Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
01/2020
Avó morre ao saber de morte do neto em acidente no interior de São Paulo Foto: Arquivo Pessoal

Uma idosa passou mal e morreu após saber que o neto de 18 anos havia perdido a vida em um acidente de moto em Santa Bárbara D’Oeste (SP).  O jovem Leonardo Trajano Barbosa estava pilotando o veículo na noite de sexta-feira, dia 24, quando bateu no para-lamas de um carro, perdeu o controle da moto e colidiu com um poste. Ele chegou a ser socorrido e levado ao hospital, mas não resistiu aos ferimentos. De acordo com a Veja, Maria Laura Cardelíquio, de 73 anos, foi informada sobre a morte, se sentiu mal e morreu em seguida. Segundo familiares, a idosa já tinha problemas cardíacos.

Vitória da Conquista: Homem é encontrado morto e corpo apresentava marca de facadas Foto: Reprodução/BMD

Um homem foi encontrado morto na casa onde morava no bairro Kadija, em Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado. Ele apresentava marca de facadas. O crime ocorreu na tarde de sábado (25). O corpo da vítima, identificada como Rogério Pereira Rocha, 44 anos, foi achada pelos vizinhos. Alguns objetos da casa foram roubados, mas não há detalhes do que foi levado. De acordo com o G1, o corpo de Rogério foi encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) da região. Não há informações sobre o sepultamento dele. Até a última atualização desta reportagem, nenhum suspeito havia sido preso.

Pequenos negócios abriram 731 mil vagas de emprego em 2019 Foto:Jorge Rosemberg/Veja

Os pequenos negócios geraram mais postos de trabalho no Brasil em 2019 do que médias e grandes empresas. Segundo um levantamento do Serviço Brasileiro de Apoio a Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), divulgado nesta terça-feira, 28, os pequenos negócios terminaram o ano com um saldo de 731 mil postos de trabalho, número 22% acima do registrado em 2018. Já as médias e grandes empresas encerram o ano com um saldo negativo de 88 mil vagas, quase o dobro do registrado em 2018. Ao todo, em 2019, o saldo de empregos gerados ficou em 664.079 postos com carteira assinada. De acordo com a Veja, o estudo feito com base nos dados do Cadastro Nacional de Empregados e Desempregados (Caged) mostra que, em todos os setores de atividade econômica, os pequenos negócios registraram saldos positivos de emprego. O setor de serviços é tido como destaque, com um saldo de quase 400 mil postos de trabalho, mais da metade dos empregos criados por esse nicho de empresas em 2019. Já as médias e grandes empresas registraram saldo positivo de emprego em apenas um único setor: a Extrativa Mineral (+3.480).

Prefeito de Guajeru rebate denúncias da oposição contra o seu mandato Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o prefeito da cidade de Guajeru, Gil Rocha (PDT), destacou que, no momento, o seu grupo político está construindo a pré-candidatura do atual vice-prefeito, Gilvan Teixeira, popular Galego. Segundo ele, hoje, o nome de Gilvan é defendido pelas principais lideranças políticas dentro do grupo. “Em breve, faremos o lançamento oficial da sua pré-candidatura”, adiantou. Indagado sobre as denúncias que estão sendo feitas pela oposição contra o seu mandato, o prefeito declarou que entende o posicionamento da base oposicionista em questionar algumas condutas de servidores do seu governo. “Estou aqui para esclarecer que o nosso governo está aberto a qualquer questionamento. Estamos prontos para esclarecer qualquer dúvida no decorrer dos trabalhos dos vereadores da oposição e da Câmara de Vereadores como um todo”, frisou.

Metade dos brasileiros tiveram 'nome sujo' em algum momento nos últimos 12 meses Foto: Getty Images

Nos últimos 12 meses, metade (48%) dos consumidores brasileiros passaram pela situação de estar com o "nome sujo". É o que revela um levantamento feito pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil). A experiência da negativação serviu de aprendizado para parte considerável dos consumidores: 39% disseram ter passado a controlar mais os gastos após a situação e 34% refletem mais antes de realizar compras. Outros 21% deixaram de emprestar nomes a terceiros e 18% evitam compras no cartão de crédito. “A negativação do CPF é uma experiência traumática porque impõe uma série de restrições ao consumo, além do sentimento de vergonha que isso pode gerar em algumas pessoas”, diz Marcela Kawauti, economista-chefe do SPC Brasil. “Infelizmente, alguns consumidores só passam a exercer um controle e planejamento maior sobre a sua vida financeira após vivenciarem a experiência negativa de ficar inadimplente”.

