Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
03/2016
fechar

Combate ao Aedes aegypti: entrega de kits por Ministério está atrasada

O governo federal tem enfrentado problemas para cumprir, nos prazos que estipulou, as promessas de ações contra o Aedes aegypti e de acompanhamento de casos de microcefalia. A meta de fazer vistorias em todos os domicílios do país, por exemplo, não foi alcançada. A distribuição de 50 mil kits para detecção simultânea de zika, dengue e chikungunya também não. De acordo com O Globo, o Ministério da Saúde havia anunciado que iria entregá-los em fevereiro. Depois, ficou para março. Agora, o órgão indica que poderá demorar ainda mais para fazê-lo. Em 16 de janeiro, o ministro da Saúde, Marcelo Castro, anunciou que 500 mil kits para detecção das três doenças seriam encomendados até o fim deste ano, mas 10% deste total já estariam à disposição de hospitais públicos e postos de saúde no mês seguinte. Em 26 de fevereiro, ele mudou o prazo: disse que os testes estariam disponíveis em março, o que também não aconteceu. Em dezembro de 2015, também foi prometido que agentes de saúde visitariam todas as casas do país até 31 de janeiro deste ano, com o objetivo de combater focos de proliferação do Aedes. Em 22 de janeiro, o prazo foi prorrogado para o fim de fevereiro. Porém, terminado o mês, um balanço do governo federal apontou que 71,97% dos domicílios foram vistoriados. O Ministério da Saúde alegou que ainda não cumpriu a promessa porque a meta foi ampliada: o número total de domicílios passou de 49 milhões para 67,1 milhões. O órgão também destacou que o índice de casas já visitadas subiu para 88,8%, nesta conta, entrariam imóveis fechados.

Brumado: Professores das redes municipal e estadual aderem à greve nacional de três dias Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Nesta terça (15), quarta (16) e quinta-feira (17) será realizada a greve nacional dos trabalhadores em educação. Em Brumado, as redes municipal e estadual de professores aderiram ao movimento. Segundo a APLB - Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia, a categoria reivindica reajuste de 11,36% para todos os níveis, respeitando o Plano de Carreira, revisão e reestruturação do Plano de Carreira do Magistério, cumprimento da Lei 11.738/08 do Piso Nacional e adequação da jornada de trabalho, com o cumprimento das 13h/aulas. O movimento nacional também foi motivado pela não à terceirização, privatização e militarização da educação pública; não à reorganização das escolas nos moldes propostos em São Paulo; contra a PL 131, que poderá reduzir as verbas para a educação; contra a entrega das escolas as Organizações Sociais (OSs); e contra o parcelamento dos salários.

Brumado: Semana Santa contará com vasta programação na Paróquia do Bom Jesus Foto: Reprodução

Em alusão à Semana Santa, será realizada uma semana de atividades diversas na Paróquia Bom Jesus, em Brumado. A programação terá início no próximo dia 20, se encerrando no dia 27. No Domingo de Ramos, dia 20, às 7h, o evento começará com uma concentração para a procissão na Barraginha, com o Ato de Clamor pelas Águas. Após a missa, acontecerá o Retiro do Catecúmenos. No dia 25, haverá a celebração da Paixão do Senhor, às 19h. No dia 27, serão realizadas as missas de Páscoa em diversas localidades da sede e da zona rural. Todos os dias haverá celebração de missas nas igrejas Matriz, São Cristóvão e Santa Rita, além de outras atividades.

Manelão: 'Políticos já viciados tentam me atrapalhar e prejudicar a Rádio Alternativa' Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O empresário Emanoel Araújo Lima (PMDB), o Manelão, falou em seu programa de rádio na última segunda-feira (14) sobre a Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE), que está em tramitação no Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) e que pode cassar seus direitos políticos pelos próximos oito anos. “Participei de um pleito eleitoral em 2014 aonde nós conseguimos com o voto dos amigos e das pessoas que abraçaram o projeto político de Manelão nove mil votos só no município de Brumado”, disse. O peemedebista acredita que a estrutura montada para outros candidatos, sem êxito, deixou diversos políticos da capital do minério enciumados. “Como havia uma estrutura montada para candidatos que não eram aqui de Brumado, do segundo colocado, o Manelão conseguiu o triplo de votos. Isso deixou alguns políticos já viciados, enciumados, chateados e aí tentando prejudicar Manelão e a Rádio Alternativa, alegando que a emissora é irregular”, relatou. Ele assegurou que emissora é legal e teve nos últimos dias a sua licença renovada pelo Ministério das Comunicações. “Estamos com a outorga renovada até 2025”. Ele chegou a mencionar o deputado estadual Herzem Gusmão (PMDB), de Vitória da Conquista, que passou por uma situação similar. “Ele perdeu no TRE, mas venceu no TSE por 5x2 e poderá ser candidato em sua cidade”. Manelão citou os benefícios da emissora que ajuda a população da cidade com remédios, cirurgias, dentre outras ações sociais.

