Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
fechar

Brumado: Legislativo convoca sessão extra para votar as contas de 2016 do ex-prefeito Aguiberto Lima Dias Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Uma sessão extraordinária foi convocada pelo presidente da Câmara Municipal de Brumado, vereador Léo Vasconcelos, para votação das contas do ex-prefeito Aguiberto Lima Dias (PDT), relativas ao exercício de 2016. A sessão será realizada nesta quarta-feira (05), às 09h. Todos os vereadores presentes foram unânimes na convocação.

Professores de Tanhaçu realizam panelaço virtual para receber precatórios do Fundef Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Os professores da rede pública do município de Tanhaçu, a 74 km de Brumado, voltaram a se mobilizar pelo direito constitucional de receber os 60% do precatório do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef), visto que o prefeito deu destino diferente ao recurso. Para os docentes, a medida causará sérios problemas para os futuros gestores, visto que se trata de direito adquirido pelos professores. Para evitar aglomerações, a categoria tem utilizado as redes sociais para reivindicar seus direitos, inclusive com a realização de panelaço virtual. “Tirar do trabalhador, nesse caso o professor, categoria tão importante para a sociedade, um direito o líquido e certo, seria, no mínimo, imoral e antiético, se não fosse injusto e desonesto. Os professores de Tanhaçu não vão aceitar. Eles só querem o que lhes pertence de direito”, disseram ao site Achei Sudoeste.

Apenas 8 municípios baianos ainda não possuem casos confirmados da Covid-19 Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Apenas oito municípios baianos ainda não possuem casos confirmados de contaminação pelo novo coronavírus, conforme dados publicados pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesab). De acordo com o Bahia Notícias, todas as cidades sem registros da Covid-19 no estado têm população menor que 20 mil habitantes, segundo o último censo realizado pelo IBGE. A macrorregião oeste possui a maior concentração de cidades sem casos da Covid-19: Brejolândia, Brotas de Macaúbas, Canápolis, Ipupiara e Sítio do Mato. Mais distante da capital (Salvador), o oeste baiano demorou a registrar um grande avanço da pandemia. Entretanto, municípios da região, como Barreiras, com 1.761 contaminados, e Luís Eduardo Magalhães, com 1.057, já possuem alerta ligado. O sudoeste, com Tanque Novo e Érico Cardoso, e o centro-leste, com Novo Horizonte, são as outras macrorregiões que ainda possuem municípios sem casos confirmados da doença.

Após reabertura, aeroporto de Vitória da Conquista tem aumento nas linhas áreas Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O aeroporto Glauber Rocha, em Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia, teve aumento de voos desde a segunda-feira (3). A ampliação de operação no terminal aéreo ocorre um mês após a reabertura do local, que ficou fechado por três meses, período no qual as companhias aéreas suspenderam as atividades por causa da pandemia. Do final de março até 30 de junho, nenhum voo operou no local. Em julho, com a retomada, sete voos semanais, com destino para Salvador e Guarulhos, voltaram a funcionar. Desde ontem (03), serão dois voos diários, com destino para São Paulo, nos seguintes dias: segunda, quarta, sexta e domingo. Agora, portanto, o aeroporto terá 15 voos semanais. O aeroporto foi inaugurado no ano passado e, desde então, recebe uma média 1.146 passageiros, distribuídos em 16 voos - entre embarque e desembarque.

Brumado: 2ª Live Show da Alegria será transmitida no canal Kezinha Produções no domingo (09)

No próximo domingo (09), às 16h, será transmitida a 2ª Live Show da Alegria no canal do youtube Kezinha Produções. A programação especial de Dia dos Pais contará com o musical “A casa do Mickey Mouse”.  Além de se divertir com uma produção super bacana, a criançada também poderá ser contemplada com diversos brindes. Se previna contra a Covid-19, fique em casa e aproveite a programação do canal Kezinha Produções.  

Brumado: Homem é baleado durante tentativa de homicídio no Bairro São Félix Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na última sexta-feira (31), um homem foi vítima de tentativa de homicídio no Bairro São Félix, em Brumado. Segundo informações da polícia, ele foi atingido por disparos de arma de fogo na Rua São Sebastião, próximo à Igreja Santo Antônio. O homem foi socorrido pelo irmão e encaminhado ao Hospital Municipal Professor Magalhães Neto, onde deu entrada consciente e estável. Ao irmão, ele relatou que, mesmo ferido, conseguiu fugir de homens armados correndo por várias ruas. Até o momento, os autores e a motivação do crime não foram identificados. A polícia está investigando o caso. 

