Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
03/2022
fechar

Lauro de Freitas: Quatro pessoas são socorridas por helicóptero após se afogarem em praia Foto: Divulgação/SSP-BA

Equipes do Grupamento Aéreo (Graer) da Polícia Militar resgataram quatro pessoas de um afogamento, na praia de Busca Vida, em Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador (RMS). A situação foi iniciada quando duas turistas brasilienses foram puxadas por uma corrente de retorno na região. Uma delas foi resgatada por dois homens, que não obtiveram êxito na segunda ação e também foram puxados. A quarta vítima foi uma paulista que tentou com um caiaque socorrer as três pessoas, porém, a embarcação virou. Os policiais do Graer estavam envolvidos em uma solenidade quando foram chamados para ação, como conta o comandante da unidade, o tenente-coronel Wolney Anderson. “Estávamos na comemoração do meu primeiro ano no comando da unidade e dois PMs ligaram informado sobre o ocorrido. Então o Guardião 05, partiu com quatro dos nossos militares para o resgate”, finalizou. Com rapidez e técnicas apropriadas, o resgate foi bem sucedido e nenhuma das vítimas saiu ferida ou precisou ser encaminhadas para uma unidade de saúde. Bombeiros também foram encaminhados ao local para o socorro após o ocorrido. O Corpo de Bombeiros Militar alerta os cidadãos que desejam tomar banho de mar sobre a necessidade de observarem a sinalização sobre a presença das correntes de retorno, realizadas com a presença de uma bandeira vermelha.

Jequié: Mais de uma tonelada de material explosivo é achada em fundo falso de caminhão na BR-116 Foto: Divulgação/PRF

Policiais Rodoviários Federais apreenderam mais de meia tonelada de material explosivo nesta sexta-feira (25) no fundo falso de um caminhão que passava pela BR-116, trecho da cidade de Jequié, no sudoeste baiano. De acordo com a PRF, o flagrante ocorreu durante uma fiscalização na rodovia. Os policiais abordaram um caminhão e deram ordem de parada ao motorista, que seguia na companhia de um passageiro. Quando questionados sobre a viagem, os ocupantes repassaram informações desencontradas e ficaram nervosos. Diante da situação, os agentes decidiram por uma busca mais detalhada no veículo, e assim constataram que existia um fundo falso no compartimento de carga do caminhão. No fundo falso os policiais encontraram 115 caixas com 25 mil tubos de pólvora, material explosivo com peso total aproximado de 1.304 Kg. Não havia qualquer documentação que comprovasse ao transporte lícito da pólvora. Com o material encontrado, os homens que estavam no caminhão detalharam que receberam a carga na cidade de Lagoa da Prata (MG) e levariam para a cidade baiana de Feira de Santana, onde entregariam para um empresário. Não souberam informar qual o valor da carga. Os homens, veículo e pólvora foram encaminhados à Polícia Judiciária local. O Exército Brasileiro foi informado sobre a apreensão. Diante das informações obtidas foi constatada, a princípio, ocorrência de fabricação, fornecimento, aquisição, posse ou transporte de explosivos ou gás tóxico, ou asfixiante.

PF instaura inquérito para apurar se MEC favoreceu pastores Foto: Isaac Nóbrega/PR

A Polícia Federal instaurou nesta sexta-feira (25) um inquérito para investigar se houve favorecimento ilegal em repasses de verbas do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), ligado ao Ministério da Educação. De acordo com o G1, o inquérito foi aberto a pedido da Controladoria-Geral da União (CGU). A CGU enviou na quinta-feira (24) à PF o resultado de uma sindicância interna que apontou supostas fraudes na distribuição de verbas da Educação. Agora, a PF fará investigações sobre o caso, e as provas que forem levantadas poderão embasar uma abertura de ação na Justiça. A crise foi deflagrada no Ministério da Educação após o jornal “Folha de S. Paulo” ter divulgado, nesta semana, um áudio do ministro Milton Ribeiro, em reunião com prefeitos, dizendo que repassa verbas a municípios apontados por pastores. Na gravação, Ribeiro disse ainda que atende o pleito dos pastores a pedido do presidente Jair Bolsonaro. Na semana passada, o jornal já havia apontado a existência de um “gabinete paralelo” de pastores que controlaria verbas e a agenda do MEC. Na esteira da revelação do áudio, começaram a surgir denúncias de prefeitos sobre propinas que os pastores pediam para facilitar a liberação das verbas do MEC. Diante da repercussão da gravação, Ribeiro tem negado que Bolsonaro tenha feito o pedido e refuta também que haja irregularidades em seu ministério. Ele informou na quarta-feira (23) que acionou o ministro da CGU, Wagner Rosário, em agosto de 2021, após ter recebido relatos de pedidos de propina. Ribeiro disse também que pediu a Rosário que a denúncia anônima fosse investigada. A CGU informou que recebeu duas denúncias do Ministério da Educação: “uma anônima que tratava de possíveis irregularidades que estariam ocorrendo em eventos realizados pelo MEC e outra sobre oferecimento de vantagem indevida, por parte de terceiros, para liberação de verbas no âmbito do Fundo nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE)”. A controladoria afirmou ainda que, em setembro do ano passado, por determinação de Rosário, foi constituída uma “comissão formada por três servidores da CGU para apurar os fatos narrados”. Segundo a CGU, um dos relatórios foi concluído e analisado pelo ministro Wagner Rosário na quinta-feira. Assim, segundo o ministério, os documentos foram enviados à PF.

