Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
03/2021
fechar

Ação Solidária está arrecadando alimentos para famílias carentes em Malhada de Pedras Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em Malhada de Pedras, a 39 km de Brumado, um grupo de amigos deu início ao projeto Ação Solidária para ajudar famílias carentes na cidade. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Áurea Ventura informou que 46 famílias já foram beneficiadas com as arrecadações. “A divulgação ajuda bastante. Quanto mais você publica, mais a gente recebe. Muitas comunidades receberam os benefícios. Estamos ajudando bastante pessoas graças à população de Malhada”, destacou. Ventura disse que, com a crise provocada pela pandemia, muitas famílias estão passando necessidade em toda região. “A ideia é levar alimento a essas famílias. Temos que fazer o que a gente pode. Precisamos fazer a nossa parte como cidadão olhando para o próximo. Não está fácil para ninguém”, completou.

Novo ministro da saúde promete vacinar 1 milhão de pessoas por dia contra a Covid-19 no Brasil Foto: Divulgação

O novo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, anunciou nesta quarta-feira (24) a criação de uma secretaria específica no ministério para discutir medidas de combate à Covid-19. Segundo Queiroga, o presidente Jair Bolsonaro lhe deu "absoluta autonomia" para montar a equipe da pasta. Queiroga deu as declarações ao conceder uma entrevista coletiva no Palácio do Planalto, da qual também participaram os ministros Fernando Azevedo (Defesa), Tarcísio Freitas (Infraestrutura) e Fábio Faria (Comunicações). “O senhor presidente da República me deu absoluta autonomia para indicar o secretariado do Ministério da Saúde. E eu o fiz buscando as melhores pessoas para que tenhamos maior sucesso na concretude das políticas públicas”, declarou Queiroga no Planalto. “Nós estamos agora com um firme propósito, e essa é uma providência do momento, de instituir uma secretaria especial para o combate à pandemia de Covid-19. Essa secretaria vai cuidar somente da pandemia, porque sabemos que, além da pandemia, as pessoas continuam tendo outros males”, acrescentou o ministro. Na mesma entrevista, Queiroga afirmou que a meta é vacinar 1 milhão de pessoas por dia a “curto prazo”.

Brumado: Novos postos de vacinação serão abertos com aumento de demanda, diz secretário de saúde Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

À medida que a faixa etária de vacinação vai diminuindo, o público vai aumentando. Em decorrência disso, o secretário de saúde de Brumado, Cláudio Soares Feres, afirmou que novos postos de vacinação serão abertos para atender a demanda e evitar aglomeração. No momento, a população está sendo atendida em 4 postos. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o secretário informou que o município já ultrapassou a marca de 5 mil vacinados. “Enxergamos isso com muita alegria. Quero agradecer a toda equipe de saúde que tem desempenhado um excelente papel”, destacou. Feres adiantou que novas doses da vacina devem chegar no início da próxima semana. 'Temos que correr contra o tempo', afirmou.

Serviços gráficos com qualidade é na Life Print em Brumado

Está precisando de serviços gráficos? A Life Print oferece uma ampla variedade de opções, como impressão digital, off set, placas e toldos e muito mais. Passe agora mesmo na gráfica e faça um orçamento. A loja fica localizada na Rua Dr. Gutemberg Leal, 192, no Bairro das Flores. O telefone é (77) 99969-3777 (WhatsApp).

Moradores reclamam de falta de iluminação pública em ruas de Vitória da Conquista: 'A gente está às escuras' Foto: Reprodução/TV Sudoeste

