Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
fechar

Brumado confirma 30 novos casos de Covid-19 nas últimas 24h

Neste domingo, 06 de dezembro, o município de Brumado registra 3190 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. O total de notificações suspeitas é de 9706. Entre os diagnósticos: 03 internações, 40 óbitos, 274 pacientes em tratamento e 2876 recuperados. No momento, 181 ainda aguardam resultado laboratorial e 5240 já foram descartados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.

Banco Santander abre agência na cidade de Brumado Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

O banco Santander inaugurou, na última quarta-feira (02), sua agência em Brumado, um polo natural de atração de população de municípios vizinhos por suas características próprias. Uma economia baseada na mineração, particularmente de magnesita e talco, e no comércio, que transformaram a cidade em uma das melhores do estado para se viver. A população do município e região já pode realizar suas transações bancárias no endereço localizado na Avenida Dr. Antônio Mourão Rodrigues, 92, Centro. A agência adotará todos os protocolos sanitários necessários para preservar a saúde de seus clientes e funcionários nesse momento de pandemia de Covid-19. Das 9h às 10h, atenderá preferencialmente idosos, gestantes e portadores de deficiência e, até às 15h, os demais públicos. Também haverá o escalonamento de acesso de clientes. Isso para garantir uma distância mínima de um metro entre todos. Além disso, será obrigatório o uso de máscara e álcool gel nas dependências da unidade.

Banco Santander abre agência na cidade de Brumado Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Com o novo espaço, o Banco soma 69 agências na Bahia, sendo 33 em Salvador. A agência de Brumado conta com uma equipe de cinco pessoas, que possuem conhecimento sobre o mercado e das excelentes oportunidades locais. No local serão ofertados produtos e serviços bancários desde os mais simples - como abertura de conta, pagamentos, saques e depósitos – até os mais estruturados – como operações de créditos e investimentos para pessoas físicas e jurídicas.

Tabletes de maconha são encontrados enterrados embaixo de árvore em Luís Eduardo Magalhães Foto: Divulgação/SSP-BA

Três tabletes de maconha foram encontrados enterrados embaixo de uma árvore em uma chácara em Luís Eduardo Magalhães, cidade no oeste da Bahia, na sexta-feira (4). Segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA), as equipes 85ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) foram averiguar uma denúncia anônima e, chegando na Praça do Otomar Schwender, no bairro Mimoso I, flagraram um homem com certa quantidade de drogas. Após questionamentos dos polícias, o suspeito, de identidade não revelada, confessou ter escondido três embalagens de entorpecentes na chácara onde trabalha. Com a autorização do proprietário do local, os PMs cavaram o espaço e encontraram as drogas. A SSP-BA informou que o material e o indivíduo foram apresentados na delegacia da cidade. Não há informações se ele foi preso.

Livramento de Nossa Senhora: PM apreende armas e 30 kg de explosivo granulado em garimpo clandestino Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Em uma operação realizada na tarde do último sábado (05), na cidade de Livramento de Nossa Senhora, a 68 km de Brumado, a polícia militar, apreendeu 3 armas de fogo e 30 kg de explosivo granulado, na comunidade de Comunidade de Lagoa das Canas. Segundo informou a 46ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) ao site Achei Sudoeste, uma denúncia de agressão na referida localidade fez a guarnição do Pelotão de Emprego Tático Operacional (Peto) encontrar o material apreendido. Os policiais militares chegaram ao local e foram informados pela vítima, de 42 anos e seus familiares, os possíveis agressores se encontravam em um garimpo, contudo os mesmos não foram identificados como os possíveis perpetradores da violência física. De acordo com a polícia, foram encontrados em posse dos mesmos indivíduos duas espingardas cal. .32, uma espingarda cal. .16, 30 kg de explosivo granulado, 50 metros de cordel para detonação e uma bateria de 150 ah. Três homens foram presos e apresentados na Delegacia Territorial de Livramento de Nossa Senhora. Ainda de acordo com a polícia, na delegacia, a vítima das agressões físicas reconheceu um dos indivíduos conduzidos como um dos seus agressores. A 46ª CIPM informou que o garimpo é clandestino, pois não foi apresentada documentação de autorização ambiental e nem de funcionamento.

