretário da SSP, Ary Pereira de Oliveira, assumiu a pasta. A investigação aponta a existência de um suposto esquema de venda de decisões judiciais por juízes e desembargadores da Bahia, com a participação de membros de outros poderes, que operavam a blindagem institucional da fraude. O esquema, segundo a denúncia, consistia na legalização de terras griladas no Oeste do estado. A organização criminosa investigada contava ainda com laranjas e empresas para dissimular os benefícios obtidos ilicitamente. Há suspeitas de que a área objeto de grilagem supere os 360 mil hectares e de que o grupo envolvido na dinâmica ilícita tenha movimentado cifras bilionárias.

Estudantes de Rio do Antônio e Caetité são premiados na 6ª edição do Prêmio Criativos da Escola Foto: Divulgação/SEC

Estudantes da rede estadual de ensino de Salvador, Rio do Antônio, Amargosa e Caetité foram premiados na 6ª edição do Criativos da Escola. Esta é uma iniciativa do Instituto Alana juntamente com o movimento global Design for Change, para reconhecer projetos desenvolvidos por crianças e jovens que impactam positivamente nas suas escolas ou nas comunidades onde vivem. Foram selecionados 50 grupos de todo o país. O secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, falou sobre a conquista dos estudantes. “É uma alegria muito grande ver o protagonismo dos nossos estudantes, esta capacidade criativa e, mais ainda, perceber o desenvolvimento socioemocional de cada um que se importou com o outro, exercitou a solidariedade e a cidadania, por meio do engajamento em projetos como estes”, afirmou. Nesta edição adaptada à pandemia do novo Coronavírus, o Criativos da Escola lançou uma Jornada Criativa para acompanhar e auxiliar crianças e adolescentes a desenvolverem projetos de transformação, que consistem em planos de ação. Com o plano de ação “Mentes Brilhantes”, o grupo de estudantes do Colégio Estadual Bolivar Santana, localizado em Salvador, foi vencedor na categoria “Educação”. O projeto visa realizar a inclusão da escola com a comunidade, permitindo a mobilização social e comunitária para o desenvolvimento de jovens talentos. Para o estudante Davi Souza, 16, 2º ano do Ensino Médio, o prêmio é uma conquista de toda a comunidade. “A importância do prêmio está ligada às nossas origens na escola pública e nas comunidades periféricas de onde cada um de nós viemos. Estamos oportunizando aos nossos colegas e jovens das comunidades perto da escola, uma possibilidade de futuro longe dos perigos que a vida no crime oferece, pois a educação e a esperança nos salvaram”, revelou.

Governo da Bahia lança Protocolo de Feminicídio para reforçar investigação

O Governo da Bahia lançou o Protocolo do Feminicídio, documento que traz orientações, diretrizes e linhas de atuação para melhorar todo o processo judicial e de investigação desse tipo de crime. De acordo com a secretária de políticas para mulheres da Bahia, Julieta Palmeira, explicou que se trata de diretrizes da Organização das Nações Unidas (ONU) para aplicação na Bahia. “O protocolo vai padronizar os diversos procedimentos entre os vários órgãos responsáveis pela investigação e aplicação da justiça nos casos de mortes violentas de mulheres motivadas por razões de gênero”, acrescentou. 

Homem de 30 anos é a quarta morte em decorrência da Covid-19 em Igaporã

No último sábado (12), a prefeitura de Igaporã, a 149 km de Brumado, confirmou a quarta morte em decorrência do novo coronavírus na cidade. Trata-se de um homem de 30 anos que era obeso. O paciente deu entrada no Hospital Municipal José Olinto Cotrim Fernandes, no dia 27 de novembro, sendo transferido no dia 29 para uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC). Seu quadro de saúde se agravou nos últimos dias e ele não resistiu. A última morte de Covid-19 no município ocorreu em 31 de julho de 2020 (veja aqui).

