Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
04/2015
fechar

Estudantes temem ficar sem o Fies

O prazo para fazer a inscrição no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) termina no dia 30 e, faltando dez dias para o término, muitos estudantes ainda não conseguiram fazer a inscrição após quase três meses de tentativas acessando o site do Fies. A PUC Campinas (SP) fechou a possibilidade de novas adesões ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) no primeiro semestre de 2015. A instituição culpou o que chama de dificuldades geradas pelo Ministério da Educação (MEC) para justificar a decisão, que não atinge quem já tinha o Fies. Muitos estudantes reclamaram das dificuldades para se inscrever no Fies. O MEC alegou problemas na grande demanda de acesso ao sistema de inscrição. Ainda segundo o MEC, se for preciso, o prazo final será prorrogado para que todos os contratos vigentes possam ser renovados. Desde 30 de março, com a entrada das novas regras do Fies para fazer a inscrição, o estudante deverá ter nota mínima de 450 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio e não ter tirado nota zero na redação. O Ministério da Educação conseguiu na Justiça derrubar as liminares que suspendiam as novas regras do Fies. Com isso, as instituições particulares de ensino superior não podem aumentar as mensalidades acima do teto de 6,4%.

MC Gui sofre acidente durante show e fica com os braços imobilizados Foto: Reprodução

Durante um show realizado em Itatiba, em São Paulo, no último domingo (19), o funkeiro MC Gui passou por um susto ao arriscar alguns passos de dança. Ao fazer uma acrobacia, o cantor caiu, machucando os braços. Após o incidente, ele usou o Instagram para publicar uma foto em que aparece com os dois braços imobilizados. “Recuperação. Deus me abençoe. Obrigado fãs”, escreveu. Por conta do incidente, estão cancelados os compromissos do cantor até a próxima sexta-feira (24).

Brumado: Sesau promove oficina de descarte consciente e uso racional de medicamentos Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Na última semana, a Secretaria Municipal de Saúde de Brumado promoveu uma oficina no auditório da prefeitura com o tema “Descarte Consciente de Medicamentos em Brumado e Promoção do Uso Racional de Medicamentos”. O evento, presidido pelo secretário de saúde Cláudio Feres, teve como palestrantes os farmacêuticos, da Assistência Farmacêutica Municipal, Thaise Silva e Roney Alves. No auditório, agentes comunitários de saúde e profissionais farmacêuticos prestaram atenção às explanações e puderam interagir levando questões aos palestrantes. Eles deixaram claro que boa parte dos medicamentos gera resíduos químicos e uma vez descartados no lixo comum, pia ou sanitários, podem trazer sérios riscos ao meio ambiente e, consequentemente, ao homem. Daí a importância de se procurar uma Unidade Básica de Saúde ou a Farmácia Básica para ser orientado sobre o descarte dos medicamentos que não são mais utilizados ou que estão com o prazo de validade vencido. Além disso, durante o evento, a automedicação foi condenada. O coordenador da farmácia básica explicou ao site Brumado Notícias a forma correta de se utilizar qualquer medicamento. “A Organização Mundial de Saúde (OMS) salienta que o uso racional de medicamentos significa que os pacientes recebem os medicamentos apropriados às suas necessidades clínicas, na dose correta, por um período de tempo adequado e por um custo acessível. Portanto, o correto é nunca tomar medicamentos sem indicação ou sem orientação dos profissionais farmacêuticos”, alertou Roney Alvez.

Segundo o boletim Focus divulgado semanalmente pelo Banco Central, o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) deverá fechar o ano em 8,23% - o índice havia recuado para 8,13% na semana passada, após 14 semanas de previsões de alta. Para os preços administrados, que sofrem algum controle do governo, como a gasolina e a energia elétrica, a estimativa de alta foi mantida em 13%. O mercado financeiro piorou a estimativa de retração de 1,01% para 1,03% no Produto Interno Bruto (PIB), a soma de todos os bens e serviços do país. Foi mantida a expectativa de retração na produção industrial em 2,5%. Não houve alteração, no boletim Focus, em relação à dívida líquida do setor público em proporção do PIB, com 38%.