Doação de terreno para construção de hospital particular será votada na Câmara de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O projeto que prevê a doação de um terreno público do Município de Brumado, avaliado em R$ 5 milhões, para a empresa Medical Consult - Serviços Médicos Ltda será votado nesta segunda-feira (28), na Câmara de Vereadores. Membros da empresa já estiveram na Tribuna Livre prestando alguns esclarecimentos aos parlamentares e à população local. Durante a sabatina, a bancada de oposição fez um requerimento verbal para que a Medical Consult apresente diversas respostas de questionamentos pertinentes sobre a empresa, o projeto e a obra em geral. Um requerimento apresentado pelos vereadores, com diversos questionamentos, já foi respondido pela empresa. O prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (Sem Partido) conta, hoje, com oito votos favoráveis ao projeto, incluindo o da presidente Verimar Meira, que já teria se apalavrado com o executivo. Vale ressaltar que a doação do terreno para a construção de um hospital particular necessita de maioria absoluta, ou seja, 10 votos e a equipe política de Vasconcelos está trabalhando em busca de votos da bancada de oposição. A votação é aberta.

Baiano relata fome e dormida em rua para fugir da guerra na Ucrânia Foto: Arquivo pessoal

Um brasileiro relatou ter passado fome e dormido na rua, em um frio de - 4º C, para fugir da guerra na Ucrânia. Ele chegou à Bahia na quarta-feira (23) e reencontrou a família, após passar por outros países, como Moldávia, Romênia e Sérvia. De acordo com o G1, Alain Santos Cidreira é consultor financeiro internacional e vivia na Ucrânia há quatro anos, por causa do trabalho. O apartamento onde ele morava fica em Odessa e ele contou como foi o começo dos conflitos por lá. “Dia 24 de fevereiro, às 4h, eu escutei a primeira bomba. Às 7h, eu ouvi a segunda, às 8h foi a terceira. Muito forte o impacto, o prédio tremendo, os vizinhos todos correndo. Na descida do prédio, na rua principal da avenida que eu morava, já estavam meus vizinhos todos na rua, alguns armados”, lembrou. Na fuga, Alain deixou para trás o emprego, o imóvel, além do carro e até o cachorrinho de estimação, chamado Sammy. Ele percorreu mais de 1200 km de carro até a fronteira com a Moldávia, com ajuda de um atravessador. Para chegar a uma estação de trem, Alain precisou caminhar por mais de duas horas e meia e da Moldávia, foram mais 430 km percorridos em trem e ônibus até chegar a Bucareste, na Romênia. De lá, ele enfrentou mais uma viagem de avião, até chegar em Belgrado, capital da Sérvia. “Cheguei na Sérvia e dormi na rua por uma noite, porque o dinheiro tinha acabado. Passei frio, fome. Naquele dia estava -4º. Não tinha comida e eu estava muito com frio. No dia seguinte, fui para embaixada brasileira”, recordou, emocionado. Depois de chegar na embaixada, foram mais duas semanas esperando a repatriação. O processo burocrático duraria cerca de dois meses, mas a família e os amigos se organizaram e arrecadaram R$ 4 mil para pagar mais uma passagem aérea. Alain chegou a Salvador depois de mais de 30 horas de viagem em um voo com escalas no Catar e em São Paulo. No aeroporto, ele recebeu o carinho da família.

Homem com mandado de prisão em aberto em São Paulo é preso em Livramento Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Durante “Operação Intensificação” realizada pela 46ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) no Bairro Benito Gama, em Livramento de Nossa Senhora, a 68 km de Brumado, uma guarnição abordou um homem em atitude suspeita. Após consulta ao sistema de verificações, os militares notaram que havia um mandado de prisão em desfavor do abordado, ato expedido pelo Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), em caráter definitivo, pelo crime de tráfico de drogas. O indivíduo foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil de Livramento de Nossa Senhora e foi dada ciência a autoridade competente.

Galvão Bueno não renova com a Globo e deixa a emissora após 41 anos Foto: Reprodução/Tribuna da Bahia

Galvão Bueno confirmou nesta quinta-feira (24), que vai sair da Globo no fim do ano após 41 anos na emissora. O contrato do locutor esportivo com a casa termina no fim de 2022 e não será renovado. De acordo com o Tribuna da Bahia, o último trabalho dele como narrador na televisão será na Copa do Mundo do Catar, entre novembro e dezembro. O apresentador fará outros trabalhos, mas não vai assinar com uma nova emissora. No Twitter, Galvão anunciou a saída. “Jogo de despedidas. Último jogo da Seleção no Brasil antes da Copa! Último jogo de Tite no Brasil como técnico da Seleção! Meu último jogo da Seleção no Maracanã em televisão!”, escreveu o principal narrador da televisão brasileira. Em entrevista ao jornal O Globo, publicada nesta quinta-feira, ele confirmou o fim do contrato, mas ressaltou que deixará as portas abertas. “Globo é minha casa. Então, a nossa conversa nesse momento é: o que irá acontecer, como deixaremos as portas abertas e que porta será utilizada depois de 18 de dezembro. É impossível você dizer no mundo 'não, nunca mais'. A vida me ensinou isso. Mas neste momento eu diria, narração em TV aberta, não mais”, disse. “Estamos negociando outras coisas. Outros caminhos. E, muito provavelmente, muita coisa nesse mundo digital e outras plataformas dentro do Grupo Globo. A Globo é minha casa”, reforçou o narrador, dando a entender que focará em trabalhos nas redes sociais. “Eu diria que hoje tenho uma consciência de que seria minha última Copa do Mundo narrando em TV. Tudo tem seu tempo. Mas, ao mesmo tempo, que termina o contrato para essa minha sequência de 41 anos na Globo, com trabalho do dia a dia, programa, narração de jogos, com essas coisas, a tendência nessa conversa é que isso pare depois da Copa do Mundo”, finalizou Galvão.