Eleições 2020: TRE-BA mantém aplicação de multa por divulgação de pesquisa fraudulenta em Brumado

O desembargador Roberto Maynard Frank, do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), manteve a aplicação de multa no valor de R$ 53.205,00, por condenada, para as empresas Opinião Pesquisas e Brumado Urgente, por divulgação de pesquisa fraudulenta no município de Brumado, durante as eleições 2020. Frank manteve a decisão do juiz Genivaldo Alves Guimarães, da 90ª Zona Eleitoral (veja aqui). De acordo com a decisão do TRE-BA, verificada a presença dos pressupostos de admissibilidade, admite-se o recurso, passando a examinar seu mérito. Segundo Roberto, ao assim fazê-lo, tenho que a sentença há de ser confirmada. Para Maynard, o cerne da discussão em mesa reside no cumprimento tempestivo pelos recorrentes dos requisitos determinados pelo art. 33 da Lei n. 9.504/97, e sua caracterização em registro de pesquisa não efetuado, bem assim a tipificação de pesquisa fraudulenta. Segundo o desembargador, especificamente, no presente caso, há de se observar as regras esculpidas na Resolução TSE n.º 23.600/2019, no seu art. 2º, §7º, inc. I, que  delimitam a temporalidade de complementação dos dados da pesquisa, no que se referem aos bairros abrangidos ou, na ausência de delimitação do bairro, à área em que foi realizada, sob pena de ser a pesquisa considerada como não registrada. O magistrado ainda asseverou que quanto à tipificação da fraude, o Magistrado Zonal se fez valer da hipótese inserta no inc. II, art. 171 do Código Civil, sem adentrar no momento na esfera criminal, como alegado pelas recorrentes, não existindo, portanto, razão para reforma, quanto a este item. “Sendo assim, à vista de todo o exposto, nego provimento ao recurso para manter a sentença hostilizada, com a consequente manutenção da aplicação da multa arbitrada pelo Juízo de Primeiro Grau”, sentenciou.

Brumado registra apenas um novo caso de coronavírus nas últimas 24h

Neste sábado, 05 de dezembro, o município de Brumado registra 3160 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. O total de notificações suspeitas é de 9706. Entre os diagnósticos: 03 internações, 40 óbitos, 244 pacientes em tratamento e 2876 recuperados. No momento, 229 ainda aguardam resultado laboratorial e 5240 já foram descartados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.

Estudantes baianos desenvolvem mochila com tecido capaz de eliminar Covid-19 Foto: Reprodução/TV Subaé

Alunos da Escola Sesi, do campus José Carvalho, em Feira de Santana, no interior baiano, desenvolveram uma mochila com material capaz de eliminar o novo coronavírus. O projeto deles está concorrendo a um prêmio nacional da instituição. A chamada “mochila anti-covid” tem um material pensado para evitar a contaminação. O projeto utiliza tecido de íons de prata revestido com material externo e interno eliminando todo e qualquer tipo de vírus. Esse tecido é semelhante a um desenvolvido em São Paulo, em junho deste ano. A tecnologia do tecido impede que, mesmo que a mochila fique em um local contaminado, ela não propague o novo coronavírus. A mochila foi criada pelos estudantes Micael Oliveira, Matheus Rosa, Robert Viana e Pauline Menezes, com a supervisão do professor José Augusto. “Os materiais escolares são muito propensos à contaminação porque estão em contato direto com as pessoas. A mochila seria muito complicada de lavar todo dia, sempre que o aluno voltasse do colégio. Então, pensamos em propor uma solução para a mochila. Através de pesquisas, encontramos o tecido que ele ativa contra o coronavírus”, explicou Matheus. O projeto foi desenvolvido a partir de um desafio relâmpago do Sesi, em meio à discussão da retomada de aulas presenciais de forma segura, como contou Micael. “A equipe se reuniu remotamente para poder analisar as variáveis que eram propícias à contaminação no ambiente escolar. Uma delas era a mochila, que é propícia a contaminar em vários locais, visto que a mochila é levada para onde o estudante vai”, disse Micael. Ao todo foram 120 equipes inscritas no desafio relâmpago do Sesi. A mochila anti-covid foi selecionada entre os projetos e está entre os 18 finalistas do desafio. O resultado sai no dia 16 de dezembro.

