Achei Sudoeste

BUSCA PELO ARQUIVO "03/2021"

26 Mar 2021 - 11:00h

Natural da cidade de Formosa, em Goiás, Jeferson Barbosa dos Santos entrou em contato com o site Achei Sudoeste por conta de uma matéria publicada em julho do ano passado, quando a irmã Alessandra Raimundo Santos, de Dom Basílio, estava à procura dos familiares (veja aqui). Segundo Jeferson, ele colocou o nome da irmã no Google e acabou encontrando a matéria. O seu pai, Axes Ribeiro dos Santos, ficou muito emocionado ao ver a foto da filha no site. “Ele também tinha o sonho de conhecer ela. Ele viu ela pela última vez quando era criancinha. Meu pai ficou muito emocionado ao ver as imagens. Ele reconheceu na hora”, relatou. Agora, a família busca uma reaproximação depois de tantos anos separados. “Achei que não iria encontrá-la mais”, completou.

26 Mar 2021 - 10:30h

Um bicho-preguiça foi achado dentro de uma empresa em Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado. Segundo o Corpo de Bombeiros, funcionários do local se depararam com o “visitante” e acionaram os bombeiros do 7° Grupamento de Bombeiros Militar (7°GBM/Vitória da Conquista). Ao chegar no local, os militares usaram técnicas para que o animal não fosse machucado. Logo o bicho foi capturado. Ele foi também avaliado e levado para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas). Em caso de alguém encontrar esse tipo de animal e não saber o que fazer, a orientação é que informe sobre o caso ao Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA). A partir de técnicas adequadas, os agentes conseguem evitar que o animal fique estressado ou se machuque durante o manuseio. O caso ocorreu na última terça-feira (23).

26 Mar 2021 - 10:00h

O Ministério Público Estadual (MPE), por meio da promotora de Justiça Karina Costa Freitas, promoveu, em videoconferência, uma reunião nesta quarta-feira (24), com os cinco secretários municipais de saúde dos Municípios de Caturama, Érico Cardoso, Paramirim, Rio do Pires e Tanhaçu para debater a situação epidemiológica da região durante a pandemia da Covid-19. A promotora atua nas comarcas de Paramirim e Tanhaçu, que abarca todos os municípios reunidos. No encontro, foram avaliados, conjuntamente, aspectos e desafios no enfrentamento à pandemia. A promotora de Justiça destacou a existência de procedimentos administrativos para cada um dos municípios, pelos quais o Ministério Público acompanha e fiscaliza as políticas públicas de enfrentamento à pandemia.

26 Mar 2021 - 09:30h

O ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), lidera todos os cenários estimados em pesquisa eleitoral feita pelo Instituto Paraná Pesquisas, em parceria com o site Bahia Notícias. Cotado como principal concorrente do democrata, Jaques Wagner (PT) aparece em segundo lugar nas intenções de votos, mas acaba sendo derrotado em todos os cenários, inclusive na disputa direta. A primeira situação testada foi com as opções de voto pulverizadas, contando com nomes como o senador Otto Alencar (PSD) e o vice-governador João Leão (PP), que atualmente fazem parte da base do governador Rui Costa (PT). ACM Neto aparece nesse cenário com 49,3%, contra 21,4% de Wagner. Ficam empatados na terceira colocação a secretária de Saúde de Porto Seguro, Raíssa Soares, e Otto Alencar, com 3,9% cada. João Leão, o vereador Alexandre Aleluia e o ex-vereador Marcos Mendes não ultrapassam a casa dos 3% nestes cenários. 12,5% dos entrevistados foram brancos e nulos e 5,3% não sabe ou não respondeu. No segundo cenário, sem as candidaturas de Otto, Leão e Aleluia, Neto acumula um total de 51,9%, ante 24,2% de Wagner. Raissa Soares, possível nome do bolsonarismo na corrida ao governo estadual, aparece com 4,2%. Marcos Mendes tem 0,8% das intenções de voto. Brancos e nulos somam 13,8% e 5% dos entrevistados não sabem ou não responderam. Na disputa direta entre ACM Neto e Jaques Wagner, o ex-prefeito de Salvador soma 56,5%, contra 25,8% do ex-governador da Bahia. O número de brancos e nulos fica em 13,7% e 4% não souberam ou não responderam. A pesquisa ouviu 2002 eleitores em 186 municípios da Bahia entre os dias 20 e 24 de março de 2020. A margem de erro é de 2% e o levantamento foi realizado por telefone com baianos com mais de 16 anos.

