Achei Sudoeste

BUSCA PELO ARQUIVO "03/2016"

01 Mar 2016 - 12:00h

Um jovem de 19 anos foi flagrado por uma guarnição da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) com várias trouxas de maconha prontas para comercialização. Segundo informações da polícia, Leandro Benigno Martins circulava na Travessa Visconde de Cairu, no Bairro Mercado, em Brumado, na última segunda-feira (29), por volta de 20h40, quando foi abordado pelos policiais. Na delegacia, a polícia constatou que o mesmo já tem passagens, uma por tráfico de entorpecentes e outra por porte ilegal de arma de fogo. O indivíduo encontra-se preso à disposição da justiça.

01 Mar 2016 - 11:30h

O Ministério Público Federal (MPF) em Guanambi e o Ministério Público do Estado da Bahia, em atuação conjunta, emitiram recomendação endereçada ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e ao Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Bahia (Inema) determinando que os órgãos fiscalizem as atividades de produção de carvão na região de Guanambi e região. Os órgãos ambientais têm vinte dias para informar o acatamento da recomendação e as medidas adotadas para seu cumprimento. Recomendou-se, ainda, que o Inema considere a possibilidade de transformar seu Posto Avançado em Guanambi em uma Unidade Regional para garantir maior eficácia na fiscalização das práticas de degradação do meio ambiente.

01 Mar 2016 - 11:00h

A redação do site Brumado Notícias recebeu imagens denunciando uma grande cratera que se abriu na Rua Dr. José Álvaro Dantas, no Bairro Nobre, em Brumado. Segundo a denúncia, a vala com dois metros de profundidade e quase dez de extensão está obstruindo a via e ameaçando a base de uma residência. O buraco se formou na rua devido à intensidade das chuvas do mês de janeiro. Segundo o denunciante, a secretaria municipal de infraestrutura já tem conhecimento do assunto, mas não tomou providências e tampouco sinalizou o trecho para avisar os usuários do perigo. “Só estamos pedindo o que é de direito nosso como cidadãos que pagamos em dia nossos impostos, dentre os quais o IPTU. A prefeitura tem por obrigação gerenciar com mais eficiência esses tributos pagos pela população. Não queremos apenas um mero serviço de tapa buraco, pois senão na próxima chuva teremos a mesma situação, queremos a solução para esse problema”, ressaltou o internauta.

01 Mar 2016 - 10:00h

O deputado estadual Luciano Ribeiro (DEM) e o prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), emplacaram o vereador Weliton Lopes do Nascimento, ex-PR, no Democratas. A filiação do parlamentar brumadense aconteceu na última segunda-feira (29), no Palácio Thomé de Souza, sede do governo municipal de Salvador. O ato foi acompanhado pelo presidente do DEM de Brumado, Carlos Magno de Souza Novais, o Maguinho. Segundo apurou o site Brumado Notícias, ACM Neto ficou satisfeito com a filiação de Lopes no partido e já está articulando uma grande mudança nos destinos do partido na capital do minério. A intenção é filiar grandes quadros no partido e incentivar a participação de jovens na política. “Já iniciamos um grande processo de reformulação do partido, através do qual o DEM se tornará uma referência em Brumado”, disse Maguinho. Já Weliton Lopes destacou as lideranças de ACM Neto e Luciano Ribeiro e disse que fez a melhor escolha entre os convites que recebeu de filiações. “Está ao lado de um grande deputado e do melhor prefeito do Brasil nos estimula a fazer política com mais eficácia. Vamos juntos com Luciano e Neto por Brumado mais desenvolvido e progressista”, disse.

01 Mar 2016 - 09:30h

Neste mês de março, a Trupe dos Dobradores de Arte completa nove anos de trabalho com a arte teatral em Caetité e região. Em comemoração, o Grupo realiza o Projeto “Trupe na Praça”, com espetáculos teatrais, de dança e oficinas para a comunidade, durante todo o mês de  março. A programação de comemoração tem início entre os dias 8 e 10, quando será realizada a Oficina de Perna de Pau (a partir de 14 anos), das 16h às 18h. No dia 11, tem o espetáculo “Arlequim e Colombina”, da Cia Contra Capa, que acontece na Praça do Forró, às 19h; às 20h, tem o espetáculo “As Valentias do Amor”, do Dobradores de Arte, no mesmo local.  A programação segue com uma série de espetáculos e oficinas até o dia 27 de março. As inscrições para as oficinas podem ser realizadas via telefone ou whatsapp nos seguintes números (77) 99109-9193 ou 99130- 2466. Em Caetité, a Casa de Anísio Teixeira, centro cultural local, dispõe de sua estrutura física e material, permitindo à Trupe vivências com oficinas teatrais, ensaios e montagem dos seus espetáculos, e é também onde o grupo realiza trocas de conhecimentos, através de oficinas de formação e o fomento a montagens e formação de novos grupos teatrais no município.