Tremedal: Menina de cinco anos morre após ser picada por escorpião Foto: Arquivo pessoal

Uma menina de cinco anos morreu após ser picada por um escorpião, na zona rural de Tremedal, no sudoeste da Bahia. Bianca Oliveira Silva chegou a ser socorrida para o Hospital Municipal Adelmário Pinheiro, depois foi transferida para o Hospital de Base em Vitória da Conquista, mas não resistiu. A prima da menina, Natalice Pereira de Amorim, que trabalha como agente de saúde em Tremedal, contou que o acidente aconteceu por volta de 22h da terça-feira (1º), quando a mãe da criança, Fernanda Oliveira Silva, estava preparando a menina para dormir. O escorpião picou a criança e depois a mãe. “A criança dormia numa cama no mesmo quarto que os pais. Na hora de dormir, ela começou a reclamar que estava com dor de barriga. Quando levava a menina para o banheiro, a mãe sentiu uma leve picada e percebeu um escorpião. Foi quando viu que Bianca estava com duas picadas, uma na barriga e outra na mão”, conta. Logo em seguida, a família foi ao Hospital Municipal Adelmário Pinheiro, em Tremedal. Lá, a criança foi atendida, mas o quadro não se estabilizou e Bianca teve que ser transferida para Hospital de Base, em Vitória da Conquista, onde não resistiu e morreu na quarta-feira (2). “Bianca era filha única do casal. Era uma menina muito esperta para a idade dela. Os pais estão arrasados com a perda”, lamentou Natalice. O sepultamento de Bianca aconteceu na zona rural de Tremedal, na quarta-feira (2).

Malhada de Pedras: Morre o ex-prefeito Leobino Guimarães aos 104 anos Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

O município de Malhada de Pedras, a 39 km de Brumado, está em luto pelo falecimento de Leobino Guimarães, aos 104 anos, ocorrido na última sexta-feira (04). Segundo apurou o site Achei Sudoeste, durante sua vida, Leobino prestou diversos serviços gratuitos à população como assistente social exclusivo, parteiro e, de 1952 até 1982, trabalhou como dentista. Em 1958, com 260 votos, Leobino Guimarães foi eleito vereador de Brumado – na época, Malhada de Pedras ainda não tinha se emancipado. Leobino Guimarães foi prefeito da cidade por dois mandatos (1973-1976 e 1983-1988). Na primeira gestão, destaque para a implantação da energia elétrica no município. No segundo mandato, foi a vez da instalação do telefone, da agência do Banco do Estado da Bahia (Baneb), que veio a ser inaugurada em 1993, e da pavimentação em paralelepípedo da cidade. Na área da educação, Leobino Guimarães foi o responsável pela construção das Escolas Municipais Rui Barbosa, Raios de Sol (antigo Colégio Estadual), Jeferson Pereira dos Santos, localizadas na cidade, e dos prédios escolares das localidades rurais de Lagoa Comprida, Lagoa do Rosário, Impoeira, Lagoa do Morro, Lagoa do Tamburil, Periperi, Capinal, Sapé, Caatinga Grande, Poço Dantas, Campo Largo, Três Lagoas, Lagoa da Vereda, Tanque da Onça, Pedra Branca e Cachoeirinha. Leobino também participou das construções de uma área de lazer com Quadra Poliesportiva, do Parque Infantil, da Torre Repetidora de Imagem de TV/Sede, da Extensão de Rede Elétrica na cidade, de várias barragens de terra, do primeiro sistema de água encanada da cidade, das barragens de cimento sobre o Rio do Antônio, do Posto Médico de Periperi, das Pontes Euclides Dutra, do Riacho da Caveira e da Cachoeirinha, além da perfuração e instalação de poços artesianos pelo município e da aquisição de caminhões e de veículos para gabinete e para transporte de doentes.

Brumado: Agência da Caixa abre hoje para pagamento de auxílio emergencial Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Sessenta agências da Caixa Econômica Federal, na Bahia, dentre elas a de Brumado, vão abrir, neste sábado (5), para pagamento do auxílio emergencial e do auxílio emergencial extensão. O atendimento será das 8h às 12h. O pagamento de sábado é destinado a beneficiários nascidos em novembro e dezembro. Em todo o país, a Caixa vai abrir 755. A previsão é que 7 milhões de pessoas recebam o auxílio nessa etapa. Ao todo, foram creditados R$ 5,6 bilhões para esse público. Segundo a Caixa, desse total, R$ 2,4 bilhões são referentes às parcelas do auxílio emergencial e o restante, R$ 3,2 bilhões, às parcelas do auxílio emergencial extensão. A Caixa informou que todas as pessoas que procurarem atendimento durante o funcionamento das agências serão atendidas, e que não é necessário chegar antes do horário de abertura da agência.

