Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
03/2021
fechar

Ministério da Saúde autoriza 354 leitos de UTI Covid-19 na Bahia Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O Ministério da Saúde autorizou 354 leitos de UTI adulto destinados ao tratamento da Covid-19 na Bahia. A pasta ressaltou que a autorização é “em caráter excepcional e temporário” e que é para o reforço da estrutura hospitalar em 10 municípios do estado. O valor do repasse mensal será de R$ 16,9 milhões retroativo à competência de março de 2021. No fim de fevereiro a ministra do Supremo Tribunal Federal (STF), Rosa Weber, determinou que o Ministério da Saúde voltasse a custear leitos de UTI para pacientes com Covid-19 nos estados da Bahia, Maranhão e São Paulo. As decisões foram tomadas em três ações separadas, com teores parecidos, apresentadas por cada estado. Os governos estaduais reclamaram que o Ministério havia deixado, progressivamente, de pagar pela manutenção de milhares de leitos pelo país e solicitaram o retorno do financiamento. O Ministério da Saúde ressaltou que a autorização de leitos de UTI covid-19 “ocorre sob demanda dos estados, que têm autonomia para disponibilizar e financiar quantos leitos forem necessários”.

Brumado: Vacinadoras e vacinados aprovam novo método de vacinação por idade única Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Nesta terça-feira (23), estão sendo vacinados em Brumado os idosos com 73 anos. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, a vacinadora Cida Aguiar, que atende no posto de vacinação instalado na Escola Municipal Zilda Neves, avaliou que a inclusão de apenas uma idade no calendário organizou melhor o atendimento à população. “Assim vem menos idosos e tem menos aglomeração. É melhor. Está tudo tranquilo”, destacou. Após ter sido vacinada, Dona Dete do Acarajé, tradicional vendedora do quitute na cidade, relatou que o atendimento está organizado na unidade. Dona Dete disse ainda que está se sentindo ótima e feliz depois de ter sido vacinada. “Vamos entregar pra Deus, tá tudo nas mãos de Deus. Estou sempre dentro de casa. Já não tenho mais nada pra fazer dentro de casa. Dias melhores virão”, afirmou.  Agora, a baiana espera ansiosa pela liberação para poder montar a sua barraca de acarajé na rua.

Adab vai exigir sanitização nos açougues populares nas regiões de Brumado e Livramento de Nossa Senhora Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) está buscando a sanitização dos açougues populares nas regiões de Brumado e Livramento de Nossa Senhora. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o fiscal agropecuário da Adab, Clemente Fernandes, disse que a ação é mais do que necessária para garantir um ambiente salubre nesses locais, principalmente em tempos de pandemia. “Isso está ligado à Vigilância Sanitária Municipal. Não impede, porém, que a gente se envolva para que o trabalho seja feito da melhor forma possível. É trabalho de saúde humana e tem que ser feito”, assegurou. Para o fiscal, as vigilâncias municipais precisam despertar para a comercialização irregular de carne.

Sesab condena medicamentos defendidos pelo prefeito e utilizados por médicos de Brumado contra a Covid-19 Foto: Fernando Vivas/GOVBA

O secretário estadual de saúde, Fábio Vilas-Boas, fez um novo alerta nesta terça-feira (23) sobre o risco de usar medicamentos sem eficácia comprovada para o tratamento da Covid-19. Ele citou como exemplo os casos de pessoas que tem tomado Ivermectina e desenvolvido doenças como hepatite, necrose hepática e falência hepática, levando à necessidade de transplante de fígado. “Na dose que vem sendo preconizada para a Covid, a Ivermectina faz mal. Ela tem causado hepatite, necrose hepática e falência ou insuficiência hepática. Algumas pessoas precisaram ser transplantadas de urgência. No Brasil, como não existe transplante de urgência, as pessoas estão morrendo intoxicadas por Ivermectina. Não tem benefício nenhum”, destacou. Para o secretário, o tratamento precoce com essas drogas tem sido um verdadeiro desastre. Em Brumado, o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (veja aqui) e a equipe médica da rede pública (veja aqui) defendem o uso dos medicamentos.

