Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
fechar

Brumadense completa 100 jogos pelo Columbus Crew dos Estados Unidos Foto: Divulgação

O meio-campista brumadense Artur, titular do Columbus Crew, nos Estados Unidos, atingiu a marca de 100 partidas oficiais com a camisa do clube, no duelo diante do Atlanta United. Em entrevista ao Lance!, ele falou sobre a importância da marca e disse que já se sente em casa. “É uma honra atingir uma marca tão significativa como essa. Estou no meu quarto ano aqui e, desde o meu primeiro dia no Columbus Crew, sempre fui extremamente bem tratado por todos. Quando cheguei, me surpreendi demais com a estrutura e, ao longo dessas temporadas, as coisas só melhoraram. Todo esse suporte foi fundamental para minha adaptação no país e, hoje, me sinto totalmente em casa. Espero seguir atuando bem para ajudar o time a conquistar os objetivos”, contou. Formado nas categorias de base do São Paulo, Artur subiu para o time profissional em 2016, quando disputou quatro partidas sob o comando do então técnico Edgardo Bauza. No ano seguinte, foi emprestado ao Columbus Crew para ganhar experiência. O volante foi titular em praticamente todos os confrontos do time. Das 107 partidas em que foi relacionado, jogou 99. Além disso, marcou um gol e deu três assistências. Neste ano, Artur participou dos quatro jogos do Columbus Crew e ajudou a equipe a garantir a classificação antecipada para a fase mata-mata da MLS.

Brumado: CDL está comercializando e-Saúde para profissionais da área de saúde

Em Brumado, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) está comercializando o "e-Saúde", certificado digital direcionado para todos os profissionais da área de saúde. Segundo a CDL, o e-Saúde proporciona vantagens de valor, segurança, agilidade e confiabilidade que o certificado e-CPF Plus fornece. Além disso, poderão assinar digitalmente prescrições médicas, atestados digitais e ainda garantir o armazenamento de informações dos pacientes em sistema para os hospitais que possuem PEP (Prontuário Eletrônico do Paciente), dentre outras facilidades. Agende a sua certificação digital SPC pelos telefones (77) 3441-1222 e (77) 99976-2714.

Municípios do interior não estão colaborando no combate ao coronavírus, diz secretário de saúde da Bahia Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na Bahia, dezenas de novos casos de coronavírus são registrados, diariamente, em inúmeros municípios do interior. A pandemia se pulverizou da capital para o interior e, segundo o secretário estadual de saúde, Fábio Villas Boas, alguns municípios grandes não estão colaborando com o Governo do Estado no enfrentamento à Covid-19. “Temos municípios grandes que insistem em manter comércios abertos. Um exemplo negativo é Vitória da Conquista, onde está tudo aberto. Temos municípios na região oeste onde pouco se faz para conter a disseminação da doença. Feira de Santana uma hora fecha, outra abre, e a população já não acredita mais no poder público. É uma luta diária contra essa falta de organização em alguns municípios”, criticou. Apesar dessa realidade, o secretário destacou que, felizmente, isso é a exceção e a maioria absoluta dos prefeitos do interior da Bahia tem colaborado e trabalhado junto com o Governo do Estado nessa tarefa. “A Bahia é um dos estados com a menor taxa de incidência no Brasil”, completou.

Conect Sol é a solução para economia nas suas contas de energia

A empresa de engenharia e consultoria Conect Sol trabalha com projetos, estrutural e elétrico, para instalação de energia solar. A mudança garante uma grande economia no valor das contas de energia. Entre agora mesmo em contato com os representantes da empresa para saber mais sobre os benefícios da energia solar e encomendar um orçamento. Os telefones são: (77) 99907-9149 (suporte técnico) ou (71) 99402-1024 (comercial).