Barreiras prorroga toque de recolher como medida de combate ao coronavírus

A prefeitura de Barreiras, no oeste da Bahia, prorrogou por mais uma semana o toque de recolher na cidade. A decisão ocorre como forma de conter o avanço de casos do novo coronavírus. As novas medidas de controle social começaram a valer no dia 19 de julho e seguiram até a última sexta (31). Com a prorrogação, o toque de recolher fica válido até sexta-feira (7). Diante da medida, permanece proibida a permanência e trânsito em vias, equipamentos, locais e praças públicas da cidade, das 21h às 5h. Também segue suspenso o atendimento ao público em bares, distribuidoras de bebidas, restaurantes, pizzarias, lanchonetes, pastelarias, quiosques, trailers e lojas de conveniências, sendo permitido apenas o serviço de entregas em domicílio (delivery). A medida se estende aos estabelecimentos que oferecem serviços relacionados à prática regular de exercícios físicos, como academias de ginástica, lutas, musculação, estúdios, danças, treinamentos funcionais, crossfit, natação, hidroginástica e áreas afins. Segundo o decreto já vigente, seguem suspensos também todo tipo de festa, eventos e comemorações em residências, chácaras, clubes e locais afins, cujo número de pessoas seja superior a 10.

Livramento: Mãe desfere golpe de facão contra o próprio filho após desentendimento familiar Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

No último domingo (02), a 46ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) recebeu uma chamada informando sobre uma briga de família, que estaria ocorrendo na Rua J, no Bairro Benito Gama, em Livramento de Nossa Senhora, a 68 km de Brumado. A polícia deslocou-se rapidamente para o local, onde encontraram um rapaz ensanguentado. Segundo informou a PM ao site Achei Sudoeste, a mãe do mesmo teria desferido contra ele um golpe de facão no braço. A agressora foi encontrada dentro de sua residência com a arma branca na mão. Todos os envolvidos foram levados à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e, posteriormente, conduzidos à delegacia para as medidas cabíveis.

Carro-forte parte ao meio após ser explodido em tentativa de assalto no norte da Bahia Foto: Reprodução/Redes Sociais

Um carro-forte foi explodido por criminosos durante uma tentativa de assalto, nesta segunda-feira (3), na cidade de Glória, norte da Bahia. O veículo ficou partido ao meio e completamente destruído. De acordo com a Polícia Militar, o caso ocorreu por volta das 11h50, na BA-210, perto do local conhecido como Largo da Agrovila. Não houve feridos. Segundo a PM, equipes do 20º Batalhão da corporação foram acionadas pelo Centro Integrado de Comunicação da Secretaria da Segurança Pública da Bahia (Cicom/SSP), mas ao chegarem no local os suspeitos já tinham fugido. Ainda de acordo com a PM, os quatro seguranças que estavam no carro-forte disseram que homens fortemente armados chegaram em um veículo, atiraram nos pneus e renderam o motorista da empresa de segurança. Em seguida, eles explodiram o carro-forte, mas não conseguiram levar o cofre. A PM informou que os seguranças do carro-forte não souberam dizer quantos suspeitos participaram da ação. Eles roubaram uma espingarda calibre 12 e um revólver calibre 38 do motorista rendido e fugiram. Perto do local do crime, segundo a Polícia Militar, foram achadas cápsulas de calibre 7.62, 5.56 e .40. Em nota, a Prossegur, empresa dona do carro-forte, A Prosegur informou que nenhum dos colaboradores que estavam no veículo que foi alvo da tentativa de assalto ficou ferido e que todo dinheiro que era transportado foi preservado. A empresa ressaltou que está à disposição das autoridades policiais para ajudar no que for necessário durante as investigações.

Brumado: Católicos celebram o Bom Jesus seguindo as recomendações de biossegurança contra a Covid-19 Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na próxima quinta-feira (06), a comunidade católica de Brumado celebrará o seu padroeiro, o Bom Jesus. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o Padre Cleonídio Alves explicou que, em razão do período atípico que vivemos atualmente, a comunidade não poderá se reunir durante as celebrações. “Vamos fazer somente um tríduo que começará hoje (03) e se encerrará na quarta (05). No dia 6, na quinta-feira, celebraremos a festa. O tríduo contará com a presença do conselho de algumas comunidades e o pessoal envolvido na liturgia. No dia 6, a celebração será com a presença do conselho pastoral da paróquia, com representantes de todas as comunidades”, afirmou.