Brumado: Fabrício lamenta o não funcionamento da UPA e diz que policlínica não terá obras iniciadas este ano Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O pré-candidato a prefeito, Fabrício Abrantes (DEM) lamenta que Brumado mais uma vez tem ficado para trás na conquista de equipamentos que promoveriam o desenvolvimento do município e melhoria da qualidade de vida da população, devido, principalmente, a falta de representatividade, força política e interesse do poder público em “brigar” por benefícios para a cidade. Sobre a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), Fabrício destaca que o espaço físico já passou por reforma na estrutura, ampliações, adequações, recebeu todo o maquinário, mas a inauguração foi adiada várias vezes e continua no papel, enquanto poderia resolver grande parte das urgências e emergências ajudando, inclusive, a diminuir as filas no hospital. Em relação a tão esperada Policlínica Regional de Saúde: promessa que não será cumprida este ano. Fabrício ressalta que embora o governador Rui Costa (PT) tenha anunciado a autorização de construção e o secretário estadual de saúde, Fábio Vilas-Boas tenha dito que a previsão de inauguração seria em meados de novembro deste ano, isso não ocorrerá, pois Brumado não está na lista das quatro novas policlínicas regionais a ser construídas ainda em 2020. Sobre o aspecto econômico, Fabrício lembra o fato de não está sendo discutido ou haver interesse político no Gasoduto Sudoeste. A obra terá aproximadamente 300 quilômetros ligando os municípios de Ipiaú, no sul do estado, a Brumado, passando por Jequié e Maracás. “A construção irá contribuir para o desenvolvimento da região com o atendimento aos setores de mineração, industrial, comercial e automotivo, mas não vejo o interesse político local neste equipamento”, cita Fabrício.

Suspeito de mandar matar pelo menos 10 na Bahia é preso, na Paraíba Foto: Polícia Civil/Divulgação

Um homem de 28 anos suspeito de mandar matar pelo menos 10 pessoas na Bahia foi preso nesta segunda-feira (27), em Campina Grande, no Agreste da Paraíba. Segundo informações da Polícia Civil, ele é integrante de uma organização criminosa que também atua no tráfico de drogas entre os dois estados. Ele foi preso por meio do cumprimento de um mandado de prisão preventiva, expedido pela Justiça da Bahia. Em Araci, município baiano, ele teria ordenado cerca de uma dezena de mortes. De acordo com o G1, com o homem, detido em uma casa no bairro do Catolé, foram encontrados duas armas de fogo, que estavam com sinais de identificação raspados. Uma delas, pertence a um militar da Aeronáutica e a outra foi roubada de uma empresa de vigilância. Conforme o delegado Luciano Soares, a Polícia Civil da Bahia entrou em contato com a Polícia Civil da Paraíba após descobrir que o foragido estava escondido em Campina Grande. O suspeito também é réu em dois processos criminais pelo crime de tráfico de drogas e foi preso, anteriormente, pelas Polícias Civil e Federal, com 52 quilos de maconha. Ele permanece detido na Central de Polícia de Campina Grande.

Rio de Contas: Dois homens são presos com maconha Foto: Divulgação/PM

Na noite do último sábado (25), dois homens foram presos, durante patrulhamento da polícia militar, suspeitos de estarem traficando droga em Rio de Contas, a 78 km de Brumado, na Chapada Diamantina. Segundo o comandante da 46ª CIPM, Capitão Vandilson Araujo, na abordagem, foi encontrado com um dos suspeitos dois recipientes de plástico com maconha. Ao ser indagado, o rapaz relatou que teria comprado a droga em um bar da cidade. Em diligência, a guarnição foi até o local, onde acabou localizando o segundo suspeito. O indivíduo tentou fugir da abordagem e ainda desacatou um dos agentes. Imobilizado, a polícia encontrou com ele dois recipientes de plástico com maconha, uma quantia em dinheiro no valor de R$ 556, um aparelho celular, uma chave e o documento de uma motocicleta que estava estacionada próximo ao bar. A dupla foi presa em flagrante e todo material foi apreendido, sendo encaminhados para a Delegacia Territorial de Livramento de Nossa Senhora.

