Achei Sudoeste

BUSCA PELO ARQUIVO "02/2018"

27 Fev 2018 - 16:00h

O maratonista brumadense Everton Bryan, o popular Avatar, ficou em terceiro lugar na Meia Maratona do Sertão Baiano, disputada no domingo (25), na cidade de Vitória da Conquista. A prova de 10 km reuniu dezenas de atletas da região sudoeste do estado. Avatar conseguiu superar grandes corredores já consagrados em maratonas regionais. “Foi uma prova de ritmo intenso que me exigiu muita resistência, pois tive de manter um pique elevado para permanecer no pelotão de frente até conseguir chegar entre os primeiros colocados. Valeu o desafio e agora é buscar superação nos treinos para as próximas batalhas”, disse o atleta ao site Achei Sudoeste.

27 Fev 2018 - 15:30h

Atendendo as solicitações dos moradores das comunidades de Espinho, Coelho, Mandacaru e Água Branca, o Governo de Caculé, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Saneamento, recuperou as estradas que ligam a cidade aos municípios citados. A ação tem como objetivo eliminar os buracos causados pelas enxurradas no período das chuvas, eliminando também as bancas de areias que dificultam o tráfego nas localidades.

27 Fev 2018 - 15:00h

A retirada do outdoor em apoio ao deputado federal e pré-candidato à presidência da república Jair Bolsonaro, que havia sido fixado na praça do estacionamento público do Mercado Municipal de Brumado, gerou muitos protestos nas redes sociais. Os apoiadores do presidenciável consideraram que a ação foi uma censura da Justiça Eleitoral. Nas manifestações, os seguidores do deputado justificaram que não havia campanha eleitoral no cartaz, apenas a imagem do político e algumas frases de efeito, o que não se pode configurar como campanha eleitoral antecipada. O outdoor foi fixado na tarde da última quinta-feira (22) e, já no final da tarde do dia seguinte, a justiça emitiu notificação com prazo de 48 horas para a retirada do mesmo, com multa de R$ 15 mil caso fosse descumprida a determinação. Um advogado da cidade também entrou com uma ação na justiça contra o grupo que assumiu a divulgação do cartaz, bem como contra o deputado homenageado. Do ponto de vista de alguns analistas da política brumadense, a determinação acabou favorecendo o pré-candidato, que ficou ainda mais em evidência entre os munícipes, uma vez que a notícia se espalhou nos meios de comunicação e nas redes sociais.

27 Fev 2018 - 14:30h

O prefeito Eduardo Vasconcelos (PSB), acompanhado de sua esposa, a Mary Cunha Vasconcelos, prestigiou na última sexta-feira (23), na Loja Maçônica Manoel Carvalho, as comemorações dos 18 anos de fundação da entidade, a convite de Irenaldo Muniz da Silva, Venerável Mestre. Na oportunidade, representou sua irmã, Pedrina Rizério de Carvalho, viúva de Manoel Carvalho, homenageado pelos membros da loja. Manoel Carvalho foi uma pessoa de extrema relevância na história de Brumado, onde, dentre outros feitos, abriu a primeira farmácia da cidade e também o primeiro laboratório de análises clínicas, além de exercer cargos públicos, como delegado, prefeito e professor. Eduardo ainda apresentou anteprojeto e minuta orçamentária para possível urbanização de praça a ser construída em frente à Loja Maçônica, bem como externou emoção e felicidade em poder participar das homenagens.

27 Fev 2018 - 14:00h

Uma decisão judicial em primeira instância, proferida pelo Juiz Gleison dos Santos Soares, da Comarca de Paramirim, determinou a demissão de professores não concursados do município de Érico Cardoso,  a 159 km de Brumado. A sentença foi tomada com base em uma ação de autoria do Sindicato dos Professores de Érico Cardoso, que questionava suposta irregularidade na contratação de professores não concursados pela gestão municipal. “Primeiramente, há de ser ressaltado que a APLB, em diversas reuniões com o então Secretário de Educação, sempre buscou pela resolução desse problema de forma amistosa, chamando a atenção dos gestores para a situação em tela. Ou seja, para a recusa da gestão em fazer a suplementação da carga horária dos professores efetivos, de acordo determina a lei de Plano de Carreira. Nesse sentido, este sindicato não viu outra alternativa senão apelar para a esfera judicial, visando tão somente que um direito fosse resguardado”, destacou o sindicato.

