Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
02/2016
fechar

Brumado: Projeto Leite Bom do Sertão realiza mais uma oficina técnica Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Os associados da Associação de Produtores e Mini Produtores de Leite de Brumado participaram nos últimos dias de mais uma oficina técnica sobre manejo de rebanhos no âmbito do Projeto “Leite Bom do Sertão”. Com o intuito de conscientizá-los sobre a importância de manejar o rebanho aproveitando o potencial máximo das vacas em lactação e secas, as palestras tiveram como objetivo capacitar e qualificar produtores rurais responsáveis pelo fornecimento do leite a Associação dos Pequenos e Mini-Produtores e Distribuidores de Leite de Brumado (APMDLB). A pecuária leiteira é uma das principais atividades em pequenas e médias propriedades rurais no sudoeste, como no caso dos participantes APMDLB, que são o público-alvo do projeto Leite Bom do Sertão. O projeto prevê o fortalecimento da associação de produtores por meio da melhoria da qualidade do leite produzido, ampliação da produção e beneficiamento dos derivados do leite. 

Vítimas do acidente na BA-262 serão enterradas hoje em Guajeru Foto: Edson Nunes/TV Sudoeste

Duas professoras da rede municipal e um motorista da prefeitura de Guajeru estão entre as vítimas do acidente que matou quatro pessoas na BA-262, próximo à Vitória da Conquista, no sudoeste baiano. A Prefeitura de Guajeru decretou luto oficial de três dias. O carro da gestão municipal levava as professoras para participar de um evento de fortalecimento do ensino médio na rede municipal, quando ocorreu uma batida com outro veículo. Em contato com o G1, o prefeito da cidade, Gilmar Rocha (PT), lamentou o acidente e disse que a prefeitura pretende ajudar a família das vítimas. O enterro dos servidores municipais foi realizado na tarde de hoje (25), no Cemitério Municipal de Guajeru. A quarta vítima, o condutor do outro carro envolvido no acidente, morreu a caminho do hospital e foi enterrado nesta manhã, em Vitória da Conquista.

Brumado: Handebol brilha em competição e atletas fazem questão de agradecer apoio da prefeitura Foto: Divulgação

O Handebol vem conquistando o seu espaço em Brumado, resultado de muitos esforços dos atletas da cidade. As equipes feminina e masculina vêm participando de vários torneios e, nos últimos dias 20 e 21 de fevereiro, tiveram uma ótima performance na Copa Regional de Handebol, disputada no município de Caetité. A equipe feminina se sagrou campeã do torneio de forma invicta; já a masculina conquistou a 3ª colocação e os atletas fizeram questão de agradecer o apoio recebido do secretário municipal de esportes, Miguel Lima Dias, que vem sendo um parceiro no crescimento esportivo do município. “Realmente é uma satisfação recebermos esses atletas que honraram Brumado nessa competição. Ficamos muito satisfeitos com o crescimento do handebol e iremos continuar dando, na medida do possível, o nosso apoio para novas conquista. Agradeço o reconhecimento desses atletas em virem nos agradecer pelo apoio”, destacou o secretário.

Associação de Ciclismo agradece apoio da prefeitura de Brumado Foto: Divulgação

A Associação de Ciclismo de Brumado, Terra do Minério (ACBTM) participou da 1ª etapa do Baiano de Ciclismo em Salvador, no último dia 14, com a equipe de ciclistas brumadenses. O destaque da competição foi o ciclista Igor Neto Moreira, que ganhou o troféu de 2º lugar na Categoria Sub-20, e Luan Rocha Leite, que ganhou o troféu de 4º lugar na Categoria Júnior. O presidente da ACBTM, Roberto Soares Silva, e os ciclistas premiados estiveram no gabinete municipal para apresentar os troféus e também agradecer ao prefeito Aguiberto Lima Dias (PDT) e ao secretário de Esportes, Miguel Lima Dias, pelo apoio ao ciclismo brumadense.  “Todas as modalidades esportivas vêm sendo atendidas pela nossa secretaria, pois, na medida do possível, buscamos fomentar as mais diversas práticas esportivas em nosso município”, destacou o secretário. O prefeito Aguiberto aproveitou para parabenizar os integrantes da ACBTM. “Realmente o ciclismo de Brumado teve uma grande evolução nos últimos anos e cremos que temos dado a nossa contribuição para isso. Ficamos muito satisfeitos pelos resultados obtidos pela equipe brumadense e cremos que novas conquistas virão. Parabéns a todos”.

