Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
03/2022
fechar

Homem é preso por manter estufa de maconha em apartamento e publicar imagem nas redes sociais Foto: Divulgação/SSP

Um homem de 26 anos foi preso por tráfico de drogas depois de publicar, nas redes sociais, imagens de pés de maconha cultivados em uma espécie de estufa, mantida dentro de um apartamento, na cidade de Santo Antônio de Jesus, no recôncavo do estado. Os agentes flagraram a situação na terça-feira (29), depois que as fotos foram compartilhadas pelo suspeito na internet. A polícia não detalhou o conteúdo da publicação, que foi apagada em seguida. Segundo informações da Secretaria da Segurança Pública (SSP), os agentes apreenderam também no local uma balança, uma máquina de cartão de crédiyo, além de adubos e outros insumos para o cultivo da droga. O material apreendido foi levado para perícia na sede do Departamento de Polícia Técnica (DPT). O homem, que não teve o nome divulgado, foi encaminhado à sede da 4ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin/Santo Antônio de Jesus), onde foi autuado e segue à disposição da Justiça.

Eleições 2022: PT oficializa chapa liderada por Jerônimo Rodrigues para o governo da Bahia Foto: Ricardo Stuckert

Principal liderança nacional do Partido dos Trabalhadores (PT), o ex-presidente Lula desembarcou em Salvador nesta quinta-feira (31), para participar do evento considerado como lançamento oficial do nome do pré-candidato Jerônimo Rodrigues na disputa ao governo do estado. O evento começou com mais de duas de atraso, por volta das 16h15, no Wet'n Wild, na avenida Paralela. Na comitiva do ex-presidente, o primeiro a dar as boas-vindas ao público que lotou o local foi o ex-governador Jaques Wagner. Em seguida, foi a vez da deputada federal e presidente nacional do PT, Gleisi Hoffman. Gleisi lembrou o processo de escolha do candidato do partido na Bahia. Antes do nome de Jerônimo Rodrigues ser anunciado, Jaques Wagner era o nome cotado pelo partido, até ele desistir da disputa. “Sempre tive absoluta certeza e confiança na condução das nossas lideranças. Não tememos que não teríamos a saída correta porque o PT baiano e os partidos que estão conosco têm muita experiência na política”. A presença de Lula na capital baiana serve também para reafirmar a aposta do PT na Bahia em outros dois nomes que integram a chapa para as eleições de outubro: Geraldo Júnior (MDB) como pré-candidato a vice-governador e Otto Alencar (PSD) como pré-candidato à reeleição para o Senado. O atual cenário coloca o PT como protagonista na Bahia em uma chapa com mais sete siglas aliadas: PSD, MBD, PSB, PCdoB, PV, Avante e Patriota.

Governo da Bahia prorroga congelamento do ICMS para combustíveis Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O governo da Bahia publicou decreto que prorroga o congelamento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para os combustíveis no estado. A perda na arrecadação será de R$ 897 milhões. O diesel terá ICMS congelado por mais um ano, já o imposto de outros combustíveis, como gasolina, etanol e gás de cozinha, ficarão sem reajuste no imposto por mais 90 dias, até 30 de junho. Os valores bases praticados do ICSM são os estabelecidos em 1º de novembro de 2021. A Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia (Sefaz) informou que, o cálculo de não arrecadação dos R$ 897 milhões, não inclui as perdas do período de janeiro a a março, nem eventuais novas prorrogações para os congelamentos dos impostos da gasolina, ao etanol e ao gás de cozinha. A Bahia oficializou o congelamento de valores de referência para o ICMS dos combustíveis em novembro de 2021. Os valores deveriam permanecer os mesmos até 31 de janeiro de 2022, mas foram prorrogados pelo governo do estado até março, e agora foram novamente estendidos.

