Achei Sudoeste

BUSCA PELO ARQUIVO "01/2021"

15 Jan 2021 - 11:00h

O presidente da 21ª Subseção da OAB/Brumado, Kléber Lima Dias, disse ao site Achei Sudoeste que houve uma boa renovação na Câmara Municipal de Vereadores, mas ainda é cedo para fazer qualquer análise. “A democracia é isso. Vamos aguardar para ver os perfis dos candidatos. Estaremos atentos e esperamos que a Câmara cumpra o seu papel”, declarou. Dias ainda defendeu a coerência acima de qualquer divergência política. “Que não tenha essa coisa de situação e oposição, que tenha o vereador comprometido com a população de Brumado”, argumentou. 

15 Jan 2021 - 10:30h

Um casal foi preso com cerca de 80 kg de maconha, na quinta-feira (14), na cidade de Itabuna do sul da Bahia. Conforme informou a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a droga foi encontrada escondida em um carro. Segundo a PRF, equipes do órgão e da Polícia Militar fiscalizavam a via quando notaram o nervosismo da dupla e abordaram o carro. Após divergências nos questionamentos feitos aos ocupantes, um homem e uma mulher, os policiais revistaram o veículo. De acordo com a PRF, além da droga, uma pistola calibre 32 e um carregador com 01 munição, foram apreendidos. Questionado, a dupla contou que a droga seria vendida em Itabuna. O casal foi encaminhado à Delegacia de Polícia Judiciária local onde responderão por tráfico de drogas.

15 Jan 2021 - 10:00h

O governo do estado, através da secretaria de saúde, anunciou a suspensão das cirurgias eletivas em toda Bahia em razão da pandemia (veja aqui). Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o secretário de saúde de Brumado, Cláudio Soares Feres, informou que, por enquanto, apesar de algumas dificuldades, o cronograma das cirurgias eletivas no município continua o mesmo. “Estamos conseguindo manter o fluxo de cirurgias eletivas porque a gente entende que as outras doenças continuam”, pontuou. O secretário afirmou que o obstáculo maior para manutenção dessas cirurgias diz respeito à aquisição de insumos, tendo em vista que o valor dos materiais aumentou, desde o início da pandemia, em 70%. Para se ter uma ideia, no início do ano passado, o Município pagava R$ 15 por uma caixa de máscara; hoje, o mesmo item custa cerca de R$ 100. “Se tivermos que parar as cirurgias eletivas é pela dificuldade na aquisição dos insumos ou mesmo pelo preço, porque temos um limite de gastos. Podemos ter que recuar por um período”, declarou.

15 Jan 2021 - 09:30h

O governador do Piauí, Wellington Dias (PT), presidente do Consórcio Nordeste, participou de videoconferência, na tarde desta quinta-feira (14), para articular a aquisição de doses emergenciais da vacina russa Sputnik V para os estados nordestinos. O encontro teve participação de representantes da Embaixada da Rússia no Brasil e da Farmacêutica União Química. A ideia, segundo o presidente do Consórcio Nordeste, é garantir 50 milhões de doses do imunizante russo para uso emergencial nos nove estados da região após a liberação pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). “A Sputnik V foi aprovada por órgãos reguladores e está sendo usada em vários países. A União Química tem autorização para produção dessa vacina no Brasil. Através do Consórcio Nordeste, vamos solicitar doses prontas para esse uso. Já temos um documento com apoio de todos os governadores para reserva dessas doses”, explicou Dias. De acordo com o gestor, a União Química e Fundo Russo de Investimento preveem entrega de 10 milhões de doses ao país até março. O pedido para autorização de uso emergencial da vacina russa Sputnik V deve ser enviado à Anvisa ainda esta semana. O G1 tentou contato com a União Química, mas não tivemos retorno até a publicação da reportagem.

15 Jan 2021 - 09:00h

Na última quinta-feira (14), vence o prazo para os eleitores que não compareceram às seções no último pleito justificaram os seus votos. No entanto, muitos eleitores têm reclamado que não estão conseguindo se cadastrar no aplicativo e-título para fazer a justificativa. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, a eleitora Normalice Nunes relatou que baixo o aplicativo, preencheu o formulário, mas não conseguiu finalizar a justificativa. “Apareceu uma mensagem negativa de que não era possível fazer a justificativa. Não sei mais o que fazer. Fiz várias tentativas só hoje, sempre com o mesmo resultado”, disse.