Juiz Sérgio Moro vai julgar denúncia que pede prisão de Lula no caso tríplex

A Justiça de São Paulo encaminhou a denúncia contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para a Justiça Federal, mais precisamente para as mãos do juiz Sérgio Moro, em Curitiba. O processo apresentado pelo Ministério Público do estado, no qual denuncia o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e mais 15 pessoas, ainda pede a prisão preventiva do ex-presidente. Dessa forma, a denúncia e o pedido de prisão contra Lula agora serão encaminhadas da 4ª Vara Criminal da Justiça de São Paulo para o juiz federal Sérgio Moro, da 13ª Vara Federal de Curitiba. Na sua decisão, a juíza Maria Priscilla Ernandes Veiga de Oliveira argumenta que os crimes denunciados pelo MP-SP têm características de esfera federal e já são objetos de apuração da Justiça Federal.

Mais uma plantação de maconha é encontrada na zona rural de Ibicoara Foto: Divulgação/Polícia Civil

Nesta segunda-feira (14), em operação realizada pelo delegado Alex Wendel e investigadores de polícia civil de Brumado, foram apreendidos grande quantidade de pés de maconha e itens relacionados ao cultivo e plantação da erva na localidade do Capão da Volta, zona rural de Ibicoara, na Chapada Diamantina. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, foram apreendidas 500 mudas de maconha em fase inicial; 50 pés de maconha broto, uma pequena quantidade de sementes de maconha; quatro pés de maconha grandes plantados em baldes; uma balança de precisão; 65 baldes; mangueira para irrigação; uma caixa d'água média, sacos para mudas; uma balança; uma rocadeira marca Ferrari; uma enxada e um par de botas. Todo material foi apresentado na delegacia de Ibicoara. No local, também foram encontrados documentos do proprietário e o delegado irá representar pelo sequestro da propriedade rural do traficante. Porções de maconha e outros itens foram separados para realização de perícia.

Mais uma plantação de maconha é encontrada na zona rural de Ibicoara Foto: Divulgação/Polícia Civil
Delegado regional e Nestor Duarte deliberam sobre a importância do presídio para Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O delegado regional e coordenador da 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin), Leonardo Rabelo, conseguiu um momento de conversa com o secretário estadual de assuntos penitenciários e ressocialização, Nestor Duarte, em sua passagem pelo município de Brumado na última sexta-feira (11). O delegado revelou ao site Brumado Notícias que eles deliberaram sobre a importância da obra para a região, tendo como primeiro benefício devolver aos investigadores da polícia civil seus postos de trabalho. “Com a inauguração desse presídio, a polícia civil deixará de custodiar presos e empregará todo seu efetivo no exercício de sua atribuição, que é a investigação do fato criminoso e sua autoria”, explicou o delegado. 

Delegado regional e Nestor Duarte deliberam sobre a importância do presídio para Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Rabelo se disse impressionado e satisfeito com o andamento da obra, mas fez uma ressalva cobrando do secretário alas femininas e uma solução para o caso dos menores infratores. “Entendemos que as vagas devem ser estendidas para mulheres e esperamos que o estado também invista em um equipamento que resolva o problema da custódia de adolescentes”, afirmou ele. Por fim, o delegado agradeceu aos poderes instituídos pelo empenho na conquista do empreendimento para o município e microrregião. “Temos que reconhecer a atuação dos poderes executivo, legislativo, judiciário e ministério público local, que sempre estiveram conscientes da importância da obra para a região e lutaram incansavelmente por essa conquista. Com esse presídio, Brumado terá uma nova página no quesito segurança pública”.

