Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
03/2015
fechar

Brumado: Aos poucos, prefeitura retoma obras urbanas Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Aos poucos, a prefeitura de Brumado começa a retomar as obras urbanas na área de infraestrutura, tendo como foco principal a pavimentação de vias públicas. Uma das obras mais aguardadas encontra-se na Rua Teodora de Castro Leite, no Bairro Santa Tereza, onde os operários estão retomando os trabalhos. O secretário municipal de infraestrutura, André Cardoso, declarou ao site Brumado Notícias que tudo está dependendo de muitos recursos a serem liberados pelo Ministério das Cidades. Segundo ele, o recesso orçamentário tem dificultado aos prefeitos em todo o país avançarem com as obras estruturantes nas cidades. “Estamos aproveitando cada centavo que é liberado para tocarmos o que já começamos, mas quando a verba não é liberada somos obrigados a parar as atividades”, pontuou Cardoso.

Sindicato denuncia demissão em massa nas obras da Fiol Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O Sindicato dos Trabalhadores da Construção Pesada e Montagem Industrial do Estado da Bahia (Sintepav-BA) recebeu notificação da Galvão Engenharia, nesta segunda-feira (16), de que 700 funcionários que trabalham na construção da Ferrovia Oeste Leste (FIOL) serão demitidos, devido aos atrasos nos pagamentos do governo federal. De acordo com o Sintepav, todos os lotes da obra passam por problemas financeiros que podem gerar a demissão de 5.868 trabalhadores. As empreiteiras envolvidas na construção apontam que a Valec Engenharia Construções e Ferrovias não realiza os pagamentos e que o governo não adota medidas necessárias para a superação da crise. Em nota enviada à imprensa, o sindicato cobra reação dos governos federal e estadual e afirma que a demissão dos trabalhadores "poderá aprofundar o quadro de pobreza da região.” Na última quinta-feira (11), o presidente do Sintepav Bahia, Bebeto Galvão  se reuniu em Brasília com a direção da Valec para cobrar agilidade no andamento das obras.  Os trabalhadores temem que, diante do cenário, não recebam nem mesmo as parcelas rescisórias.

Prefeitura de Caculé investe em melhorias nas escolas municipais Foto: Divulgação

Treze escolas da rede municipal de ensino, da sede e da zona rural, estão sendo reformadas pela prefeitura de Caculé. A obra, orçada em R$ 500 mil, inclui reparos elétricos e hidráulicos, pintura, portas, janelas, fechaduras e melhorias na iluminação, telhados, calçada e contrapiso. O prefeito da cidade, Beto Maradona, destacou que as reformas visam oferecer melhores condições de trabalho para os educadores e tornar o ambiente mais apropriado para o aprendizado dos alunos. O governo municipal também investiu cerca de R$ 85 mil, com recursos próprios, na compra de novos mobiliários para as escolas, trocando alguns armários e carteiras de alunos e professores. 

Prefeitura de Caculé investe em melhorias nas escolas municipais Foto: Divulgação

De acordo com a secretária municipal de Educação e Cultura, Adailde Fernandes Cruz Teles, a obra ainda contribui para o entusiasmo dos alunos e profissionais da educação no desenvolvimento das atividades do ano letivo. “Além da melhoria na infraestrutura das escolas, estamos promovendo a elevação do nível do ensino com a aquisição do material completo do Programa Alfa e Beto, garantindo uma educação de qualidade”, disse ela. Além disso, a pasta pontuou que os investimentos têm elevado a estimativa do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) com avaliação acima da média nacional na última publicação.

Lavrador de 48 anos morre afogado em lagoa na cidade de Contendas do Sincorá Foto: Reprodução

Um homem de 48 anos morreu afogado em uma lagoa localizada na Fazenda Gravatá, na zona rural da cidade de Contendas do Sincorá, no sudoeste baiano. O corpo do lavrador Deusdete Nogueira de Santana foi encontrado pelo irmão no último domingo (15) na lagoa, que fica nos fundos da residência da vítima. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, os familiares acreditam que ele deve ter passado mal enquanto tomava banho no local. A polícia técnica periciou a área e o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal de Brumado, onde passou por necropsia a fim de investigar as causas do afogamento. Deusdete era casado e tinha filhos. Ele também possuía uma residência na cidade de Tanhaçu.