26 Mar 2021 - 09:00h

Na última quarta-feira (24), dois irmãos foram detidos por cultivar maconha dentro de casa no Bairro Dr. Juracy, em Brumado. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o Major Mário Cabral, comandante da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), relatou que a polícia localizou um deles em atitude suspeita durante ronda no bairro. Na abordagem, o mesmo informou que o irmão possuía um pé de maconha dentro de casa. Segundo o Major, na residência, os policiais constaram a veracidade do fato. “Ele tinha ciência do que se tratava. A legislação não fala em quantidade com relação ao plantio. Ele disse que era só pra consumo”, destacou. Os suspeitos foram levados até a delegacia, onde foram ouvidos e liberados. A planta e o material foram apreendidos.

26 Mar 2021 - 08:30h

O juiz Rolando Spanholo, substituto da 21ª Vara Federal de Brasília, autorizou nesta quinta-feira (25) três entidades do Distrito Federal, de São Paulo e de Minas Gerais a importar vacinas contra a Covid-19. Pela decisão, essas entidades estão dispensadas de doar os imunizantes para a União, como prevê a lei. De acordo com o G1, a Advocacia-Geral da União (AGU) deve recorrer ao Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1), com sede em Brasília. Na prática, o entendimento do juiz abre brecha para que outras entidades busquem a Justiça e tentem conseguir o mesmo aval.

26 Mar 2021 - 08:00h

Em Brumado, a unidade está realizando agendamentos para doações em grupo. Desde a última semana, têm sido recebidos no local grupos da Polícia Militar, da Polícia Rodoviária Federal, do Tiro de Guerra, da Guarda Municipal e da Polícia Civil. A mobilização tem o objetivo de melhorar os estoques de sangue no município, que está em níveis críticos para os grupos A+, O+, B-, AB- e em alerta para as demais tipagens. As doações podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h. Para garantir uma doação segura e a distribuição de sangue para os principais hospitais da cidade, a unidade adotou, desde o começo da pandemia, a doação por Hora Marcada como medida de prevenção. Os doadores que tiverem interesse em agendar seu atendimento devem entrar em contato através do número (77) 3441-1363. Para doar sangue, o voluntário deve estar de máscara, em boas condições de saúde, sem sintomas virais, pesar mais de 50 quilos, estar bem alimentado, ter dormido pelo menos 6h, não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12h, não fumar por, pelo menos, duas horas, e ter entre 16 e 69 anos incompletos. 

26 Mar 2021 - 07:30h

O Ministério Público Estadual (MPE), por meio do promotor de Justiça Rodrigo Pereira Anjo, ajuizou ação civil pública contra o prefeito de Wenceslau Guimarães, Carlos Alberto Lioterio dos Santos (Republicanos), que ‘furou a fila’ da vacinação do coronavírus. “Somadas todas as doses aplicadas (1ª e 2ª), no dia em que o prefeito foi vacinado, o município não tinha vacinado nem metade dos integrantes dos grupos previstos na primeira fase da imunização. No entanto, o prefeito e mais vinte casos suspeitos, sem nenhuma causa ou motivo, foram privilegiados na fila de vacinação, em detrimento de todos aqueles que mais necessitavam”, destacou o promotor de Justiça. O MP acionou também a coordenadora de Vigilância Epidemiológica do Município, Jucineide Ferreira Cordeiro. Na ação, o MP requer que a coordenadora de Vigilância Epidemiológica, no exercício de suas prerrogativas, não permita ou convoque para a vacinação qualquer pessoa sem antes discriminar exatamente qual o cargo ocupado, mediante o recebimento e arquivamento da documentação pessoal, bem como da prova documental do nível de risco exigido para o cargo, ou a comprovação do seu pertencimento aos outros grupos prioritários da primeira fase e que ela também não autorize a aplicação da segunda dose, caso ainda não tenha ocorrido, de quaisquer das pessoas vacinadas irregularmente. Além disso, o MP requer que a Justiça determine que o prefeito municipal não receba a segunda dose da vacina até que chegue o momento de vacinação do grupo no qual se enquadra, bem como ele não aprove a aplicação em qualquer outra pessoa que não se enquadre nos critérios do grupo um, em especial parentes, amigos próximos ou servidores municipais. “Foram verificados também casos de servidores públicos municipais que apesar de executarem atividade sem qualquer conexão com a área da saúde e/ou risco de exposição exigido para a prioridade (risco alto), foram contemplados nessa primeira fase de vacinação”, afirmou o promotor de Justiça Rodrigo Anjo.

