Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
01/2021
Brumado: Unopar realiza Pit Stop Enem

Vai fazer o Enem? Então pare no nosso Pit Stop e fale com nossos promotores e garanta seus descontos e brindes. A Unopar Brumado estará em seus locais de prova para sanar suas dúvidas. E lembre-se confie no seu potencial acima de tudo, você é capaz de alcançar seus objetivos. Para maiores informações: (77) 3441-7979 / (77) 99849-7900. Unopar Brumado, pra você virar o jogo.

 

Jequié: Caixa com remédios e munições escondidas dentro de meia são apreendidas em ônibus Foto: Divulgação/PRF

Uma caixa com medicamentos e munições escondias dentro de uma meia foram apreendidas em um ônibus no município de Jequié, no sudoeste da Bahia, na quinta-feira (14). Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), responsável pela apreensão, os medicamentos e munições estavam no coletivo interestadual que saiu de São Paulo (SP) com destino a Chorrochó, norte da Bahia. Ainda segundo os policiais, o motorista responsável pelo ônibus, apresentou a documentação da mercadoria e informou que a caixa tinha sido despachada por um homem em São Paulo e possuía como destinatária uma mulher na cidade de Olindina, no nordeste baiano. O material apreendido foi encaminhado para uma delegacia da região. Ninguém foi preso.

Bahia está preparada para vacinar 5,08 milhões de pessoas até maio, diz Sesab Foto: Bigstock

O plano estadual de vacinação contra a Covid-19 prevê a imunização de 5,08 milhões de baianos nas quatro primeiras fases, compostas pelos grupos prioritários estabelecidos pelo Ministério da Saúde, até maio. Esta é a previsão da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), tendo como premissa o recebimento das vacinas do Ministério da Saúde ainda em janeiro, em quantitativo suficiente. Estão previstas 5.114 salas de vacina em todo o estado e serão necessárias 10,16 milhões de seringas e agulhas, considerando que os imunobiológicos possuem duas doses. De acordo com a Sesab, é possível que os idosos com mobilidade limitada ou que estejam acamados sejam vacinados em casa. Nos centros urbanos, o drive-thru será estimulado e, no caso dos profissionais de saúde que trabalham nos hospitais, a vacinação ocorrerá nas próprias unidades. Para executar esta operação, serão envolvidos mais de 50 mil profissionais de saúde, conforme anunciou o governador Rui Costa, por meio das redes sociais, nesta sexta-feira (15). O secretário estadual da saúde, Fábio Vilas-Boas, disse que os primeiros a receberem as doses serão os profissionais que atuam em unidades de saúde e os idosos acima de 75 anos, pessoas acima de 60 anos que vivem em instituições de longa permanência, indígenas e moradores de comunidades tradicionais.

Brumado: PM e Embasa retiram ligações clandestinas na Lagoa Funda Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Uma operação realizada pela Embasa com apoio da Polícia Militar da Bahia na última quarta (13) retirou novas ligações clandestinas instaladas diretamente na adutora que transporta água bruta para a estação de tratamento de Lagoa Funda, em Brumado. Além de abastecer imóveis clandestinamente a água furtada estava sendo utilizada em pequenas produções agrícolas. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, o volume furtado estava contribuindo para reduzir a oferta de água tratada distribuída em diversas localidades atendidas pelo sistema de Lagoa Funda, como Itaquaraí, Lagoa do Arroz, Pedra Preta, Furado dos Veados entre outras localidades rurais do município. Após a operação, a estação de tratamento registrou um aumento de cinco mil litros de água por hora. Segundo o gerente regional da Embasa, Manuel Mateus, a operação é uma ação continuada que a concessionária vem realizando em virtude dos problemas no abastecimento na região. “Demos prosseguimento à ação de combate às ligações clandestinas e com o apoio da Polícia Militar conseguimos identificar gatos que estavam desviando grande volume de água e afetando a regularidade do fornecimento de água tratada nas localidades atendidas pela ETA da Lagoa Funda. O desperdício praticado por algumas pessoas afeta diretamente o abastecimento de muitos”, comentou ao informar o registro do Boletim de Ocorrência na delegacia de polícia de Brumado. Qualquer intervenção na rede da Embasa com o intuito de furtar água é crime e o infrator está sujeito ao cumprimento das penalidades previstas na legislação vigente. A população pode denunciar sigilosamente as situações de fraude pelo teleatendimento 0800 0555 195.