Projetos da Bahia Mineração geram 300 empregos na região de Caetité Foto: Divulgação

Dois projetos da mineradora Bamin vão promover a geração de aproximadamente 1,5 mil empregos diretos e indiretos na Bahia, em meio às dificuldades econômicas geradas pela pandemia. No sudoeste baiano, a empresa iniciou uma operação em pequena escala na mina Pedra de Ferro, em Caetité, a 100 km de Brumado, que deverá movimentar 800 mil toneladas de minério de ferro por ano e gerar 300 empregos diretos. Em Ilhéus, o início foi nas obras de implantação do Porto Sul, que teve a ordem de serviço assinada no último dia 16. Nos dois casos, a empresa dá pequenas amostras do grande impacto que a produção de minério de ferro em Caetité terá para a economia baiana. De acordo com o jornal Correio, o que será produzido agora representa menos de 4,5% da produção de 18 milhões de toneladas/ano previstas quando o complexo logístico formado pela Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol) e Porto Sul estiverem concluídos e operando. Em Caetité, a empresa fez diversos testes de produção na mina, que gerou uma produção de 35 mil toneladas, que serão entregues agora em agosto. “Já estamos fazendo contratos finais com os fornecedores, recebendo equipamentos para a mina e de logística para o escoamento e devemos iniciar a operação para o mercado externo em novembro, com o primeiro embarque internacional”, projeta o diretor da Bamin. 

Laboratório Exame: Especializado em análises clínicas em Brumado

O Laboratório Exame é especializado em análises clínicas em Brumado e região. No município, a unidade terá como bioquímico o experiente e competente Leonardo Borborema Neto. O laboratório oferece um atendimento humanizado e personalizado, proporcionando maior satisfação aos clientes e colaboradores. O laboratório dispõe de equipamentos de alta tecnologia para realização de exames de qualidade, com resultados confiáveis e seguros para um diagnóstico preciso e rápido a serviço da vida da população de Brumado e região. A missão é realizar exames laboratoriais com excelência e qualidade, atender com humanização, sustentabilidade e responsabilidade social, com uma visão de ser reconhecido como um laboratório de referência e manter a credibilidade junto à sociedade. O valor será em total compromisso com a vida; confiabilidade; melhoria contínua; ética e humanização. O laboratório Exame fica localizado na Avenida Cassemiro Pinheiro de Azevedo, 655, centro. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-9286 / (77) 99991-5757.

SMTT completa 09 anos com diversas ações voltadas à melhoria do trânsito em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Durante os nove anos de existência em Brumado, a Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) tem realizado diversas ações envolvendo melhoria na mobilidade urbana, sinalização, iluminação, segurança viária e educação no trânsito. De acordo com o coordenador Jansen Ricardo Rocha, o setor também desenvolve atividades para garantir o controle viário, com fluxo correto dos veículos e pedestres na cidade, bem como o gerenciamento, capacitação e vistorias no transporte escolar, frota de táxi e demais meios do seguimento de transporte. “O objetivo da SMTT é trabalhar buscando a qualidade e a eficiência na prestação de serviços à sociedade. As multas aplicadas são para controlar e nivelar o excesso, o abuso. Se não houver controle nas infrações, vem a desordem, a balbúrdia.  É preciso que o cidadão entenda os seus direitos e deveres na sociedade”, observou o coordenador. 

Transforme o seu sorriso no Neo Odonto: Núcleo de Estética Oral em Brumado

Em Brumado, o Neo Odonto - Núcleo de Estética Oral possui convênio com vários planos de saúde a fim de oferecer as melhores condições de pagamento aos seus pacientes. O consultório trabalha com serviços de prótese dentária, limpeza, tratamento de canal, extração, clareamento dental, aparelho dental, lentes de contato e restauração. Faça a sua avaliação agora mesmo e agende o seu tratamento. O Neo Odonto fica localizado na Rua Coronel Paulino Chaves, 499, no centro. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-9262 / (77) 99702-3049 (WhatsApp).

Polícia Civil representa pela prisão preventiva de acusado de estuprar menina de 12 anos em Anagé Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Polícia Civil representou pela prisão preventiva de um ex-funcionário da prefeitura de Anagé, acusado de estupro de vulnerável. Ele foi indiciado pela Polícia Civil no inquérito policial instaurado para apurar o estupro de uma menina de 12 anos, ocorrido no fim do mês de maio deste ano. Após o fato ter sido elucidado pela polícia, o acusado fugiu e não foi mais encontrado. Qualquer informação sobre o paradeiro do autor, a população pode ligar anonimamente para o 197 ou 190 ou o disque denúncia através do (77) 98817-1481.

