Achei Sudoeste

BUSCA PELO ARQUIVO "08/2019"

29 Ago 2019 - 15:30h

Em decreto publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira 29, o presidente Jair Bolsonaro determinou a proibição de queimadas em território brasileiro por sessenta dias, a partir desta data. A decisão é tomada em meio à pressão internacional para que o governo controle incêndios florestais, sobretudo na região da Amazônia. De acordo com o texto, o uso de fogo em vegetações pode ser autorizado nesse período em apenas três hipóteses: para controle fitossanitário (preservação ou defesa dos vegetais), prática de prevenção e combate a incêndios ou agricultura de subsistência executada por populações tradicionais e indígenas. O Código Florestal vigente no país permite queimadas controladas em casos específicos, desde que autorizadas por órgãos ambientais competentes. Com a medida, a prática passa a ser mais restrita nos próximos dois meses, antes do início da estação chuvosa na Floresta Amazônica. Segundo declaração recente do ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, a proibição definitiva de queimadas em períodos de seca é um assunto estudado pela pasta.

29 Ago 2019 - 15:00h

Na noite da última segunda-feira (26), em patrulhamento pela zona rural da cidade de Guanambi, a 141 km de Brumado, em localidade conhecida como Mutans, a Caesg visualizou quatro elementos entrando em um matagal, em atitude suspeita. De imediato, os policiais realizaram incursão no matagal, localizando, em meio ao mato, quatro espingardas tipo cartucheira, além de diversas munições. Os elementos não foram localizados, sendo todo material encontrado e apresentado na delegacia para as providências cabíveis.

29 Ago 2019 - 14:30h

Uma empresa de produção de café foi atingida por um incêndio na manhã desta quinta-feira (29), em Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado. Não houve feridos. Segundo o Corpo de Bombeiros, duas equipes foram até o local do incêndio e constaram que o fogo atingia uma área externa, próxima a um galpão. Ainda de acordo com os bombeiros, no local havia muta madeira, e parte do material foi atingido pelas chamas. De acordo com o G1, a parede e parte da cobertura de uma estrutura também foram atingidas, mas sem maiores consequências. O combate ao fogo e o trabalho de rescaldo foram concluídos por volta das 7h40. A causa do incêndio ainda não foi informada.

29 Ago 2019 - 14:00h

Dois ex-coordenadores do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA), de Brumado e Livramento de Nossa Senhora, além de dois agentes particulares, foram denunciados pelo Ministério Público Estadual à Justiça. Eles são acusados de associação criminosa para inserir dados falsos em sistema informatizado da administração pública, dando “aparência de legalidade” a veículos de luxo roubados. Os agentes particulares foram denunciados ainda por oferecer vantagem indevida a funcionário público. Na ação civil pública, o promotor de Justiça Ruano Fernando da Silva Leite, autor da denúncia, pede que a Justiça determine a indisponibilidade de bens dos quatro requeridos no valor de R$ 911.880,00. Entre os meses de novembro e dezembro de 2018, os ex-coordenadores facilitaram e determinaram a seus subordinados a inserção de dados falsos no sistema informatizado do Detran, informando e aprovando o primeiro emplacamento “fraudulento” de, pelo menos, cinco veículos. Dois desses automóveis teriam sido emplacados após o pagamento de suborno efetuado pelos dois outros denunciados. As investigações indicam que a fraude já pode ter movimentado mais de R$ 2,5 milhões. Os nomes dos denunciados não foram divulgados pelo MP.

