Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
02/2019
fechar

Brumado: Baiana do Acarajé perde maioria dos móveis após enxurrada da chuva invadir sua casa Foto: Luís Cláudio Leite/Achei Sudoeste

A Rua Ruy Barbosa, no Bairro Dr. Juracy, em Brumado, também foi bastante afetada pela tempestade que caiu na cidade, na madrugada desta segunda-feira (18). Na localidade, várias residências foram invadidas pela água. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, a Baiana de Acarajé Evanilde Rosa contou que passou momentos de pânico com a água invadindo a sua casa. Segundo ela, uma obra que está sendo realizada pela prefeitura impediu o escoamento da rua, que se acumulou na via. Há 28 anos, a Baiana mora na localidade e isso nunca tinha acontecido. Rosa culpa a obra da prefeitura pelos incontáveis prejuízos dos moradores. “Uma obra mal feita, sem drenagem de água. Eles querem aterrar uma coisa que já era aterrada. A água deu nos peitos do meu filho. Foi muita água, um drama horrível. Minhas coisas estão todas acabadas, está tudo destruído. Não imagino o que será da minha vida”, relatou. Até o momento, ninguém da prefeitura ou da Defesa Civil compareceu à localidade para registrar os danos.

Receita Federal alerta para golpe via e-mail com mensagem falsa

A Receita Federal alertou que está circulando um e-mail falso no nome da instituição, dizendo que o usuário está em malha fiscal – quando é detectada alguma movimentação estranha na declaração de renda. A mensagem ainda indica um link que supostamente levaria a um relatório do Imposto de Renda de 2018. Em nota, a instituição disse que “não e-mails para informar se o contribuinte está ou não em malha fiscal. Tampouco autoriza outras instituições a enviarem e-mails em seu nome”. Segundo a Receita, as mensagens devem ser apagadas, pois podem conter conteúdo malicioso. Além disso, o usuário corre o risco de ter seus dados pessoais roubados, já que no e-mail existe a opção “entregar documentação”. O contribuinte pode verificar se sua declaração está na malha através do Extrato de Processamento da DIRPF no site da Receita Federal. Para acessar o extrato da declaração, é necessário utilizar o código de acesso gerado na própria página da Receita Federal ou certificado digital, espécie de CPF, emitido por autoridade habilitada. Na seção “Pendências de malha” do extrato, é possível identificar se a declaração está retida em malha fiscal ou se há alguma outra pendência que possa ser regularizada por ele mesmo. A Receita divulgará até o fim de fevereiro o calendário do IR 2019 bem como os limites de isenção e as faixas de renda tributáveis. Uma novidade, no entanto, já foi anunciada: para fazer a declaração este ano é preciso informar o CPF de todos os dependentes, independente da idade. No ano passado, a obrigatoriedade era apenas para maiores de 8 anos.

Advogados se reúnem no TJ-BA para cobrar a nomeação de um juiz titular para a Comarca de Caculé Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na última segunda-feira (18), um grupo de advogados da cidade de Caculé, que representa a categoria, se reuniu em Salvador com membros da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) para reforçarem as cobranças da nomeação de um juiz titular para a comarca local. Segundo os advogados, a falta de um juiz titular traz inúmeros problemas para a sociedade, tal como o atraso no julgamento dos processos existentes, que passa dos 4.500 e os criminais chegam a pouco mais de 3.470. Os processos eleitoras estão na faixa dos 50.

