Achei Sudoeste

BUSCA PELO ARQUIVO "02/2018"

21 Fev 2018 - 11:00h

Desportistas da cidade de Brumado estão prestando solidariedade ao treinador Gerson Pereira, técnico do Feirense, em razão da morte súbita de sua esposa, Gilda Barbosa dos Santos Pereira, de 42 anos, ocorrida na segunda-feira (19). Por telefone ao site Achei Sudoeste, o treinador disse que sua esposa havia passado recentemente por um tratamento de saúde que lhe impossibilitava de realizar grandes esforços físicos. Ele acredita que ela possa ter se excedido em algum momento na arrumação da casa, o que teria provocado o rompimento de uma variz no esôfago e, por consequência, uma hemorragia interna que a levou ao óbito. Gilda também era amante do esporte e sempre acompanhava o marido nos dias em que ele estava a serviço ou para assistir os jogos. No último domingo (18), o casal esteve no Estádio Municipal Gilberto Cardoso para acompanhar a abertura do campeonato local. O registro da descontração do casal viralizou nas redes sociais com as mensagens de consolo e solidariedade à família enlutada. Com Gilda, o treinador Gerson adotou um filho que já completou 13 anos de idade. O time do Feirense entrará em campo no próximo domingo (25) para fazer a sua estreia na competição contra o Botafogo. Na ocasião, os atletas dos dois clubes, bem como a comissão organizadora do campeonato, deverão prestar mais homenagens à dona de casa amante do futebol. O corpo está sendo velado na Rua Ferreira e Silva, no Bairro Dr. Juracy, e o sepultamento foi realizado nesta quarta-feira (21).

21 Fev 2018 - 10:30h

Um bebê recém-nascido foi encontrado morto na segunda-feira (19) em uma saco plástico no centro de triagem de lixo reciclável em Atibaia (SP). O recém-nascido foi encontrado por uma funcionária durante a triagem do lixo recolhido. O saco de lixo chegou no caminhão da coleta por volta das 16h e passava por uma esteira, onde é feita a separação de recicláveis, quando foi encontrado. Segundo a Polícia Civil, o bebê estava em uma sacola preta com um travesseiro e ainda tinha o cordão umbilical. “Vamos refazer a rota do caminhão, listando os bairros e consultando os postos [de saúde] para saber onde havia mães fazendo pré-natal. A gente ainda aguarda a análise para saber se foi um aborto ou se foi um infanticídio”, afirmou o delegado Elton Costa, da Delegacia de Investigações Gerais (DIG). De acordo com o G1m o corpo do bebê foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) da cidade. Até a publicação da reportagem, a polícia ainda não havia localizado a mãe do bebê.

21 Fev 2018 - 10:00h

O discurso de formatura de uma bolsista da Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) está emocionando as redes sociais. Ao falar em nome de todos os bolsistas do curso, a formanda Michele Alves, de 23 anos, que é filha de empregada doméstica, fez duras críticas ao ambiente universitário, ressaltando os desafios diários que ela e seus colegas enfrentaram. Dedicando seu discurso às famílias que “a muito custo mantiveram seus filhos na universidade e aos estudantes que perderam pelo menos três horas diárias em transportes públicos”, Michele citou a “realidade cruel que nos foi apresentada no momento em que cruzamos os portões da Bartira e da Monte Alegre”, referindo-se à localização da PUC-SP. 

“Resistimos às piadas sobre pobres, às críticas sobre as esmolas que o governo nos dava, aos discursos reacionários da elite e a sua falaciosa meritocracia. Resistimos à falta de inglês fluente, de roupa social e linguajar rebuscado que o ambiente acadêmico nos exigia - disse a nova advogada ao microfone. - Resistimos à falta de apoio financeiro e educacional da Fundação São Paulo, aos discursos da vitimização das minorias e à suposta autonomia do indivíduo na construção do seu próprio futuro. Resistimos também aos insultos feitos a nossa classe, aos desabafos dos colegas sobre empregadas domésticas e porteiros. Mal sabiam que esses profissionais eram na verdade nossos pais”, disse. Nascida em Macaúbas, a formanda se mudou para São Paulo aos 12 anos.

21 Fev 2018 - 09:30h

O evento Conecta Chapada - Natureza e arte de todas as tribos será realizado nos dias 20 e 21 de abril, no município de Andaraí, na Chapada Diamantina, às margens do Rio Paraguaçu. Algumas das atrações foram divulgadas em um vídeo feito pelo sanfoneiro Targino Gondim, que também toca no evento. Entre os artistas já confirmados estão Mariene de Castro, Quinteto Sanfônico, Zeca Baleiro e Armandinho. Outras atrações serão divulgadas em breve.

