Achei Sudoeste

BUSCA PELO ARQUIVO "05/2017"

31 Mai 2017 - 13:00h

Nos dias 7, 8 e 9, a cidade de Guanambi sediará o Projeto UPB Itinerante. O encontro regional de capacitação, promovido pela União dos Municípios da Bahia (UPB) e pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM-BA), será realizado Centro Cultural de Guanambi, no sudoeste da Bahia. O encontro regional tem como público alvo prefeitos, vereadores, secretários de administração e finanças, controladores, contadores, comissões de licitações, técnicos do planejamento, contabilidade, recursos humanos e demais profissionais envolvidos na execução da prestação de contas municipais. O primeiro dia é de orientação sobre as formas de prestação de contas do TCM, controle interno, convênios federais junto à Caixa Econômica e compras públicas governamentais. Já o segundo e terceiro dias serão destinados à oficina técnica sobre o Sistema Integrado de Gestão - SIGA e E_TCM.

31 Mai 2017 - 12:30h

Uma jovem de 23 anos foi presa ao transportar mais de 30 kg de drogas dentro de duas malas em um ônibus que fazia a linha São Paulo/Aracaju, na madrugada desta terça-feira (30), na BR-116, trecho da cidade de Jequié, no sudoeste baiano. Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), durante fiscalização no veículo, os agentes encontraram 30 kg de uma substância análoga a maconha na bagagem da passageira. A jovem confessou que adquiriu a droga em São Paulo. Ela levaria a carga até Aracaju, onde entregaria as malas a uma pessoa desconhecida. A passageira foi presa e encaminhada com a droga para a delegacia de polícia judiciária local. De acordo com a PRF, a jovem irá responder pelo crime de tráfico de entorpecente.

31 Mai 2017 - 12:00h

A Secretaria Municipal da Fazenda (Sefaz) prorrogou até o dia 9 de junho de 2017 o prazo para pagamento do IPTU em cota única. Os contribuintes que quiserem obter o desconto de 10% devem realizar o pagamento da guia até a referida data. O boleto deve ser pago no Banco Bradesco ou em um de seus correspondentes. Para emitir a guia de pagamento com o novo prazo de vencimento, os contribuintes devem se dirigir, obrigatoriamente, ao Departamento de Tributos, localizado no prédio da Prefeitura Municipal, na Praça Coronel Zeca Leite, 415, Centro. A guia com o novo prazo está sendo emitida apenas no departamento. Os contribuintes devem solicitar a emissão da guia no setor com antecedência para evitar transtornos e demora no atendimento.

31 Mai 2017 - 11:30h

A Só Legal e Beto Bonelly Produções acaba de divulgar a programação do Forró do Sítio Novo 2017, edição comemorativa de dez anos. A festa terá início às 18h, com o show da Banda Forró Aceso, que promete uma apresentação especial incluindo grandes sucessos. Às 19h30, o grande forrozeiro Edgar Mão Branca subirá ao palco com as novidades de sua nova turnê. Às 21h, o cantor Dorgival Dantas iniciará o seu show que promete muita emoção. Às 22h30, fechando a programação, a Banda Canários do Reino levará a galera ao delírio com os maiores sucessos do forró. Então, se prepare que a emoção está garantida e os horários das apresentações também.

31 Mai 2017 - 11:00h

Durante sessão na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), o deputado estadual Marcell Moraes (PV) apresentou projeto indicando ao Governo do Estado melhorias na BA-572, que liga a cidade de Brumado ao Distrito de Itaquaraí.  “Precisamos nos preocupar com nossas estradas, a má recuperação dessas vias influencia na economia da cidade, além de levar prejuízos para a população. Apesar de ser um trajeto pequeno, os inúmeros acidentes que vêm ocorrendo estão se tornando comuns. Esse projeto visa evitar tragédias para que assim nossas estradas tenham mais segurança e sejam mais valorizadas”, disse o parlamentar. A solicitação foi uma através da reivindicação do vereador brumadense Elias Piau (PV).

31 Mai 2017 - 10:30h

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, através da Sala do Empreendedor, realizou um seminário sobre as vantagens do Microempreendedor Individual (Mei) na cidade de Caetité, no sudoeste baiano. O evento foi promovido em parceria com o Sebrae. Uma palestra sobre as vantagens, processo de formalização, cobertura previdenciária e obrigações do Mei foi ministrada. A consultora presente falou ainda acerca da importância dos pequenos negócios para o município, além da grande ferramenta que os empreendedores podem contar que é a Sala do Empreendedor. Nela as pessoas tiram suas dúvidas e podem abrir uma pequena empresa. Em seguida, foi ministrada uma palestra sobre a importância das mídias digitais para aumentar as vendas e dar visibilidade às empresas. “Esse é o primeiro de muitos outros eventos que serão realizados em Caetité, graças a parceria firmada com o Sebrae”, comemorou Gledson Moreira, Agente de Desenvolvimento do município.