Segunda Turma do STF nega recurso para libertar Eduardo Cunha Foto: Divulgação

Por unanimidade, a Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) negou o pedido feito pela defesa do ex-deputado federal Eduardo Cunha para revogar um dos mandados de prisão que foram emitidos contra ele. A decisão foi tomada por meio do plenário virtual, modalidade de julgamento online feita pelos ministros para julgar questões que tratam de temas com jurisprudência já consolidada. O período de votação foi encerrado na sexta-feira, 15. O mesmo pedido tinha sido negado individualmente pelo relator do caso, ministro Edson Fachin. Cunha está preso desde outubro de 2016 no Complexo Médico-Penal em Pinhais, região metropolitana de Curitiba, em função das investigações das operações Lava Jato e Sépsis, da Polícia Federal (PF), que investigaram pagamento de propina para liberação de verbas do Fundo de Investimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FI-FGTS). Em junho de 2018, quando a sentença foi proferida, o juiz Vallisney Souza Oliveira, da 10ª Vara Federal em Brasília, afirmou que Eduardo Cunha tinha pleno conhecimento da ilicitude dos desvios de recursos e do recebimento de propina. De acordo com a Veja, pela acusação, o ex-parlamentar foi condenado a 24 anos e dez meses de prisão, em regime fechado, pelo crime de corrupção. Antes da decisão, Cunha já estava preso, por determinação do ex-juiz Sérgio Moro, após ter sido condenado em outro processo da Lava Jato a 15 anos de prisão por recebimento de propina em um contrato da Petrobras para exploração de petróleo em Benin, na África.

Brumado: Professores são convocados para paralisação nacional contra proposta de reforma da previdência

Em Brumado, a APLB está convocando os professores da rede estadual e municipal de ensino para a Rua Theodoro Sampaio, em frente ao INSS, na próxima quarta-feira (20), para participarem de uma mobilização. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Vanuza Lobo, presidente da APLB- Brumado, disse que o movimento é um protesto contra a reforma da previdência proposta pelo Governo, bem como contra as medidas já tomadas pelo governador Rui Costa com relação aos servidores públicos do estado. “É uma mobilização nacional em que a gente convoca todos os trabalhadores em educação pra mostrar a nossa indignação e a não aceitação dessa pauta”, destacou. Para Lobo, o servidor será prejudicado com a reforma e o atual governo não tem respeitado o direito trabalhista. “Essa reforma da previdência é nefasta. Ela vem pra acabar com o trabalhador público, vendendo uma imagem do servidor público totalmente errada. O servidor está sendo visto como vilão da previdência e não é. Nós não temos culpa do rombo da previdência”, completou. Na pauta do movimento para os servidores da rede estadual de ensino está a falta do reajuste linear para a categoria, a falta do pagamento da URV e a atualização constitucional do menor salário base para o salário mínimo. Segundo a presidente, já se fala em greve dos professores da rede estadual, a qual pode acontecer após o feriado de carnaval.

Desembargador da Lava-Jato lança livro sobre corrupção Foto: Sylvio Sirangelo/TRF4

O Ministro do Superior Tribunal de Justiça, Néfi Cordeiro, o relator da Lava-Jato, no TRF-4, João Pedro Gebran Neto, o Delegado da Polícia Federal de Combate a Crimes Previdenciários, Rafael Fernandes Souza Dantas e a Procuradora da Fazenda Nacional em São Paulo/SP, Regina Tamami Hirose, estão entre os autores de um livro inédito que fala sobre os desafios e os avanços na prevenção e combate à corrupção nos últimos 30 anos. De acordo com a Veja, com 27 artigos, o livro “Carreiras Típicas de Estado” contempla experiências e conhecimentos técnicos de agentes e servidores públicos, que traçaram um panorama sobre os avanços que aconteceram na prevenção e combate à corrupção nos últimos 30 anos. O livro será lançado no próximo dia 20/02, no Espaço Cultural do STJ. A obra é coordenada por Regina Hirose e recebeu a contribuição de agentes e servidores públicos que integram carreiras típicas de Estado.

Filhote de porco hermafrodita chama a atenção na zona rural de Paramirim Foto: Irene Silva

Na comunidade de Cacimbas, na zona rural de Paramirim, a 129 km de Brumado, um filhote de porco tem chamado a atenção dos moradores. Isso porque o animal é hermafrodita e, portanto, nasceu com os órgãos masculino e feminino. Ele tem cerca de dois meses e nasceu na propriedade de Irene Silva. Segundos especialistas, casos assim ocorrem, normalmente, quando os pais do animal têm algum grau de parentesco ou devido a uma anomalia genética.

