Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
03/2022
fechar

Brumado realizará mutirão para cirurgias eletivas entre os meses de março e maio Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Entre os dias 30 de março e 12 de maio, a Secretaria de Saúde de Brumado (Sesau) realizará um mutirão de cirurgias eletivas no município. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o secretário de saúde Cláudio Soares Feres explicou que o objetivo é zerar a fila de espera para realização de cirurgias de histerectomia, vesícula, hérnias, varizes e catarata. “As nossas unidades já estão trabalhando pra identificar esses pacientes. Conseguimos montar uma estrutura para ampliar a oferta dos exames pré-operatórios. Estamos com toda rede trabalhando para, no dia 30, darmos início às consultas”, explicou. No dia 1º de abril, serão iniciadas as cirurgias oftalmológicas e, no dia 4, as demais. Os procedimentos serão realizados no Hospital Municipal Professor Magalhães Neto. Os pacientes interessados devem procurar as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) para fazerem o pré-agendamento da consulta do dia 30 deste mês. Já os pacientes com indicação de cirurgia de catarata devem procurar a Policlínica Municipal (antiga UPA Covid) para fazer esse cadastro.

Covid-19: Ministério da Saúde recomenda 4ª dose da vacina em idosos acima de 80 anos Foto: Helder Lima/Prefeitura de Guarujá

O Ministério da Saúde anunciou nesta quarta-feira (23) que recomenda a aplicação da 4ª dose da vacina contra a Covid (a segunda dose de reforço) em idosos acima de 80 anos. A informação foi divulgada em uma rede social e publicada em uma nota técnica. Segundo o Ministério, a aplicação deve ser feita quatro meses após a primeira dose de reforço. A aplicação da segunda dose de reforço em outras faixas etárias ainda não está definida pela pasta, mas essas recomendações “podem ser revistas a qualquer momento”, informou a nota. Antes da orientação de hoje, a chamada quarta dose só era aplicada em pessoas – incluindo adolescentes - com imunossupressão. Ou seja, os grupos com problemas no sistema imunológico. Na nota técnica, o Ministério da Saúde também disse que reconhece que há poucos dados sobre a “magnitude” e duração de uma quarta dose de reforço da vacina contra a Covid, mas que “diferentes estratégias de vacinação por parte dos países devem ser utilizadas com base na situação epidemiológica e na disponibilidade de vacinas e que surgimento de novas variantes de preocupação também deve ser considerado, sobretudo para recomendações a grupos mais vulneráveis”. “A recomendação foi amplamente discutida pelos especialistas da Câmara Técnica Assessora em Imunizações (CTAI), que consideraram a situação epidemiológica do Brasil e a redução da efetividade das vacinas Covid-19, principalmente entre as faixas etárias mais avançadas”, disse o Ministério da Saúde.

Brumado: Hospital precisou de caminhão pipa para normalizar abastecimento de água Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Nos últimos dias, problemas técnicos prejudicaram o abastecimento de água na cidade de Brumado. O Hospital Municipal Professor Magalhães Neto precisou do suporte de um caminhão pipa para normalizar o abastecimento de água na unidade. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o secretário de saúde do município, Cláudio Soares Feres, disse que a questão é um problema crônico na cidade. “Estamos há 50 anos vivendo um problema de distribuição de água e coleta de esgoto. Conseguimos contornar a situação no hospital com o apoio de carros pipa do Município. Alguns procedimentos foram atrasados, mas nada que inviabilizasse o atendimento na unidade”, afirmou. Apenas no início da noite desta terça-feira (22), o abastecimento foi regularizado na unidade de saúde.

Macaúbas: PM atende ocorrência de violência doméstica na comunidade de Veredinha Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Na noite desta terça-feira (22), a guarnição em serviço na cidade de Macaúbas foi informada que uma mulher estaria sofrendo ameaças do seu companheiro e que o mesmo teria tentado contra a sua vida, utilizando uma arma branca. De imediato, a guarnição deslocou-se até a comunidade de Veredinha, na zona rural. No local, o pai da vítima tinha entrado em luta corporal com o agressor para defendê-la. Diante dos fatos e relatos, todos os envolvidos foram conduzidos para a delegacia para a adoção das medidas legais. Três facas foram apreendidas no local.

CDL cobra ações da polícia militar para coibir arrombamentos no comércio de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Nesta terça-feira (22), a diretoria da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Brumado esteve reunida com a comandante da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), Major Leila Gonçalves, e com o Conselho Municipal de Segurança (Conseg) com o objetivo de discutir os recentes acontecimentos envolvendo arrombamentos de estabelecimentos comerciais no município. Na oportunidade, a Major destacou a importância dos registros de ocorrência realizados na Polícia Civil e através do 190 para possibilitar ações de cunho administrativas e a recuperação dos bens eventualmente subtraídos. Gonçalves ainda falou sobre a importância do reforço ou troca das portas de acesso aos estabelecimentos. De acordo com o setor de inteligência da 34ª CIPM, praticamente 100% dos arrombamentos ocorrem em portas com modelos antigos. Na reunião ficou definida a realização de ações de cunho educativo e envolvimento do Ministério Público e do Judiciário na busca de soluções para o problema.