15 Jan 2021 - 08:30h

Manaus vive uma crise sem precedentes com o avanço dos casos de Covid-19. Com internações batendo recordes, unidades de saúde ficaram sem oxigênio. O estado está sendo obrigado a enviar pacientes para outros estados. Os cemitérios também estão lotados, tiveram o horário de funcionamento ampliado e instalaram câmaras frigoríficas. Para frear o vírus, o governo decidiu proibir a circulação de pessoas entre 19h e 6h em Manaus. A média móvel de mortes cresceu 183% no Amazonas nos últimos 7 dias. Até esta quarta-feira (13), mais de 219 mil pessoas haviam sido infectadas pela Covid em todo o estado, e mais de 5,8 mil morreram com a doença. De acordo com o G1, o número de internações pela doença em Manaus chegou a 2.221, de 1º a 12 de janeiro. O índice máximo anterior havia sido registrado em abril do ano passado, com 2.128 pacientes internados. O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, visitou o Amazonas nesta semana e afirmou que Manaus é “prioridade nacional neste momento”.

15 Jan 2021 - 08:00h

Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o presidente da 21ª Subseção da OAB/Brumado, Kléber Lima Dias, falou sobre a expectativa da Ordem para a gestão do município nos próximos quatro anos. Ele destacou, nesse sentido, que a OAB não é só uma entidade de classe, ou seja, que atua na defesa dos interesses dos advogados, mas também os interesses constitucionais. “A OAB sempre vai se posicionar diante da legalidade. Não vamos fazer interferências políticas porque não somos um órgão político. O que a gente pretende ver é que as leis estejam sendo cumpridas de forma correta. A gente vai prestigiar a probidade e os atos constitucionais democráticos independente de quem estiver no poder”, afirmou. O presidente da OAB-Brumado se colocou à disposição da Administração para ajudar no que for necessário. “Estaremos vigilantes sempre”, reforçou.

15 Jan 2021 - 07:30h

Em novembro de 2020, a produção industrial (de transformação e extrativa mineral) da Bahia, ajustada sazonalmente, cresceu 4,9% frente ao mês imediatamente anterior, a taxa mais acentuada entre os 15 locais pesquisados pelo IBGE. Na comparação com igual mês do ano anterior, a indústria baiana assinalou crescimento de 1%. As informações, divulgadas nesta quinta-feira (14), fazem parte da Pesquisa Industrial Mensal (PIM) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), sistematizadas e analisadas pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia vinculada à Secretaria do Planejamento (Seplan). “Esse resultado reflete a retomada mais forte do setor industrial da Bahia após interrupções nas atividades por conta dos efeitos causados pela pandemia da Covid-19. Lideramos o país em novembro com este crescimento de 4,9%, que foi, inclusive, acima do índice nacional de 1,2%, nesta mesma base de comparação”, ressalta o secretário estadual do Planejamento, Walter Pinheiro. No acumulado do ano, devido às consequências da pandemia do Coronavírus, a indústria baiana registrou queda de 6,1% em relação ao mesmo período do ano anterior. O indicador no acumulado dos últimos 12 meses apresentou redução de 5,9%, frente ao mesmo período anterior. No confronto de novembro de 2020 com igual mês do ano anterior, a indústria baiana apresentou crescimento de 1%, com seis das 12 atividades pesquisadas, assinalando aumento da produção. A principal contribuição positiva foi de Produtos químicos (67,3%), influenciada, principalmente, pela maior fabricação de etileno não saturado, polietileno linear, propeno não saturado e princípios ativos para herbicidas. Outros setores que apresentaram resultados positivos foram: Celulose, papel e produtos de papel (7,2%), Derivados de petróleo (1,1%), Bebidas (12,6%), Couro, artigos para viagem e calçados (3,1%) e Produtos minerais não metálicos (3,3%).