Rio de Janeiro: Mulher é espancada por 4 horas durante primeiro encontro Foto: Reprodução/Instagram

As imagens das paredes repletas de sangue e do apartamento completamente revirado dão a dimensão da violência sofrida pela empresária Elaine Caparróz, de 55 anos. Ela foi espancada durante quatro horas pelo advogado Vinícius Batista Serra, de 27 anos, com quem havia se encontrado pela primeira vez na noite de sábado, 16. O agressor foi preso em flagrante, depois que os vizinhos ouviram pedidos de socorro e chamaram a polícia. De acordo com o relato de Elaine para o irmão Rogério Peres Caparróz, ela e Vinícius se conheceram em uma rede social e estavam conversando há oito meses. O primeiro encontro dos dois foi no sábado, quando a moça o convidou para jantar em seu apartamento, na Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. “Eles já conversavam há oito meses, ela o acompanhava na rede social, tinha amigos em comum, se sentiu à vontade para encontrá-lo. Comprou queijos e vinhos para recebê-lo e conversarem”, contou Rogério. De acordo com a Veja, como foi ficando tarde, Vinícius pediu para dormir no apartamento da empresária, a abraçou e pediu que ela dormisse com a cabeça em seu peito. “Ela estava há um ano sem ninguém, achou que seria a chance de estar com um cara legal”. Elaine acordou sendo agredida violentamente. A sessão de tortura durou cerca de quatro horas, segundo o irmão da vítima. “Ela gritava: ‘Para, para pelo amor de Deus’, mas ele continuava batendo, xingando, mordendo, esmurrando-a”. Os gritos de Elaine acabaram chamando a atenção de vizinhos e dos porteiros. Quando conseguiram entrar no apartamento, encontraram a mulher desacordada. Vinícius tentou escapar, mas foi detido na portaria. A polícia chegou em seguida e o prendeu em flagrante. A empresária está internada em estado grave na UTI do Hospital Casa de Portugal, no centro do Rio, e terá ainda que passar por cirurgias reparadoras por causa de fraturas graves, trauma de pulmão e dos rins.

Brumado: Suplente, Girson Ledo é empossado vereador Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Pela terceira vez, o suplente Girson Ledo (PSDB) foi empossado como vereador na Câmara Municipal de Brumado. Desta vez, no entanto, Ledo deve continuar no cargo até o final do mandato, tendo em vista que um laudo psiquiátrico enviado à mesa diretora do legislativo atesta a impossibilidade de Eduardo Cunha Vasconcelos (PSDB) retornar às suas funções parlamentares diante do seu tratamento para se livrar da dependência química a psicoativos. A posse de Girson Ledo aconteceu na abertura da sessão legislativa da última sexta-feira (15). Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Ledo reafirmou que não se classifica nem como oposição e nem situação. “Minha representação eu devo à comunidade brumadense que me elegeu, assim sendo, se precisar, vou cobrar do prefeito e seu corpo administrativo os anseios da nossa comunidade. Se o prefeito encaminhar projetos que eu julgue serem benéficos para o nosso município, vou aprovar. Vou me atentar aos dois lados, pois o papel do vereador, além de fiscalizar, é ser um elo, ou ponte, entre a comunidade e o executivo”, pontuou.

Raios atingem estação de comunicações afetando sinais de TV, telefonia e deixa rádio fora do ar em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Raios acabaram atingindo as redes de comunicação localizadas na Serra das Éguas, afetando os sinais de TV, telefonia móvel, internet e tirando do ar a Rádio Alternativa FM 97,9 na cidade de Brumado. O site Achei Sudoeste colheu informações junto à direção da emissora de que as descargas elétricas naturais atingiram a rede elétrica das antenas de transmissão e retransmissão, desarmando os transformadores. No caso dos demais meios de comunicação, geradores foram instalados para restabelecer o sinal dos transmissores. Uma equipe técnica da Coelba foi deslocada para reparar os danos e normalizar os serviços afetados, mas ainda não há previsão para o retorno da rádio ao ar.

MEC quer saber quantas adolescentes em idade escolar engravidaram Foto: Ana Nascimento/MDS

O Ministério da Educação (MEC) apura quantos casos de gravidez na adolescência foram registrados por estudantes em 2018. Escolas públicas e privadas do país terão até o dia 15 de abril para preencher o “questionário sobre quantidade de casos de gravidez em adolescentes escolares”, disponível desde a última quinta (14). Responsável pelo questionário, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) explica que as escolas devem considerar os casos de gravidez em adolescentes na faixa etária de 10 a 19 anos de idade identificados no ano passado. Não haverá necessidade, no entanto, de identificar a jovem. Segundo informações da Agência Brasil, o trabalho faz parte do programa Saúde na Escola, que foi desenvolvido pelo MEC e pelo Ministério da Saúde. O objetivo é trabalhar em ações conjuntas para reduzir o número de casos de gravidez na adolescência, além de garantir o cuidado integral às adolescentes grávidas.

