Achei Sudoeste

BUSCA PELO ARQUIVO "02/2019"

25 Fev 2019 - 17:30h

Durante os dias 11, 12 e 13 deste mês, a Universidade Corporativa (Unicorp), do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), em parceria com o Cejusc, realizou um curso de  mediação e conciliação em Brumado. As aulas foram ministradas pela psicóloga Marília de Azevedo Alves Brito, na Universidade do Estado da Bahia. O intuito foi o de capacitar os conciliadores da Vara Cível e Juizado Especial, os servidores da justiça e da universidade, assim como estagiários, para que possam atuar em atividades pedagógicas, na prevenção dos conflitos, na aplicabilidade das técnicas de mediação e conciliação em suas atividades cotidianas e seus efetivos junto à comunidade como forma de aprendizagem integradora.

25 Fev 2019 - 17:00h

Os primeiros debates desse início de ano legislativo já apontam que a harmonia com o executivo está à beira do abismo. Nos corredores da Câmara de Vereadores de Brumado, muito se fala sobre a insatisfação de boa parte dos vereadores aliados diante do modo como estão sendo tratados ou cobrados pelo prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) e seu secretariado. Um dos principais causadores dessa quebra de harmonia, conforme apurado pelo site Achei Sudoeste, é a maneira áspera como o prefeito tem tratado os vereadores após os mesmos não votarem a favor do projeto de atualização do IPTU. Ao ser procurado para atender as indicações quanto a melhorias estruturais na cidade, o prefeito tem dito que o município está sem dinheiro e lança que a câmara vetou ao administrativo o aumento na arrecadação. “Ele está sendo vingativo”, é o que dizem alguns parlamentares, que ainda afirmam que o prefeito tenta manter as aparências de união da base, porém com um pé já fora do grupo. Os discursos têm sido mais acirrados no parlamento com as cobranças mais ácidas aos secretários administrativos, que, segundo esbravejam alguns vereadores, pouca importância estão dando as suas reivindicações ou indicações para tais melhorias ao bem da comunidade. Uma demonstração que tem ficado cada vez mais transparente é o posicionamento do vereador José da Silva Santos (Sem Partido), o Santinho, cogitado para assumir a liderança do prefeito na câmara. Em seus pronunciamentos, o mesmo cobra que não está se sentindo à vontade com o corpo administrativo, pedindo até mesmo a renovação no quadro, que, do seu ponto de vista, está desgastado. O cenário que se desenha é de uma debandada de bancada, o que enfraqueceria os planos da atual gestão e muito poderia influenciar para alternância de poder nas próximas eleições municipais.

25 Fev 2019 - 16:30h

Após 20 anos de magistério, o professor de História e Geografia, Paulo Rafael Procópio, de 62 anos, vai abandonar a profissão. A decisão não foi espontânea. Na sexta-feira (22), ele foi agredido por um aluno de 14 anos, na Escola Estadual Otacílio Sant’anna, no Parque Alto de Fátima, na cidade de Lins, no interior de São Paulo. Ao G1, Procópio revelou medo de continuar a exercer a profissão: “Estou horrorizado. A gente sempre ouvia falar em casos de violência dentro de salas de aula, mas confesso que nunca imaginei passar por isso. Já estava decepcionado com a falta de respeito dos alunos, mas essa agressão foi demais”. Ele recebeu seis pontos no rosto e dois no supercílio. “Tem muitos professores que, até pela questão financeira, continuam trabalhando após se aposentar. Mas agora vou me aposentar e procurar outra coisa pra fazer. Não quero mais dar aulas”, afirmou. Ainda conforme o G1, o professor contou que o aluno de 14 anos, de outra turma, tentou entrar na sala de aula para conversar com uma menina. Diante da negativa do professor, que desenvolvia uma atividade, o menor teria forçado a entrada, e foi novamente impedido. Segundo o boletim de ocorrência, o menino jogou um caderno no professor e o agrediu com vários socos. No mesmo dia, em outra escola da cidade, um professor e um cuidador também foram alvo de agressões de um aluno, de 12 anos. Segundo a Polícia Civil, os casos serão encaminhados para a Vara da Infância e Juventude.

25 Fev 2019 - 16:00h

Uma das principais temáticas debatidas pelos vereadores na sessão da última sexta-feira (22) foi o acidente ocorrido no início da semana, na Fazenda Gameleirinha, nas proximidades do distrito de Itaquaraí, em Brumado. No local, o pequeno Vítor Maciel, de três anos e meio, aluno de uma creche, foi atropelado por um ônibus escolar da frota municipal. De acordo com a família, o garoto teria sido atingido na lateral pelo ônibus ao tentar subir o mesmo. Os debates não fizeram juízo de valor sobre culpados, mas os vereadores foram unânimes em concordar que faltam monitores nos ônibus para auxiliar os motoristas a cuidar das crianças durante o trajeto. Diante disso, a vereadora Ilka Abreu (PR) apresentou um projeto para suprir a carência cobrando a implantação de monitores no transporte escolar público de Brumado. Para o parlamento, a presença de monitores poderia ter evitado o acidente.

