Achei Sudoeste

BUSCA PELO ARQUIVO "03/2021"

24 Mar 2021 - 11:00h

Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o fiscal da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), Clemente Fernandes, denunciou novamente a comercialização de carne em ambientes insalubre em toda região sudoeste. “Carnes expostas ao ar livre, em cima de bancas imundas, penduradas em ganchos da pior espécie. Carnes sem procedência, sem saber de onde veio, de que animal foi”, relatou. Fernandes disse ainda que outras realidades são: o abate clandestino e a venda de outras carnes como se fosse de boi. “Estão vendendo gato por lebre. É uma situação terrível. As piores produções possíveis, de abate, maus tratos a animais, carne sem qualidade nenhuma. E, pra piorar tudo, portadoras de doenças que podem matar”, destacou.

24 Mar 2021 - 10:30h

O governador Rui Costa (PT) anunciou nesta terça-feira (23), a suspensão do transporte intermunicipal no estado. A suspensão terá validade de 1º de abril até as 5h de 6 de abril. A medida restritiva será publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quarta-feira (24). “A intenção é evitar aglomeração no interior do estado. Sei que as pessoas costumam viajar para visitar familiares, mas neste momento precisamos conter a disseminação do coronavírus. Se as pessoas circularem corremos o risco de aumentar a contaminação”, ponderou o governador. O decreto prevê que ficam suspensas, a partir da primeira hora do dia 1º de abril, a circulação e a saída, e, a partir da nona hora do dia 1º de abril de 2021, a chegada de qualquer transporte coletivo intermunicipal rodoviário, público e privado, nas modalidades regular, fretamento, complementar, alternativo e de vans, em todo estado, até as 5h do dia 6 de abril. Também ficam suspensas, a partir de 20h do dia 31 de março, a circulação, a saída e a chegada de ferry boats e catamarãs, em todo estado, até as 5h do dia 06 de abril. Ficam suspensas, a partir de 20h do dia 1º de abril, a circulação, a saída e a chegada de transporte coletivo intermunicipal hidroviário, público e privado, como lanchinhas e balsas, em todo o estado, até as 5h do dia 5 de abril de 2021.

24 Mar 2021 - 10:00h

Em Brumado, as creches municipais estão com disponibilidade de vagas para a matrícula de crianças de 08 meses a 3 anos e 11 meses. As atividades educativas estão ocorrendo de forma remota, na plataforma do Sistema de Gestão Escolar Bravo. Lá, os pais e/ou responsáveis encontram todas as orientações pedagógicas para desenvolvimento das atividades com as crianças. Segundo a secretaria municipal de educação, as estratégias pedagógicas, utilizadas pelo cuidador, potencializam o aprendizado da criança, através dos estímulos que contribuem para formação cerebral dos pequenos e os torna pessoas aptas a lidar com os mais diversos obstáculos do cotidiano. Os interessados devem procurar a Semec ou ligar para: (77) 3441-8760/ 8762/ 8763.

24 Mar 2021 - 09:30h

O governador Rui Costa (PT) celebrou e agradeceu ao Supremo Tribunal Federal (STF) por, “mais uma vez, se colocar ao lado da ciência, da saúde e da vida dos brasileiros”. A manifestação do gestor baiano ocorre após o ministro Marco Aurélio negar o pedido feito pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, pela suspensão das medidas restritivas adotadas pelo Estado para conter o avanço da Covid-19. A decisão foi divulgada nesta terça-feira (23). “O Brasil precisa de serenidade, de trabalho, de competência, de coordenação para que tenhamos mais vacinas, medicamentos e unidade de saúde capazes de atender a população. Seguiremos adotando todas as medidas necessárias para preservar vidas humanas, como fizemos ao longo desses meses e temos, graças a Deus, obtido êxito nesta tarefa”, disse o governador em vídeo.

24 Mar 2021 - 09:00h

Três homens e duas mulheres suspeitos de crimes contra instituições financeiras foram presos, na segunda-feira (22), após ação interagências da Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) com a Polícia Federal (PF). O quinteto foi alcançado na BR-116, próximo ao município de Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado. Segundo informou a SSP-BA ao site Achei Sudoeste, o grupo estava sendo monitorado pelas equipes da PF e da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Sudoeste, após informações da prática de furtos de depósitos feitos em caixas eletrônicos, naquela região. No momento que seguiam para Conquista, em um veículo Renault Captur, de cor branca e placa QUI 6072, eles foram interceptados. “O cerco foi montado próximo a entrada de Conquista e não houve resistência. Eles não imaginavam que estavam sendo monitorados”, contou o comandante da Cipe Sudoeste, major Marcos Paulo Moreira Gonzaga. Com o quinteto foram encontrados 11 cartões bancários, quatro comprovantes de depósitos, R$ 466, um transformador de voltagem, uma furadeira portátil, uma haste de metal, seis chapas de eucatex, um rolo de fita dupla face e três celulares. Todo o material foi encaminhado, acompanhado do quinteto, para a Delegacia de Polícia Federal (DPF) de Vitória da Conquista.