Confira a síntese da sessão da Câmara de Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A sessão da Câmara Municipal de Vereadores da última segunda-feira, 16 de março foi aberta pelo presidente Alessandro Lôbo e Silva, que cumprimentou a todos informando que a mesma não seria transmitida em razão de problemas técnicos com o link da emissora.  Dando continuidade solicitou que o vereador Weliton Lopes, secretário da mesa diretora realizasse a leitura da ata da sessão anterior que foi aprovada por unanimidade. O material do expediente de autoria dos Srs. Vereadores foram retirados de pauta.

O presidente franqueou a palavra para que os vereadores pudessem fazer suas considerações. Fizeram uso:

Édio da Silva Pereira – Comenta sobre o ocorrido na última sessão e diz que foram calunias proferidas sobre a sua pessoa. Diz que tudo se deu em razão da sua atividade como sindicalista. Fala que é um preço alto que se paga em função deste fato. Diz que não poderia falar que não faria a manifestação na empresa cujo irmão trabalhava. Frisa que é sindicalista para defender a classe trabalhadora que é explorada em todo país. Fala que continuará esse trabalho com o mesmo compromisso pois os trabalhadores confiaram o voto para defender os seus interesses e a luta não para. Observa que enquanto estiver no Sindicato defenderá os trabalhadores mesmo que estejam em jogo a sua família. Fala que processou a professora e se acaso perderem processará também o seu irmão para que esse fato não se torne uma constante na câmara. Fala que não quer receber um centavo e se forem penalizados será com penas alternativas. Informa que estará entrando com representação no Ministério Público para verificação da prática de cartel em Brumado sobre o preço do gás.

Jose Ribeiro Neves – Fala sobre a Semana Espírita. Faz considerações a respeito da questão do gás uma vez que há muito tempo que se discute essa questão e não se consegue chegar a uma denominação comum nesse assunto. Fala que chegou a ocorrer alguns entendimentos, mas logo depois voltou a prática dos preços altos. Fala sobre as estradas vicinais e o péssimo estado. Fala que espera que esses pedidos não fiquem na mesa do secretário. Fala sobre o assunto dos guardas municipais e que depois da denúncia estão sofrendo retaliações por parte de uma pessoa responsável pelas escalas. Fala que espera que essa situação seja resolvido. Destaca que acredita que o prefeito não deixe essa situação. Comenta sobre o evento realizado pelo Abracadabra.

Liu Vasconcelos – Fala sobre os problemas na área da saúde que ocorrem no país inteiro, mas Ubiraçaba está sem médico, sujo e abandonado. Fala que gostaria que o secretário de saúde olhasse pelas comunidades rurais. Fala que não está tendo nem água para beber em Lagoa Funda. Fala que as obras estão paradas em Brumado e as empreiteiras sem receber. Fala que não se vê nada no município e que são tanto obras do convênio quanto de recursos próprios. Tudo parado. Fala que acredita que os vereadores de situação também estão verificando isso. Fala que o prefeito precisa mostrar a cara. Fala que os vereadores é que estão junto ao povo e ouvindo as reclamações e carências. Fala que é difícil ser vereador em Brumado. Fala que não faz indicação porque não é atendida e os vereadores de situação também não estão sendo atendidos. Salienta que é necessário tomar uma atitude. Fala que o tempo urge. Fala sobre a denúncia da guarda e se faz necessária uma resposta pública. Fala sobre a questão do gás e diz que está comprando a 35 reais em Ubiraçaba.

Márcio Moreira – Fala que tem certeza que o prefeito está tomando providências sobre a denúncia dos guardas. Explica que perguntou se eram obras de convênio porque o país passa por uma situação difícil e os recursos não estão sendo liberados. Fala que gostaria de ter uma parceria com o vereador Édio na localidade de Lagoa de Areia. Passa o restante de seu tempo para o vereador Santinho – que faz uso da palavra para falar sobre o fato de que além de não ter dinheiro o prefeito tem que arcar com despesas relativas aos calçamentos e se não cumprir terá que devolver o dinheiro repassado. Fala que na época da licitação o valor era inferior ao de hoje. Fala que ou o município arca com os recursos para terminar as nove ruas ou devolve dinheiro. Fala sobre a viagem em Brasília e confirmaram o que já tinham conversado. Fala sobre uma emenda para construção de praça e também uma área para skate. Fala que chegou a hora de bater à porta dos deputados que foram votados em Brumado. Fala sobre as indicações e diz que estão atentos em relação a essas solicitações.