Moradores denunciam a falta de iluminação pública nas ruas do Loteamento Vila Elisa, no bairro Espírito Santo em Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado. De acordo com o G1, o loteamento possui postes de iluminação, mas eles estão sem lâmpadas. “A gente tem até medo de abrir o portão e sair. É perigoso sair em uma esquina escura, não sabe o que vai acontecer com a gente”, conta Maria Calixto, uma das moradoras do loteamento. Outro morador, o eletricista Francisco Barbosa conta que falta iluminação pública no local há seis anos. Ele disse também que no ano passado foram colocados postes, mas estão sem lâmpada. “[A iluminação] não é de graça. A gente paga por uma taxa de iluminação pública, porque não pôr a iluminação? A gente está às escuras”, conta. A Secretaria de Serviços Público de Vitória da Conquista informou que está com uma equipe no local para fazer levantamento da situação, para que seja feita a reposição das lâmpadas apagadas. Disse também que se houver necessidade de instalação de novos equipamentos, vai ser feita a programação. Enquanto aguardam uma solução, moradores utilizam a lanterna do celular para iluminar a rua quando voltam das celebrações feitas na igreja, que fica no fim da rua. “Para sair da igreja a gente tem que iluminar com celular. Chegando aqui a gente só vê escuro. E aí, se a gente for entrar em casa e encontrar alguém que faça alguma coisa com a gente?”, disse Maria. Para minimizar a escuridão no local, a moradora Almirá Moreira instalou uma lâmpada em frente à casa onde mora. “Foi nesse intuito que coloquei a lâmpada, porque aqui está todo mundo sem. A gente tem lâmpada em casa, e na rua, não”, disse. Em outra rua do loteamento, a situação é a mesma. Além da insegurança por causa da falta de iluminação, moradores também temem que aconteçam acidentes com animais peçonhentos. “Para nós fica muito difícil. Já tive genro que foi picado por escorpião no quintal de casa. Tem meus netos, minhas filhas que vão pra escola, chegam no horário de 23h, e tem muitos assaltos também”, relata Elisângela Costa.

CDL realiza certificação digital através de agendamentos em Brumado

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Brumado está realizando a certificação digital, seguindo todas as recomendações do Ministério da Saúde. A CDL alerta que o serviço é considerado essencial e, portanto, não pode parar. Com o certificado digital SPC, você confirma sua identidade e assina documentos digitalmente com mais segurança. O agendamento deve ser feito através dos telefones: (77) 3441-1222 ou (77) 99853-6601.

Secretário de saúde de Brumado defende tratamento precoce contra a Covid-19; 'Já tomei e, se precisar, tomo novamente' Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o secretário de saúde de Brumado, Cláudio Soares Feres, também defendeu o tratamento precoce contra a Covid-19. Embora parte da comunidade médica discorde sobre a questão, Feres disse que um dos principais infectologistas do país, Roberto Badaró, apoia o uso da Ivermectina para prevenir a doença. “É a minha opinião: não só defendo, como tomei. Passei para o meu pai e ele também tomou. Se precisar, tomo novamente. Fica à critério de cada um. O Município de Brumado está disponibilizando a medicação, toma quem quiser. Se o médico prescrever e o paciente quiser tomar é uma opção dele”, argumentou. Válido frisar que não há comprovação científica acerca dos benefícios do medicamento para prevenir o coronavírus.

Endocrinologia na Clínica Exame: conheça a atuação e quais as doenças mais comuns

Endocrinologia é uma especialidade médica que estuda as ordens do sistema endócrino e suas secreções específicas, chamadas de secreções fisiológicas. Trata-se de uma especialidade médica que cuida de doenças relacionadas a alterações hormonais e metabólicas. Veja alguns exemplos: Diabetes; Osteoporose; Obesidade; Alterações na tireoide; Puberdade precoce; Problemas de crescimento; Distúrbios na menstruação; Problemas com a menopausa. Além das situações acima, você deve procurar um Endocrinologista quando sentir mudanças no seu organismo, como: distúrbios de sono e desenvolvimento sexual irregular, por exemplo, pois podem ser seus hormônios dando sinais de que algo não está certo. A melhor forma de descobrir se o acompanhamento é necessário, no entanto, é fazendo um check-up pelo menos uma vez ao ano. Cuidar da sua saúde inclui procurar o especialista certo para cada disfunção. Saber o momento em que o corpo acende o alerta e pede mais atenção é ideal para a prevenção de doenças. Caso tenha se identificado com o que falamos aqui, então não deixe de entrar em contato conosco. (77) 3441-9286 e (77) 99991-5757 (WhatsApp). Laboratório e Policlínica Exame fica localizado na Rua Cassemiro Pinheiro Azevedo, 655, Centro de Brumado.