27 Fev 2018 - 12:30h

Um homem de 23 anos foi preso com 12 fuzis, 33 pistolas e cerca de 40 mil projéteis de diversos calibres em Seropédica, na Baixada Fluminense, nesta segunda-feira. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) as armas saíram de Foz do Iguaçu, no Paraná, e seriam levadas para a comunidade Nova Holanda, no Complexo da Maré, na Zona Norte do Rio. De acordo com o jornal Extra, os policiais faziam uma blitz na altura do pedágio, quando suspeitaram do motorista e resolveram abordá-lo. Segundo a PRF, o homem ficou nervoso ao receber a ordem de parada. Na caçamba do veículo foram encontrados cilindros onde estavam as armas. Cães farejadores auxiliaram na ação. Além das armas e da munição, 106 carregadores e uma granada foram encontrados no carro. A ocorrência foi encaminhada à Delegacia Especializada em Armas, Munições e Explosivos (Desarme). A ação faz parte da operação Égide, que reforça o policiamento nas rodovias federais do estado. O delegado Fabrício Oliveira, da Desarme, disse que será instaurado um inquérito para apurar todos os detalhes do carregamento apreendido pela PRF, tais como a origem. As armas foram apresentadas na sede da delegacia, que fica na Cidade da Polícia, no Jacaré, na Zona Norte.

27 Fev 2018 - 12:00h

Em ronda realizada na segunda-feira (26), na comunidade do Campo Seco II, em Brumado, uma guarnição da Cipe Sudoeste deteve dois indivíduos suspeitos de serem autores de uma tentativa de homicídio na região. Com eles, os soldados da especializada encontraram um revólver calibre 38, com seis munições intactas, uma com a numeração suprimida. Os acusados foram encaminhados à delegacia local, onde foram apresentados com a arma de fogo perante à autoridade policial para serem ouvidos. As denúncias serão apuradas.

27 Fev 2018 - 11:30h

O prazo para aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) provarem que estão vivos termina na quarta-feira, 28. O procedimento é obrigatório e quem não fizer a comprovação terá o pagamento suspenso. Segundo o INSS, cerca de 3,2 milhões de beneficiários ainda não fizeram a prova de vida. O prazo para comprovação de vida se encerraria no dia 31 de dezembro, mas foi prorrogado devido à quantidade de pessoas que ainda não regularizaram seu cadastro. Não é necessário ir até uma agência da Previdência Social para fazer a comprovação de vida. O procedimento é realizado no banco em que o benefício é pago mediante a apresentação de um documento de identificação com foto. Segundo a Veja, os beneficiários que não puderem ir às agências bancárias por motivo de doença ou dificuldade de locomoção podem realizar a comprovação de vida por meio de um procurador cadastrado no INSS. Segurados que moram no exterior podem fazer a prova de vida por procurador, documento emitido por consulado ou formulário específico – disponível no site da Repartição Consular Brasileira ou no site do INSS.

27 Fev 2018 - 11:00h

O final de semana foi de muitas emoções no Campeonato Brumadense de Futebol, que registrou duas goleadas e belas homenagens. Na partida preliminar do sábado (24), válida pelo Campeonato Sub-20, o Vila Nova aplicou 5x0 no Santos. Na partida principal, o Vila Nova venceu novamente, mas com o placar de 1x0 sobre o mesmo Santos. No domingo (25), a garotada do Feirense e do Botafogo fez uma partida eletrizante, arrancando muita empolgação dos torcedores nas arquibancadas do Estádio Municipal Gilberto Cardoso. Com os times bem equilibrados e ofensivos, a partida terminou empatada em 3x3. No aquecimento da partida principal, os jogadores do Feirense entraram em campo com o rosto da desportista Gilda Barbosa dos Santos Pereira estampado nas camisas, sendo aplaudidos pela homenagem. Esposa de Gerson Pereira, técnico da equipe, Gilda faleceu na madrugada de segunda-feira (19). O técnico também foi ovacionado com gritos de “Força, Gerson” pelos atletas e torcedores. Antes do pontapé inicial, mais homenagens à desportista com um minuto de silêncio. Durante o jogo, o Feirense mostrou seu potencial, o que despertou a atenção dos adversários ao aplicar a sonora goleada de 6x1 sobre o Botafogo. Com o resultado, o time desbancou até mesmo o atual bicampeão Umburanas nas apostas de quem ficará com o título da atual temporada. No próximo final de semana, mais quatro jogos envolvendo as duas categorias do campeonato serão realizados. No sábado (03), o duelo será entre Espanhol e Boleiros e, no domingo (04), entram em campo Vitória e Itaquaraí.