Dupla armada assalta posto de combustíveis na cidade de Ibiassucê Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Por volta de 8h59 desta quarta-feira (23), um casal de moto é suspeito de assaltar a unidade de um posto de combustíveis no município de Ibiassucê, a 79 km de Brumado. Imagens das câmeras de segurança do local mostram o momento exato que o casal age na unidade. A mulher desce da moto e aborda a frentista com uma arma. Depois de efetuado o roubo, ambos fogem em direção ao centro da cidade. O mesmo casal também teria praticado assaltos no município vizinho de Caculé. A polícia está investigando os fatos a fim de elucidar o crime e identificar os criminosos.

Brumado: Acidente entre veículo de passeio e van deixa duas pessoas mortas na BA-262 Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Um acidente registrado na BA-262, trecho da cidade de Brumado, na manhã desta quinta-feira (24), às 05h40, deixou duas pessoas mortas e quatro feridas. As vítimas fatais são dois homens da cidade de Botuporã. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, uma van com placas da cidade de Carinhanha, na região oeste da Bahia, com 13 passageiros, acabou colidindo com um veículo Gol, com placas de Salvador.

Brumado: Acidente entre veículo de passeio e van deixa duas pessoas mortas na BA-262 Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Uma das passageiras da van, identificada como Euzi Gomes, disse que estava dormindo no momento do impacto e que só se lembra da pancada. “Acordei já no chão e com o carro virado. Quando vi já estava tombado e todo mundo gritando”, relatou. Dona Euzi acompanhava o marido que iria fazer uma cirurgia na cidade de Vitória da Conquista.

Brumado: Acidente entre veículo de passeio e van deixa duas pessoas mortas na BA-262 Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Segundo ela, o marido e mais três ocupantes da van, foram transferidos para o Hospital Municipal de Brumado pelo Samu 192 por conta de ferimentos. A Polícia Rodoviária Estadual (PRE) está no local registrando a ocorrência. Até o momento, as causas do acidente são desconhecidas. A pista está interditada. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) realiza a perícia. Os corpos das vítimas fatais serão encaminhados para o Instituto Médico Legal (IML) em Brumado.  

Conheça a prótese protocolo na Dom Odontologia Premium em Brumado

Em Brumado, a Dom Odontologia Premium trabalha com o que há de melhor e mais moderno no mercado, a exemplo da prótese protocolo. Trata-se de uma solução moderna e segura que atua na reabilitação oral de pacientes que já perderam todos os dentes. É uma prótese fixa que dá segurança ao paciente para falar, sorrir, mastigar e muito mais. Agende agora mesmo a sua avaliação na Dom Odontologia Premium e transforme a sua vida dando um basta na sua dentadura. Entre em contato através do telefone (77) 9.8108-8430 ou pessoalmente no endereço Avenida Doutor Antônio Mourão Guimarães, 570, Centro.

Prefeito de Caculé é multado por contratar empresa de namorada de secretário municipal Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Os conselheiros da 1ª Câmara do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia, na sessão desta quarta-feira (23), acataram denúncia apresentada contra o prefeito do município de Caculé, Pedro Dias da Silva (PSB) e seu secretário de Relações Institucionais, Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio, Edgar Souza Santos Filho, em razão de irregularidades na contratação de empresa no exercício de 2021. Segundo informou o TCM ao site Achei Sudoeste, o conselheiro relator, José Alfredo Rocha Dias, também apresentou multa no valor de R$ 2 mil ao prefeito. A representação foi apresentada pelos vereadores Paulo Henrique da Silva (UB), Luiz Carlos Pereira (UB) e Anderson dos Santos Ribeiro (UB), que se insurgiram contra a contratação reiterada – tanto por dispensa quanto por procedimento licitatório – da empresa “A. Artes e Brindes”, de propriedade de Nita Aline Aguiar Silva, a qual, segundo os denunciantes, “mantém relacionamento amoroso, público e notório com Edgar Souza Santos Filho, secretário municipal de Relações Institucionais, Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio”. Para o conselheiro José Alfredo, a empresa de propriedade da namorada de um secretário municipal está, de fato, impedida de contratar com a Administração Pública, ainda que a ligação entre este Agente Público e a proprietária da empresa licitante seja apenas indireta (namoro), como alegado pela defesa dos denunciados. Tal relacionamento, segundo o relator, guarda parentesco com as vedações legais previstas na lei nº 8.666/93, “por demonstrar desapreço aos princípios da moralidade administrativa e, em especial, da impessoalidade”. “A empresa A. Artes e Brindes de propriedade da Sra. Nita Aline Aguiar Silva foi, inclusive, a vencedora de um Processo de Dispensa de Licitação, nº 082/2021, contrato nº 768/2021, modalidade direta de contratação na qual não há ampla concorrência, o que facilitaria a possível influência política de um Secretário Municipal durante a escolha da empresa a ser contratada pela Administração Pública”, justificou o conselheiro relator. Destacou, por fim, que a participação do secretário nas contratações ocorreu de maneira clara, considerando que, apesar de não ser o único responsável por receber e dar quitação quanto a entrega de todos os materiais supostamente fornecidos à municipalidade por meio dos contratos pactuados com a empresa da sua namorada, em pelo menos dois processos de pagamento, foi o gestor quem assinou os atestos de recebimento. O Ministério Público de Contas, através do procurador Danilo Diamantino Gomes da Silva, se manifestou pela procedência da presente denúncia, por conta da violação aos princípios licitatórios, dos princípios constitucionais da impessoalidade, eficiência e igualdade, sugerindo, ainda a imputação de multa ao prefeito. Cabe recurso da decisão.