25 Fev 2019 - 15:30h

Uma bebê de 8 meses foi socorrida por policiais militares rodoviários após se afogar em um balde, na cidade de Camaçari, região metropolitana de Salvador. O atendimento ocorreu no Batalhão Rodoviário (BPRv) do distrito de Arembepe. Os pais da menina procuraram o posto porque a família é de Minas Gerais e não conhecia a região. De acordo com a Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), a bebê chegou no local desfalecida e com a face roxeada. A menina tinha se afogado na casa onde a família, que passa férias na Bahia, estava, no distrito de Monte Gordo. Os pais levaram a garota ao batalhão de carro. Não há detalhes de como ocorreu o afogamento. Ao chegar na unidade, a menina recebeu primeiros socorros de três soldados, identificados como Robson Azevedo, Francisco Santa Rita e Fábio Sena. Em seguida, a família foi levada para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Arembepe. Segundo o G1, após ser atendida na unidade, a bebê foi transferida para o Hospital Geral de Camaçari (HGC), onde recebeu mais cuidados médicos e, conforme a SSP, já está fora de perigo. “Graças a Deus e ao trabalho de nossos policiais conseguimos reanimá-la e estabilizá-la até que chegasse a UPA. O pai da menina está lá no hospital com ela, que está fazendo alguns exames, e deixamos uma viatura de prontidão para apoiá-los”, explicou o tenente Rafael Nabuco, comandante do 2º Pelotão da 1ª Companhia.

25 Fev 2019 - 15:00h

Na sexta-feira (22), a partir de denúncia anônima, a polícia se deslocou até o distrito de Brejinho das Ametistas, na zona rural de Caetité, a 100 km de Brumado, onde dois elementos estariam armados com intenção de praticar roubos na região. Segundo informou a polícia ao site Achei Sudoeste, em uma estrada vicinal próximo à ponte da ferrovia, foram encontrados os indivíduos com uma motocicleta. Durante a abordagem, foi encontrado com os elementos um revólver calibre 32, sem numeração, e ainda uma pequena quantidade de drogas. Ambos, identificados como Dermeval Brito de Aguiar, vulgo “Kichute”, e Caique Xavier Ribeiro, bem como todos os objetos encontrados com os mesmos, foram apresentados na delegacia.

25 Fev 2019 - 14:30h

Um evento realizado na sede da União dos Municípios da Bahia (UPB) orientou gestores sobre a administração da saúde. Itens como contratação de organizações sociais, Oscip e cooperativas, fizeram parte do UPB Debate cujo tema foi “Terceirização e Contratação dos Serviços de Saúde”. Participaram do evento gestores, representantes dos órgãos de controle, do Conselho Estadual de Secretários Municipais de Saúde (Cosems-BA) e a assessoria jurídica da UPB. “O município, lá na ponta, sente a necessidade deste auxílio. Tivemos mais de 400 inscritos, o que demonstra a importância em tratar esse tema, esclarecer dúvidas e buscar soluções no fortalecimento do municipalismo”, disse o superintendente da UPB, Leornardo Minho, na abertura do debate. Na mesa, a prefeita de Itaparica, Marlylda Barbuda, aconselhou que os gestores “se apoiem na UPB, buscando o atendimento da legalidade para que lá na frente não sejamos punidos”. De acordo com o Bahia Notícias, já a presidente do Conselho Estadual de Secretários Municipais de Saúde (Cosems-BA), Stela Souza declarou que o evento é “um passo extremamente importante para esclarecer essa resolução do TCM sobre terceirização, que deixou vago algumas questões”. Ao logo das palestras, a plateia tomou conhecimento sobre o modelo de contratação do terceiro setor, a necessidade de legislação municipal, chamamento público, concurso, credenciamento de entidades e aspectos relevantes da Instrução Normativa 02 e 03/2018 do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM-BA).

25 Fev 2019 - 13:05h

Arthur Caculé, atacante do Vitória da Conquista, ganhou destaque em rede nacional durante o programa Fantástico, da Rede Globo, neste domingo (24), ao marcar três gols na vitória por 3x1 sobre o Fluminense de Feira de Santana, em partida válida pelo Campeonato Baiano de Futebol 2019. O apresentador do quadro, Tadeu Schmidt, teceu elogios ao único artilheiro musical do domingo. Arthur ofereceu a música ao seu pai, o prefeito de Caculé, José Roberto Neves (DEM), o Beto Maradona. A exibição repercutiu nas redes sociais com muitas curtidas e compartilhamentos.