Brumado: Em teste, praça da prefeitura é fechada no último final de semana Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Com a polêmica envolvendo as medidas que garantem à acessibilidade nas calçadas de bares, lanchonetes e restaurantes, a secretaria municipal de infraestrutura e a superintendência municipal de trânsito e transportes de Brumado resolveram adotar o modelo apresentado pelo vereador Weliton Lopes (DEM) e fecharam a Praça Coronel Zeca Leite durante o último final de semana utilizando cones de sinalização. O secretário municipal de infraestrutura, André Cardoso, esclareceu em entrevista ao site Brumado Notícias que a medida é apenas um teste. “No próximo final de semana será feito um novo experimento e aí vamos depender da avaliação dos comerciantes para sabermos que medida adotar. Se vamos manter o fluxo normal ou fechar as vias, formando uma grande praça de recreação e alimentação”, explicou o secretário.

Vitória da Conquista: Suspeito de 10 estupros teria feito mais duas vítimas em 24h de fuga Foto: Divulgação

O interno Marcos Suel Teixeira Brito, de 34 anos, é suspeito de ter cometido dois estupros em menos de 24 horas que ficou foragido do Presídio Nilton Gonçalves, em Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia. Os crimes ocorreram na madrugada entre o sábado (12) e o domingo (13). Na manhã de sábado, o interno conseguiu escapar do sistema prisional durante o banho de sol. No dia seguinte, logo após ser recapturado, ele fugiu mais uma vez do Distrito de Segurança Pública (Disep) da cidade. Entretanto, voltou a ser preso poucas horas depois. O suspeito está preso desde fevereiro deste ano, após ter sido por reconhecido por 10 vítimas de estupro com idades entre 8 e 63 anos de dezembro de 2015 a janeiro deste ano. Delcimara Cardoso Gonçalves, titular da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam), relatou ao G1, na manhã desta segunda-feira (14), que durante o período em que ele ficou foragido foram registrados três estupros em Vitória da Conquista. Duas vítimas reconheceram o homem na sede da delegacia. A terceira vítima não conseguiu fazer a identificação porque o agressor estava com a cabeça coberta no momento do crime. Conforme Delcimara Cardoso, após recaptura, Marcos Suel Teixeira Brito voltou para o Presídio Nilton Gonçalves ainda no domingo (13).

Chuva de gols e o primeiro empate no campeonato brumadense de futebol Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Quem compareceu ao Estádio Municipal Gilberto Cardoso no último final de semana pode acompanhar bons jogos pelo Campeonato Brumadense de Futebol. No jogo preliminar do sábado (12), o time juvenil do Vitória venceu o Umburanas pelo placar de 2x0. Já na categoria principal, o Umburanas deu o troco e bateu os rubro-negros por 3x2. No domingo (13), em disputa do juvenil, o Vila venceu o Feirense por 2x0. No mesmo confronto entre os adultos aconteceu o primeiro empate da competição entre as duas equipes apontadas como as favoritas do campeonato. O que não faltou foi lance de gols e belas defesas. Ao final, o resultado foi de 2x2. No próximo final de semana haverá o confronto dos lendários de Brumado: Bahia e Santos, as duas equipes ainda não venceram no torneio e vão se enfrentar no sábado (19).

ONU: Consumo de drogas mata 200 mil pessoas por ano

Quase 200 mil pessoas morrem anualmente devido ao consumo de narcóticos ilegais, entre sobredoses e outros problemas associados. A informação foi divulgada hoje, em Viena, pelo diretor executivo do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime, Yuri Fedotov. Segundo ele, atualmente existem 27 milhões de toxicodependentes com problemas graves de saúde - 12 milhões utilizam drogas injetáveis, como a heroína. O diplomata russo sublinhou que o tráfico de drogas e as enormes receitas que gera constituem um “grande problema” em várias regiões do mundo, entre elas a América Central. Apesar dos esforços internacionais, o número de consumidores aumentou quase 20%, passando de 206 milhões em 2006 para 246 milhões em 2013, indica a ONG britânica, citando dados das próprias Nações Unidas.

Menino de 11 anos morre afogado em tanque na zona rural de Livramento de Nossa Senhora

Um menino de 11 anos morreu afogado no domingo (13), em um tanque no Distrito de Itanagé, em Livramento de Nossa Senhora, no sudoeste da Bahia. Túlio César dos Santos, estava na casa dos avôs, onde costumava passar os finais de semana. O pai da vítima, Isaías Marinho dos Santos, disse que o filho estava com o tio no momento do ocorrido. Ele teria se afastado do parente, entrado no tanque, que era fundo, e como não sabia nadar acabou se afogando. A família mora na sede da cidade e está bastante abalada com a tragédia. O adolescente era filho único.