Polícia Civil do Rio de Janeiro apreende canhão similar a armas usadas na Ucrânia Foto: Divulgação/PC

A Polícia Civil apreendeu na comunidade do Mandela, em Manguinhos, na Zona Norte do Rio, um canhão que tem a mesma tecnologia de armas usadas na guerra da Ucrânia. O equipamento é chamado de Arma Leve Anticarro (ALAC), utilizado para ataques a veículos blindados. Segundo a polícia, a arma é de fabricação nacional, com características de um canhão de 84 milímetros, de operação individual, com alcance efetivo de 300 metros e capacidade de perfuração que varia entre 250 e 900 milímetros, dependendo da ogiva empregada. Ainda de acordo com a corporação, esse canhão compartilha a mesma plataforma do AT-4, notável pelo uso em conflitos contemporâneos, como na Síria e Ucrânia. Na ação desta quarta-feira, agentes prenderam Silvano Rodrigues da Silva, vulgo Gordinho, apontado pela polícia como assaltante de cargas. Contra ele, havia mandado de prisão em aberto proferido pelo juízo da 3ª Vara Federal. Gordinho possui 19 anotações criminais por roubo e duas pelo uso de documento falso. A ação do Projeto Cidade Integrada apreendeu ainda 50 quilos de drogas e centenas de frascos de lança-perfume. As informações são do G1.

Brumado: Carro fumacê promove borrifação visando bloqueio total contra o aedes aegypti Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Um boletim divulgado pela Vigilância Epidemiológica Municipal revela que Brumado possui 1.086 notificações suspeitas de arboviroses. Deste número, 153 são confirmados de Chikungunya e 11 de dengue. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o secretário municipal de saúde, Cláudio Soares Feres, destacou que, para combater a proliferação do mosquito aedes aegypti, dois carros fumacê foram liberados pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesab) para o município. O bloqueio total com a pulverização de inseticida foi iniciado na última segunda-feira (21), nos bairros com maior índice de infestação. “A ideia é um bloqueio total. Temos notificações em todos os bairros da cidade. Estamos trabalhando junto à Sesab para inclusão de todos os bairros do nosso município”, esclareceu. Nesta quarta-feira (23), o carro circulará pelos bairros São Félix, Malhada Branca e Centro. Na quinta-feira (24), a pulverização se dará no Santa Tereza, São José, Monsenhor Fagundes, Olhos D’água e Parque Alvorada. O secretário pede que a população fique atenta à passagem do fumacê para que abra portas e janelas para aumentar a eficiência do combate ao mosquito. Ademais, também pediu que os munícipes façam a sua parte, limpando os seus quintais para evitar a disseminação do aedes aegypti.

Jovens conseguem provar que não participaram de arrombamentos em Brumado Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Na madrugada da última segunda-feira (21), dois estabelecimentos comerciais foram furtados nas proximidades da Igreja São Cristóvão, em Brumado (veja aqui). Dois rapazes haviam sido apontados, inicialmente, como suspeitos de praticar as ações delituosas. No entanto, com o auxílio de imagens do circuito de monitoramento de um dos locais, um deles conseguiu provar que ambos não estavam com o trio que realizou os arrombamentos. Nas redes sociais, o jovem esclareceu que tudo não passou de um mal entendido, visto que os bandidos fugiram pela mesma rua que ele e o amigo passava no momento após os crimes. “Nossa reação foi continuar andando para chegar logo em casa. Foram divulgadas imagens e os 3 meliantes andam perto da gente. Estávamos andando pelas ruas e o povo apontando dedo para nós como se fôssemos ladrão, mas não somos. Quem nos conhece sabe da nossa índole”, disse. Segundo ele, as imagens mostram claramente o equívoco. “Tivemos o azar dos 3 meliantes arrombarem os 2 estabelecimentos e passar andando entre nós. Eu e meu amigo estamos com a consciência tranquila, porém nossas imagens estão circulando em redes sociais como se estivéssemos feito uma coisa que não fizemos. Quase não estamos saindo de casa”, relatou.

