Achei Sudoeste

BUSCA PELO ARQUIVO "07/2019"

23 Jul 2019 - 00:00h

Com 83 anos, o seu Nelson Pereira de Amorim ainda pedala 16 km de bicicleta para ir até a sua roça na zona rural de Brumado. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, ele contou que já tem a bicicleta há 53 anos e não pensa em vender a sua parceira de tanto tempo por valor algum. Recentemente, ele reformou a bicicleta e trocou a catraca e a corrente por itens novos. “Não vendo de jeito nenhum. Já rejeitei dinheiro que não podia rejeitar. Você pode dar R$ 2 mil que eu não quero, dinheiro acaba. Quando eu não aguentar mais andar, eu vou dar para o meu neto. Mas falei pra ele levar pra roça e pendurar na parede pra ver quantos anos essa bicicleta vai durar”, contou. O segredo de tanta vitalidade, segundo seu Nelson, é não beber, não fumar, não perder sono e se alimentar bem. “É muito difícil eu ir no médico”, disse.

22 Jul 2019 - 16:30h

Por volta de 17h do último domingo (21), um acidente foi registrado na BA-142, na entrada do distrito de Sussuarana, na zona rural da cidade de Tanhaçu, a 74 km de Brumado. Segundo informou a Polícia Rodoviária Estadual (PRE) ao site Achei Sudoeste, no local, um veículo Renault Oroch verde, com placa GPA-5471, pegou fogo. O condutor, identificado como Jeverson Perin, disse que sentiu cheiro de queimado e, quando parou para verificar o que estava acontecendo, já saía fogo debaixo do carro. O motorista não se feriu e a ocorrência foi registrada pela polícia.

22 Jul 2019 - 16:00h

O início do funcionamento da área azul provocou mudanças na rotina no centro comercial da cidade de Brumado. Fugindo das taxas de estacionamento rotativo, consumidores e comerciantes buscaram vias alternativas e estacionamentos privados para estacionar seus veículos. Atípico das segundas-feiras, o comércio esteve pouco movimentado neste primeiro dia de funcionamento do zoneamento. Os monitores tiveram pouco trabalho para anotações e cobranças das taxas, porém os agentes de trânsito tiveram de trabalhar um pouco mais por conta de alguns condutores, que, ao tentar escapar da taxa de estacionamento, estacionaram seus veículos em locais proibidos. “Antes eu até era contra a zona azul aqui em Brumado, mas hoje percebo que ela vai me fazer bem, pois está me tirando um pouco da ociosidade. Eu parava meu carro na frente da loja, agora paro em uma rua adjacente e caminho por uns 200 metros até meu estabelecimento, assim a saúde agradece”, disse um empresário ao site Achei Sudoeste.

22 Jul 2019 - 15:30h

Um motorista morreu e duas pessoas - uma grávida e uma criança - ficaram feridas após o carro onde estavam se envolver em um acidente na cidade de Condeúba, região sudoeste da Bahia, no sábado (20). Segundo a Polícia Militar, o caso ocorreu por volta das 16h30. Não há detalhes do que provocou o acidente. Ainda de acordo com a polícia, as vítimas, que não tiveram as identidades reveladas, foram atendidas pelo Samu e encaminhadas para o Hospital Geral de Vitória da Conquista, na mesma região. Não há informações sobre o estado de saúde delas. Segundo o G1, o corpo do homem que morreu foi encaminhado para Instituto Médico Legal (IML) da região.

22 Jul 2019 - 15:00h

O novo aeroporto de Vitória da Conquista que será inaugurado pelo governador Rui Costa (PT) nesta terça-feira (23), é uma demanda dos empresários para que novos empreendimentos de médio e grande porte sejam implantados na região. A informação é do superintendente de Atração de Investimentos e Fomento ao Desenvolvimento Econômico, Paulo Guimarães. “Tem empresários que chegaram aqui e colocaram isso como pré-requisito para implantação de uma fábrica”, disse. Guimarães afirmou ainda que todo investimento em infraestrutura é importante e ajuda no desenvolvimento da região de Vitória da Conquista. “Conquista, em particular, a terceira maior cidade do estado, tem recebido uma série de investimentos ao longo dos últimos anos. A própria Desenbahia indica que muitos empreendedores da região têm solicitado financiamento para indústrias de pequeno e médio porte. Aquela é a nossa maior cidade próxima de Minas Gerais, do Rio de Janeiro, portanto, é uma cidade com uma perspectiva de interação interestadual muito grande”.