Paralisação da polícia civil cobra integralidade com a polícia militar, esclarece sindicato Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Agentes e escrivães da Polícia Civil deram início, nesta segunda-feira (27), à paralisação da categoria no estado da Bahia. O movimento começou hoje e deve se estender por 48 horas. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Ana Carla, vice-presidente do Sindicato da Polícia Civil do Estado da Bahia, informou que a categoria está lutando pela igualdade de direitos com a Polícia Militar. Segundo ela, entre as medidas exigidas, estão a pensão integral, paridade e integralidade. “Se um policial, hoje, vier a se aposentar, ele só recebe 30% dos seus proventos. Pedimos o apoio da população e contamos com a sensibilidade do governador”, destacou. Ana Carla afirmou que a categoria está em estado de greve, lutando para que a PEC 159/2020, apresentada pelo governador Rui Costa, seja retirada de pauta. Nas delegacias municipais, somente os serviços essenciais, como flagrante e remoção cadavérica, continuam funcionando - os demais estão suspensos durante a paralisação.

Brasil é o segundo país em maior número de casos de hanseníase no mundo Foto: Divulgação

O Dia Mundial contra Hanseníase é celebrado no domingo (26). A data é comemorada sempre no último domingo de janeiro. A doença, mais conhecida antigamente como lepra, tem cura. O Brasil é o segundo país no mundo com amis novos casos, atrás somente da Índia. Por ano, são registrados cerca de 30 mil casos nos estados brasileiros, incluindo adultos e crianças. A doença atinge a pele e nervos periféricos e pode causar incapacidades e deformidades físicas, que alimentam estigma e preconceito. A hanseníase é uma doença infecciosa, contagiosa, causada pelo bacilo Mycobacterium leprae, ou bacilo de Hansen. A transmissão da hanseníase acontece por tosse ou espirro de uma pessoa doente, que esteja sem tratamento, para outra - após “contato prolongado e contínuo”, segundo o Ministério da Saúde. Para que a doença se manifeste, normalmente há um longo período de incubação, ou seja, um intervalo, em média, de dois a sete anos, entre a contaminação e a manifestação dos sintomas. De acordo com o Ministério da Saúde, já houve, porém, casos atípicos, em que esse período foi mais curto - de sete meses - ou mais longo - de dez anos. O diagnóstico se faz por meio de exame dermatoneurológico e avaliação neurológica simplificada. Os pacientes que iniciam o tratamento, que leva de seis meses a um ano, não transmitem a doença. O tratamento da doença não exige isolamento do paciente e é ofertado gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A terapia é feita por meio de Poliquimioterapia (PQT), por via oral, administrada em associação com medicamentos antimicrobianos. Desde o início dos cuidados, a doença deixa de ser contagiosa. O dia 31 de janeiro é o Dia Nacional de Combate e Prevenção da Hanseníase, data instituída pela Lei nº 12.135/2.009. Segundo dados do Ministério da Saúde, em 2017, 26.875 casos novos da doença foram diagnosticados no Brasil, taxa de detecção de 12,94 por 100.000 habitantes. Do total desses casos, 1.718 (6,4%) ocorreram em pessoas menores de 15 anos. Tocantins é o estado com maior número de diagnósticos.

Brumado: Governo federal estende prazo para utilização de larvicida de controle ao aedes aegypti Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O Governo Federal estendeu até o dia 1º de junho de 2020 o prazo para utilização do larvicida que já vinha sendo utilizado no controle do aedes aegypti em todo país. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Maria José, coordenadora epidemiológica da Base Regional de Saúde em Brumado, informou que o Ministério da Saúde realizou um estudo e revalidou a utilização do piriproxifem no combate ao mosquito. “Ele não tem perigo nenhum para comunidade. A população pode abrir as suas casas para os agentes de endemias combaterem os focos do mosquito da dengue. A gente faz a nossa parte e a população precisa fazer a sua”, declarou.

