Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
01/2021
fechar

Brumado: Reclamação, tumulto, saques e agressões durante entrega de alimentos do kit escolar Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Secretaria de Educação de Brumado, através da Cooperativa Mista dos Agricultores Familiares e Economia Mista Solidaria de Brumado (Coopmasb), deu início à distribuição dos kits de agricultura familiar para os alunos da rede municipal. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, os beneficiários reclamaram de tumulto e confusão durante a entrega dos kits. Seu Antônio Santos, do Bairro Urbis II, relatou que a entrega foi mal organizada. Segundo ele, as famílias beneficiadas ficaram em filas debaixo de sol forte, na sede da cooperativa. “Cheguei ontem 17h e eles disseram que a entrega havia sido encerrada. Hoje, às 8h, tive que esperar na fila porque eles estavam despachando a feira para Itaquaraí. Por que não entrega pra nós primeiro que estamos aqui aguardando? Está uma bagunça”, afirmou. Até a Polícia Militar foi acionada para comparecer ao local a fim de organizar a distribuição, visto que algumas pessoas, exaltadas, começaram a agredir e tentar saquear as mercadorias. “Isso é uma pouca vergonha. Viemos ontem e não tinha mais senha. Tem gente aqui desde 4h da manhã e eles não dão nenhuma solução. Falam pra gente ir embora e depois voltar. Só estão distribuindo porque a polícia chegou. A culpa não é das pessoas, é da falta de organização deles”, criticou Verônica Amorim, uma das beneficiárias. Em sua defesa, Amaury Fragra, diretor da Coopmasb, explicou que o atraso tem relação com a qualidade dos produtos, que foram colhidos ainda durante a madrugada. Segundo ele, ao chegar na cooperativa, os produtos ainda passam por um processo de seleção, pesagem e separação nos kits antes de ser entregue aos beneficiários. “Não deixa de atrasar. Trabalhar com gêneros perecíveis não é fácil. Eles não deixam de ter razão, mas não podemos entregar qualquer coisa. Fomos obrigados a usar o poder de polícia pra organizar. Peço desculpas”, lamentou. 

Brumado: Laboratório Exame faz teste antígeno para detectar coronavírus

Quando o assunto é inovação, o Laboratório Exame está sempre em primeiro lugar e trazendo mais novidades para o combate a Covid-19. Já disponível o teste de antígeno pra detecção do novo coronavírus. O exame possui uma curva semelhante do RT-PCR, ou seja, colher a amostra entre 2 a 7 dias do início dos sintomas, preferencialmente entre o terceiro ao sexto dia. O exame foi desenvolvido para identificar proteínas virais, diferente do RT-PCR que identifica a presença do RNA vírus. A amostra para detecção do antígeno é realizada por swab nasofaríngeo e o resultado é disponibilizado no mesmo dia.  Saiba mais informações através dos telefones: (77) 3441-9286 / (77) 99991-5757.

Justiça susta efeitos de editais convocatórios de concursados públicos em Aracatu Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O juiz Genivaldo Alves Guimarães deferiu Ação Popular impetrada pelo cidadão Salvador José Pinheiro em face do Município de Aracatu e do então prefeito Sérgio Silveira Maia (PSD). Na ação, o cidadão alega que o prefeito convocou os aprovados no concurso público 001/2019, inclusive os candidatos de cadastro reserva, em violação à Lei de Responsabilidade Fiscal. Após o seu candidato à sucessão ter sido derrotado no pleito eleitoral, Maia publicou o ato convocatório em 20 de novembro, sem que ao menos existisse disponibilidade de vagas ou dotação orçamentária. A conduta causará aumento significativo de despesa e “inchaço” da folha de pagamento de pessoal para o ano vindouro, em período legalmente vedado. “Evidente que sua conduta onera o Município. Ele ainda não provou a existência de vagas e a dotação orçamentária. Mera declaração de funcionária subordinada ao então prefeito não basta à comprovação de suas alegações. Na defesa do patrimônio público caberá a suspensão liminar do ato lesivo impugnado (Lei nº 4.717/65, art. 5º, par. 4º). Pelo exposto, presentes os requisitos de urgência, concedo a liminar para sustar os efeitos dos editais convocatórios nº 001/2020 e 02/2020”, sentenciou o juiz. O ex-prefeito tem prazo de 20 dias para apresentar resposta, sob pena de revelia e confissão. Os servidores estariam sendo impedidos de trabalhar por determinação da prefeita Braulina Lima Silva (Republicanos) (veja aqui).