26 Mar 2021 - 07:00h

Na última segunda-feira (22), a policial militar Keliane Nunes, lotada na 46ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), em Livramento de Nossa Senhora, a 68 km de Brumado, ao chegar ao portão do quartel para trabalhar, avistou um cachorro deitado sobre a via, aparentemente abandonado, pois portava uma coleira e sem forças para levantar. Ao redor do cão encontravam-se alguns cães de rua que latiam continuamente. Segundo informou a 46ª CIPM ao site Achei Sudoeste, ela alimentou o animal e o guiou para dentro do quartel a fim de salvaguardá-lo de um possível acidente de trânsito, enquanto aguardava a sua remoção para atendimento em uma clínica veterinária, também custeada pela policial. Durante o atendimento, na mesma manhã da segunda-feira, foram feitos exames laboratoriais e verificado um tumor. A Associação de Proteção Animal em Livramento (APA) visitou o animal no consultório, acompanhada de um casal de protetores que estavam ansiosos para adotá-lo. Agora, o cão, apelidado de Bolt, tem um lar.

26 Mar 2021 - 00:00h

A Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) apreendeu na última quinta-feira (25), 210 kg de carne clandestina na cidade de Caetité, a 100 km de Brumado. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, a operação contou com o apoio da Polícia Militar e da Vigilância Sanitária. A apreensão foi realizada no Distrito de Maniaçu. De acordo com a Adab, novas fiscalizações e operações serão realizadas em toda a cidade de Caetité e em toda a região de Guanambi. A Adab reforça que a carne de origem clandestina prejudica a saúde da população, pois não tem nenhuma condição para consumo. O órgão pontuou que as carnes precisam ter procedência, ou seja, vir de frigoríficos, bem como ser inspecionadas. Toda a carne apreendida foi incinerada.

25 Mar 2021 - 19:35h

Nesta quinta-feira, 25 de março, o município de Brumado registra 6745 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. O total de notificações suspeitas é de 16758. Entre os diagnósticos: 58 internações, 115 óbitos, 743pacientes em tratamento e 5887 recuperados. No momento, 131 ainda aguardam resultado laboratorial e 8562 já foram descartados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.

25 Mar 2021 - 17:40h

Em vídeo publicado nas redes sociais, a família denunciou que uma técnica em enfermagem da cidade de Rio do Pires, a 181 km de Brumado, fingiu vacinar uma idosa na comunidade de Contagem. Ela introduz a agulha, mas não injeta o líquido do imunizante. O caso repercutiu em toda região. O prefeito do município, Vânio Santos (PP), informou estar atônito com o episódio e ressaltou que já determinou o afastamento da profissional. Santos determinou ainda a abertura de um processo administrativo disciplinar para apurar os fatos. “Estou surpreso e estarrecido com isso. Conheço a profissional e, até o presente momento, nada havia no seu currículo que desabonasse a sua conduta. Investigações preliminares já detectaram que a seringa foi localizada intacta, inclusive contendo o líquido da vacina. A própria técnica disse que foi um lapso. Assim que terminou o procedimento, descartou a seringa no lixo, local onde de fato foi encontrada pelo pessoal da saúde. No entanto, é minha obrigação apurar com rigidez e imparcialidade, afinal, trata-se de um fato gravíssimo e, eu como gestor, cumprirei todos os procedimentos legais para que tudo seja esclarecido”, declarou. O secretário municipal de saúde, Gena Santos, disse que irá pessoalmente até a comunidade para proceder a imunização da idosa e dar prosseguimento aos trabalhos de apuração dos fatos.