Seca: Prefeitura de Vitória da Conquista decreta situação de emergência Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Prefeitura de Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado, decretou situação de emergência por causa da seca na zona rural. A situação perdura desde 2015 e, por isso, o documento tem sido renovado a cada seis meses, desde então. Segundo a Defesa Civil do município, era esperado que chovesse em torno de 400 mm entre os meses de janeiro a março. No entanto, só choveu 225 mm e essa chuva não chegou aos distritos e povoados. Ainda de acordo com o órgão, a previsão é de que essa escassez continue nos próximos meses. Ao todo, 11 distritos da zona rural de Vitória da Conquista não têm água encanada e estão sob escassez de água. O abastecimento nessas áreas é feito por carros pipa e, na maioria das vezes, o volume disponibilizado não é suficiente para a população tomar banho e lavar roupas, por exemplo. A partir do decreto, que deverá ser homologado pelo governo estadual, o poder público tem autorização para destinar capital específico ao abastecimento de água em localidades afetadas por estiagem, pelo prazo de 180 dias. Além disso, é possível ter acesso a recursos federais de forma facilitada, fazer compras emergenciais sem licitação e ultrapassar metas fiscais previstas para custear ações de combate à seca.

Operário é atingido por máquina e morre em canteiro de obras da Fiol em São Desidério Foto: Ivonaldo Paiva/Blog Braga

Um operário morreu depois de ser atingido na cabeça por uma máquina tipo betoneira, enquanto trabalhava em um trecho da construção da Ferrovia Oeste-Leste (Fiol). O acidente de trabalho aconteceu, no povoado de Almas, em São Desidério, cidade do oeste da Bahia, na tarde de quarta-feira (30). De acordo com o G1, a vítima foi identificada como Robson Gonçalves da Silva, de 34 anos, e era natural de Barreiras, município vizinho. De acordo com testemunhas, Robson subiu no equipamento para colocar materiais de construção da massa, quando uma das hélices da máquina o atingiu na cabeça. Ele não resistiu aos ferimentos e morreu ainda no local. O corpo do trabalhador foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) de Barreiras, para exame de necropsia, e liberado para a família na manhã desta quinta-feira (31). Informações sobre o sepultamento não foram divulgadas.

Campanha de vacinação contra gripe começa na próxima segunda-feira (04) em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A partir da próxima segunda-feira (04), uma nova campanha de vacinação contra a gripe será iniciada na cidade de Brumado. Ao site Achei Sudoeste, o secretário de saúde Cláudio Soares Feres frisou que, mesmo com toda divulgação, a campanha da gripe é uma das poucas em que a pasta não consegue atingir a meta de imunização. “Ainda há uma resistência por parte da população. Todo ano acaba sobrando. A gente não consegue atingir a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde por conta dessa resistência”, afirmou. As informações com o público alvo de cada fase da campanha serão publicadas pela secretaria nos próximos dias. O secretário convocou a população para procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais perto de sua casa para adesão à campanha. “Vacinem-se”, reiterou. 

Anvisa aprova novo medicamento para tratamento da Covid-19 Foto: Juan Carlos Hidalgo/EFE

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou nesta quarta-feira (30) a autorização, em caráter emergencial, do medicamento para a covid-19 Paxlovid, que compreende o uso combinado dos remédios nirmatrelvir e ritonavir. O produto é fabricado pela indústria farmacêutica Wyeth. O medicamento é indicado para adultos que testaram positivo, que não precisam de oxigênio e que têm risco de evolução para quadros graves da doença. Seu principal efeito é no combate à piora nas condições de saúde das pessoas infectadas. O remédio é de uso individual oral, mas não é indicado para pessoas abaixo de 18 anos de idade. Também não há indicação para gestantes ou pessoas que podem ou pretendem engravidar durante o tratamento. As informações são do jornal Tribuna da Bahia.

Por falta de estrutura, assessor anuncia possível fechamento de gabinete na Câmara de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em um áudio vazado nas redes sociais, nesta quinta-feira (31), o assessor parlamentar Adão Alves de Almeida reclamou da falta de estrutura no gabinete do vereador José da Silva Santos (PSB), o Santinho. Segundo ele, há vários dias, a impressora do gabinete não funciona por falta de tinta, prejudicando o atendimento do público. “Não está tendo tinta nem na secretaria. Vou aguardar até meio dia, senão vou conversar com Santinho pra fechar o gabinete. É um desrespeito com o povo que vem de fora pra ser atendido na Câmara. Não tem condições de atender sem suporte”, criticou. Nos áudios, Meira ainda se queixou da falta de café, leite e chá nos gabinetes para servir à comunidade. Ele ainda fez referência ao dinheiro devolvido pela Câmara de Vereadores à prefeitura, quando, em contrapartida, falta o básico no local. “Hoje, a pessoa chega de fora querendo tomar um café com leite e não tem. Uma Câmara dessa estrutura não ter um leite pra colocar no café? Pelo amor de Deus. Tá contraditório, a gente devolve o dinheiro [para a prefeitura], mas não tem o leite pra servir à comunidade. Não consigo entender”, afirmou.