Completando 45 anos, TG realiza cerimônia de incorporação de novos atiradores em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na manhã desta quinta-feira (24), o Tiro de Guerra 06/024 realizou a solenidade de incorporação dos atiradores do ano de 2022 em Brumado. O Chefe de Instrução do TG, S Tenente Douglas Pelissari, conduziu a cerimônia. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, ele explicou que o evento foi, simbolicamente, a formatura dos atiradores. “São 50 atiradores da cidade de Brumado que irão cumprir o serviço militar inicial até o dia 3 de dezembro de 2022”, destacou. Além do bicentenário da Independência do Brasil, neste ano, o Tiro de Guerra 06/024 completará 45 anos de criação. Pelissari adiantou que, em razão da data especial, a entidade contará com uma extensa programação nos próximos meses. O evento teve a presença de familiares e convidados dos novos recrutas, bem como do Juiz Genivaldo Alves Guimarães, do Capitão Valmarir Jr., representando a 34ª CIPM, e do prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (Sem Partido), que, ao final da solenidade, ministrou uma aula inaugural aos soldados. Guimarães destacou que sempre é um prazer retornar ao Exército Brasileiro, mesmo que em momentos pontuais. Ele reforçou a importância da disciplina, amor à pátria, camaradagem e responsabilidade, ensinados no Tiro de Guerra. “Certamente, o Brasil precisa de homens destemidos e comprometidos com a verdade. Entram meio bisonhos e, daqui a poucos meses, estarão preparados”, asseverou.

Enfarte e AVC voltam a ser as causas mais comuns de morte no Brasil Foto: Reprodução/Tribuna da Bahia

O Brasil registrou queda de 60,4% na média móvel de mortes por covid-19 desde o pico nas ocorrências causadas pela variante Ômicron. O recuo foi de uma média de 895,36 óbitos em 18 de fevereiro deste ano para média de 354,3 na última segunda-feira, 21, segundo o mais recente boletim epidemiológico do Ministério da Saúde. De acordo com o Tribuna da Bahia, a Covid deixou também de liderar o ranking de mortes por doenças no País. Com a queda de óbitos em março, o coronavírus passou a ocupar a terceira posição em letalidade, atrás do enfarte e do Acidente Vascular Cerebral (AVC). Conforme dados do Portal de Transparência dos Cartórios de Registro Civil do Brasil, na semana de 16 a 22 de março, os AVCs causaram 843 mortes no país, o dobro dos registros de óbitos por covid-19, que ficaram em 421. As mortes pelo vírus também foram superadas pelos 782 óbitos causados pelos enfartes. Desde a semana de 16 a 22 de janeiro, quando foram contabilizados 1.976 óbitos, a covid vinha liderando o ranking de mortes. Na época, o Brasil vivia o ápice da terceira onda, causada pela forte circulação da variante Ômicron e pelos efeitos das festas do fim de ano. O pico foi de 30 de janeiro a 5 de fevereiro, quando 6.641 morreram de Covid-19.

Guanambi: Comandante do 17º BPM recebe Medalha do Mérito da Casa Militar da Bahia Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na edição do Diário Oficial do Estado desta quinta-feira (24), foi publicada a concessão da Medalha do Mérito da Casa Militar do Governador ao Tenente Coronel Arthur Mascarenhas, comandante do 17º Batalhão de Polícia Militar (BPM) em Guanambi. A honraria é um reconhecimento pelos relevantes serviços prestados em diversas áreas por autoridades públicas do Estado da Bahia e de outros entes federativos do Brasil. Para o Tenente Coronel Arthur Mascarenhas, ser agraciado com tamanha honraria é motivo de grande felicidade e de gratidão em ser reconhecido pelos serviços que estão sendo realizados na cidade de Guanambi e região em prol da segurança pública. O comandante também reconheceu que a concessão da medalha se deve ao trabalho de todos os policiais que compõem o efetivo do 17º Batalhão.

Sala multisseriada, esgoto à céu aberto na porta de escola e estradas ruins em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Moradora na região de Roça de Baixo, no Distrito de Cristalândia, em Brumado, a mãe de aluno Eliene Neris, popularmente conhecida como Leninha Neris, denunciou que o filho está sendo prejudicado com o método de ensino adotado na Escola Municipal Ana Rodrigues Teixeira. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, ela contou que as aulas estão sendo ministradas para três turmas distintas em uma única sala. No total, são 31 alunos, do Maternal, Pré I e Pré II, na mesma sala. “É um professor só pra ensinar todas as crianças. Acredito que, se a escola não está capacitada para receber esse tanto de aluno numa sala, eles têm que ver o que é possível fazer. A gente como mãe só quer o melhor para nossos filhos e uma educação à altura. Enquanto não separarem as turmas, meu filho não volta pra escola”, destacou. Segundo Eliene, a direção da escola justificou que a escola é pequena e não há como aumentar a quantidade de salas no momento. “Não tem nem uma quadra poliesportiva pra nossos filhos brincarem ao ar livre. O colégio de Cristalândia faz vergonha. Sempre que tentamos conversar o secretário diz que está com a agenda apertada”, disse. Indignada, Leninha também denunciou que um esgoto à céu aberto na porta da escola e as péssimas condições das estradas vicinais estão prejudicando a aprendizagem dos alunos, bem como os moradores da região. 