243 pacientes estão em tratamento da Covid-19 em Brumado

Nesta sexta-feira, 04 de dezembro, o município de Brumado registra 3159 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. O total de notificações suspeitas é de 9706. Entre os diagnósticos: 04 internações, 40 óbitos, 243 pacientes em tratamento e 2876 recuperados. No momento, 231 ainda aguardam resultado laboratorial e 5240 já foram descartados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.

Capitão Barcellos é o novo coordenador do Cicom em Brumado Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

O Capitão Felipe Roberto Barcellos de Brito foi nomeado para o cargo de Coordenador III, símbolo DAI-4, da Superintendência de Telecomunicações, dos Centros Regionais Integrados de Comunicação (Cicom), em Brumado. A nomeação do capitão foi publicada nesta sexta-feira (04), no Diário Oficial da Bahia. Anteriormente, o Cicom era coordenado pela Major Leila Gonçalves, que foi nomeada comandante da Polícia Rodoviária Estadual (PRE), em Brumado.

Operação combate crimes de violência contra idosos em todo país Foto: Divulgação/PCDF

O Ministério da Justiça e Segurança Pública e as polícias civis de todo o país deflagraram, nesta sexta-feira (4), a operação Vetus, de combate a crimes de violência contra idosos. A ação ocorreu nos 26 estados e no Distrito Federal. De acordo com o Ministério da Justiça, a força-tarefa investiga o aumento de casos de maus-tratos contra idosos durante a pandemia do novo coronavírus. Até o início da tarde, 31 pessoas haviam sido presas em flagrante nesta sexta. De acordo com o G1, desde 1º de outubro, quando a investigação começou, 476 pessoas foram detidas. Segundo dados do Disque 100, que recebe denúncias de violações de direitos humanos, foram registradas mais de 62 mil denúncias de crimes contra idosos até setembro de 2020. No mesmo período, em 2019, foram cerca de 36 mil. Segundo a Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos, o número subiu mais de 80% depois que a pandemia da Covid-19 começou. Nesta sexta-feira, os policiais foram as ruas para apurar as denúncias. Além da abertura de investigações e prisões, eles também encaminharam vítimas para abrigos. Segundo o Ministério da Justiça, os principais crimes apurados são agressões e crimes patrimoniais. De acordo com o Estatuto do Idoso, colocar em risco a integridade e saúde física ou psíquica do idoso é crime e tem pena de detenção de 2 meses a 1 ano e multa. Se o fato resultar em lesão corporal, a pena pode ser aumentada para 1 a 4 anos.

Covid-19: SAC em Guanambi permanece fechado para processo de descontaminação, diz Saeb Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Secretaria da Administração do Estado (Saeb) informou em nota enviada ao site Achei Sudoeste, que o SAC de Guanambi, a 141 km de Brumado, interrompeu as atividades entre quarta (2) e sexta-feira (4) para passar por um processo de descontaminação, ação que é realizada periodicamente em todas as unidades da Rede SAC, na capital e no interior do Estado, desde o início da pandemia. De acordo com a Saeb, na unidade, sete colaboradores testaram positivo recentemente para o novo coronavírus, e o exame de outros colaboradores ainda aguarda conclusão, o que vai ocorrer ainda na próxima semana (veja aqui). Na segunda-feira (7), como forma de preservar os colaboradores e a população do município e da região, o posto permanecerá fechado para avaliação, junto à Secretaria de Saúde do município, da reabertura da unidade. Além do trabalho de descontaminação, a Rede SAC já vem adotando medidas de segurança, desde o início da pandemia, visando o bem estar de colaboradores e cidadãos. Todos os postos SAC possuem dispenses com álcool em gel, reforço na higienização das dependências e dos móveis, e reorganização do espaço de espera para promover o distanciamento e controle da quantidade de agendamentos, reduzindo o número de pessoas no ambiente, como determina o Decreto Estadual 19.529/20.