25 Mar 2021 - 16:30h

Os prazos relacionados à habilitação de veículos na Bahia foram suspensos por tempo indeterminado, segundo informações do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA). De acordo com o Detran, o pedido feito pelo órgão foi acatado pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que fez a flexibilização na legislação, por causa das medidas de combate à Covid-19. A portaria foi publicada nesta quarta-feira (24). Conforme o Detran, a portaria prorroga os prazos de validade da Carteira de Habilitação (CNH), da Permissão para Dirigir (PPD) e Autorização para Conduzir Ciclomotores (ACC) vencidas desde 1° de fevereiro de 2020. Foi prorrogado também o prazo para registro e licenciamento de motos e carros novos adquiridos a partir de 12 de fevereiro de 2021. A decisão do Contran ainda estabelece a suspensão do prazo para a transferência de propriedade dos veículos comercializados desde 28 de janeiro de 2021. As datas finais para apresentação de defesa prévia e recursos em processos de infração, a partir de 26 de fevereiro de 2021, estão suspensas também.

25 Mar 2021 - 16:00h

O Governo do Estado prorrogou até o dia 5 de abril o toque de recolher em todo o território baiano, ficando determinada a restrição de locomoção noturna das 18h às 5h. O decreto que determina as medidas está publicado na edição do Diário Oficial do Estado (DOE) desta quinta-feira (25) e proíbe a qualquer indivíduo a permanência e o trânsito em vias, equipamentos, locais e praças públicas no horário estabelecido. Também fica vedada, em todo o território baiano, a prática de quaisquer atividades esportivas coletivas amadoras até o dia 5 de abril. Serão permitidas as práticas individuais, desde que não gerem aglomerações. Seguem suspensos eventos e atividades, em todo o estado, independentemente do número de participantes, ainda que previamente autorizados, que envolvam aglomeração de pessoas, tais como: eventos desportivos coletivos e amadores, cerimônias de casamento, eventos recreativos em logradouros públicos ou privados, circos, eventos científicos, solenidades de formatura, passeatas e afins, bem como aulas em academias de dança e ginástica, até o dia 5 de abril.

25 Mar 2021 - 15:30h

A Polícia de Itapetinga, cidade do sudoeste da Bahia, investiga o exercício ilegal de medicina cometido por um estudante, que atuava como médico e interno na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Cristo Redentor. Policiais civis foram até a unidade de saúde na terça-feira (23) após denúncias anônimas. De acordo com o coordenador regional de polícia, Roberto Júnior, a equipe foi até a UTI e constatou o estudante estava dentro do setor restrito aos profissionais da saúde, vestido com um jaleco branco, usados por médicos, que tinha a inscrição “medicina”. Segundo a polícia, o homem negou ser médico e afirmou ser estudante de medicina no Paraguai. De acordo com o G1, ele também contou que se encontrava no local, porque exercia uma função administrativa. Os demais profissionais de saúde da UTI foram intimados para prestarem depoimento, porém ao serem questionados sobre a função dele, entraram em contradição. Alguns afirmaram que ele cumpria função administrativa e outros disseram que ele era estagiário de medicina. Entretanto, a polícia revelou que todos os funcionários o chamaram de "doutor". O órgão revelou que instaurou inquérito policial para apurar os fatos, porque receberam informações que possíveis óbitos na UTI do hospital podem ter acontecido por imperícia do estudante.

25 Mar 2021 - 15:00h

Através de comunicado, a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) alertou sobre a existência da variante da Covid-19 de Manaus no município de Guanambi. O Laboratório de Farmacogenômica e Epidemiologia Molecular da Universidade Estadual de Santa Cruz (Lafem/Uesc) e o Laboratório de Vírus Respiratórios e Sarampo do Institute Oswaldo Cruz (lOC/Fiocruz-RJ) notificaram a identificação, através de sequenciamento, de novos casos Covid-19 da variante SARS-CoV-2 P.1, da linhagem B.1.1.28 (“variante de Manaus”), em amostras de paciente notificados em Cruz das Almas, Guanambi e Ilhéus. Segundo informou a Sesab ao site Achei Sudoeste, até 23 de março de 2021, foram confirmados 23 casos da variante P.1 de Manaus no estado da Bahia. Os casos estão relacionados com os municípios de Amargosa Cruz das Almas, Guanambi, Ilhéus, Irecê, Itabuna, Joao Dourado, Lauro de Freitas, Salvador e Santa Luz. A variante P1 é considerada de preocupação em razão de mutações capazes de acarretar maior transmissibilidade e afetar a resposta imune do hospedeiro. Diante do exposto, a Sesab ressaltou a necessidade de orientar a população para fortalecer as ações de prevenção e controle da doença, como utilização de máscaras, etiqueta respiratória, higiene das mãos, evitar aglomerações e, em caso de sintoma, procurar unidade de saúde para atendimento clinico/testagem e realizar isolamento. Recomendou também que todas as viagens não essenciais sejam evitadas, principalmente para as áreas onde foram detectadas a variante. Alertou ainda sobre a necessidade de rastreamento e isolamento dos contatos de todos os casos suspeitos e confirmados da variante.

