Achei Sudoeste

BUSCA PELO ARQUIVO "02/2018"

20 Fev 2018 - 10:30h

Os donos de veículos com placa de final 1 têm até o dia 28 de fevereiro para pagar a cota única do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) com 5% de desconto. O prazo é o mesmo para o pagamento da primeira parcela dos proprietários que optarem por dividir o imposto em três vezes. Nesse caso, não há desconto. As outras duas parcelas vencem nos dias 28 de março e 30 de abril. Além disso, também é possível pagar a cota única sem desconto. De acordo com o G1, o pagamento deve ser feito até o dia 30 de abril. O pagamento pode ser feito em qualquer agência do Banco do Brasil, Bradesco ou Bancoob, bastando apenas apresentar o número do Renavam.

20 Fev 2018 - 10:00h

Conselheiros tutelares e policiais militares flagraram um homem e uma mulher com uma criança de dois anos em um motel localizado na BR-122, em Guanambi. A 141 km de Brumado. Um homem acionou o órgão ao desconfiar que sua ex-mulher teria ido para o motel com outro homem e levado sua filha de menos de dois anos para o local. O fato foi registrado na última sexta-feira (16). Os conselheiros pediram apoio da PM a fim de constatar a denúncia. No motel, ao entrarem no quarto, localizaram a criança escondida debaixo da saia da mãe. O casal foi encaminhado para prestar depoimento na delegacia e o dono do estabelecimento também deve ser intimado. O Ministério Público do Estado (MP-BA) irá acompanhar o caso.

20 Fev 2018 - 09:30h

O ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha, anunciou na segunda-feira (19) uma lista de 15 projetos na área econômica que o governo tentará aprovar no Congresso Nacional, já que a tramitação da reforma da Previdência foi suspensa em razão de decreto de intervenção federal no Rio de Janeiro. A legislação proíbe, durante vigência de intervenção federal, a aprovação de emendas à Constituição. A reforma da Previdência foi apresentada como uma PEC e a intervenção no Rio, na área de segurança pública, tem previsão de durar até 31 de dezembro deste ano. O anúncio foi feito em entrevista concedida no Palácio do Planalto. Entre os projetos, constam a regulamentação do teto remuneratório, a privatização da Eletrobras e a autonomia do Banco Central. 

20 Fev 2018 - 09:00h

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Brumado continua impedida de retomar o projeto da ronda escolar por conta da falta de abastecimento da viatura utilizada no patrulhamento das unidades de ensino. Através de um acerto entre a Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) e a 18ª Ciretran foi liberada a identificação da placa com as iniciais da GCM para uso interno na sede do município, porém o setor de finanças ainda não liberou a cota de abastecimento para atender o veículo, o qual permanece inoperante no estacionamento do paço municipal. Ao site Achei Sudoeste, professores e pais dos alunos cobram para que o projeto seja restabelecido no intuito de ofertar uma melhor sensação de segurança nas escolas. “Ficava mais tranquila em mandar minha filha pra escola quando tinha a ronda escolar. A presença dos guardas inibia muito os elementos de tentar contra os estudantes na porta das escolas. Antes da ronda, minha filha foi abordada por dois marginais que tomaram o celular dela. Foi um trauma de quase um mês até ela se habituar a voltar a estudar. Por isso faço esse apelo para que a prefeitura permita o retorno do projeto”, disse a autônoma Gerusa Alves. “Com as rondas, meu filho começou a melhorar na escola, pois ele se envolveu muito com as aulas de futsal e os guardas cobravam boa disciplina na sala de aula. Eles estão fazendo a parte deles e acho muito bonita essa iniciativa. Espero que continue este ano”, comentou a mãe de um aluno do Caic. Nossa reportagem tentou contato com o secretário municipal de finanças para tratar do assunto, mas o mesmo encontra-se viajando.

20 Fev 2018 - 08:30h

Quer se alimentar bem, perder peso com saúde e de uma maneira gostosa e natural? Então conheça os kits de emagrecimento da Praticook. Tem para todos os gostos e necessidades: Kit de Lanches, Kit Detox Semilíquido, Kit Detox Convencional, Kit Hipocalórico, Kit Sopa Detox, Kit Semanal Light, Kit Low Carb e Kit de Lanches. Na loja, que é o maior showroom saudável da região, tem diversos produtos light, diet, sem glúten, sem lactose e açaí. Passe agora mesmo na Praticook e conheça o showroom saudável da loja, que fica localizada na Praça Doutor Nelson Lula, 146, a Praça do Rotary. Para maiores informações, ligue (77) 3441-0687 e (77) 99961-0687.