Estudante é esfaqueado por colega dentro da sala de aula em Porto Seguro Foto: Divulgação

Um estudante foi ferido com golpes de faca dentro da sala de aula no Complexo Integrado de Educação, em Porto Seguro, no extremo sul da Bahia, na manhã desta quarta-feira (23). O crime ocorreu na presença de uma professora e de outros alunos que estavam no local. Vítima e suspeito são alunos do 2º ano do ensino médio e têm 16 anos. De acordo com a PM, a vítima foi ferida na perna e socorrida por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A Polícia Militar foi chamada e apreendeu o suspeito, que, segundo informações do diretor do Núcleo Territorial de Educação (NTE) de Eunápolis, André Ribeiro, seria vítima de transtorno de ansiedade. O gestor informou que não há histórico de brigas entre o suspeito e o adolescente ferido, mas disse que a unidade vai apurar o que pode ter motivado a agressão. “O que atribuímos é que o agressor, na escola anterior, por diversas vezes solicitava sair mais cedo porque tinha transtorno de ansiedade e fazia tratamento no CAPES. Essa informação (de briga) não foi trazida à escola pelos responsáveis e estamos averiguando isso”, comentou o diretor. O adolescente autor do crime foi levado para a delegacia, na companhia dos pais e deve ser encaminhado para o Ministério Público. A Secretaria Estadual da Educação (SEC) informou que as aulas foram suspensas nesta quarta serão retomadas na quinta-feira (24). A gestão acrescentou que prestará suporte e dará apoio psicológico e toda assistência necessária aos estudantes do Complexo Integrado e às famílias dos envolvidos.

Natural de Vitória da Conquista, Ednaldo Rodrigues é eleito presidente da CBF até 2026 Foto: Lucas Figueiredo/CBF

Ednaldo Rodrigues, baiano da cidade de Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado, foi eleito novo presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) nesta quarta-feira (23), em eleição de chapa única que contou com participação de clubes das séries A e B e federações. De acordo com o jornal o Globo, o novo mandatário obteve 137 dos 141 votos possíveis e comandará a entidade até 2026, com possibilidade de reeleição. Ele sucede Rogério Caboclo, afastado após denúncia de assédio a uma funcionária da entidade. “Foram nove meses de injúrias e infâmias. Hoje a democracia venceu. Sofri todo tipo de preconceito. Tive telefone e e-mail violados. Mas procurei resistir. O preconceito por ser do Nordeste, baiano, do interior, por ser negro”, afirmou Ednaldo após a vitória. O novo mandatário, que já comandava entidade interinamente, falou em dar voz aos clubes e pediu que não haja interferências externas na administração. “Os clubes e federações disseram não aos preconceitos. Quero pedir que essa entidade seja dos filiados, dos clubes, do futebol brasileiro. E que nenhuma interferência externa possa subjugar esse trabalho, por esse decidido não ao preconceito. Juntos vamos construir um futebol de pureza, transparência. Que os clubes tenham voz e não só voto. E que as federações possam botar seu nome pela modernidade do futebol brasileiro”. Ednaldo também fez menção à proposta de liga de clubes que vem sendo debatida nos últimos meses. Ele se mostrou favorável. “Por que o Brasil nunca teve uma liga? Ela vai unir, dar mais condições ao futebol brasileiro”, disse ao fim do discurso, aplaudido por presidentes dos clubes.

Vitória da Conquista: PRF apreende haxixe, LSD e prende passageira de ônibus por tráfico de drogas Foto: Divulgação/PRF

Policiais rodoviários federais apreenderam na tarde de ontem (22), na BR-116, em Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado, 64 pontos de LSD e 200 gramas de haxixe (derivado da maconha). A PRF fiscalizava um ônibus de viagem que seguia de São Paulo (SP) com destino à capital cearense, quando desconfiou de uma passageira. Na entrevista, a mulher de 24 anos apresentou desconforto com a ação policial e também um nervosismo incomum, o que elevou o grau de suspeita. Durante vistoria à bagagem dela, a equipe encontrou o material ilícito. A mulher foi presa pelo crime de tráfico de drogas e encaminhada para a Polícia Civil em Vitória da Conquista.