Morre o ex-presidente da Câmara de Brumado, Osmar de Souza Moura Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Morreu na noite do último domingo (10), o ex-vereador e ex-presidente da Câmara Municipal de Brumado, Osmar de Souza Moura, 78 anos. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, Moura estava internado no Hospital Professor Magalhães Neto, em Brumado, vindo a óbito após complicações em seu estado de saúde. O velório está acontecendo até às 08h30 na Câmara de Brumado. Após esse horário, o corpo será encaminhado para a Fazenda Casa Nova, local onde nasceu o ex-vereador e será sepultado às 15h, no cemitério da comunidade de Capote. Osmar deixa esposa e sete filhos.

Presos não ficam mais custodiados nas delegacias de Brumado e região Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Com o auxílio do Judiciário, a 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin) conseguiu transferir todos os presos que estavam custodiados nas delegacias de Brumado e região. Os detentos estão no Presídio de Vitória da Conquista cumprindo pena ou aguardando sentença. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o delegado coordenador da 20ª Coorpin, Arilano Botelho, disse que, a partir de agora, nenhum preso ficará custodiado nas delegacias da região. “Lugar de custodiar preso é em presídio. Havia um desvio de função dos policiais que aqui estavam trabalhando. É uma vitória muito grande da Polícia Civil”, destacou. Para Botelho, a custódia dos detentos onerava o Estado e deslocava o policial da sua função de investigar e garantir a segurança nas vias públicas. “Com esse valor que era pago no Plantão de Custódia, conseguimos fazer um Plantão Regional de final de semana. Foi outra vitória da Polícia Civil”, acrescentou.

Covid-19: 261 pacientes seguem tratamento na cidade de Brumado

Neste domingo, 10 de janeiro, o município de Brumado registra 4022 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. O total de notificações suspeitas é de 11370. Entre os diagnósticos: 3 internações, 45 óbitos, 261 pacientes em tratamento e 3716 recuperados. No momento, 110 ainda aguardam resultado laboratorial e 6858 já foram descartados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.

A Polícia Civil de Itapetinga, cidade do sudoeste da Bahia, procura um homem de 49 anos suspeito de dopar e estuprar a filha de 13 anos. Segundo informações da polícia, o caso foi denunciado pela mãe da vítima. A adolescente, que estava em São Paulo e foi visitar o pai em Itapetinga, tomou um açaí oferecido por ele e ficou sonolenta. Ao acordar, ela flagrou o homem mexendo nas partes íntimas dela. De acordo com a polícia, ao contar para a mãe a irmã mais velha da vítima também revelou que já foi vítima de abuso por parte do pai, quando ainda era menor de idade. A polícia informou que a adolescente chegou a ser submetida a exames e não foi confirmado o rompimento hímen, mas o suspeito vai responder por estupro de vulnerável. O órgão informou que a jovem está sendo assistida pelo Conselho Tutelar de Itapetinga. O caso é investigado na delegacia da cidade.

Criança morre e quatro pessoas da mesma família ficam feridas em acidente no oeste da Bahia Foto: Gazeta 5

Uma criança de nove anos morreu e outras quatro pessoas da mesma família ficaram feridas em um acidente na sexta-feira (8) em um trecho da BR-242, próximo à cidade de Muquém de São Francisco, no oeste da Bahia. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o motorista do veículo dormiu ao volante, o carro saiu da pista e bateu em uma árvore às margens da rodovia. Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) esteve no local e socorreu as vítimas para um hospital na região. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Bom Jesus da Lapa, cidade vizinha, esteve no local. Segundo informações iniciais da PRF, a família havia saído de Brasília e seguia viagem para Recife quando ocorreu o acidente. Não há informações sobre o estado de saúde dos feridos, nem o nome dos ocupantes do veículo.