Dados do cartório de registro civil apontam aumento na oficialização conjugal na região de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Mesmo nesse período da pandemia e das recomendações de isolamento social, as celebrações de casamento continuam acontecendo no Cartório Civil da cidade de Brumado. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Ériko Rodrigues, titular registrador do cartório, disse que a realidade imposta pelo novo coronavírus trouxe à tona a necessidade de se regularizar a situação civil de muitos casais. “O casal que não tem uma relação jurídica constituída, seja uma escritura pública de união estável ou pelo próprio ato do casamento formal, percebeu que há essa necessidade de constituição até pra facilitar eventuais direitos. No caso, por exemplo, do falecimento de um cônjuge o outro poderia eventualmente precisar de uma atenção”, destacou. Essa situação, segundo Rodrigues, fez aumentar o registro e oficialização conjugal na região de Brumado.

Sesab não recomenda uso de cloroquina para pacientes com Covid-19 Foto: Reprodução/TV Globo

A Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) divulgou, nesta quarta-feira (22), novas orientações sobre uso experimental da hidroxicloroquina no tratamento da Covid-19. Conforme consta nos documentos, a Sesab não recomenda que a cloroquina ou hidroxicloroquina sejam usadas para tratamento ou prevenção da Covid-19 em qualquer contexto que não seja de um estudo de ensaio clínico. Em nota, a secretaria ainda reforçou que, “até o momento, não existem medicamentos aprovados para prevenção ou tratamento ambulatorial da Covid-19 com eficácia cientificamente comprovada”. A Sesab informou que as orientações se embasam nas manifestações da Organização Panamericana de Saúde (OPAS), da Organização Mundial de Saúde (OMS) e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). “É levado em conta ainda que efeitos adversos potencialmente graves foram relatados em pacientes com Covid-19 que usaram cloroquina / hidroxicloroquina, associadas ou não com azitromicina”, diz um trecho da nota da Secretaria de Saúde da Bahia. Na nota, a Sesab reforça que as recomendações foram feitas com base em “evidências disponíveis até a presente data e estão sujeitas a revisão mediante novas publicações e estudos científicos, durante a vigência da pandemia”.

Brumado: 301 pacientes já estão curados do novo coronavírus

Nesta quarta-feira, 22 de julho de 2020, o município de Brumado registra 384 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. O número representa 15,52% do total de 2.473 notificações. Entre os diagnósticos: 3 internações, 3 óbitos, 80 pacientes em tratamento e 301 recuperados. No momento, 70 ainda aguardam resultado laboratorial e 889 já foram descartados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (22) uma medida provisória (MP) autorizando a União a repassar até R$ 16 bilhões a estados e municípios. Os recursos devem recompor eventuais quedas de repasse para os Fundos de Participação dos Estados (FPE) e dos Municípios (FPM) em razão da pandemia do novo coronavírus. O texto segue para análise do Senado. Os fundos estão previstos na constituição e são compostos por impostos arrecadados pelo governo federal. A distribuição aos entes da federação busca promover o equilíbrio socioeconômico entre eles. Os repasses são feitos com base no número de habitantes e na renda per capita. O Congresso já havia aprovado uma lei, que começou a valer em maio, com as regras para que a União garantisse que não haverá queda na verba destinada aos fundos de participação. Agora, a Câmara aprovou a MP que autoriza a liberação do dinheiro. Ainda falta o aval dos senadores. Pelo texto aprovado, a complementação valerá para o período de março a novembro de 2020. Os repasses devem compensar variações entre o valor mensal das transferências feitas ao ente entre março e novembro do ano passado e os mesmos meses de 2020. Por se tratar de uma medida provisória, ela entra em vigor assim que é publicada pelo Executivo. No entanto, para virar lei em definitivo, precisa ser aprovada em até 120 dias pelo Congresso.

Ibiassucê: Prefeitura endurece medidas de segurança após aumento de casos da Covid-19 Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em decreto publicado nesta terça-feira (21), a prefeitura de Ibiassucê, a 79 km de Brumado, por meio da Secretaria de Saúde, determinou uma série de medidas que endurecem as ações de combate à proliferação da Covid-19 no município. As medidas foram tomadas depois que o número de casos positivos da doença aumentou de 02 para 06 em três dias. De acordo com o decreto, estão proibidas, a partir desta quarta-feira (22) e por um período de 15 dias, a realização de todas as atividades e/ou eventos, seja em qualquer ordem ou dimensão, compreendidos os eventos esportivos, espetáculos de qualquer natureza, eventos festivos, shows, cultos e demais manifestações religiosas, as cerimônias fúnebres, serviços de convivência social ou qualquer outra atividade com potencial de gerar aglomerações, na zona urbana e rural. Também foi suspenso o funcionamento de todos os empreendimentos, estabelecimentos comerciais e atividades econômicas não essenciais. Os bares, restaurantes e similares poderão funcionar, exclusivamente, mediante serviços de entrega.