24 Mar 2021 - 08:30h

O Ministério da Saúde autorizou 354 leitos de UTI adulto destinados ao tratamento da Covid-19 na Bahia. A pasta ressaltou que a autorização é “em caráter excepcional e temporário” e que é para o reforço da estrutura hospitalar em 10 municípios do estado. O valor do repasse mensal será de R$ 16,9 milhões retroativo à competência de março de 2021. No fim de fevereiro a ministra do Supremo Tribunal Federal (STF), Rosa Weber, determinou que o Ministério da Saúde voltasse a custear leitos de UTI para pacientes com Covid-19 nos estados da Bahia, Maranhão e São Paulo. As decisões foram tomadas em três ações separadas, com teores parecidos, apresentadas por cada estado. Os governos estaduais reclamaram que o Ministério havia deixado, progressivamente, de pagar pela manutenção de milhares de leitos pelo país e solicitaram o retorno do financiamento. O Ministério da Saúde ressaltou que a autorização de leitos de UTI covid-19 “ocorre sob demanda dos estados, que têm autonomia para disponibilizar e financiar quantos leitos forem necessários”.

24 Mar 2021 - 08:00h

Nesta terça-feira (23), estão sendo vacinados em Brumado os idosos com 73 anos. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, a vacinadora Cida Aguiar, que atende no posto de vacinação instalado na Escola Municipal Zilda Neves, avaliou que a inclusão de apenas uma idade no calendário organizou melhor o atendimento à população. “Assim vem menos idosos e tem menos aglomeração. É melhor. Está tudo tranquilo”, destacou. Após ter sido vacinada, Dona Dete do Acarajé, tradicional vendedora do quitute na cidade, relatou que o atendimento está organizado na unidade. Dona Dete disse ainda que está se sentindo ótima e feliz depois de ter sido vacinada. “Vamos entregar pra Deus, tá tudo nas mãos de Deus. Estou sempre dentro de casa. Já não tenho mais nada pra fazer dentro de casa. Dias melhores virão”, afirmou.  Agora, a baiana espera ansiosa pela liberação para poder montar a sua barraca de acarajé na rua.

24 Mar 2021 - 07:00h

A Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) está buscando a sanitização dos açougues populares nas regiões de Brumado e Livramento de Nossa Senhora. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o fiscal agropecuário da Adab, Clemente Fernandes, disse que a ação é mais do que necessária para garantir um ambiente salubre nesses locais, principalmente em tempos de pandemia. “Isso está ligado à Vigilância Sanitária Municipal. Não impede, porém, que a gente se envolva para que o trabalho seja feito da melhor forma possível. É trabalho de saúde humana e tem que ser feito”, assegurou. Para o fiscal, as vigilâncias municipais precisam despertar para a comercialização irregular de carne.

24 Mar 2021 - 00:00h

O secretário estadual de saúde, Fábio Vilas-Boas, fez um novo alerta nesta terça-feira (23) sobre o risco de usar medicamentos sem eficácia comprovada para o tratamento da Covid-19. Ele citou como exemplo os casos de pessoas que tem tomado Ivermectina e desenvolvido doenças como hepatite, necrose hepática e falência hepática, levando à necessidade de transplante de fígado. “Na dose que vem sendo preconizada para a Covid, a Ivermectina faz mal. Ela tem causado hepatite, necrose hepática e falência ou insuficiência hepática. Algumas pessoas precisaram ser transplantadas de urgência. No Brasil, como não existe transplante de urgência, as pessoas estão morrendo intoxicadas por Ivermectina. Não tem benefício nenhum”, destacou. Para o secretário, o tratamento precoce com essas drogas tem sido um verdadeiro desastre. Em Brumado, o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (veja aqui) e a equipe médica da rede pública (veja aqui) defendem o uso dos medicamentos.

23 Mar 2021 - 20:20h

Nesta terça-feira, 23 de março, o município de Brumado registra 6523 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. O total de notificações suspeitas é de 16539. Entre os diagnósticos: 56 internações, 106 óbitos, 724 pacientes em tratamento e 5693 recuperados. No momento, 215 ainda aguardam resultado laboratorial e 8484 já foram descartados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.