Homem é morto após ser atingido com golpes de faca em Vitória da Conquista Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Um homem identificado como Jaime Veríssimo dos Santos, de 38 anos, foi encontrado morto nesta sexta-feira (8), com 11 perfurações provocadas por golpes de faca no pescoço. O caso ocorreu no bairro Lage Grande, em Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado. De acordo com a Polícia Militar, a guarnição foi acionada para verificar uma ocorrência, onde uma pessoa ferida pedia por socorro. Ao chegar no local, constatou que a vítima estava caída ao solo e teve o óbito confirmado pela equipe do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu). Segundo o G1, não há informações sobre a autoria ou suposta motivação do crime. O caso foi registrado na Polícia Civil, que realizou a remoção do corpo e a perícia no local do homicídio.

Família de criança com atrofia muscular entra na Justiça para governo federal comprar remédio mais caro do mundo Foto: Reprodução/TV Sudoeste

Os pais do pequeno Victor Salvatore, o bebê de um ano e 11 meses que nasceu com atrofia muscular espinhal (Ame), em Vitória da Conquista, sudoeste da Bahia, entraram na Justiça para que o governo federal faça a compra do medicamento indicado pelos médicos para tratar a doença. Hoje, o garoto toma um medicamento chamado Spinraza, que custa R$ 380 mil a dose, e a família luta para que o governo pague o Zolgensma, que é considerado o remédio mais caro do mundo, custando cerca de R$ 12 milhões. A medicação foi registrada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária em agosto de 2020. O prazo máximo para a criança tomar a medicação é até os dois anos de idade. “A gente está vivendo uma corrida contra o tempo, porque Victor completa dois anos no dia 10 de fevereiro. O prazo está muito curto para a gente conseguir a liberação do valor pela União, para a gente conseguir fazer a compra da medicação e a importação dela para o Brasil, até chegar o dia de tomar a medicação e já vai estar bem em cima do aniversário dele completar dois anos”, explica Darlan Souza, pai de Victor. A atrofia muscular espinhal é uma doença genética e é a maior causa genética de mortalidade infantil, segundo estudos científicos. As medicações aumentam a produção da proteína SMN, que possibilita os movimentos motores e, no caso do Zolgensma, é possível neutralizar os efeitos da Ame. Em 2020, os pais de Victor chegaram a criar uma vaquinha virtual para arrecadar os R$ 12 milhões do Zolgensma. Parte do dinheiro já foi arrecadado e a família entrou na Justiça, em dezembro, para que o governo federal pague o restante. A Justiça deu o prazo de dez dias corridos para que o dinheiro fosse depositado. No entanto, esse prazo venceu no dia 30 e o dinheiro não foi depositado. A Justiça então deu um novo prazo, desta vez até 14 de janeiro. A TV Sudoeste entrou em contato com o Ministério da Saúde, que ainda não se manifestou sobre o caso.

Brumado confirma dois novos casos de coronavírus nas últimas 24h

Neste sábado, 09 de janeiro, o município de Brumado registra 4020 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. O total de notificações suspeitas é de 11370. Entre os diagnósticos: 3 internações, 45 óbitos, 259 pacientes em tratamento e 3716 recuperados. No momento, 115 ainda aguardam resultado laboratorial e 6858 já foram descartados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.

PM localiza homens com drogas dentro de veículo na cidade de Livramento de Nossa Senhora Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Dois homens foram conduzidos para a delegacia da cidade de Livramento de Nossa Senhora, a 68 km de Brumado, após serem flagrados com drogas dentro de um veículo na BA-148, na última sexta-feira (08). Segundo informou a 46ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) ao site Achei Sudoeste, uma guarnição do Pelotão de Emprego Tático Operacional (Peto). Recebeu uma denúncia anônima e ao chegar ao local comprovou a veracidade dos fatos. Durante a abordagem, foi encontrada uma sacola contendo uma grande porção de substância análoga à maconha, bem como, a quantia de 300,00 reais e 03 aparelhos celulares. De acordo com a polícia, ao verificar as informações dos ocupantes do referido veículo foi possível identificar um suspeito que possui passagens por tráfico de drogas na cidade. Houve necessidade do uso da força policial para conter o conduzido por ter apresentado resistência a abordagem. Além dele também foi apresentado à delegacia um indivíduo que o acompanhava. Ainda segundo a PM, havia um mandado de busca e apreensão na residência do primeiro indivíduo, o qual foi cumprido pelos policiais, e sendo então encontrado no imóvel: uma balança e duas trouxas com substância aparentando ser maconha.