Gramado e Miami são destinos favoritos dos brasileiros para viagens de lazer Foto: Alex Portes/Flickr/Veja

Em 2019, os brasileiros elegeram Gramado e Miami como destinos favoritos para viagens de lazer, seja em família, com os amigos ou sozinho. Além disso, os dois destinos lideraram o ranking dos mais vendidos na hotelaria fora das grandes capitais. De acordo com a Veja, os resultados estão presentes em um levantamento feito pela empresa de viagens online Decolar. De acordo com a pesquisa, Porto de Galinhas se manteve no segundo lugar e Búzios subiu duas posições em relação a 2019. A empresa também destacou a procura por destinos que incluem os tradicionais resorts como Praia do Forte, Balneário Camboriú e Olímpia. Para 2020, a previsão da Decolar é de que o brasileiro procure novas experiências de viagens. A empresa nota que já houve um crescimento na procura por Morro de São Paulo, Arraial do Cabo e Arraial D’Ajuda.

90ª Zona Eleitoral convoca eleitores para regularização de pendências Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Todos os eleitores que precisam regularizar a sua situação perante à Justiça Eleitoral devem comparecer ao cartório o quanto antes. O chamado foi feito pelo Chefe do Cartório Eleitoral da 90ª Zona, composta pelos municípios de Brumado, Aracatu e Malhada de Pedras, Ígor Araújo. Segundo ele, em todo ano de eleição, 151 dias antes, acontece o fechamento do cadastro eleitoral. “Ou seja, é o último dia para que os eleitores possam tirar títulos, fazer transferências, emitir a primeira via do seu documento, porque esse período de 151 dias é o período que a justiça eleitoral faz a depuração do cadastro e vai preparar os dados dos eleitores para que eles possam constar na urna eletrônica e nos cadernos de votação”, explicou ao site Achei Sudoeste. Em Brumado, o cartório eleitoral fica localizado na Avenida João Paulo I e os eleitores podem comparecer ao local das 8h às 18h, de segunda a sexta, para regularizar as suas pendências.

PM é preso suspeito de abusar sexualmente de jovem de Brasília em praia no sul da Bahia Foto Lay Amorim/Achei Sudoeste

Um policial militar foi preso suspeito de abusar sexualmente de uma adolescente, natural de Brasília, em uma praia de Porto Seguro, cidade do sul da Bahia, no domingo (26). Conforme a Polícia Militar, o homem foi afastado das atividades da corporação. O caso ocorreu na praia de Taperapuã, por volta das 17h45. A adolescente é natural de Brasília e estava na cidade junto com a família, a passeio. Segundo informações da vítima, ela estava tomando banho com uma prima quando o homem se aproximou delas e a obrigou a pegar na parte íntima dele. Nesse momento, ele aproveitou para pegar na parte íntima da garota, colocando a mão por dentro do biquíni. Ela foi encaminhada para fazer exames médicos. De acordo com o G1, o crime foi descoberto depois que a jovem conseguiu sair da água e pediu ajuda da família. O homem foi abordado por moradores da região e levado para a delegacia da cidade, onde descobriram que ele é PM. Após o registro do caso, o homem foi transferido para o 5º Batalhão de Polícia Militar (PM), em Eunápolis.

PT decidirá entre Zé Raimundo e Waldenor Pereira para as disputas eleitorais em Vitória da Conquista Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o deputado estadual José Raimundo Fontes (PT), o Zé Raimundo, falou sobre a possibilidade de disputar as eleições municipais em Vitória da Conquista. Segundo ele, o diretório municipal estabeleceu um calendário para discussões internas. “O partido tem esses rituais de debates e reflexões. Nesse momento, de fato, o meu nome está colocado, assim como o nome do companheiro Waldenor Pereira. Havia também a indicação do ex-prefeito Guilherme Menezes, mas ele declinou. Estamos discutindo internamente, Waldenor é um deputado muito querido e respeitado em Vitória da Conquista e no sudoeste da Bahia. Estamos avaliando qual a melhor estratégia”, destacou. Raimundo adiantou que, até o final do mês de fevereiro, o partido deve chegar a uma definição acerca da questão.