21 Fev 2018 - 09:00h

Em breve, a cidade de Brumado contará com a sede própria do Núcleo Regional de Saúde, unidade que substitui a extinta 19ª Dires. Uma parte do complexo já recebeu a laje e logo será iniciada a construção do segundo pavimento. O outro bloco está prestes a receber a cobertura para ser construído o andar superior. Vale ressaltar que a obra está sendo executada pela prefeitura através de permuta com o Estado - o Município cedeu o terreno e a construção do complexo, recebendo de volta a área onde antes funcionava o extinto Departamento de Estradas e Rodagens da Bahia (Derba), na Rua Dr. Antônio Mourão Guimarães. No local, a prefeitura projetou a ampliação do Mercado e da Feira Livre Municipal, com a construção de uma Central de Abastecimento (Ceasa).

21 Fev 2018 - 08:30h

Quer se alimentar bem, perder peso com saúde e de uma maneira gostosa e natural? Então conheça os kits de emagrecimento da Praticook. Tem para todos os gostos e necessidades: Kit de Lanches, Kit Detox Semilíquido, Kit Detox Convencional, Kit Hipocalórico, Kit Sopa Detox, Kit Semanal Light, Kit Low Carb e Kit de Lanches. Na loja, que é o maior showroom saudável da região, tem diversos produtos light, diet, sem glúten, sem lactose e açaí. Passe agora mesmo na Praticook e conheça o showroom saudável da loja, que fica localizada na Praça Doutor Nelson Lula, 146, a Praça do Rotary. Para maiores informações, ligue (77) 3441-0687 e (77) 99961-0687.

21 Fev 2018 - 08:00h

A Comarca de Caetité julgou 25 Mandados de Segurança contra o ato do prefeito da cidade de Lagoa Real, Pedro Cardoso Castro (MDB), que afastou indevidamente professores com mais de 25 anos de atuação no Município. Através de decreto, a Secretaria Municipal de Educação determinou o retorno dos servidores ao cargo de origem, alegando que teria havido desvio de função do cargo de auxiliar de serviços gerais para o cargo de professor. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, diante das documentações apresentadas, com a devida qualificação dos profissionais, os mandados de segurança foram concedidos e o juiz José Eduardo das Neves Brito determinou que o Município de Lagoa Real, na pessoa do prefeito, assegurem, no prazo de 48 horas, a manutenção dos impetrantes no cargo de professor com os seus direitos e garantias resguardados. O juiz fixou multa diária de R$ 1 mil, por dia de descumprimento, julgando extinto o processo com resolução do mérito.

21 Fev 2018 - 07:30h

Na Achei Tour você encontra as melhores opções para viagens, incluindo passagens aéreas (nacionais e internacionais), reservas de hospedagens (nacionais e internacionais), locações e fretamentos (veículos e aeronaves), cruzeiros marítimos, UTI aérea e muito mais. Além da garantia de viajar através de uma agência de viagens, na Achei Tour você recebe todo tipo de orientação, sobre emissão de passaporte, vistos e seguros de viagens. Em Brumado, a Achei Tour fica localizada na Rua Ester Trindade Serra, 11-A, Bairro Jardim Brasil. Em Vitória da Conquista, estamos no Aeroporto Pedro Otacílio Figueiredo. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-6027 / (77) 3425-6027 / (77) 99991-6027 / (77) 99963-6027. Passe agora mesmo na agência e confira todos os pacotes turísticos disponíveis para fazer a sua viagem dos sonhos. Acesse o nosso site e confira os nossos pacotes de viagens e compre a sua passagem aérea online: www.acheitour.com.br.

20 Fev 2018 - 17:00h

As chuvas que caíram na primeira semana de fevereiro provocaram um pequeno atraso nas obras de construção da passagem sobre o Riacho do Bufão, na Rua Almerindo Lobo, no Bairro Feliciano Pereira Santos. Por se tratar de uma obra a céu aberto, com utilização de concreto e coluna, os trabalhos acabaram sofrendo uma pausa, mas os operários já retomaram as atividades. As colunas estão erguidas e os moradores da região mais tranquilos, visto que a obra promete colaborar com o melhor fluxo das enxurradas em dias chuvosos, o que deverá resolver o antigo problema de inundações das casas às margens do afluente do Rio do Antônio.

20 Fev 2018 - 16:30h

Em parceria com a Aqualis Informática, a WSouza Sistemas iniciou a implantação de seu sistema de gestão escolar nos municípios de Guanambi e Pindaí. Com a implantação do Sistema Paulo Freire, a empresa passa a gerenciar mais de 50 mil alunos e quase 300 escolas. Em Guanambi, a WSouza Sistemas se torna a principal empresa de desenvolvimento de sistemas educacionais a atender a duas grandes microrregiões da mesorregião Centro-Sul Baiano, sendo elas as microrregiões de Brumado e Guanambi.