15 Jan 2021 - 07:00h

As inscrições para o processo seletivo da Policlínica Regional de Saúde de Brumado já estão abertas. O prazo de encerramento das inscrições é no dia 17 de janeiro. Os interessados devem acessar o site da Fundação Cefet Bahia para se inscrever. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o secretário municipal de saúde, Cláudio Soares Feres, informou que a obra da policlínica já está na fase final e o presidente do consórcio regional de saúde, o prefeito de Brumado, lançou o edital para o processo seletivo no último dia 7. “As provas irão ocorrer no dia 14 de março. Já o resultado final será publicado no dia 19 de abril. Estamos muito felizes com a finalização da obra e com esse edital. Esperamos que, em maio, a policlínica esteja funcionando para atender a toda comunidade regional”, destacou. Segundo o secretário, o equipamento irá suprir alguns vazios assistenciais da região, a exemplo da área neurológica e de ressonância magnética. “Não tenho dúvida de que nossa policlínica será um sucesso. Irá atender esse vazio assistencial não só de Brumado, como dos 21 municípios”, reiterou.

15 Jan 2021 - 00:00h

Enquanto na vizinha cidade de Caetité a Zona Azul foi suspensa em razão da pandemia (veja aqui), em Brumado a área de cobrança será ampliada a partir desta sexta-feira (15). Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o superintendente municipal de trânsito, João Paulo, explicou que a Zona Azul atenderá ao projeto inicial que foi aprovado na Câmara de Vereadores em 2016, com aumento da área e das tarifas. “Nesse documento, ficou definido que, dentro de seis meses, a empresa poderia requerer o reequilíbrio financeiro, restituindo tudo aquilo que foi aprovado pelo Projeto de Lei no ano de 2016. No final do ano passado, a empresa requereu junto à Administração todos os seus direitos. O Município só está devolvendo tudo que foi aprovado”, declarou. João Paulo frisou que, mesmo com o aumento do número de vagas, as mesmas permanecem em áreas comerciais. Com relação às taxas, as cobranças passam a ser de: R$ 2 para veículos e R$ 0,60 para motos. O tempo de tolerância de 15 minutos se manteve. Confira os logradouros que foram definidos como como áreas especiais para estacionamento rotativo de veículos automotores, sujeito a pagamento de tarifa: Avenida Doutor Antônio Mourão Guimarães, Rua Antônio Viana, Avenida Centenário, Rua Coronel Tibério Meira, Rua Carlos Teixeira, Rua Camilo R. Vasconcelos, Rua Dr. Mário Meira, Rua Dr. Marcolino Moura, Rua Ernesto Carneiro Ribeiro, Rua Exupério Pinheiro Canguçu, Rua Euclides da Cunha, Rua Joana Angélica, Rua Maria Lobo, Rua Marcolino Rizério, Rua Marechal Deodoro, Rua Nina Rodrigues, Rua Osvaldo Cruz, Rua Oflávio Silveira Torres, Praça Francisco S. Meira, Praça Armindo Azevedo, Praça Teófilo Alves de Lima, Rua Tiradentes, Rua Sargento Antenor Santos, Rua Sebastião dos Santos Leite, Rua Tibúrcio da Silva Leite, Rua Teodoro Sampaio, Travessa São Bento, Travessa Juvenal Machado, Rua Virgílio Ataíde, Rua Wilson Ribeiro Gonçalves, Praça Teófilo Alves de Lima (Estacionamento Confinado do Mercado Municipal), Rua Coronel Paulino Chaves (Início da Praça do Jurema até a Avenida Euclides da Cunha), Rua Iluminato Lobo, Praça Pompílio Leite, Rua Henrique Dias, Rua Antônio Pinheiro Canguçu (Até a Travessa Teixeira de Freitas) e Avenida Coronel Santos.

14 Jan 2021 - 19:40h

Nesta quinta-feira, 14 de janeiro, o município de Brumado registra 4120 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. O total de notificações suspeitas é de 11987. Entre os diagnósticos: 3 internações, 46 óbitos, 246 pacientes em tratamento e 3828 recuperados. No momento, 153 ainda aguardam resultado laboratorial e 7036 já foram descartados. A vítima fatal da doença, foi Edilson Avelar de Souza, 53 anos, morador da comunidade de Samambaia. Ele que estava internado na Central de Atendimento Covid-19, em Brumado, teve o seu quadro clínico muito agravado nos últimos dias ficando com cerca de 70% dos pulmões comprometidos. Souza aguardava a regulação para ser transferido para uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI), mas com o aumento dos casos da doença em toda a região, a superlotação foi o impedimento, pois, caso fosse internado a tempo, poderia ter sido salvo. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.