José Carlos dos Reis – Fala sobre as notícias que foram repassadas e sobre a falta de recursos e desta forma fica difícil reivindicar.  Destaca que a respeito de obras realizadas no município que o município tem tido a sua participação. Destaca que o estádio dos Prazeres o município além da participação ainda fez aporte em torno de 50 mil para que as obras pudessem continuar. Fala sobre a necessidade de alargamento das estradas em razão do grande fluxo de veículos e para a segurança de todos. Fala sobre a saúde do município e dados chamam a atenção e diz que é de suma importância. Reforça que em 2014 foram atendidos 72.823 pessoas ou seja a população não chega a 70.000.

Weliton Lopes-Comenta sobre nota do prefeito de Guajeru e destaca a forma truculenta e diz que o prefeito não está acostumado a ser criticado e está raivoso. Faz a leitura de parte da nota. Fala que ao invés de fazer uma retratação quem deve fazer é o referido prefeito.Fala na condição de vereador e como defensor de Brumado tem a obrigação de dar opinião, pois o vereador não é só fiscalizar e denunciar e sim averiguar os fatos e buscar a solução. Fala que teve uma grata surpresa que está sendo investido mais e mais na saúde e só o hospital mais de 600 mil de recursos próprios fora o que vem do Ministério da saúde.  Observa que a população não tem culpa, mas que escolheram mal seus representantes. Fala que não consegue aceitar que Brumado gaste só no hospital essa quantia exorbitante e esteja sustentando os habitantes de outros municípios. Informa que o município recebe 523 mil e três reais pela saúde plena.  Fala que pacientes de Brumado não vão para outros locais sem regulação. Fala que o prefeito pode ficar com raiva e não tem medo de processo.

Alessandro Lôbo e Silva – Faz uso da palavra para complementar o discurso do vereador Weliton e que por mais que se reclame da saúde pública não se pode deixar de falar que Brumado oferece uma saúde de qualidade. Fala que Brumado vai para outros municípios em busca de procedimentos que são mais complexos e não os que são direcionados de outros municípios que deveriam ser atendidos na saúde básica. Fala que o que preocupa a sua pessoa são os atendimentos básicos que estão sendo realizados no hospital vindos de municípios vizinhos. Ressalta  que o hospital é de média complexidade e o gasto com esses procedimentos impede que o município faça investimentos, como por exemplo a  contratação de mais especialistas.  Fala sobre o fato ocorrido e a Casa não vai permitir que fatos como esse aconteçam.  Informa sobre o Campeonato do  Espinheiro no próximo domingo.

Lideranças

Weliton Lopes – Lamenta o fato e diz de sua indignação e foi uma agressão não ao vereador e sim ao poder legislativo de Brumado, uma unidade secular da qual hoje  são membros, mas a instituição continua. Fala que atingiu de forma violenta e que não tem nada para relatar no campo pessoal sobre o casal e os tem como exemplos de Brumado mas naquela noite falharam e tiveram uma atitude de  ataque ao poder legislativo. Fala que o vereador ficou muito abalado. Fala que  tem muita resistência sobre a IbarNodeste e as atitudes tomadas pela mesma.

Édio da Silva Pereira – Fala que foi em defesa intransigente dos trabalhadores e tem como obrigação defender os interesses dos trabalhadores e não dos familiares. Fala sobre a articulação de parceria para trazer mais obras para Brumado. Fala que será de suma importância a obra do Estádio que incrementará o esporte em Brumado – futebol. Fala sobre a obra da Cesta do Povo. Informa que já foi liberado aproximadamente um milhão e duzentos mil para a referida obra.

José Carlos dos Reis – Fala sobre a falta de água e energia para tocar a obra do presidio. Fala que o prefeito tem cobrado, mas sozinho não consegue. Fala sobre viagem a Salvador e Brasília. Fala que vai anunciar obras em beneficio de Brumado através de Aleluia.