Entregador de água é apedrejado e espancado por bandidos a cavalo em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Pela segunda vez em menos de trinta dias, ao passar pela ponte nova que liga o Bairro São Félix ao centro comercial de Brumado, um entregador de água foi apedrejado, espancado e teve o celular roubado. Na delegacia, a vítima disse ao site Brumado Notícias que o crime aconteceu na noite da última quarta-feira (24), quando ele retornava do trabalho para casa. Segundo o entregador, os marginais estavam montados em um cavalo e já chegaram o agredindo. Ele quase foi pisoteado pelo animal. 

Entregador de água é apedrejado e espancado por bandidos a cavalo em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

“Eu consegui dar um soco em um deles, aí ele caiu, mas o outro me acertou uma pedrada na cabeça. Eles conseguiram me tomar o celular e ainda tentaram passar por cima de mim com o cavalo”, relatou a vítima, que apresentava hematomas entre os olhos e o nariz. O local do ocorrido já foi alvo de muitas matérias com cobranças de segurança por parte da população. A prefeitura chegou a instalar iluminação na ponte, mas como a mesma não foi inaugurada os marginais roubaram a fiação e o local continua às escuras. A polícia tenta identificar os autores do crime e recuperar o celular do entregador de água.

Brumado: Blitz da PRE obriga sequestradores a libertar empresário de Bom Jesus da Lapa Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Acostumado a sair todas as manhãs para fazer caminhadas, um empresário da cidade de Bom Jesus da Lapa foi abordado na manhã de hoje (25) por quatro elementos armados que o aguardavam na porta de casa. Os bandidos anunciaram o sequestro e obrigaram o empresário a entrar em seu próprio veículo. Após horas passando por vários municípios entre as regiões oeste e sudoeste do estado, o grupo chegou a Brumado, onde não contava com uma blitz de rotina realizada pela Polícia Rodoviária Estadual (PRE) na BR-030. Ao avistarem as viaturas, os sequestradores deram a volta. Porém, suspeitando da ação, uma guarnição da PRE seguiu o carro e, em uma estrada vicinal de acesso à comunidade do Espinheiro, encontrou o empresário, que havia sido libertado. A guarnição ajudou a vítima e continuou a perseguição, mas os bandidos abandonaram o carro do empresário, uma picape SW4, bloqueando a estrada. Em seguida, conseguiram despistar a polícia e fugiram. Abalada, a vítima foi apresentada na delegacia local, onde prestou depoimento. 

Brumado: Blitz da PRE obriga sequestradores a libertar empresário de Bom Jesus da Lapa Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Em entrevista ao site Brumado Notícias, o empresário, que pediu para não ser identificado, disse que viu ao menos quatro bandidos armados com revólveres. O homem, que mora sozinho, contou que os bandidos fizeram inúmeras ameaças e ligaram para seus familiares cobrando resgate. “Quando falei que não possuía a quantia, eles mandaram tomar o dinheiro de agiotas senão eu não voltaria para casa vivo. Teve momentos em que eles me encapuzaram e ficaram como que fazendo voltas na pista, parecia ser para me confundir. Rezei a cada instante que estava no carro, acho que nunca me senti tão perto de Deus como hoje, foi Ele quem me livrou”, desabafou o empresário. A polícia suspeita que a quadrilha tenha no mínimo cinco componentes, pois quatro estavam no carro com a vítima e um segundo carro, não identificado, dava suporte ao grupo. As polícias da região foram acionadas a fim de tentar interceptar os sequestradores.