20 Fev 2018 - 16:00h

As obras de canalização do riacho e pavimentação da Rua Padre Cícero, no Bairro São José, em Brumado, foram retomadas na última semana com homens e máquinas trabalhando em ritmo intenso na via, que é um dos principais acessos ao campus do Ifba. Com as obras, a prefeitura está transformando as características da via, que será dividida pelo canal e receberá pavimentação asfáltica. A obra ficou parada no trecho enquanto as equipes foram direcionadas para o outro lado de interligação do riacho a fim de seguir a ordem correta da obra, conforme explicação do setor de obras da secretaria municipal de infraestrutura. Na ocasião, a paralisação gerou muitas reclamações dos moradores, que convivem com os transtornos do empreendimento. “Esperamos que agora não interrompam mais, pois, embora necessária, a obra em si gera alguns incômodos. É compreensível e o resultado com proposta de benefício final será maior do que os transtornos temporários”, comentou Elton Santos, morador da localidade.

20 Fev 2018 - 15:30h

Uma criança de apenas 5 anos morreu após ser atropelada na região da barragem no Distrito de Ceraíma, em Guanambi, no sudoeste baiano, a 141 km de Brumado. Yude Ferreira da Silva brincava de bola em frente à sua residência, às margens da BA-938, quando foi atropelado por uma caminhonete. O acidente aconteceu neste domingo (18). A criança chegou a ser socorrida pelo pai e levada ao Hospital Regional de Guanambi, mas não resistiu. O condutor da caminhonete, Valdecir Ribeiro Guimarães, 34 anos, ajudou no socorro à vítima. De acordo com a Agência Sertão, ele disse que a criança saiu repentinamente da casa e atravessou a via. Ele seguia com destino ao povoado de Sítio Novo, na região de Morrinhos. Yure morreu minutos depois de receber os primeiros atendimentos na unidade de saúde.

20 Fev 2018 - 15:00h

Os agentes de trânsito do município de Brumado receberam tablets e celulares com números institucionais a fim de agilizar as ações, principalmente nas ruas do centro comercial, onde há maior tráfego. Com a implantação do 156, a central de atendimento receberá as ligações do público com o intuito de providenciar o deslocamento mais ágil dos agentes para os locais onde há maior necessidade de atenção. Com os tablets, os servidores poderão emitir em tempo real as notificações de infração e até mesmo fotografar as irregularidades flagradas no dia a dia do trânsito local. O aparelho também conta com um GPS pessoal de identificação do agente, o que ajudará a central da Superintendência Municipal de Trânsito e Transporte a localizá-lo e direcioná-lo às regiões carentes de atenção.

20 Fev 2018 - 14:30h

Nesta terça-feira (20), uma reunião da bancada da oposição pode definir o novo líder do grupo que faz oposição ao governador Rui Costa na Assembleia Legislativa do Estado da Bahia (AL-BA). O deputado estadual Luciano Ribeiro (DEM) é um dos nomes cotados para o cargo desde o ano passado para substituir o então líder, deputado Leur Lomanto Junior (PMDB). Questionado sobre a possibilidade de assumir o cargo, Ribeiro nega que esta seja uma decisão acertada e que será decidida em consenso com o grupo. “As decisões são tomadas de acordo com a vontade de uma maioria. É preciso extrair o posicionamento de cada parlamentar, avaliar o que é melhor para o grupo e decidirmos pela vontade da maioria, como sempre acontece”, salientou.

20 Fev 2018 - 14:00h

Os 1.083 pacientes que passaram por cirurgia através do mutirão da catarata no Hospital Professor Magalhães Neto, em Brumado, retornaram nesta terça-feira (20) à clínica credenciada ao programa a fim de passar pela revisão do médico oftalmologista Marlúcio Abreu Filho. Para o atendimento, foi necessário bloquear o tráfego na Rua Euclides da Cunha, um dos principais eixos do centro comercial, onde foram instaladas as tendas para acomodar os pacientes na fila de espera. 

A expectativa é atender todos os pacientes hoje (20) e amanhã (21). Os pacientes com boas avaliações já deixam o consultório sem utilizar os óculos escuros receitados para repouso dos olhos no pós-operatório.