31 Mai 2017 - 10:00h

A Coordenação de Educação no Trânsito esteve em várias escolas falando sobre o Movimento Maio Amarelo. As palestras educativas fazem parte do projeto SMTT nas Escolas, desenvolvido pela Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes. Em diversas escolas da rede pública,  o Coordenador de Educação no Trânsito, Jansen Ricardo, orientou os estudantes e a equipe de colaboradores acerca dos riscos de um comportamento imprudente na via, seja como condutor, passageiro ou pedestre. Os alunos tiveram a oportunidade de fazer perguntas e tirar dúvidas. O Superintendente Interino de Trânsito e Transportes, Engenheiro André Cardoso, está otimista quanto aos resultados a serem alcançados através das ações desenvolvidas nas escolas, especialmente por acreditar que os alunos são multiplicadores dos conhecimentos transmitidos.

31 Mai 2017 - 09:30h

O transtorno da compulsão periódica foi descrito pela primeira vez na década de 50.  Conforme Azevedo, Santos e Fonseca (2004) a descrição deste quadro surgiu devido à necessidade de diferenciar indivíduos obesos com compulsão alimentar daqueles sem compulsão alimentar, e, também, dos pacientes com compulsão alimentar seguidos de atos compensatórios daqueles sem atos compensatórios. O quadro caracteriza-se, então, pela ingestão de grande quantidade de alimentos em um período de tempo delimitado (até duas horas), acompanhado da sensação de perda de controle sobre o quê ou o quanto se come. A compulsão, na maioria das vezes, é desencadeada por um fator emocional: estresse, ansiedade, problemas de relacionamento, etc. Os pacientes relatam antecedentes familiares de obesidade, sobrepeso durante a infância, constantes desentendimentos familiares e preocupações dos próximos com a forma física, peso e dieta. A gravidade da doença é mais determinada pelo comportamento alimentar do que pelo peso do paciente. Quando as compulsões são seguidas e exageradas, os problemas psicológicos e orgânicos decorrentes são maiores e a recuperação mais difícil. As estratégias sugeridas pela TCC (Terapia cognitivo-comportamental) para o tratamento tem como objetivo principal o controle da ingestão compulsiva de alimentos, a reestruturação cognitiva, que consiste em modificar as crenças irracionais que mantêm e reforçam os padrões disfuncionais, as crenças associadas à aparência, peso e alimentação e o aumento da autoestima. Leia mais em: FIGUEIREDO, A. L.; KUNH, R.P.; ARGIMON, I. L. Terapia cognitivo-comportamental nos transtornos alimentares: uma abordagem familiar para intervenção em crise. Revista de Psicologia da IMED, vol.1, n.1, p. 56-71, 2009; Agende sua consulta. A prevenção é a melhor forma de cuidar da sua saúde! Para maiores informações, ligue: (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 / (77) 99180-9496.

31 Mai 2017 - 09:00h

Em solenidade realizada na terça-feira (30), o Major PM Raimundo Nonato de Almeida Junior assumiu o Comando da 46ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), em Livramento de Nossa Senhora, no sudoeste baiano. O oficial substituiu o Tenente Coronel PM Irlando Lino Magalhães Oliveira, que ficou no cargo por quase 3 anos. Na presença do Comandante de Policiamento da Região Sudoeste, Coronel PM Inácio Paz de Lira Júnior, de prefeitos que compõem a área de atuação da 46ª CIPM, juízes, delegados, oficiais, personalidades e representantes da sociedade civil, o Major Nonato prestou juramento e prometeu zelar pela segurança pública da cidade e da região circunvizinhança. De acordo com o L12, emocionado, o Tenente Coronel Irlando agradeceu o apoio de todos que colaboraram para a sua gestão e apresentou números que demonstram o papel relevante desempenhado à frente da unidade. Ele foi transferido para ser comandante do 14º Batalhão de Polícia Militar, na cidade de Santo Antônio de Jesus.