Brumado: Advogado Igor Meira participa de Encontro de Delegados CAAB em Salvador Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O advogado Igor Meira, novo delegado da Caixa de Assistência dos Advogados da Bahia (CAAB) na subseção da OAB/Bahia em Brumado, vai participar do Encontro de Delegados CAAB que será realizado no próximo dia 26, em Salvador. Com o evento, a Caixa de Assistência reúne seus representantes nas 36 subseções da Ordem para planificar ações em prol da advocacia do interior baiano no triênio 2022-2024. Meira disse que está muito feliz pela nomeação como delegado da CAAB e pela confiança depositada nele por Mauricio Leahy e também pela presidente da subseção Ingrid Freire. “O nosso objetivo é desempenhar um trabalho de excelência, em busca de novas parcerias e convênios, além de aumentar o número de serviços oferecidos em nossa subseção, tentando não abarcar apenas a sede da nossa subseção com os serviços, como as comarcas que integram a referida subseção”, declarou. Para o presidente da CAAB, Maurício Leahy, o encontro será o ponto de partida para o planejamento das ações que serão implementadas pela instituição para melhor atender as demandas e expectativas de advogados e advogadas que atuam fora da capital. Ainda de acordo com o presidente, esse encontro será marcado pela possibilidade de contato presencial entre diretoria e delegados. “Uma das principais metas de nossa gestão é humanizar cada vez mais o atendimento aos associados do interior levando a eles, na medida de possível, todos os serviços e benefícios que a Caixa de Assistência disponibiliza para os colegas de Salvador”, destacou.

Motorista fica ferido após caminhão despencar de ponte na BR-116 em Cândido Sales Foto: Reprodução/TV Sudoeste

Uma pessoa ficou ferida nesta terça-feira (22), após um acidente que envolveu três caminhões na BR-116, trecho da cidade de Cândido Sales, no sudoeste baiano. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o motorista de um dos veículos de carga perdeu o controle da direção e despencou de uma ponte após uma batida com outros dois caminhões. Somente um caminhão caiu da ponte e ficou destruído. De acordo com o G1, o motorista teve ferimentos graves, foi retirado das ferragens e levado para o hospital em Cândido Sales da cidade. Não há detalhes sobre o estado de saúde dele, nem se os motoristas dos outros caminhões ficaram feridos. Por causa do acidente, a pista ficou parcialmente bloqueada até o início da tarde desta terça. De acordo com a PRF, o acidente foi causado por uma ultrapassagem proibida.

Brumado: Hemoba promove Sabadão Solidário para reforçar os estoques de sangue Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) promove neste sábado (26), de 7h às 11h, o Sabadão Solidário em Brumado. A unidade funcionará em esquema especial para dar oportunidade aos interessados que têm dificuldade de comparecer durante a semana nos pontos de coleta de fazer a doação de sangue. O principal objetivo da ação é fortalecer os estoques de hemocomponentes para as possíveis demandas transfusionais na região de Brumado. O Sabadão Solidário é uma ação primordial para o Hemoba devido a sua funcionalidade em captar e fidelizar doadores através de estímulos em horários especiais. Doar sangue é um ato simples, rápido e seguro. O organismo repõe o volume de sangue doado nas primeiras 24 horas após a doação. Todo o material utilizado na coleta é descartável, o que elimina qualquer risco de contaminação para o doador. Para doar sangue, o voluntário deve estar em boas condições de saúde, pesar acima de 50 quilos e ter idade entre 16 e 69 anos - menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável legal. É necessário estar descansado (ter dormido pelo menos 6h nas últimas 24h) e bem alimentado, tendo, preferencialmente, ingerido alimentos sem gordura e portar um documento oficial com foto (RG, carteira de trabalho, carteira de motorista ou de reservista) em bom estado de conservação.

Economia industrial da Bahia deve ser aquecida com redução do IPI Foto: Miguel Ângelo/CNI

O Governo Federal fez um corte linear de 25% nas alíquotas do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e a medida foi bem vista por representantes do setor e por economistas. Na avaliação do especialista em finanças Marcos Melo, a redução do imposto não deve ser algo definitivo, mas se trata de uma saída que contribui para o equilíbrio fiscal, justamente em um momento de instabilidade econômica por conta da guerra entre Rússia e Ucrânia.  “Nós estamos precisando, apesar de todo o medo quanto ao desequilíbrio fiscal. Fechamos 2021 até com superávit primário, então tem espaço para fazer redução do IPI, justamente em um momento em que precisamos dar uma reforçada na economia. Temos, ainda, a guerra na Ucrânia, o que deve aumentar os preços e a taxa básica de juros, e diminuir a atividade econômica. O que precisa é ser planejado para ser temporário”, destaca. De acordo com projeções da Confederação Nacional da Indústria (CNI), a medida cria benefícios para os consumidores e age diretamente no controle da inflação. Atualmente, o estado da Bahia conta com PIB industrial de R$ 56 bilhões. O valor representa 4% da indústria nacional. No estado, o setor emprega 362 mil pessoas. Os dados constam no Perfil da Indústria. A redução do IPI também repercutiu de forma positiva dentro do Congresso Nacional. Parlamentares entendem que haverá uma maior demanda sobre produtos industriais, o que movimenta ainda mais a economia do país, com participação de todos os estados brasileiros.