23 Mar 2021 - 19:00h

O Governo do Estado e prefeituras das regiões de Guanambi e Brumado definiram a restrição da comercialização de bebidas alcoólicas. Em decreto a ser publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quarta-feira (24), fica estabelecida a medida restritiva para a região de Guanambi no período de 23 de março até as 5h de 05 de abril. Na região de Brumado, a medida terá validade de 23 de março até as 5h de 26 de março. Desta forma, fica vedada a venda de bebida alcoólica em quaisquer estabelecimentos, inclusive por sistema de entrega em domicílio (delivery) nos períodos citados. As ações visam conter aglomerações e avanço da pandemia do coronavírus nas regiões. Os estabelecimentos comerciais deverão isolar seções, corredores e prateleiras nos quais estejam expostas bebidas alcoólicas. As medidas valem para os seguintes municípios da região de Guanambi: Caculé, Caetité, Candiba, Carinhanha, Feira da Mata, Guanambi, Ibiassucê, Igaporã, Iuiú, Jacaraci, Lagoa Real, Licínio De Almeida, Malhada, Matina, Mortugaba, Palmas de Monte Alto, Pindaí, Riacho de Santana, Rio do Antônio, Sebastião Laranjeiras, Tanque Novo e Urandi. A região de Brumado inclui os seguintes municípios: Aracatu, Barra da Estiva, Boquira, Botuporã, Brumado, Caturama, Contendas do Sincorá, Dom Basílio, Érico Cardoso, Guajeru, Ibicoara, Ibipitanga, Ituaçu, Jussiape, Livramento de Nossa Senhora, Macaúbas, Malhada de Pedras, Paramirim, Rio de Contas, Rio do Pires e Tanhaçu.

23 Mar 2021 - 16:30h

A Bahia ultrapassou a marca de 1 milhão de pessoas vacinadas com a primeira dose da vacina contra a Covid-19, nesta terça-feira (23), segundo informações da Secretaria Estadual de Saúde da Bahia (Sesab). De acordo com o órgão de saúde, o estado é o terceiro do Brasil com mais doses aplicadas, tendo recebido 2.039.600 doses entre Coronavac e Oxford, desde o dia 18 de janeiro, quando chegou a primeira remessa. Segundo o secretário de Saúde, Fábio Vilas-Boas, a chegada de 9,7 milhões de doses da Sputnik V a partir de abril, mediante a autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), será possível imunizar todos os idosos acima de 60 anos e profissionais das áreas de educação e segurança.

23 Mar 2021 - 16:00h

O corpo de Getúlio Pereira dos Santos foi encontrado no Rio da Água Suja, em uma localidade de Ciência, na cidade de Rio de Contas, a 78 km de Brumado. Ele estava desaparecido desde o dia 25 de fevereiro. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, o corpo de Pereira foi encontrado pelo próprio filho nesta segunda-feira (22), após vizinhos terem o informado sobre um odor estranho na região. O corpo já estava em estado de decomposição. Câmeras de um circuito de segurança instaladas em frente a uma residência no Distrito de Arapiranga teria flagrado Getúlio transitando a pé nas imediações, na sexta-feira, 26 de fevereiro. Uma equipe do Departamento de Polícia Técnica (DPT) realizou a perícia no local e encaminhou o corpo para o Instituto Médico Legal (IML) de Brumado. As causas da morte serão investigadas.

23 Mar 2021 - 15:30h

A WSouza Sistemas irá lançar a versão 2.0 do AVA Bravo!, a ferramenta de aulas remotas do seu município. Participe preenchendo um pequeno formulário e enviando a sua sugestão para melhorar ainda mais esta importante ferramenta de ensino à distância. Entre os dias 22 e 26 de março, a WSouza irá ouvir as sugestões de pais, alunos, professores e coordenadores. Para enviar sua sugestão acesse: www.sistemagestaoescolar.com.br/ava20

23 Mar 2021 - 15:00h

Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o prefeito da cidade de Brumado, Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) pediu o apoio da imprensa no processo de conscientização da população para conter o avanço da pandemia. “A mídia tem credibilidade para falar com isenção”, destacou. Além disso, o gestor informou que utilizará um carro de som para circular uma campanha educativa pedindo o uso da máscara, o distanciamento social e o reforço das medidas de higiene para combater a Covid-19.