Prefeitura decreta situação de emergência após chuva causar estragos em Conquista Foto: Divulgação

A prefeitura de Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado, decretou situação de emergência após o município ser atingido por um temporal neste domingo (18). Segundo o G1, o decreto foi anunciado após a prefeitura avaliar os estragos causados pela chuva. O temporal deixou várias ruas alagadas e arrastou carros. A Defesa Civil informou que em menos de 30 minutos, os pluviômetros registraram 29 milímetros. A Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) apontou que choveu em torno de 82,5 milímetros. Ainda de acordo com a Defesa Civil, não havia previsão de chuva na cidade para esse mês. Entre os locais afetados pela chuva, estão os bairros Santa Cecília, Flamengo e Boa Vista, além das avenidas Luís Eduardo Magalhães e Siqueira Campos.

Representantes de instituições financeiras consultados pelo Banco Central reduziram a projeção para o crescimento da economia, neste ano. A expectativa do mercado é que o Produto Interno Bruto (PIB) – a soma de todos os bens e serviços produzidos no país – fique em 2,48%, segundo dados do Boletim Focus, divulgado nesta segunda-feira, 16. Na semana passada, os economistas previam o PIB fosse de 2,50% ao fim de 2019. Para o próximo ano, a expectativa subiu de 2,50% para 2,58%. Em 2021 e 2022, a projeção segue em 2,50%. Essas são as previsões de instituições financeiras consultadas pelo BC todas as semanas sobre os principais indicadores econômicos. Os outros índices permaneceram estáveis. Para a inflação, os economistas mantiveram a previsão de 3,87% para o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) ao final de 2019. A previsão do mercado segue abaixo da meta de inflação fixada para este ano, de 4,25%, fixada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN). A meta tem um intervalo de tolerância que vai de 2,75% a 5,75%. O mercado também manteve em 6,5% ao ano a previsão para a Selic, taxa básica de juros na economia. A taxa é a mesma vigente atualmente, menor patamar da história. De acordo com a Veja, para o câmbio, os analistas consultados pelo BC mantém a previsão que o dólar termine o ano cotado a 3,70 reais.

Governo do Estado reconhece situação de emergência por conta da seca no município de Mirante Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Por meio de decreto publicado no Diário Oficial do Estado, no último sábado (16), o Governo do Estado reconheceu a situação de emergência no município de Mirante, na região sudoeste da Bahia. A vigência da situação de emergência é de 180 dias. Com o decreto, os municípios podem solicitar auxílio complementar a fim de implementar medidas de recuperação da região. Segundo dados divulgados pela Superintendência de Proteção e Defesa Civil do Estado (Sudec), 180 entre as 417 cidades baianas têm decretos de emergência vigentes. Outros cinco pedidos estão em análise. No decreto publicado no Diário Oficial do município, o prefeito Lúcio Meira (PT) afirma que a seca atinge o município nos últimos oito anos, “com índice pluviométrico baixo, ausência de água potável para o consumo humano e também para a produção”.

O número de mortos identificados após o rompimento da barragem da Vale em Brumadinho chegou a 169, informou a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil. As autoridades informaram também que continuam os trabalhos de busca de 141 pessoas que permanecem desaparecidas após a tragédia. Embora os trabalhos de resgate estejam cada vez mais difíceis pelas condições do terreno, as autoridades descartaram o fim das buscas e anunciaram que continuarão as operações durante o tempo que for necessário e enquanto for possível. O desastre ocorreu no dia 25 de janeiro, quando a Barragem 1 da Mina do Córrego do Feijão se rompeu e provocou uma espécie de avalanche de lama, que soterrou as instalações da própria Vale, além de imóveis residenciais e comerciais e propriedades rurais de terceiros. De acordo com a Veja, agora, 24 dias depois da tragédia, a equipe de resgate continua com os trabalhos de busca com maquinaria especializada, como grandes escavadeiras que ajudam a remover o lodo das regiões nas quais a lama chegou a 20 metros de altura.

