Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
02/2019
Paralisação de anestesistas do Planserv completa 26 dias

A paralisação do atendimento dos médicos anestesistas pelo Planserv completou 26 dias nesta quinta-feira (31). A categoria reivindica reajuste nos valores pagos pelo plano, o que segundo eles não ocorre desde 2015. Desde que a paralisação começou, em 7 de janeiro, 500 mil beneficiários estão sem atendimento de anestesistas, em todo o estado. Os profissionais só estão atendendo pelo Planserv os casos de urgência e emergência. Na última quarta-feira (30), Planserv e anestesistas participaram de uma reunião, mas não entraram em acordo. Segundo Adriano Argones, assessor jurídico da Cooperativa dos Médicos Anestesiologistas (Coopanest-BA), o Planserv não apresentou nenhuma proposta na reunião. “O Planserv insiste que não tem interesse em manter o contrato com a Coopanest e, portanto, não levou nenhuma proposta de preços. Diante disso, não resta outra alternativa aos médicos anestesistas, senão cobrar os honorários médicos diretamente aos pacientes, para que estes, em seguida, busquem o reembolso do Planserv”, disse Argones.

Livramentense é destaque em várias modalidades de esporte para amputados Foto: Livramento Manchete

Vítima de um acidente automobilístico em 2011, o livramentense Jonilson Oliveira Lima, 34 anos, residente na cidade de Araras (SP), dá exemplo de superação. Em virtude do acidente, ele perdeu parte da perna direita, o olfato e a visão lateral do olho esquerdo. Jonilson ficou 26 dias em coma no Hospital São Lucas de Americana, mas não se deixou abater pelas dificuldades. De acordo com o Livramento Manchete, no retorno ao trabalho, ele aceitou o convite de um colega para conhecer  um evento de futebol de amputados. Segundo Oliveira, foi amor à primeira vista e, apenas alguns dias depois, já iniciava os treinamentos para adaptação ao esporte. Após alguns meses de muita dedicação nos treinos, o livramentense fazia parte do time titular de amputados da Ponte Preta de Campinas, atuando como zagueiro. Além do futebol de amputados, Jonilson também participa das modalidades de lançamento de dardo, levantamento de peso e natação, com ótimas colocações nos campeonatos regionais.

A taxa de desemprego no Brasil ficou em 11,6% no trimestre encerrado em dezembro do ano passado, atingindo 12,2 milhões de brasileiros, segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quinta-feira (31). A taxa representa uma estabilidade frente ao trimestre encerrado em novembro e um recuo de 0,3 ponto percentual em relação ao 3º trimestre (11,9%). No ano de 2018, a taxa média de desocupação foi de 12,3%, ante 12,7% em 2017. O país encerrou o ano passado com apenas 116 mil desempregados a menos, no comparativo com o 4º trimestre de 2017. Já na comparação com o 3º trimestre, houve uma redução de 297 mil pessoas no número de desempregados. O gerente da pesquisa, Cimar Azeredo, destacou que entre os fatores que contribuíram para a maior geração de postos de trabalho nos últimos meses de 2018 estão o fim da incerteza eleitoral, a Black Friday em novembro, e o Natal. Na comparação com o 3º trimestre, o aumento na população ocupada se deu, principalmente, no comércio, com 266 mil trabalhadores ocupados a mais. No segmento de comunicação, o aumento no contingente de ocupados foi de 190 mil novos trabalhadores. Já no setor de transportes, o aumento foi de 157 mil novos ocupados.

Caminhada Passos que Salvam apresenta relatório positivo da campanha realizada em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Após o sucesso da terceira edição da Caminhada Passos que Salvam, realizada em Brumado no mês de novembro, Patrícia Daiana, que faz parte da comissão organizadora do evento, apresentou ao site Achei Sudoeste o balanço positivo da campanha. Segundo informou, no total, dos 3 mil kits, foram vendidos 2.546 kits, o equivalente ao valor de R$ 89.110,00, que serão doados ao Hospital do Amor, em Barretos. A unidade trata crianças com câncer de todo país. “Todo valor foi depositado na conta do hospital”, disse. Patrícia ainda destacou que a unidade enviou um certificado à comissão agradecendo aos brumadenses pela ajuda. Também integrante da organização do evento, Iara Lobo salientou que, pelo terceiro ano consecutivo, a caminhada promovida na cidade foi a maior comparada àquelas realizadas em outros locais. “Com essa caminhada, a gente teve oportunidade de encaminhar pacientes de Brumado para fazer o tratamento contra o câncer no Hospital do Amor. Um tratamento digno em um hospital que é referência no tratamento contra o câncer na América Latina”, destacou. Ela ainda frisou que pacientes da região circunvizinha também são encaminhados para o centro de saúde. Por fim, as organizadoras reforçaram que a caminhada também divulga a importância do diagnóstico precoce, o qual aumenta bastante as chances de cura.

Argentino viaja pelo país ganhando sustento com malabarismo no trânsito Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na última quinta-feira (31), o argentino Gaston Careca fazia malabarismo em frente ao semáforo, no meio do trânsito da cidade de Brumado, a fim de ganhar o sustento do dia. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, ele disse que viaja há quatro anos pelo país, onde já passou por vinte estados, apresentando a sua arte nas sinaleiras, escolas e praças das cidades. “A gente corre atrás. Trabalho independente nas ruas", contou. Gaston ainda relatou que sempre gostou de viajar e aprendeu o malabarismo, além do artesanato, na própria rua para ganhar dinheiro. Careca disse que, no cotidiano da atividade, tem dias que são melhores que outros em termos de dinheiro, mas ele se diverte em cima do monociclo e com os demais equipamentos para realização do malabarismo. "Dá pra viver com o básico. Minha missão é conhecer o mundo todo”, falou.

Arquivo