25 Fev 2019 - 12:00h

Na última semana, ventos fortes provocaram a queda do sinal de transmissão de TV na cidade de Rio de Contas, a 78 km de Brumado. A ventania derrubou a torre responsável pelo sinal da TV Sudoeste e da TVE, que permanece interrompido na cidade. De acordo com a Rio de Contas FM, técnicos já estão trabalhando para reestabelecer o sinal. Nas redes sociais, os moradores da cidade e região pedem providências e aguardam pela solução imediata do problema.

25 Fev 2019 - 11:30h

O Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), na quarta-feira (20), o concedeu provimento ao pedido de reconsideração formulado pela presidente da Câmara de Carinhanha, Evania da Silva Neves (DEM), a Evania de Jadinha, e emitiu novo decisório reduzindo a multa imposta de R$1.500,00 para R$1 mil. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, o relator do parecer, conselheiro Raimundo Moreira, manteve a aprovação com ressalvas das contas relativas a 2017. Na reconsideração, a gestora comprovou o cumprimento do disposto no art. 48-A da Lei Complementar nº 101/00, que trata da transparência pública e descaracterizou a irregularidade sobre despesas efetivamente pagas com pessoal, decorrentes de contratação de pessoa física ou terceirização de mão de obra através de sociedades e empresas para consultoria ou atividades permanentes e pertinentes ao funcionamento da administração pública.

25 Fev 2019 - 11:00h

Uma guarnição da 46ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) atendeu a uma ocorrência de agressão na última sexta-feira (22), no Povoado de Barrinha, em Livramento de Nossa Senhora, a 68 km de Brumado. No local, os policiais constataram que uma jovem estava sendo agredida pelo próprio pai, que foi preso. Segundo informações da polícia, o acusado bateu na filha durante uma confusão familiar. A vítima foi conduzida à Unidade de Pronto Atendimento e o acusado para Delegacia Territorial, onde foi lavrado o flagrante de violência doméstica. Ele permanece à disposição da justiça.

25 Fev 2019 - 10:30h

O câncer de vesícula afeta a vesícula biliar, um órgão pequeno ligado ao lado direito do fígado. Tem em média de 7 a 10 cm de comprimento e é nela que fica armazenada a bile, substância produzida pelo fígado que ajuda a digerir a gordura que consumimos pela alimentação. Quando a vesícula é afetada por alguma condição, problemas intestinais, cólicas e intolerâncias alimentares começam a surgir. Outros sintomas são dores abdominais no lado direito do abdômen, logo abaixo das costelas, inchaço, enjoos e vômitos frequentes, peles e olhos amarelados, perda de peso, falta de apetite e febre. Os exames de imagem são extremamente úteis na determinação da doença e estágios, possibilitando um diagnóstico preciso e o estadiamento da doença. No caso do câncer de vesícula biliar o exame é ainda mais importante por ser essa doença bastante silenciosa e de difícil diagnóstico. Assim como na maioria dos cânceres a chance de cura total é maior quando menos avançado o estágio. A prevenção é fundamental, cuide de sua saúde, visite o médico regularmente. Agende sua consulta. A prevenção é a melhor forma de cuidar da sua saúde! Para maiores informações, ligue: (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 / (77) 99180-9496 / (77) 3441-4500 / (77) 99989-6868.

25 Fev 2019 - 10:00h

Na sessão da última quinta-feira (21), o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) determinou que os ex-prefeitos de Ibiassucê, Heliton Alves Cardoso (MDB), o Tom, e Manoel Adelino de Andrade (PT), o Neto, restituam aos cofres municipais, com recursos pessoais, as quantias de R$737,98 e R$ 1.200,15, respectivamente. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, o débito é relativo a omissão dos gestores na cobrança de multa aplicada pelo TCM, o que acarretou na sua prescrição. De acordo com o relator do processo, conselheiro Fernando Vita, os gestores não adotaram medidas administrativas ou judiciais de modo a promover a cobrança da multa imputada pelo TCM a Fernando Rebouças Prates, em razão de irregularidades constatadas no processo n° 06287-04, antes de vencido o prazo prescricional – o que caracteriza renúncia ilegal de receita, e por conseguinte, dano ao erário municipal. Cabe recurso da decisão.