Após denúncia anônima, quase 100 quilos de maconha são apreendidas em imóvel em Teixeira de Freitas Foto: Divulgação/SSP-BA

Quase 100 quilos de maconha foram apreendidos dentro de um imóvel em Teixeira de Freitas, no extremo sul da Bahia. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA), a apreensão foi feita após denúncia anônima. Segundo a polícia, foram achados pouco mais de 98 quilos de maconha divididos em 69 tabletes pelas equipes da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Mata Altântica, na quinta-feira (3). Ainda segundo a SSP, as equipes receberam uma denúncia no número WhatsApp do Disque-Denúncia da unidade informando sobre o carregamento de droga em um imóvel. Com o endereço informado, a polícia foi até o local e flagrou dois homens com o material e a quantia de R$ 2.761,20. Todo o material e os suspeitos foram apresentados na Delegacia Territorial do município.

Brumado: Polícia apreende drogas e celulares em casa abandonada Foto: Divulgação/PM

Por volta das 18h30 desta quinta-feira (03), a guarnição do Pelotão de Emprego Tático Operacional foi interpelada por populares informando que na Rua Anita Garibaldi, no Bairro Malhada Branca, uma casa abandonada estaria sendo usada por traficantes para cultivo e embalagem de entorpecentes. A guarnição deslocou-se até o endereço e começou incursionar na edificação, momento em que percebeu homens pulando os muros das casas vizinhas para fugir do local. Os mesmos deixaram para trás documentos pessoais, um celular e duas porções de substância análogas à maconha. A guarnição tentou capturar os mesmos, porém não logrou êxito. Durante busca no interior da residência, foram encontradas diversas embalagens para acondicionar entorpecentes e um pé de maconha plantado no local. Nessas circunstâncias, o material apreendido foi apresentado na Delegacia Territorial de Polícia de Brumado.

Governo federal cobrará devolução de auxílio de 2,6 milhões de pessoas Foto: Reprodução/DCI

O governo federal deve enviar, ainda este mês, mensagens de celular a 2,6 milhões de pessoas que receberam auxílio emergencial sem ter direito ao benefício. O objetivo é pedir que esses beneficiários cumpram os trâmites para devolver o dinheiro aos cofres públicos. O Ministério da Cidadania, gestor do auxílio, estima que o governo poderia reaver R$ 1,57 bilhão se cada um desses beneficiários acionados devolvesse, ao menos, uma parcela de R$ 600. Os valores constam em um ofício obtido pela TV Globo. Ao todo, o ministério prevê o envio de 4,8 milhões de mensagens de celular “considerando a possibilidade de precisarmos enviar uma mensagem de reforço para o público que não proceder com a devolução após o recebimento da 1ª SMS”. A TV pediu informações adicionais ao Ministério da Cidadania e aguarda retorno. O Ministério da Economia confirmou que as mensagens serão enviadas a partir do próximo fim de semana, porque a pasta ainda aguarda a lista de contatos telefônicos. Os envios devem custar R$ 162 mil ao governo. Em novembro, o governo divulgou que a lista de beneficiários irregulares incluía pessoas com rendimentos acima do limite, com cargos eletivos, militares, servidores públicos, ou mesmo CPFs com alguma irregularidade. Quem recebe o benefício indevidamente, sem se enquadrar nos critérios do governo, pode responder criminalmente pela infração. A medida está prevista no art. 2º da Lei n.º 13.982/2020, segundo o Ministério da Cidadania.

Brumadense Alípio Jr. representará o Brasil no Sul-Americano de Fisiculturismo disputado em São Paulo Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O atleta brumadense Alípio Jr. representará o Brasil durante o Campeonato Sul-Americano de Fisiculturismo, que acontece neste final de semana, em São Paulo. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, ele pontuou que é uma vitória representar o país ao lado de atletas de alto nível, especialmente em um ano tão difícil em virtude da pandemia. “É uma emoção muito grande. Estamos seguros, preparados, fortes e vamos chegar com o nosso melhor”, garantiu. O atleta disse que, juntamente com o seu treinador, preparou o físico da melhor forma possível para a competição. “Melhor do que isso não conseguiríamos fazer. Consegui superar meus próprios limites, estou satisfeito. Minha expectativa é chegar entre os 3”, declarou. No ano passado, Alípio foi vice-campeão em fisiculturismo no Peru.