Foragido da Bahia é preso por crimes de estupro em Maceió Foto: Divulgação/PC

Um homem suspeito de cometer estupros contra mulheres em Maceió foi preso pela Polícia Civil. A informação foi divulgada nesta quinta-feira (24). O homem de 26 anos é foragido da Bahia, onde cumpria pena por estupro de vulnerável, e estava escondido na casa da sua companheira, no bairro do Jacintinho. Ele foi preso em cumprimento de mandado judicial. As investigações iniciaram em novembro de 2021, quando chegou a primeira denúncia de estupro no bairro do Jacintinho. No mês seguinte, houve mais uma denúncia de estupro no mesmo local, com características muito semelhantes. A polícia conseguiu identificar o suspeito e descobriu que ele já havia sido preso na Bahia por estupro de vulnerável. Ele foi condenado pelo estupro de uma criança de 11 anos, mas em 2016 ele rompeu a tornozeleira eletrônica e passou a ser foragido. De acordo com a delegada Paula Mercês, titular da 1ª Delegacia da Mulher, o homem se aproximava de mulheres em um bar no bairro da Jatiuca, e com uma conversa gentil, agradável, ganhava a confiança delas. “Ao seguir com a vítima em direção ao bairro do Jacintinho, em um beco existente que serve de acesso, a pé, entre os bairros de Mangabeiras e do Jacintinho, ele dizia que estava armado. A mulher com medo não reagia e o acusado praticava o estupro”, disse. O suspeito foi preso perto da Feirinha do Jacintinho, próximo a Grota do Cigano, escondido na casa de sua companheira, em cumprimento a mandado de prisão preventiva expedido pela 10ª Vara Criminal de Maceió. A Polícia Civil disse ainda que as investigações continuam e que possíveis vítimas do estuprador devem procurar a 1ª Delegacia de Defesa dos Direitos da Mulher, no Centro, para mais informações. O suspeito é de estatura média, possui várias tatuagens, inclusive no pescoço, braços e nas costas, e uma preponderância no rosto que se destaca, similar a cicatrizes de acne. A delegada disse que duas vítimas e testemunhas, já compareceram na Delegacia da Mulher e o reconheceram como sendo o autor dos estupros.

Na calada da noite, Endicon consegue retirar caminhões retidos por operários na base em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Mesmo diante dos protestos dos trabalhadores demitidos, a empresa Endicon, prestadora de serviço da Coelba, conseguiu retirar seus caminhões da sede em Brumado. Operário demitido sem receber os direitos devidos, Cristiano Moreira Gomes relatou ao site Achei Sudoeste que a empresa conseguiu carregar os caminhões e sair pelos fundos da base furtivamente, durante a madrugada, quando não havia ninguém no local. “Agora, estamos sem saber quem vai nos dar uma resposta e nos pagar. A Endicon não comparece nas reuniões com o Ministério Público, o sindicato e a Coelba. Eles dizem que vamos ter de procurar a Justiça”, salientou. Segundo Gomes, os trabalhadores estão endividados e sem dinheiro para pagar despesas básicas. “Ficamos três meses lá paralisados e até agora ninguém nos deu uma resposta sobre as rescisões contratuais. É um papelão com a gente que somos pais de família. Estamos nessa luta. Estou indignado”, disparou.

Elomar Figueira deixa hospital na Bahia após mais de um mês internado com Covid-19 Foto: Reprodução/G1

O cantor e compositor Elomar Figueira deixou o Hospital Samur, em Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia, na manhã desta quinta-feira (25). Ele passou mais de um mês internado por causa de complicações da Covid-19. Segundo familiares, o artista havia tomado a dose única de vacina da Janssen, mas ainda não tinha retornado ao posto para receber o reforço do imunizante.Com a melhora clínica, o cantor e compositor foi liberado para seguir com o tratamento em casa. Conforme nota divulgada pela assessoria do artista, ele está lúcido, em respiração espontânea, sem necessidade de uso de oxigênio. De acordo com o G1, conhecido como "Menestrel das Caatingas", Elomar tem 84 anos e é referência na Música Popular Brasileira. Ele já teve canções interpretadas por grandes nomes, como Fagner e Elba Ramalho.

TCM faz recomendação a prefeito de Caculé para contratação de serviço de limpeza urbana Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Na sessão desta quarta-feira (23), os conselheiros da 1ª Câmara do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM-BA) julgaram parcialmente procedente denúncia apresentada contra o prefeito de Caculé, Pedro Dias da Silva (PSB), em razão de irregularidades em edital de processo licitatório que visava a contratação de serviço de limpeza urbana, no exercício de 2021. Segundo informou o TCM ao site Achei Sudoeste, diante do cancelamento do certame, o conselheiro relator José Alfredo Rocha Dias, apenas recomendou ao gestor que, nas próximas licitações, evite a imposição de regras que restrinjam indevidamente a competitividade e dificultem a obtenção da proposta mais vantajosa para a Administração Pública. A denúncia apontou a existência de irregularidades no procedimento licitatório, já que a Prefeitura estabeleceu critérios restritivos no edital, como a obrigatoriedade de prévia realização de visita técnica pelo engenheiro responsável técnico; registro da empresa no Conselho Regional de Administração (CRA); licença ambiental quando o objeto não contempla a coleta e transporte de resíduos perigosos; e a exigência de PCMSO, PPRA e PGRS como documentos para habilitação. Em resposta aos questionamentos, o prefeito encaminhou ao TCM o Termo de Cancelamento de Licitação, no qual revoga o Processo Licitatório Pregão Eletrônico nº 022/2021 e determina a confecção de novo instrumento convocatório para o mesmo objeto.