Brumado: Católicos celebram o Bom Jesus seguindo as recomendações de biossegurança contra a Covid-19 Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

As celebrações do Bom Jesus serão transmitidas pela Nova Vida FM, bem como através das redes sociais da paróquia, e as pessoas poderão acompanhar tudo de casa. O padre salientou que a paróquia irá seguir todas as recomendações de segurança para prevenção à Covid-19, entre as quais o afastamento entre as cadeiras e a higienização da igreja. “Infelizmente, não poderemos fazer mais que isso porque a comunidade não estará presente. É difícil criarmos muitas coisas com a ausência da comunidade participando. Essa será a festa do Bom Jesus deste ano, dentro da anormalidade. Vamos pedir ao Bom Jesus que esse sofrimento passe logo”, comentou.

Governo prevê crédito extra de R$ 1,9 bilhão para pagar por vacina contra o novo coronavírus Foto: John Cairns/Universidade de Oxford

O Ministério da Saúde anunciou nesta segunda-feira (3) que estuda uma medida provisória (MP) para viabilizar as 100 milhões doses da vacina de Oxford contra a Covid-19 no Brasil. A proposta prevê um crédito extraordinário de R$ 1,9 bilhão. De acordo com o G1, crédito extraordinário é uma modalidade de crédito feita para que o governo possa atender despesas urgentes e imprevisíveis – como em caso de guerra ou durante um estado de calamidade pública. Ele só pode ser pedido e autorizado com a aprovação de uma medida provisória. As MPs são editadas pelo governo e têm força de lei assim que publicadas, mas precisam do aval do Congresso em até 120 dias. O secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos, Hélio Angotti Neto, disse em entrevista coletiva que o acordo deve ser assinado até 14 de agosto e que a MP “já se encontra em estudo no Ministério da Economia”.

Homem passa mal e cai de moto no centro da cidade de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na última segunda-feira (03), um homem de 39 anos passou mal e caiu de moto na Praça Capitão Francisco de Souza Meira, em Brumado. Segundo informações obtidas pelo site Achei Sudoeste, o motociclista cambaleou na via e acabou batendo a cabeça no chão após a queda. Ele foi socorrido por populares e, em seguida, encaminhado consciente pelo Samu 192 ao Hospital Municipal Professor Magalhães Neto. Agentes de trânsito estiveram no local controlando o tráfego, que ficou paralisado por alguns minutos. Não há maiores detalhes sobre o estado de saúde da vítima. 

Brumado: CDL reforça campanha do dia dos pais e sugere ponto facultativo para o feriado do Bom Jesus Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na próxima quinta-feira (06), será comemorado o feriado do Bom Jesus em Brumado. A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) sugeriu ponto facultativo no comércio. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o diretor Orlando Gomes disse que os comerciantes ficarão livres para atender durante o feriado a fim de tentar recuperar as perdas dos dias parados em razão da pandemia. Também com a finalidade de reverter os prejuízos sofridos, a CDL está reforçando a campanha de Dia dos Pais e pedindo a população que vá às compras com segurança. “Lutamos incansavelmente para manter as portas abertas e salvar a economia. Temos a expectativa de que nessa semana o consumidor vá ao comércio fazer as compras de dia dos pais. Por isso, flexibilizamos o funcionamento do comércio na quinta-feira. Acreditamos que haverá um aquecimento das vendas em torno de 58% para o Dia dos Pais. Será muito satisfatório”, pontuou Gomes. O diretor ainda apelou para que a população dê preferência ao comércio local, no intuito de contribuir para retomada e fortalecimento da economia no município. 

Brumado: Colisão entre moto e van ceifa vida de idoso na BR-030 Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Por volta de 17h30 desta segunda-feira (03), um grave acidente registrado no anel viário da BR-030, em Brumado, tirou a vida de um homem de 63 anos. Nivaldo Monteiro da Rocha trafegava no local em uma moto quando colidiu com uma van. Ele morreu na hora.

Brumado: Colisão entre moto e van ceifa vida de idoso na BR-030 Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o motorista da van, natural de Feira de Santana, relatou que vinha de Caetité para Brumado no momento do ocorrido. “Quando vinha chegando no trevo, ele olhou para o lado direito e não olhou para o lado esquerdo. Quando eu tentei parar, já não deu mais tempo. Aí aconteceu o choque frontal. Nunca imaginei passar uma situação como essa”, afirmou, bastante abalado.