Brumado: MP cobra solução de captação irregular de água no Distrito de Cristalândia Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em medida divulgada nesta quinta-feira (03), a primeira promotoria de Brumado cobrou a identificação de propriedades rurais acusadas de captação irregular de água no Rio de Contas. Um inquérito, iniciado em 2017, apura a conduta irregular, motivo da falta de abastecimento no distrito de Cristalândia, em Brumado. O fato veio a público após uma vereadora do município ter apontado o desabastecimento continuado no distrito. Um ano depois, em 2018, um relatório feito pela secretaria de meio ambiente local identificou diversos motores elétricos ao longo do Rio de Contas. Os equipamentos serviriam à irrigação irregular de plantio comercial de frutas. O relatório também informou que a captação irregular era estimulada por não haver solicitação de licenciamento ou outorga ambiental para plantio à margem do rio. Além de endereçar pedido à secretaria de meio ambiente de Brumado, o promotor Millen Castro também cobrou ações do Inema [Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos]. Ele pediu que o instituto intervenha no caso, fazendo com que as propriedades interrompam a captação irregular.

'Não comprem ingresso de festa porque vai perder o dinheiro', diz Rui Costa sobre réveillon Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Com a chegada do final do ano, a possibilidade de festas e aglomerações aumenta, o que é perigoso em tempos de covid-19. O governador Rui Costa afirmou nesta quinta-feira (2) que o governo fará um “monitoramento rigoroso” até nas redes sociais para flagrar estabelecimentos que façam festas nesse período. “Não será permitida nenhuma festa de final de ano em dezembro. Vamos fazer um monitoramento rigoroso inclusive em redes sociais para que qualquer estabelecimento que esteja fazendo festa seja fiscalizado e até interditado pela polícia se desrespeitar as regras e fazer festas no Réveillon. Isso não será permitido e a polícia atuará preventivamente”, alertou Rui. Ele disse que a “vida humana é mais importante que o faturamento da festa”. “É melhor ficar sem as festas do fim de ano do que ficar sem emprego, já que uma maior contaminação por causa disso pode ocorrer restrições no comércio e em estabelecimentos. Para os baianos, eu digo que não comprem ingresso de festa porque vai perder o dinheiro e a festa não vai acontecer”, diz. O monitoramento já está sendo feito para tentar verificar a organização de possíveis festas. “Já estamos cientes de algumas festas anunciadas que serão monitoradas, notificadas e, se insistirem em fazer, interrompidas”, garantiu.

Caravana Natal da Esperança e cartas para o Papai Noel movimentam campanha da CDL em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Caravana Natal da Esperança, campanha realizada pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Brumado neste ano em virtude da pandemia, foi lançada na última terça-feira (01). Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Fernando Coelho disse que a caravana é uma oportunidade de as crianças entregarem as cartinhas ao Papai Noel, tradição durante o período. “As pessoas sempre trouxeram para Casa do Papai Noel os pedidos dos filhos e das crianças da família. Era carta da cidade inteira. Sempre têm as almas bondosas que atendem vários pedidos para fazer a alegria da criançada mais carente. A gente espera que neste ano seja esse mesmo sucesso”, afirmou. Coelho acredita que, neste ano, o volume de pessoas que vão querer apadrinhar as crianças mais carentes será ainda maior, em razão do período difícil que estamos vivendo com a pandemia. “Será um consolo para as famílias brumadenses”, frisou. A próxima caravana acontece no dia 8 de dezembro, saindo às 18h do Ginásio de Esportes.

Conquista: Polícia registra em média 30 casos de estelionato por mês em venda de carro Foto: Reprodução/A Crítica

Uma média de 30 casos de estelionatos por mês tem sido registrada em Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado. A informação é da Delegacia de Furtos e Roubos do município. Segundo o delegado Nei Franco, é preciso ficar atento e evitar fazer transferência bancária sem ter certeza de que o negócio é seguro. Conforme a TV Sudoeste, casos como vendas de carros têm ocorrido várias vezes. Um empresário, que preferiu não se identificar, relatou que quase caiu no golpe após conversa com um estelionatário. O golpista propôs a transferência do veículo antes do pagamento. No começo da conversa, o diálogo tinha sido normal, com o homem dando ideia de interesse no carro, com perguntas sobre o estado do veículo, quilometragem, entre outras questões específicas. Depois, o homem teria feito um pedido inesperado. O acusado conta que havia reatado uma sociedade com outra pessoa, e que tinha uma dívida a ser sanada com essa terceira pessoa. Ele pede que o empresário venda o carro a ele por um valor, para ele “vender” por um preço maior ao tal sócio. E o golpe fica mais próximo de ocorrer.

