Achei Sudoeste

BUSCA PELO ARQUIVO "07/2018"

31 Jul 2018 - 15:40h

Um acidente com uma carreta carregada de soja interditou os dois sentidos da rodovia Fernão Dias em Extrema (MG) na manhã desta terça-feira (31). A carreta com placas de Brumado seguia no sentido São Paulo quando tombou. A carga foi arremessada para o sentido Belo Horizonte (MG) da via. Durante parte da manhã, o trânsito ficou completamente parado.

Por volta das 10h30, os carros começaram a ser liberados pelo acostamento. De acordo com o G1, o congestionamento no sentido Minas Gerais chegou a 4 quilômetros. No sentido São Paulo, o congestionamento foi de 8 quilômetros. O motorista da carreta que é de Brumado, passa bem e não teve ferimentos.

31 Jul 2018 - 15:30h

Integrantes do Movimento Renova OAB, grupo criado por advogados militantes e insatisfeitos com omissões da Seccional Baiana da Ordem, visitam nesta terça-feira (31) a cidade de Vitória da Conquista. Na quarta-feira (1), será a vez de ir a Brumado. O objetivo das visitas é, além de expandir o movimento, ouvir dos profissionais do Direito que atuam na região quais as principais demandas e refletir sobre o que é necessário para a melhoria da advocacia nas cidades. Liderado pelo professor da Universidade Federal da Bahia (Ufba), advogado criminalista e doutor em Direito Penal Gamil Föppel, o grupo visitará diferentes escritórios de advocacia. Em Brumado, será o lançamento oficial do Movimento Renova OAB na cidade. O encontro ocorrerá às 18h, no Hotel Terceiro Milênio II, Km 4 Anel Viário, BR-030.

31 Jul 2018 - 15:00h

Um homem de 57 anos e o filho de 6 morreram afogados no Rio Peixoto, no município de Peixoto de Azevedo, a 692 km de Cuiabá. Segundo boletim de ocorrência registrado pela Polícia Militar, o pai, identificado como Zil Cardoso, e o filho estavam com um grupo de pessoas em lazer no rio. Testemunhas contaram que o menino começou a se afogar e o grupo, na tentativa de salvá-lo, formou uma corrente humana para chegar até ele. O pai, que estava longe do filho no momento, foi informado do afogamento e, desesperado, pulou na água para tentar salvá-lo. De acordo com o G1, ele conseguiu segurar o filho e foi para uma área mais funda do rio, quando os dois desapareceram na água. O Corpo de Bombeiros realizou buscas no local e os corpos foram encontrados e entregues para os serviços funerários.

31 Jul 2018 - 14:30h

A taxa de desemprego no Brasil recuou para 12,4% no trimestre encerrado em junho. Isso significa que 13 milhões de pessoas estão desempregadas no país. Os dados foram divulgados nesta terça-feira (31) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), por meio da pesquisa Pnad Contínua. A taxa ficou abaixo da registrada no trimestre terminado em maio, quando o índice foi de 12,7%, e também na comparação com o mesmo trimestre do ano anterior (13%). De acordo com o G1, o número de desempregados também caiu. No trimestre encerrado em maio eram 13,2 milhões. Já na comparação com o mesmo trimestre do ano anterior, quando havia 13,5 milhões de desocupados, o número de desempregados caiu 3,9%, ou menos 520 mil pessoas nesta situação. A população ocupada no país (91,2 milhões) aumentou 0,7% em 3 meses, um adicional de 657 mil pessoas em relação ao trimestre encerrado em março. Em 12 meses, houve aumento de 1,1%, ou mais 1,0 milhão de pessoas. Os dados do IBGE mostram que a queda da taxa de desemprego tem sido puxada pela geração de postos informais. Em 3 meses, o número de empregados sem carteira de trabalho assinada cresceu 2,6% (mais 276 mil pessoas) e 3,5% em 12 meses (mais 367 mil pessoas). Por outro lado, o número de trabalhadores com carteira recuou 0,2% em 3 meses e caiu 1,5% em 1 ano (menos 497 mil pessoas). Já o número de trabalhadores por conta própria aumentou 0,5% em 3 meses e 2,5% na comparação anual, um acréscimo de 555 mil pessoas em 12 meses.

31 Jul 2018 - 14:00h

Na noite desta segunda-feira (30), o 17º Batalhão de Polícia Militar em Guanambi, a 141 km de Brumado, sob o comando do Tenente Coronel Arthur Mascarenhas, articulou mais uma etapa da Operação Força Tática, com a participação de um efetivo de 16 policiais. A operação consiste na cobertura de diversas áreas críticas da cidade, com 6 viaturas e motocicletas em comboio, operando diversas abordagens a transeuntes e estabelecimentos comerciais. O objetivo é apreender armas de fogo, drogas e capturar homicidas, além de fiscalizar a poluição sonora de bares e veículos na cidade. Segundo a polícia, ações de caráter rápido e ostensivo garantem a paz social e proporcionam maior tranquilidade à população.