Criminoso flagrado com cartões clonados e drogas em Vitória da Conquista Foto: Divulgação/SSP-BA

Denúncias de venda de drogas, em Vitória da Conquista, a 131 km de Brumado, ajudaram equipes da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Sudoeste a localizarem um traficante, na tarde de quinta-feira (7). Com o criminoso foram encontrados entorpecentes e cartões de crédito clonados. Com a chegada das guarnições, o traficante tentou fugir pelos fundos de um imóvel, mas foi alcançado. “Importante ação contra esse indivíduo, conhecido por aplicar vários golpes na região”, destacou o comandante da Cipe Sudoeste, major Marcos Paulo Moreira Gonzaga. Segundo informou a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) ao site Achei Sudoeste, com o criminoso foram encontrados 36 porções de cocaínas, 28 cartões bancários, nove trouxas de maconha, 13 celulares, duas máquinas para leitura de cartão e um caderno com anotações do tráfico. O indivíduo e os materiais foram conduzidos para o Distrito Integrado de Segurança Pública (Disep) de Vitória da Conquista.

Conquista: Duas pessoas ficam feridas após caminhão que carregava melancias tombar na Serra do Marçal Foto: Reprodução/TV Sudoeste

Duas pessoas ficaram feridas após o caminhão que elas estavam tombar, no final da manhã desta sexta-feira (8), na BA-263, trecho da Serra do Marçal, em Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado. O veículo transportava melancias, que ficaram espalhadas pela via. Segundo informações da Polícia Rodoviária Estadual (PRE), o caminhão carregado de melancia chegou a capotar e bateu na barra de proteção da pista. Por causa do impacto, a cabine do veículo ficou destruída. De acordo com o G1, o motorista, identificado como Uilson Elizeu Araújo, de 39 anos e Rosenildo Jardim Souza, de idade não revelada, foram socorridos e levados para uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da região. Não há detalhes sobre o estado de saúde deles.

Brumado ultrapassa 4 mil casos confirmados de Covid-19

Nesta sexta-feira, 08 de janeiro, o município de Brumado registra 4018 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. O total de notificações suspeitas é de 11370. Entre os diagnósticos: 3 internações, 45 óbitos, 257 pacientes em tratamento e 3716 recuperados. No momento, 122 ainda aguardam resultado laboratorial e 6858 já foram descartados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.

Bahia confirma primeiro caso de reinfecção por coronavírus mutação achada na África do Sul

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) confirma o primeiro caso de reinfecção por SARS-CoV-2, por meio de sequenciamento genético. Foi observada, na sequência genética do vírus presente no segundo episódio, a mutação E484K, que é uma mutação identificada originalmente na África do Sul. A paciente em questão, uma mulher de 45 anos residente em Salvador, contraiu a Covid-19 duas vezes em um intervalo acima de 90 dias, conforme laudos emitidos pelo Hospital São Rafael em maio e outubro de 2020. Em 22 de dezembro de 2020, o Hospital São Rafael comunicou oficialmente a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) sobre o caso suspeito de reinfecção. A partir das análises das amostras sequenciadas pelo Núcleo de Vigilância Genômica em tempo real do SARS-CoV-2 no Brasil, do qual o Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia faz parte, foram obtidas as seguintes conclusões: As duas amostras agrupam-se em dois lados distintos e pertencem a duas sublinhagens diferentes: B.1.1.33 a amostra da primeira coleta e B.1.1.248 a amostra da segunda coleta; Apresentam um perfil de mutações diferentes; A identificação na amostra referente a segunda coleta (caso de reinfecção) da mutação encontrada na nova variante da África do Sul na proteína Spike localizada no RDB (E484K). Para além do sequenciamento genético foram realizados outros exames, a exemplo da quantificação de anticorpos anti-SARS-CoV-2, coletados em momentos distintos do caso em questão. Outros 118 casos suspeitos de reinfecção estão sendo investigados no estado da Bahia em pacientes com faixas etárias de 5 a mais de 80 anos. Deste total, há 82 notificações para o sexo feminino e 36 para o sexo masculino.