Bebê morre após sofrer afogamento em piscina de casa em Camaçari Foto: Reprodução/TV Bahia

Um bebê de um ano morreu após se afogar na piscina da casa da família, em Barra do Jacuípe, distrito de Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador. O caso ocorreu na tarde de quarta-feira (23) e nesta quinta (24), é investigado pela polícia. De acordo com o G1, o bebê foi identificado pelo prenome Lorenzo. Ele estava no imóvel, que fica na região de Monte Gordo, junto com a mãe. Quando a mulher deu falta do menino e procurou por ele, já o encontrou dentro da piscina. A mulher levou o bebê para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Arembepe e os profissionais de saúde tentaram fazer reanimação, mas ele não resistiu aos ferimentos. O corpo da vítima foi levado para o Instituto Médico Legal (IML). O caso foi registrado na Delegacia de Vila de Abrantes, que solicitou perícia e vai ouvir testemunhas, inclusive a mãe da criança, que deverá prestar depoimento. Não há detalhes sobre o sepultamento do menino.

Brumado: Sesau busca apoio da Sesab para realizar mutirão de cirurgias regional Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Secretaria Municipal de Saúde de Brumado (Sesau) tem buscado o apoio da Secretaria Estadual de Saúde (Sesab) para realização de um mutirão regional de cirurgias eletivas no Hospital Professor Magalhães Neto. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o secretário de saúde Cláudio Soares Feres explicou que o pedido de credenciamento da unidade já foi feito na Sesab com o objetivo de promover o mutirão regional. A região de saúde é composta por 21 municípios e cerca de 440 mil habitantes. “Estamos trabalhando pra isso. Brumado é polo regional e tem estrutura”, garantiu.

Cinco pistolas e munições são apreendidas em Feira de Santana Foto: Divulgação/SSP-BA

Cinco pistolas, um revólver e centenas de munições, dentre elas de fuzil, foram apreendidos durante operação interagências realizada pelas polícias Militar, Civil e Rodoviária Federal, na quarta-feira (23), em Feira de Santana. Três homens acabaram localizados na ação. Os armamentos foram encontrados nos bairros de Sobradinho, Jardim Cruzeiro e Feira IX, durante ação para prevenir Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) e Crimes Violentos Contra o Patrimônio (CVP). Além das armas, dois veículos com restrição de roubo foram recuperados. Na operação, um grupo reagiu à abordagem policial, e no revide, três dos integrantes da quadrilha ficaram feridos. Um foi encaminhado ao Hospital Geral Clériston Andrade e os outros dois não resistiram. Participaram da ação, equipes da Rondesp Leste,  64ª, 65ª, 66ª e  67ª Companhias Independentes da PM, Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes de Feira de Santana, Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos e PRF.

Luto: Morte de Arthur Tierry de 7 anos choca a população de Brumado Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

A morte repentina do pequeno Arthur Thierry Amaral Mendes, 7 anos, chocou a população da cidade de Brumado nesta quarta-feira (23). Arthur foi diagnosticado com Linfoma, que é um tipo de câncer que se desenvolve principalmente nos linfonodos, também conhecidos como ínguas, que se encontram na axila, virilha e pescoço, levando à formação de caroços que podem causar sintomas como febre, suor noturno, cansaço excessivo e emagrecimento sem causa aparente. Mendes estava em tratamento da doença no Hospital São Rafael, na cidade de Salvador, e veio a óbito na noite desta quarta-feira (23). O velório aconteceu na quinta-feira (24), no Salão Paroquial de Brumado. Amaral foi sepultado no Cemitério Jardim Santa Inês. Arthur é filho da enfermeira Thamilles Rodrigues Amaral.

Carinhanha: Homem de 58 anos é preso em flagrante violentando criança de nove anos Foto: Divulgação/SSP-BA

Foi preso em flagrante um homem, de 58 anos, acusado de estuprar uma criança, de nove, na quarta-feira (23), no município de Carinhanha, na região sudoeste da Bahia. Os policiais da Delegacia Territorial receberam a denúncia de populares que passavam pelo local e viram o homem violentando a menor. Na ocasião, ele foi flagrado em depósito abandonado próximo ao Polo Educacional Dona Carmém, com o short abaixado e a criança praticando sexo oral nele. “imediatamente empreendemos diligências e logramos êxito na captura do criminoso. A criança confirmou os atos libidinosos e relatou que o indivíduo pagou a quantia de R$ 10”, explicou o titular da DT de Carinhanha, delegado Zanderlan Fernandes. O homem foi encaminhado para a DT, sendo atuado em flagrante pelo crime de estupro de vulnerável. “É importante ressaltar que no decorrer da lavratura do Auto de Prisão em Flagrante foi evidenciado um forte esquema de exploração sexual de crianças no município. As investigações estão em fase inicial, sendo que já foi identificado outro menor de 11 anos vítima desse esquema”, relatou o delegado.