20 Fev 2018 - 08:00h

Brumado, conhecida como a capital do minério, poderá ter um crescimento histórico nos próximos cinco anos. De acordo com informações apuradas pelo site Achei Sudoeste, novos investimentos públicos e privados estão no topo da lista e devem alavancar o crescimento do município. Uma grande obra que já está em andamento é o condomínio Euroville, que chegou para ser um grande divisor de águas no setor. Entre as benfeitorias vindouras estão obras de grande porte e elevados investimentos, dentre as quais podemos destacar: Parque da Cidade, policlínica de saúde, anéis viários, hospital particular com centro cirúrgico, rede de supermercado atacadista, faculdades e outros investimentos. A população brumadense espera que estes investimentos cheguem o quanto antes e que a cidade tenha um crescimento significativo nas áreas de saúde e educação.

20 Fev 2018 - 07:30h

Na Achei Tour você encontra as melhores opções para viagens, incluindo passagens aéreas (nacionais e internacionais), reservas de hospedagens (nacionais e internacionais), locações e fretamentos (veículos e aeronaves), cruzeiros marítimos, UTI aérea e muito mais. Além da garantia de viajar através de uma agência de viagens, na Achei Tour você recebe todo tipo de orientação, sobre emissão de passaporte, vistos e seguros de viagens. Em Brumado, a Achei Tour fica localizada na Rua Ester Trindade Serra, 11-A, Bairro Jardim Brasil. Em Vitória da Conquista, estamos no Aeroporto Pedro Otacílio Figueiredo. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-6027 / (77) 3425-6027 / (77) 99991-6027 / (77) 99963-6027. Passe agora mesmo na agência e confira todos os pacotes turísticos disponíveis para fazer a sua viagem dos sonhos. Acesse o nosso site e confira os nossos pacotes de viagens e compre a sua passagem aérea online: www.acheitour.com.br.

20 Fev 2018 - 05:55h

As aulas no Centro Municipal de Educação Agamenon Santana (Cmeas), em Brumado, nesta terça-feira (20). De acordo com a secretaria de educação do município, devido ao falecimento de Teresinha Meira dos Santos, mãe da diretora da unidade de ensino, Ariadna Santos, as atividades estão suspensas hoje. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, as atividades no Cmeas serão retomadas na próxima quarta-feira (21).

19 Fev 2018 - 21:15h

Uma jovem foi encontrada morta nesta segunda-feira (19) na cidade de Paramirim, no sudoeste baiano, localizada a 128 km de Brumado. O corpo de Keila Santos Oliveira, 18 anos, foi localizado sem vida em sua casa, no Bairro Santo Antônio. De acordo com o Paramirim Agora, Keila era estudante e mãe de uma filha. Segundo a publicação, a morte pode ter sido causada por suicídio. Uma anotação feita em um caderno pode ter sido feita por Keila antes de morrer. 

“O motivo da minha morte será esclarecido agora, eu sempre te pedi para estar comigo e me amar, você saía e me largava em casa, e eu chorava tanto que eu não tinha mais lágrimas para chorar, mas foi melhor assim o fim da minha existência nessa terra”. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Brumado foi acionado e o corpo da jovem foi encaminhado para Instituto Médico Legal (IML) para ser necropsiado. A polícia civil de Paramirim, que pertence a 20ª Coordenadoria do Interior (Coorpin) já investiga o caso. 

19 Fev 2018 - 18:00h

Os mais de 1100 torcedores que compareceram ao Estádio Municipal Gilberto Cardoso para acompanhar o jogo de abertura do Campeonato Brumadense de Futebol, entre Umburanas e Vila Presidente Vargas, que terminou empatado em 1x1, aprovaram a instalação da catraca na entrada do local. “Dá mais transparência pra nós que pagamos para assistir ao espetáculo e aos clubes que sabem a real arrecadação da bilheteria”, comentou o torcedor André Nascimento ao site Achei Sudoeste. De acordo com a organização do evento e os representantes dos clubes que acompanharam os trabalhos na bilheteria, o público pagante foi de 963 pessoas e a renda chegou a R$ 4.815,00. O valor foi rateado entre os clubes e para algumas despesas de manutenção do estádio.

19 Fev 2018 - 17:30h

No último sábado (17), uma guarnição da Cipe Central foi acionada a fim de investigar uma denúncia de tráfico de drogas no Bairro Cleriston Andrade, na cidade de Tanhaçu, a 74 km de Brumado. No local, após abordagem policial, o indivíduo Valdivino Aguiar Caires, vulgo Vino, autorizou a entrada em sua residência. No imóvel, os policiais encontraram 60 buchas de substância análoga à maconha, pesando cerca de 300 g, R$ 52 em espécie, 01 bucha de substância análoga à cocaína; 05 smartphones, 04 sacos plásticos para acondicionar drogas e 01 telefone celular. O indivíduo foi preso e conduzido à Delegacia Territorial De Brumado, onde foi lavrado o flagrante.