14 Jan 2021 - 18:35h

Por volta das 16h desta quarta-feira (13), realizando rondas no Bairro Alto do Cruzeiro, em Macaúbas, a 199 km de Brumado, a polícia militar avistou um homem a bordo de uma moto, em atitude suspeita. Segundo informou a 4ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) ao site Achei Sudoeste, foi realizada abordagem e com o mesmo foi encontrada substância análoga à maconha. Em seguimento à diligência, foram encontradas também plantas aparentando ser maconha, bem como sementes da mesma. Foi dada voz de prisão, sendo conduzindo o indivíduo à Polícia Judiciária de Macaúbas para a adoção das medidas cabíveis.

14 Jan 2021 - 16:30h

Após reunião com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, e outros prefeitos da Frente Nacional, o prefeito de Salvador, Bruno Reis (DEM), afirmou nesta quinta-feira (14) que a capital baiana já está a postos para dar início a vacinação, assim que receber as doses da pasta chefiada pelo general do Exército. De acordo com o prefeito, as doses dos imunizantes da Astrazeneca e CoronaVac serão distribuídas aos estados na segunda-feira (18). No dia seguinte, o Ministério lança a campanha em um ato em Brasília. E, na quarta-feira (20), será dado início ao programa de imunização “de forma simultânea no Brasil”, a partir das 10h. As doses serão distribuídas mediante a proporção do público considerado prioritário de cada estado e, posteriormente, município. Bruno Reis destaca que Salvador tem 572 mil pessoas nesta categoria. “Foi apresentado cronograma de avaliação. No domingo, a Anvisa vai estar julgando a solicitação da CoronaVac e também da Oxford. Sendo aprovada pela Anvisa, essas vacinas que já estão no Brasil, serão distribuídas para os estados”, disse o prefeito. “Salvador, que tem como público prioritário um universo de 572 mil pessoas, receberia as doses nessa proporção, na divisão total. Salvador está preparada para iniciar a vacinação às 10h da manhã, já no dia 20, com as doses que forem disponibilizadas”, completou. O democrata advertiu que a depender da quantidade que seja destinada à capital baiana, as doses podem acabar no mesmo dia. “Dependendo da quantidade, no próprio dia 20, nós possamos aplicar o que for disponibilizado [...] temos capacidade para atender um universo de 100 mil pessoas por dia em nossa cidade. Dispomos dos freezers para armazenar vacinas, veículos para distribuição para as unidades de saúd, temos a logística montadada, e além disso, dispomos de seringas e agulhas para a aplicação”, assegura.

14 Jan 2021 - 16:00h

As péssimas condições dos banheiros do Terminal Rodoviário de Brumado têm impossibilitado os passageiros de utilizar os sanitários e os usuários cobram da prefeitura e da empresa que administra o local uma solução para o problema. Em um vídeo que circula na internet é possível ver que as privadas estão entupidas e as torneiras não possuem água. Além disso, os usuários criticam a falta de limpeza nos banheiros. Cansados, os passageiros cobram uma fiscalização mais efetiva da Vigilância Sanitária Municipal.

14 Jan 2021 - 15:30h

Um homem foi preso suspeito de matar e forjar o suicídio da companheira, em Manoel Vitorino, cidade do sudoeste da Bahia. Segundo a Polícia Civil, o suspeito foi preso na terça-feira (12). Ainda de acordo com a polícia, após a morte da mulher, o suspeito registrou um boletim de ocorrência, informando que Lucimara teria cometido suicídio. As investigações, contudo, apontaram que ele teria matado Lucimara Leal Silva, de 40 anos. O crime aconteceu no último dia 10. Segundo o G1, o suspeito foi autuado em flagrante e está à disposição da Justiça. O crime está sendo investigado pela Delegacia Territorial de Manoel Vitorino.

14 Jan 2021 - 15:00h

Um jovem foi flagrado furtando bonés e acessórios em uma loja localizada na Avenida Antônio Mourão Guimarães, bem no centro de Brumado. O vídeo foi divulgado nas redes sociais nesta quarta-feira (13), mas o flagrante aconteceu na tarde de terça-feira (12). Nas imagens é possível ver que o jovem chega de bicicleta e entra na loja se passando por cliente. Ele entra sem nenhuma sacola, mas vai até uma das prateleiras e pega uma mochila, onde coloca os itens furtados. Mesmo com clientes e um atendente no balcão, o jovem não se intimida e promove um arrastão na loja. Após a ação, ele sai tranquilamente da loja e o dono só percebeu o furto horas depois. Um boletim de ocorrência foi registrado na Delegacia local.