Brumado: Embasa trabalha para regularizar abastecimento na região da Lagoa Funda Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) informa que está trabalhando para restabelecer a regularidade do abastecimento na região de Lagoa Funda, na zona rural de Brumado, após o sistema apresentar problemas operacionais que ocasionaram a redução da vazão. Até que a situação esteja regularizada, a Embasa solicita a compreensão da população no uso racional da água armazenada nos reservatórios domiciliares, evitando todas as formas de desperdícios. Localidades afetadas: Lagoa Funda, Itaquaraí, Lagoa do Arroz, Pedra Preta, Itaquerê, Km 18, Curralinho, Cachoeira, Fazenda Nova, Barreiro, Furado dos Veados, Limoeiro, Bernardo José, Coqueiro, André, Retiro, Jacaré, Povoado Lagoa dos Algodões, Três Lagoas e Campo de Dentro.

Guanambi: Homem morre durante tentativa de assalto a distribuidora de bebidas Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Na última quinta-feira (07), um homem ainda não identificado, morreu em confronto com a Polícia Militar em Guanambi, a 141 km de Brumado. O 17º Batalhão de Polícia Militar (BPM) foi informado que indivíduos armados haviam invadido a Distribuidora Disk Cerveja Guanambi, localizada no entroncamento das Ruas Ezequias e Manoel Cotrim Filho, próximo ao Parque da Cidade. Chegando ao local foram informados por um funcionário que três homens armados tinham invadido o estabelecimento e iniciaram a entrada tática. Percebendo que um suspeito estava escondido em uma sala, a polícia ordenou que ele se rendesse, mas não foi atendida. Diante disso, fizeram uso de gás lacrimogêneo para obrigá-lo a sair, momento em que ouviram disparos e começou uma troca de tiros, tendo o suspeito caído ao lado da arma de fogo. Apesar de ter sido socorrido, o indivíduo não resistiu e morreu no Hospital Geral. Com ele, foram encontrados: 01 revólver calibre 38, com 03 munições intactas e 03 deflagradas e 01 celular. Os outros elementos fugiram minutos antes da chegada da polícia. 

Unopar lança curso presencial de Direito em Brumado

Você sabia que o bacharel em Direito, além de atuar no Órgão do Judiciário na função de magistrado, tem a sua atuação nos Órgãos do Executivo e Legislativo, em atividades de atendimento à burocracia estatal ou em funções essenciais à justiça? Tem mais, também atua no âmbito privado, nas funções de consultoria, assessoria e advocacia e com base nos seus conhecimentos teóricos e práticos, auxilia na consolidação do Estado Democrático de Direito, relativamente à sua área de conhecimento. Além de tudo isso, a Unopar oferece uma excelente estrutura de laboratórios e salas, com professores qualificados para melhor atender aos novos alunos. A unidade fica localizada na Rua Eugênia Araújo, 55, Bairro Hospital. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-7979 / (77) 99849-7900 / (77) 99837-7979. Vire o jogo com a Unopar!

Homem é executado com tiro na cabeça em posto de combustível em Dom Basílio Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Um crime de homicídio supostamente relacionado a um acerto de contas foi registrado na noite desta quinta-feira (07), em um posto de combustíveis na Avenida 7 de Abril, em Dom Basílio, a 54 km de Brumado. Segundo informou a 46ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), um homem de 33 anos, foi morto a tiros quando transitava na área do estabelecimento comercial. Segundo a polícia, os autores do homicídio chegaram em uma motocicleta e o carona efetuou os disparos contra a vítima, que foi atingida na cabeça e morreu no local. A Polícia Militar foi acionada para registrar a ocorrência e realizar rondas pela cidade na tentativa de localizar os suspeitos, mas até o momento ninguém foi preso. O Departamento de Polícia Técnica também foi acionado para realizar o levantamento cadavérico. O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Brumado.