Serra do Ramalho: Prefeito nomeia mãe como secretária de Assistência Social

Após demitir todos os secretários municipais alegando dificuldades financeiras, o prefeito de Serra do Ramalho, Ítalo Rodrigo Anunciação Silva (PSD), nomeou para a Secretaria de Assistência Social sua mãe, Maria de Fátima Anunciação Silva. De acordo com o Folha do Vale, a nomeação foi publicada através do Decreto nº 022, de 11 de fevereiro. Apesar de ser um ato polêmico, a nomeação não chega a ser inconstitucional. Isso porque a Súmula Vinculante 13, do Superior Tribunal Federal (STF), considera violação da Constituição Federal a nomeação de cônjuge, companheiro ou parente até o terceiro grau para cargos de comissão. Mas não exclui a possibilidade de nomeação para o secretariado municipal ou estadual.

O governo federal determinou a eliminação de todas as barragens do tipo “alteamento a montante”, como as que romperam em Brumadinho e Mariana, em Minas Gerais. A resolução foi publicada pelo Ministério de Minas e Energia nesta segunda-feira, 18, no Diário Oficial da União. Segundo o texto, as barragens a montante ou método desconhecido que estão desativadas deverão ser eliminadas até 15 de agosto de 2021 e as que estão em funcionamento, até 15 de agosto de 2023. A ruptura da barragem da Vale em Brumadinho, em 25 de janeiro, deixou ao menos 169 mortos, segundo a Defesa Civil de Minas Gerais. Outras 141 pessoas ainda estão desaparecidas. Em Mariana, dezenove pessoas morreram em 2016 em um acidente semelhante. Há hoje 84 barragens no modelo denominado a montante em funcionamento no país, das quais 43 são classificadas de “alto dano potencial”: quando há risco de rompimento com ameaça a vidas e prejuízos econômicos e ambientais. Porém, no total são 218 barragens classificadas como de “alto dano potencial associado”. A resolução determina ainda que as empresas responsáveis por barragens de mineração ficam proibidas de manter e construir qualquer instalação de obra ou serviço da empresa na zona de autossalvamento da barragem. No caso da barragem da Vale, o refeitório dos funcionários da empresa estava próximo à barragem. De acordo com a Veja, a zona de autossalvamento é a região que está a 10 quilômetros das barragens ou que pode ser atingida por eventual inundação em até 30 minutos. As instalações, obras e serviços deverão ser descomissionadas até 15 de agosto de 2019. Essa determinação vale para as barragens de mineração independente do método construtivo adotado.

Brumado e Malhada de Pedras estão com abastecimento afetados em comunidades rurais Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) informa que, para possibilitar a realização de manutenção emergencial para correção de quebramento na adutora de água tratada de Malhada de Pedras, o fornecimento de água estará afetado nesta segunda (18) nas localidades rurais de Vila Presidente Vargas, Campo Seco 1 e 2, Campo Seco Velho, Barrinha, Jurema, Passagem de Pedra, Espinheiro, Cachoeira, Canudos, Tocassu, Lagoa Redonda, Queimada Grande, Arrastapé, Arrecifinho, Boa Vista, Fundão e Lagoa do Julião, em Brumado e na cidade de Malhada de Pedras.  O abastecimento será retomado gradativamente no final da tarde, após a conclusão dos trabalhos. Os moradores que possuem reservatório com capacidade de armazenamento suficiente para o atendimento das necessidades diárias não sentirão os efeitos da interrupção. Neste período, a Embasa recomenda que os moradores mantenham a economia, consumindo de forma racional a água armazenada nos reservatórios domiciliares.