A Justiça da Bahia condenou nesta quarta-feira (22) três vereadores da cidade de Itapé, no sul da Bahia, por peculado – que é o crime de desvio de dinheiro cometido por servidor público. O trio ainda pode recorrer da decisão judicial. Nilton Rosa Pinto, que era presidente da Câmara de Vereadores na época do crime, foi condenado a 10 anos de prisão em regime fechado, enquanto Agnaldo Santos Filho e Eduardo Coelho Santos foram condenados a cinco anos de prisão em regime semiaberto. O vereador Nilton Rosa disse que já recorreu da decisão. A reportagem tentou falar com os vereadores Agnaldo Santos Filho e Eduardo Coelho Santos, mas até a última atualização desta reportagem, não conseguiu contato. Os três também foram condenados à perda do cargo e pagamento de multa de cerca de R$ 100 mil. Outros dois vereadores acusados pelo mesmo crime foram absolvidos pela Justiça: Cledson Gomes e Klebson de Jesus Santos. Os cinco vereadores foram acusados em 2018, pelo Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA), de desvio de dinheiro da Câmara de Vereadores, com emissão de quase R$ 30 mil em cheques para pagamento de empréstimos e material de construção. Foram quatro meses de investigação, a partir de uma denúncia de falsificação de assinaturas em cheques, em nome de Cledson Gomes, que era 2º secretário da Câmara de Vereadores.

Mais três casos de coronavírus são registrados em Rio de Contas Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Nesta terça-feira (21), a Secretaria de Saúde de Rio de Contas, a 78 km de Brumado, informou que foram registrados, via teste rápido, mais três casos do novo coronavírus na cidade. Trata-se de duas mulheres, de 23 e 24 anos, e um homem de 30 anos, cujos vínculos epidemiológicos estão sendo investigados. Os pacientes encontram-se estáveis, em isolamento domiciliar, sendo monitorados diariamente pela equipe de saúde local. Em nota, a secretaria disse que, neste momento de contenção do vírus, é fundamental o apoio e colaboração da população em seguir as medidas de higiene e de isolamento social recomendadas pelos órgãos de saúde. 

40% das cidades brasileiras ainda não têm rede de esgoto, diz IBGE Foto: Taísa Arruda/G1

Dados divulgados nesta quarta-feira (22) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que, em dez anos, aumentou em 9,4% o número de municípios que contam com esgotamento sanitário no Brasil. Apesar do avanço, cerca de 40% das cidades brasileiras ainda destinam o esgoto de forma insatisfatória. De acordo com o G1, os dados são de 2017 e fazem parte da Pesquisa Nacional de Saneamento Básico. A divulgação acontece uma semana depois de aprovado pela Presidência da República o novo marco regulatório do saneamento básico do país. De acordo com o levantamento, em 2017 havia o esgoto era destinado à rede coletora em 3.359 municípios brasileiros – apenas 290 a mais que o observado em 2008. Em 2.211 das 5.570 cidades do país o esgotamento sanitário era feito de outra forma. Já a oferta de abastecimento de água avançou apenas 0,3% cidades na mesma década – passou de 5.531 municípios em 2008 para 5.548 em 2017. Todavia, ela era existente em quase todos os municípios do país – apenas 12 cidades não contavam com o serviço no último ano da pesquisa - cinco deles no Pará, e os demais espalhados por outros estados das regiões Norte e Nordeste.