Brumado confirma mais 2 óbitos de Covid-19 nas últimas 24h e total chega a 106

Nesta terça-feira, 23 de março, o município de Brumado registra 6523 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. O total de notificações suspeitas é de 16539. Entre os diagnósticos: 56 internações, 106 óbitos, 724 pacientes em tratamento e 5693 recuperados. No momento, 215 ainda aguardam resultado laboratorial e 8484 já foram descartados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.

Governo da Bahia restringe comercialização de bebida alcoólica nas regiões de Brumado e Guanambi Foto: Kauê Souza/Achei Sudoeste

O Governo do Estado e prefeituras das regiões de Guanambi e Brumado definiram a restrição da comercialização de bebidas alcoólicas. Em decreto a ser publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quarta-feira (24), fica estabelecida a medida restritiva para a região de Guanambi no período de 23 de março até as 5h de 05 de abril. Na região de Brumado, a medida terá validade de 23 de março até as 5h de 26 de março. Desta forma, fica vedada a venda de bebida alcoólica em quaisquer estabelecimentos, inclusive por sistema de entrega em domicílio (delivery) nos períodos citados. As ações visam conter aglomerações e avanço da pandemia do coronavírus nas regiões. Os estabelecimentos comerciais deverão isolar seções, corredores e prateleiras nos quais estejam expostas bebidas alcoólicas. As medidas valem para os seguintes municípios da região de Guanambi: Caculé, Caetité, Candiba, Carinhanha, Feira da Mata, Guanambi, Ibiassucê, Igaporã, Iuiú, Jacaraci, Lagoa Real, Licínio De Almeida, Malhada, Matina, Mortugaba, Palmas de Monte Alto, Pindaí, Riacho de Santana, Rio do Antônio, Sebastião Laranjeiras, Tanque Novo e Urandi. A região de Brumado inclui os seguintes municípios: Aracatu, Barra da Estiva, Boquira, Botuporã, Brumado, Caturama, Contendas do Sincorá, Dom Basílio, Érico Cardoso, Guajeru, Ibicoara, Ibipitanga, Ituaçu, Jussiape, Livramento de Nossa Senhora, Macaúbas, Malhada de Pedras, Paramirim, Rio de Contas, Rio do Pires e Tanhaçu.

Bahia ultrapassa a marca de 1 milhão de pessoas vacinadas contra a Covid-19 Foto: Arquivo pessoal

A Bahia ultrapassou a marca de 1 milhão de pessoas vacinadas com a primeira dose da vacina contra a Covid-19, nesta terça-feira (23), segundo informações da Secretaria Estadual de Saúde da Bahia (Sesab). De acordo com o órgão de saúde, o estado é o terceiro do Brasil com mais doses aplicadas, tendo recebido 2.039.600 doses entre Coronavac e Oxford, desde o dia 18 de janeiro, quando chegou a primeira remessa. Segundo o secretário de Saúde, Fábio Vilas-Boas, a chegada de 9,7 milhões de doses da Sputnik V a partir de abril, mediante a autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), será possível imunizar todos os idosos acima de 60 anos e profissionais das áreas de educação e segurança.

Filho encontra corpo do pai que estava desaparecido em Rio de Contas Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

O corpo de Getúlio Pereira dos Santos foi encontrado no Rio da Água Suja, em uma localidade de Ciência, na cidade de Rio de Contas, a 78 km de Brumado. Ele estava desaparecido desde o dia 25 de fevereiro. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, o corpo de Pereira foi encontrado pelo próprio filho nesta segunda-feira (22), após vizinhos terem o informado sobre um odor estranho na região. O corpo já estava em estado de decomposição. Câmeras de um circuito de segurança instaladas em frente a uma residência no Distrito de Arapiranga teria flagrado Getúlio transitando a pé nas imediações, na sexta-feira, 26 de fevereiro. Uma equipe do Departamento de Polícia Técnica (DPT) realizou a perícia no local e encaminhou o corpo para o Instituto Médico Legal (IML) de Brumado. As causas da morte serão investigadas.