01 Mar 2016 - 09:00h

Um internauta registrou o descarte irregular de lixo eletrônico que vem se acumulando em um terreno baldio nos fundos de sua casa, localizada na Avenida Centenário, em Brumado. Segundo ele, o local está servindo de criadouro para o mosquito aedes-aegypti. As imagens foram encaminhadas à redação do site Brumado Notícias. O morador cobra da prefeitura a correta destinação para esse tipo de material. “Denunciei o caso na vigilância epidemiológica, mas eles me informaram que nada podiam fazer pelo fato de o município não contar com um local para despejo dessas sucatas. Dessa forma a prefeitura é que tem de ser notificada. Convoca-se a população para combater o mosquito, mas a própria prefeitura não dá o suporte necessário para essa batalha. Isso é uma situação emergencial que envolve a saúde pública. Pessoas podem morrer por essa falta de atenção do município”, disse o internauta. 

Nossa reportagem falou por telefone com o secretário municipal de meio ambiente, Frederico Neves, e o mesmo admitiu a falta de um local apropriado para o despejo das sucatas eletrônicas, na sua maioria monitores, televisores e computadores que saem das oficinas de manutenção. Neves afirmou que a secretaria vai se reunir a fim de debater a problemática e providenciar o quanto antes um local para destinar esse tipo de material.

01 Mar 2016 - 08:30h

O Novo Golf conquistou o tricampeonato na premiação Best Cars, concedida pela Revista Carro e Carro Online, da Motorpress Brasil Editora. O modelo da Volkswagen foi considerado pelo terceiro ano consecutivo o melhor hatch médio entre os veículos à venda no mercado brasileiro. A sétima geração de um dos hatches médios mais admirados no mundo passa a ter o DNA nacional. A linha 2016 do Golf, agora produzida na fábrica de São José dos Pinhais, traz novos recursos de tecnologia, além de ter sua oferta de equipamentos reestruturada, para atender da melhor forma possível o consumidor brasileiro. O Golf 2016 chegou às concessionárias neste mês como o primeiro modelo nacional a ser equipado de série, em todas as versões, com sete airbags, controle de tração, controle eletrônico do diferencial, controle de estabilidade e freios com Sistema de Frenagem Automática Pós-Colisão. Entre as principais novidades estão os novos conjuntos mecânicos, que passam a contar com motores 1.4 TSI BlueMotion Technology Total Flex de 150 cv (versão Highline) e o novo motor 1.6 MSI Total Flex de 120 cv (versão Comfortline), que podem ser associados às transmissões manuais de cinco e de seis marchas, além da caixa automática com seis velocidades com função Tiptronic. O novo Golf já está disponível na concessionária Brumauto, em Brumado, que fica localizada na Avenida Centenário, 893. Para mais informações, ligue (77) 3441-5000. 

01 Mar 2016 - 08:00h

O auditor fiscal Carlinhos Moura foi convidado na última semana pelo presidente do Partido Trabalhista Cristão (PTC), Rivailton Pinto Veloso da Silva, para a participação na propaganda eleitoral do partido, em Salvador. A peça publicitária será exibida na TV aberta para toda a região sudoeste durante os meses de março e abril. Rivailton disse que o partido terá candidatura própria ao executivo brumadense e destacou que o nome de Carlinhos Moura é sinônimo de renovação da política local. “Carlinhos é uma pessoa séria e tem uma alta capacidade administrativa. Ele tem todas as condições de ser o próximo prefeito de Brumado. Está na hora de nomes novos na política. Brumado se apegou a somente dois grupos políticos e está na hora de mudança”, declarou Silva. Em entrevista ao site Brumado Notícias, Moura afirmou que fica feliz por seu nome ter sido lembrado pelo PTC para uma pré-candidatura em Brumado e que esta será uma grande responsabilidade. Nos próximos dias, o partido irá realizar uma convenção para lançar a pré-candidatura no município.

01 Mar 2016 - 00:00h

A secretaria de saúde de Brumado já considera que o município vive um surto da zika vírus. A última atualização feita nesta segunda-feira (29) aponta um salto de 190 para 251 notificações da doença na cidade. Por telefone ao site Brumado Notícias, o secretário municipal de saúde, Cláudio Feres, declarou que como medida emergencial o município encaminhou ao estado uma solicitação para liberação do carro fumacê. “Cada semana que passa os números ficam ainda mais alarmantes e assustadores. Mesmo com o governo dispensando o levantamento de índice, acreditamos que a cidade está com uma infestação mais que triplicada do mosquito vetor”, disse o secretário, alertando que com o aumento da temperatura o mosquito tem se proliferado mais rápido nos últimos dias. Apesar de a prefeitura ter decretado estado de emergência por conta da ameaça de epidemia, ainda não se fala em convocar novos agentes de endemias para atuar em campo. 

Atualmente, são 23 agentes em atividade nas ruas. De acordo com dados da Vigilância Epidemiológica (Vigep), pelos menos cinco pontos na sede estão sem a cobertura dos agentes, mas a preocupação maior diz respeito às comunidades rurais, que ainda não receberam nenhuma visita dos agentes de endemias este ano. Com pouco efetivo, o secretário reforça a convocação para que a população se engaje na luta contra o aedes-aegypti. “Já solicitamos o fumacê, mas ainda não sabemos quando o mesmo será liberado. A população tem que enxergar o fumacê apenas como um aliado a mais nessa batalha, ele não resolverá o problema se a população também não der sua parcela de colaboração. Acredito no empenho dos brumadenses para não perdermos essa guerra de vida ou morte contra o mosquito”, pontuou o secretário.