Brumado: Transporte escolar sem data definida para vistoria e sem projeto para inserir monitores Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O acidente envolvendo um ônibus do transporte escolar, registrado na tarde desta segunda-feira (29), acendeu o alerta vermelho para as condições precárias da frota do Município de Brumado (veja aqui). Mesmo com a última vistoria tendo sido realizada em 2019, o secretário municipal de educação, João Nolasco, informou ao site Achei Sudoeste que ainda não há uma data para início da atividade fiscalizatória. “O transporte escolar ficou parado dois anos e muita gente não fez nenhuma manutenção. A gente não poderia agora, nesse retorno imediato, cobrar essa manutenção para fazermos a vistoria. Se fizermos a vistoria sem manutenção vai ser reprovado”, justificou. Questionado acerca da cobrança por monitores dentro dos veículos do transporte escolar, Nolasco respondeu que, por enquanto, a secretaria ainda não pode atender essa demanda. “É uma logística muito complicada”, salientou. 

Vacina da dengue do Butantan tem resposta imune superior a 90% Foto: Divulgação

A tão esperada vacina da dengue, que vem sendo desenvolvida há mais de 10 anos pelo Instituto Butantan, induziu a geração de anticorpos em 100% dos indivíduos que já tiveram dengue e em mais de 90% naqueles que nunca haviam tido contato com o vírus. De acordo com o G1, isso é o que revela um novo estudo, de fase 1, publicado por pesquisadores da farmacêutica Merck, parceira do instituto brasileiro. Os achados foram publicados no último dia 15 de março na revista científica Human Vaccines & Immunotherapeutics. A vacina vem sendo desenvolvida em parceria com o Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas dos Estados Unidos (NIAID). Os resultados da fase 2 do estudo já haviam sido publicados em março de 2020 na revista The Lancet Infectious Diseases. O estudo sobre a nova vacina da dengue avançou para fase 3 em 2016, com 17 mil voluntários, e hoje está na etapa de acompanhamento – os voluntários serão avaliados durante cinco anos. O Instituto Butantan espera que a pesquisa seja concluída até 2024. Segundo o centro de pesquisa paulista, este novo artigo, demonstra, mais uma vez, que a vacina tetravalente contra a dengue protege pessoas com e sem contato prévio com o vírus.

Tanhaçu: PM cumpre mandado de prisão contra suspeito de homicídio e ocultação de cadáver Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Nesta terça-feira (30), a Polícia Militar de Carbonita, em Minas Gerais, cumpriu um mandado de prisão em desfavor de um homem de 48 anos suspeito de matar e ocultar o cadáver na cidade de Tanhaçu, a 74 km de Brumado. Em contato com a polícia baiana, os militares receberam a informação de que o suspeito havia matado um homem e ocultado o cadáver no dia 28 de janeiro deste ano, após roubar pertences da vítima. A Justiça do Estado da Bahia expediu o mandado de prisão e o indivíduo foi localizado em Carbonita, onde residia atualmente, sendo conduzido à presença das autoridades policiais.

Barra do Choça: Jovem denuncia agressão e guarda municipal, suspeito do crime, é afastado das funções Foto: Reprodução/G1

Um jovem que mora na cidade de Barra do Choça, no sudoeste da Bahia, denunciou ter sido agredido por um guarda municipal, durante uma abordagem realizada no último domingo (27). De acordo com o G1, ele divulgou o caso nas redes sociais e a situação veio à tona na terça-feira (29). Na publicação, o jovem mostrou fotos em que aparece deitado em uma maca, com o pescoço e outras partes do corpo ensanguentados. Ele relatou que foi espancado enquanto estava em um sítio, na zona rural da cidade, com alguns amigos. Os guardas municipais teriam chegado no local e pedido para que os jovens desligassem o som e o rapaz disse que, ao questionar os servidores sobre o pedido, foi agredido por um deles. Na terça-feira (29), a prefeitura publicou o comunicado do afastamento do servidor e afirmou ter instaurado uma investigação interna, para apurar os fatos e adotar medidas cabíveis. Conforme a gestão, os guardas foram chamados após denúncia de uma festa clandestina, no assentamento Fábio Santos. Na nota, a prefeitura destacou também que não compactua com qualquer forma de agressão.