CONTINUE LENDO
Assembleia Legislativa da Bahia reativa comissão visando o aceleramento das obras da Fiol Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Em entrevista ao site Brumado Notícias, a deputada estadual Ivana Bastos (PSD) declarou que a Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) reativou a comissão que acompanha as obras da Ferrovia de Integração Oeste Leste (Fiol) e do Porto Sul, em Ilhéus. Ivana disse que a AL-BA aprovou o plano de trabalho que visa aproximar os órgãos federais e estaduais no intuito de apresentar relatórios sobre o andamento da obra em todos os lotes espalhados ao longo do percurso de instalação da ferrovia. A deputada afirmou ainda que, depois de receber todo o prospecto panorâmico, a casa legislativa deverá formar uma caravana para ir diretamente à capital federal cobrar o aceleramento das obras. “Essa ferrovia será o grande marco diferencial para o escoamento de mercadorias que irá alavancar a economia de todo o estado. Não podemos deixar os trilhos da Fiol parados no meio do mato, vez que muito já se investiu e todo esse investimento terá de ser recompensado com as atividades sobre os trilhos”, destacou a parlamentar.

SUS incorpora novo medicamento contra o HIV

O medicamento darunavir 600mg comprimidos revestidos foi incorporado pelo Ministério da Saúde como terapia antirretroviral oferecida para adultos com HIV em tratamento pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A medida foi publicada em portaria do Diário Oficial da União, edição de hoje (17). O coeficiente de mortalidade por Aids caiu 13% nos últimos dez anos, passando de 6,4 mortes para cada 100 mil habitantes, em 2003, para 5,7 mortes, em 2013. A faixa etária onde a epidemia mais cresceu foi entre jovens de 15 a 24 anos. Dados do governo indicam que, entre 2005 e 2013, o total de brasileiros com acesso ao tratamento antirretroviral mais que dobrou, passando de 165 mil pra 400 mil. Atualmente, o SUS oferece 22 medicamentos para pacientes soropositivos. Desse total, 12 são produzidos no Brasil. Desde os anos 1980, foram notificados 757 mil casos de Aids no Brasil. A epidemia no país é considerada estabilizada, com taxa de detecção em torno de 20,4 casos para cada 100 mil habitantes, o que representa cerca de 39 mil novos casos da doença todos os anos.

Brumado: Câmara não vota projetos por conta de pane em sistema de transmissão via rádio Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Três projetos de lei, um requerimento e doze indicações que seriam debatidos e votados durante sessão da Câmara de Vereadores na noite da última segunda-feira (16) foram retirados de pauta a pedido dos próprios parlamentares autores dos documentos. O ocorrido foi registrado devido a uma pane no sistema de transmissão da sessão via rádio. Esta é a segunda semana consecutiva que os debates parlamentares não são transmitidos. A direção da emissora responsável pela transmissão justificou que o equipamento instalado no legislativo ainda está em manutenção após apresentar falhas mecânicas. Ele precisou ser encaminhado à empresa que fará os reparos técnicos. Diante do impasse, a emissora vai retransmitir a gravação da sessão na noite desta terça-feira (17).

Pedidos para fazer ligações pelo WhatsApp podem gerar sequestros e golpes Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo

Os usuários do WhatsApp para Android comemoram a chegada do recurso de chamada de voz no mensageiro. A atualização ainda está em fase de testes e poucos usuários podem utilizar o recurso. Em decorrência disso, uma onda de usuários com a nova versão está se oferecendo para fazer chamadas de voz pelo aplicativo a outros donos de Android - única forma de conseguir o novo recurso. A situação chamou a atenção para divulgação dos riscos de divulgar o número do telefone na internet. O Especialista da Informação Digital da Symantec, Nelson Barbosa, explicou que existem diversas formas de usar o contato telefônico de alguém de forma mal-intencionada e que esta atitude pode trazer muitas dores de cabeça aos internautas. Segundo ele, os problemas vão desde os famosos trotes ou ligações de call centers até inconvenientes mais graves, como as ligações de falsos sequestros. Normalmente, os “sequestradores” descobrem alguns dados pessoais da vítima e usam as informações para a situação parecer mais real. O especialista alerta ainda que existe outra modalidade de golpe sendo divulgada pela Internet, em que os cibercriminosos enviam um link para o celular do usuário e pedem para acessá-lo, garantindo que assim ele vai conseguir baixar o recurso de chamada de voz do WhatsApp.