WSouza Sistemas abre espaço para aperfeiçoar ferramenta de ensino à distância

A WSouza Sistemas irá lançar a versão 2.0 do AVA Bravo!, a ferramenta de aulas remotas do seu município. Participe preenchendo um pequeno formulário e enviando a sua sugestão para melhorar ainda mais esta importante ferramenta de ensino à distância. Entre os dias 22 e 26 de março, a WSouza irá ouvir as sugestões de pais, alunos, professores e coordenadores. Para enviar sua sugestão acesse: www.sistemagestaoescolar.com.br/ava20

Brumado: Prefeito pede mais da imprensa e utilizará carro de som para conscientizar população contra a Covid-19 Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o prefeito da cidade de Brumado, Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) pediu o apoio da imprensa no processo de conscientização da população para conter o avanço da pandemia. “A mídia tem credibilidade para falar com isenção”, destacou. Além disso, o gestor informou que utilizará um carro de som para circular uma campanha educativa pedindo o uso da máscara, o distanciamento social e o reforço das medidas de higiene para combater a Covid-19.

CoronaVac tem resultados positivos em testes com crianças e adolescentes Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A vacina CoronaVac, da Sinovac Biotech, parece ser segura e capaz de desencadear respostas imunológicas entre crianças e adolescentes, de acordo com resultados preliminares de testes iniciais e intermediários, apresentados pela empresa nesta segunda-feira (22). Os dados preliminares foram de ensaios clínicos de fase I e II envolvendo mais de 500 pessoas com idades entre 3 e 17 anos, que receberam duas injeções de vacina de dose média, baixa, ou um placebo. A maioria das reações adversas foi leve, disse Zeng Gang, pesquisador da empresa, em uma conferência acadêmica em Pequim. De acordo com o jornal o Globo, duas crianças que receberam a dose mais baixa relataram febre alta, categorizada como grau 3, disse ele, sem fornecer detalhes ou temperatura específica. Os níveis de anticorpos desencadeados pelo CoronaVac de Sinovac foram maiores do que aqueles observados em adultos com idade entre 18 e 59 e em idosos em ensaios clínicos anteriores. Para crianças de três a 11 anos, a dose mais baixa pode induzir respostas favoráveis de anticorpos, e a dose média funcionou bem para crianças de 12 a 17 anos. Os dados preliminares ainda não foram publicados em uma revista médica revisada por pares. Os ensaios de fase III da Sinovac no exterior, testando a capacidade da vacina de prevenir a doença Covid-19, até agora não incluíram menores. A empresa também está testando uma terceira dose de reforço em um ensaio clínico na China, com os participantes recebendo uma terceira dose cerca de oito meses após receberem a segunda. A Sinovac forneceu 160 milhões de doses de vacinas para 18 países, incluindo a China, com mais de 70 milhões de doses administradas.

Brumado: Moradores da Lagoa Funda prometem fazer protestos caso mude o roteiro da coleta de lixo Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Os moradores da comunidade da Lagoa Funda, em Brumado, estão indignados com o serviço de coleta de lixo na cidade. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Evilásio Souza Moreira relatou que a empresa informou aos moradores que não irá mais adentrar na comunidade para recolher o lixo e os mesmos terão de colocar os sacos na pista. “Não sei o que aconteceu. Foi avisado hoje cedo aqui na Lagoa Funda. O motorista que faz a coleta falou que não vem mais”, disse. Evilásio destacou que tem morador que mora acerca de 2 km da rodovia e terá de percorrer essa distância para ter o seu lixo recolhido. “O povo está tudo danado com o prefeito. Isso é uma ordem do prefeito”, contou. Caso a coleta não seja feita de rua em rua na comunidade, os moradores prometeram realizar um protesto na comunidade.

Brumado atinge pior pico na pandemia e prefeito aposta no tratamento precoce para reduzir internações Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) acredita que Brumado já tenha atingido o pior pico da pandemia. Com o tratamento precoce autorizado pela comunidade médica local, Vasconcelos avalia que haverá uma brusca queda no número de casos da Covid-19 no município. “Estou piamente acreditando que nós já atingimos o pico e vamos descer agora essa curva. Ainda que seja assim, estamos fazendo o que nos cabe”, destacou.