Brumado: Sindicato notifica prefeitura por descumprimento do toque de recolher estadual Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O Sindicato dos Servidores Públicos de Brumado (Sindsemb) notificou a prefeitura por descumprir o toque de recolher determinado pelo Estado. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o presidente do sindicato, Jerry Adriano, explicou que, desde segunda-feira (22), o toque de recolher em toda Bahia foi antecipado para às 18h. No entanto, segundo destacou, os servidores só estão sendo liberados às 18h15 da sede da prefeitura. “O Município não está obedecendo ao toque de recolher estabelecido pelo Governo do Estado. A prefeitura tinha que liberar os servidores, pelo menos, 30 minutos antes para dar tempo de o mesmo se deslocar até a sua casa”, afirmou. Em resposta ao Sindsemb, o secretário municipal de administração disse que por causa de 15 minutos o servidor não será preso. “A prefeitura precisa dar exemplo”, completou.

Brumado recebe parte da aparelhagem para UTI Covid e obras estão aceleradas, diz secretário de saúde Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A UTI Covid está em fase final de conclusão das obras no Hospital Municipal Professor Magalhães Neto. A informação foi passada ao site Achei Sudoeste pelo secretário de saúde de Brumado, Cláudio Soares Feres. Segundo ele, as adequações estruturais são necessárias para instalação dos 10 leitos de terapia intensiva na unidade. “Provavelmente, amanhã essas obras estarão se encerrando. Na sexta, a ideia é que a gente monte os equipamentos. Recebemos parte desses equipamentos ontem; ainda tem outra remessa que o Estado estará encaminhando”, informou. O Município também está concluindo o processo de contratação da empresa que irá gerir os leitos. Feres adiantou que, provavelmente, no final de semana, a UTI Covid será inaugurada para atendimento à população da cidade e da região. “Precisamos abrir em tempo recorde”, pontuou.

Brumado registra mais 3 óbitos de coronavírus nas últimas 24h

Nesta quarta-feira, 24 de março, o município de Brumado registra 6572 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. O total de notificações suspeitas é de 16642. Entre os diagnósticos: 54 internações, 109 óbitos, 638 pacientes em tratamento e 5825 recuperados. No momento, 219 ainda aguardam resultado laboratorial e 8522 já foram descartados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.

Lagoa Real: Jovem suspeito de tráfico de drogas morre em confronto com a Cipe Sudoeste Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Na noite da última terça-feira (23), Dionatan Felipe Pereira Aguiar, de 23 anos, morreu após troca de tiros com a Cipe/Sudoeste na cidade de Lagoa Real, a 80 km de Brumado. De acordo com a 94ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), a guarnição realizava rondas pelas ruas do município quando avistaram o indivíduo em atitude suspeita. Ele não obedeceu a ordem de parada dos policiais e empreendeu fuga. Os PMs conseguiram interceptá-lo, mas o mesmo disparou diversos tiros contra a guarnição, que revidou. O jovem foi baleado e não resistiu, apesar de ter sido socorrido imediatamente. Com Dionatan, a polícia encontrou pinos de cocaína, máquina de cartão, cartões bancários, dinheiro em espécie e uma touca ninja. A suspeita é de que ele tenha envolvimento com o tráfico de drogas. Dionatan possuía diversas passagens pela polícia.

Incêndio atinge no Parque Nacional da Chapada Diamantina em Lençóis Foto: Arquivo Pessoal

Técnicos do Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio) receberam um alerta na noite de terça-feira (23) de incêndio no Parque Nacional da Chapada Diamantina, e confirmaram que o fogo estar se propagando por uma área preocupante do município de Lençóis. Segundo o ICMBio, a área atingida é vizinha à Vila Histórica do Barro Branco, que fica dentro da Apa Estadual Marimbús Iraquara. Moradores conseguiram registrar imagens, que mostram que as chamas podiam ser vistas de longe. De acordo com os técnicos do instituto, uma brigada do ICMBio e outras duas brigadas voluntárias foram ao local. Ainda não se sabe a extensão do fogo, e como está o combate às chamas.