Cético, prefeito de Brumado aponta muitos holofotes ao coronavírus enquanto o país padece outros desmandos na política Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o prefeito de Brumado, Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), disse que está muito mais preocupado com os desmandos na política no país do que com a pandemia. “Fala-se pandemia, mas também podemos chamar de panaceia, enrolação, politização. Há vários nomes pra isso”, criticou. O prefeito afirmou que é realista, tendo em vista que há no país muito mais gente morrendo de outras enfermidades ou mesmo de fome comparado ao coronavírus. “Por que não distribuem cesta básica, camisinha, ao invés de máscara?”, argumentou.

Alemanha fecha comércio e escolas até 10 de janeiro para frear 2ª onda de Covid-19 Foto: Odd Andersen/AFP

A Alemanha vai fechar o comércio e as escolas entre os dias 16 de dezembro e 10 de janeiro para conter a propagação da Covid-19 no país, anunciou a chanceler Angela Merkel neste domingo (13). Apenas serviços essenciais, como supermercados, farmácias e bancos, poderão funcionar no período. De acordo com o G1, as empresas estão orientadas a dispensar os funcionários ou a priorizar o home office. O governo alemão também proibiu o consumo de bebidas alcóolicas em locais públicos. O país está em “lockdown” parcial há seis semanas, com bares e restaurantes fechados, mas lojas e escolas abertas. Com o aumento das infecções, algumas regiões da Alemanha já haviam imposto medidas de restrição mais rígidas. A preocupação com a segunda onda de casos cresce com a aproximação do Natal. O número diário de novos registros e óbitos atingiu na última semana o maior patamar desde o início da pandemia. Somente nas últimas 24 horas, segundo o governo da Alemanha, foram 381 mortes, elevando o total para 21.787. Houve ainda 20.200 novos casos confirmados, somando 1.320.716 registros.

Brumado: Prefeitura e Embasa retomam manutenção em esgoto que gerava transtorno na Vila Presidente Vargas Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Após as inúmeras reclamações dos moradores da Rua Saldino Lopes, na Vila Presidente Vargas, em Brumado, técnicos da Embasa e da prefeitura retomaram as obras de manutenção do esgoto na via (veja aqui). Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o morador Jair Araújo relatou que até o prefeito esteve no local na manhã desta sexta-feira (11), fazendo uma vistoria na região. Segundo ele, o esgoto já foi desentupido e a Embasa providenciou uma mangueira para abastecimento das residências, visto que os canos haviam sido contaminados. “Estão mexendo com a escavação e a tubulação. Só temos a agradecer à equipe do Achei Sudoeste por terem divulgado o caso”, afirmou. 

Abasteça no JF Auto Posto II e concorra a prêmios em Brumado

O JF Auto Posto II, localizado na Rua Antônio Francisco da Silva, no Bairro Santa Tereza, em Brumado, está com uma super promoção com show de prêmios. Além de você abastecer o veículo com combustível da melhor qualidade e com o melhor preço da cidade, ainda vai concorrer a prêmios. É isso mesmo, todo sábado, o JF Auto Posto II vai sortear diversos brindes para seus clientes. No abastecimento de qualquer combustível acima de R$ 30,00, no JF Auto Posto II, solicite o seu cupom e participe da promoção.

Homem é morto a pauladas na Fazenda Rodeador, zona rural de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Brumado registrou mais um homicídio na noite do último domingo (13), na Fazenda Rodeador, zona rural da cidade. De acordo com o Centro Integrado de Comunicações (Cicom), Edmundo Miranda de Souza, foi encontrado com afundamento no crânio, morto com pancadas ou pauladas. O óbito foi detectado pela equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que posteriormente acionou a polícia militar. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) realizou a perícia no local. O corpo de Edmundo foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) em Brumado. A polícia civil investiga o caso.

Conect Sol é a solução para economia nas suas contas de energia

A empresa de engenharia e consultoria Conect Sol trabalha com projetos, estrutural e elétrico, para instalação de energia solar. A mudança garante uma grande economia no valor das contas de energia. Entre agora mesmo em contato com os representantes da empresa para saber mais sobre os benefícios da energia solar e encomendar um orçamento. Os telefones são: (77) 99907-9149 (suporte técnico) ou (71) 99402-1024 (comercial).

Arquivo