1ª vereadora com síndrome de Down do Brasil toma posse no Rio Grande do Sul Foto: Divulgação

A fisioterapeuta Luana Rolim de Moura (PP), suplente de vereadora, tomou posse por um dia em Santo Ângelo, no Noroeste do Rio Grande do Sul. Isso aconteceu no último dia 15. Segundo a União dos Vereadores do Brasil, ela foi a primeira pessoa com síndrome de Down a ocupar o cargo no país. Luana assumiu no lugar do vereador Nivaldo Langer de Moura, titular da bancada do Progressistas que estava afastado no dia por motivo de saúde. Em uma rede social, Nivaldo afirmou que “por conta de um cálculo renal não pode participar da atividade de vereança, e então a Luana tomou posse”. De acordo com o G1, durante a sessão, a jovem foi participativa. Ela se pronunciou sobre as matérias votadas e, ao final, discursou sobre o Dia Internacional da síndrome de Down, celebrado no último domingo (21). “Pretendo lutar pela inclusão, pela acessibilidade para todos. Eu quero ser uma representante de todos os jovens com síndrome de Down, entre outras deficiências”, afirma Luana. Nivaldo disse que ficou contente com a repercussão do fato. “Por toda a trajetória de superação e sucesso da Luana, e pelas bandeiras que ela defende, como, por exemplo, a defesa das pessoas com deficiência. Que a Luana sirva de exemplo e incentivo para que cada vez mais mulheres, e também as pessoas com deficiência, venham buscar ocupar seus espaços em todas as áreas de representação na nossa sociedade e também na política”, relatou o vereador em uma publicação. Sobre a posse e a participação na sessão, Luana afirmou que “foi emocionante”. “Vou mostrar trabalho, dedicação e muito esforço. Estou muito grata aos meus pais, meus eleitores e amigos. Para chegar até aqui, foi uma longa caminhada. Missão cumprida”, ressaltou.

Brumado: Sesab libera equipamentos para UTI Covid e prefeito espera inauguração ainda esta semana Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O Município de Brumado conseguiu, através da Secretaria Estadual de Saúde da Bahia (Sesab), a liberação de alguns equipamentos para instalação na UTI Covid-19, que será implantada no Hospital Municipal Professor Magalhães Neto. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) informou que os equipamentos foram enviados para a cidade na segunda-feira (22). “Se chegar hoje ou amanhã, nós vamos montar esses equipamentos no local e, até quarta-feira (24), o governador assinando o contrato, nós começamos o funcionamento de 10 leitos de UTI de Covid e 10 de retaguarda”, garantiu. O gestor relatou que toda parte estrutural já está sendo preparada para assegurar o isolamento de profissionais de saúde e pacientes na unidade. “Todo o fluxo já foi montado. O município está fazendo a sua parte”, afirmou.

Gilmar Mendes arquiva inquérito que investigava Aécio Neves Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou o arquivamento nesta segunda-feira (22) de inquérito que investigava o deputado Aécio Neves (PSDB-MG) por envolvimento em supostos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro relacionados ao recebimento de vantagens por empresas contratadas por Furnas Centrais Elétricas S/A. Gilmar atendeu a um pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR). Em manifestação enviada ao STF, a subprocuradora-geral da República Lindôra Araújo afirmou que as investigações não reuniram elementos contra o deputado. Em nota enviada ao G1, a defesa de Neves disse que o arquivamento demonstra que o deputado foi vítima de “abusos”. A investigação sobre o parlamentar tucano era um desdobramento da Operação Lava Jato. Aécio foi considerado suspeito de ter recebido propinas, por intermédio do ex-diretor de Furnas Dimas Toledo, a partir de dinheiro desviado em contratos com empresas terceirizadas.