31 Jul 2018 - 12:30h

Nesta quarta-feira (1º), os vereadores que compõem a Câmara Municipal de Brumado retornarão aos trabalhos legislativos que haviam sido suspensos no dia 16 de julho em razão do recesso parlamentar. De acordo com a Portaria nº 37, de 30 de julho de 2018, todos os parlamentares e funcionários estão convocados a retornarem aos trabalhos. Também fica convocada a primeira sessão ordinária do segundo período legislativo de 2018 para o dia 1º de agosto, às 8h.

31 Jul 2018 - 12:00h

Em Guanambi, a 141 km de Brumado, a greve dos professores da rede municipal entrou na segunda semana sem negociação para pagamento do reajuste de 6,81% do piso nacional do magistério. Cerca de 11 mil alunos estão sem aulas em 35 escolas do município. A categoria realizou diversas manifestações ao longo da última semana. Na quarta-feira (25), o prefeito Jairo Magalhães (PSB) recebeu o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Guanambi, mas não apresentou nenhum proposta para por fim à greve. O sindicato alega que a prefeitura está gastando apenas 88,34% dos recursos do Fundeb com a folha dos professores e o repasse de 6,81% caberia no orçamento. Em contrapartida, a Administração afirma que o repasse do Fundeb é todo direcionado aos professores, ainda necessitando ser complementando com recursos do Município. A prefeitura informou ainda que há um déficit de mais de R$ 2,5 milhões complementados pelo município em 2017. Caso o reajuste seja realizado, a prefeitura diz que o déficit saltaria para mais de R$ 7,5 milhões.

31 Jul 2018 - 11:30h

As hepatites virais B e C – responsáveis por cerca de 60% dos casos de câncer de fígado – afetam 325 milhões de pessoas no mundo, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). No Brasil, dados do novo relatório do Ministério da Saúde mostram que o número no Brasil nunca foi tão alto: 587.821 casos de hepatites virais apenas em 2017. Em 2016, haviam sido 561.058, um aumento de 4,7%). Para este ano, a previsão é de 30.000 novos diagnósticos em relação 2017. Os números são muito preocupantes, especialmente porque a hepatite é uma doença geralmente assintomática, o que dificulta o diagnóstico precoce. Além disso, quanto mais tardiamente acontece o tratamento, maiores são os riscos de desenvolver doenças mais graves, como câncer de fígado e cirrose hepática. Segundo a OMS o número de mortes causadas pelas hepatites virais já ultrapassou as do HIV: cerca de 1.340.000 portadores de HIV morrem anualmente, contra 1.750.000 óbitos em decorrência de complicações de hepatites. Apesar dos avanços da medicina, a hepatite ainda é uma doença de difícil erradicação, pois só existe vacina para dois tipos (A e B). Sem a manifestação dos sintomas, muitos não sabem que estão infectados e tornam-se vetores da doença, Diante deste quadro, a melhor forma de evitar a doença ainda é a prevenção.

31 Jul 2018 - 11:00h

Milhares de romeiros de diversas regiões do país passaram pela cidade de Bom Jesus da Lapa, neste final de semana, para participaram da celebração da abertura da 327ª Romaria do Bom Jesus. Maior festa católica da Bahia termina oficialmente no dia 6 de agosto. A primeira noite da novena preparatória teve na abertura uma apresentação organizada pelos jovens do Teatro do Santuário, exaltando a importância dos leigos para a Igreja. Na homilia, Dom João Cardoso dos Santos, Bispo da Diocese de Bom Jesus da Lapa, destacou a importância dos peregrinos, vindos de toda parte do Brasil, para rezar nos pés do Bom Jesus da Lapa, na 327ª romaria. A estimativa é que até o final da celebração cerca de 500 mil pessoas passem pelo santuário, que recebe durante todo ano cerca de 2 milhões de romeiros. Isso torna a cidade o terceiro maior ponto de atração do turismo religioso do país, atrás de Aparecida (São Paulo) e Juazeiro do Norte (Ceará).

31 Jul 2018 - 10:30h

O setor público consolidado (governo central, estados, municípios e estatais, com exceção de Petrobras e Eletrobras) apresentou déficit primário de 13,491 bilhões de reais em junho, informou nesta segunda-feira (30) o Banco Central. Em maio, havia sido registrado déficit de 8,224 bilhões de reais. Nos primeiros seis meses deste ano, o déficit do setor público foi de 14,424 bilhões de reais, ante um rombo de 35,183 bilhões de reais no primeiro semestre do ano passado. A meta do déficit primário do setor público consolidado considerada pelo governo é de 161,3 bilhões de reais para 2018. O resultado fiscal de junho foi composto por um déficit de 14,951 bilhões de reais do governo central (Tesouro, Banco Central e INSS). Já os governos regionais (estados e municípios) influenciaram o resultado positivamente com 353 milhões de reais no mês. Enquanto os estados registraram um superávit de 6 milhões de reais, os municípios tiveram resultado positivo de 347 milhões de reais. As empresas estatais registraram superávit primário de 1,107 bilhão de reais.