25 Fev 2019 - 09:30h

Quer dar um toque de elegância e sofisticação ao seu ambiente? Conheça os vasos e pedras decorativas da Brumas, loja localizada na Avenida Centenário, 317, no Bairro Novo Brumado. Além dos vasos e pedras, a loja trabalha com revestimento de parede para áreas internas e externas, gesso 3D, PVC 3D e pedra natural. Para agendar um horário para conhecer as peças, basta ligar para o telefone (77) 99828-8085. Na Brumas, você vai encontrar a inspiração que faltava para decorar os mais diversos ambientes.

25 Fev 2019 - 09:00h

Nesta segunda-feira (25), o governador Rui Costa (PT) viaja para o município de Rio do Antônio, a 66 km de Brumado, onde, às 10h, inaugura unidade escolar com oito salas de aula no distrito de Ibitira. No local, Rui também anuncia a licitação para pavimentação no trecho de acesso ao distrito de Ibitira, no entroncamento da BR-030, que dá acesso à escola que será inaugurada, e autoriza a Secretaria de Desenvolvimento Rural a celebrar convênio no âmbito do projeto Bahia Produtiva, relativo ao Edital de Qualificação de Agroindústrias.

25 Fev 2019 - 08:30h

Quer cuidar do seu sorriso e ter dentes saudáveis e bonitos? O Consultório Odontológico Dentes Claros dispõe de equipamentos modernos e materiais de alta qualidade para lhe proporcionar o melhor tratamento especializado. Entre os procedimentos realizados na Dentes Claros, estão: clareamento dental, estética, limpeza, restauração, cirurgia, prótese dentária, raio-x, botox, tratamento de canal, além de aparelhos fixos e removíveis. Atendimento em crianças e adultos. Marque agora mesmo uma avaliação pelos telefones: (77) 3441-0099 ou (77) 99829-6326 e agende o seu atendimento. O consultório fica localizado na Rua Coronel Tibério Meira, 126-A, 1º Andar, em Brumado. Fernanda Cardoso - CRO-BA 12.430 é a dentista responsável.  Consultório odontológico Dentes Claros, seu sorriso faz a diferença!

25 Fev 2019 - 08:00h

Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o comandante da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), Major Cabral, disse que 16 policiais formados na nova turma da Polícia Militar foram designados para atuar na companhia brumadense. Segundo o comandante, muitos policiais pediram transferência para seus municípios de origem e, para suprir essa demanda, os 16 soldados chegam para reforçar o trabalho da 34ª CIPM, em Brumado. “O bom dessa permuta é que são filhos da terra que estão retornando formados para Brumado, onde, de qualquer forma, teremos uma reserva tática. Ou seja, em uma situação de ocorrência de grande monta, teremos policiais que moram na cidade e estarão prontos para o serviço, mesmo que estejam na folga”, afirmou. O comandante ainda adiantou que a 34ª CIPM reforçará a segurança durante o carnaval na cidade de Rio de Contas.

25 Fev 2019 - 07:00h

Os municípios baianos de Caetité, Ibiassucê, Tanhaçu, Maetinga, Rio de Contas, Aracatu, Livramento de Nossa Senhora e Malhada de Pedras receberam nota “C”, no levantamento da Secretaria do Tesouro Nacional (STN). A situação é ainda pior em Lagoa Real, cuja a nota foi “D”. Localizadas no sudoeste baiano, as referidas prefeituras foram consideradas como incapazes de honrar dívidas e estão proibidas de receber garantias da União para contratação de empréstimos. De acordo com a tabela sobre Capacidade de Pagamento (Capag), os municípios são considerados más pagadores. O objetivo da Capag, é permitir que a proposta, elaborada pelo Tesouro em parceria com o Banco Mundial, seja avaliada pela sociedade, de forma que todos possam contribuir para seu aperfeiçoamento.

25 Fev 2019 - 00:00h

Jânio Ramos de Andrade, 35 anos, está sendo procurado pela polícia acusado de sequestrar a própria filha, uma criança de 11 meses. O sequestro teria acontecido na última quarta-feira (20), na cidade de Ibiassucê, a 79 km de Brumado. Segundo familiares, Jânio teria invadido a casa da ex-mulher acompanhado de mais quatro pessoas e levado a criança à força. Há cerca de 15 dias, Jânio procurou a ex-mulher tentando reatar o relacionamento que havia terminado há dois meses. Ela teria recusado se reaproximar do rapaz e ele, que é natural de Ibiassucê, voltou para São Paulo, onde mora atualmente. Após o fato, a família registrou queixa por sequestro na delegacia da cidade e a polícia segue nas buscas de informações que possam levar ao paradeiro de Jânio. Qualquer informação pode ser dada pelos números: (77) 99192-7613 ou 99200-4335.