27 Fev 2018 - 10:30h

A arrecadação do governo federal somou 155,619 bilhões de reais em janeiro, uma alta real de 10,12% em comparação a igual mês de 2017, a 155,619 bilhões de reais. Com isso, obteve o melhor resultado para janeiro desde 2014, quando a arrecadação somou 158,944 bilhões de reais, em dado também corrigido pela inflação, divulgou a Receita Federal na segunda-feira (26). De acordo com a Veja, o resultado foi impulsionado pelo ganho extraordinário com o Refis, programa de renegociação de dívidas tributárias. Só com o Refis, entraram para os cofres públicos 7,938 bilhões de reais em janeiro, frente a apenas 123 milhões de reais recolhidos um ano antes com parcelamentos especiais, incluindo no âmbito da dívida ativa. A Receita apontou que o bom desempenho no mês também derivou da elevação das alíquotas de PIS/Cofins sobre combustíveis a partir de julho do ano passado. Isso rendeu em janeiro arrecadação de 2,491 bilhões de reais, sobre 1,177 bilhão de reais um ano antes. Mesmo se excluídos todos esses efeitos, ainda haveria expansão real de 2,36% na arrecadação no mês passado, como reflexo da recuperação da atividade econômica. No primeiro mês do ano, também houve aumento de 5,58% na receita previdenciária na comparação com igual período do ano passado, responsável por acréscimo de 1,821 bilhão de reais, somando 34,478 bilhões de reais.

27 Fev 2018 - 10:00h

Mais um episódio de corte de energia realizado no final de semana foi registrado em Brumado. A moradora de uma residência localizada na Praça Armindo Azevedo, que preferiu não se identificar, relatou ao site Achei Sudoeste que acordou no último sábado (24) com uma equipe da empresa que presta serviços à Coelba finalizando o corte no fornecimento de energia para sua casa. A moradora declarou que tinha consciência da conta em atraso, porém não recebeu nenhum aviso prévio da empresa informando sobre a realização do corte. “Fui pega de surpresa em um dia de sábado. Se fosse no meio da semana menos mal, mas bem em dia em que nos impossibilita de pagar o boleto e solicitar a religação. Acho isso uma afronta e danos morais ao consumidor. Já passou da hora de termos uma lei municipal que proíba esse tipo de comportamento da Coelba e da Embasa”, destacou.

Nossa reportagem esteve na residência e pode comprovar que a moradora teve de improvisar a iluminação com lampiões a pilha e, como autônoma, ficou impossibilitada de preparar seus produtos para trabalhar no final de semana. No ano de 2004, a Câmara de Vereadores de Brumado aprovou uma lei de autoria do então vereador Gilberto Lima, que proíbe a Embasa e a própria Coelba de cobrarem a taxa de religação dos serviços aos consumidores locais. Já em 2013, o então vereador Welinton Lopes (DEM) apresentou um projeto que proíbe as empresa de realizarem os referidos cortes ao Ministério Público, OAB, Coelba, Embasa e Procuradoria Municipal para ser avaliado pelas instituições e ser tramitado para votação na câmara, porém o mesmo acabou engavetado. A lei, embora não aplicada em Brumado, já foi aprovada em outros municípios, a exemplo de Guanambi.