22 Jul 2019 - 14:30h

O projeto de lei 3.973/2019, de autoria do senador Mecias de Jesus (PRB-RR), defende que jovens maiores de 16 anos têm direito a uma carteira de motorista provisória. Segundo o parlamentar, adolescentes nessa faixa etária têm maturidade para dirigir, sabem manejar com facilidade equipamentos de avançada tecnologia e possuem um apurado senso de responsabilidade quanto aos seus direitos e deveres. O texto será votado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) em caráter terminativo, isto é, sem necessidade de ser avaliado pelo Plenário do Senado.

22 Jul 2019 - 14:00h

O apicultor Maridelson Aparecido, da comunidade Baraúnas, na cidade de Aracatu, foi um dos expositores da III Feira da Agricultura Familiar, realizada em Brumado, na última semana. No local, ele realizou a demonstração de como funciona uma colmeia expondo abelhas em uma espécie de aquário. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, ele explicou que a intenção é mostrar como a abelha fabrica o mel. “O nosso criatório é familiar e natural, a gente cria as abelhas na caatinga mesmo. Ela que procura a alimentação dela e fabrica o seu próprio mel”, completou. Atualmente, o apiário do criador conta com 40 colmeias. A produção, segundo Maridelson, tem sido prejudicada pela irregularidade das chuvas, que quebra o ciclo da florada. Mesmo assim, estima-se uma produção de 20 kg de mel por colmeia ao ano.

22 Jul 2019 - 11:45h

A jovem Amanda de Jesus, de 24 anos, tem o sonho de conhecer o pai biológico que se chama Edemar Silva Machado e é natural da cidade de Brumado. Ele se separou de sua mãe ainda durante a gravidez e eles nunca mais se viram. A mãe de Amanda, Dona Augusta, se mudou para São Paulo, onde a jovem vive hoje. Amanda tem como recordação do pai apenas uma carta e uma foto que Edemar deixou com a mãe dela em 20 de setembro de 1994. A história repercutiu no programa Balanço Geral, da Rede Record, que fez um apelo para quem souber do paradeiro do brumadense Edemar, que teria por volta de 56 anos.

22 Jul 2019 - 11:30h

O presidente Jair Bolsonaro (PSL) foi ao Twitter no sábado, 20, para acusar a imprensa de “distorcer” suas palavras e de “morrer de saudades do PT”. “Vou falar do PT sempre. Não adianta chorar”, postou. Bolsonaro tem sido criticado – e ironizado – após uma série de declarações desastradas que deu ao longo da última sexta-feira 19. Durante um café da manhã com correspondentes internacionais, o presidente afirmou que é “uma grande mentira” dizer que há fome no Brasil. Mais tarde, recuou, afirmou que “alguns passam fome” e culpou a imprensa pela repercussão ruim de sua fala. Também na sexta, no mesmo evento, um áudio vazado mostra Bolsonaro dizendo ao ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni: “Daqueles governadores de ‘paraíba’, o pior é o do Maranhão. Não tem que ter nada com esse cara”. O governador em questão, Flávio Dino (PCdoB), e outros políticos nordestinos condenaram a declaração. Neste sábado, o presidente acusou a imprensa de pintá-lo “como inimigo”. “Nenhum presidente recebeu tanto jornalista no Planalto quanto eu, mesmo que só tenham usado dessa boa vontade para distorcer minhas palavras, mudar e agir de má-fé ao invés de reproduzir a realidade dos fatos”. De acordo com a Veja, sobre as críticas aos petistas, Bolsonaro, que completa sete meses no poder no fim de julho, disse que “não é porque perderam a eleição que seus crimes devem ser ignorados”. “Os efeitos devastadores do desgoverno da quadrilha ainda podem ser sentidos e é papel de todo aquele que que ama o Brasil lembrar quem foram os culpados”, escreveu.

22 Jul 2019 - 11:00h

Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Julimar Aranha, agente de comercialização do Centro Público de Economia Solidária (Cesol) Sertão Produtivo destacou que o órgão faz o acompanhamento dos empreendimentos da economia solidária e da agricultura familiar no território. “A gente presta uma assistência técnica para esses grupos de pequenas pessoas que têm o intuito de produzir alguma coisa, apontando as formas de conseguir alcançar o mercado. A gente dá esse suporte aos empreendimentos”, disse. Segundo Aranha, hoje, o Cesol identifica que os pequenos empreendedores têm produtos muito bons e de primeira qualidade, porém falta esse trabalho de assistência técnica prestado pelo órgão. O Cesol Sertão Produtivo também aponta os parceiros para viabilizar e melhorar o desempenho dos pequenos empreendedores da agricultura familiar e economia solidária. Atualmente, Aranha informou que cerca de 150 empreendimentos em todo território fazem parte do Cesol Sertão Produtivo. O órgão esteve presente na III Feira da Agricultura Familiar de Brumado.