14 Jan 2021 - 14:30h

A produtora de eventos Lobo-guará Promoções abriu, no dia 11 de janeiro, as inscrições para o “Projeto Identid’Arte”, uma iniciativa sociocultural voltada para crianças e adolescentes, com o oferecimento de oficinas gratuitas de música (flauta doce, violino e viola clássica), dança e teatro. O conceito de arte é tão plural quanto as suas variadas formas de manifestação: música, dança, teatro, pintura, poesia, entre outras. Contudo, a arte presente em cada um de nós é única, como nós. Identificar a singularidade do nosso artista, valorizando-a, é a principal meta do projeto. No momento atual, onde o mundo inteiro tem passado por uma série de acontecimentos que transformaram o dia a dia do ser humano, é fundamental que a comunidade se una para formar novos cidadãos. Cultura e inclusão social podem ser alcançadas por meio da educação, preenchendo as lacunas sociais que afetam a população. Em Brumado, o projeto irá atender cerca de noventa alunos. Para maiores informações: (31) 98785-3533 / (31) 99800-2768.

14 Jan 2021 - 14:00h

O governador Rui Costa (PT) foi questionado nesta quarta-feira (13), sobre a manutenção dos feriados nos dias de carnaval, no próximo mês de fevereiro. De acordo com o chefe do executivo baiano, os dias seguirão normais, sem feriados, e que assim como foi feito no final de 2020, as festas serão coibidas e proibidas para evitar a aglomeração de pessoas e consequente disseminação da Covid-19, o novo coronavírus.

14 Jan 2021 - 12:00h

Em meados do mês de fevereiro, a rede municipal de ensino de Dom Basílio concluirá o ano letivo de 2020 através da plataforma virtual. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o prefeito Roberval Meira (PL), popular Galego, informou que, de fevereiro a junho, a prefeitura irá realizar todos os preparativos necessários para retomada das aulas presenciais. “Iremos arrumar as escolas para o retorno provável das aulas presenciais em julho. As matrículas devem ser feitas em junho”, adiantou. O gestor garantiu que o Município está disponibilizando recursos para aquisição de todo material de segurança para viabilizar esse retorno, os chamados Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), bem como providenciando as medidas de logística para prevenir a proliferação do vírus no ambiente escolar. “Com a chegada da vacina e o avanço da imunização da população, a gente acredita que, no início de 2022, estaremos em plena normalidade do funcionamento das aulas no município”, completou. 

14 Jan 2021 - 11:30h

O foragido da Justiça baiana preso nesta terça-feira (12) em uma casa de luxo no Bairro Planalto, na cidade de Iguatu, no interior do Ceará, pretendia abrir uma clínica de estética no município para lavar dinheiro. As informações são do G1. A captura do criminoso foi realizada em uma ação integrada das Polícias Civil e Militar do Ceará. De acordo com o delegado Marcos Sandro, titular da Delegacia Regional de Iguatu, Robson de Jesus, 36 anos, conhecido como Robson Luxúria, e a companheira dele, Rafaele Morgana da Silva de Jesus, 30 anos, tinham planos de montar uma clínica de estética na cidade, onde lavariam dinheiro oriundo do tráfico de drogas do grupo criminoso chefiado por Robson na Bahia. 

Robson e a companheira viviam uma vida de luxo e ostentação. Eles foram capturados em uma mansão de alto luxo. Contra o criminoso, havia quatro mandados de prisão em aberto, todos oriundos do Poder Judiciário da Bahia, onde as investigações apontam que ele é envolvido em cerca de 200 homicídios. Na mansão onde a dupla foi capturada, policiais apreenderam dezenas de joias, 47 relógios de alto padrão, sete aparelhos celulares, 29 chips telefônicos, um documento falso, além de um punhal cravejado com pedras. Segundo a polícia, o veículo utilizado pelos suspeitos, uma Hilux cinza, foi comprada há 20 dias e o pagamento de R$ 210 mil foi feito à vista. Além disso, 29 chips foram apreendidos com o criminoso. Uma adaga que representa poder no grupo criminoso que ele chefia também foi apreendida. Após a prisão, Robson foi transferido de Iguatu, por meio de uma aeronave da Coordenadoria de Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) para um local – não divulgado por questão de segurança – onde permanecerá preso até que seja recambiado para a Bahia.