Brumado: Homem invade Samu 192, leva chave da viatura, veste uniforme e foge em motocicleta Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na madrugada desta quinta-feira (24), a unidade do Samu 192 foi invadida em Brumado. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Paulo Henrique, delegado titular da Delegacia Territorial de Brumado, relatou que a Polícia Militar agiu rapidamente e conseguiu prender em flagrante o homem suspeito de subtrair bens do órgão. Ele é um criminoso já bastante conhecido da polícia. Segundo o delegado, o homem sofre com transtornos mentais. “Desta vez ele praticou um crime grave que comportou a prisão em flagrante. Por ter subtraído bens do Estado a pena é maior. Ele está custodiado e o delegado plantonista irá representar pela sua internação e por incidente de sanidade mental”, explicou. 

Brumado: Homem invade Samu 192, leva chave da viatura, veste uniforme e foge em motocicleta Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Após invadir a unidade do Samu, o homem teria furtado a chave de uma viatura, vestido o uniforme de socorrista e fugido em uma motocicleta do local. Posteriormente, ele abandonou o veículo em uma unidade básica de saúde e fugiu em um carro que acabou colidindo com outro veículo. O delegado confirmou que o homem já praticou os crimes de violação de domicílios em Brumado. “Os objetos já foram restituídos ao Samu”, acrescentou.

Dupla furta celulares e dinheiro em loja no centro de Brumado Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Nesta quinta-feira (24), dois suspeitos furtaram uma loja de confecções e acessórios localizada na Rua Coronel Tibério Meira, bem no centro comercial de Brumado. Em menos de um minuto, a dupla furtou celulares e dinheiro do estabelecimento. Eles usaram uma pedra para quebrar o vidro da porta do local. Por volta de 03h30, a Central de Monitoramento flagrou a ação e acionou o Centro Integrado de Comunicação (Cicom), porém, como o delito foi cometido muito rapidamente, a Polícia Militar não conseguiu deter os criminosos. Eles fugiram por uma travessa que fica ao lado da loja. Com as imagens, a polícia já identificou um dos suspeitos e as buscas pela cidade continuam.

Técnico de enfermagem é preso por vender atestados médicos falsos em Vitória da Conquista Foto: Divulgação/PM

Um técnico de enfermagem que atua na cidade de Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado, foi preso na quarta-feira (23), por suspeita de vender atestados médicos falsos. Um homem que teria comprado o documento fraudado também foi detido. De acordo com o G1, o caso foi descoberto depois que os empregadores do homem que comprou o atestado desconfiaram do atestado, apresentado em uma fábrica da cidade. Os responsáveis pela empresa entraram em contato com o médico que teria emitido a declaração e o profissional negou ter atendido o paciente e assinado o papel. Ao tomar conhecimento da fraude, o médico acionou a polícia, para denunciar o ocorrido e a polícia chegou ao funcionário da fábrica, que confessou ter comprado o atestado com um técnico de enfermagem, que trabalha em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) de dois grandes hospitais de Vitória da Conquista. Durante a abordagem ao técnico, a polícia encontrou com ele diversas folhas de atestado médico, alguns deles já carimbados e assinados. Além disso, uma grande quantidade de medicamentos controlados, usados apenas em pacientes de UTI, também foram apreendidos. O técnico de enfermagem negou ter comercializado os atestados e disse aos policiais que não pegou os medicamentos para vender, mas para serem usados pela mãe dele. Os dois homens foram levados para o Distrito Integrado de Segurança Pública (Disep), onde prestaram depoimento e seguem presos. A Delegacia de Furtos e Roubos da cidade abriu inquérito para investigar o caso, e outras pessoas ainda serão ouvidas.

Brumado: Vigep recomenda não deixar carros nas vias durante passagem do carro fumacê Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na última segunda-feira (21), a Vigilância Epidemiológica Municipal (Vigep) deu início ao primeiro ciclo de aplicação do carro fumacê em Brumado. No total, serão quatro ciclos para combater a proliferação do mosquito aedes aegypti na cidade. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Francislei Alves, supervisor de endemias no órgão, disse que a maior parte da população tem aberto portas e janelas durante a passagem do carro, conforme orientado pela Vigep. “Vamos dizer que 80% da população está atendendo as recomendações”, pontuou. Alves esclareceu que o carro percorre as vias a uma velocidade de 15 a 20 km/hora, de acordo com o estabelecido pela Secretaria Estadual de Saúde. “Seguimos uma norma técnica porque o uso incorreto do inseticida pode prejudicar combates futuros. É feito todo um estudo para que o inseticida possa ser aplicado da forma correta”, garantiu. Nesta quarta-feira (23), o carro circulará pelas ruas do centro do município e o supervisor pediu à população que evite deixar os veículos estacionados nas vias, atrapalhando a passagem do fumacê. “Estamos tendo dificuldades em algumas ruas mais estreitas, onde os carros estacionados impedem a passagem do fumacê. A gente orienta que os moradores estejam atentos para que retirem os veículos da frente de suas residências”, destacou.

Foragido da justiça é preso na BR-116 em Vitória da Conquista Foto: Divulgação/PRF

Dois homens, foragidos da Justiça, foram presos em trechos baianos da BR-116. Uma das prisões aconteceu na madrugada desta quarta-feira (23), na cidade de Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado. A outra aconteceu na manhã de terça-feira (22), em Feira de Santana. O homem preso em Vitória da Conquista foi encontrado no km 830. Agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) deram ordem de parada a um ônibus que seguia da cidade paulista de Campinas, em direção a Salvador. Durante a vistoria, os policiais descobriram que um dos passageiros tinha um mandado de prisão em aberto por roubo qualificado. Ele foi preso e levado para a delegacia da cidade. A PRF não detalhou onde o crime foi cometido e o mandado foi expedido. Já o caso de Feira de Santana aconteceu na região do km 421. Os policiais pararam uma motocicleta, pilotada por um jovem de 29 anos. Durante consulta nos sistemas, os agentes identificaram um mandado de prisão contra ele, expedido na cidade de Amélia Rodrigues. A PRF detalhou que o mandado era por um processo referente à lei que regula armas, mas não informou em qual dos artigos o suspeito foi enquadrado. O homem foi levado para a delegacia e também está à disposição da Justiça.