O dólar opera em alta em relação ao real nesta terça-feira (17) - a moeda abriu os negócios do dia cotado a R$ 3,25. Na máxima da sessão, atingiu R$ 3,2844, maior nível desde 2 de maio de 2003, quando foi a R$ 3,305. O quadro de apreensão tem levado investidores a adotar a filosofia de que notícias positivas podem gerar alívios pontuais. Para especialistas, é necessária uma mudança significativa no cenário político para reverter a atual trajetória de alta da moeda norte-americana. A principal preocupação dos investidores é com o impacto das turbulências políticas sobre o ajuste fiscal promovido pelo governo, que vem parecendo cada vez mais difícil. Nesse sentido, o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, buscou na véspera apoio às medidas de reequilíbrio das contas públicas, mesmo diante da atividade econômica em contração e da inflação elevada. Analistas ressaltavam ainda que, mesmo no caso de um ajuste fiscal bem-sucedido, a percepção é que a economia brasileira precisa de um dólar forte para se recuperar. Autoridades do governo vêm dando sinais de que acreditam que as atuais cotações são mais próximas de um nível "justo".

Urandi: Explosivo é encontrado dentro de caixa eletrônico do Banco do Brasil Foto: Bonny Silva

Na última segunda-feira (16), uma banana de dinamite foi encontrada dentro de um caixa eletrônico do Banco do Brasil na cidade de Urandi, no sudoeste baiano. Após localizar o explosivo, a gerência do banco acionou a polícia militar, que deslocou a Companhia de Operações Especiais (COE) do Batalhão de Choque de Salvador para desinstalar a bomba. A operação de retirada e desarme do artefato só terminou por volta das 20h. Esta não é a primeira vez que a agência é alvo de bandidos. A polícia está investigando o caso.

Asfab promove seminário para discutir a realidade e perspectivas do pequeno produtor rural do sertão Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O auditório da Igreja do Evangelho Quadrangular, no município de Malhada de Pedras, no sudoeste baiano, foi palco do 1º Seminário "Avanços, desafios e estratégias para a política de produção de alimentos e da convivência com o Semiárido", promovido pela Associação de Agricultores Familiares Camponeses da Bahia (Asfab). O evento teve como principal objetivo discutir a atual situação vivenciada pelos agricultores familiares e camponeses da região, bem como traçar metas que possam melhorar a realidades desses pequenos produtores rurais. Tudo isso por meio de um diálogo pautado em políticas públicas voltadas para o setor, integrando os seus principais atores: agricultores, associações e o poder público. Segundo Evânio Alves de Oliveira, coordenador do evento e diretor da Asfab, o Seminário foi pensado para discutir a agricultura familiar em uma visão muito maior. “Pensamos o evento para debater questões relevantes para esse importante segmento da nossa região, indo além do acesso à água. Mas para discutir e se pensar a agricultura familiar e camponesa em seu conjunto, os desafios, as perspectivas, a convivência com o semiárido, as estratégias de produção de alimentos, numa lógica mais ampla”, destaca Oliveira.

Asfab promove seminário para discutir a realidade e perspectivas do pequeno produtor rural do sertão Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Com o Seminário, a Asfab promoveu um debate fundamental para o avanço das políticas direcionadas à agricultura familiar não só em um contexto regional, mas também a nível estadual. “Pensamos o evento para sair de uma discussão em um contexto microrregional e ir para uma amplitude maior. Mais de 50% do estado da Bahia é rural, munícipios como os da nossa região são totalmente rurais. Então, precisamos discutir a agricultura familiar como um todo e com todos”, enfatizou Marcio Aguiar, Coordenador de projetos da Asfab e um dos organizadores do evento. Com a participação de aproximadamente 500 pessoas, entre agricultores, técnicos, representantes de associações, movimentos sociais, cooperativas e do poder público regional e estadual, o Seminário esteve representado por 25 municípios, de 10 diferentes territórios de identidade da Bahia, e mostrou a importância da agricultura familiar para o desenvolvimento econômico e social para a região do semiárido e para todo o estado. 