Mais oito bairros serão atendidos pelo carro fumacê em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A partir desta quinta-feira (1º), mais oito bairros serão incorporados ao roteiro para realização de UVB acoplada, conhecida popularmente como carro fumacê, em Brumado. Com o aumento do índice de infestação do mosquito aedes aegypti na cidade, os bairros Baraúnas, Brisas I, II e IV, das Flores, Jardim Brasil, Lagoa Funda e Vila Presidente Vargas também serão atendidos com a borrifação do inseticida. A liberação foi autorizada pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) após solicitação da Secretaria de Saúde de Brumado (Sesau). Nos locais, serão realizados 05 (cinco) ciclos de tratamento, com intervalo de 03 (três) dias de um ciclo para o outro. A Diretoria de Vigilância Epidemiológica Estadual reconheceu que os casos de Chikungunya em Brumado correspondem a cerca de 20% dos casos da doença na Bahia, sendo de fundamental importância o reforço das medidas de combate ao mosquito aedes aegyti no município.

Governador diz que determinou planejamento de festas juninas na Bahia Foto Lay Amorim/Achei Sudoeste

O governador da Bahia, Rui Costa, anunciou, nesta quarta-feira (30), que a Secretaria de Turismo do estado já começou a planejar a realização de festas durante o período junino em todo estado. Segundo Rui, diante da queda dos números atuais de Covid-19, a possibilidade da realização das festas é superior a 90%. “Como é em junho, São João, Santo Antônio e São Pedro, eu diria que a probabilidade é de ter as festas. Já determinamos que a secretaria de Turismo comece a organizar, junto com as prefeituras o São João da Bahia. Em abril, a gente faz o anúncio definitivo, mas se tivesse que dizer hoje, eu diria que é de mais 90% as chances de ter (festas). Acreditamos que teremos condições. Já determinei a secretaria de Turismo que comece a programar, contratar programação de artistas, estrutura para que possamos fazer essa festa”, disse, em entrevista à TV Record. O governador ainda destacou que a festa junina é a maior do estado, já que ocorre em praticamente todas as cidades. “A maior festa da Bahia não é o carnaval, são as festas juninas, porque acontece em praticamente em 417 municípios. Mas lá para o dia 15 de abril a gente faz o anúncio definitivo”, disse.

Primeiro dia de mutirão de cirurgias contabiliza mais de 700 procedimentos em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Promovido nesta terça-feira (30), o primeiro dia do Mutirão de Cirurgias Eletivas em Brumado realizou 750 procedimentos. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o secretário de saúde Cláudio Soares Feres declarou que o Município conseguiu o recurso através do Governo Federal para viabilização da iniciativa, cujo objetivo é zerar a fila de espera para realização de cirurgias de histerectomia, vesícula, hérnias, varizes e catarata. “É um projeto com um investimento de cerca de R$ 1,5 milhão e o objetivo é atender mais de 2.500 pessoas”, destacou. O mutirão se estende até o dia 12 de maio, período em que serão feitas consultas, cirurgias e revisões. Nesta quinta-feira (31), as cirurgias oftalmológicas já serão iniciadas no Hospital Municipal Professor Magalhães Neto. A partir do dia 4, as demais cirurgias terão início. O secretário enalteceu a estrutura e logística preparada para o evento. “Conseguimos montar uma estrutura muito bem organizada apesar do quantitativo imenso de pessoas. O fluxo de atendimento também está muito bem organizado, dando qualidade aos pacientes da melhor forma possível”, salientou.

Seis são presos e mais de 30 mil pés de maconha são destruídos na Bahia Foto: Divulgação/SSP-BA

Seis pessoas foram presas e 32 mil pés de maconha foram destruídos pela Polícia Militar, no povoado da Lagoa do Boi, em Juazeiro, no norte da Bahia. A plantação foi localizada na terça-feira (29), após denúncia anônima que informou o cultivo na zona rural do município. Como a área era isolada e de difícil acesso, foi necessário sobrevoar a região para que o ponto exato fosse encontrado. A droga estava plantada entre outros cultivos. Segundo informações da Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP), um dos homens encontrados no local estava armado e chegou a disparar contra os agentes, mas foi atingido por um tiro na perna, no revide. Ele foi levado a um hospital da região e não corre risco de morte. A plantação foi incinerada no mesmo dia e os suspeitos foram levados para delegacia de Juazeiro, onde foi registrada a ocorrência. Os seis homens foram autuados em flagrante pelo crime de tráfico de droga e seguem presos, à disposição da Justiça, na quarta (30). Os nomes deles não foram divulgados. O material apreendido também foi levado para a delegacia: uma espingarda, quatro cartuchos calibre 28, um saco de nylon com sementes de maconha, além de quatro telefones celulares e um valor em espécie.

