Achei Sudoeste

BUSCA PELO ARQUIVO "03/2014"

30 Mar 2014 - 12:30h

Durante o velório do jovem universitário brumadense Charles Müller Silva dos Santos, vítima de latrocínio na noite da última sexta-feira (28), em frente à residência universitária da Universidade Federal da Bahia (UFBA), em Salvador, houve muita consternação e clamor por justiça. O corpo do estudante chegou a Brumado na noite de sábado (29), sendo velado na casa dos pais no Bairro Olhos D’água. O caixão seguiu para o Salão Paroquial da Igreja do Bom Jesus, onde familiares e amigos prestaram as últimas homenagens até a saída do corpo para o sepultamento no cemitério Jardim Santa Inês. Vários colegas e professores de Charles saíram da capital a fim de prestar condolências à família. O estudante cursava o último ano de Medicina Veterinária e estava de viagem marcada para visitar a família. 

Muito abalado, José Milton, tio da vítima, disse ao site Brumado Notícias que o sentimento é de muita dor e revolta. “Até quando vamos continuar deste jeito, vendo nossos jovens tendo suas vidas ceifadas por esses marginais que por coisas banais tiram toda a alegria das famílias? Queremos paz e justiça. Esperamos que a polícia e o estado deem logo uma resposta prendendo os autores desse crime para que seja feita a justiça do homem, pois a de Deus virá com certeza”, desabafou. A morte do jovem abalou toda a cidade, pois a família de comerciantes é muito popular no município. Alguns colegas de Charles disseram que irão realizar um novo manifesto em Salvador no local onde o estudante foi morto. No velório, o pai de Charles deu o último adeus ao filho debruçado no caixão. “Que Deus te conserve um bom lugar, meu filho, e que tenha paz em sua nova morada”.

29 Mar 2014 - 20:00h

Em sessão realizada na última quinta-feira (27), o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) votou pelo provimento parcial ao pedido de reconsideração do prefeito de Rio de Contas, Márcio de Oliveira Farias, relativo às contas de 2012. O relator do parecer, Conselheiro Fernando Vita, emitiu novo parecer, aprovando com ressalvas as contas. O Conselheiro também aplicou nova multa, de R$ 3.000,00, substituindo a anterior de R$ 5.000,00.

29 Mar 2014 - 19:05h

Estudantes da Universidade Federal da Bahia (Ufba) se reuniram em uma caminhada realizada neste sábado (29) em protesto contra a morte do colega Charles Müller Silva dos Santos. A manifestação teve início na Escola de Medicina Veterinária, na Avenida Adhemar de Barros, e seguiu em direção à Anita Garibaldi, onde fica localizada a residência universitária. Em frente ao local, o brumadense foi assassinado com dois tiros na cabeça na noite da última sexta-feira (28). Segundo testemunhas, Charles, que tinha 21 anos, reagiu a um assalto e foi baleado por dois homens.

29 Mar 2014 - 18:00h

Uma guarnição do Pelotão Especial da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) deteve um homem no início da madrugada deste sábado (29), no Bairro Esconso, acusado de agredir a companheira com uma arma de fogo calibre 22. Ele mantinha a família da mulher sob ameaça. A família disse à polícia que o homem, identificado como Noelito Magalhães, é do estado de São Paulo e morou no distrito de Cascavel, em Ibicoara. O acusado foi encaminhado à delegacia, onde foi indiciado na lei Maria da Penha e pelo porte ilegal de arma de fogo.

29 Mar 2014 - 17:20h

A partir da próxima segunda-feira (31), estarão disponíveis para a população três vias de acesso direto à Ouvidoria Municipal da Prefeitura de Brumado. São elas: o número de telefone 0800 282 8700, o site www.brumado.ba.io.org.br/sic, e o e-mail [email protected] Essas vias darão aos cidadãos brumadenses contato direto com o Sistema de Informação ao Cidadão - SIC. O objetivo é oferecer uma política transparente aos munícipes, além de inúmeras facilidades ao cidadão que desejar consultar ou se informar sobre as ações desenvolvidas pela administração. As solicitações serão protocoladas e encaminhadas aos setores correspondentes. 

29 Mar 2014 - 16:30h

Um caminhão carregado com grãos de milho, que saiu da cidade de Barreiras com destino a Tanhaçu, tombou na madrugada deste sábado (29), próximo a uma fábrica de cimento, à margem da BR-030, sentido Brumado a Sussuarana. Segundo informou a Polícia Rodoviária Estadual (PRE) ao site Brumado Notícias, o condutor do caminhão dormiu ao volante. O motorista sofreu alguns ferimentos, sendo socorrido pelo Samu 192 e encaminhado inconsciente ao Hospital Professor Magalhães Neto. O filho do caminhoneiro, que também estava na boleia do caminhão, não sofreu nenhuma lesão. Com o capotamento, toda a carga ficou espalhada na pista.