Covid-19: Prefeitura de Vitória da Conquista desobriga uso de máscara em área aberta Foto: Divulgação/PMVC

O uso de máscaras protetivas contra a Covid-19 em ambientes abertos tornou-se facultativo nesta terça-feira (22), em Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado. O decreto municipal 21.764, que desobriga o uso de máscara em áreas abertas e retira a limitação de público em eventos e atividades, foi publicado em edição extra do Diário Oficial do Município. A medida leva em conta a redução no número de casos confirmados, internações e óbitos em decorrência da Covid-19, além do avanço da vacinação contra a doença. Vitória da Conquista já disponibilizou mais de 758.430 doses de vacina, sendo que 298.852 pessoas, entre adultos, adolescentes e crianças, já receberam, pelo menos, duas doses. O uso da máscara continua obrigatório em espaços fechados, a exemplo do transporte público, mercados, lojas, escolas, bares e restaurantes. O decreto prevê a revogação ou modificação da medida caso o quadro epidemiológico mude e haja recomendação da área de saúde para tal.

Brumado: Escola integral e doação de terreno para hospital dominam debates em sessão legislativa Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Nesta segunda-feira (21), o debate na Câmara Municipal de Brumado foi marcado pelos seguintes temas: escola de tempo integral e doação de um terreno público para construção de um hospital particular. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o vereador Amarildo Bomfim (PSB) adiantou que votará contra o projeto do Executivo, que obriga o ensino de tempo integral até às 17h. Para o parlamentar, a lei que garante aos pais o direito de retirar os filhos da escola às 14h favorece a toda comunidade. “Essa é a melhor saída. A forma mais democrática que tem é deixar o projeto do jeito que está. É facultativo. Os pais que quiserem poderão deixar seus filhos até às 16h30. Não vamos fugir da lei. Não é da forma que o prefeito quer”, afirmou. Com relação à doação do terreno, Bomfim alegou que o Legislativo não vai aprovar um projeto “de qualquer forma”, sem maiores embasamentos. “Não sou contra um hospital particular em Brumado, de jeito nenhum. Sou a favor, mas não podemos votar de qualquer jeito. Estou aqui para representar o povo. Tenho responsabilidade com o que é público. Só vou dar meu voto a favor depois que responderem a todos os questionamentos”, declarou.

Mulher que ameçou Gusttavo Lima de morte é presa Foto: Reprodução/Instagram

No último fim de semana, o vídeo em que uma mulher ameaça Gusttavo Lima de morte chocou os fãs. As imagens postadas nas redes sociais, em que a autora dos ataques aparece com uma arma e afirma que o sertanejo faria seu último show, passaram a viralizar momentos antes da apresentação do cantor na cidade de Palmas, capital do Tocantins. No entanto, para o alívio dos fãs, a mulher foi reconhecida e presa horas antes da atração. De acordo com o Tribuna da Bahia, a assessoria de Gusttavo Lima afirmou que não chegou a reforçar a segurança do cantor, embora tenha tomado conhecimento do conteúdo em que a mulher, que foi identificada como traficante “Banguela”, da região sul de Palmas, chegou a declarar: “Gusttavo Lima, vai ter tiro depois da saída lá [do show]. Nóis vai colar daquele jeito. Vai ser o último show, viu? Vai vendo”. Apesar do susto, não houve nenhum acontecimento atípico no show 'Embaixador in Palmas', realizado pelo cantor na última sexta-feira (18), no Estádio Nilton Santos. O conteúdo foi suficiente para resultar na prisão da mulher. O cantor Gusttavo Lima não deu declarações sobre o assunto, que no momento, já é um problema solucionado.

'La Niña prolongará chuvas e antecipará o frio durante o outono no sudoeste baiano', diz climatologista Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Ainda sob o efeito do fenômeno La Niña, o climatologista Rosalves Lucas explicou que o outono será de baixas temperaturas em toda Bahia. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, ele informou que, na região sudoeste, a estação se caracterizará por temperaturas mais amenas e chuvas mais frequentes comparado ao considerado comum para o período. “O período chuvoso da região é de novembro a fevereiro. A partir de março as chuvas começam a cair gradativamente, mas, como a gente está sob o efeito da La Niña, essa queda não vai ser tão acentuada. Vão ter dias chuvosos e com muita nebulosidade”, explicou. Segundo o especialista, a previsão é de que sejam registradas pancadas de chuvas localizadas, as quais tendem a diminuir de maio em diante. Ainda neste mês de março, Lucas disse que as temperaturas já começarão a cair de forma perceptível. “Isso não é uma situação normal. Só está ocorrendo por causa da La Niña. Pra nós é muito bom por causa da seca”, destacou.