Auto Escola Super Modelo renova estrutura para melhor atender os clientes na região de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em Brumado, a Auto Escola Super Modelo está de cara nova para melhor atender os alunos da cidade e de toda região. Ao Achei Sudoeste, Moacir Correia Pereira disse que o ambiente foi totalmente climatizado e a frota renovada para garantir conforto e qualidade aos clientes. “O carro novo, limpinho, climatizado é excelente para termos um bom trabalho. Estamos nos renovando, dando mais conforto ao cliente. Temos preços bons, agilidade, profissionais adequados para o atendimento. Venham nos fazer uma visita”, destacou.

Auto Escola Super Modelo renova estrutura para melhor atender os clientes na região de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Moacir ainda ressaltou que, além de atender Brumado, a Super Modelo vai a outros municípios ministrar aulas práticas e teóricas. “Também temos essa facilidade para o cliente que mora fora. Estamos trabalhando para ser cada vez mais rápido o processo para o aluno”, pontuou. Há 18 anos no mercado, a autoescola possui uma frota composta por 12 veículos, entre carro e moto, bem como 12 colaboradores. A unidade fica localizada na Rua Exupério Pinheiro Canguçu, no Centro. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-7183 / (77) 3441-5521 / (77) 99988-8747 (WhatsApp).

PRF apreende quase 15 mil litros de cerveja sem nota fiscal no interior da Bahia Foto: Divulgação/PRF

Policiais rodoviários federais apreenderam, nesta quarta-feira (30), quase de 15 mil litros de cerveja e mais de 10 mil pacotes de macarrão instantâneo sem nota fiscal. As mercadorias eram transportadas em um caminhão, que foi abordado pelos policiais no km 408 da BR-242, no município de Seabra. Após a abordagem, para fiscalização de rotina, o motorista de 53 anos apresentou os documentos de porte obrigatório, porém não foram apresentadas as notas fiscais dos produtos, o que constitui crime tributário. Aos policiais, o homem disse que a carga com mais 10.200 pacotes de macarrão foi embarcada em Salvador. Já o carregamento com 14.643 litros de cerveja foi realizado na cidade de Feira de Santana, a cerca de 100 km da capital baiana. As mercadorias seguiam para o estado de Goiás. Diante das informações fornecidas pelo motorista, a PRF constatou, a princípio, o transporte de mercadoria nacional sem nota fiscal. A ocorrência foi encaminhada para a Secretaria de Fazenda Estadual (Sefaz-BA) para os procedimentos administrativos, o que incluí pagamento do imposto sonegado e multas.

Brumado vai esperar decisão do governo estadual para liberar uso de máscaras Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em vários municípios da Bahia, o uso de máscaras foi desobrigado pelas prefeituras em razão da redução significativa do número de casos ativos da Covid-19. Em Brumado, mesmo com esse número tendo sido zerado, conforme boletim epidemiológico divulgado na noite desta segunda-feira (29), o Município vai esperar a decisão do Governo do Estado. Ao site Achei Sudoeste, o secretário de saúde Cláudio Soares Feres explicou que, para evitar maiores contratempos, prefere aguardar a posição do Governo Estadual. “Entendemos lá atrás que não havia mais necessidade, mas, por força de justiça, tivemos que recuar. Então, quem tem o poder pra fazer isso é o governador, que é o todo poderoso. Vamos aguardar ele baixar o decreto pra evitar esse tipo de contestação por parte da justiça”, respondeu. Em outubro do ano passado, o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos chegou a publicar um decreto desobrigando o uso de máscaras no território do município, porém, em dezembro, a Justiça atendeu pedido do Ministério Público Estadual (MPE) e determinou, em decisão liminar, a suspensão dos efeitos do mesmo.