Em depoimento a Polícia Federal, Lula anuncia candidatura em 2018 Foto: Nelson Almeida/AFP

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou em depoimento à Polícia Federal (PF) que será candidato à Presidência da República em 2018 e que espera que alguém lhe peça desculpas após a conclusão das investigações. Nesta segunda-feira (14), a Justiça Federal colocou em seu sistema a transcrição das declarações de Lula aos delegados da PF no dia 4 de março, quando foi deflagrada a 24ª fase da operação, da qual o ex-presidente é um dos alvos. De acordo com o G1, o depoimento ocorreu no aeroporto de Congonhas, na capital paulista, e durou mais de três horas.  O ex-presidente nega as acusações feitas pelo Ministério Público Federal (MPF) e pela PF no âmbito da Lava Jato. Também comenta e nega as acusações do Ministério Público de São Paulo (MP-SP) sobre sua ligação com o triplex no Guarujá e ataca os promotores. (Veja o depoimento).

Ituaçu: Lavrador é encontrado morto com marcas de queimaduras em fazenda onde trabalhava Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

No último domingo (13), um lavrador foi encontrado morto com marcas de queimaduras no peito e no braço na zona rural de Ituaçu, no sudoeste baiano. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, Jorge Luiz Ferreira Silva, de 46 anos, trabalhava em uma fazenda conhecida como Cobra. No dia da morte, ele cuidava dos cavalos da propriedade com o filho do patrão quando saiu dizendo que voltava logo. Diante da demora, o filho do patrão resolveu sair para procurá-lo e encontrou o corpo do lavrador no meio do mato. As causas da morte estão sendo investigadas. O corpo foi encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica de Brumado. Em seguida, foi liberado para a família realizar o sepultamento.

Classificados Brumado Notícias: Vende-se um veículo Voyage 2013

Está a venda um veículo Voyage 1.0, total flex, preto, ano 2013, com IPVA e licenciamento 2016 pagos. Único dono. O automóvel dispõe ainda do pacote ITrend com: alarme, ar-condicionado, direção hidráulica, ar quente, travas elétricas, vidros elétricos, retrovisores elétricos, banco do motorista com ajuste de altura, desembaçador traseiro, encosto de cabeça traseiro e controle de som no volante. Os interessados devem entrar em contato com o telefone (77) 99943-6572 / 99150-7747.

Projeto de lei prevê aumento de pena para aborto em caso de microcefalia Foto: Reprodução/TV Globo

O projeto do Estatuto da Família, já aprovado na Câmara dos Deputados e de autoria do deputado federal Anderson Ferreira (PR-PE), aumenta a pena no caso de aborto cometido em razão da microcefalia ou outra anomalia do feto. O Projeto de Lei 4.396/2016, que altera o artigo 127 do Código Penal, prevê o aumento da pena em um terço até a metade quando o aborto for cometido em razão da microcefalia ou qualquer outra anomalia do feto, provocado ou consentido pela própria gestante ou por terceiros, com ou sem o aval da mulher. A circulação do vírus Zika no Brasil e a associação da infecção em gestantes a casos de microcefalia em bebês reacendeu no país o debate sobre o aborto. Um grupo composto por advogados, acadêmicos e ativistas prepara uma ação, a ser entregue ao Supremo Tribunal Federal (STF), que cobra o direito de a mulher de interromper a gravidez em casos de infecção pelo vírus Zika.

Vitória da Conquista: Nestor Duarte visita presídio abandonado há mais de um ano Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Construído há mais de um ano, o novo presídio de Vitória da Conquista, no sudoeste baiano, ainda não foi inaugurado. Na sexta-feira (11), o secretário de Administração Penitenciária do Estado da Bahia, Nestor Duarte, esteve na cidade e visitou o local. Segundo ele, a Procuradoria vai decidir se uma nova companhia será contratada ou será feito um novo processo licitatório. O equipamento vai funcionar em modelo de co-gestão, ou seja, entre o Estado e uma empresa privada. Serão 533 vagas masculinas e 286 femininas. No último dia 4, um internauta brumadense teve acesso ao local. Ele entrou com facilidade no prédio, onde não havia vigilância, e filmou todo o seu interior. O internauta declarou que o prédio recém-construído está abandonado e sem qualquer supervisão do estado. Durante sua visita, Nestor Duarte disse que o presídio vai receber os internos conquistenses que estão no Presídio Nilton Gonçalves, em Jequié, Salvador e os que permanecem em delegacias de municípios do interior. Apesar do anúncio e da visita, não se falou quando o local será finalmente inaugurado.