Empresário brumadense participa de cerimônia de lançamento do novo Voyage e novo Gol em São Paulo Foto: Divulgação

Em São Paulo, a Volkswagen realizou na última segunda-feira (22) uma cerimônia especial de lançamento dos novos modelos Gol e Voyage. O jovem empresário brumadense Alessandro Silva marcou presença no evento representando a concessionária Brumauto. Entre 2010 e 2018, a Volkswagen segue colocando em prática um plano de investimento de R$ 10 bilhões no segmento. De acordo com o presidente da marca no país, David Powels, a próxima etapa do plano é o desenvolvimento de uma nova plataforma, que produzirá quatro modelos inéditos globais, dos quais um compacto e um utilitário-esportivo (SUV) de pequeno porte, provavelmente para disputar mercado com o Jeep Renegade e o Honda HR-V.

Legislativo brumadense se engaja na luta contra o mosquito Aedes aegypti Foto: Eliana Costa/CMB

Dadas as condições atuais, as doenças transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti - dengue, zika e chikungunya - ameaçam tornar-se uma epidemia global. Em Brumado, diante do aumento considerável no número de casos das doenças, a Câmara Municipal deu início a uma campanha de luta contra o mosquito. A ideia é o agendamento de palestras nas empresas, comércios e instituições, ministradas pelo presidente Alessandro Lôbo (PSL), a fim de explicar sobre as doenças e medidas importantes de combate ao vetor. Iniciando os trabalhos, foi realizada nesta semana a primeira palestra ministrada pelo coordenador da vigilância epidemiológica municipal, Fábio Azevedo, direcionada aos servidores do legislativo. Azevedo destacou que é preciso uma grande mobilização contra o mosquito, erradicando todos os focos para que a situação, que já é bastante preocupante, não piore. “A luta é de todos nós, precisamos estar conscientes do perigo que a proliferação do mosquito representa para nossa saúde, podendo causar a morte. O trabalho em parceria é fundamental para que possamos vencer essa guerra”, advertiu.

Embasa emite nota de esclarecimento e atesta qualidade da água em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Após as reclamações dos moradores das ruas Abílio Leite e Wilson Farani sobre a qualidade da água em suas residências, a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) emitiu nota de esclarecimento ao site Brumado Notícias informando que a água fornecida aos moradores da cidade é submetida a rigoroso controle de qualidade e os resultados, que são documentos públicos e à disposição da comunidade, atendem aos parâmetros de potabilidade estabelecidos pelo Ministério da Saúde. Segundo a Embasa, a água distribuída à população também é fiscalizada pela Vigilância Sanitária do Município e pela Diretoria de Vigilância Sanitária Ambiental, que realizam suas próprias coletas e análises, para verificação do cumprimento das exigências. Em contato com a nossa reportagem, a empresa obteve o endereço do imóvel que teria recebido água com alteração de aparência e enviou um técnico ao local para verificar a situação. Após análise, foi constatado que a água coletada no imóvel atende aos padrões de potabilidade e não apresenta mudança na sua coloração. A Embasa ressalta ainda que não houve registros, em seus canais de atendimento, relacionados a qualidade da água distribuída no município. A população pode entrar em contato com a Embasa pelo 0800 0555 195.

Livramento: CEEP mantém portas fechadas, sem previsão para retorno e alunos estão preocupados Foto: Divulgação

Em Livramento de Nossa Senhora, o Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) fechou as portas temporariamente no final do ano passado devido à intenção do governo do estado de reassumir seu controle, que até então era mantido pela Associação Centro de Educação Tecnológica do Estado da Bahia (CETEB). Passados mais de cinquenta dias do final do ano letivo, o CEEP não voltou a funcionar, deixando centenas de alunos preocupados. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, o prédio da escola encontra-se deteriorado e o governo ainda não tomou a decisão de contratar novamente os professores e reabrir o centro de ensino. O Estado argumenta que, com a municipalização de uma das escolas estaduais da cidade, alguns professores serão remanejados para o CEEP para preencher o corpo docente e turmas de alunos serão unificadas para cortar gastos. O início das aulas em toda a rede estadual ocorreu no dia 15 de fevereiro e chegou a ser anunciado que o CEEP iniciaria seu ano letivo 2016 no dia 22 de fevereiro, data que foi adiada para o dia 29.