22 Jul 2019 - 10:30h

Em comemoração aos seus dois anos de existência em Brumado, a Gráfica Life Print lançou uma promoção imperdível. Na compra de 2500 folhetos, você ganha 500 cartões de visita 4x4 e 01 banner 1,00 x 0,70. Além disso, os 10 primeiros compradores ganharão um brinde surpresa. A promoção é válida do dia 1º a 31 de julho. Aproveita e faça a sua encomenda. A Life Print fica localizada na Rua Dr. Gutemberg Leal, nº 192, no Bairro das Flores. O telefone é: (77) 99969-3777.

22 Jul 2019 - 10:15h

O município de Brumado amanheceu frio e debaixo de garoa nesta segunda-feira (22). A garoa começou nas primeiras horas da madrugada e, durante o período, chegou a ser registrada a temperatura de 13°C. Já no início da manhã, os termômetros registraram 15°C e muita névoa encobrindo a Serra das Éguas. De acordo com os serviços de meteorologia, o céu estará parcialmente nublado no decorrer da semana, com temperatura mínima de 15°C e máxima de 27°C. 

22 Jul 2019 - 10:00h

A Casa da Farinha movimenta a agricultura familiar na comunidade do Curral Velho, na cidade de Rio do Antônio. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, a agricultora Suzana Prates destacou que a mandioca faz girar a economia na localidade. Segundo ela, cerca de 60 pessoas fazem parte da associação da Casa da Farinha. “Cada uma planta na sua roça, leva para Casa da Farinha e lá a gente desenvolve o coletivo. A gente costuma dizer que é uma forma de exercitarmos a solidariedade”, destacou. No espaço são produzidos farinha, polvilho e puba, através dos quais são feitos mais de 60 tipos de bolos diferentes. A produção é usada para consumo próprio das famílias e também distribuída para alguns lugares da região.

22 Jul 2019 - 09:30h

A cidade de Brumado receberá nos próximos dias o Laboratório Exame, especializado em Análises Clínicas. No município, a unidade terá como bioquímico o experiente e competente Leonardo Borborema Neto. O objetivo é oferecer um atendimento humanizado e personalizado, proporcionando maior satisfação aos clientes e colaboradores. O laboratório irá dispôr de equipamentos de alta tecnologia para realização de exames de qualidade, com resultados confiáveis e seguros para um diagnóstico preciso e rápido a serviço da vida da população de Brumado e região. A missão é realizar exames laboratoriais com excelência e qualidade, atender com humanização, sustentabilidade e responsabilidade social, com uma visão de ser reconhecido como um laboratório de referência e manter a credibilidade junto à sociedade. O valor será em total compromisso com a vida; confiabilidade; melhoria contínua; ética e humanização. Em breve, maiores informações sobre a unidade do Laboratório Exame, em Brumado.

22 Jul 2019 - 09:00h

Um grupo de mulheres da comunidade do Campo Seco, na zona rural de Brumado, marcou presença na III Feira da Agricultura Familiar com um estande de materiais recicláveis. Vassouras feitas com garrafas pet e artesanatos diversos feitos com pallets foram alguns dos produtos expostos durante o evento. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Damiana Santos, uma das integrantes do grupo, disse que o trabalho realizado na comunidade tem sido bastante recompensador. “Estamos sendo muito beneficiadas com esse projeto. É algo prazeroso que faço com amor ao lado das minhas colegas”, disse. Já a colega Fabiana Ramos relatou que o projeto é uma oportunidade para as mulheres da comunidade mostrarem o seu talento e aumentarem a sua autoestima. Além disso, segundo ela, a proposta de reutilizar materiais recicláveis para confeccionar diversos produtos auxilia na preservação do meio ambiente. “Estamos contribuindo com o meio ambiente”, reiterou. Também participante do projeto, a aposentada Nair afirmou que o trabalho permite que ela tenha uma ocupação e se sinta útil.

