Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste O município de Malhada de Pedras, Carlos Roberto Santos da Silva (PSD), o Beto de Preto Neto, decretou estado de emergência devido à estiagem prolongada. Ao site Achei Sudoeste e ao Programa Achei Sudoeste no Ar, o secretário municipal de agricultura, Lucas Ataíde, destacou que a medida foi baseada em estudos técnicos.
Ele justificou que as chuvas registradas na cidade foram localizadas e insuficientes para suprir a capacidade hídrica dos mananciais, que encontram-se em níveis críticos, e das cisternas.
Segundo Ataíde, em virtude da falta d’água, Malhada de Pedras já enfrenta prejuízos agropecuários. “Tudo isso foi levado em consideração para tomarmos essa decisão”, afirmou.
O decreto tem validade de 180 dias, podendo ser revogado a qualquer momento na hipótese de a situação ser amenizada com fortes chuvas.
O secretário informou que as previsões indicam que este mês de fevereiro e o início de março serão propícios à ocorrência de precipitações. Ele ainda pontuou que as ações de mitigação e enfrentamento à seca realizadas pela prefeitura se concentram na abertura de poços artesianos e na limpeza de aguadas.