Brumado: Mal estar entre alunos é registrado no Distrito de Umburanas após ingestão de merenda Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Nesta terça-feira (29), vários alunos passaram mal, supostamente, após ingestão da merenda escolar no Distrito de Umburanas, zona rural de Brumado. Da comunidade de Barreirinho, a dona de casa Neia Souza relatou que a filha de 8 anos teve quadro de diarreia e vômito depois de chegar da escola. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, ela contou que ficou sabendo que outras crianças da mesma unidade de ensino passaram mal com os mesmos sintomas. “Ele já veio no ônibus vomitando. Quando chegou em casa já percebi que ela não estava bem. Foi até 23h30 da noite vomitando. Já estava pensando em ir pra Brumado com medo dela desidratar”, disse. Na escola, segundo Souza, a filha comeu dois pães com frango e suco de manga. “Um coleguinha dela chegou a falar que o frango estava com gosto de mofo”, disse.

Ex-prefeito de Confresa teria lucrado 35.000% com venda de terrenos para famílias carentes Foto: Reprodução/G1

O ex-prefeito de Confresa, a 1.160 km de Cuiabá, Gaspar Lazari, é suspeito de vender para familiares deles imóveis que deveriam ser destinados a regularização fundiária, após ele comprar da União por um preço 95% menor que o valor de venda e lucrar 35 vezes mais com o imóvel. O delegado explica que a União doou para o município de Confresa diversos imóveis para fim de regularização fundiária urbana. O G1 entrou em contato com o ex-prefeito e com o Incra, mas não obteve retorno até esta publicação. “Ao invés de destinar esses imóveis à regularização e vender a pessoas que necessitava, pessoas carentes, ele optou por vender diretamente a seus familiares. Calcula-se um lucro de 35.000%, já que os imóveis foram adquiridos por uma empresa de um familiar dele com um desconto de 95% do preço venal”, afirma. O esquema foi investigado na Operação Usurpare, deflagrada nesta quarta-feira (30), que desarticulou o esquema criminoso de fraudes na aquisição de imóveis rurais e urbanos da União que seriam destinados à reforma agrária e a regularização fundiária urbana. As investigações tiveram início no ano 2021, com a análise do material que foi apreendido na “Operação Tapiraguaia”. Em um dos casos, Gaspar teria adquirido do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), em 2018, um imóvel destinado à reforma agrária pelo montante de R$ 24,5 mil parcelado em 17 vezes sem juros.

Ex-prefeito de Confresa teria lucrado 35.000% com venda de terrenos para famílias carentes Foto: Reprodução/G1

Após dois meses, o político teria vendido o mesmo imóvel a uma imobiliária pelo valor de R$8,4 milhões. Foram cumpridos oito mandados de busca e apreensão, seis medidas judiciais de sequestro de bens e duas ordens judiciais de afastamento de cargos públicos nas cidades de Cuiabá, Confresa e Cáceres. Mais de trinta policiais federais além de auditores da CGU participaram da ação. Suspeita-se que mais de 200 lotes que foram doados pela União ao Município de Confresa, para fins de regularização fundiária urbana, a maioria destinada a pessoas de baixa renda, tenham sido alienados pelo preço de 5% do valor venal, pelo mesmo político da região, diretamente a uma empresa de titularidade da sua companheira e os seus familiares. Estima-se que o prejuízo causado em razão das supostas fraudes supere o montante de R$ 15 milhões. Dois servidores do Incra são suspeitos de terem colaborado com a operacionalização do ilícito. “Os servidores declararam informações falsas em formulários do Incra para ajudar o político a conseguir esses imóveis pelo valor irrisório”, diz o delegado. O Inquérito Policial deve ser concluído no prazo de 30 dias. Se condenados, os investigados poderão ser sentenciados à pena de prisão de até 32 anos, consideradas as penas máximas dos crimes de corrupção passiva, corrupção ativa, estelionato, falsidade ideológica e lavagem de dinheiro. A palavra em latim Usurpare remete à ideia de se apossar de algo sem ter direito.