Unidade Industrial vai investir R$ 8 milhões e gerar novos empregos em Brumado Foto: Divulgação/MSR

Brumado será beneficiada com a implantação de uma unidade industrial, que vai investir R$ 8 milhões e gerar novos postos de trabalhos diretos e indiretos. A empresa MSR pretende fabricar chapas diversas, telas metálicas, estruturas metálicas, reservatórios e tanques de ferro ou aço na cidade de Brumado. O protocolo de intenção foi assinado com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), nesta sexta-feira (15). “Os investimentos e os empregos previstos vão fortalecer ainda mais o município e promover oportunidades na região”, destaca o vice-governador João Leão, secretário da SDE. A empresa MSR será instalada em Brumado e terá a capacidade de produção estimada em 125 mil toneladas por mês. O empreendimento estima gerar cerca de 90 empregos entre diretos e indiretos. De acordo com o sócio da empresa MSR, Marley Ataíde, as obras já foram iniciadas na BA-262, nas proximidades da Faculdade de Medicina e do Condomínio Euroville Londres, na saída para Vitória da Conquista, com previsão de início da operação em outubro deste ano. “Os investimentos que serão realizados irão proporcionar um aquecimento na economia da região, pois serão promovidos diversos empregos diretos e indiretos. Além disso, a maior parte das operações das compras de insumos e vendas dos produtos acabados serão realizadas com contribuintes baianos, o que irá, da mesma forma, gerar um maior aquecimento da economia regional”, explica o sócio da MSR.

Carros ficam presos em alagamentos após chuva forte em Luís Eduardo Magalhães Foto: Reprodução/G1

Uma chuva forte causou alagamentos pelas ruas de Luís Eduardo Magalhães, no oeste da Bahia, na noite desta quinta-feira (14). Segundo o Corpo de Bombeiros, a chuva se intensificou por volta das 18h. O órgão atendeu muitas ocorrências de carros e pessoas presas em alagamentos. De acordo com o G1, até por volta das 22h, os bombeiros não registraram nenhuma pessoa ferida e não atendeu alagamentos em casas. De acordo com dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a temperatura mínima registrada nesta quinta-feira em Luís Eduardo Magalhães foi de 18°C e a máxima de 26°C. Na sexta-feira (15), a previsão é de muitas nuvens com pancadas de chuva pela manhã e nuvens com possibilidade de chuva isolada pela tarde.

Com Covid-19, prefeito de Vitória da Conquista deixa UTI e apresenta melhora Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O prefeito de Vitória da Conquista, Herzem Gusmão (MDB), que está internado no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, com Covid-19, apresentou melhora no estado de saúde e deixou a UTI. A informação foi divulgada na noite de quinta-feira (14), pelo filho do prefeito, Danilo Gusmão, que é médico. Ele usou as redes sociais para atualizar o estado de saúde o pai. Segundo Danilo, Herzem foi transferido para a Unidade de Terapia Semi-intensiva e está usando uma quantidade baixa de oxigênio. Ainda não há previsão de alta. Herzem, de 72 anos, foi diagnosticado com Covid-19 em 7 de dezembro. Pouco mais de sete dias depois, ele foi internado em Vitória da Conquista, no Hospital Samur, com complicações pulmonares causadas pela doença. A esposa do prefeito, Luci Gusmão, também teve diagnóstico positivo para Covid-19 mas já se recuperou da doença. Reeleito em segundo turno, com 54,71% dos votos válidos, Herzem Gusmão foi empossado para o cargo no dia 8 de janeiro, em cerimônia online, no leito de hospital. No momento, a cidade é comandada pela vice-prefeita eleita Sheila Lemos (DEM).

Quatro pessoas morrem e mais de 20 ficam feridas após ônibus tombar em rodovia do oeste da Bahia Foto: Reprodução/TV Bahia

Quatro pessoas morreram e ao menos 21 pessoas ficaram feridas, após um ônibus tombar na madrugada desta sexta-feira (15), na BR-135, na altura da entrada de Barreiras, oeste da Bahia. Entre os mortos estão dois homens, uma mulher e uma criança. Dos feridos, 19 foram levados para o Hospital do Oeste, em Barreiras, e dois, que sofreram ferimentos leves, foram para a UPA da cidade. Segundo informações da assistência social do Hospital do Oeste, os feridos estão sendo avaliados, para saber quem precisará de cirurgia, mas que nenhum deles corre risco de morte. De acordo com o G1, outras pessoas que estavam no veículo foram encaminhadas a pousadas da cidade. O ônibus saiu de Valença (PI) e tinha o estado de São Paulo. A suspeita da polícia é de que o motorista teria dormido e perdido controle da direção. Um dos passageiros relembrou o momento do acidente. “Só vi quando ele bambeou, aí eu gritei logo. Aí se apavorou todo mundo. Eu tô achando que ele [motorista] cochilou, e a pista estava muito molhada”. O trânsito foi interditado no trecho e desviado para vias laterais. Um guincho foi encaminhado ao local e desvirou o ônibus.