Chuva forte deixa ruas alagadas em Barra, no oeste da Bahia Foto: Arquivo Pessoal

A chuva forte que caiu no fim de semana, na cidade de Barra, no oeste da Bahia, causou alagamento nas ruas do município. De acordo com a prefeitura, não houve feridos. Os locais mais críticos, segundo a prefeitura, foram nos bairros Sagrada Família, Avenida Rui Barbosa, Avenida Getúlio Vargas, Residência Rio Grande e alguns trechos de ruas próximas ao dique de proteção da cidade. De acordo com o G1, de sábado (25) até esta segunda-feira (27), o volume de chuva atingiu 68,2 mm. O acumulado do mês já supera 268 mm na cidade, que tinha uma média histórica de 98 mm para o mês de janeiro. Por meio de nota, a prefeitura informou que, por volta das 10h desta segunda, a Defesa Civil não tinha registrado desabrigados, nem a necessidade da retirada de moradores das áreas de risco. O órgão municipal disse ainda, que a cidade de Barra (região dos Baixões e Pé de Serra) está em situação de emergência por causa da grande estiagem que atingiu o município em 2019. Cerca de 5 mil pessoas são abastecidas diariamente com a operação pipa municipal e também com a operação pipa do Exército. A Defesa Civil recomenda que, em caso de temporais e chuvas fortes, os moradores não saiam de casa por causa da incidência de raios. Deve-se evitar ficar na água do local alagado para evitar a contaminação por leptospirose. E, caso estejam dirigindo, parem e estacionem seus veículos até a chuva diminuir e melhorar a visibilidade. Além disso, em caso de risco de desabamento ou de grande alagamento do imóvel, deve abandoná-lo imediatamente, buscar local seguro e acionar a Defesa Civil Municipal.

Dentro do grupo de risco, Brumado já registra seis casos confirmados de arboviroses em 2020 Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

De acordo com levantamento do Ministério da Saúde, Brumado está dentro do grupo de risco no que se refere ao índice de infestação do mosquito aedes aegypti. Este está em 2%, acima do tolerado, que é menos de 1%. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Maria José, coordenadora epidemiológica da Base Regional de Saúde em Brumado, disse que os agentes de endemias do município estão trabalhando para eliminar os focos do mosquito. “Com relação à situação epidemiológica do município hoje, estamos com 4 casos positivos de dengue, 1 de zika e 1 de chikungunya. Todos confirmados”, informou. Segundo Maria José, os dados dizem respeito apenas aos primeiros dias do ano - do dia 1º a 16 de janeiro. “Estamos em um período chuvoso. Quando vier a estiagem, a dengue vai se alastrar em nosso município. A quantidade de pessoal para trabalhar a dengue no município é insuficiente, mas isso não significa que temos de cruzar os braços e não fazer a nossa parte. Toda população precisa eliminar os focos do mosquito”, alertou.

Mulher usa redes sociais para denunciar estupro: 'Nunca esquecerei' Foto: Reprodução/TV Sudoeste

Uma mulher de 27 anos usou as redes sociais para denunciar que foi estuprada após ter a casa invadida em Caraíva, comunidade de Porto Seguro, cidade do sul da Bahia. O homem suspeito do crime foi preso após ser encontrado com o celular da vítima. A denúncia foi feita por Maria do Carmo Ribeiro. Segundo a mulher, o crime ocorreu na terça-feira (21), por volta das 5h30. Na postagem, ela conta que encontrou o homem por cima dela logo após acordar. Maria detalhou que o homem só parou com as agressões após ouvir o barulho feito pelo companheiro dela, que dormia em outro cômodo da casa. De acordo com o G1, o homem fugiu por uma parte destelhada da casa. Em seguida, ainda enquanto o companheiro procurava pelo criminoso, Maria percebeu que o celular não estava mais dentro de casa. “Enquanto meu companheiro buscava voltei ao quarto e notei que havia sumido meu celular. E uma cueca e um protetor solar que ele usou como lubrificante em mim repousavam sobre a cama. O estuprador estava escondido atrás de uma moita e fugiu na direção oposta a que fomos procurar, fato que soubemos posteriormente, através do meu vizinho que o viu atravessar seu quintal”.  Ainda na postagem, a vítima informou que o homem foi preso no dia seguinte ao crime, na quarta-feira (22), depois de ser encontrado por populares na mesma comunidade onde ocorreu o estupro. Apesar da prisão, conforme relatos da vítima, a Justiça arbitrou fiança de R$ 3,5 mil, já que crimes foram registrados como importunação sexual e furto simples. Ela questionou a decisão já que há indícios de que outras mulheres foram estupradas pelo mesmo homem.