31 Jul 2018 - 10:00h

Em funcionamento, a unidade do Centro Integrado de Comunicações (Cicom) de Brumado tem agilizado a comunicação entre as polícias. A avaliação positiva é feita pelo comandante da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), Major Adriano Souza Dias, que, por telefone ao site Achei Sudoeste, frisou que o tempo de resposta entre as denúncias, o andamento da ocorrência e o contato com as viaturas tem sido bastante rápido, fazendo com que a mobilização das guarnições seja quase simultânea ao fato. O Major ponderou que o Cicom chegou como uma ferramenta que dará suporte maior à segurança pública regional, promovendo uma interação mais significativa entre as polícias e as comunidades assistidas.

31 Jul 2018 - 09:30h

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) suspendeu nesta segunda-feira a resolução que alterava as regras de cobrança de exames e consultas médicas em planos de coparticipação e franquia. A norma havia sido aprovada em junho e previa que operadoras cobrassem dos segurados até 40% do valor referente aos procedimentos. A medida foi criticada por especialistas e órgãos de defesa do consumidor. Agora, com o texto revogado, voltam a valer as regras atuais, que não preveem qualquer limite para cobrança de coparticipação. A decisão foi tomada por unanimidade durante a reunião da diretoria colegiada da autarquia. A ideia foi proposta pelo diretor de Desenvolvimento Setorial da ANS, Rodrigo Aguiar. Ele ponderou que o objetivo da nova norma era “ampliar as proteções ao consumidor e promover maior bem-estar na sociedade”, mas admitiu que houve uma “desconexão” entre os objetivos do órgão e a recepção da sociedade. As regras que regem a administração pública permitem que órgãos revejam decisões de acordo com “conveniência e oportunidade”.

31 Jul 2018 - 09:00h

Em entrevista à Rádio Visão FM, de Palmas de Monte Alto, o delegado da Polícia Civil lotado na 22ª Coordenaria de Polícia do Interior (Coorpin), Rhudson Silva Barcelos, falou sobre o caso de Robério Guilhermino da Silva, de 44 anos, que morreu após ser espancado e esfaqueado durante uma confusão registrada no último sábado (28), dentro de um bar, em Guanambi, a 141 km de BRumado. Segundo o delegado, a confusão teve início por conta de uma dívida no valor de R$ 100 que a vítima havia contraído com um dos autores do crime, Jamilton Santos da Conceição. Conforme o policial, os irmãos confessaram o crime, mas alegaram legítima defesa. Eles contaram a versão de que a vítima pegou uma faca e tentou atingir um dos acusados, Cleiton Santos da Conceição, momento em que Jamilton entrou em luta corporal com Robério. Em seguida, os detidos começaram a espancar e esfaquear Robério, que acabou falecendo na emergência do Hospital Regional de Guanambi. Na entrevista, Rhudson esclareceu que os acusados serão indiciados por homicídio qualificado por motivo fútil.

31 Jul 2018 - 08:30h

Com o objetivo de promover um estilo de vida leve, a Praticook possui um extenso catálogo de produtos saudáveis, com opções integrais, diet, light, low carb, detox, sem glúten e sem lactose. A loja trabalha com refeições congeladas, práticas e acessíveis, que têm todos os nutrientes necessários para uma alimentação equilibrada, além de lanches saudáveis para te ajudar a emagrecer sem sacrifícios. O conceito da marca Praticook busca incentivar o maior número de pessoas a seguir um estilo de vida saudável, com praticidade e sabor. Tudo para tornar o seu dia a dia e sua vida melhores. Nossos produtos são preparados com ingredientes selecionados e sem adição de conservantes. A ideia é comer bem para viver bem. Praticook, a sua loja de produtos saudáveis: vem ser saudável com a gente! A loja está localizada na Praça Dr. Nelson Lula, 146, centro de Brumado. Para maiores informações e disk-entrega ligue: (77) 3441-0687 / (77) 99961-0687.

31 Jul 2018 - 08:00h

Através de uma denúncia apresentada ao Centro Integrado de Comunicações (Cicom), guarnições da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) conseguiram resgatar vários produtos furtados no terminal rodoviário de Brumado e escondidos dentro de um ônibus interestadual. O furto ocorreu no início da tarde da última segunda-feira (30). O site Achei Sudoeste colheu informações junto à polícia militar de que algumas vítimas prestaram as denúncias ao Cicom, que, de imediato, acionou as guarnições. O coletivo foi interceptado na Avenida Centenário, em frente ao complexo da Companhia Militar, onde todos os passageiros e bagagens foram revistados. Os pertences furtados estavam debaixo de uma poltrona. Eles foram devolvidos ao proprietário, porém a polícia não conseguiu identificar o autor dos furtos.

