Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
01/2016
fechar

Guanambi: Governo Federal libera R$ 2 milhões para construção do Hospital Municipal Foto: Camila Queiroz

Na última quarta-feira (30), o Ministério do Planejamento anunciou a liberação da ordem de empenho no valor de R$ 2 milhões para a construção do Hospital Municipal de Guanambi. O recurso foi garantido através de emenda parlamentar, de autoria do deputado federal Daniel Almeida (PCdoB). A emenda é resultado da articulação coletiva do deputado com a deputada estadual Ivana Bastos (PSD), o prefeito Charles Fernandes (PP), e o diretor administrativo da Bahiafarma e líder local, Paulo Costa (PCdoB). Inaugurado em junho de 2015, atualmente, o Hospital Municipal de Guanambi funciona nas instalações do Hospital São Lucas, unidade de saúde provada. Lá são atendidas demandas de maternidade e realizados procedimentos cirúrgicos do município. O deputado Daniel Almeida comemorou o anúncio, destacando que o equipamento atenderá uma demanda existente na cidade. Segundo ele, os recursos já estão garantidos aguardando por parte da prefeitura a apresentação da documentação técnica exigida. Para Ivana Bastos, a necessidade de prédio próprio é urgente e a união em torno desta grande necessidade da população foi fundamental. O prefeito Charles Fernandes (PP) também comemorou a notícia e ressaltou que a cidade, que tem 85 mil habitantes, necessita de um hospital municipal. “Esta obra será um extraordinário avanço para a melhoria da qualidade de vida do nosso povo, e tudo isso, graças à parceria com os deputados Daniel e Ivana”, afirmou. Para utilização da verba, a prefeitura precisa apresentar toda documentação exigida, inclusive, os projetos técnicos da obra.

Pesquisa: Trabalho doméstico atrai menos as mulheres mais jovens Foto: Reprodução

De acordo com análise contida no estudo Pnad 2014 - Breves Análises, uma nota técnica feita com base nos dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) e lançado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), nos últimos dez anos houve um envelhecimento da categoria de trabalhadoras domésticas. Em 2004, as domésticas com idade entre 18 e 29 anos representavam 30% da categoria e, em 2014, o percentual caiu para 14%. O número pode indicar que a ocupação perdeu atratividade entre as mulheres mais jovens. Elas têm tido a chance de estudar mais e entram no mercado de trabalho em outras ocupações. Segundo o diretor de estudos e políticas sociais do Ipea, André Calixtre, outra questão a ser observada nesse cenário é a PEC das Domésticas, que vai impulsionar a estruturação do setor ao garantir direitos. A análise do Ipea aponta que a base estruturante dos avanços sociais que vêm sendo feitos desde 2003 permanecem. Há crescimento real da renda do trabalhador, diminuição de desigualdades e aumento da escolaridade. Os dados da Pnad mostram uma redução na taxa da pobreza extrema que caiu 29,8% de 2013 para 2014.

Levantamento aponta que governador Rui Costa cumpriu 21% das promessas de campanha Foto: Rogério Rocha/Brumado Notícias

De acordo com levantamento elaborado pelo portal G1, o governador Rui Costa (PT) cumpriu 21,05% das promessas feitas em campanha eleitoral durante seu primeiro ano de mandato. No levantamento foram avaliadas as promessas de todos os governadores do país, conforme constam nos registros do Tribunal Superior Eleitoral. Também foram consideradas entrevistas e debates. Segundo a pesquisa, o governador baiano fez 114 promessas para serem executadas durante os quatro anos de gestão. 71 delas ainda não foram cumpridas, 13 em parte e 24 já foram cumpridas.

Ação popular que pedia afastamento de Eduardo Cunha é extinta Foto: Antônio Cruz/Agência Brasil

O presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Ricardo Lewandowski, declarou extinta uma ação popular contra o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ). Autor da ação, Antônio Carlos Fernandes pedia o imediato afastamento de Cunha de suas funções e a anulação do ato que acatou o pedido de impeachment da presidenta Dilma Rousseff. Lewandowski extinguiu a ação sem observar o mérito, considerando apenas questões de direito. Na decisão, o presidente do Supremo considerou que a Corte não tem prerrogativa de julgar esse tipo de ação popular, de “índole civil”.

Lei que amplia Prêmio por Desempenho Policial é sancionada na Bahia Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Na última quarta-feira (30) foi publicada no Diário Oficial do Estado a lei que aumenta o Prêmio por Desempenho Policial (PDP), sancionada pelo governador Rui Costa (PT). A partir de agora, a gratificação passa a ser paga duas vezes no ano, nos meses de abril e outubro. O prêmio incentiva a redução dos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), através de metas preestabelecidas para Regiões Integradas de Segurança Pública (Risp) e suas respectivas Áreas Integradas de Segurança Pública (Aisp). Segundo o Secretário de Segurança Pública, Maurício Teles Barbosa, as mudanças vão valorizar o trabalho do policial, além de incentivar a redução dos crimes contra a vida.

Emagreça de maneira rápida e saudável com o método 5 S na Clínica Luiza Feres

Quer emagrecer rápido, mas de maneira saudável e com resultados duradouros? O método 5 S consiste na reprogramação do hipotálamo, responsável pela sensação de saciedade. Baseado 100% em fisiologia, o tratamento dura 3 meses e possui três fases: eliminação, manutenção e reeducação. Em todas as fases o paciente é acompanhado por uma equipe multidisciplinar e um grupo de apoio. É um tratamento completo e que será trabalhado de forma personalizada. Em Brumado, a Clínica Luiza Feres oferece esse tratamento revolucionário, solução para a obesidade e o sobrepeso. A fisioterapeuta Luiza Feres está habilitada a realizar esse método em Brumado e região. Marque a sua avaliação gratuita e saiba mais sobre esse método e suas vantagens. A clínica fica localizada na Rua Cassemiro Pinheiro Azevedo, 254. Os telefones são (77) 3441-3298 / 99962-3010/ 99997-3200.

Revista inglesa estampa 'queda do Brasil' e prevê encolhimento econômico em 2016 Foto: Reprodução

Com o título “Queda do Brasil”, a revista inglesa “The Economist” estampou na capa da sua primeira edição de 2016 a crise econômica enfrentada pelo Brasil. A publicação trará ainda uma foto da presidente Dilma Rousseff cabisbaixa. No texto, a matéria cita a perda do grau de investimento pela agência Fitch Ratings, além da saída do ex-ministro da Fazenda, Joaquim Levy, menos de um ano após assumir o cargo. Além disso, a publicação prevê o encolhimento da economia brasileira de até 3%. Segundo a “Economist”, o Brasil deveria estar na vanguarda do crescimento das economias emergentes, porém enfrenta uma turbulência política e, talvez, um retorno à “inflação galopante”. Os problemas políticos também foram ressaltados. A publicação lembrou os escândalos de corrupção da Petrobras e o processo de impeachment no Congresso contra a presidente Dilma.

Arquivo