Ibicoara: Jovem é encontrado morto em residência com quatro disparos de arma de fogo Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Por volta de 22h desta quinta-feira (14), a Polícia Militar de Ibicoara, a 177 km de Brumado, foi acionada e localizou em um dos cômodos de uma residência no Bairro Alto do Cemitério o corpo do jovem Ramon Santos Souza, natural de Itaeté. Neguinho, como era conhecido, foi vítima de 04 disparos de arma de fogo. Segundo a polícia, ele não possuía antecedentes criminais. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, o caso de homicídio está sendo investigado.

Coronavírus: Presidente da Câmara de Caculé é transferido para UTI Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

O Presidente da Câmara Municipal de Caculé, Jeovane Costa (PSB), foi transferido para o Hospital de Clínicas de Conquista (HCC), na noite da última quinta-feira (14). Segundo informações obtidas pelo site Achei Sudoeste, o vereador testou positivo para a Covid-19, o novo coronavírus. Com pequena dificuldade respiratória e com saturação baixa, ele foi transferido para uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI). A saúde do político é estável. Atualmente, Caculé tem 86 casos ativos e 29 pessoas estão aguardando resultados da coleta.

A Prefeitura de São Paulo autorizou o retorno das aulas presenciais na cidade a partir do dia 1° de fevereiro. As escolas de toda a rede de ensino poderão incialmente operar com 35% da capacidade. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (14) durante coletiva de imprensa virtual da gestão municipal.  “A Vigilância Sanitária do município recomenda o retorno seletivo para toda a rede de ensino no município privada e pública a partir de 1º de fevereiro, com a capacidade de 35% desses equipamentos a serem ocupados”, disse o secretário municipal da Saúde, Edson Aparecido. Na rede municipal, o retorno dos alunos será feito no 15 de fevereiro. Entretanto, as escolas particulares têm autorização para iniciar antes, se assim desejarem. “Na rede privada, cada escola vai definir a partir do dia 1º como será o seu retorno, se quer fazer igual a rede municipal, ter um planejamento e então retomar, ou se quer já começar imediatamente”, afirmou o secretário municipal de Educação, Fernando Padula. A secretária-adjunta de Educação, Minéia Fratelli, disse que os primeiros 15 dias serão usados para acolhimento dos professores e preparação das escolas, e destacou que a presença dos alunos não será obrigatória.

Covid-19: 'O que mais está prejudicando a população é a politização da vacina', diz presidente da OAB Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o presidente da 21ª Subseção da OAB/Brumado, Kleber Lima Dias, contou que, em seus 40 anos de vida, nunca viveu um período tão crítico e nebuloso como agora com a pandemia. Nesse sentido, ele destacou que a OAB sempre atuou para evitar aglomerações e defender o isolamento e distanciamento social a fim de evitar a propagação do vírus da Covid-19. Com relação à vacina, Dias criticou a politização em torno da imunização. “Infelizmente, essa politização só traz prejuízos para sociedade. A OAB-Brumado está pronta para, juntamente com o Conselho Federal da OAB e a Seccional em Salvador, ingressar com qualquer tipo de medida judicial”, afirmou. 

Ex-prefeito de Caetité é investigado pelo MPF por obra não concluída depois de 10 anos Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O ex-prefeito de Caetité, José Barreira de Alencar Filho (PSB), o Zé Barreira, é investigado pelo Ministério Público Federal (MPF) pela não finalização de um parque ecológico na cidade. De acordo com o MPF, a obra já tem 10 anos em andamento. O MPF argumenta que toda verba do empreendimento foi repassada pelo Ministério do Turismo. Segundo o Polícia Livra, conforme dados do Portal da Transparência, por meio de três convênios realizados entre a Prefeitura de Caetité e o Ministério do Turismo, foram feitos repasses de R$ 292.500,00 para a construção da primeira etapa do projeto, R$ 209.625,00 para a segunda etapa da obra e um terceiro no valor de R$ 292.500,00 para a terceira etapa da construção. Juntos, os valores acumulam o montante superior a R$ 794 mil. O MPF deu 10 dias para que o gestor se manifeste. 