31 Mai 2017 - 08:30h

A deputada estadual Ivana Bastos (PSD) esteve no município de Malhada de Pedras, no sudoeste baiano, onde se reuniu com lideranças políticas locais. Na oportunidade, a parlamentar foi recebida pelo candidato a prefeito nas últimas eleições, Beto de Preto Neto, e demais integrantes do grupo político, entre eles a candidata a vice-prefeita na chapa, Lurdinha de Zé de Liobino, a vereadora Nair, os ex-vereadores Beto Ventura e Gonçalo, e o ex-prefeito José Monteiro. Durante o encontro, a deputada e o grupo conversaram sobre diversas demandas do município e também sobre o futuro político na região. Foram apresentadas algumas demandas emergenciais, as quais, segundo Bastos, serão tratadas pelo mandato junto aos órgãos do Governo do Estado.

31 Mai 2017 - 08:00h

Várias placas de sinalização pedindo respeito aos ciclistas foram instaladas nas rodovias BR-030, BA-262 e BA-148, no perímetro de acesso ao município de Brumado. As placas foram instaladas pela equipe de apoio do Projeto Desafio do Sertão Caloi, que promoverá uma disputa no dia 11 de junho, em comemoração ao aniversário da cidade. Além de promover o evento, as placas visam sensibilizar o poder público quanto à necessidade de construção e sinalização de ciclovias no município.

31 Mai 2017 - 07:00h

Parte do forro da Unidade Básica de Saúde (UBS) Marcionílio Rodrigues dos Santos, localizada no Bairro Baraúnas, em Brumado, desabou na terça-feira (29). O site Brumado Notícias esteve no local e foi informado que as funcionários se depararam com uma folha do forro no chão logo que abriram a unidade pela manhã. Mesmo com o dano, o atendimento aconteceu normalmente durante o dia. Enquanto os usuários eram atendidos, uma equipe de manutenção consertava o forro. 

Há vários pontos críticos nas instalações apontados pelos servidores; alguns disseram que outras partes do teto ameaçam desabar a qualquer momento, podendo atingir os profissionais que atuam na unidade e os usuários. A coordenação da UBS disse a nossa reportagem que, após o incidente, a secretaria de saúde deu o aval para iniciar os reparos a fim de sanar o problema.

31 Mai 2017 - 00:00h

Seguindo pistas fornecidas por delegados e investigadores da 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin), policiais civis da capital detiveram na última segunda-feira (29) Juliano Soares Pereira, 18 anos, e Sinval Novais, 19 anos, acusados de serem autores do duplo homicídio do produtor rural aposentado, Adão de Souza Lobo, 75 anos, e do seu filho Paulo Sérgio de Souza Lobo, 37 anos. Os assassinos esquartejaram as vítimas e depois atearam fogo nos corpos. Por telefone ao site Brumado Notícias, o delegado coordenador da 20ª Coorpin, Leonardo Rabelo, parabenizou a ação conjunta das corporações, o que, segundo ele, foi preponderante para a prisão dos suspeitos e elucidação do crime. Os elementos foram mostrados em um programa policial na televisão, durante o qual um dos indivíduos aparece rindo da situação. A dupla encontra-se detida na capital à disposição da justiça.

30 Mai 2017 - 19:50h

O Major Adriano Souza Dias assumiu o comando da 34ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), em Brumado. A solenidade foi presidida pelo Coronel Lira, comandante do Policiamento Regional Sudoeste (CPRSU). Várias autoridades militares, soldados, oficiais da companhia, autoridades jurídicas e políticas locais, autoridades da policia civil, delegados, investigadores, o delegado coordenador da 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin), Leonardo Rabelo, e representantes da sociedade civil organizada prestigiaram o evento. O Major Adriano Souza, vindo do comando da Central Rondesp, declarou ao site Brumado Noticias que tem um perfil administrativo e operacional, buscando sempre o diálogo com as autoridades visando unificar forças em prol da segurança pública. 

O Major declarou que recebeu boas referências da companhia e espera desempenhar suas atribuições em prol da corporação e do bem comum na região, que agrega, além de Brumado, mais 11 municípios da microrregião. A companhia conta com um efetivo atual de 158 policiais, entre oficiais e soldados. Nesta nova tarefa, o novo comandante terá como braço direito o Capitão Valmarir Junior, que continua como subcomandante na companhia. Em seu pronunciamento, o coronel Lira exaltou o currículo do novo comandante, expressando que o mesmo chega com a missão de dar sequencia ao bom trabalho desenvolvido pelo seu sucessor, o Major Jocevã Oliveira. Este, por sua vez, assume o comando da 55ª CIPM na região de Ipiaú, uma das grandes rotas de entroncamento da BR-101 com a BR -116.