Guanambi: Acidente entre moto e carreta termina com vítima fatal na BR-122 Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Na noite desta quarta-feira (24), um acidente entre uma carreta e uma moto foi registrado na BR-122, na cidade de Guanambi, a 141 km de Brumado. A polícia foi acionada e, no local, já encontrou a vítima, identificada como Anderson Rodrigues Silva, de 31 anos, sem vida. Segundo informou o 17º Batalhão de Polícia Militar (BPM) ao site Achei Sudoeste, ele pilotava a moto no momento do impacto. O Departamento de Polícia Técnica realizou os procedimentos de praxe na pista. Após realização da perícia, os veículos envolvidos foram liberados. Segundo o motorista da carreta, Wellington Costa Ferreira, ele trafegava tranquilamente pela rodovia, com velocidade de aproximadamente 60 km/h, quando foi surpreendido pelo condutor da motocicleta, que teria invadido a contramão. Costa frisou que não foi possível evitar o acidente, visto que a intenção do condutor era ir de encontro à carreta. O motorista foi conduzido à 22ª Coorpin para prestar esclarecimentos.

Mãe tapa boca da filha de 6 meses com fita para mexer no celular em Mato Grosso Foto: Reprodução/G1

Uma bebê de 6 meses teve a boca tapada pela mãe com uma fita adesiva enquanto chorava. A cena foi flagrada pelo pai da criança que chegou em casa, na cidade de Sinop, no norte do Mato Grosso, e viu a mulher mexendo no celular ao lado da filha amordaçada. Ao G1, a Polícia Civil informou que o pai, de 26 anos, contou que filmou a atitude da mãe, 18 anos, em um “momento de bobeira”. O caso aconteceu no último dia 13, mas o vídeo viralizou nas redes sociais nesta semana. Nas imagens, é possível ver a recém-nascida deitada em uma cama, chorando com a boca tapada pela fita. Ao encarar a cena, o pai retira o adesivo e questiona a mãe do motivo dela ter feito aquilo, mas ela nada responde. O homem registrou uma denúncia à polícia. Após o ocorrido, a bebê foi encaminhada para um abrigo. A mãe deve responder pelo crime de maus-tratos. Segundo a polícia, a suspeita é que ela esteja com depressão. Ela foi levada para a casa da mãe dela para depois ser encaminhada a um psiquiatra. Uma equipe do Conselho Tutelar procurou a família e solicitou o registro do boletim de ocorrência na Delegacia Especializada de Defesa da Mulher, Criança e Idoso de Sinop.

Governo não dialoga e 99% dos delegados do DHPP e do Draco entregam cargos na Bahia Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na tarde desta terça-feira (22), 99% dos delegados que possuem cargo comissionado no DHPP e no Draco assinaram o expediente referente à entrega de cargos que será direcionado ao Governo do Estado. Já os delegados que não possuem cargos assinaram uma declaração se comprometendo a não assumir os cargos que ficarão vagos. Presidente do Sindicato dos Delegados da Polícia Civil da Bahia, Fábio Lordelo, disse ao site Achei Sudoeste que, até a próxima semana, integrantes da diretoria do órgão percorrerão diversas coordenadorias no interior do Estado para o ato de entrega dos cargos. Lordelo ainda reforçou as críticas ao governo Rui Costa. “Chegamos ao limite! Mesmo assim, Rui Costa continua intransigente e avesso ao diálogo. Isso é inaceitável diante do momento que vivemos em nosso país”, disparou. Para o presidente, o governador age com total descaso e falta de cuidado com a segurança pública na Bahia.

Tabela Fipe: Como saber quanto vale seu carro usado Foto: Divulgação

A Tabela fipe carros existe desde 1973, desenvolvida pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, com o intuito de ajudar a definir o preço médio de carros existentes no mercado. A consulta pode ser feita de forma gratuita, diretamente no site e é bastante simples. Tanto compradores como vendedores de veículos podem usar a tabela como uma base, para analisar o quanto podem pagar ou valor de venda a ser colocado em prática. Assim, se você tem um carro usado e quer saber o quanto ele vale, mesmo sem a intenção de vender, saiba como fazer isso.

 

Como consultar a tabela fipe

Consultar a tabela fipe para saber o valor do seu usado não tem nenhum segredo, inclusive, é bastante prático e pode ser feito a qualquer momento, seja pelo computador ou celular. O principal é ter acesso à internet. Confira o passo a passo abaixo:

1. Acesse o site da tabela fipe:veiculos.fipe.org.br;

2. Para consulta pelo celular, baixe o aplicativo na Google Play ou na Apple Store;

3. Clique em “consulta de carros e utilitários pequenos”;

4. Mantenha na aba “pesquisa comum”

5. Selecione o mês e ano da pesquise (use o mês atual, do momento em que está consultando, para ter acesso aos valores mais recentes);

6. Selecione a marca do veículo;

7. Selecione o modelo do veículo;

8. Selecione o ano do veículo.

Você terá acesso às informações solicitadas, mas vale lembrar que se trata de uma média de mercado.