Mesmo com nome cogitado para disputar o governo em 2022, Wagner espera renovação no PT baiano Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O senador Jaques Wagner esteve, no último sábado, no evento realizado pelo Partido dos Trabalhadores (PT) na cidade de Brumado. Na oportunidade, foram empossados os novos presidentes dos diretórios municipais da região. Questionado pelo site Achei Sudoeste sobre se teria a pretensão de disputar, novamente, o governo do estado em 2022, o senador disse que ainda é cedo para fazer qualquer especulação nesse sentido. “Vamos cuidar das eleições municipais. Tenho pregado a tese da renovação, de novos quadros, novos valores, no PT e nos outros partidos. Se for para garantir a unidade do nosso grupo, a gente está sempre à disposição”, resumiu. Wagner afirmou que está para completar 69 anos e é preciso estimular a juventude a entrar na política e assumir os seus lugares.

Partido dos Trabalhadores realiza evento de posse de novos presidentes de diretórios regionais em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em evento regional realizado no último sábado (25), o Partido dos Trabalhadores (PT) empossou os novos presidentes dos diretórios municipais da região. O evento ocorreu na Câmara Municipal de Brumado, com a presença de diversas autoridades, entre as quais o senador Jaques Wagner. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o senador falou sobre a sua felicidade em estar de volta à cidade, onde já esteve por diversas vezes e tem muitos amigos. “Pra mim é uma alegria. Fui fundador do PT junto com o presidente Lula, fui o primeiro presidente do PT há quarenta anos atrás, no PT da Bahia. E, hoje, a gente se orgulha dessa caminhada. Conquistamos várias prefeituras ao longo desse tempo, vários governos estaduais e, finalmente, tivemos 13 anos à frente do governo federal. Aqui na Bahia já completamos 13 anos de governo. Graças a Deus, Rui Costa superbem avaliado”, resumiu. Para Wagner, a Bahia é o maior celeiro de bons exemplos no que se refere às gestões petistas e compromisso com o povo e o social. O senador também destacou a importância da região de Brumado para o partido. “Vim como senador do partido para estimular a todos os diretórios da região para se organizarem e continuarem em defesa desse patrimônio do PT”, declarou.

Lula deveria ter cumprido pena total, diz Moro Foto: Reprodução/YouTube/Pânico

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, disse nesta segunda-feira que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva deveria ter cumprido toda a pena que lhe foi imposta antes de deixar a prisão. A declaração foi feita durante entrevista ao programa de humor “Pânico”, do qual Moro participa. “O correto era ter saído após ter cumprido a pena”, disse Moro ao ser perguntado como se sentia depois de “todo o trabalho” para condenar o petista. O atual ministro atuou como juiz federal por 22 anos e foi o magistrado responsável pela Operação Lava-Jato de Curitiba. Moro defendeu a prisão após condenação em segunda instância e disse que apoia mudança na Constituição para que a medida seja implementada. A frase é uma alusão ao episódio da história do Brasil no qual Dom Pedro I recusou-se a voltar a Portugal, no que ficou conhecido como "Dia do Fico".

 

Agentes e escrivães da Polícia Civil de Brumado paralisam atividades durante 48 horas Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em Brumado, agentes e escrivães da Polícia Civil aderiram à paralisação baiana desta segunda-feira (27). O movimento começou hoje e deve se estender por 48 horas em todo o estado. Apenas os flagrantes e crimes de maior potencial ofensivo devem ser registrados. A categoria protesta contra a proposta de reforma da Previdência Estadual (PEC 159/2020), apresentada pelo governador Rui Costa. Segundo o Sindicato dos Servidores Penitenciários (Sinspeb), 30% efetivo estará em atividade. No entanto, as visitas dos familiares, assistência educacional, jurídica, laboral e religiosa serão suspensas. Uma nova assembleia decidirá o desdobramento do movimento. Entre as medidas: a pensão integral, paridade e integralidade, promoção imediata, estabelecer diálogo com deputados em busca de assinaturas para emendas, além de informar as prerrogativas das Policiais Civil, Penal e Militar.