Asfab promove seminário para discutir a realidade e perspectivas do pequeno produtor rural do sertão Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

“Nós temos que parabenizar a Asfab por organizar um evento tão grandioso, envolvendo uma temática tão importante. Tivemos aqui um momento muito rico, de aprendizado e de formação, que muito contribuirá para a expansão de políticas públicas para o setor”, afirmou Marcelo Matos, Superintendente da Bahia ATER (Assistência Técnica Rural), e representante da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR). Além do representante da SDR, o evento contou com a presença do prefeito de Malhada de Pedras, Valdeci Alves Bezerra; do prefeito de Guajeru, Gil Rocha; do coordenador geral da Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar do Estado da Bahia (Fetraf) Rosival Leite; da diretora do Fórum Baiano de Agricultura Familiar e da CUT Nacional, Elisângela Araújo; do Delegado do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Wellington Resende; do Secretário de Agricultura de Brumado, Frederico Maciel de Carvalho Neves e do representante da Articulação do Semiárido (ASA), Mário Augusto de Almeida Neto, o Jacó.

2015: Brasileiros já pagaram mais de R$ 400 bilhões em impostos Foto: Reprodução

De acordo com dados do “Impostômetro” da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), os contribuintes brasileiros já pagaram mais de R$ 400 bilhões em impostos federais durante 2015 - a meta foi alcançada na última segunda-feira (16). O presidente da entidade, Rogério Amato, destacou que em 2014 o número foi alcançado apenas no dia 24 de março, demonstrando um aumento da arrecadação no país. Para ele, esse aumento é resultado da elevação de preços e do fim de isenções fiscais. No final de 2014, o impostômetro bateu recorde ao alcançar R$ 1,8 trilhão, montante superior ao 1,7 trilhão arrecadado em 2013.

Dilma diz que governo vai dialogar com manifestantes Foto: Roberto Stuckert Filho/PR

A presidenta Dilma Rousseff encarou as manifestações contra seu governo com aparente tranquilidade. Segundo ela, o governo tem que dialogar e saber do que se tratam os protestos. ”Ouvir é a palavra, e dialogar é a ação”, avaliou. Dilma diz que não quer consenso e que é preciso aceitar que “as vozes são diferentes”, principalmente em um país complexo como o Brasil. Apesar da posição de humildade, ela afirmou que “tem de haver responsabilidade com as instituições”, citando o Congresso, o Executivo e o Judiciário. Em discurso durante cerimônia de sanção do novo Código de Processo Civil, a presidente comentou os protestos em todas as regiões do país. “Ontem, quando eu vi centenas e milhares de cidadãos se manifestando, não pude deixar de pensar que valeu a pena lutar pela liberdade e pela democracia. Esse país está mais forte do que nunca”. Em seguida, em entrevista à imprensa, ela declarou que está aberta ao diálogo, porém destacou que o governo tem de ter uma postura firme naquilo que acha importante. Segundo Dilma, o governo federal tem dado respostas coerentes aos pedidos que vêm das ruas, como o pacote de medidas de combate à corrupção, que deve ser anunciado nos próximos dias. Em contrapartida, ela garantiu que o ajuste econômico é essencial, reconhecendo que as armas de combate à crise se esgotaram e que agora o governo precisa “iniciar outro caminho”.

Procurador da República recebe medalha em sessão do TRE-BA Foto: Divulgação/TRE-BA

O Procurador Regional Eleitoral José Alfredo de Paula Silva foi condecorado durante sessão solene realizada na sede do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) com a Medalha do Mérito Eleitoral da Bahia com Palma. A premiação é destinada a personalidades que tenham contribuído para o engrandecimento, eficiência e respeitabilidade da Justiça Eleitoral do estado e do país. José Alfredo recebeu a medalha das mãos do Presidente da Corte, Desembargador Lourival Trindade. Ele esteve à frente do Ministério Público Eleitoral da Bahia entre 2013 e 2014, quando deixou o órgão por ter sido promovido a Procurador da República em Brasília. Para substituir o mandatário e completar o biênio 2013-2015 assumiu o Procurador Ruy Nestor Bastos Mello, com mandato até o mês de setembro deste ano. Diversas autoridades da área marcaram presença na cerimônia.