Contendas do Sincorá: Justiça determina paralisação de atividades de extração em fazenda Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A pedido do Ministério Público Estadual (MPE), a Justiça determinou a paralisação imediata de qualquer atividade potencialmente poluidora ou degradadora do meio ambiente na Fazenda Baixa Redonda, no município de Contendas do Sincorá, a 104 km de Brumado. Na fazenda, o empresário chinês Wei Xiang extrai, de forma irregular, pedra jaspe, além de ter feito desvios de parte das águas próximo à nascente do Rio Palmeiras. O promotor de Justiça Millen Castro, que ajuizou ação civil pública contra Wei Xiang, informou que o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) realizou uma inspeção na área da nascente e constatou a veracidade da denúncia.  “Consta no relatório elaborado pelo Centro de Apoio às Promotorias do Meio Ambiente e Urbanismo (Ceama) do MP que não há qualquer requerimento ou processo administrativo junto ao Inema em nome de Wei Xiang, visando à obtenção de outorga para intervenção em recursos hídricos, de licenças ou de autorizações ambientais para supressão da vegetação nativa”, afirmou o promotor. Em relação à exploração mineral, também não há autorização do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) para que Wei Xiang lavre ou pesquise pedra jaspe na localidade.

Prefeito de Conquista concede benefício a profissionais que estão no atendimento de Covid-19 Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O prefeito Herzem Gusmão (MDB), da cidade de Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado, assinou decreto que concede adicional de insalubridade em grau máximo (40% sobre o salário base) para servidores que estejam prestando serviços de atendimento a pacientes suspeitos ou portadores do coronavírus. O gestor anunciou o beneficio através das redes sociais. “Assinei o Decreto 20.400, concedendo adicional de insalubridade em grau máximo (40% sobre o salário base) para servidores que estejam prestando serviços de atendimento a pacientes suspeitos ou portadores do coronavírus. Essa ação beneficia diretamente servidores do SAMU 192 e Centro Municipal Covid-19”, disse o gestor. Em Brumado, uma proposta de autoria da vereadora Ilka Abreu (DEM) no mesmo segmento, apresentada e aprovada na Câmara Municipal, foi vetada pelo prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB).

Distanciamento, máscara e lavar as mãos são a melhor estratégia contra Covid, diz estudo Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Combinar o distanciamento social, o uso de máscaras e a higiene das mãos é melhor estratégia para combater a Covid-19, mostra um estudo publicado nesta terça-feira (21) na revista científica “Plos”. Os métodos já eram recomendados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e por especialistas ao redor do mundo para diminuir a contaminação pela doença, que já matou mais de 80 mil pessoas no Brasil. No estudo, os pesquisadores desenvolveram um modelo computacional da disseminação da Covid-19 com base em informações sobre a epidemiologia da doença. Eles usaram o modelo para estudar o efeito previsto de várias medidas de prevenção no número e época de ocorrência dos casos de coronavírus. Os cientistas concluíram, então, que a combinação das medidas autoimpostas – principalmente se elas forem adotadas por uma grande parte da população – com o distanciamento social imposto pelo governo tem o potencial de tanto adiar como reduzir o pico da pandemia. O modelo não levou em consideração a demografia de um lugar ou a diferença dos padrões de contato social entre as pessoas. “Enfatizamos a importância da conscientização sobre a doença no controle da epidemia e recomendamos que, além das políticas de distanciamento social, o governo e as instituições de saúde pública mobilizem as pessoas a adotar medidas autoimpostas com eficácia comprovada, a fim de enfrentar com sucesso a Covid-19”, dizem os autores.

Parque eólico entra em operação no município de Pindaí Foto: Ulgo Oliveira

Mais seis parques eólicos entraram em operação comercial na Bahia no primeiro semestre de 2020. Os novos empreendimentos ficam nos municípios de Pindaí e Campo Formoso, regiões sudoeste e norte, respectivamente. A Bahia é líder na produção de energias renováveis (eólica e solar) no Brasil. Entre janeiro e maio deste ano, o estado produziu o equivalente a 31,8% do total do país na força dos ventos, o que seria capaz de atender 8,3 milhões de residências. O montante foi de 4.750.311,04 MWh de energia elétrica, segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). Com os novos empreendimentos abertos no primeiro semestre, aumentou para 171 parques o número de em funcionamento, espalhados em 20 municípios baianos. O estado se mantém na liderança da geração de energia elétrica a partir da fonte dos ventos no Brasil. De acordo com dados da Secretaria de Desenvolvimento Estadual (SED), atualmente, a Bahia tem 54 parques eólicos em construção e outros 70 com obras prestes a serem iniciadas. A previsão é que, juntos, possam injetar R$ 13,2 bilhões em investimentos no estado e gerem 53,2 mil empregos diretos e indiretos.