29 Ago 2019 - 13:30h

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, disse ao programa “Em foco” que é “provável” que fique na pasta os quatro anos do governo de Jair Bolsonaro. O programa vai ao ar na quarta-feira (4), às 21h30, na GloboNews. Perguntado se ficaria o período todo do mandato, após os recentes reveses com o presidente, o ministro disse que era uma possibilidade, mas que havia muitas especulações e que seu destino a ele pertencia. “Não tem destino traçado”. Em seguida, ele afirmou: “Possível, não, provável: eu não entrei no governo para sair. Entrei para ficar”. Na semana passada, o presidente Jair Bolsonaro disse que poderia trocar o diretor-geral da Polícia Federal (PF), que é subordinada ao Ministério da Justiça. Bolsonaro disse, ainda, que quem indica o comando da PF é ele, e não Moro. As declarações de Bolsonaro contrariam o que o presidente garantiu no ano passado quando comunicou a escolha de Sergio Moro para o ministério. Ainda em 2018, Bolsonaro disse que o futuro ministro teria "carta branca" para nomear e conduzir ações de combate ao crime organizado e à corrupção. Questionado na mesma entrevista, sobre a fala de Bolsonaro relativa a indicações na PF, Moro disse que não é chefe da corporação. “Não, não sou o chefe da Polícia Federal de forma nenhuma. A única pessoa que eu indiquei foi o diretor da Polícia Federal”.

29 Ago 2019 - 13:00h

Representantes da Secretaria Municipal de Administração, da Superintendência de Trânsito e Transportes de Brumado e da Construtora Zadar Ltda se reuniram na última semana, na sede da prefeitura, para avaliar as reclamações e sugestões de alguns segmentos da sociedade com relação à possibilidade de adequações na zona azul. Na reunião, foram debatidos diversos pontos, entre os quais: tempo de tolerância para o início da cobrança, aumento do tempo de permanência nas vagas, atuação do monitor com relação ao aviso de regularidade, criando meios alternativos para que o usuário pague a taxa relativa à locação da vaga ocupada e não a taxa de regularização então cobrada, e realocação de algumas vagas localizadas em áreas residenciais. Em nota, a prefeitura informou que existem legislações municipais previamente editadas, bem como todo um processo licitatório desencadeado para normatizar a execução da zona azul, cujas disposições legais e administrativas não podem ser simplesmente alteradas, sob pena de criar responsabilizações legais e contratuais, além de ônus para a sociedade e/ou para a concessionária.

29 Ago 2019 - 12:30h

O cantor, compositor e produtor musical evangélico Paulo César Baruk estará nesta quinta-feira (29) em Brumado, no 10º Agosto Gospel, evento realizado pelo Ministério de Jovem da Igreja Missões do Evangelho Pleno (IMEP). O evento começará às 19: 30 na rua Coronel Tibério Meira, 477, centro.

29 Ago 2019 - 12:00h

De acordo com levantamentos realizados pelo IBGE entre os anos de 2016 e 2019, a cidade de Brumado perdeu cerca de 2.278 mil habitantes. Em 2016, a população era estimada em cerca de 69.473 habitantes, já em 2018, a estimativa caiu bastante, chegando aos 67.048 mil habitantes. Este ano, o IBGE divulgou que o município chegou a 67,195 habitantes. A redução no número populacional dos municípios influi diretamente no cálculo do repasse de recursos federais. Por isso, a realização de cada censo populacional é acompanhada pelos prefeitos com certa apreensão. Para os gestores, a consequência de administrar uma cidade com um número reduzido de recursos para o porte atual é a perda de recursos.

29 Ago 2019 - 11:30h

A defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu nesta quarta-feira, 28, ao Supremo Tribunal Federal (STF), que a corte anule as duas condenações impostas ao petista na Operação Lava Jato, casos do tríplex do Guarujá e o sítio de Atibaia, e o processo a que ele responde e ainda não foi concluído, sobre a compra de um terreno e de uma cobertura a Lula pela Odebrecht. Eles pedem também, em liminar, que o ex-presidente seja solto. De acordo com a Veja, o recurso movido pelos defensores do petista é baseado na decisão da Segunda Turma do STF que, nesta terça-feira, 27, anulou a condenação do ex-presidente da Petrobras Aldemir Bendine em um processo da Lava Jato. O argumento que levou à decisão dos ministros, por três votos a um, é o de que réus que sejam delatores premiados devem apresentar alegações finais no processo antes dos réus que não têm acordos de colaboração com a Justiça. As alegações finais são a última oportunidade para os acusados se defenderem na ação penal. De acordo com a Veja, na peça, os advogados de Lula afirmam que, no caso do terreno para construção do Instituto Lula e da cobertura vizinha à do petista em São Bernardo do Campo, ainda sem sentença, pediram a Moro que o ex-presidente apresentasse suas alegações finais depois de réus delatores, como Marcelo Odebrecht e Antonio Palocci. Moro, contudo, negou a solicitação, decisão mantida pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) e pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ).