Brumado: 3ª Semana Espírita começa nesta terça

Entre os dias 17 e 22 de março acontece em Brumado a 3ª Semana Espírita Construindo a Paz, Promovendo o Bem. O evento será realizado no auditório do Semac (antigo Fórum). Realizada pelo Centro Espírita Viveiro de Luz, a Semana terá uma programação diversa, a qual inclui palestras, painel e seminário. Toda a comunidade está convidada a participar desse momento de reflexão.

Major Jocevã Oliveira deve ser anunciado como novo Comandante da 34ª CIPM hoje (17) Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Ainda cauteloso com a informação de sua nomeação como novo comandante da 34ª Companhia Independente de Policia Militar (CIPM), em Brumado, o Major Jocevã Oliveira disse ao site Brumado Notícias que “se for publicado no Diário Oficial, será um prazer retornar para Brumado”. Jocevã atuou como subcomandante da companhia no período em que o Major Arthur Mascarenhas esteve à frente da instituição no município entre os anos 2011 e 2012. Existe uma previsão de que seja publicada nesta terça-feira (17) a nomeação de Jocevã para o comando da 34ª CIPM e, se confirmada, dentro de dez dias deverá ser realizada a cerimônia de passagem de comando. “Neste provável retorno meu [para Brumado] como comandante, mesmo tendo sido sub do Major Mascarenhas, a gente leva para aí a minha experiência própria. Lógico que muitas coisas são reaproveitas”, destaca Jocevã ao comenta seu retorno. 

Major Jocevã Oliveira deve ser anunciado como novo Comandante da 34ª CIPM hoje (17) Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

No período em que esteve como subcomandante em Brumado, os índices de violência diminuíram e foi registrado apenas um homicídio durante o ano – uma redução de cerca de 90%. Vontade, segundo Jocevã, será o motivador para lutar contra a criminalidade no município. “Quatro anos atrás, quando estivemos aí, a realidade era outra. Apesar da crescente violência em Brumado e outras cidades da região, podemos dizer que a situação é mais tranquila, comparada a outras regiões”, pontua. “O que podemos dizer é que vontade a gente tem e vamos trabalhar muito”, enfatizou Jocevã, que completou destacando a criação do Comando Regional do Sudoeste que será instalado em Vitória da Conquista e terá proximidade com Brumado.

Malhada de Pedras terá primeira cozinha comunitária da região Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Pelo menos 407 municípios em 22 estados brasileiros já contam com uma unidade da Cozinha Comunitária, que são Unidades de Alimentação e Nutrição (UAN) criada pelo governo federal através da estrutura operacional do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e, em consonância com a meta de erradicação da extrema pobreza. Dentro deste contexto o Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) tem apoiado a implantação e modernização de cozinhas comunitárias por meio de editais públicos que viabilizam projetos de construção e modernização das instalações e na aquisição de utensílios e equipamentos. 

Malhada de Pedras terá primeira cozinha comunitária da região Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Na microrregião do território de identidade do Sertão produtivo da Bahia, apenas o município de Malhada de Pedras foi contemplado com uma unidade da cozinha. Foram investidos mais de R$ 315 mil com a construção do prédio e compra de maquinários e utensílios que se encontram no local. No entanto, Edilsa Maria Teixeira, a Lia Teixeira, secretária de assistência social, esclareceu ao site Brumado Notícias, que o equipamento adquirido mediante parceria dos governos federal, estadual e municipal ainda não tem data prevista para ser inaugurado tendo em vista que restam ainda alguns entraves burocráticos para liberação de recurso para manutenção do prédio e ainda a efetivação de funcionários para atender ao público. 

Malhada de Pedras terá primeira cozinha comunitária da região Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A secretária disse ainda que a unidade malhadense terá capacidade de atender por dia 100 beneficiários do Bolsa Família cadastrados na cozinha comunitária. Segundo ela, há expectativa de que a cozinha seja inaugurada ainda neste primeiro semestre do ano.