Brumado: Beto Bonelly solicita prestação de contas dos recursos usados no combate à Covid-19 Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Através de requerimento, o vereador Beto Bonelly (PSB) solicitou ao presidente da Câmara Municipal de Brumado que solicite à Prefeitura Municipal de Brumado, através do Secretário de Finanças, que apresente uma prestação de contas com todos os repasses do Governo Federal e/ou Estadual e os respectivos gastos destes recursos utilizados no combate à Covid-19. Segundo o parlamentar, as informações são necessárias porque visa sanar qualquer dúvida sobre os gastos efetivados no combate à doença no município. “É importante e necessário o acompanhamento da aplicação destes recursos que precisam ser corretamente investidos de modo a ter eficiência no combate a esta pandemia que tantos danos têm causado em nosso país. Desta forma, o Poder Legislativo estará cumprindo uma das suas prerrogativas, de acompanhar as ações do Poder Executivo”, justificou. 

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) vai discutir a revisão nos valores do sistema de Bandeiras Tarifárias, que aplica uma cobrança adicional nas contas de luz sempre que aumenta o custo de produção de energia no país. Se a proposta em debate for aprovada, o valor a mais pago pelos consumidores quando a bandeira está na cor amarela deve ficar mais baixo. Entretanto, a cobrança deve subir no caso de acionamento das bandeiras vermelhas. Nesta terça (23), a diretoria da agência faz a sua reunião semanal. Entre os itens que serão votados está a abertura de audiência pública para debater o “aprimoramento da proposta de revisão dos adicionais e das faixas de acionamento para as Bandeiras Tarifárias 2021/2022”. A agência disponibilizou em seu site o voto do relator desse processo, o diretor Sandoval Feitosa. No documento, ele propõe redução do valor da bandeira amarela e aumento para as bandeiras vermelha 1 e 2. Apesar da previsão de aumento para as faixas vermelhas, a expectativa é de que, na soma geral do ano, os consumidores paguem um pouco menos de bandeira tarifária já que a faixa amarela, que pela proposta ficaria mais barata, deve ser acionada com mais frequência. Em caso de acionamento mais frequente das faixas vermelhas, entretanto, a cobrança extra ficaria mais cara. A proposta de Feitosa, se aprovada nesta terça, passará por consulta pública onde será debatida e poderá receber sugestões. Ao final desse processo, a diretoria da agência vota uma proposta final para os valores das bandeiras tarifárias. Ainda não há data para que isso ocorra.

Brumado: Em videoconferência com o governador, prefeito aceita medidas restritivas, mas rejeita lockdown Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na última segunda-feira (22), o prefeito de Brumado, Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), participou de uma videoconferência com o governador Rui Costa (PT) a fim de definir estratégias para enfrentamento ao novo coronavírus. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o gestor disse que, embora não concorde com medidas mais restritivas, irá acatar aquilo que for determinado pelo Governo do Estado. “Acredito que não chegaremos ao ponto de um lockdown. Lockdown é impossível. Restrições no período da Semana Santa é natural, antes e depois, aproveitando o período de recolhimento. E também a antecipação do toque de recolher para às 18h”, ponderou. Para o prefeito, toda atividade produtiva é essencial para a manter a economia ativa nesse momento de crise.

Dois homens são presos com 154 kg de drogas, seis armas e munições no sul da Bahia Foto: Divulgação/PM

Dois homens foram presos com 154 kg de drogas e armas, nesta segunda-feira (22), em uma operação conjunta entre as polícias Civil e Militar, no município de Mascote, sul da Bahia. Segundo informações da Polícia Militar (PM), as apreensões ocorreram por volta das 6h, em cumprimento dos mandados de prisão contra os suspeitos com as iniciais V.S.G e M.S.G., apontados pela polícia como líderes de grupo criminoso. Ainda de acordo com a PM, os policiais encontraram uma vasta quantidade de drogas e armas enterradas em um terreno que pertenceria ao grupo criminoso. Ao todo foram apreendidas quatro pistolas calibre 9mm, uma submetralhadora calibre 9mm, munições e carregadores, oito celulares, cadernos de anotação, sete balanças de precisão, R$ 28, um revólver Magnum calibre 44, 106 kg de maconha, 36 kg de cocaína e 11 kg de crack. Os suspeitos e todo o material foram conduzidos para a 23ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin).