Bebê entra em coma alcoólico após beber cachaça com refrigerante Foto: Clóves Neto/Liberdade News

Um homem de 26 anos foi preso em flagrante, no município de Mucuri, sul da Bahia, suspeito de dar doses de cachaça misturada com refrigerante ao filho de 1 ano. Segundo informações do delegado Charlton Bertolini, que investiga o caso, o bebê sofreu coma alcoólico. O hospital para onde o menino foi levado não divulgou o estado de saúde dele. Conforme o delegado, a mãe do menino, que não teve a identidade revelada, contou em depoimento que o pai da criança, Gleciano de Souza Santos, deu ao bebê algumas doses de cachaça misturada com refrigerante. Ela ainda afirmou que o filho foi encontrado desmaiado na cama. O suspeito nega a versão e disse que a criança ingeriu a bebida sem ele ver. Segundo o G1, a criança foi socorrida desacordada por policiais militares e levada para a Unidade Municipal Materno Infantil (Ummi) de Teixeira de Freitas, onde permanece internada. Ainda segundo o delegado Charlton Bertolini, o pai do bebê foi levado para a sede da 8ª Coordenadoria Regional do Interior (Coorpin/Teixeira de Freitas). O delegado disse que já tomou depoimento dos policiais, conselheiro tutelar, mãe da criança e Gleiciano. O suspeito foi autuado em flagrante por fornecer bebida alcoólica para crianças ou adolescentes.

Temporal invade casas, deixa família desabrigada e expõe falhas estruturais nas ruas de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Um temporal caiu sobre a cidade de Brumado, durante toda a madrugada desta segunda-feira (18). A água invadiu casas e deixou várias ruas esburacadas no município. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Cristiane Amorim, moradora do Caminho 30, no Bairro São José, disse que acordou assustada com a movimentação dos vizinhos tentando conter a água, que invadiu as residências e destruiu móveis e eletrodomésticos.

Temporal invade casas, deixa família desabrigada e expõe falhas estruturais nas ruas de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

No mesmo local, o morador Vânios Santos teve a casa invadida pela água e perdeu tudo. “Peguei minha filha de 3 anos nos ombros porque estava com água na cintura. A força da água arrancou o portão. A água praticamente invadiu o meu carro, que deu perda total. Estamos aqui à mercê, precisando de ajuda”, contou.

Temporal invade casas, deixa família desabrigada e expõe falhas estruturais nas ruas de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O morador disse que, por conta de uma obra da prefeitura na localidade, a água não tem para onde escoar na região, se concentrando na via e, especialmente, na sua casa. Ele teria de ser realocado, mas até agora a mudança não foi feita. À reportagem, Vânios relatou que os prejuízos são incontáveis, visto que o estoque da sua esposa, que trabalha com confecção de tiaras, foi perdido. “Infelizmente, a gente vai ter que correr atrás de novo. Vamos ter que recomeçar do zero”, completou.

Temporal invade casas, deixa família desabrigada e expõe falhas estruturais nas ruas de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O morador está desempregado e questiona os responsáveis pela obra onde irá dormir com a família nesta noite, já que a falha estrutural na execução da obra fez com que ele perdesse tudo no temporal. Também residente na via, o morador Carlos Henrique teve a sua casa atingida, assim como outros ao longo da rua. De acordo com a captação pluviométrica, foram 90 mm de precipitação só na madrugada.

Incêndio atinge pátio da prefeitura de Porto Seguro e danifica veículos Foto: Na Mídia News

Um incêndio de grandes proporções ocorrido na noite de domingo (17), no pátio da prefeitura de Porto Seguro, cidade do extremo sul da Bahia, atingiu diversos veículos que estavam no local. Não houve feridos. Entre os carros danificados pelas chamas estão veículos da administração municipal e automóveis apreendidos na cidade. Ainda não há informações sobre a quantidade de carros atingidos pelo fogo. De acordo com o G1, o Corpo de Bombeiros foi acionado e controlou as chamas. A prefeitura informou que registrou o caso na polícia, para que as causas do incêndio sejam apuradas. Em nota, a prefeitura de Porto Seguro informou que moradores do bairro Fontana constataram incêndio no pátio de garagem da sede da administração municipal, no começo da noite de domingo, e informaram aos vigilantes do local. A Secretaria Municipal de Serviços Públicos e Trânsito, órgão responsável pelo pátio, foi avisada da ocorrência pelos vigilantes e acionou os bombeiros. O secretário da pasta, Fábio Costa, informou que tomou providências de registrar boletim policial de ocorrência para que as causas do incêndio sejam apuradas com a devida perícia.