O Reumatologista Euler Donato atende toda quarta na Clínica Mais Vida em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Reumatologia é a especialidade médica que estuda as doenças das articulações e dos tecidos que as cercam: ossos, músculos, tendões e ligamentos. Devem procurar o reumatologista pessoas que apresentem queixas de dor em ombros, joelhos, mãos, pés, quadril, cotovelos, coluna lombar, coluna cervical, distensão muscular, tendinites, bursites, assim como aqueles que tiverem lesões ligamentares, lesões de meniscos, Artrites, Osteoporose, Artrose, Gota e Fibromialgia.  A reumatologia também é responsável pelo tratamento de diversas patologias autoimunes como Artrite Reumatóide, Espondilite Anquilosante, Lúpus Eritematoso Sistêmico, Síndrome de Sjögren, Esclerodermia, Miosites e Vasculites. Na Clínica Mais Vida você encontrará profissionais da mais alta competência e seriedade. A Clínica Mais Vida fica localizada na Avenida Otávio Mangabeira, 265. Para marcação de consulta, o telefone é (77) 3441-4545.

Silveira é o primeiro campeão do campeonato de basquete de Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O primeiro campeonato brumadense de basquete foi decidido na tarde do último sábado (18). No primeiro jogo, a equipe Vitor Academia venceu o N. Alimentos por 72 x 62 e ficou com o terceiro lugar da competição. Já no jogo que valia o título, o Silveira manteve o favoritismo e venceu fácil o time da Mineira Calçados pelo placar de 64 x 46, tornando-se o primeiro campeão de basquete de Brumado. Idealizador do campeonato, Vitor Cotrim disse ao site Brumado Notícias que, mesmo a modalidade não tendo a repercussão desejada no município, a competição serviu de vitrine e de pontapé inicial para a propagação e crescimento do esporte na cidade. Diante do campeonato, os praticantes do esporte esperam receber mais atenção do poder público e privado no que se refere a incentivos e patrocínios, bem como a adesão de novos talentos na prática da modalidade. Ao final, os atletas e as equipes foram premiados com medalhas.

Tim anuncia parceria com WhatsApp ilimitado para todos os clientes

A Tim anunciou uma parceria com o aplicativo WhatsApp e, a partir desta terça-feira (21), todos os clientes da operadora poderão utilizar a ferramenta de maneira ilimitada, sem pagar nada mais por isso. A operadora já vinha oferecendo este serviço aos clientes dos planos “Controle Whatsapp” e “Liberty Express”. A Tim não deu detalhes sobre a negociação, mas indicou que o acordo não possui base financeira.

199 deputados assinam CPI para investigar empréstimos concedidos pelo BNDES Foto: Reprodução

Dos 28 partidos políticos com representação na Câmara dos Deputados, apenas integrantes do PT e do PCdoB não assinaram o pedido para investigar o banco oficial de fomento ao desenvolvimento. Deputados de vários partidos protocolaram na Secretaria-Geral da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados pedido de instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar se há irregularidades nos empréstimos concedidos pelo Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) entre 2003 e 2015. O pedido foi assinado por 199 parlamentares de todos os partidos com representação na Câmara, com exceção do PT e do PCdoB. Para ser instalada na Câmara, uma CPI precisa do apoio de 171 deputados.

Brumado: Morador denuncia situação irregular no Loteamento Maria de Lourdes Foto: Leitor/Brumado Notícias

De acordo com denúncia encaminhada ao site Brumado Notícias, um morador do Loteamento Maria de Lourdes, no Bairro Santa Tereza, em Brumado, estaria obstruindo por conta própria uma via na localidade. Segundo a denúncia, o morador está colocando pedras na rua para evitar que carros passem e levantem poeira no local. A atitude, segundo o denunciante, pode provocar um acidente, vez que um motociclista pode passar por cima de uma das pedras, se desequilibrar e cair. A comunidade pede a ajuda do poder público para que sejam tomadas as devidas providências a fim de se evitar um acidente na via.