Óleos de orégano e de cravo são eficazes no combate ao mosquito Aedes Aegypti

Uma pesquisa da Pontifícia Universidade Católica (PUC), de Minas Gerais, e da Fundação Ezequiel Dias (Funed) atestou a eficiência do uso dos óleos de orégano e de cravo para matar as larvas do mosquito Aedes aegypti. O próximo passo do estudo será desenvolver a fórmula para um larvicida, que será colocado à disposição do mercado. Em contato com o criadouro, os óleos matam as larvas em até 24 horas. O estudo é um desdobramento de outra pesquisa mais ampla, que testa o uso de produtos naturais para combater diversos tipos de vírus. O orégano e o cravo foram selecionados após análise de mais de 20 plantas. O óleo é extraído com o uso de equipamentos específicos. Por essa razão, não adianta, por exemplo, colocar folhas de orégano ou cravo nos vasos das plantas.

Zika: ONU diz que há relação entre o surto e a falta de saneamento; Brumado ainda não possui o sistema Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A Organização das Nações Unidas (ONU) alertou que, para combater o vírus Zika, é necessário que os países melhorem o saneamento básico. Em Brumado, ainda não há um sistema de saneamento básico, embora o mesmo tenha sido prometido por diversas vezes por políticos do PT, inclusive, pelo ex-governador da Bahia e atual ministro da Casa Civil, Jaques Wagner. A entidade disse que 100 milhões de pessoas vivem atualmente sem acesso a sistemas adequados de saneamento na América Latina e 70 milhões não têm água encanada. O documento destaca que, quando as pessoas não têm serviços de saneamento, tendem a armazenar água de maneira insegura, o que favorece a proliferação de mosquitos. Zika, dengue e chycungunya são doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, mosquito que se reproduz em água parada.

Guanambi: Obra de pavimentação do acesso de Ceraíma ao IFBA é autorizada Foto: Camila Queiroz

O secretário de Infraestrutura do Estado, Marcus Cavalcanti, autorizou a realização da obra de reconstrução da pavimentação asfáltica da Rodovia Aurelino Leal - BA 938, que liga a cidade de Guanambi ao distrito de Ceraíma. A obra, com extensão de 11 km, contemplará também o acesso ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IF Baiano). A solicitação foi feita pela deputada estadual Ivana Bastos (PSD) e pelo vereador Joel do Suruá (PSD). Também estavam presentes na audiência o diretor do IF Baiano, Roberto Lima, e o diretor da Bahiafarma e líder local, Paulo Costa. “Fiquei muito satisfeita com a postura do secretário que, prontamente, atendeu a nossa demanda. Para evitar mais demora, fomos ao Derba e explicamos a necessidade de garantir maior trafegabilidade e segurança neste trecho que, além de dá acesso ao perímetro irrigado de Ceraíma, recebe cerca de 1800 estudantes e funcionários diariamente”, destacou a deputada.

BA-142: Motociclista morre após colisão frontal com ônibus entre Barra da Estiva e Ituaçu

Segundo informações da Polícia Rodoviária Estadual (PRE), por volta de 19h15 do último domingo (13), um acidente registrado na BA-142, entre Barra da Estiva e Ituaçu, no sudoeste baiano, deixou uma vítima fatal. No trecho, uma colisão frontal entre um ônibus com placa de Vitória da Conquista e uma motocicleta com placa de Barra da Estiva tirou a vida de Flávio de Oliveira Souza, de 30 anos. Ele pilotava a moto no momento do impacto. O corpo foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) de Brumado para ser necropsiado.

Maior protesto contra o PT e a presidente Dilma leva milhões às ruas Foto: Henrique Mendes/G1-BA