Brumado: Ministério Público recomenda uso disciplinar de mesas e cadeiras em espaços públicos Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O Ministério Público da Bahia, através da Promotora de Justiça Lívia Sampaio Pereira, expediu a Recomendação 01/2016, (veja aqui) dirigida ao Prefeito Municipal de Brumado, ao Secretário Municipal de Infraestrutura e ao Superintendente Municipal de Trânsito para que adotem diversas providências no sentido de disciplinar o uso de mesas e cadeiras em espaços públicos por comerciantes. No documento, o órgão recomenda, entre outros itens, que a prefeitura realize um levantamento para verificar os pontos da cidade em que poderia haver fechamento parcial ou total dos logradouros públicos nas sextas-feiras e fins de semana para permitir mais lazer e segurança para população. No estudo deve haver ainda a indicação de como seria o uso dos espaços públicos com mesas e cadeiras, devendo observar a existência de faixa de espaço mínimo de dois metros de largura para livre circulação de pessoas. A recomendação determina também que a prefeitura realize no prazo de trinta dias fiscalização em todos os estabelecimentos comerciais, devendo notificar aqueles que não possuem alvará. A presente recomendação foi encaminhada após a prefeitura municipal exigir a imediata retirada de mesas e cadeiras das praças e calçadas da cidade, causando um impasse com os comerciantes locais.

Novo Horizonte: Bandidos entram em confronto com a polícia e matam cachorro

Na cidade de Novo Horizonte, no sudoeste baiano, um confronto entre policiais militares e um grupo de criminosos quase terminou em tragédia. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, a polícia havia sido chamada para atender uma ‘falsa’ ocorrência, quando foi surpreendida pelos bandidos, que estavam divididos em dois veículos. Ao avistar a viatura, o grupo começou a atirar e os policiais se esconderam dos tiros. 

Novo Horizonte: Bandidos entram em confronto com a polícia e matam cachorro

Em seguida, os bandidos fugiram em direção à localidade de Brejo Luzia de Brito. Durante a ação, um cachorro foi alvejado e morto. Uma grande busca está sendo feita a fim de localizar os criminosos. A polícia trabalha com a hipótese de que o grupo pretendia assaltar a agência bancária da cidade.

Contrate os serviços da 3 MD Projetos e Topografia

Já conhece a 3 MD Projetos e Topografia? A empresa disponibiliza diversos serviços, como levantamentos planimétrico e planialtimétrico; locação de obras; desdobro; desmembramento; remembramento; retificação de registro; loteamento; averbação de imóveis; cálculo de corte e aterro (volume); georreferenciamento de imóveis rurais; cadastro ambiental rural (car); perícia técnica; confecção de plantas topográficas; consultoria em segurança do trabalho; e treinamento das normas regulamentadoras. Para contratar os serviços da empresa, através do Engenheiro de Minas e Segurança do Trabalho Michael Leite Fortes, você pode mandar um e-mail para [email protected] ou ligar nos números: 077-99143-7119 (Tim); 031- 98741-4173 (Oi); 037-99843-1911 (Vivo - WhatsApp).

Caetité: TRE-BA derruba processo de cassação de prefeito, vice e vereadores Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Na última quarta-feira (24), o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) considerou totalmente improcedente o processo de cassação do prefeito de Caetité, José Barreira de Alencar Filho (PSB), da vice-prefeita, Maria de Fátima Silveira de Oliveira (PCdoB), além dos vereadores Arual Rachid Fernandes Santos (PSB), Zacarias Fernandes Nogueira (PCdoB), Mário Rebouças (PCdoB), Álvaro Montenegro Cerqueira de Oliveira (PR), Cláudio Borges (PSB) e do suplente Marcílio Teixeira Alves (PSB). Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, o TRE derrubou a decisão inicial proferida pelo juiz substituto da 63ª Zona Eleitoral, Genivaldo Alves Guimarães. Na decisão unânime, ficou constatado que não foram encontrados indícios ou provas de abuso de poder econômico e captação de sufrágio.