Prefeitura de Lagoa Real está realizando operação tapa buraco na BA-940 Maria Nunes/Jornal Tribuna do Sertão

A Prefeitura de Lagoa Real, no sudoeste baiano, que tem à sua frente o prefeito Francisco José Cardoso de Freitas (PSD), o Zezinho, com o apoio do governo do estado da Bahia, está realizando uma operação tapa buraco na BA-940. A rodovia interliga a sede do município de Lagoa Real à BR-030, trecho que liga os municípios de Brumado e Caetité. O Jornal Tribuna do Sertão registrou o trabalho dos operários contratados pela Prefeitura de Lagoa Real e constatou in loco a situação precária da rodovia, que foi construída há cerca de 20 anos e que de lá para cá já passou por diversas operações tapa buraco. A pista é estreita, sinuosa e sem acostamento sendo necessária uma intervenção por parte do governo do estado no sentido de promover a sua reconstrução. Enquanto esta obra não se torna realidade, a Prefeitura de Lagoa Real, com o apoio do governo do estado, estão realizando esta intervenção no sentido de garantir condições mínimas de trafegabilidade.

Brumado: Aluguel de veículos é com a Disk-Car Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Brumado conta com a melhor opção em aluguel de veículos: Disk-Car. A locadora, que é muito conceituada na capital baiana, expande seu atendimento pelo interior com a filial brumadense e garante atendimento para os locatários, como carros da linha branca e carros blindados. A loja fica localizada na Avenida Centenário, próximo à sede da 34ª CIPM. Mais informações é só ligar no número (77) 3441-5083.

Criolipólise: Tratamento para redução de medidas em Brumado

Quer ficar bem com o seu corpo? Agende uma consulta para conhecimento da criolipólise, tratamento que reduz até 25% da gordura localizada com apenas uma sessão. Você pode agendar uma avaliação gratuita para conhecer o tratamento e os benefícios que o mesmo pode proporcionar para o seu corpo e bem estar. A fisioterapeuta Luiza Feres é a responsável pelas sessões. Os resultados são percebidos a partir da terceira semana. Agende agora mesmo a sua avaliação gratuitamente. A clínica fica localizada na Rua Cassemiro Pinheiro Azevedo, 254. Os telefones são (77) 3441-3298 / 9962-3010 / 9997-3200.

Pai e filha entram para o livro dos recordes por terem as maiores línguas do mundo Foto: Barcroft Media/Other Images

O norte-americano Byron Schlenker e a filha Emily entraram para o Guiness, o Livro dos Records, por serem o homem e a mulher com a língua mais larga do mundo. O pai, de 37 anos possui uma língua de 8,57 centímetros de diâmetro e Emily, de 14 anos, 7.33 centímetros. De acordo com o jornal O Globo, a língua de Byron é 2 cm maior do que um iPhone 6 e ele descobriu a “anomalia” quando foi ajudar a filha em um trabalho da escola. Ao medir o próprio órgão da boca, percebeu que ele era quase 1 centímetro maior do que a do homem que estava no livro. A esposa de Byron, Vicki, disse que as amigas costumam fazer piadas sobre a língua de seu marido e sua vida amorosa. “Tentamos ser francos. Somos uma família completa com três garotas, portanto apenas rimos e levamos na esportiva”, relatou Vicki.

Malhada de Pedras: Polícia prende brumadenses com arma de fogo Foto: Divulgação/PM

Policiais da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), lotados em Malhada de Pedras no sudoeste baiano, prenderam brumadenses portando arma de fogo. Após denúncias, os militares abordaram os suspeitos durante um leilão que estava sendo realizado no último domingo (19) na comunidade de Caatinga Grande. Um revolver calibre 32 foi apreendido e os brumadenses foram encaminhados para a delegacia local.