31 Jul 2018 - 07:30h

A Achei Tour preparou um pacote turístico para as cidades de Aparecida e Campos do Jordão, com duração de quatro dias, de 23 a 26 de outubro de 2018. A viagem custa apenas R$ 980. O valor pode ser pago em até 10 vezes sem juros, para início em janeiro, ou parcelas ajustadas a partir do mês do contrato fechado. O pacote inclui: viagem em ônibus semi-leito, com ar-condicionado, TV e wi-fi; três diárias com café da manhã, almoço e jantar e meia diária com meia pensão; quartos com ventilados de teto e ar condicionado, TV e wi-fi; visita a Campos do Jordão; assistência viagem e camiseta padronizada. Não perca a chance de visitar um dos pontos turísticos mais famosos do Brasil. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-6027 / (77) 3425-6027 / (77) 99991-6027 / (77) 99963-6027.

31 Jul 2018 - 00:00h

A apreensão de êxtase e LSD realizada pela Cipe/Sudoeste foi o primeiro registro de drogas sintéticas encontradas no município de Brumado, conforme dados coletados pelo site Achei Sudoeste junto à 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin). Por telefone, o delegado Leonardo Rabelo declarou que, nos últimos setes anos que vem atuando como coordenador regional, a única vez que houve uma apreensão das substâncias sintéticas na região de cobertura da coordenadoria foi no carnaval deste ano, na cidade de Rio de Contas. Pelo seu alto valor de revenda, em torno de R$ 40, as drogas sintéticas também são classificadas como drogas das elites, o que chama a atenção para consumidores da classe média alta. De acordo com apuração da Cipe/Sudoeste, os entorpecentes chegaram a Brumado através de uma conexão com o tráfico da cidade de Ilhéus.

30 Jul 2018 - 17:30h

Com o intuito de oferecer mais uma opção na veiculação de suas notícias, dando ao público mais um canal de informações, o site Achei Sudoeste estreará um programa jornalístico na rádio. O projeto está sendo concretizado nos bastidores pelo editor do site, o jovem empreendedor Kauê Souza, que faz questão de participar das edições de áudio e texto ao lado da jornalista Daniela Neves. Souza também terá participações no quadro que deverá ir ao ar nos finais de tarde, através da Rádio Alternativa FM 97,9 de Brumado. O programa carregará o nome do site, Achei Sudoeste no Ar, e contará com reportagens e apresentação de Lay Amorim. A expectativa é de que o Achei Sudoeste no Ar já tenha suas primeiras exibições a partir da segunda quinzena de agosto. Souza declarou que o projeto já conta com parceiros comerciais que apostam no sucesso do jornal via rádio, como a Madeireira Real, Comfergil, Lava & Leva, Clínica Mais Vida, Supermercado Super Bom Preço e Praticook. O jornal estará mais focado nas notícias da região sudoeste, abrangendo as microrregiões de Brumado, Vitória da Conquista, Guanambi, Caetité, Livramento de Nossa Senhora e o Sertão Produtivo da Bahia. As notícias irão retratar as áreas da política, saúde, educação, economia, segurança, esporte, cultura e lazer. O programa também abrirá espaço para voz das comunidades, trazendo suas cobranças do cotidiano diante das carências nas diversas áreas sociais. “Faremos um jornalismo diferenciado e o foco será a notícia, com o slogan a informação com credibilidade”, pontuou Souza.

30 Jul 2018 - 17:00h

O ex-vereador e empresário de Brumado, Márcio Moreira da Silva, teve a sua candidatura homologada no último domingo (29) pelo Patriota. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, o prefeito de Brumado, Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), principal aliado e incentivador da pré-candidatura de Moreira, esteve presente na convenção do partido em Salvador. Márcio, que já foi vereador em Brumado, no período legislativo de 2013 a 2016, vai para a sua primeira eleição estadual em busca de uma das 63 vagas na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA).

30 Jul 2018 - 16:30h

Com a presença do prefeito de Brumado, Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), o partido Patriota homologou no último domingo (29) a candidatura do empresário Emanoel Araújo Lima, o Manelão, a deputado federal. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, a convenção do partido foi realizada em Salvador. Lideranças partidárias e aliados compareceram ao ato em favor do Patriota à Câmara dos Deputados, em Brasília. Esse é o quinto pleito eleitoral que Manelão vai participar. Anteriormente, ele já concorreu nas eleições de 1988, 2012, 2014 e 2016.