Brumado: Colisão entre moto e van ceifa vida de idoso na BR-030 Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A vítima era pedreiro e retornava do trabalho na Fazenda Cachoeira. Ele deixa mulher e dois filhos. A Polícia Civil e o Departamento de Polícia Técnica (DPE) estiveram no local realizando os procedimentos de praxe.

Brumado confirma mais oito novos casos do novo coronavírus nas últimas 24h

Nesta segunda-feira, 03 de agosto de 2020, o município de Brumado registra 533 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. O número representa 18,71% do total de 2.848 notificações. Entre os diagnósticos: 3 internações, 4 óbitos, 61 pacientes em tratamento e 468 recuperados. No momento, 63 ainda aguardam resultado laboratorial e 1032 já foram descartados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.

Polícia apreende máquinas caça níquéis em bar na cidade de Urandi Foto: Divulgação/Cipe Sudoeste

Durante fiscalização em bares na cidade de Urandi, a 205 km de Brumado, policiais da 22ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin) encontraram em um dos estabelecimentos três máquinas caça níqueis, bem como a quantia de R$ 172,50. Por se enquadrar na Lei de Contravenções Penais, o proprietário do bar, juntamente com as máquinas, foi conduzido à delegacia territorial de Urandi.

Dom Basílio: Homem é detido após denúncia de prática de ato libidinoso contra menor de idade Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Por volta de 20h deste domingo (02), a guarnição da polícia militar, em Dom Basílio, a 54 km de Brumado, foi solicitada pelo Conselho Tutelar, que informou que um cidadão estava importunando sexualmente uma menor de 14 anos, via mensagens de WhatsApp. A mãe da menor percebeu o fato. Os policiais militares deslocaram-se até o local de trabalho do acusado e o conduziram à delegacia, onde foi lavrado o flagrante. O autor deverá responder por aliciamento de menor para prática de ato libidinoso. A vítima e a sua mãe também foram à delegacia acompanhadas pelo Conselho Tutelar de Dom Basílio.

Sessões na Câmara de Vereadores de Brumado serão retomadas nesta segunda-feira (03) Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Após o recesso de 15 dias no mês de julho, a Câmara de Vereadores de Brumado retomará as sessões legislativas nesta segunda-feira (03). A sessão terá início no horário regimental, às 18h40m, com todo o protocolo das medidas protetivas, especialmente o devido distanciamento social. Desta vez, o retorno se dará em pleno período pré-eleitoral, o que promete discussões e debates bem acirrados entre as bancadas. Com ampla maioria, a oposição deve endurecer as críticas à atual gestão municipal.

Rio do Antônio: Casal morre e filha de nove anos sobrevive a colisão entre carro e carreta na BR-030 Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

No final da tarde do último domingo (02), um acidente registrado na BR-030, no Distrito de Ibitira, em Rio do Antônio, a 50 km de Brumado, resultou na morte de um casal. Edmundo Aguiar da Silva e Vanúsia Novaes morreram na hora. Já a filha de apenas 9 anos foi resgatada com vida. Segundo informações da Polícia Rodoviária Estadual (PRE), a família trafegava em um carro de passeio quando colidiu na lateral de uma carreta. As circunstâncias envolvendo o acidente ainda estão sendo investigadas. Os corpos das vítimas fatais foram removidos ao Instituto Médico Legal (IML) de Brumado. O casal residia em Lagoa Real.

Presidente da OAB de Brumado participará de live com o advogado Marcelo Zarif

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), subseção de Brumado, Kléber Lima Dias, participará nesta segunda-feira (03), de uma live com o renomado advogado do Direito Civil, Marcelo Zarif. O encontro virtual será transmitido ao vivo pelo instagram da OAB Brumado às 19h. Zarif que é casado com a ex-presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), Sílvia Zarif, é ex-professor da Universidade do Estado de São Paulo (USP) e procurador aposentado dos estados da Bahia e São Paulo. O encontro irá debater a o princípio da imediatidade do juiz em tempos de processo virtual.