Mulher de 56 anos é encontrada morta em estrada da zona rural de Vitória da Conquista Foto: Divulgação/Polícia Civil

Uma mulher de 56 anos foi encontrada morta em uma estrada na zona rural de Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado, na quarta-feira (13). De acordo com a Polícia Civil, que investiga o caso, a vítima identificada como Zenilda Ribeiro de Almeida tinha sido vista pela última vez na manhã de terça-feira (12), em um bar da região. Ainda segundo a polícia, a causa da morte será definida após a conclusão da perícia, feita pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT).

Presidente da OAB defende coerência ao invés de oposição por oposição na Câmara de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O presidente da 21ª Subseção da OAB/Brumado, Kléber Lima Dias, disse ao site Achei Sudoeste que houve uma boa renovação na Câmara Municipal de Vereadores, mas ainda é cedo para fazer qualquer análise. “A democracia é isso. Vamos aguardar para ver os perfis dos candidatos. Estaremos atentos e esperamos que a Câmara cumpra o seu papel”, declarou. Dias ainda defendeu a coerência acima de qualquer divergência política. “Que não tenha essa coisa de situação e oposição, que tenha o vereador comprometido com a população de Brumado”, argumentou. 

Casal é preso com cerca de 80 kg de maconha em carro no sul da Bahia Foto: Divulgação/PRF

Um casal foi preso com cerca de 80 kg de maconha, na quinta-feira (14), na cidade de Itabuna do sul da Bahia. Conforme informou a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a droga foi encontrada escondida em um carro. Segundo a PRF, equipes do órgão e da Polícia Militar fiscalizavam a via quando notaram o nervosismo da dupla e abordaram o carro. Após divergências nos questionamentos feitos aos ocupantes, um homem e uma mulher, os policiais revistaram o veículo. De acordo com a PRF, além da droga, uma pistola calibre 32 e um carregador com 01 munição, foram apreendidos. Questionado, a dupla contou que a droga seria vendida em Itabuna. O casal foi encaminhado à Delegacia de Polícia Judiciária local onde responderão por tráfico de drogas.

Brumado: Dificuldades em adquirir insumos podem suspender cirurgias eletivas no Hospital Magalhães Neto Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O governo do estado, através da secretaria de saúde, anunciou a suspensão das cirurgias eletivas em toda Bahia em razão da pandemia (veja aqui). Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o secretário de saúde de Brumado, Cláudio Soares Feres, informou que, por enquanto, apesar de algumas dificuldades, o cronograma das cirurgias eletivas no município continua o mesmo. “Estamos conseguindo manter o fluxo de cirurgias eletivas porque a gente entende que as outras doenças continuam”, pontuou. O secretário afirmou que o obstáculo maior para manutenção dessas cirurgias diz respeito à aquisição de insumos, tendo em vista que o valor dos materiais aumentou, desde o início da pandemia, em 70%. Para se ter uma ideia, no início do ano passado, o Município pagava R$ 15 por uma caixa de máscara; hoje, o mesmo item custa cerca de R$ 100. “Se tivermos que parar as cirurgias eletivas é pela dificuldade na aquisição dos insumos ou mesmo pelo preço, porque temos um limite de gastos. Podemos ter que recuar por um período”, declarou.

Consórcio Nordeste articula aquisição de doses da vacina Sputnik V para uso emergencial Foto: Anton Vaganov/Reuters

O governador do Piauí, Wellington Dias (PT), presidente do Consórcio Nordeste, participou de videoconferência, na tarde desta quinta-feira (14), para articular a aquisição de doses emergenciais da vacina russa Sputnik V para os estados nordestinos. O encontro teve participação de representantes da Embaixada da Rússia no Brasil e da Farmacêutica União Química. A ideia, segundo o presidente do Consórcio Nordeste, é garantir 50 milhões de doses do imunizante russo para uso emergencial nos nove estados da região após a liberação pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). “A Sputnik V foi aprovada por órgãos reguladores e está sendo usada em vários países. A União Química tem autorização para produção dessa vacina no Brasil. Através do Consórcio Nordeste, vamos solicitar doses prontas para esse uso. Já temos um documento com apoio de todos os governadores para reserva dessas doses”, explicou Dias. De acordo com o gestor, a União Química e Fundo Russo de Investimento preveem entrega de 10 milhões de doses ao país até março. O pedido para autorização de uso emergencial da vacina russa Sputnik V deve ser enviado à Anvisa ainda esta semana. O G1 tentou contato com a União Química, mas não tivemos retorno até a publicação da reportagem.