20 Fev 2018 - 12:30h

A Achei Tour preparou um pacote turístico para as cidades de Aparecida e Campos do Jordão, com duração de quatro dias, de 23 a 26 de outubro de 2018. A viagem custa apenas R$ 980. O valor pode ser pago em até 10 vezes sem juros, para início em janeiro, ou parcelas ajustadas a partir do mês do contrato fechado. O pacote inclui: viagem em ônibus semi-leito, com ar-condicionado, TV e wi-fi; três diárias com café da manhã, almoço e jantar e meia diária com meia pensão; quartos com ventilados de teto e ar condicionado, TV e wi-fi; visita a Campos do Jordão; assistência viagem e camiseta padronizada. Não perca a chance de visitar um dos pontos turísticos mais famosos do Brasil. Em Brumado, a Achei Tour fica localizada na Rua Ester Trindade Serra, 11-A, Bairro Jardim Brasil. Em Vitória da Conquista, estamos no Aeroporto Pedro Otacílio Figueiredo. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-6027 / (77) 3425-6027 / (77) 99991-6027 / (77) 99963-6027. Passe agora mesmo na agência e confira todos os pacotes turísticos disponíveis para fazer a sua viagem dos sonhos. No site www.acheitour.com.br.

20 Fev 2018 - 12:00h

Na sessão da última sexta-feira (16), o legislativo brumadense votou o projeto de lei nº 01/2018, de autoria da mesa diretora, que dispõe sobre a filiação da Câmara Municipal de Brumado à União das Câmaras de Vereadores do Estado da Bahia. A filiação oportunizará aos parlamentares a comodidade de terem à disposição na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) um gabinete com todo o equipamento necessário à atividade parlamentar, desconto no restaurante da AL-BA, acesso ao estacionamento e assessoria jurídica voltada à municipalidade e atividades legislativas. Os benefícios também se estenderão à Brasília. O valor da filiação, que deverá ser pago mensalmente à instituição, será de R$ 600. O projeto segue para segunda votação na próxima sessão.

20 Fev 2018 - 11:30h

A ministra dos Direitos Humanos, Luislinda Valois, entregou na segunda-feira (19) sua carta de demissão ao presidente Michel Temer (MDB). A pasta será assumida pelo subchefe de Assuntos Jurídicos (SAJ) da Casa Civil, Gustavo do Vale Rocha, que, segundo fontes no Planalto, vai acumular as duas funções. A exoneração e a nomeação serão publicadas nesta terça (20) no Diário Oficial da União. De acordo com a Veja, Rocha já havia sido cotado para assumir outras pastas no governo e foi citado inclusive como uma possibilidade de cuidar do ministério extraordinário da Segurança, que Temer prometeu criar em breve. Ele se tornou homem de confiança do presidente, mas é controverso dentro do governo e sempre é lembrado por ter advogado para o ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha. De acordo com fontes no Planalto, Temer avaliava trazer a Secretaria de Direitos Humanos de volta para o Ministério da Justiça. No entanto, agora com a nomeação de Vale Rocha, Temer deve manter a pasta com status de ministério. Em dezembro do ano passado, Luislinda Valois pediu desfiliação do PSDB para permanecer no cargo mesmo após o desembarque dos tucanos. Criticada no Planalto por ter uma atuação “apagada”, Luislinda, no entanto, já estava praticamente descartada e Temer buscava apenas um nome. Ela causou polêmica depois de pedir ao governo para ganhar o salário integral do cargo, o que elevaria seus vencimentos mensais para R$ 61,4 mil, já que ela também recebe como desembargadora aposentada do Tribunal de Justiça da Bahia. Após a repercussão negativa, Luislinda desistiu do pedido.

20 Fev 2018 - 11:00h

Aproveitando uma campanha da Rede Globo, que pede aos brasileiros para encaminharem vídeos de suas cidades relatando o que desejam para o “Brasil do Futuro”, um grupo de ciclistas expôs a falta de ação do poder público, que não tomou providências a fim de consertar um grande buraco que se formou na Avenida Lindolpho Azevedo de Brito, via de entrada da BA-148, em Brumado. Com as bicicletas dentro da grande fenda na via, Edvan Rocha e André Santos cobraram a manutenção do trecho, que está totalmente esburacado, como já havia sido noticiado pelo site Achei Sudoeste. O trecho está entre os mais utilizados pelos atletas na prática esportiva. Vários ciclistas que representam o município na disputa do Campeonato Baiano de Ciclismo treinam todos os dias no percurso, correndo o risco de se acidentarem. Por telefone a nossa reportagem, o secretário municipal de infraestrutura, André Cardoso, esclareceu que o percurso recebe nome de avenida por estar dentro do perímetro urbano, porém faz parte da BA-148, uma rodovia estadual. Segundo ele, o município já solicitou ao governo do estado a realização dos devidos reparos na localidade. A prefeitura aplicará um paliativo para tapar os buracos no trecho, mas em breve o estado realizará a devida manutenção do percurso.