Analistas do mercado financeiro consultados pelo Banco Central reduziram de 4,5% para 4,25% ao ano a projeção da taxa básica de juros da economia, a Selic. A projeção está no Boletim Focus, divulgado nesta segunda-feira, 27. A redução ocorre uma semana antes da primeira reunião do ano do Comitê de Política Monetária (Copom), que irá decidir sobre os rumos da taxa. A Selic está atualmente em 4,50% ao ano. Esse é o menor patamar histórico da taxa, atingido após quedas sucessivas em 2019. Na ata da reunião de dezembro, quando o Copom reduziu a taxa básica de 5% para 4,50%, não houve sinalização clara sobre os rumos da Selic este ano, devido ao ambiente externo, continuidade das reformas e comportamento da inflação, que se elevou no fim de 2020. A nova reunião do Copom acontece nos dias 4 e 5 de fevereiro. No Focus, os analistas do mercado financeiro também reduziram a estimativa de inflação para 2020 de 3,56% para 3,47%. Foi a quarta queda consecutiva do indicador. A expectativa de inflação dos economistas segue abaixo da meta central do governo, de 4%, mas dentro da margem de tolerância, que varia entre 2,5% a 5,5%. No ano passado, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), a inflação oficial do país, fechou em 4,31%, ligeiramente acima da meta, de 4,25%. Os analistas consultados pelo BC mantiveram a previsão de crescimento para a economia brasileira em 2020 estável em 2,31%.  O PIB é a soma de todos os bens e serviços feitos no país, independentemente da nacionalidade de quem os produz, e serve para medir o comportamento da economia brasileira. Caso a taxa se confirme, será o maior crescimento para o país desde 2013, quando o PIB foi de 3%. Os resultados da economia no ano passado devem ser divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em março.

Brumado: Idosa de 80 anos tem maxilar quebrado durante assalto na zona rural Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na última segunda-feira (20), uma mulher de 80 anos e sua irmã foram agredidas durante um assalto na zona rural de Brumado. Segundo informações obtidas pelo site Achei Sudoeste, os criminosos invadiram a casa das vítimas, localizada na comunidade Barra de Marcela, e exigiram dinheiro. Durante a ação, um dos homens agrediu a idosa de 80 anos no rosto. Ela teve várias lesões e fraturou o maxilar. A vítima encontra-se internada no Hospital Municipal Professor Magalhães Neto em razão da gravidade do ferimento. A família registrou um Boletim de Ocorrência na delegacia local e a Polícia Civil está investigando o caso. 

Consumidores no país tomaram 4% mais crédito em 2019, segundo levantamento Foto: Getty Images

A demanda por crédito por parte dos consumidores no Brasil cresceu 4% em 2019 na comparação com 2018, embora tenha recuado 1,2% em dezembro frente ao mês anterior. A demanda por crédito por parte dos consumidores no Brasil cresceu 4% em 2019 na comparação com 2018, embora tenha recuado 1,2% em dezembro frente ao mês anterior. Os dados são da empresa de crédito Boa Vista. Segundo o levantamento, o segmento onde houve maior aumento dos pedidos de crédito em 2019 foi o financeiro, com alta de 6,1% no ano. Já o segmento não-financeiro teve alta de 2,5% na comparação anual. Segundo a Boa Vista, a trajetória do indicador ao longo de 2019 “mostra certa estabilidade do ritmo de crescimento da demanda por crédito, refletindo ainda o tímido crescimento da economia e o mercado de trabalho fragilizado por elevadas taxas de desocupação e subutilização da mão de obra”. De acordo com o G1, já a queda em dezembro foi interpretada como reflexo das quatro altas consecutivas nos meses anteriores, por sua vez ligadas à liberação de recursos do FGTS. Para os economistas da empresa, são fatores importantes para diminuir a cautela dos consumidores – e, por consequência, vitaminar as receitas das empresas que dependem do consumo interno – um avanço no mercado de trabalho e uma redução do endividamento e do comprometimento de renda.

Arquivo