29 Mar 2014 - 16:00h

O prefeito da cidade de Rio do Antônio, Humberto Célio Guimarães (DEM), assinou na última terça-feira (25) ordem de serviços para construção de uma nova Unidade Básica de saúde (UBS), no Bairro Lagoa do Barro, na sede do município. A obra será construída em parceria com o Ministério da Saúde. Além da construção da unidade, outra nova já está em fase terminal de construção. A mesma deve ser entregue no distrito de Umbaúba. Outras quatro estão passando por reformas: duas no distrito de Ibitira e outras duas na sede do município. Segundo o secretário de Saúde, Antônio Wanderley, essas intervenções promoverão melhorias significativas no acesso e na estruturação da qualidade tanto para os profissionais de saúde, quanto para os serviços públicos de saúde prestada à população.

29 Mar 2014 - 15:30h

A deputada estadual Ivana Bastos (PSD) esteve no gabinete do secretário estadual de Educação, Osvaldo Barreto Filho, juntamente com uma comitiva do município de Lagoa Real, comandada pelo prefeito Francisco José Cardoso de Freitas (PSD), o Zezinho. A parlamentar e o gestor solicitaram ao secretário celeridade no processo licitatório para construção de um novo colégio municipal, que oferece ensino médio. A demanda é considerada urgente, já que o Colégio Estadual Luís Prisco Viana, único que oferece essa formação na região, possui nove salas adaptadas para atender cerca de 670 alunos. O secretário relatou a dificuldade no processo de licitação e apontou como solução imediata o envio de técnicos da secretaria ao município. Lá será feito o levantamento de dados para a elaboração do projeto de construção de mais duas salas de aula, amplas e com capacidade adequada para atender os alunos. A previsão de entrega da obra é de aproximadamente 60 dias.

29 Mar 2014 - 14:47h

Um grave acidente envolvendo um carro de passeio e uma ambulância foi registrado na última sexta-feira (28), na BA-148, entre as cidades de Brumado a Livramento de Nossa Senhora, próximo ao povoado de Poderoso. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, a ambulância, com placa da Bahia – pertencia ao município de Rio de Contas, atingiu o veículo na traseira. O motorista, Sérgio Salvador Barreto, 65 anos, morreu no local preso às ferragens. O corpo foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) de Brumado.

Além dele, duas passageiras da ambulância ficaram gravemente feridas - Alice Pinto Lima, 78 anos; e Maria da Glória Silva Coelho, 52 anos. Ambas foram encaminhadas pelo Samu 192 ao Hospital Professor Magalhães Neto, em Brumado. No veículo de passeio, três ocupantes sofreram apenas ferimentos leves - Sinval Neves Bittencourt, 55 anos; Juscelino José da Silva, 56 anos; e Raimundo Antônio Neves, 62 anos. Eles também foram transferidos para o hospital de Brumado. A Polícia Rodoviária Estadual (PRE), o Departamento de Polícia Técnica (DPT) e o Instituto Médico Legal (IML) estiveram no local do acidente.

29 Mar 2014 - 08:45h

O brumadense Charles Müller Silva dos Santos, 21 anos, estudante do curso de Veterinária, da Universidade Federal da Bahia (Ufba), foi morto a tiros na noite da última sexta-feira (28), em frente à residência universitária, localizada na Avenida Anita Garibaldi. Segundo informações da polícia, o jovem foi baleado por volta das 21h30, quando dois homens o abordaram. A polícia trabalha com a hipótese de que o estudante tenha reagido a um assalto. Um estudante que presenciou o crime disse ao jornal Correio que Charles estava esperando a namorada, que morava na residência, quando tudo aconteceu. O jovem teria se recusado a entregar as chaves do veículo em que estava e a dupla de assaltantes atirou duas vezes na cabeça do rapaz. Ele não resistiu aos ferimentos e morreu no local. Charles era filho único e morava sozinho na capital. Diversos estudantes da Ufba irão promover uma manifestação na região da residência universitária ainda hoje (29), às 9h30. A polícia está à procura dos criminosos. O corpo do universitário foi encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica, onde deve passar por perícia antes de ser liberado para o sepultamento. 