19 Fev 2018 - 17:00h

Estudante de Medicina na Uesb, campus de Vitória da Conquista, Thaline Cirqueira Moreira perdeu o direito de continuar com o curso em vaga de quilombolas. A decisão partiu do juiz Antônio Carlos do Espírito Santo Filho, da Comarca de Livramento de Nossa Senhora. Em processo administrativo, foi apurado que a estudante mentiu no ato da matrícula, em 2013, ao dizer que morava em remanescente de quilombo. Thaline impetrou um mandado de segurança contra o reitor Paulo Roberto Pinto Santos e a universidade e teve deferido pedido liminar para continuar frequentando as aulas enquanto durasse a ação judicial. No processo, porém, o reitor argumentou que a competência para julgar o feito é da Vara da Fazenda Pública da Comarca de Vitória da Conquista, onde funciona a Uesb e é local dos fatos. Na sentença, o juiz mandou remeter os autos para Vitória da Conquista. Assim, até que sobrevenha outra decisão judicial, fica valendo o cancelamento da matrícula e a consequente exclusão da estudante do curso.

19 Fev 2018 - 16:30h

O atleta José Aparecido Santos, o Zeca Predador, natural da cidade de Livramento de Nossa Senhora, venceu uma importante luta internacional de MMA na noite de domingo (18), em Mumbai, na Índia. Zeca derrotou o indiano Mandeep Singh logo no primeiro round. A luta foi transmitida ao vivo pela MTV diretamente do ginásio em Mumbai, a segunda maior cidade da Índia. Com mais esse título de campeão mundial, Zeca Predador torna-se o maior ídolo do esporte em Livramento.

19 Fev 2018 - 16:00h

Há anos que os moradores do Bairro Esconso cobram atenção do poder público para que realize uma manutenção na Avenida Cleóbolo Meira Leite, via estadual que interliga a sede do município ao anel rodoviário da BR-030, em Brumado. Por diversas vezes, os próprios moradores se organizaram e realizaram o serviço. A ação foi repetida neste final de semana, quando os populares promoveram, mais uma vez, o mutirão do tapa-buracos. Eles despejaram terra nos pontos irregulares que se formaram na quase desaparecida malha asfáltica. 

Por telefone ao site Achei Sudoeste, a secretaria municipal de infraestrutura explicou que, por se tratar de um trecho pertencente ao Estado, a prefeitura não pode intervir para realizar a manutenção do percurso. O problema já foi informado ao órgão estadual responsável, que teria se posicionado favoravelmente a fim de atender a reivindicação.

19 Fev 2018 - 15:30h

A recuperação da BA-142, rodovia que interliga os municípios de Tanhaçu (distrito de Sussuarana) e Andaraí, passando por Ituaçu, Barra da Estiva, Ibicoara e Mucugê, na Chapada Diamantina, será iniciada a partir do segundo semestre de 2018. A informação foi passada aos deputados Waldenor Pereira e Zé Raimundo pelo Superintende de Infraestrutura da Bahia, Saulo Pontes, durante audiência na Secretaria de Infraestrutura da Bahia - Seinfra, em Salvador. Waldenor e Zé Raimundo voltaram a cobrar do Governo do Estado celeridade no início da obra devido à grande deterioração da via, uma das principais da Chapada Diamantina, região de grande circulação turística no Estado. O superintende reafirmou que a reconstrução da BA-142 é prioridade e que a estrada já está incluída no Programa de Restauração e Manutenção de Rodovias do Estado da Bahia.

19 Fev 2018 - 15:00h

A torcida bem que compareceu ao Estádio Municipal Gilberto Cardoso para assistir a solenidade e partida de abertura do Campeonato Brumadense de Futebol 2018. Além dos torcedores, apenas a comissão organizadora e algumas autoridades locais compareceram ao evento, que ficou abaixo do esperado. O Hino Nacional foi acompanhado de pé pelos dirigentes dos dez clubes inseridos na competição. A maioria dos torcedores gostou do novo visual encontrado nas dependências do local com a nova pintura em azul anil e branco. “O mel de coruja do prefeito funcionou”, comentou o radialista Jair Araújo. Já o tão aguardado confronto dentro das quatro linhas entre Umburanas e Vila Presidente Vargas foi morno, deixando certo ar de frustração nos torcedores, que viram poucos lances reais de gol criados pelas duas equipes, que muito se respeitaram em campo. A partida terminou empatada em 1x1. Cada time acertou uma bola na trave e cada uma teve ao menos uma chance real desperdiçada por seus atletas, mas a principal falha se deu com o Badu, camisa 10 do Umburanas, que conseguiu debaixo do gol chutar a bola pra fora. Na partida preliminar, válida pela categoria juvenil, o Umburanas venceu o Vila de virada por 3x2. No próximo final de semana, os confrontos serão entre Vila Nova e Santos no sábado (24) e, no domingo (25), entre Feirense e Botafogo.