Marque uma avaliação na Clínica Luiza Feres e conheça o método 5S

Quer perder peso e resgatar o seu peso ideal, sua autoestima e qualidade de vida? Então, marque agora mesmo uma avaliação na Clínica Luiza Feres. O método 5S consiste na associação de 5 técnicas já consagradas e comprovadas cientificamente. Uma vez reunidas e aplicadas com ciência e ética traz resultados na saúde e estética do paciente. Em Brumado, a Clínica Luiza Feres oferece esse tratamento revolucionário, solução para a obesidade e o sobrepeso. A fisioterapeuta Luiza Feres está habilitada a realizar esse método em Brumado e região. Marque a sua avaliação gratuita e saiba mais sobre esse método e suas vantagens. A clínica fica localizada na Rua Cassemiro Pinheiro Azevedo, 254. Os telefones são (77) 3441-3298 / 99962-3010/ 99997-3200.

Associação dos Aposentados de Brumado realizará eleições no dia 26 de março Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O presidente da Associação dos Aposentados, Pensionistas, Idosos e Aposentáveis de Brumado, Sebastião Bernardino da Silva, está convocando todos os associados em gozo dos direitos sociais para as eleições que vão acontecer no dia 26 de março, de 8h às 17h. As urnas serão fixadas na sede da Associação dos Aposentados, localizada na Praça Abias Azevedo, 549, Bairro Monsenhor Fagundes, e no Posto de Arrecadação da Entidade, na Av. Antônio Mourão Guimarães, 110. As eleições visam eleger a Diretoria Executiva e o Conselho Fiscal, com seus respectivos suplentes para o quatriênio de 2016 a 2020. O prazo de inscrição de chapas é de quinze dias a contar da data da publicação do edital de convocação. Os interessados podem se dirigir à sede da associação durante o horário de expediente. A posse da diretoria eleita será no dia 2 de abril de 2016.

Brumado: Pavimentação de acessos ao IFBA está orçada em mais de R$ 1 milhão Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

É grande a expectativa de alunos e professores para a inauguração do campus do IFBA em Brumado. No início de 2015 chegou a ser anunciado que o prédio, já concluído, seria inaugurado no mês de março daquele ano, tanto que se cogitava a presença da presidente Dilma Rousseff (PT) na solenidade. No entanto, nada do que foi ventilado aconteceu e o prédio só tem acumulado lixo e muito mato a sua volta. O acesso ao campus ficou ainda mais prejudicado após as chuvas de janeiro, que abriu valas nas vias de acesso sem pavimentação.

Brumado: Pavimentação de acessos ao IFBA está orçada em mais de R$ 1 milhão Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Além disso, no local, o trecho não conta com iluminação, o que gera insegurança aos professores e alunos. A direção da unidade informou por telefone ao site Brumado Notícias que foi adquirido um novo gerador para a ligação da energia, mas não poderia responder pela parte que corresponde à prefeitura. A direção disse que tão logo a empreiteira responsável entregue o prédio, alunos e corpo docente estão dispostos a se mudarem para o campus, que já conta com todo maquinário nas oficinas práticas e até um ônibus à disposição do campus. Atualmente, o IFBA em Brumado está funcionando de forma improvisada no prédio da Universidade Aberta do Brasil (UAB). 

Brumado: Pavimentação de acessos ao IFBA está orçada em mais de R$ 1 milhão Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Quanto à pavimentação e urbanização do percurso, o secretário municipal de infraestrutura, André Cardoso, declarou que a prefeitura ainda não se posicionou sobre o início das obras porque aguarda a instalação permanente da água e da energia no prédio. Ao mesmo tempo, o secretário informou que, após as chuvas, a prefeitura solicitou ajuda do estado para a realização da pavimentação geral dos acessos. Segundo Cardoso, uma equipe do governo já esteve no município e fez o levantamento de R$ 1,1 milhões para a obra, que terá R$ 700 mil do estado e mais R$ 400 mil de contrapartida da prefeitura. O secretário disse ainda que o recurso foi aprovado e, assim que for liberado, as obras serão iniciadas.