O que fazer após a consulta?

Depois de consultar o valor do veículo na tabela fipe é hora de pensar se você deseja vendê-lo. Geralmente, este é o caso e esperar mais tempo não é recomendado, já que a tendência é a de desvalorização, conforme os anos passem.

Como é uma média, você pode escolher se vai revender com um preço mais alto ou mais baixo, mas lembre que em ambas as situações será preciso justificar essa diferença. Vai vender por meio de uma revendedora? Saber o valor ajuda a questionar, caso queiram colocar um preço mais baixo.

Como a tabela fipe é montada?

Todos os meses a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas coleta informações sobre os valores de venda dos automóveis. Nessa pesquisa são excluídos os valores que estiverem muito acima ou muito abaixo da média, pois podem ser resultados de negociações fora do padrão.

Não são coletados dados como a cor e a presença de acessórios, situação que pode contribuir para o valor mais elevado. Com essas informações é feito um cálculo e definida uma média de mercado para aquele modelo.

É importante ressaltar que o ano do veículo, colocado na pesquisa, não é o ano em que ele foi fabricado, mas o do modelo. 

O que analisar para definir o preço de venda?

Consultar a tabela fipe é o primeiro passo para definir um preço de venda para o seu carro usado. Porém, como ela contém informações de todos os estados brasileiros, é indicado considerar outros fatores que podem elevar ou abaixar o valor, como:

Estado de conservação

Um dos fatores mais importantes a ser considerado e que vai definir se você pode cobrar um pouco a mais. Como está a conservação do veículo? Ele foi bem cuidado, não tem riscos na pintura, amassados na lataria ou rasgos nos bancos? 

Se parece ainda novo, pode cobrar um pouco a mais, agora se tem alguma avaria, vale a pena verificar se compensa consertar ou cobrar um pouco menos.

Procura do modelo

Como é a procura por este modelo? É um carro bastante desejado, não importa quanto tempo passe? Alguns modelos estão sempre entre os preferidos e mesmo sendo de anos anteriores, ainda interessam as pessoas. Quando é um carro mais buscado, o preço pode sim ser um pouco mais caro, exatamente por este aumento da demanda.

Por outro lado, se é um automóvel do qual as pessoas quase nunca se lembram ou não chama muita atenção, talvez seja necessário baixar um pouco o preço em relação à média da FIPE.

Documentação

A documentação em dia facilita a vida do comprador. Então, se está tudo em ordem, fique à vontade para cobrar a média ou um pouco a mais (desde que encontre outros motivos para isso). 

Tem documentação pendente? Baixe o preço, caso queira passar o veículo adiante, ou veja o que precisa fazer para regularizar.

Quilometragem

A quilometragem envolve o quanto o carro já rodou e é um fator importante para o comprador. Até porque é a partir dela que será possível definir se o veículo é seminovo ou usado.

Se a quilometragem estiver entre 12 mil e 15 mil quilômetros, é possível revender como seminovo, com um valor um pouco mais alto. Agora, se estiver acima disso a tendência e de desvalorização e o veículo vai valer menos.

Tipo de combustível

A busca pelos veículos flex, que podem ser abastecidos tanto com gasolina quanto com etanol tem sido a preferida dos motoristas, até como uma oportunidade de economizar um pouco ao abastecer.

Assim, é preciso verificar quais combustíveis são aceitos pelo carro. Se ele é movido só a gasolina ou só a etanol, você pode ter que oferecer um preço mais em conta. Assim como veículos modificados para gás natural podem ter valor mais elevado.

Cor e acessórios

A cor e os acessórios também fazer a diferença na definição de preço, inclusive, isso você observa nos 0 Km, em uma consulta no site da marca. No entanto, como viu acima, a FIPE não considera essa informação.

Você precisa saber quais são os acessórios presentes e pode considerar um preço um pouco acima da média na hora da revenda. No caso da cor, o fator pode gerar o fator contrário, uma redução. Os brasileiros têm preferência por carros prateados e brancos. Modelos cinza e pretos também entram, mas estão nas últimas opções.

Outras cores já não são tão desejadas, então, para convencer a pessoa a comprar, pode ser indicado baixar um pouco o preço em relação à média de mercado.

Viu como é fácil consultar a tabela fipe para ter uma ideia do valor do seu carro usado? Agora você também já sabe que outros fatores considerar na revenda.

CONTINUE LENDO
Brumado: Esgoto estourado gera transtornos e agrava saúde de residentes no lar dos idosos Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Cuidadora no Lar dos Idosos Luiza de Marilac, em Brumado, Celma Moura falou ao site Achei Sudoeste sobre a situação crítica da Rua Dr. Antônio Rizério Leite, no Bairro Jardim Brasil. Segundo ela, um esgoto estourado na via desde o ano passado tem afetado o dia a dia no lar dos idosos. “Estou com portas e janelas fechadas devido ao mau cheiro para não causar mais doença nos idosos. A maioria aqui são acamados”, contou. Hoje, 22 idosos com mais de 70 anos residem no local. A cuidadora reclamou que o mau cheiro tem causado transtornos aos internos, os quais, mesmo com as altas temperaturas, têm de ficar com portas e janelas trancadas dentro do prédio, sem a ventilação natural. “Aqui tá descendo lama podre. Virou um rio. Não sei como fazer. Estou preocupada com os idosos. Até eu estou passando mal com o mau cheiro, imagine os idosos. Peço para tomarem providências”, pediu.

Arquivo