29 Ago 2019 - 11:00h

As sessões ordinárias que ocorriam nas sextas-feiras pela manhã, na Câmara de Vereadores de Brumado, vão retornar para as noites de segunda-feira. Nesta sexta-feira (30), a partir das 08h, acontece a última sessão no período matutino. A decisão partiu de um acordo entre os vereadores que compõem a Casa Legislativa.

29 Ago 2019 - 10:30h

A Polícia Federal prendeu em flagrante uma mulher que tentava transportar cerca de 3 kg de cocaína presa ao corpo, na lingerie e em uma cinta, no Aeroporto Internacional Luís Eduardo Magalhães, em Salvador. O caso aconteceu na noite de terça-feira (27). Segundo a PF, a suspeita, de 38 anos, estava com a droga no sutiã, calcinha e em uma cinta que usava na barriga. A mulher, que não teve a identidade divulgada, é natural de Boa Vista (RR), e foi presa durante uma fiscalização de voo doméstico. Ela tentava desembarcar de um voo que vinha da cidade de Guarulhos, em São Paulo. De acordo com a PF, a mulher vai responder pelo crime de tráfico internacional de drogas e pode pegar de 5 anos e 10 meses a 25 anos de prisão.

29 Ago 2019 - 10:00h

A tradicional corrida de jegue realizada na região da Lapinha, na zona rural de Brumado, chegou a sua 18ª edição. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o organizador do evento, Sebastião Oliveira, disse que, apesar das dificuldades, os preparativos para a corrida estão a todo vapor. A competição esportiva acontece nos dias 7, 8 e 9 de setembro. No dia 7, será realizado um culto religioso com apresentações folclóricas; no dia 8, um animado forró com Juninho Vocal e Xavier da Bahia; e, no dia 9, a tradicional corrida de jegue. Após o evento, a Banda Maré, da Vila Presidente Vargas, encerrará a programação com um show que promete movimentar a comunidade de toda região. O organizador frisou que a corrida já virou referência ao longo desses 18 anos de realização, proporcionando uma ampla programação de entretenimento para os moradores da Lapinha, Arrecifinho e adjacências. “Estou pensando em procurar o pessoal da prefeitura e os órgãos competentes para colocar a competição no calendário de eventos da cidade”, completou. Estima-se que mais de 1 mil pessoas compareçam à corrida neste ano.

29 Ago 2019 - 09:30h

Em Brumado, a gráfica Life Print trabalha com serviços gráficos, impressão digital, off set, além de toldos e placas. Tudo com excelência e qualidade. A melhor impressão pelo melhor custo benefício. Para conhecer os serviços prestados na gráfica e encomendar o seu material, dirija-se à Rua Dr. Gutemberg Leal, 192, no Bairro Das Flores. O telefone é: (77) 99969-3777.

29 Ago 2019 - 09:00h

A partir das 18h, da próxima sexta-feira (30), será realizada a cerimônia de entrega do título de Cidadão Brumadense. O evento acontece na sede da Câmara de Vereadores de Brumado, onde 27 personalidades de diversas áreas serão homenageadas pela sua colaboração e participação na construção do desenvolvimento e progresso do município. A cerimônia, que é bastante aguardada, promete ser marcada por muita emoção.

29 Ago 2019 - 08:30h

Quer dar um toque de elegância e sofisticação ao seu ambiente? Conheça os vasos e pedras decorativas da Brumas, loja localizada na Avenida Centenário, 317, no Bairro Novo Brumado. Além dos vasos e pedras, a loja trabalha com revestimento de parede para áreas internas e externas, gesso 3D, PVC 3D e pedra natural. Para agendar um horário para conhecer as peças, basta ligar para o telefone (77) 99828-8085. Na Brumas, você vai encontrar a inspiração que faltava para decorar os mais diversos ambientes.