Guanambi: MP pede providências sobre funcionários com Covid-19 em supermercado da cidade Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O Ministério Público Estadual (MPE), por meio da promotora de Justiça Tatyane Miranda Cayres, pediu que o Município de Guanambi, a 141 km de Brumado, confirmasse, através da Secretaria de Saúde, a informação de que 10 funcionários de uma rede de supermercados da cidade teriam tido confirmação de casos de Covid-19 apenas no mês de março. Segundo informou o MPE ao site Achei Sudoeste, as notícias dão conta ainda de que um desses funcionários teria falecido por complicações da doença na última semana. A promotora de Justiça pede que, caso as notícias se confirmem, o Município suspenda as atividades da unidade atacadista para que sejam realizados exames médicos, testes laboratoriais e coleta de amostras em todos os funcionários. O ofício do dia 19 de março dá um prazo de cinco dias para que o pedido seja atendido.

Homem fica ferido após botijão de gás explodir em Ibotirama, oeste da Bahia Foto: Gazeta 5

Um entregador ficou ferido após um botijão de gás explodir na manhã desta segunda-feira (22) no município de Ibotirama, oeste da Bahia. As informações são da Polícia Militar da cidade. Segundo a PM, a explosão aconteceu quando o entregador foi realizar a troca do botijão dentro de um pequeno restaurante, que fica no centro do município. De acordo com o G1, o homem, que não teve a identidade revelada, foi socorrido por uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e encaminhado para o Hospital Regional de Ibotirama. Segundo a PM, ele não corre risco de vida. Ainda segundo a PM, houve princípio de incêndio no local, causado pela explosão. Porém, as chamas foram apagadas por moradores. O Corpo de Bombeiros não foi acionado para a ocorrência.

Prefeito faz balanço depois de um ano da pandemia em Brumado: 'A vida segue o seu curso' Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Nesta segunda-feira (22), Brumado completou 1 ano desde a identificação do primeiro caso de coronavírus na cidade. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) fez um balanço da atual situação do município. “A vida seguiu o seu curso como é natural que aconteça. Houve evolução do número de casos. Brumado, hoje, tem em torno de 700 casos ativos e, aparentemente, difere de outros municípios da região porque estamos, de fato, testando as pessoas. 22% da população já foi testada”, avaliou. O gestor salientou que, em razão do alto número de testagens e da implantação da Central de Informação Covid, os casos ativos em Brumado são identificados rapidamente. “Como 80% da população não tem sintomas, diria que já estamos praticamente fechando esse ciclo”, resumiu.

Profissionais de saúde se revoltam com a prefeitura de Brumado e cobram reconhecimento Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Desde o início da pandemia do novo coronavírus, os profissionais de saúde do município de Brumado estão trabalhando arduamente para salvar vidas e prestar o melhor atendimento possível para toda a população. Enfermeiros, técnicos em enfermagem, auxiliares de serviços gerais, porteiros e recepcionistas estão revoltados com a prefeitura de Brumado cobrando um tratamento igualitário no quesito de valorização dos serviços prestados durante a pandemia. Os servidores procuraram o site Achei Sudoeste e cobraram da prefeitura de Brumado e do secretário municipal de administração, Carlos Magno Novais, o Maguinho, uma Condição Especial de Trabalho (CET) de 100%, igual à concedida para o diretor do Hospital Professor Magalhães Neto, o médico Coulibaly Abdoulaye. Em um sistema de saúde praticamente em colapso, os servidores se sentem desprestigiados pela prefeitura local. “Então quer dizer que apenas ele é quem trabalha exposto a situações de risco?”, questionaram em relação ao aumento de salário concedido apenas ao diretor do hospital municipal. Há dias que a unidade de saúde tem recebido pacientes com Covid-19, expondo os profissionais que ali trabalham. “Os funcionários do Centro Covid também recebem remuneração de insalubridade”, afirmaram. Os servidores esperam que os todos os profissionais recebam o devido reconhecimento.

Arquivo