Brumado: Eleitores não conseguem se cadastrar no e-título para justificar voto Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na última quinta-feira (14), vence o prazo para os eleitores que não compareceram às seções no último pleito justificaram os seus votos. No entanto, muitos eleitores têm reclamado que não estão conseguindo se cadastrar no aplicativo e-título para fazer a justificativa. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, a eleitora Normalice Nunes relatou que baixo o aplicativo, preencheu o formulário, mas não conseguiu finalizar a justificativa. “Apareceu uma mensagem negativa de que não era possível fazer a justificativa. Não sei mais o que fazer. Fiz várias tentativas só hoje, sempre com o mesmo resultado”, disse.

Coronavírus: Sem oxigênio, Manaus vive colapso na saúde e transfere pacientes Foto: Matheus Castro/G1

Manaus vive uma crise sem precedentes com o avanço dos casos de Covid-19. Com internações batendo recordes, unidades de saúde ficaram sem oxigênio. O estado está sendo obrigado a enviar pacientes para outros estados. Os cemitérios também estão lotados, tiveram o horário de funcionamento ampliado e instalaram câmaras frigoríficas. Para frear o vírus, o governo decidiu proibir a circulação de pessoas entre 19h e 6h em Manaus. A média móvel de mortes cresceu 183% no Amazonas nos últimos 7 dias. Até esta quarta-feira (13), mais de 219 mil pessoas haviam sido infectadas pela Covid em todo o estado, e mais de 5,8 mil morreram com a doença. De acordo com o G1, o número de internações pela doença em Manaus chegou a 2.221, de 1º a 12 de janeiro. O índice máximo anterior havia sido registrado em abril do ano passado, com 2.128 pacientes internados. O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, visitou o Amazonas nesta semana e afirmou que Manaus é “prioridade nacional neste momento”.

Brumado: OAB espera que Administração mantenha a legalidade e a probidade dos seus atos Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o presidente da 21ª Subseção da OAB/Brumado, Kléber Lima Dias, falou sobre a expectativa da Ordem para a gestão do município nos próximos quatro anos. Ele destacou, nesse sentido, que a OAB não é só uma entidade de classe, ou seja, que atua na defesa dos interesses dos advogados, mas também os interesses constitucionais. “A OAB sempre vai se posicionar diante da legalidade. Não vamos fazer interferências políticas porque não somos um órgão político. O que a gente pretende ver é que as leis estejam sendo cumpridas de forma correta. A gente vai prestigiar a probidade e os atos constitucionais democráticos independente de quem estiver no poder”, afirmou. O presidente da OAB-Brumado se colocou à disposição da Administração para ajudar no que for necessário. “Estaremos vigilantes sempre”, reforçou.

Produção industrial baiana cresce 4,9% e lidera o país em novembro de 2020 Foto: Elói Corrêa/GOVBA

Em novembro de 2020, a produção industrial (de transformação e extrativa mineral) da Bahia, ajustada sazonalmente, cresceu 4,9% frente ao mês imediatamente anterior, a taxa mais acentuada entre os 15 locais pesquisados pelo IBGE. Na comparação com igual mês do ano anterior, a indústria baiana assinalou crescimento de 1%. As informações, divulgadas nesta quinta-feira (14), fazem parte da Pesquisa Industrial Mensal (PIM) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), sistematizadas e analisadas pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia vinculada à Secretaria do Planejamento (Seplan). “Esse resultado reflete a retomada mais forte do setor industrial da Bahia após interrupções nas atividades por conta dos efeitos causados pela pandemia da Covid-19. Lideramos o país em novembro com este crescimento de 4,9%, que foi, inclusive, acima do índice nacional de 1,2%, nesta mesma base de comparação”, ressalta o secretário estadual do Planejamento, Walter Pinheiro. No acumulado do ano, devido às consequências da pandemia do Coronavírus, a indústria baiana registrou queda de 6,1% em relação ao mesmo período do ano anterior. O indicador no acumulado dos últimos 12 meses apresentou redução de 5,9%, frente ao mesmo período anterior. No confronto de novembro de 2020 com igual mês do ano anterior, a indústria baiana apresentou crescimento de 1%, com seis das 12 atividades pesquisadas, assinalando aumento da produção. A principal contribuição positiva foi de Produtos químicos (67,3%), influenciada, principalmente, pela maior fabricação de etileno não saturado, polietileno linear, propeno não saturado e princípios ativos para herbicidas. Outros setores que apresentaram resultados positivos foram: Celulose, papel e produtos de papel (7,2%), Derivados de petróleo (1,1%), Bebidas (12,6%), Couro, artigos para viagem e calçados (3,1%) e Produtos minerais não metálicos (3,3%).