Brumado: Primeiro dia de mutirão de cirurgias leva centenas de munícipes à policlínica Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Nesta quarta-feira (30), foi iniciado o Mutirão de Cirurgias Eletivas na Policlínica Municipal de Brumado. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, que promove a iniciativa, o objetivo é zerar a fila de espera para realização de cirurgias de histerectomia, vesícula, hérnias, varizes e catarata. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, a médica oftalmologista Suelen Castro disse que a demanda de atendimentos é grande. “Estamos aqui hoje fazendo, além das consultas oftalmológicas, prescrição de óculos e avaliação do glaucoma, as cirurgias. Tem bastante gente e muitas cirurgias pra fazermos nos próximos dias”, informou. Morador da comunidade Terra Vermelha, zona rural de Brumado, Seu Afonso Gomes realizou uma avaliação no local e constatou a necessidade de uma cirurgia para correção de catarata. “Tem um bocado de tempo que estou esperando pra fazer esse exame. Agora, estou mais aliviado”, contou. De Itaquaraí, a dona de casa Nilza Amorim ficou muito satisfeita com o atendimento no mutirão. “Agradeço muito”, disse. O mutirão acontece até o dia 12 de maio.

Cliente resgata R$ 1,65 milhão em 'Dinheiro esquecido', diz diretor do Banco Central Foto: Natalia Filippin/G1

O diretor de Relacionamento, Cidadania e Supervisão de Conduta do Banco Central (BC), Maurício Moura, afirmou que o maior valor sacado desde que o sistema Valores a Receber começou a funcionar foi de R$ 1,65 milhão. Ele deu a informação em um evento de gestão pública, realizado em Curitiba, na terça-feira (29). “Depois das três primeiras semanas, a grande maioria dos recursos, obviamente, são valores muito pequenos, afinal de contas pouca gente esquece muito dinheiro em uma conta bancária. O maior valor sacado, nas três primeiras semanas, que foi o primeiro período de saque do sistema Valores a Receber, foi por uma pessoa física de R$ 1,65 milhão”, afirmou. De acordo com o G1, até a publicação desta reportagem, o Banco Central não havia informado de qual cidade do país é o cliente milionário.

Homem é preso por tráfico de drogas após denúncia em Livramento de Nossa Senhora Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Após denúncia anônima sobre tráfico de drogas na Praça do Bom Jesus, no Bairro Taquarí, em Livramento de Nossa Senhora, a 68 km de Brumado, uma guarnição da 46ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), junto com a Cipe Sudoeste, deslocou-se ao local e encontraram um indivíduo com as características denunciadas. O suspeito tentou fugir da praça dispensando um aparelho celular e duas petecas contendo substância análoga à cocaína. No entanto, foi alcançado e apresentou resistência à abordagem. Durante busca pessoal, foram encontrados em seu bolso 18 pinos da mesma substância. A companheira dele chegou ao local tentando intervir na ação da polícia, foi abordada e relatou que sabia do envolvimento do companheiro com o tráfico de drogas e que havia outra parte da substância em sua casa. Lá, foram encontradas mais porções de substância análogas a drogas ilícitas. Os envolvidos foram conduzidos e apresentados na Delegacia Territorial de Brumado para adoção das medidas cabíveis.

IPVA: Veículos com placas de finais 1 e 2 têm desconto de 10% para pagamento em cota única Foto: Agência Pará

Donos de veículos com placas de finais 1 e 2 têm 10% desconto para pagamento do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) em cota única. Os pagamentos devem ser feitos até os dias 30, para final de placa 1, e 31 de março, para final 2. Para realizar o pagamento é necessário ter o número do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) e buscar uma agência, caixa eletrônico ou usar os aplicativos ou sites do Banco do Brasil, Bradesco ou Sicoob. Os proprietários dos carros também podem parcelar em cinco vezes, mas sem o desconto. Para isso, é necessário pagar a primeira cota na mesma data em que ocorre o vencimento do desconto, ou seja, dias 30 e 31.

Projeto Marcadas Parar Curar busca resgate emocional em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Após sofrer com um relacionamento abusivo por quase 4 anos, a brumadense Bárbara Rodrigues criou o projeto “Marcadas Para Curar” com o objetivo de atender mulheres na mesma situação. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Rodrigues explicou que a ideia é acolher e ajudar essas mulheres a retomarem suas vidas. Iniciado no Bairro Urbis II, hoje, a demanda de atendimentos do projeto cresceu bastante e o foco tem sido dar possibilidades às mulheres para serem independentes financeiramente. “Queremos ensiná-las a pescar e a terem o próprio dinheiro”, salientou. Através do projeto, as mulheres conseguem trabalhar com máquinas para confecção de canecas, chaveiros, capas de celular e camisas personalizadas. “Vamos criar uma cooperativa para que elas possam produzir e ganhar o próprio sustento. Precisamos de ajuda e que a sociedade olhe para essas mulheres”, disse. Os interessados em colaborar com a iniciativa podem entrar com contato por meio do (77) 99840-8428.