Mulher que perdeu gêmeos em Bom Jesus da Lapa morre no Hospital de Brumado Foto: Arquivo Familiar

A revendedora de roupas, Isabel Bonfim, mais conhecida como Bel, 43 anos, morreu no último domingo (17), no Hospital Professor Magalhães Neto, em Brumado. Isabel teria perdido os filhos gêmeos na cidade de Bom Jesus da Lapa, na região oeste da Bahia. Bonfim estava internada na unidade hospital na capital do minério desde o último dia 08 de fevereiro. De acordo com o Bom Jesus da Lapa Notícias, ela entrou em trabalho de parto na maternidade Carmela Dutra, na cidade de Bom Jesus da Lapa, no dia 7 de fevereiro, e perdeu os dois bebês. Um dos bebês já nasceu morto, e o outro morreu em seguida, por ter aspirado mecônio. Isabel foi levada para o Hospital Carmela Dutra, onde os médicos fizeram a histerectomia (remoção do útero), e a intubaram, porque os rins não estavam funcionando. Ela foi transferida para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI), no Hospital Regional de Brumado. Devido ao fato de Isabel ser querida, deixa a cidade de Bom Jesus da Lapa comovida. Visível nas diversas postagens compartilhadas nas redes sociais com palavras de homenagens e apoio aos familiares, lamentando o ocorrido.

Ginecologista e Obstetra Rosamaria  Caracas, amplia quadro da Clínica Mais Vida

Com a intenção de oferecer uma ampla gama de profissionais que possam atender às necessidades dos usuários dos serviços médicos prestados pela Clínica Mais Vida a direção acaba de firmar parceria com a médica Rosamaria Ribeiro Caracas, especialista em ginecologia e obstetrícia. A especialista destaca que as mulheres têm se preocupado cada vez mais em manterem uma vida saudável, portanto para que esse objetivo seja atingido é imprescindível a prevenção, ou seja, manter uma rotina de cuidados e visitas aos especialistas, garantindo desta forma a detecção de qualquer problema logo em seu estágio inicial. Uma grande preocupação tem sido a ocorrência de câncer de colo de útero e também a garantia do pré-natal para evitar intercorrência na gravidez, no parto ou no nascimento da criança. Com relação ao câncer de colo de útero a especialista salienta que a mulher deve tomar cuidados para evitar contrair doenças sexualmente transmissíveis, sendo ideal o uso de preservativo e a realização do exame de Papanicolau anualmente. Rosamaria orienta que é fundamental que as mulheres que desejam engravidar realizem os exames necessários para a garantia da sua saúde e do bebê. Agende sua consulta. A prevenção é a melhor forma de cuidar da sua saúde! Para maiores informações, ligue: (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 / (77) 99180-9496 / (77) 3441-4500 / (77) 99989-6868.

Operação Força Tática: PM intensifica patrulhamento durante às noites em Guanambi Foto: Divulgação/PM

Por determinação do comandante do 17º Batalhão de Polícia Militar (BPM), Tenente Coronel Arthur Mascarenhas, o patrulhamento nas noites da cidade de Guanambi, a 141 km de Brumado, foi intensificado, com a realização de abordagens em bares e ruas. A ação visa coibir a prática de delitos no município. Em decorrência da Operação Força Tática, na noite da última sexta-feira (15), diversas abordagens foram realizadas, mas nenhum fato criminoso foi registrado, proporcionando à população maior tranquilidade.

Na contramão de decisões do Supremo Tribunal Federal (STF), ex-governadores continuam pedindo aposentadorias vitalícias aos cofres estaduais ao deixarem seus cargos. A troca de comando nos estados em 2019 marcou uma nova temporada de concessão desse benefício, que chega a R$ 30 mil por mês. Por enquanto, quatro governadores entre 2015 e 2018 entraram para o grupo de beneficiados por pensões vitalícias, entre eles Beto Richa, que governo o Paraná, réu em quatro processos na Justiça e que foi preso em janeiro, mas depois foi liberado. A farra das aposentadorias foi noticiada pela primeira vez pelo jornal o Globo em 2011. Atualmente cerca de cem ex-governadores têm direito aos vencimentos até morrer. O STF já julgou como inconstitucional a pensão vitalícia e vem anulando, desde 2015, legislações estaduais que a autorizam. Os julgamentos são feitos estado por estado e há ainda ações à espera de decisão. Por isso as concessões continuam. Veja quem são os outros governadores que pediram o benefício.

Arquivo