Três funcionários públicos da prefeitura de Guajeru morrem em acidente na BA-262 Foto: Divulgação

Na manhã de hoje (24), um acidente registrado na BA-262, entre Vitória da Conquista e Anagé, deixou quatro vítimas fatais. Na rodovia, um Fiat Uno, veículo oficial da Secretaria de Educação de Guajeru, e um veículo Astra colidiram. Os três ocupantes do Fiat Uno, funcionários da prefeitura Guajeru, morreram na hora. As vítimas foram identificadas como a professora Marinalva Viana Cangussu, o motorista Jesuíno Antônio Pereira e a professora e ex-secretária de Educação, Lucineide Pereira Garcia Aguiar. Além disso, o motorista do Astra, identificado como Marcelo, de 37 anos, também veio a óbito. Em nota, a prefeitura municipal de Guajeru lamentou o ocorrido e expressou imenso pesar pelo trágico acidente. Foi decretado luto oficial de três dias na cidade.

Brumado: Tiro de Guerra inicia trabalhos para seleção final do serviço militar obrigatório Foto: Divulgação/TG

A Comissão de Seleção do Tiro de Guerra 06/024 iniciou no último dia 15 os trabalhos de seleção final, cujo objetivo é selecionar os jovens que serão matriculados no Tiro de Guerra de Brumado no dia 1° de março de 2016. Segundo o Subtenente Paulo Souza, Chefe de Instrução do TG, o serviço militar consiste no exercício de atividades específicas desempenhadas nas Forças Armadas. 

Brumado: Tiro de Guerra inicia trabalhos para seleção final do serviço militar obrigatório Foto: Divulgação/TG

O brasileiro que não se apresentar para a seleção durante a época de seleção do contingente de sua classe ou que, tendo-o feito, se ausentar sem ter completado será considerado refratário; já o convocado selecionado e designado para incorporação ou matrícula que não se apresentar à Organização Militar que lhe for designada, dentro do prazo marcado, ou que, tendo-o feito, se ausentar antes do ato oficial de matrícula, será declarado insubmisso. O brasileiro que, entre 1° de janeiro do ano em que completar 19 anos e 31 de dezembro do ano em que completar 45 anos de idade, e que não esteja em dia com as obrigações militares, não poderá usufruir de uma série de benefícios, a exemplo de obter passaporte ou prorrogação de sua validade ou inscrever-se em concurso para provimento de cargo público.

Capoeira Ginga Brasil agradece prefeitura de Brumado na conquista do troféu Berimbau de Ouro Foto: Divulgação

O Contra Mestre Cleber Assis Santos, representante da Associação Ginga Brasil, fez questão de visitar o prefeito Aguiberto Lima Dias (PDT) e o secretário Miguel Lima Dias para levar o troféu conquistado em um grande evento estadual e agradecer o apoio da prefeitura e da Secretaria de Esportes. Com o apoio, a Associação de Capoeira Ginga Brasil participou do evento Melhores do Ano, que aconteceu em Salvador no último dia 19, quando a associação recebeu o prêmio Berimbau de Ouro. “Esse troféu simboliza uma grande vitória da capoeira de Brumado. Estamos aqui para agradecer o apoio do prefeito Aguiberto e do secretário Miguel que acreditaram em nosso trabalho”, ressaltou o contramestre Cleber Assis.

Bolivianos decidem que Evo Morales não poderá concorrer a um quarto mandato Foto: Reprodução