Excesso de peso atinge 52,3% da população do Nordeste Foto: Reprodução

O índice de obesidade está estável no país, mas o número de brasileirosacima do peso é cada vez maior. Pesquisa do Ministério da Saúde, Vigitel 2014, alerta que o excesso de peso já atinge 52,5% da população adulta do país. Essa taxa, nove anos atrás, era de 43% - o que representa um crescimento de 23% no período. Na região Nordeste, o índice de pessoas com sobrepeso é de 52,3%. Os quilos a mais na balança são fatores de risco para doenças crônicas, como as docoração, hipertensão e diabetes, que respondem por 72% dos óbitos no Brasil. Também preocupa a proporção de pessoas com mais de 18 anos com obesidade, 17,9%, embora este percentual não tenha sofrido alteração nos últimos anos. Considerando somente a população da região Centro-Oeste, a proporção é de 17,1%. “O mais importante para o Brasil neste momento é deter o crescimento da obesidade. E nós conseguimos segurar esse aumento. Isso já é um grande ganho para a sociedade brasileira. Em relação ao sobrepeso, não temos o mesmo impacto da obesidade, de estabilização, mas também não temos nenhuma tendência de crescimento disparando”, destaca o ministro da Saúde, Arthur Chioro. De acordo com o Tribuna da Bahia, o índice de obesidade do Brasil está abaixo, por exemplo, da Argentina (20,5%), Paraguai (22,8%) e Chile (25,1%). 

PT teme que punição da Lava Jato casse ou 'inviabilize' seu registro Foto: Poder Online/IG

O comando do PT teme as punições decorrentes das investigações da Operação Lava Jato terminem por “inviabilizar” o funcionamento do partido ou até mesmo resultem na cassação do registro da sigla. Segundo informações do jornal Folha de S. Paulo, quatro dirigentes da legenda relataram que foram informados, por pessoas que acompanham os desdobramentos da operação, que o partido deve receber sanções financeiras para ressarcimento dos cofres públicos por conta do esquema de corrupção na Petrobras. Ainda segundo Folha, a expectativa de sofrer uma “multa astronômica” começou antes mesmo da prisão do tesoureiro da agremiação, João Vaccari Neto, ocorrida na última quarta-feira (15) – o Ministério Público Federal já sinalizou que deve punir os partidos envolvidos. De acordo com Folha, o PT projeta, como punição, um valor correspondente ao indicado pelo ex-gerente da estatal, Pedro Barusco, como recebido pela legenda e por Vaccari na forma de propina. Barusco estimou que, entre 2003 e 2013, o partido tenha recebido entre R$ 150 milhões e R$ 200 milhões.

Motociclista morre depois de ter sido atropelado por caminhão em Caculé Foto: Informe Cidade

No início da tarde do último sábado (18) um acidente envolvendo um caminhão e uma motocicleta causou a morte de Antônio França de Jesus, 49 anos, morador da fazenda Olho D’ água, município de Ibiassucê. O acidente aconteceu na BA-617 no trecho que liga Caculé a Ibiassucê, n sudoeste baiano. Segundo informações do Informe Cidade, o motociclista teria sido atropelado pelo caminhão que evadiu-se do local sem prestar socorro à vítima. O motociclista chegou a ser socorrido por uma ambulância que passava pelo local e encaminhado para o Hospital Nossa Senhora Aparecida, mas já chegou na unidade sem vida, tendo seu óbito confirmado pelo médico plantonista.

Jovem passa mal durante festa e morre a caminho do hospital em Malhada de Pedras Foto: Reprodução/Facebook

O jovem Fábio Henrique dos Santos, 20 anos, morreu após passar mal durante uma festa na zona rural da cidade de Malhada de Pedras, no sudoeste baiano, no último domingo (19). Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, Fábio chegou a ser socorrido por populares, mas morreu a caminho do Hospital de Malhada de Pedras. A nossa reportagem apurou que o jovem teria ingerido misturas de bebidas, o que deve ter provocado a sua morte. O corpo do jovem foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Brumado e necropsiado. Apenas após o laudo que será emitido pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT) é que a família saberá a causa da morte do jovem malhadense.

Prefeito é preso com R$ 20 mil de propina Foto: Reprodução/TV Globo

Desta vez o Repórter Secreto, do Fantástico, foi ao interior do Paraná para investigar as negociatas da prefeitura de Prudentópolis e trouxe flagrantes de corrupção explícita. O programa mostrou vídeos e conversas de como obras e verbas públicas viraram um negócio de família. Em um dia de semana em fevereiro deste ano, o prefeito de Prudentópolis dá um pulo em Curitiba. Para defender na capital os interesses da cidade? Negativo. Para cuidar de interesses muito particulares: propina. O Ministério Público monitorou cada passo do gestor municipal. Ele é Gilvan Agibert (PPS), na época o prefeito de Prudentópolis. Tranquilo, Gilvan bate papo com um amigo e entra em um prédio. Instantes depois, já está na rua de novo, e a polícia vai para cima dele. Gilvan estava com uma maleta com um envelope amarelo e R$ 20 mil de propina. Dinheiro sujo dado por uma empresa que faz coleta de lixo. Quase R$ 10 milhões em contratos da prefeitura estão sendo investigados.