Utilizando estacas e compensados, brumadense sinaliza quebra molas na BR-030 Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Morando no trecho entre a Vila Presidente Vargas e o Aeroporto Sócrates Mariani Bittencourt, em Brumado, o popular Zé Borracheiro sinalizou por conta própria os quebra molas próximos a travessia da linha férrea na BR-030. Temendo vidas serem ceifadas em acidentes, o aposentado pintou a sinalização em compensados e a fixou no trecho da rodovia. Falando ao site Brumado Notícias, Zé Borracheiro desabafou que ficou revoltado com a demora do DNIT – Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte – que fez o recapeamento do asfalto e não sinalizou o percurso. Segundo o borracheiro, ele já teve que prestar socorro a várias vitimas de acidentes no trecho por causa da falta de sinalização.

Bebê de 8 meses morre eletrocutada em Itororó Foto: Keile Araújo/Itororó Já

Um bebê de oito meses morreu eletrocutado em Itororó, sudoeste da Bahia. Segundo informações da delegacia de Itapetinga, a menina estava dentro de casa e engatinhava quando pegou um fio desencapado de uma extensão elétrica e colocou na boca. De acordo com o G1, o fato aconteceu às 15h30 deste domingo (15). A criança foi encaminhada ao Hospital Maternidade de Itororó, mas não resistiu.

Movimento planeja nova manifestação contra governo Dilma em abril

As marchas que marcaram o país no último domingo (15) se repetirão no próximo dia 12 de abril. A informação consta na página do Facebook do Movimento Brasil Livre, que reúne informações de protestos por todo o país. Segundo o Movimento, a manifestação marcada para o dia 12 será maior que a primeira. Nos posts da página internautas publicam suas mensagens de revoltam. Frases como “Tem que voltar amanhã e só sair das ruas após a renúncia ou o Impeachment da Dilma e do Temer”, “Não pode parar, agora que começou, não deixem enfraquecer, Vai ser quase um mês de espera, isso vai ajudar o governo a fazer a população se acomodar de novo”, circulam pela rede.

Vereador Santinho e prefeito Aguiberto participam de audiências em Brasília Foto: Divulgação

Na companhia do prefeito de Brumado Aguiberto Lima Dias (SDD), o vereador José Santos – Santinho (PTC) – esteve em Brasília para participar de audiências, em especial no Ministério das Cidades. O prefeito e vereador trataram na capital do país sobre as necessárias obras de saneamento básico de Brumado. Visto que os recursos federais não foram liberados para os ministérios e secretarias, os representantes brumadenses não tiveram confirmação sobre a liberação de recursos para o inicio da obra.

Pescaria na delegacia: Polícia encontra vara de pescar durante revista na cadeia de Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Celulares, tesoura, navalha, alicate e uma vara de pescar, feita pelos presos, foram encontrados durante vistoria de rotina realizada por policiais civis e militares na tarde da última sexta-feira (13) na delegacia de Brumado. A vara de pescar, segundo disse a polícia ao site Brumado Notícias, estava sendo usada pelos custodiados para “pescar” celulares e papelotes de drogas arremessados pelo teto da cadeia. A delegacia conta com um sistema eletrônico de monitoramento, que é driblado pelos comparsas dos presos. Com uma pequena quantidade de agentes, a polícia civil se vê obrigada a desviar agentes para a custódia dos presos em detrimento do trabalho investigativo. Com capacidade para 16 detentos, a delegacia de Brumado está atualmente com o dobro de sua capacidade, 32 pessoas, enquanto as obras do presídio fim paradas.

Brumado: Reforma elétrica será realizada na quadra poliesportiva da comunidade de Samambaia Foto: Divulgação

Atendendo ao pedido do ex-vereador Leonardo Vasconcelos e da vereadora Liu Vasconcelos (PCdoB), foi autorizado pelo prefeito de Brumado, Aguiberto Lima Dias (SDD), e acompanhado pelo secretário de infraestrutura André Cardoso, a reforma elétrica da quadra da comunidade rural de Samambaia. Os moradores ficaram satisfeitos com o investimento da prefeitura. “Nós da zona rural que já sofremos com a falta d’água ficamos bastante felizes em poder contar com esta obra solicitada pelo casal Vasconcelos e atendida pelo prefeito Aguiberto”, disse o morador Edilson Avelar de Souza.

Arquivo