Brumado: Promotor preza por retomada segura das aulas como garantia da educação a crianças e adolescentes Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o Promotor Público Millen Castro disse que a retomada das aulas presenciais visa garantir o direito à educação de crianças e adolescentes, bem como à socialização. “O conhecimento é melhor adquirido, principalmente em se tratando das crianças menores, presencialmente do que de forma virtual”, salientou. Questionado se não seria mais prudente aguardar a vacinação para retorno às escolas, o promotor respondeu que a vacina não é uma realidade de curto prazo. “A vida não deixa de acontecer enquanto a vacina não vem. Tudo voltou a funcionar, só as escolas que estão fechadas. Só as crianças e adolescentes que estão sendo prejudicados. A gente precisa pensar em oferecer a eles, com todos os cuidados necessários, a oportunidade deles estarem estudando, assim como as outras pessoas estão vivendo”, reiterou. Por fim, Castro frisou que quem vai determinar o momento adequado para retorno das aulas não é o setor Jurídico, nem tampouco a Administração Municipal, mas as autoridades sanitárias.

Os depósitos feitos na caderneta de poupança em 2020 superaram os saques do período em R$ 166,309 bilhões, informou o Banco Central nesta quinta-feira (7). O valor é o maior da série histórica do BC, iniciada em 1995. Em dezembro, a poupança registrou resultado positivo de R$ 20,601 bilhões. Ao longo de 2020, a poupança só registrou resultado negativo – ou seja, saques superiores aos depósitos – em janeiro e fevereiro. De março em diante, a tendência foi invertida e, a partir de abril, a poupança passou a registrar recordes de captação. Os resultados foram impulsionados pelo pagamento do auxílio emergencial, pelo governo federal, em meio à pandemia da Covid-19. Grande parte dos beneficiários recebeu as parcelas mensais em contas-poupança abertas pela Caixa Econômica Federal. A Caixa também liberou, via poupança, o saque emergencial de recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) no valor de até R$ 1.045. De abril em diante, apenas novembro não registrou valor recorde para o período – o resultado no mês ficou abaixo do apurado em 2019.

Brumado: Profissionais da educação recebem treinamento para o retorno das aulas presenciais Foto: Lay Amorm/Achei Sudoeste

Professores, diretores, vice-diretores, coordenadores e colaboradores da educação estão passando por treinamento de biossegurança para retomadas das aulas presenciais em Brumado. O secretário de educação do município, João Nolasco Costa, já havia defendido o treinamento (veja aqui). A capacitação é ministrada pelo técnico de segurança Fabiano Rocha. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, ele relatou que o objetivo é transmitir aos trabalhadores da educação os principais riscos inerentes à função e como se proteger diante desses riscos após a retomada das aulas nas escolas. Como deverá ser feito o processo de higienização das mãos, o distanciamento social e o uso da máscara e dos demais equipamentos de segurança são alguns dos temas abordados durante o treinamento. “Essas orientações visam diminuir probabilidades com base em cada realidade e ambiente específico. O treinamento é o mesmo com relação à biossegurança e proteção usado nas indústrias e empresas. Agora, com a pandemia, não podemos deixar de fora os trabalhadores da educação”, destacou. Para Rocha, seguindo todo protocolo de segurança e com o suporte de recursos necessários, as aulas poderão ser retomadas nas escolas.

Instituto Butantan anuncia que CoronaVac tem eficácia de 78%

O governo de São Paulo informou nesta quinta-feira (7) que a CoronaVac registrou 78% de eficácia nos testes clínicos feitos no Brasil. A vacina contra a Covid-19 é desenvolvida pelo Instituto Butantan em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac. Ainda de acordo com o governo, a vacina garantiu a proteção total (100%) contra mortes, casos graves e internações nos voluntários vacinados que foram contaminados. “Esse resultado significa que a vacina desenvolvida pelo Instituto Butantan tem elevado grau de eficiência e eficácia para proteger a vida dos brasileiros contra a Covid-19. As pessoas que forem imunizadas com a vacina do Instituto Butantan terão entre 78% e 100% menos possibilidade de desenvolverem a Covid-19”, afirmou o governador João Doria (PSDB) em coletiva de imprensa. O diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, disse: “As pessoas que receberam a vacina, em relação às que não receberam, não tiveram nenhum caso de Covid grave. Ou seja, a vacina protegeu 100% em relação a casos graves. Não só: protegeu também 100% contra casos moderados. Ou seja, as pessoas vacinadas nesta população de alto risco foram protegidas da doença moderada e grave”.

Arquivo