29 Mar 2014 - 08:00h

O deputado Marquinho Viana (PV) recebeu em seu gabinete na Assembleia Legislativa da Bahia o prefeito do município de Botuporã, que esteve no local acompanhado por uma comitiva de vereadores. Preocupado com o desenvolvimento da cidade, o prefeito solicitou obras de infraestrutura. O deputado se comprometeu a encaminhar as reivindicações para o Governo do Estado. Também em seu gabinete, Viana recebeu o amigo e aliado político, vereador Batista, do município de Vereda, e Diego Caires, liderança política local. Ambos assumiram compromisso político com o deputado. Na oportunidade, o vereador Batista solicitou ao mesmo a perfuração e implantação de sistema de abastecimento de água na comunidade de Córrego da Paixão, a qual foi imediatamente autorizada pela CERB.

28 Mar 2014 - 22:45h

Após divulgação de pesquisa sobre violência contra a mulher, a presidente Dilma Rousseff (PT) defendeu a “tolerância zero” contra a prática criminosa. Segundo levantamento do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), a maioria dos brasileiros concorda que o comportamento da mulher pode motivar o estupro. Em sua conta pessoal no Twitter, a presidente disse que a sociedade brasileira precisa avançar muito no que diz respeito à violência contra a mulher. “Mostra também que governo e sociedade devem trabalhar juntos para atacar a violência contra a mulher, dentro e fora dos lares. Tolerância zero à violência contra a mulher”, escreveu ela. De acordo com a pesquisa, 58,5% dos entrevistados concordaram, totalmente ou parcialmente, com a frase “Se as mulheres soubessem como se comportar, haveria menos estupros”.  42,7% também concordaram com a frase "Mulheres que usam roupas que mostram o corpo merecem ser atacadas". 22,4% concordaram parcialmente; 24% discordaram totalmente e 8,4% parcialmente. Segundo Dilma, as conclusões da pesquisa mostram a necessidade de garantir a aplicação de leis, como a Lei Maria da Penha. 

CONTINUE LENDO

28 Mar 2014 - 22:15h

Uma barraca está atrapalhando o progresso das obras de estacionamento na região da loja da Cesta do Povo, na Avenida Centenário, em Brumado. O secretário de Infraestrutura, André Cardoso, explicou ao Brumado Notícias que o proprietário já foi notificado e o prazo estipulado para saída do mesmo do local foi vencido. O autônomo não tomou as devidas providências e, por isso, a prefeitura irá utilizar uma máquina para retirar a barraca, que está obstruindo a passagem de veículos. Ainda segundo o secretário, a barraca será derrubada neste sábado (29).

28 Mar 2014 - 16:20h

A comitiva brumadense que compõe a comissão em prol da luta pela reinstalação da Defensoria Pública Estadual no município esteve em Salvador na última quinta-feira (27) para uma audiência com a defensora geral Vitória Beltrão. De última hora, a defensora alegou que teria uma reunião na Casa Civil e não poderia comparecer ao encontro. O cancelamento deixou a comitiva surpresa, vez que a audiência tinha sido agendada previamente. Embora não tenha ido à reunião, Beltrão deixou um recado para que a Câmara de Vereadores de Brumado retire a moção de repúdio aprovada contra ela no final do mês de novembro de 2013. Outro argumento já defasado ouvido pela comissão foi o de que o estado está com o orçamento apertado para atender o apelo do município. Ao que parece, a defensora armou toda uma estratégia para neutralizar as ações da comissão, pois até então estava marcada uma manifestação que seria realizada no Fórum Dr. Duarte Moniz, caso a comissão não tivesse uma resposta até o dia 26 de março, quando completou um ano da retirada da DPE do município. Sem manifestação, sem audiência e sem defensoria, o município mais uma vez foi humilhado pela defensora.

28 Mar 2014 - 15:10h

A obra de urbanização e construção da praça de estacionamento na região da Cesta do Povo, na Avenida Centenário, em Brumado foi notificada na última quinta-feira (27) por fiscais da Secretaria de Infraestrutura. A empresa responsável pela execução da obra, coordenada pela Conder, terá que retirar o arame farpado que foi colocado para isolar o canteiro de obras em um prazo de 72 horas. Em entrevista ao Brumado Notícias, o vereador Castilho Viana (PSB), que esteve no local, declarou que, além da cerca de arame farpado, não há espaço na calçada para passagem de pedestres. O parlamentar declarou que o encarregado da obra chegou a dizer que irá retirar a cerca, mas deixará o canteiro sem proteção. Viana disse ainda que cobrará ações enérgicas da Secretaria de Infraestrutura e que está disposto a mover uma ação no Ministério Público, caso a empresa não adote as medidas cabíveis de segurança. “Espero que a Secretaria de Infraestrutura fiscalize e cobre essa questão, até mesmo, se preciso, com suspensão temporária do alvará para que a empresa venha a cumprir o seu papel. Tenho que percorrer os caminhos legais, vou acionar novamente a secretaria e, enquanto isso, vou entrar com uma ação no Ministério Público, pois a obra gera riscos a integridade física da população”, disse Viana. O encarregado da obra declarou à nossa reportagem que irá retirar a cerca de arame farpado neste sábado (29), mas que pedirá um prazo maior para a prefeitura para que possa instalar isolamentos de náilon no local.  