27 Fev 2018 - 09:30h

O ex-governador da Bahia, Jaques Wagner (PT), classificou como “infundadas” as acusações da Polícia Federal de que que teria recebido R$ 82 milhões em propina durante as obras da Arena Fonte Nova. De acordo com o G1, o petista falou durante entrevista coletiva, na tarde da última segunda-feira (26), em Salvador. Dois advogados de Wagner, Tiago Campos e Pablo Domingues, também participaram da coletiva. “Eu não sei de onde tiraram aquele valor de R$ 82 milhões, e acho estranho que, antes da investigação chegar ao fim, alguém já se pronuncie nesses termos [...] Então, repilo a ideia de receber propina. Nunca recebi e nunca pedi propina”. Um dos advogados de Wagner, Tiago Campos, disse que a defesa ainda não teve acesso ao inquérito completo. “A primeira coisa que fizemos foi pedir acesso à integralidade do inquérito. Nós não temos ciência da integralidade do processo, por mais que seja um processo de apuração inicial”, disse.

27 Fev 2018 - 09:00h

O site Achei Sudoeste apurou que um idoso de 65 anos foi o primeiro paciente a passar por uma neurocirurgia no Hospital Professor Magalhães Neto, em Brumado. O procedimento aconteceu na última sexta-feira (23) em fase experimental, uma vez que o município ainda não conta com a especialidade em seu quadro de atendimentos. Nossa reportagem apurou que a cirurgia foi bem sucedida, realizada por um médico contratado apenas para esse primeiro procedimento. A Secretaria Municipal de Saúde não se pronunciou sobre o assunto, mas a cirurgia já é considerada um avanço para a comunidade, que deseja contar com a especialidade no município.

*Matéria atualizada às 15h52 - 01/03/2018

27 Fev 2018 - 08:50h

Um jovem de 20 anos, identificado como sendo, Hemerson Weslei Reis Silva, vulgo Teco, foi executado na calçada de uma residência, na Rua 2, no Bairro Urbis II, em Brumado na noite da última segunda-feira (26). Segundo informou a polícia ao site Achei Sudoeste, dois homens não identificados, a bordo de uma motocicleta teriam efetuado os quatro disparos que atingiram Hemerson, dois dos projéteis atingiram a vítima no pescoço. Ainda de acordo a polícia, o crime pode ter sido mais um acerto de contas do tráfico. Teco possuía passagem pela polícia por associação ao tráfico. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) foi acionado e o corpo foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) de Brumado para ser necropsiado.

27 Fev 2018 - 08:30h

Quer se alimentar bem, perder peso com saúde e de uma maneira gostosa e natural? Então conheça os kits de emagrecimento da Praticook. Tem para todos os gostos e necessidades: Kit de Lanches, Kit Detox Semilíquido, Kit Detox Convencional, Kit Hipocalórico, Kit Sopa Detox, Kit Semanal Light, Kit Low Carb e Kit de Lanches. Na loja, que é o maior showroom saudável da região, tem diversos produtos light, diet, sem glúten, sem lactose e açaí. Passe agora mesmo na Praticook e conheça o showroom saudável da loja, que fica localizada na Praça Doutor Nelson Lula, 146, a Praça do Rotary. Para maiores informações, ligue (77) 3441-0687 e (77) 99961-0687.

27 Fev 2018 - 08:00h

O site Achei Sudoeste apurou que a Associação dos Pequenos Produtores de Leite de Brumado e Região se viu obrigada a jogar fora cerca de 4,5 mil litros de leite já pasteurizado que estava armazenado em câmara fria para ser distribuído na segunda-feira (26). Os associados avaliaram que o produto estava impróprio para consumo, visto que o sistema de refrigeração ficou desligado por conta de uma pane elétrica na usina de beneficiamento localizada à margem do Anel Rodoviário da BR-030. A direção da usina ainda não se pronunciou sobre o que teria causado a queda de energia na unidade, mas nossa reportagem foi informada de que os leiteiros tiveram de esperar a produção do dia para realizar a distribuição aos consumidores, escolas, padarias e supermercados, o que acabou atrasando a entrega do produto.