Polícia Civil de Brumado e mais 38 municípios baianos recebem novas viaturas Foto: Fernando Vivas/GOVBA

O investimento do Governo do Estado na área da Segurança Pública resultou em um novo incremento na frota de viaturas da Polícia Civil. Na quinta-feira (3), no pátio da Secretaria de Segurança Pública (SSP), o governador Rui Costa (PT) entregou 60 veículos que serão utilizados pelos policiais civis distribuídos entre 39 municípios baianos. Esta é a primeira entrega de um lote de 284 viaturas adquiridas pela gestão estadual e que representa um investimento de R$ 14,5 milhões. Com nova padronização na cor preta, seguindo norma nacional, as novas viaturas foram entregues na data que marca as celebrações pelo dia do delegado, comemorado em 3 de dezembro. “Primeiramente, quero agradecer aos policiais pelo empenho e dedicação ao trabalho realizado na Bahia. Eu gostaria de estar governando em um momento de crescimento econômico, mas, mesmo com todos os desafios, estamos superando as dificuldades e garantindo um investimento significativo na área da Segurança Pública, equipando e reestruturando as unidades físicas das Polícias, entregando novas viaturas e oferecendo mais qualidade ao trabalho dos policiais. Tudo isso reflete no reforço do combate ao crime organizado e ao tráfico de drogas no estado”, destacou o governador. Os veículos entregues nesta quinta-feira foram 40 modelos Nissan, 11 Spin e 11 Gol. As viaturas foram distribuídas da seguinte forma: 19 para Salvador, três para Feira de Santana, duas para Jequié e uma para cada municípios a seguir: Abaré, Alagoinhas, Barreiras, Bom Jesus da Lapa, Brejolândia, Brumado, Canavieiras, Curaçá, Eunápolis, Glória, Guanambi, Iguaí, Ilhéus, Irecê, Itaberaba, Itabuna, Jacobina, Juazeiro, Lauro de Freitas, Macururé, Morpará, Paulo Afonso, Rafael Jambeiro, Remanso, Santa Maria da Vitória, Santo Amaro, Santo Antônio de Jesus, São Francisco do Conde, São Sebastião do Passé, Senhor do Bonfim, Sento Sé, Serra do Ramalho, Teixeira de Freitas, Valença, Vitória da Conquista e Xique-Xique.

Petrobras eleva em 5% valor de gás de cozinha Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Petrobras informou que elevará em 5% o preço médio do GLP, também conhecido como gás de cozinha, desde a quinta-feira (3). Os reajustes são aplicados às distribuidoras. Com isso, o preço médio da Petrobras às revendedoras será equivalente a R$ 33,89 por botijão de 13 kg. Com o reajuste, o produto passa a acumular no ano variação média de 21,9%, ou R$ 6,08 por botijão. “Os preços de GLP praticados pela Petrobras seguem a dinâmica de commodities em economias abertas, tendo como referência o preço de paridade de importação, formado pelo valor do produto no mercado internacional, mais os custos que importadores teriam, como frete de navios, taxas portuárias e demais custos internos de transporte para cada ponto de fornecimento. Esta metodologia de precificação acompanha os movimentos do mercado internacional, para cima e para baixo”, informou a Petrobras.

Motociclista não respeita faixa de pedestres e atinge jovem na Avenida Centenário em Brumado Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Câmeras de segurança instaladas na Avenida Centenário, em Brumado, registraram o momento em que uma mulher foi atropelada enquanto atravessava na faixa de pedestres. O acidente aconteceu no final da tarde da última segunda-feira (30), em frente a uma lotérica. Nas imagens, é possível ver que um motociclista para dando passagem à pedestre, porém outro não respeita à sinalização e atinge a jovem. A vítima, bem como o motorista da moto e o passageiro, caem na avenida devido ao impacto. Em seguida, mototaxistas que estavam no local ajudaram a vítima.

Arquivo