Inscrições para o processo seletivo da policlínica regional de saúde de Brumado se encerra no dia 17 de janeiro Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

As inscrições para o processo seletivo da Policlínica Regional de Saúde de Brumado já estão abertas. O prazo de encerramento das inscrições é no dia 17 de janeiro. Os interessados devem acessar o site da Fundação Cefet Bahia para se inscrever. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o secretário municipal de saúde, Cláudio Soares Feres, informou que a obra da policlínica já está na fase final e o presidente do consórcio regional de saúde, o prefeito de Brumado, lançou o edital para o processo seletivo no último dia 7. “As provas irão ocorrer no dia 14 de março. Já o resultado final será publicado no dia 19 de abril. Estamos muito felizes com a finalização da obra e com esse edital. Esperamos que, em maio, a policlínica esteja funcionando para atender a toda comunidade regional”, destacou. Segundo o secretário, o equipamento irá suprir alguns vazios assistenciais da região, a exemplo da área neurológica e de ressonância magnética. “Não tenho dúvida de que nossa policlínica será um sucesso. Irá atender esse vazio assistencial não só de Brumado, como dos 21 municípios”, reiterou.

Brumado: Novo valor e aumento de vagas na área azul passa a valer nesta sexta-feira (15) Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Enquanto na vizinha cidade de Caetité a Zona Azul foi suspensa em razão da pandemia (veja aqui), em Brumado a área de cobrança será ampliada a partir desta sexta-feira (15). Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o superintendente municipal de trânsito, João Paulo, explicou que a Zona Azul atenderá ao projeto inicial que foi aprovado na Câmara de Vereadores em 2016, com aumento da área e das tarifas. “Nesse documento, ficou definido que, dentro de seis meses, a empresa poderia requerer o reequilíbrio financeiro, restituindo tudo aquilo que foi aprovado pelo Projeto de Lei no ano de 2016. No final do ano passado, a empresa requereu junto à Administração todos os seus direitos. O Município só está devolvendo tudo que foi aprovado”, declarou. João Paulo frisou que, mesmo com o aumento do número de vagas, as mesmas permanecem em áreas comerciais. Com relação às taxas, as cobranças passam a ser de: R$ 2 para veículos e R$ 0,60 para motos. O tempo de tolerância de 15 minutos se manteve. Confira os logradouros que foram definidos como como áreas especiais para estacionamento rotativo de veículos automotores, sujeito a pagamento de tarifa: Avenida Doutor Antônio Mourão Guimarães, Rua Antônio Viana, Avenida Centenário, Rua Coronel Tibério Meira, Rua Carlos Teixeira, Rua Camilo R. Vasconcelos, Rua Dr. Mário Meira, Rua Dr. Marcolino Moura, Rua Ernesto Carneiro Ribeiro, Rua Exupério Pinheiro Canguçu, Rua Euclides da Cunha, Rua Joana Angélica, Rua Maria Lobo, Rua Marcolino Rizério, Rua Marechal Deodoro, Rua Nina Rodrigues, Rua Osvaldo Cruz, Rua Oflávio Silveira Torres, Praça Francisco S. Meira, Praça Armindo Azevedo, Praça Teófilo Alves de Lima, Rua Tiradentes, Rua Sargento Antenor Santos, Rua Sebastião dos Santos Leite, Rua Tibúrcio da Silva Leite, Rua Teodoro Sampaio, Travessa São Bento, Travessa Juvenal Machado, Rua Virgílio Ataíde, Rua Wilson Ribeiro Gonçalves, Praça Teófilo Alves de Lima (Estacionamento Confinado do Mercado Municipal), Rua Coronel Paulino Chaves (Início da Praça do Jurema até a Avenida Euclides da Cunha), Rua Iluminato Lobo, Praça Pompílio Leite, Rua Henrique Dias, Rua Antônio Pinheiro Canguçu (Até a Travessa Teixeira de Freitas) e Avenida Coronel Santos.

Arquivo