Manifestações contra a presidente da República, Dilma Rousseff (PT), o ex-presidente Lula e o PT aconteceram neste domingo (13) em todos os estados do país, em mais de 300 municípios. Segundo levantamento do G1, a Polícia Militar contou 3,6 milhões de pessoas nas ruas do país, e os organizadores, 6,8 milhões. O maior número de participantes havia sido registrado no protesto de 15 de março do ano passado: 2,4 milhões, segundo a PM, e 3 milhões pelos dados dos organizadores. Os protestos deste domingo ocorreram em mais cidades, em comparação com março de 2015. As manifestações foram pacíficas, com poucos incidentes isolados em algumas cidades. Grande parte dos manifestantes vestia verde e amarelo e levava cartazes contra a corrupção, o governo federal e o PT. Além de pedirem a saída de Dilma, várias pessoas protestaram contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e lembraram que, na semana passada, o Ministério Público de São Paulo pediu a prisão preventiva do líder petista. Outro nome citado nos atos, mas de maneira positiva, foi o do juiz da Operação Lava Jato. Sérgio Moro foi exaltado em faixas em diversas cidades brasileiras. Em São Paulo, políticos foram hostilizados, entre eles Marta Suplicy (PMDB), o governador do estado, Geraldo Alckmin (PSDB), e o senador Aécio Neves (PSDB).

Brumado: Sete meliantes com armas de grosso calibre tentam arrombar cofre de distribuidora de bebidas Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Sete meliantes fortemente armados tentaram, sem sucesso, arrombar na madrugada desta segunda-feira (14) o cofre da distribuidora de bebidas Itaipava em Brumado. Segundo apurou o site Brumado Notícias, os bandidos fizeram um buraco na parede dos fundos, entraram dentro do escritório da distribuidora e arrombaram uma grade do local. 

Brumado: Sete meliantes com armas de grosso calibre tentam arrombar cofre de distribuidora de bebidas Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Em seguida, tentaram arrancar uma porta secundária que dá acesso ao cofre da empresa. Neste momento, a equipe de seguranças percebeu a ação e acionou a polícia. Nos fundos do local há um matagal. Com a chegada de guarnições da polícia militar, o bando empreendeu fuga pela área e não foi localizado. 

Brumado: Sete meliantes com armas de grosso calibre tentam arrombar cofre de distribuidora de bebidas Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Todo o material utilizado para arrombar a distribuidora foi deixado pelo bando, além de uma mochila com inúmeras munições de fuzil calibre 556. Um oficial que participou da ação relatou a nossa reportagem o armamento utilizado pelos bandidos, que, segundo ele, é usado para assalto a bancos.

Contrate os serviços da 3 MD Projetos e Topografia

Já conhece a 3 MD Projetos e Topografia? A empresa disponibiliza diversos serviços, como levantamentos planimétrico e planialtimétrico; locação de obras; desdobro; desmembramento; remembramento; retificação de registro; loteamento; averbação de imóveis; cálculo de corte e aterro (volume); georreferenciamento de imóveis rurais; cadastro ambiental rural (car); perícia técnica; confecção de plantas topográficas; consultoria em segurança do trabalho; e treinamento das normas regulamentadoras. Para contratar os serviços da empresa, através do Engenheiro de Minas e Segurança do Trabalho Michael Leite Fortes, você pode mandar um e-mail para [email protected] ou ligar nos números: 077-99143-7119 (Tim); 031- 98741-4173 (Oi); 037-99843-1911 (Vivo - WhatsApp).

Expoconquista deve superar R$ 150 milhões em negócios Foto: Mateus Pereira/GOVBA

O vice-governador João Leão (PP) e o secretário estadual de Agricultura, Vitor Bonfim, participaram da abertura da 50ª Exposição Agropecuária, Comercial e Industrial de Vitória da Conquista (Expoconquista) na noite do último sábado (12). O evento, realizado pela Cooperativa Mista Agropecuária Conquistense (Coopmac) com o apoio do Governo do Estado e da prefeitura local, contribui para a movimentação financeira do agronegócio baiano. Em 2015, mais de R$ 150 milhões em negócios foram movimentados durante os dez dias da exposição. A expectativa para a edição deste ano, segundo João Leão, é dobrar este número. A Expoconquista, que segue até o dia 20, deve gerar 1.300 vagas de empregos diretos e cerca de 6 mil indiretos. Nesta 50ª edição, o evento conta com 400 expositores de diversos segmentos e seis leilões, além de cursos e treinamentos de capacitação para profissionais do campo e da indústria. Três mil animais também estarão expostos na feira, sendo 1300 bovinos e equinos de dez raças diferentes. Produtos agrícolas, maquinarias para agricultura e pecuária, carros, tratores e equipamentos de limpeza são comercializados na feira. Já instituições financeiras, como o Banco do Nordeste, a Caixa Econômica Federal, o Banco do Brasil e a Desenbahia, disponibilizam linhas de crédito para aquisição de equipamentos.

Arquivo