25 Mar 2021 - 14:30h

O Instituto Federal de Educação da Bahia (Ifba) inicia a partir desta quinta-feira (25) as inscrições para o curso superior de Tecnologia em Jogos Digitais através do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). São 40 vagas para o polo da UAB em Brumado, na modalidade de ensino à distância (EAD). As inscrições para o processo seletivo serão feitas exclusivamente via internet (veja aqui). O período das inscrições vai até o dia 10 de abril e o edital com todas as informações sobre as vagas e de como ocorrerá o processo seletivo está disponível (veja aqui).

25 Mar 2021 - 14:00h

Na última sessão legislativa, a Câmara de Vereadores de Brumado aprovou o projeto autorizando a prefeitura a comprar a vacina contra a Covid-19, bem como a implantação do sistema drive-thur para imunização na cidade. Também se falou, na oportunidade, sobre a sanitização de logradouros públicos (veja aqui). Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o secretário municipal de saúde, Cláudio Soares Feres, rebateu que o Município não precisa de autorização da Câmara para compra da vacina. “Como já havia dito antes, se houvesse disponibilidade de vacina, o Município compraria, mas a prioridade de compra é do Ministério da Saúde. Essa vacina será disponibilizada aos municípios. Em momento algum, o Município de Brumado fugiu da sua responsabilidade”, salientou. Quanto ao drive-thur, o secretário voltou a dizer que Brumado não possui quantidade de doses suficientes para implantação do sistema, nem tampouco logística adequada para tanto. Além disso, Feres frisou que o modelo de vacinação atual, com os ajustes feitos, tem atendido tranquilamente à população. Por fim, no que diz respeito à sanitização, o secretário reiterou que não existe comprovação científica de que a limpeza ajude a diminuir o avanço do vírus. "Estamos aqui para trabalhar sem enganar ninguém", pontuou.

25 Mar 2021 - 12:00h

Parte dos equipamentos da UTI Covid chegou até a cidade de Brumado na manhã desta quarta-feira (24) (veja aqui). Um popular, que preferiu não se identificar, relatou ao site Achei Sudoeste que o material chegou até o Hospital Municipal Professor Magalhães Neto em cima de um caminhão como se fosse uma carga qualquer. “Me deparei com um caminhão com uma lona coberta com os equipamentos. Eles estavam em um isopor comprido. Esses equipamentos deveriam ter vindo em um carro mais qualificado”, criticou. O popular disse que os equipamentos poderiam ter sido danificados, visto que foram transportados sem maiores cuidados. “Não esperava que fossem chegar dessa forma. Deveria ter vindo em um carro apropriado, não em cima de uma carga de frutas", completou. Após a denúncia, a nossa equipe foi ao local, mas os equipamentos já estavam descarregados e o caminhão saído do Hospital MunicipalNossa reportagem apurou que, assim que os equipamentos foram recebidos, foram vistoriados e, aparentemente, não apresentam danos causados pela viagem inadequada. Por telefone, o secretário municipal de saúde, Cláudio Soares Feres, declarou desconhecer o fato, pois não estava presente no momento em que os equipamentos foram recebidos, bem como nada lhe fora relatado sobre como os mesmos teriam sido transportados.

25 Mar 2021 - 11:30h

O Comitê Gestor do Simples Nacional aprovou nesta quarta-feira (24) o adiamento, por três meses, do prazo para pagamento dos tributos federais no âmbito do Simples Nacional, informou o secretário da Receita Federal, José Roberto Tostes. Segundo o secretário, os impostos que não forem pagos em abril, maio e junho ainda poderão ser quitados em até seis parcelas, a partir de julho. A medida, que também se aplica aos Microempreendedores Individuais (MEI), faz parte do pacote de ações do governo para enfrentar a segunda onda da pandemia da Covid-19. O Brasil atingiu a marca de 300 mil mortes pela doença nesta quarta e vive o ápice da pandemia. No início da pandemia de Covid, em março de 2020, o Comitê Gestor do Simples adotou medida similar. Na época, os prazos foram adiados em seis meses.