Com sua primeira derrota eleitoral desde sua chegada ao poder em 2006, o presidente boliviano Evo Morales terá de rever sua estratégia para garantir seu projeto político para depois de 2020, quando terminar seu atual mandato. Os bolivianos rejeitaram em referendo, realizado no domingo (21), a reforma constitucional promovida pelo presidente de origem indígena para poder se candidatar a um quarto mandato (2020-2025). Segundo a contagem oficial do Organismo Eleitoral Plurinacional (OEP) boliviano, após a apuração de 99,72% dos votos, o "não" venceu com 51,30%, contra 48,70% para o "sim". A tendência é irreversível. Morales, que ainda mantém incólume seu poder com um domínio pleno do Congresso, o que permite seguir com suas reformas, deverá administrar esta derrota, avaliar os danos e buscar junto a seu partido MAS (Movimento ao Socialismo) um discurso que recupere a confiança e alcance consensos, de acordo com analistas políticos. O voto rural e camponês, que foram os últimos apurados, chegou a manter viva a esperança de Morales em uma reviravolta. O resultado do referendo levou as pessoas às ruas para festejar em cidades como La Paz e nos redutos opositores de Sucre, Potosí e Santa Cruz. As informações são do G1.

Castilho Viana adere à campanha mundial contra o mosquito da dengue em Brumado

Diante da dimensão que vem tomando as doenças transmitidas pelo mosquito da dengue no Brasil e no mundo, o vereador Castilho Viana (PSB) fez questão de se colocar na luta contra este mal. Castilho acredita que para vencer a batalha cada cidadão precisa de fato fazer sua parte perante a sociedade, tomando as devidas providências para não criarem oportunidades para que o foco do mosquito continue existindo. “Cada cidadão, independente de ser pobre ou rico, pode sofrer as consequências destas doenças terríveis e cada detalhe dentro das residências e ruas que vivemos podem fazer a diferença”, disse o vereador. Castilho lembrou que, esta semana, a secretária geral da Organização Mundial de Saúde vem ao Brasil exclusivamente para tratar da questão e isso demonstra a importância da campanha de combate ao mosquito.

Justiça Eleitoral retira um prefeito do cargo a cada oito dias no país Foto: José Cruz/Agência Brasil

A média de prefeitos cassados no Brasil é de um a cada oito dias desde as últimas eleições municipais, em 2012. Segundo levantamento do G1 com base em dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 142 gestores já foram afastados de seus cargos e outros 99 foram cassados, mas se mantém em no cargo com limitares e recursos. Na Bahia, quatro prefeitos já foram cassados, sendo que um deles ainda está na administração municipal. O estado tem o 16º maior número no Brasil. A lista é liderada por São Paulo e Minas Gerais. Ambos têm 19 gestores fora do cargo. Apenas o Acre e Roraima não possuem nenhum caso de cassação. Ainda de acordo com o G1, a maioria das situações no país acontece por conta de captação ilícita de votos e abuso de poder econômico durante a campanha. O número de cassados equivale a 4% do total de eleitos em 2012.

A4 Veículos faz lançamento da nova SW4 em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A concessionária multimarcas A4 Veículos está em festa com o lançamento da nova SW4 em Brumado. O veículo da Toyota chega ao mercado para impressionar ainda mais os adeptos do utilitário estilo picape fechada. Para os apaixonados por carro, os engenheiros reinventaram a SW4 com novo visual, moderno, arrojado e de muito bom gosto. O interior já é apontando como um dos mais sofisticados e cômodos da categoria, com a opção de sete assentos. Não perca a oportunidade de comparecer na A4 Veículos para conhecer melhor a nova SW4 e aproveite para fazer um teste drive. A A4 Veículos fica localizada na Rua Exupério Pinheiro Canguçu, em Brumado.

Fotos: Lay Amorim/Brumado Notícias

Polícia pede prisão de sete por rompimento de barragem em Mariana Foto: Reprodução

A Polícia Civil indiciou e pediu a prisão preventiva, na última terça-feira (23), de sete pessoas pelo rompimento da barragem de Fundão, da mineradora Samarco, em Mariana, na Região Central de Minas Gerais. Entre elas está Ricardo Vescovi, presidente licenciado da empresa que pertence à Vale e à australiana BHP Billiton. O acidente ocorreu em 5 de novembro do ano passado, causando uma enxurrada de lama que destruiu o município de Bento Rodrigues, além de poluir o Rio Doce até a foz, no Espírito Santo. O inquérito, que apurou as 19 mortes causadas pelo rompimento da barragem, possui 13 volumes, 2.432 páginas e cerca de 100 depoimentos. O delegado Rodrigo Bustamante, responsável pela investigação, disse que os pedidos de prisão preventiva – sem prazo pré-determinado – foram apresentados à Justiça para estabelecer a ordem pública, no sentido de acalmar a população em relação aos responsáveis pelo desastre. As informações são do G1.