29 Ago 2019 - 08:00h

Na última segunda-feira (26), representantes do Conselho Municipal de Segurança (Conseg) visitaram a Escola Idalina Azevedo Lobo a fim de conhecer a estrutura e a nova metodologia aplicada nos moldes do Colégio da Polícia Militar. Na ocasião, a convite do comandante da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), o presidente do Conseg, Glauber Bacelar, o vice Alessandro Silva, e o conselheiro e representante da OAB, Alan Pitombo, estiveram na unidade. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Bacelar elogiou a iniciativa, viabilizada através de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e a PM. “Destacamos o grau de disciplina dos alunos que foram nos apresentados, a satisfação dos educadores e a organização e estrutura do ambiente escolar”, afirmou. O órgão se colocou à disposição da direção da escola para realização de atividades motivacionais e culturais, bem como palestras com o tema bullying. Para o presidente do Conseg, a avaliação inicial do modelo militar foi positiva, podendo ser estendido para outras unidades de ensino, tendo em vista os inúmeros benefícios para os alunos. Apesar dos elogios, Bacelar apontou que os alunos também precisam ser assistidos fora do ambiente escolar através de projetos e metodologias de atendimento da comunidade.

29 Ago 2019 - 07:30h

Em Brumado, o Neo Odonto - Núcleo de Estética Oral trabalha com serviços de prótese dentária, limpeza, tratamento de canal, extração, clareamento dental, aparelho dental, lentes de contato e restauração. Faça a sua avaliação e tenha um sorriso lindo e saudável. O consultório fica localizado na Rua Coronel Paulino Chaves, 499, no centro. O Neo Odonto conta com uma equipe especializada e pronta para fazer o seu diagnóstico e indicar o tratamento necessário. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-9262 / (77) 99702-3049 (WhatsApp).

29 Ago 2019 - 07:00h

O Superintendente Municipal de Trânsito e Transportes de Brumado, Castilho Viana, rebateu as declarações do agente de trânsito Hugo Franco quanto às chamadas multas de mesa. Em evento que debateu os impactos da zona azul na cidade, o agente disse que os monitores do zoneamento estão, de certa forma, coagindo a população ao dizer que, caso não paguem a multa de R$ 20 por exceder o tempo de uso da vaga de estacionamento, serão multados por infração grave. Em entrevista à imprensa local, o superintendente disse que a informação não tem lógica. “Não sei de onde o agente tirou essa ideia, pode ser um sentimento pessoal dele. A partir do momento que eu assumi, a gente não tem conhecimento de que isso aconteça”, afirmou. Viana ainda declarou que o corpo jurídico da prefeitura está analisando a questão e, caso seja comprovada a sua legalidade, os agentes terão de cumprir as determinações as ordens da superintendência e aplicar as referidas multas.

29 Ago 2019 - 00:00h

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Brumado não irá participar do desfile cívico-militar do 7 de setembro em razão da falta de uniformes. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o presidente da GCM, Jussimar Santos, informou que a guarda não recebe fardamento novo há dois anos. “Solicitamos em fevereiro, através de ofício, orçamentos ao secretário e, infelizmente, ele disse que não poderia fazer a compra dos uniformes devido o Município estar enfrentando uma crise financeira”, afirmou. O orçamento mais em conta para aquisição do novo fardamento foi avaliado em R$ 64 mil.

Santos declarou que, embora tenha reivindicado diversas vezes a necessidade de novos uniformes, o secretário se manteve firme em seu posicionamento. As condições do uniforme atual, segundo o presidente, são ruins, tendo em vista o tempo de uso decorrido. “Muitos guardas nem tem mais o uniforme, outros estão tingindo a roupa ou colocando o solado no coturno. Infelizmente, essa é a realidade. A situação de aparelhamento da guarda não é boa”, destacou.

28 Ago 2019 - 17:00h

Por volta de 11h30 desta terça-feira (27), a polícia diligenciou a uma casa situada na Rua Washington Cardoso, no centro da cidade de Malhada de Pedras, a 39 km de Brumado, onde encontrou porções de substâncias análogas à cocaína e maconha, além de vários pássaros silvestres. Por essa razão, o adolescente e os produtos ilícitos encontrados foram apresentados na sede da Delegacia Territorial de Brumado.