19 Fev 2018 - 14:30h

Para o prefeito de Vitória da Conquista, a 131 km de Brumado, Herzem Gusmão (PMDB), Nilo Coelho (PSDB), ex-governador do estado, deve ser candidato a senador ou a vice-governador nas eleições deste ano. Ao Blog da Resenha Geral, que é ligado a Gusmão, o prefeito disse que o nome do ex-governador em uma eventual chapa com ACM Neto fortaleceria o interior, principalmente a região sudoeste em representatividade. “Tenho o dever como prefeito da terceira maior cidade do Estado de tomar uma posição capaz de fortalecer politicamente o interior da Bahia. Nilo Coelho é o nome capaz de robustecer a ideia política e atrair as atenções do Governo para regiões esquecidas pelo PT”, disse. Até o momento, Nilo Coelho não se pronunciou sobre a possiblidade de candidatura. “Conversas foram iniciadas. Nilo não disse que sim, mas também não disse que não aceita”, afirmou Gusmão.

19 Fev 2018 - 14:00h

A pedido do Ministério Público Federal (MPF) em Vitória da Conquista, a Justiça Federal condenou o ex-gestor de Malhada de Pedras, a 41 km de Brumado, por crime de responsabilidade. Ramon dos Santos (PP) desviou verbas do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef) e do Programa Recomeço entre os anos de 2002 e 2003. Os recursos federais desviados, destinados ao magistério e ao ensino de jovens e adultos, totalizaram R$ 51.371,53. Segundo as investigações, o ex-prefeito forjou o pagamento de aquisição de produtos e de prestação de serviços com notas fiscais falsificadas, e supostamente emitidas pelas empresas contratadas. No entanto, nenhuma delas apareceu como beneficiária dos cheques analisados; ou seja, não receberam os recursos. Além disso, a prefeitura não prestou contas para comprovar a liquidação das despesas.Em setembro de 2017, o ex-prefeito foi condenado nas penas do art. 1º, I, do Decreto-Lei n° 201/67 a sete anos e meio de reclusão, pela prática de mais de trinta pagamentos fraudulentos. Santos também já havia sido condenado por improbidade administrativa. Após ação ajuizada pelo MPF, o ex-gestor foi condenado à perda dos bens e valores obtidos ilicitamente, ressarcimento integral do dano, suspensão dos direitos políticos por oito anos, multa civil e proibição de contratar com o Poder Público ou receber benefícios ou incentivos fiscais por dez anos.

19 Fev 2018 - 12:30h

A Achei Tour preparou um pacote turístico para as cidades de Aparecida e Campos do Jordão, com duração de quatro dias, de 23 a 26 de outubro de 2018. A viagem custa apenas R$ 980. O valor pode ser pago em até 10 vezes sem juros, para início em janeiro, ou parcelas ajustadas a partir do mês do contrato fechado. O pacote inclui: viagem em ônibus semi-leito, com ar-condicionado, TV e wi-fi; três diárias com café da manhã, almoço e jantar e meia diária com meia pensão; quartos com ventilados de teto e ar condicionado, TV e wi-fi; visita a Campos do Jordão; assistência viagem e camiseta padronizada. Não perca a chance de visitar um dos pontos turísticos mais famosos do Brasil. Em Brumado, a Achei Tour fica localizada na Rua Ester Trindade Serra, 11-A, Bairro Jardim Brasil. Em Vitória da Conquista, estamos no Aeroporto Pedro Otacílio Figueiredo. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-6027 / (77) 3425-6027 / (77) 99991-6027 / (77) 99963-6027. Passe agora mesmo na agência e confira todos os pacotes turísticos disponíveis para fazer a sua viagem dos sonhos. No site www.acheitour.com.br.

19 Fev 2018 - 12:00h

A falta d’água, problema crônico no município de Dom Basílio, a 41 km de Brumado, agora pode ser resolvido. No último dia 14 teve início em definitivo das obras da adutora, uma obra do governo federal. O município está entre os mais castigados pela estiagem na Bahia, tendo no ano passado experimentado o ápice do desabastecimento. Centenas de moradores chegaram a comprar água de carro pipa. A prefeitura de Dom Basílio, em conjunto com o Ministério da Integração Nacional, autorizou a realização das obras que estão sendo executadas pelo SAAE, com previsão de término para o mês de abril. A adutora levará água do perímetro irrigado de Livramento Nossa Senhora para Dom Basílio, uma obra orçada em mais de R$ 2 milhões.