Brumado: Prefeitura autoriza funcionamento de academias Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na edição do Diário Oficial desta terça-feira (23), a prefeitura de Brumado publicou o Decreto n° 5.437, que dispõe sobre a abertura de academias e estabelecimentos voltados para a realização de atividades físicas. A quantidade de alunos fica limitada a cada 10m² por área. Além disso, o uso do álcool gel e máscaras é obrigatório. Não será permitido o uso, ao mesmo tempo e por diferentes alunos, de aparelhos que não distam 2 m entre si. As academias situadas dentro de clubes também poderão funcionar, ficando vedadas as demais atividades do clube. 

Operação apreende 150 animais em condições de maus-tratos em Vitória da Conquista Foto: Divulgação/PRF

Uma operação da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) resultou na apreensão de 149 aves silvestres e um jabuti, na cidade de Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado. A fiscalização ocorreu na terça-feira (23), em vários pontos da cidade. De acordo com a polícia, uma grande quantidade de aves estava presa em gaiolas pequenas, sujas de fezes e urina, sem água, com pouco espaço para movimentação, além de privação de luz e circulação de ar, evidenciando condições de maus-tratos. Os animais foram levados para o Inema, onde passaram por uma triagem e permaneceram aos cuidados de uma equipe de médicos veterinários, biólogos e outros profissionais. Segundo a polícia, os bichos serão tratados e devolvidos à natureza quando estiverem em condições plenas de saúde. Algumas aves apreendidas em condições de maus-tratos precisam de cuidados maiores por apresentar lesões causadas pela captura ou por causa da má alimentação no cativeiro. Os proprietários dos animais assinaram um termo circunstanciado de ocorrência. Ainda conforme a PRF, houve uma ação de conscientização e educação ambiental com os envolvidos e eles responderão pelas condutas praticadas e crimes ambientais.

Vice-prefeito Arnaldo Azevedo assume prefeitura de Guanambi interinamente por 10 dias Foto: João Roberto/Achei Sudoeste

Na última terça-feira (23), o prefeito Nilo Coelho (DEM) transmitiu o cargo para o vice-prefeito Arnaldo Azevedo (PSDB) por um período de 10 dias. O gestor pediu licença para tratar questões de ordem particular. Esta é a primeira vez que Azevedo assume interinamente o cargo de prefeito da cidade. “Agradeço ao prefeito Nilo Coelho pela confiança, vamos nos dedicar ao máximo para desenvolver um ótimo trabalho”, ressaltou. Já nesta quarta (24), o prefeito interino despachará na prefeitura de Guanambi ao lado dos secretários municipais e demandará questões para técnicos e assessores da gestão.

Petrobras anuncia corte no preço de gasolina e diesel Foto: Lay Amorim/Acehi Sudoeste

A Petrobras vai reduzir o preço da gasolina e do diesel nas refinarias a partir desta quinta-feira (25), informou a companhia. É a segunda queda no preço da gasolina este ano e a primeira do diesel. O preço médio de venda da gasolina passará a ser de R$ 2,59 por litro, queda de R$ 0,11 (-3,71%). O preço do diesel passa a ser de R$ 2,75, queda de R$ 0,11 (-3,85%). A redução no diesel vem após cinco altas consecutivas este ano. Já a gasolina subiu seis vezes antes de ter o preço reduzido na semana passada. Com a mudança, a gasolina passa a acumular alta de 40,76% desde o início do ano, enquanto o diesel subiu 36,14%. Em dezembro, o litro da gasolina custava em média R$ 1,84. Já o do diesel saía a R$ 2,02.

TCM mantém multa de R$ 6 mil aplicada no prefeito de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Os conselheiros do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) concederam provimento parcial ao recurso ordinário impetrado pelo prefeito de Brumado, Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), apenas para acatar alguns dos documentos juntados ao processo, mantendo, contudo, inalterada a decisão pela aprovação com ressalvas das contas relativas ao exercício de 2019 (veja aqui). Segundo apurou o site Achei Sudoeste, também foi mantida a multa imputada no valor de R$ 6 mil. A decisão foi proferida na sessão de terça-feira (23), realizada por meio eletrônico. O conselheiro Fernando Vita, relator do recurso, excluiu do decisório somente as ressalvas relacionadas à ausência de comprovação de pagamento das folhas de pagamento dos servidores, no valor de R$ 14.300,00. Já em relação às falhas apontadas na contratação de pessoal por tempo determinado; irregularidade em diversos processos de pagamento; e baixa arrecadação da dívida ativa, embora o gestor tenha apresentado suas razões de defesa, os exames realizados demonstram que não são suficientes para dar suporte às modificações pretendidas.