Aneel proíbe corte de energia de famílias mais pobres até o fim do ano Foto: Reprodução

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) proibiu, nesta terça-feira (21), o corte de energia elétrica de famílias de baixa renda, por falta de pagamento, até o fim do ano. A regra já tinha sido definida mas, por enquanto, só tinha validade até o fim de julho. A diretoria da agência reguladora decidiu estender essa norma até o fim do estado de calamidade pública pela pandemia do coronavírus, decretado pelo Congresso Nacional e válido até 31 de dezembro. Essa prorrogação só vale para os consumidores enquadrados como "baixa renda", beneficiados pela Tarifa Social de Energia Elétrica. Para as demais residências e para imóveis comerciais, o prazo de 31 de julho está mantido.

Vitória da Conquista: PRF apreende 27 kg de super maconha na BR-116 Foto: Divulgação/PRF

Um passageiro de ônibus transportando skunk dentro de bagagem foi preso pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), na última terça-feira (21). O flagrante aconteceu em Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado. Policiais rodoviários federais faziam fiscalização de combate a criminalidade no km 830 da BR-116, quando abordaram um ônibus de turismo que seguia de São Paulo (SP) com destino a Natal (RN). Ao dar andamento na fiscalização, a equipe da PRF sentiu no compartimento de bagagem externo um forte odor, característico de maconha. Em razão disto, empreendeu buscas para encontrar o local de origem do cheiro, momento em que localizou uma mala, a qual possuía em seu interior um total de 11 tabletes de skunk, que após pesagem totalizou 27, 448 kg. O responsável pela droga foi identificado e localizado através do tíquete de bagagem. Ele informou para os policiais que ganharia R$ 4 mil para fazer o transporte da droga que saiu de Florianópolis (SC) com destino a Natal (RN). Dada às circunstâncias, o motorista e a passageira foram presos em flagrante e encaminhados para a Delegacia de Polícia Judiciária, pelo crime previsto no art. 33 da Lei 11.343/2006 que tem pena prevista de 5 a 15 anos de prisão. O skunk é uma droga produzida em laboratório feita através de vários cruzamentos de tipos de maconha, chegando a ser considerada como uma “super maconha”. Por ser feita a partir da própria maconha, essa droga possui os mesmos efeitos, porém potencializados: palidez, excitação, risos, depressão ou sonolência, aumento de apetite por doces, olhos avermelhados, dilatação das pupilas e alucinações.

PM apreende quase 2 toneladas de maconha em estacionamento de igreja evangélica Foto: Reprodução/TV Globo

Cerca de duas toneladas de maconha foram apreendidas pela Polícia Militar (PM) no estacionamento da Igreja Pentecostal Porta da Salvação em Contagem, Minas Gerais, na segunda-feira (20). Segundo o G1, a PM chegou até os alvos graças a uma denúncia anônima, que passou o endereço onde dois homens estavam escondendo a maconha. A carreta com a droga estava em um lote que serve como estacionamento para os fiéis igreja evangélica. O pastor disse à polícia que emprestou o local, mas não sabia que no veículo havia drogas. De acordo com a polícia, os militares chegaram na hora certa para fazer o flagrante. Segundo a PM, a maconha veio do Paraguai, passou pelo estado do Paraná e tinha Minas Gerais como destino final em Minas Gerais. Pela quantidade de droga, a PM acredita que a mercadoria seria distribuída em vários pontos da Região Metropolitana de Belo Horizonte. Por se tratar de um caso de tráfico internacional, os presos e todo o material apreendido, foram encaminhados para a Polícia Federal, que vai dar andamento às investigações.

500 pés de maconha são incinerados na zona rural de Ibicoara Foto: Divulgação/Cipe Central

Nesta terça-feira (21), após denúncia anônima, uma guarnição da Cipe/Central deslocou-se até o Povoado de Vânia, no município de Ibicoara, a 170 km de Brumado, onde foram localizados diversos pontos isolados de cultivo de maconha. Os pés haviam sido plantados em clareiras na mata fechada, em uma Área de Proteção Ambiental (APA). Segundo a polícia, cerca de 500 pés da droga foram incinerados no local, conforme procedimento de praxe. Além disso, amostras da erva e fertilizantes foram apresentados na Delegacia de Polícia Civil de Ibicoara, onde a ocorrência foi registrada. Nenhum indivíduo foi localizado nas plantações.

Arquivo