Justiça determina interdição da delegacia de Miguel Calmon Foto: Reprodução/TV São Francisco

A Justiça determinou a interdição da delegacia da cidade de Miguel Calmon, no norte da Bahia, depois que uma inspeção do Ministério Público (MPBA) encontrou celas destruídas, banheiros sem condição de uso, rachaduras nos imóveis e outras irregularidades. De acordo com o G1, as primeiras irregularidades foram identificadas em uma vistoria feita em 2017. Como não foi feita correção, uma nova inspeção foi feita e os agentes do MPBA fizeram o pedido, julgado procedente pelo Poder Judiciário. De acordo com o relatório do órgão, os equipamentos na delegacia estavam em mau estado de conservação. O documento apontou que os problemas eram tão graves que, em uma ocasião, um delegado precisou lavrar o auto de prisão em uma lan house fora da delegacia. Além disso, drogas e armas também que apreendidas estavam armazenados de maneira inadequada e perigosa. Ainda segundo a Justiça, em caso de novas prisões provisórias, os internos devem ser transferidos para estabelecimentos penais adequados, preferencialmente próximos a Miguel Calmon, em um prazo e cinco dias. A multa em caso de descumprimento é de R$ 5 mil por dia. A decisão ainda obriga o Governo do Estado a equipar a delegacia com computadores e outros equipamentos para o funcionamento do expediente regular. A decisão foi assinada pelo juiz Gabriel Igleses Veiga, no sábado (20). A Polícia Civil informou que foi notificada sobre a decisão na tarde de segunda-feira (21) e já iniciou a tomada das providências necessárias.

Pindaí: Parque eólico inicia operação comercial do complexo Alto Sertão III Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Renova Energia concluiu nesta quarta-feira (22), a primeira fase de operação comercial do Complexo Alto Sertão III -- Fase A, um dos 10 maiores parques eólicos da América Latina, localizado na Bahia. A companhia coloca em operação um conjunto de 45 aerogeradores, que injetarão 132 MWs no sistema nacional de energia. Esta fase inicial está distribuída em sete sites e irá operar despachando energia a partir da Subestação Pindaí II da Chesf. No total, o complexo, que recebeu investimentos superiores a R? 2,5 bilhões, terá, quando estiver operando a plena carga, 155 aerogeradores, 4 subestações elevatórias de 34,5 kV para 230 kV e 500 kV e 208 km de linhas de transmissão, distribuídos em 26 projetos, em 6 municípios da Bahia (Caetité, Igaporã, Pindaí, Licínio de Almeida, Urandi e Guanambi). O conjunto irá produzir 432,7 MWs de energia, o suficiente para abastecer entre 900 mil e 1 milhão de residências, de acordo com o padrão ANEEL. A capacidade total deve ser alcançada até o final do primeiro semestre, quando todos os aerogeradores devem entrar em operação. Em março entram em operação mais 24 aerogeradores, acrescendo mais 64,8 MW à produção da companhia. A partir de maio tem início a entrada escalonada dos demais aerogeradores, até que seja alcançado o pico de produção no final do primeiro semestre. A energia já está contratada e será direcionada para o mercado regulado e para o mercado livre.

Homem procurado por suspeita de estuprar menina de 11 anos é preso em Cícero Dantas Foto: Alberto Maraux/SSP-BA

Um homem procurado por suspeita de estuprar uma menina de 11 anos, em novembro de 2020, foi preso na cidade de Cícero Dantas, no interior da Bahia. A prisão aconteceu na segunda-feira (21). Segundo o titular da Delegacia Territorial (DT) de Cícero Dantas, delegado Miguel Vieira Filho, na época do crime o homem tinha 21 anos e era vizinho da família. “Ele iniciou um relacionamento secreto com a menor e realmente mantinha relações sexuais com ela. A família descobriu e denunciou ao Conselho Tutelar da cidade, que rapidamente nos informou”, disse o delegado. Miguel Vieira Filho informou ainda que os abusos foram confirmados após exames periciais na garota. Com essas informações o caso foi remetido à Justiça que validou o início das investigações. Após denúncias enviadas à unidade sobre o esconderijo do suspeito, as equipes acionaram os integrantes da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Nordeste e montaram um esquema para prendê-lo. Os policiais militares foram para o bairro Alto do Bem Querer, em Cícero Dantas, e surpreenderam o homem, que estava escondido na casada mãe dele. Ainda de acordo com Vieira, ele tentou correr após notar a presença da polícia, mas não conseguiu. O suspeito foi levado para a Delegacia Territorial (DT) de Cícero Dantas, passou por exames e teve o mandado cumprido, seguindo para o Conjunto Penal de Paulo Afonso.