Brumado: Estofador dribla a crise com reforma de capacetes Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em Brumado, o tapeceiro Maicon Santana trabalha com reforma de capacetes em um estabelecimento localizado na Travessa Muniz Sodré, nos fundos da Igreja Matriz. Na Tapeçaria Santana, Maicon deixa os capacetes em perfeito estado de uso. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, ele disse que a ideia é economizar com a compra de um novo acessório, visto que o preço de um capacete é alto. “A reforma custa em torno de R$ 20. A comparação é bem drástica”, salientou. Maicon explicou que o reparo é interno, apenas na espuma do capacete. Em caso de rachadura externa, por questões de segurança, a reforma não é feita. “Tem vezes que eu chego a fazer 6 capacetes por dia. O serviço é bem rápido”, relatou.

Entidade médica condena uso de cloroquina e outros remédios sem eficácia contra Covid-19 Foto: Reprodução/G1

A Associação Médica Brasileira (AMB) divulgou um boletim nesta terça-feira (23) na qual condena, entre outros pontos, o uso de remédios sem eficácia contra a Covid-19. De acordo com o G1, o posicionamento é oposto a um anterior, de julho do ano passado, quando a entidade defendeu a “autonomia do médico” ao receitar os medicamentos. “Reafirmamos que, infelizmente, medicações como hidroxicloroquina/cloroquina, ivermectina, nitazoxanida, azitromicina e colchicina, entre outras drogas, não possuem eficácia científica comprovada de benefício no tratamento ou prevenção da Covid-19, quer seja na prevenção, na fase inicial ou nas fases avançadas dessa doença, sendo que, portanto, a utilização desses fármacos deve ser banida”, diz o novo texto da AMB. No documento, a entidade cita 13 pontos para enfrentamento da pandemia e reforça a necessidade de prevenção da Covid-19. Entre eles estão a necessidade de acelerar a vacinação, manter o isolamento social, o uso de máscaras e, também, a necessidade de ação das autoridades para solucionar a falta de medicamentos no atendimento de pacientes internados com Covid. A associação destaca que, sem esses medicamentos, “não é possível oferecer atendimento adequado para salvar vidas”. O documento desta terça (23) encerra uma polêmica que envolvia a associação: no ano passado, ao lado da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) e do Conselho Federal de Medicina (CFM), a AMB se posicionou entre as entidades médicas que ainda tinham posicionamentos neutros ou favoráveis ao direito dos médicos de escolher o tratamento para pacientes com Covid.

Fiscal da Adab denuncia comercialização de carne fraudulenta na região sudoeste; 'estão vendendo gato por lebre' Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o fiscal da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), Clemente Fernandes, denunciou novamente a comercialização de carne em ambientes insalubre em toda região sudoeste. “Carnes expostas ao ar livre, em cima de bancas imundas, penduradas em ganchos da pior espécie. Carnes sem procedência, sem saber de onde veio, de que animal foi”, relatou. Fernandes disse ainda que outras realidades são: o abate clandestino e a venda de outras carnes como se fosse de boi. “Estão vendendo gato por lebre. É uma situação terrível. As piores produções possíveis, de abate, maus tratos a animais, carne sem qualidade nenhuma. E, pra piorar tudo, portadoras de doenças que podem matar”, destacou.