Em conformidade com a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), a Secretaria Municipal da Fazenda vai realizar na próxima segunda-feira (29), às 10h, Audiência Pública para apresentação dos relatórios das metas fiscais do 3º quadrimestre do ano de 2015. Todos os segmentos da sociedade, empresários, cidadãos, organizações governamentais e não governamentais estão convidados a prestigiar a audiência. O evento será realizado no Salão Nobre da Câmara de Vereadores de Brumado.

Polícia Civil recupera carga avaliada em R$ 60 mil roubada em Brumado Foto: Divulgação/Polícia Civil

Na última terça-feira (23), investigadores da Polícia Civil de Brumado e Guanambi recuperaram a carga de gêneros alimentícios, avaliada em R$ 60 mil, que havia sido roubada de um caminhão no dia 17 de fevereiro. O material estava na zona rural de Matina. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, os indivíduos Paulo Henrique Batista Oliveira e Elisva de Oliveira Santana foram presos por receptação. A operação foi coordenada pelos delegados regionais Leonardo Rabelo e Clécio Magalhães. A carga será entregue ao proprietário e a polícia continuará as investigações no intuito de esclarecer a autoria do roubo do caminhão e da carga. O veículo já havia sido recuperado.

Jovem de 21 anos é morto pelo sogro, que descobriu gravidez da filha de 15 Foto: Reprodução/Facebook

Um jovem de 21 anos foi assassinado pelo sogro dele, na zona rural de Brasnorte, a 580 km de Cuiabá. De acordo com a Polícia Civil, o sogro matou o namorado da filha depois que descobriu que a adolescente, de 15 anos, ficou grávida do rapaz. Lucas Ferreira Batista procurou o sogro para conversar sobre o relacionamento, eles tiveram uma discussão e o rapaz foi assassinado na sexta-feira (19). Segundo o delegado do caso, André Luis Barbosa, não há dúvidas da autoria do crime. O sogro, que trabalha como produtor rural, deve prestar depoimento à Polícia Civil nesta terça-feira (23). Lucas morava em Campo Novo do Parecis, a 397 km de Cuiabá, onde trabalhava como frentista em um posto de combustível. Familiares da vítima, que não quiseram se identificar, disseram que o relacionamento teria começado às escondidas. Conforme as investigações, o sogro teria usado um pedaço de madeira para golpear a cabeça de Lucas. Um amigo do rapaz teria ido junto com a vítima até o local e fugiu ao ver o início do desentendimento. Segundo familiares, o corpo de Lucas foi transladado para Rondônia, onde vivem os pais. O corpo dele foi enterrado no domingo (21) em Cerejeiras, Rondônia. Ele era filho único. As informações são do G1.

Brumado: Liu Vasconcelos garante trator agrícola para Samambaia Foto: Heckel Júnior/Seagri

A vereadora Heliane Bonfim Moura Vasconcelos (PCdoB), a Liu Vasconcelos, conquistou um trator agrícola para a comunidade de Samambaia, em Brumado, durante audiência com o secretário estadual de agricultura da Bahia, Vitor Bonfim. O processo licitatório já foi aberto para compra do equipamento. Ao lado de seu esposo, o ex-vereador Leonardo Quinteiro Vasconcelos, Liu, solicitou o apoio da secretaria no desenvolvimento de projetos de piscicultura para a região de Cristalândia, através da Bahia Pesca. Bonfim ressaltou a importância da implementação de projetos voltados ao desenvolvimento rural da Bahia e reafirmou o compromisso do Governo do Estado com o fortalecimento da agropecuária no Sertão Produtivo, especialmente em Brumado. O secretário também assegurou a ampliação das ações de regularização fundiária na cidade.

Arquivo