28 Mar 2014 - 14:40h

Uma equipe da Vigilância Sanitária, acompanhada do delegado Nilo Ebrahim e de alguns investigadores da polícia civil, apreenderam cerca de 80 kg de carne de procedência irregular em um açougue no distrito de Itaquaraí. A equipe de vigilância contou ao site Brumado Notícias que havia passado no açougue no intuito de pedir apenas uma informação ao proprietário, mas o mesmo agiu de modo suspeito abaixando as portas do local e não permitindo que a vigilância entrasse. Os agentes então pediram reforço policial. Mesmo com a paralisação de 24h deflagrada pela polícia civil, os investigadores se dirigiram até a comunidade. Ao entrar no açougue, eles encontraram carne clandestina e estragada dentro de um freezer. Um balde azul em PVC, que não é permitido em açougues, também foi encontrado. Além disso, a polícia localizou um carro, que se suspeita ser irregular. A vigilância sanitária despejou produtos químicos na carne, para que a mesma não seja reaproveitada, e a encaminhou à delegacia junto com o veículo para que ambos sejam periciados.

28 Mar 2014 - 13:25h

A Saveiro, a picape da Volkswagen, acaba de ganhar uma versão Cross. A nova Saveiro traz o famoso Locker, bloqueio de diferencial que ajuda a sair de buraqueiras. Segundo a concessionária, a razão para a mudança de status é que a marca resolveu aplicar nela parte da parafernália eletrônica da sua irmã maior, a Amarok. Com isso, a Cross passou a contar um pacote tecnológico que inclui controle de estabilidade e tração, ABS off-road e assistente de partida em rampa. Na prática, o proprietário do veículo poderá encarar trilhas e estradas enlameadas com mais segurança. Compre a nova Saveiro na Brumauto. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-5000.

28 Mar 2014 - 12:45h

Uma equipe composta por técnicos esteve na localidade de Queimada Grande, no município de Brumado, para dar início ao levantamento topográfico para a construção de uma Quadra Poliesportiva na comunidade. O vereador Agno Meira (PCdoB), a secretária de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, a coordenadora de Projetos Eliete Cabral e representantes da associação comunitária local estiveram presentes na ocasião. O parlamentar, representante do deputado federal Daniel Almeida (PCdoB), autor da emenda parlamentar que beneficiou o povoado, comentou o esforço que todos estavam despendendo para a conclusão do projeto. O levantamento topográfico é o primeiro passo para o desenvolvimento do Projeto de Engenharia.

28 Mar 2014 - 12:15h

Por e-mail, os moradores do Bairro Olhos D’água, em Brumado, enviaram à redação do Brumado Notícias imagens que mostram as condições precárias em que se encontram as ruas do bairro. Segundo eles, carros e motos estão impedidos de passar pela Rua Eremita Alves de Novais, pois há meses os paralelepípedos foram arrancados deixando um grande buraco na via. 

“Quem tem carro não passa e quem tem moto infringe a lei subindo nas calçadas, mas tudo isso porque a prefeitura ainda não deu atenção ao nosso bairro”, reclamam os moradores. Em uma das fotos, os populares registraram uma cobra que foi morta após invadir uma residência. “Todo tipo de animal peçonhento vem para as nossas casas”, apontam os moradores da localidade.

28 Mar 2014 - 11:45h

O prefeito de Riacho de Santana, Tito Eugênio Cardoso de Castro (PDT), e seu vice, Alan Vieira (PSD), haviam sido cassados na última quinta-feira (27). Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, o juiz Josevando Souza Andrade do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) concedeu liminar com efeito suspensivo, determinando que o prefeito seja imediatamente reintegrado ao cargo. O juiz considerou que a “inelegibilidade superveniente como causa para cassação de mandato não deve ser apreciada em ação impugnativa, e sim em RCDE”.