Rui Costa anuncia suspensão do transporte intermunicipal durante a Semana Santa Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O governador Rui Costa (PT) anunciou nesta terça-feira (23), a suspensão do transporte intermunicipal no estado. A suspensão terá validade de 1º de abril até as 5h de 6 de abril. A medida restritiva será publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quarta-feira (24). “A intenção é evitar aglomeração no interior do estado. Sei que as pessoas costumam viajar para visitar familiares, mas neste momento precisamos conter a disseminação do coronavírus. Se as pessoas circularem corremos o risco de aumentar a contaminação”, ponderou o governador. O decreto prevê que ficam suspensas, a partir da primeira hora do dia 1º de abril, a circulação e a saída, e, a partir da nona hora do dia 1º de abril de 2021, a chegada de qualquer transporte coletivo intermunicipal rodoviário, público e privado, nas modalidades regular, fretamento, complementar, alternativo e de vans, em todo estado, até as 5h do dia 6 de abril. Também ficam suspensas, a partir de 20h do dia 31 de março, a circulação, a saída e a chegada de ferry boats e catamarãs, em todo estado, até as 5h do dia 06 de abril. Ficam suspensas, a partir de 20h do dia 1º de abril, a circulação, a saída e a chegada de transporte coletivo intermunicipal hidroviário, público e privado, como lanchinhas e balsas, em todo o estado, até as 5h do dia 5 de abril de 2021.

Creches municipais de Brumado disponibilizam vagas para crianças de 8 meses a 3 anos e 11 meses Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em Brumado, as creches municipais estão com disponibilidade de vagas para a matrícula de crianças de 08 meses a 3 anos e 11 meses. As atividades educativas estão ocorrendo de forma remota, na plataforma do Sistema de Gestão Escolar Bravo. Lá, os pais e/ou responsáveis encontram todas as orientações pedagógicas para desenvolvimento das atividades com as crianças. Segundo a secretaria municipal de educação, as estratégias pedagógicas, utilizadas pelo cuidador, potencializam o aprendizado da criança, através dos estímulos que contribuem para formação cerebral dos pequenos e os torna pessoas aptas a lidar com os mais diversos obstáculos do cotidiano. Os interessados devem procurar a Semec ou ligar para: (77) 3441-8760/ 8762/ 8763.

Rui Costa celebra decisão do STF e reafirma manutenção de medidas contra a Covid-19 Foto: Reprodução

O governador Rui Costa (PT) celebrou e agradeceu ao Supremo Tribunal Federal (STF) por, “mais uma vez, se colocar ao lado da ciência, da saúde e da vida dos brasileiros”. A manifestação do gestor baiano ocorre após o ministro Marco Aurélio negar o pedido feito pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, pela suspensão das medidas restritivas adotadas pelo Estado para conter o avanço da Covid-19. A decisão foi divulgada nesta terça-feira (23). “O Brasil precisa de serenidade, de trabalho, de competência, de coordenação para que tenhamos mais vacinas, medicamentos e unidade de saúde capazes de atender a população. Seguiremos adotando todas as medidas necessárias para preservar vidas humanas, como fizemos ao longo desses meses e temos, graças a Deus, obtido êxito nesta tarefa”, disse o governador em vídeo.

Quinteto suspeito de furtos a caixas eletrônicos é interceptado na BR-116 em Vitória da Conquista Foto: Divulgação/SSP-BA

Três homens e duas mulheres suspeitos de crimes contra instituições financeiras foram presos, na segunda-feira (22), após ação interagências da Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) com a Polícia Federal (PF). O quinteto foi alcançado na BR-116, próximo ao município de Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado. Segundo informou a SSP-BA ao site Achei Sudoeste, o grupo estava sendo monitorado pelas equipes da PF e da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Sudoeste, após informações da prática de furtos de depósitos feitos em caixas eletrônicos, naquela região. No momento que seguiam para Conquista, em um veículo Renault Captur, de cor branca e placa QUI 6072, eles foram interceptados. “O cerco foi montado próximo a entrada de Conquista e não houve resistência. Eles não imaginavam que estavam sendo monitorados”, contou o comandante da Cipe Sudoeste, major Marcos Paulo Moreira Gonzaga. Com o quinteto foram encontrados 11 cartões bancários, quatro comprovantes de depósitos, R$ 466, um transformador de voltagem, uma furadeira portátil, uma haste de metal, seis chapas de eucatex, um rolo de fita dupla face e três celulares. Todo o material foi encaminhado, acompanhado do quinteto, para a Delegacia de Polícia Federal (DPF) de Vitória da Conquista.

Arquivo