22 Jul 2019 - 08:30h

Quer dar um toque de elegância e sofisticação ao seu ambiente? Conheça os vasos e pedras decorativas da Brumas, loja localizada na Avenida Centenário, 317, no Bairro Novo Brumado. Além dos vasos e pedras, a loja trabalha com revestimento de parede para áreas internas e externas, gesso 3D, PVC 3D e pedra natural. Para agendar um horário para conhecer as peças, basta ligar para o telefone (077) 99828-8085. Na Brumas, você vai encontrar a inspiração que faltava para decorar os mais diversos ambientes.

22 Jul 2019 - 08:00h

Com as últimas chuvas, os pés de maracujina, mais conhecida como maracujá do mato, plantados na Praça Pompílio Leite, a popular Praça do Jurema, localizada no centro da cidade de Brumado, estão carregados. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, a dona de casa Marinalva Maria de Jesus ficou surpresa com os frutos no meio da praça. “Isso é muito maravilhoso. Nunca vi um pé de maracujina, ainda mais assim no meio da praça. Deus permita que floresça”, disse. Na praça, também tem um pé de manga rosa, que é cuidado pelo morador Lucas. Segundo ele, tudo começou quando teve que arrancar um pé de algaroba da frente da casa de sua sogra - a árvore estava bastante deteriorada e destruindo a rede elétrica da localidade. 

Por determinação da prefeitura, em razão da retirada da planta, o morador teve de plantar outra árvore na região, no caso o pé de manga rosa na praça, e acabou tomando gosto. “Estamos fazendo um pomar no nosso sítio e, quando as mudas estiverem mais fortes, vamos escolher os lugares para plantar na cidade. Acho importante que sejam árvores frutíferas, para, além de dar sombra, dar a fruta também”, contou. Dono de uma sorveteria na localidade, Dinho também cuida de um pé de umbu na praça. Ao site, ele disse que em breve vai ter umbu de primeira qualidade para os brumadenses saborearem no meio da praça. “A gente aproveita, descansa e ainda chupa um umbuzinho”, brincou.

22 Jul 2019 - 07:30h

Em Brumado, o Neo Odonto - Núcleo de Estética Oral trabalha com serviços de prótese dentária, limpeza, tratamento de canal, extração, clareamento dental, aparelho dental, lentes de contato e restauração. Faça a sua avaliação e tenha um sorriso lindo e saudável. O consultório fica localizado na Rua Coronel Paulino Chaves, 499, no centro. O Neo Odonto conta com uma equipe especializada e pronta para fazer o seu diagnóstico e indicar o tratamento necessário. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-9262 / (77) 99702-3049 (WhatsApp).

22 Jul 2019 - 07:00h

O Movimento pela Soberania Popular na Mineração esteve presente, junto com a Comissão Pastoral da Terra e o Levante Popular da Juventude, na III Feira da Agricultura Familiar de Brumado prestando esclarecimentos à população. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Vinícius Montanvão explicou que o movimento possui uma brigada solidária que esteve na cidade de Brumadinho após o rompimento da barragem. Em Caetité, segundo Montanvão, o grupo também montou um comitê de solidariedade para ajudar as vítimas da tragédia. “O comitê é um espaço para expor informações, mas também para conseguir arrecadar roupas e alimentos para o pessoal de Brumadinho”, contou. Todo material arrecadado foi levado através de uma caravana até a cidade atingida, onde as organizações filantrópicas puderam conhecer de perto todo processo que culminou no rompimento da barragem. De acordo com Montanvão, a viagem foi uma oportunidade única, já que o conflito também existe na região. “Esse rompimento coloca em evidência que existe um problema na mineração no país. Para além da solidariedade, a gente precisa construir um debate para resolver esse problema”, destacou. Toda essa problemática foi relatada ao público presente na feira, no estande do Movimento pela Soberania Popular na Mineração.

22 Jul 2019 - 05:00h

O tenente coronel Mucyo de Almeida Vasconcelos foi nomeado como novo comandante da Companhia Independente de Polícia Rodoviária Estadual (CIPRV), em Brumado. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, Vasconcelos ocupa a vaga deixada pelo tenente coronel Selmo Luiz de Sales, que assume a direção do Colégio da Polícia Militar, em Vitória da Conquista. O tenente coronel Mucyo retorna ao município após já ter atuado como comandante da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM). A data de solenidade para a transmissão do cargo ainda não foi divulgada pelo comando geral da Polícia Militar da Bahia.