Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
fechar

19/Nov/2014 - 10h00

Brumado: Água prestes a verter na Barragem do Rio do Antônio ameaça ribeirinhos

Brumado: Água prestes a verter na Barragem do Rio do Antônio ameaça ribeirinhos Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Após oito dias seguidos, a chuva começou a diminuir de intensidade nesta terça-feira (18), na região de Brumado. Para os técnicos da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), este ano está sendo um dos melhores períodos de chuva dos últimos dez anos na região. Dados coletados no pluviômetro instalado na sede do órgão reforçam as informações, apontando a boa distribuição das chuvas durante o ano. Em setembro, choveu 18 mm na cidade; já em outubro o volume de precipitação chegou a 64 mm e, neste mês de novembro, já foram acumulados 187,5 mm de chuva desde o dia 11. A estação meteorológica Clima Tempo mostra que continuará chovendo no sertão baiano até o próximo domingo (23). Com isso, a perspectiva é de que logo a água começará a verter sobre a barragem do Rio do Antônio. O site Brumado Notícias esteve na barragem e registrou que houve um aumento considerável no volume armazenado. Pescadores relataram que nos últimos dias perceberam a elevação no manancial, o que preocupa os moradores ribeirinhos, pois pode acontecer uma nova enchente, como foi registrado no final de 2013. 

Brumado: Água prestes a verter na Barragem do Rio do Antônio ameaça ribeirinhos Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Desta vez, caso as previsões sejam confirmadas, as água poderão causar mais estragos entre os Bairros São Jorge e Dr. Juracy, vez que o leito do rio está bastante assoreado na localidade, além de cheio de lixo despejado por populares. O presidente da Associação de Moradores do Campo Seco, Jude Caé, informou a nossa reportagem que há água corrente no trecho da localidade. Já o prefeito do município de Caculé, Beto Maradona (DEM), disse que o acumulado das chuvas no município chegou a 200 mm nesta terça-feira (18). A cidade agrega as barragens do Truvisco e Comocochico e, segundo ele, caso se confirmem as previsões de chuvas, as águas devem verter sob o Comocochico até a próxima quinta-feira (20). Isso aumentará o volume na Barragem do Rio do Antônio, em Brumado, provocando novos alagamentos nos bairros citados. “Não é por falta de aviso. Desde o início do ano estamos cobrando da prefeitura a limpeza desse rio, mas nada foi feito e agora corremos o risco de ficarmos desabrigados novamente por falta de ação da prefeitura”, comentaram os moradores do Bairro São Jorge. Nossa reportagem tentou contato com a Defesa Civil do município para tratar do assunto, mas não obteve êxito. 

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Achei Sudoeste. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.



Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.



Deixe seu comentário

Mais notícias

Arquivo