30 Mai 2017 - 18:30h

Um vídeo que mostra um recém-nascido apoiado dando alguns passos minutos após o parto viralizou nas redes sociais esta semana. As imagens foram registradas no Brasil, mas não há mais detalhes. Apoiado no braço de uma das enfermeiras, ele dá alguns passos - a mulher que o segura ainda comenta que antes da filmagem começar a criança havia andado cerca de um metro. O fato aconteceu quando a menina tomava seu primeiro banho. O curioso vídeo já teve mais de 77 milhões de visualizações, 350 mil reações e milhares de comentários. Apesar de chamar atenção, segundo o pediatra Carlos Eduardo Corrêa, o Cacá, não se trata de um fenômeno estranho. Ele afirmou ao Uol que os bebês nascem com reflexos motores primários que independem da vontade deles. Um desses é a marcha automática, como é conhecida a ação de um bebê de até 3 meses dar alguns passos ao ser apoiado sob braços. Para o especialista, o reflexo pode estar ligado a um exercício motor praticado quando o bebê ainda está no útero. Ele diz que outro reflexo comum é o bebê se arrastar até o peito da mãe quando colocados sobre a barriga da mãe. O comum é que depois de 3 meses os bebês percam esse movimento intuitivo e só vão aprender a andar por volta de um ano.

30 Mai 2017 - 18:00h

A campanha de vacinação contra a febre aftosa será encerrada nesta quarta-feira (31). Nessa fase, deve ser vacinado todo rebanho bovino e bubalino (búfalos). Os produtores rurais devem adquirir quantitativo de doses de vacinas compatível com o rebanho a ser vacinado em casas revendedoras cadastradas na Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab). Após a vacinação, de posse do cupom fiscal de compra da vacina e da lista dos animais vacinados por sexo e faixa etária, eles têm de fazer a declaração obrigatória no escritório da Adab. Em Brumado, o escritório fica localizado na Rua Euclides da Cunha, 120, Centro. Para oficializar a vacinação é obrigatória a declaração. O objetivo é manter a proteção do gado e diminuir o risco de contágio dos animais pelo vírus.

30 Mai 2017 - 17:30h

Com o agravamento da crise política no país, líderes de partidos da base aliada na Câmara dos Deputados começaram a defender uma reforma da Previdência mais “enxuta”. Nas conversas, os parlamentares já discutem aprovar apenas o aumento da idade mínima para a aposentadoria, considerado um dos pilares da proposta. As outras mudanças seriam encaminhadas só a partir de 2019, quando o país terá um novo presidente eleito pelo voto direto. De acordo com a Veja, outra opção cogitada por lideranças no Congresso é uma “minirreforma” da Previdência. Alguns estudos já foram encomendados para verificar a viabilidade de aprovar medidas por outros caminhos que não uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) – que precisaria de 308 votos na Câmara e 49 no Senado. Uma saída seria fazer algumas mudanças por medida provisória (MP) ou projeto de lei, que precisam de menos votos.

30 Mai 2017 - 17:00h

Genivaldo de Jesus Azevedo, que preside a Auditoria Pública Cidadã da Bahia (Aucib), fez uso da tribuna livre da Câmara de Vereadores de Brumado durante a sessão da última segunda-feira (29) para falar sobre o objetivo da entidade em fiscalizar o uso de verbas públicas. Segundo ele, o intuito é informar a comunidade acerca de como anda o gerenciamento desses recursos e suas aplicações para o bem estar e desenvolvimento social. A Aucib foi fundada em Brumado, mas já opera em diversas cidades da região. Durante seu pronunciamento, o auditor declarou que o órgão tem a finalidade de proteger e educar os prestadores de serviços públicos para que os mesmos não sejam corrompidos pela ganância de se apoderarem indevidamente do erário público. Azevedo citou como exemplo a publicação referente ao ranking das diárias dos vereadores brumadenses, provocando os parlamentares a serem mais transparentes ao informarem como as diárias foram utilizadas. Ao final, o auditor recomendou ao presidente e à mesa diretora que os veículos da casa legislativa sejam plotados. Com a identificação, o auditor acredita que os próprios vereadores irão se policiar para não abusarem do uso da máquina pública. A recomendação foi aceita pelo presidente Leonardo Vasconcelos (PDT), que declarou que irá providenciar o quanto antes a identificação da frota. A decisão foi apoiada pelos demais vereadores.

30 Mai 2017 - 16:30h

O governo concordou com acordo costurado entre líderes na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado para votar a reforma trabalhista apenas na próxima terça-feira (06). A expectativa inicial era analisar e votar ainda hoje o texto no colegiado. “Nós vamos cumprir o nosso acordo, vamos encerrar discussão hoje e votar na próxima terça-feira”, afirmou o líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR). Segundo ele, a ideia é que o adiamento permita que não aconteça uma “batalha regimental” na apreciação da matéria na comissão. As informações são da Veja.