Mais de 500 pessoas morreram em decorrência da Covid-19 na microrregião de Guanambi Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Mais de 500 pessoas já morreram em decorrência da Covid-19 na microrregião de Guanambi. O número de mortos chegou a 521 neste mês de março, o que representa 013% da população de 400 mil habitantes dos 23 municípios da microrregião. De acordo com levantamento feito pela Folha do Vale, das 23 cidades que integram o Consórcio Interfederativo da Saúde (CIS), Guanambi lidera com o maior número de mortos. O município registrou 137 mortos por complicações da Covid-19. A cidade de Caetité ocupa a segunda posição com 52 mortos. Já os municípios com menor número de óbitos são Botuporã (7), Feira da Mata (7) e Matina (10). Apesar dos números, a região apresenta taxa de mortes relativamente baixa levando-se em conta o tamanho da população.

STJ: Dallagnol terá de indenizar Lula por dano moral Foto: Reprodução/TV Globo

A Quarta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu nesta terça-feira (22), por 4 votos a 1, que o ex-procurador Deltan Dallagnol terá de indenizar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva por dano moral. A indenização foi fixada em R$ 75 mil, adicionados de juros e correção monetária. Segundo o ministro relator, Luís Felipe Salomão, o valor total da indenização deve superar os R$ 100 mil. Dallagnol pode recorrer da decisão no próprio tribunal. De acordo com o G1, votaram a favor da indenização, além de Salomão, os ministros Raul Araújo, Antônio Carlos Ferreira e Marco Buzzi. A ministra Maria Isabel Gallotti divergiu dos colegas. O caso envolve uma entrevista coletiva concedida pela Lava Jato em 2016 para apresentar a primeira denúncia contra o ex-presidente Lula. O Ministério Público acusou o petista dos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro no caso do tríplex de Guarujá (SP). Durante a entrevista, Deltan usou uma apresentação de PowerPoint em que o nome de Lula aparecia no centro da tela, cercado por expressões como “petrolão + propinocracia”, “governabilidade corrompida”, “perpetuação criminosa no poder”, “mensalão”, “enriquecimento ilícito”, "José Dirceu", entre outros. Na Justiça, a defesa de Lula afirma que o ex-procurador agiu de forma abusiva e ilegal ao apresentar o petista como personagem de esquema de corrupção – o que configuraria um julgamento antecipado. O processo chegou ao STJ depois de Lula sofrer duas derrotas na Jusiça de São Paulo, que rejeiotu o pedido de indenização por considerar que não houve excesso.

Caminhão carregado com telhas tomba na região da Feira Livre em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na tarde desta terça-feira (22), um caminhão carregado com telhas tombou na Rua Virgílio Costa Ataíde, próximo à Feira Livre, em Brumado. O motorista teria desviado de uma moto, batido na guia de proteção e tombado lentamente no local. Chovia no momento do acidente.  “Fui tentar desviar de um motociclista, mas, como o caminhão tava carregado, ele não segurou no calçamento e derrapou”, contou. O motorista não se feriu. A Polícia Militar isolou a área e controlou o trânsito na região. Parte da carga foi recuperada. Segundo moradores do entorno, o trecho é bastante perigoso, tendo em vista que o calçamento está desgastado e a guia de proteção na lateral da rua é bem frágil.

Brumado: Mãe cobra monitores e treinamento para atender crianças com necessidades especiais Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em Brumado, crianças portadoras de necessidades especiais não estão conseguindo ir às escolas da rede municipal por falta de monitores. Sônia Silva é mãe do pequeno Arthur, de 9 anos, que estuda na Escola Municipal de Tempo Integral Ayrton Viana, no Bairro Baraúnas. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, ela relatou que, na segunda-feira (21), ao levar o filho para a escola, foi informada pela direção que o menino não poderia ficar na unidade porque o monitor estava de atestado e não havia ninguém para substituí-lo. “A gente fica sem saber o que fazer porque precisamos deixar na escola. A criança tem rotina e direitos iguais. Tem que ter um substituto. Ficamos indignados. Eles não podem simplesmente falar que a criança não pode ficar na escola por falta de monitor”, declarou. Silva cobrou que a Secretaria de Educação deveria ter um olhar mais sensível para as crianças com necessidades especiais, visto que a falta de monitor nas escolas do município é um problema constante. “Outras mães estão passando pela mesma situação porque não tem monitor. Eles [Município] alegam que não tem pessoal disponível, mas é uma desculpa porque tem tanta gente aí sem emprego, precisando trabalhar”, questionou. Revoltada, Sônia ainda exigiu que os monitores passem pelo treinamento adequado para cuidar das crianças e garantir a inclusão de todos no ambiente escolar. “Nossos filhos precisam de cuidados especiais. O treinamento é necessário para que os monitores sejam aptos”, salientou.

Arquivo