23 Mar 2021 - 14:30h

A vacina CoronaVac, da Sinovac Biotech, parece ser segura e capaz de desencadear respostas imunológicas entre crianças e adolescentes, de acordo com resultados preliminares de testes iniciais e intermediários, apresentados pela empresa nesta segunda-feira (22). Os dados preliminares foram de ensaios clínicos de fase I e II envolvendo mais de 500 pessoas com idades entre 3 e 17 anos, que receberam duas injeções de vacina de dose média, baixa, ou um placebo. A maioria das reações adversas foi leve, disse Zeng Gang, pesquisador da empresa, em uma conferência acadêmica em Pequim. De acordo com o jornal o Globo, duas crianças que receberam a dose mais baixa relataram febre alta, categorizada como grau 3, disse ele, sem fornecer detalhes ou temperatura específica. Os níveis de anticorpos desencadeados pelo CoronaVac de Sinovac foram maiores do que aqueles observados em adultos com idade entre 18 e 59 e em idosos em ensaios clínicos anteriores. Para crianças de três a 11 anos, a dose mais baixa pode induzir respostas favoráveis de anticorpos, e a dose média funcionou bem para crianças de 12 a 17 anos. Os dados preliminares ainda não foram publicados em uma revista médica revisada por pares. Os ensaios de fase III da Sinovac no exterior, testando a capacidade da vacina de prevenir a doença Covid-19, até agora não incluíram menores. A empresa também está testando uma terceira dose de reforço em um ensaio clínico na China, com os participantes recebendo uma terceira dose cerca de oito meses após receberem a segunda. A Sinovac forneceu 160 milhões de doses de vacinas para 18 países, incluindo a China, com mais de 70 milhões de doses administradas.

23 Mar 2021 - 14:00h

Os moradores da comunidade da Lagoa Funda, em Brumado, estão indignados com o serviço de coleta de lixo na cidade. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Evilásio Souza Moreira relatou que a empresa informou aos moradores que não irá mais adentrar na comunidade para recolher o lixo e os mesmos terão de colocar os sacos na pista. “Não sei o que aconteceu. Foi avisado hoje cedo aqui na Lagoa Funda. O motorista que faz a coleta falou que não vem mais”, disse. Evilásio destacou que tem morador que mora acerca de 2 km da rodovia e terá de percorrer essa distância para ter o seu lixo recolhido. “O povo está tudo danado com o prefeito. Isso é uma ordem do prefeito”, contou. Caso a coleta não seja feita de rua em rua na comunidade, os moradores prometeram realizar um protesto na comunidade.

23 Mar 2021 - 12:00h

Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) acredita que Brumado já tenha atingido o pior pico da pandemia. Com o tratamento precoce autorizado pela comunidade médica local, Vasconcelos avalia que haverá uma brusca queda no número de casos da Covid-19 no município. “Estou piamente acreditando que nós já atingimos o pico e vamos descer agora essa curva. Ainda que seja assim, estamos fazendo o que nos cabe”, destacou.

23 Mar 2021 - 11:30h

A fisioterapeuta Luana Rolim de Moura (PP), suplente de vereadora, tomou posse por um dia em Santo Ângelo, no Noroeste do Rio Grande do Sul. Isso aconteceu no último dia 15. Segundo a União dos Vereadores do Brasil, ela foi a primeira pessoa com síndrome de Down a ocupar o cargo no país. Luana assumiu no lugar do vereador Nivaldo Langer de Moura, titular da bancada do Progressistas que estava afastado no dia por motivo de saúde. Em uma rede social, Nivaldo afirmou que “por conta de um cálculo renal não pode participar da atividade de vereança, e então a Luana tomou posse”. De acordo com o G1, durante a sessão, a jovem foi participativa. Ela se pronunciou sobre as matérias votadas e, ao final, discursou sobre o Dia Internacional da síndrome de Down, celebrado no último domingo (21). “Pretendo lutar pela inclusão, pela acessibilidade para todos. Eu quero ser uma representante de todos os jovens com síndrome de Down, entre outras deficiências”, afirma Luana. Nivaldo disse que ficou contente com a repercussão do fato. “Por toda a trajetória de superação e sucesso da Luana, e pelas bandeiras que ela defende, como, por exemplo, a defesa das pessoas com deficiência. Que a Luana sirva de exemplo e incentivo para que cada vez mais mulheres, e também as pessoas com deficiência, venham buscar ocupar seus espaços em todas as áreas de representação na nossa sociedade e também na política”, relatou o vereador em uma publicação. Sobre a posse e a participação na sessão, Luana afirmou que “foi emocionante”. “Vou mostrar trabalho, dedicação e muito esforço. Estou muito grata aos meus pais, meus eleitores e amigos. Para chegar até aqui, foi uma longa caminhada. Missão cumprida”, ressaltou.