27 Fev 2018 - 07:30h

Na Achei Tour você encontra as melhores opções para viagens, incluindo passagens aéreas (nacionais e internacionais), reservas de hospedagens (nacionais e internacionais), locações e fretamentos (veículos e aeronaves), cruzeiros marítimos, UTI aérea e muito mais. Além da garantia de viajar através de uma agência de viagens, na Achei Tour você recebe todo tipo de orientação, sobre emissão de passaporte, vistos e seguros de viagens. Em Brumado, a Achei Tour fica localizada na Rua Ester Trindade Serra, 11-A, Bairro Jardim Brasil. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-6027 / (77) 99991-6027 / (77) 99963-6027. Passe agora mesmo na agência e confira todos os pacotes turísticos disponíveis para fazer a sua viagem dos sonhos. Acesse o nosso site e confira os nossos pacotes de viagens e compre a sua passagem aérea online: www.acheitour.com.br.

27 Fev 2018 - 07:00h

Os deputados que integram a bancada de oposição na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) afirmaram na segunda-feira (26) que podem pedir abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar a suspeita de superfaturamento nas obras da Arena Fonte Nova. O caso é o cerne da Operação Cartão Vermelho, deflagrada pela Polícia Federal. O ex-governador do estado, Jaques Wagner (PT), é o principal alvo da ação, por suspeita de ter recebido R$ 82 milhões no esquema. Em nota, a bancada avaliou que a operação atinge diretamente os governos petistas no estado. Os parlamentares lembraram que o atual governador Rui Costa (PT) era um dos principais nomes da gestão de Wagner, sendo secretário da Casa Civil à época da construção do estádio. Para os oposicionistas, o governador e seus aliados erraram ao atribuir as investigações a perseguições políticas articuladas pela PF. Para deputado estadual Luciano Ribeiro (DEM), “o governador, sem poder se defender dos fatos, já que o seu governo também sai atingido, atribui as investigações a uma orquestração da mídia com a PF, numa falta de bom senso, sem limites”. Ainda de acordo com Ribeiro, a CPI já está na pauta de reuniões do bloco e é necessária para dar respostas aos baianos sobre as supostas irregularidades. “A gente esperava que o governador desse uma declaração que esclarecesse os fatos. No entanto, ele foi periférico, acusando a mídia, falando de perseguição, de situações que não são o cerne da situação. O povo quer o esclarecimento dos fatos. Se eles não vêm dizer, cabe a nós propor isso”, defendeu o democrata.

27 Fev 2018 - 06:00h

O Ministério da Saúde liberou R$ 34,7 mil para realização de cirurgias eletivas no município de Brumado. Recursos como este estão sendo disponibilizados para cidades que comprovaram a meta de produção. No caso de Brumado, a cidade realizou 39 cirurgias em 2017. Os estados que cumpriram a meta estabelecida em portaria para que municípios pudessem organizar a produção de mutirões de cirurgias eletivas terão a oportunidade de receber o dobro dos recursos pagos no último semestre. “Municípios que já conseguiram organizar a fila única têm a oportunidade de reduzir ainda mais a fila de espera dos pacientes que aguardam por alguma cirurgia. A medida visa reforçar as estratégias de ampliação aos procedimentos eletivos, garantindo o melhor encaminhamento e tratamento dos pacientes. Essa iniciativa vai ajudar a diminuir a demanda e a reorganizar a lista de espera”, disse o ministro da Saúde, Ricardo Barros. Entre as cirurgias eletivas estão procedimentos de média e alta complexidade, sem caráter de urgência, como cirurgias de pele, tecido subcutâneo, oftalmológicas; cirurgias das glândulas endócrinas; cirurgias do sistema nervoso central e periférico; cirurgias das vias aéreas superiores, da face, cabeça e pescoço; cirurgias e oncológicas; cirurgias do aparelho circulatório e digestivo e cirurgias do aparelho osteomuscular.

26 Fev 2018 - 17:45h

A brumadense Eliana Novais Leite Neves, 53 anos, morreu na manhã desta segunda-feira (26) vítima de câncer de intestino, na cidade de Salvador. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, Eliana estava internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), no Hospital Roberto Santos, na capital baiana, desde o último dia 16 de fevereiro. De acordo com familiares, o velório acontecerá no Salão Paroquial de Brumado e o corpo está previsto de chegar ao local às 23h. O sepultamento acontecerá na terça-feira (27) às 11h. Eliana deixa marido e dois filhos.