Quatro investigados por explosão de banco morrem em confronto com PMs em Ilhéus Foto: Divulgação/PM

Quatro homens morreram em confronto com policiais militares na região do Salobrinho, em Ilhéus, no sul da Bahia, na segunda-feira (28). O grupo é suspeito de ter explodido uma agência bancária em fevereiro. Duas mulheres estavam junto com as vítimas e foram presas – uma delas foi baleada e está custodiada no hospital. A Polícia Militar recebeu informações de que a quadrilha estava na Rua do Ouro. Ao chegar no local, os militares encontraram os suspeitos armados e houve um confronto. Durante a troca de tiros, dois homens conseguiram fugir e cinco pessoas foram baleadas. Todos os atingidos pelos disparos foram socorridos pelos policiais e levados para o Hospital Regional Costa do Cacau. Quatro eram homens que não resistiram aos ferimentos e morreram. A quinta pessoa é uma mulher, que foi atingida na cintura e segue hospitalizada. O estado de saúde dela não foi divulgado. Um dos mortos tinha mandado de prisão em aberto, e era considerado foragido desde que saiu do presídio por licença natalina. A polícia informou ainda que o grupo tinha envolvimento com homicídios e com ameaças a policiais militares. A polícia segue em busca dos homens que fugiram. Armas e munições foram apreendidas com os suspeitos e levados à delegacia.

Prefeitura de Brumado abre concorrência pública para gestão dos serviços de água e esgoto Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Prefeitura Municipal de Brumado realizará no próximo dia 16 de maio, às 09h, uma licitação, na modalidade concorrência pública (melhor técnica combinado com o melhor preço), para concessão comum do serviço de abastecimento de água e esgotamento sanitário. O prazo da concessão é de 35 anos. O edital e seus anexos já se encontram disponíveis no Diário Oficial do Município, bem como na sede da prefeitura, na sala da Comissão Permanente de Licitação (CPL). O prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (Sem Partido) já havia dito que, se o impasse com a Embasa não fosse resolvido até o mês de março, a empresa teria de dar espaço para outros entes interessados em gerir os serviços de água e esgoto na cidade, visto que a prerrogativa de escolher como fazer essa gestão, segundo frisou, é do Município. O prefeito sempre criticou o fato de a Embasa arrecadar milhões em Brumado e não investir nem 10% na contrapartida necessária.

Brumado: Prefeito, vice e secretários terão salários reajustados em 10,06% a partir de abril de 2022 Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O Projeto de Lei nº 014/2022, que dispõe sobre a recomposição inflacionária da remuneração dos servidores públicos efetivos regidos pela Lei nº 1240, de 04 de julho de 2000, e dos subsídios dos agentes políticos do Município de Brumado, foi aprovado por unanimidade durante sessão legislativa, nesta segunda-feira (28). Com o reajuste, o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (Sem Partido) passará a receber pouco mais de R$ 22 mil. Enquanto o vice-prefeito e os secretários administrativos terão seus vencimentos reajustados em pouco mais de R$ 11 mil. O reajuste de 10,06% para os agentes políticos passará a ser pago a partir do próximo mês. A recomposição inflacionária objetiva resguardar o poder aquisitivo dos valores recebidos. Para os servidores públicos efetivos, o aumento será de 33%.  

Acidente com ônibus deixa quatro mortos e vinte feridos em Correntina Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros

Pelo menos quatro pessoas morreram e outras 20 ficaram feridas em um acidente na madrugada desta quarta-feira (30) em um trecho de Correntina, no Extremo Oeste baiano. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF) na Bahia, as vítimas estavam em um ônibus da empresa Viação Catedral que seguia para Brasília (DF). Conforme a TV Oeste, a suspeita é que o motorista perdeu o controle do veículo na altura do entroncamento da BR-349, invadiu o trecho da BR-020, subiu em um canteiro e tombou. No entanto, a PRF ainda não informou sobre as causas do acidente. Ainda segundo informações, os feridos foram socorridos pelo Samu e pelo Corpo de Bombeiros e depois foram levados para hospitais das cidades goianas de Posse, Alvorada do Norte e Buritinópolis.

Arquivo