Rio de Contas determina toque de recolher no Distrito de Marcolino Moura Foto: Divulgação/PM

Na noite do último sábado (01), a 46ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) deu início a uma operação para apoiar as ações da Vigilância Sanitária de Rio de Contas, a 78 km de Brumado, em atendimento ao Decreto nº 032, que determina novas medidas temporárias de restrição de locomoção noturna, de qualquer indivíduo, no Distrito de Marcolino Moura, de 20h às 05h. A medida visa conter o aumento significativo de infecção pelo coronavírus e o surgimento de novos casos, tendo em vista que a localidade registrou, em menos de 48 horas, mais 05 casos positivos. As atividades da PM começaram por volta das 20h. A maior parte da população compreendeu as novas medidas de isolamento, permanecendo em casa.

Prefeito acredita em grande salto na oferta da saúde de Brumado com a Policlínica Regional Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

As obras da Policlínica Regional de Brumado estão bastante avançadas e o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) tem acompanhado de perto o andamento dos trabalhos. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o gestor disse que o cenário da obra já está aparecendo para quem passa na rua e, até o final do ano, os trabalhos devem ser concluídos e o equipamento inaugurado. Para o pós-pandemia, Vasconcelos vê um grande salto na saúde para Brumado e toda região com a Policlínica Regional e a Faculdade de Medicina. 

OMS prevê que pandemia do coronavírus será 'muito longa' Foto: Tai's capture/Unsplash

A Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou, neste sábado (1), que a pandemia do novo coronavírus será provavelmente "muito longa". Seis meses depois de declarar a emergência internacional, o comitê de emergência da OMS destacou que “continua avaliando como muito elevado o nível de perigo global [provocado] pela Covid-19”. O comunicado foi anunciado na sexta-feira (31) após a quarta reunião do comitê de emergência da OMS. A nota da entidade também reforçou “o perigo de que a resposta diminua em um contexto de pressões socioeconômicas”. Está previsto que o comitê volte a se reunir em três meses.  De acordo com o G1, a pandemia provocou a morte de pelo menos 680 mil pessoas no mundo e infectou mais de 17,6 milhões, segundo contagem feita pela AFP com base no levantamento da Universidade Johns Hopkins, dos EUA. Em todo o mundo, três países já superaram a marca de 1 milhão de diagnósticos: Estados Unidos (4,5 milhões), Brasil (2,6 milhões) e Índia (1,6 milhão).

PM apreende drogas e arma de fogo e prende traficantes em Guanambi Foto: Divulgação/PM

Por volta de 22h40 da última quinta-feira (30), policiais militares efetuavam patrulhamento pela Rua Pará, no Bairro Alto Caiçara, em Guanambi, a 141 km de Brumado, quando avistaram 03 pessoas em atitude suspeita. Durante a abordagem, foram encontrados em poder dos mesmos 10 porções de cocaína. Prosseguindo com a diligência, ao ser realizada uma busca na residência dos indivíduos, foram encontrados mais 13 papelotes de cocaína, 28 trouxinhas de maconha, 03 tabletes de maconha, 01 revólver38 com 06 munições intactas, 01 balança de precisão, 03 aparelhos celulares, a quantia de R$ 37,25 e mais uma quantidade de cocaína pronta para ser acondicionada. Os autores foram presos e apresentados na sede da 22ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin), onde foram autuados em flagrante pelo crime de tráfico de drogas.

Fiocruz pode produzir 100 milhões de doses da vacina contra o coronavírus a partir de dezembro Foto: Reprodução/Jornal Nacional

Nísia Trindade Lima, presidente da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) disse, neste sábado (1º), em entrevista ao RJ1, que acredita na eficácia da vacina contra a Covid-19 que está sendo desenvolvida na Universidade de Oxford em cooperação com a farmacêutica Astrazeneca. Numa escala de 0 a 10, ela deu nota 9,5 para a vacina. “Dou 9,5 exatamente pelo rigor que nós temos que ter. E por que isso? Baseado num artigo científico e todo o acompanhamento científico que nós temos feito. Agora, a vacina tem que ser combinada a outras estratégias de saúde pública. É muito importante dizer isso. Há que continuar a pesquisa, há que ter uma boa estratégia de imunização e pra isso nós temos um Programa Nacional de Imunização”, disse Nísia ao Jornal Nacional. Na sexta-feira (31), a Fiocruz assinou o termo inédito para a produção da vacina no Brasil. A fabricação será feita pelo Instituto Tecnológico de Vacinas (Bio-Manguinhos) e começará em dezembro.

Arquivo