Vasco derrota Flamengo e pega Botafogo na final do Carioca Foto: André Durão/GloboEsporte.com

Caiu um jejum na tarde deste domingo no Maracanã. Depois de três anos e 11 jogos, o Vasco voltou a vencer o Flamengo e se garantiu na final do Campeonato Carioca - o último triunfo havia sido em outra semifinal, na Taça Rio de 2012. Com gol de Gilberto, em cobrança de um pênalti polêmico, e milagres de Martín Silva em atuação de gala, o Cruz-Maltino desbancou a vantagem que tinha o rival, fruto da melhor campanha na Taça Guanabara, para poder se classificar. Porém, a arbitragem voltou a roubar a cena. Rodrigo Nunes de Sá apareceu nos holofotes pela penalidade assinalada de Wallace em Serginho e por não ter expulsado Gilberto após o atacante subir as escadas do estádio para comemorar. O Vasco pega o Botafogo na final, após a estrela solitária ter vencido o fluminense.

Santos derrota o São Paulo e pega o Palmeiras na final do Paulista Foto: William Volcov/Brazil Photo Press/Estadão Conteúdo

Com um golaço de Geuvânio e um certeiro de Ricardo Oliveira, o Santos venceu o São Paulo por 2 a 1, na noite deste domingo, na Vila Belmiro, e garantiu a vaga na final do Paulistão. Luis Fabiano ainda diminuiu aos 42, mas o visitante não conseguiu empatar.  Nas últimas quatro vezes em que os dois times se enfrentaram em semifinais do Paulistão, o Santos levou a melhor em todas e eliminou o São Paulo em 2010, 2011, 2012 e agora em 2015. O Peixe enfrenta agora o Palmeiras que derrotou o Corinthians, na final em duas partidas, marcadas para os dias 26 de abril e 3 de maio.

Bahia e Conquista fazem a final do Campeonato Baiano Foto: Romildo de Jesus

Foi um primeiro tempo de agonia para os torcedores do Bahia, no domingo (19), na Arena Fonte Nova, em Salvador. O Juazeirense precisava vencer por 2 gols de diferença, e fez os 2 antes do intervalo: o primeiro aos 8 minutos (Juninho) e o outro aos 34 (Sassá), em dois erros da defesa Tricolor. O time do interior foi mais ofensivo durante toda a primeira etapa, mas teve dificuldades depois do intervalo. Logo aos 2 minutos Zé Roberto (que entrara em lugar de Léo Gamalho), chutou cruzado, o goleiro Tigre soltou para o meio da área e Maxi Biancucchi tocou rápido para fazer o primeiro do Bahia. Aos 24 minutos, nasceu a jogada que levaria ao empate. Pittoni cruzou, Maxi Biancucchi cabeceou e Adriano Chuva deu uma de goleiro. Pênailti, cobrado por Souza. Bahia 2 x 2 Juazeirense. E ainda veio o terceiro. Zé Roberto, no finalzinho do jogo. Em Ilhéus, no Estádio Mário Pessoa, o Colo-Colo precisava fazer 3 gols em cima do Vitória da Conquista. Saiu na frente, mas cedeu o empate ainda no primeiro tempo. Jocimar e Tatu fizeram os gols, ambos de pênalti. Com os resultados, o Bahia joga por dois resultados iguais para ser o campeão baiano de 2015.

Dois presos morrem em incêndio dentro de celas em Mucuri Foto: Edvaldo Alves/Liberdade News

Dois presos morreram em um incêndio dentro das celas onde estavam detidas, no Posto da Polícia Militar de Taquarinha, distrito de Mucuri, no sábado (18). Os dois, um homem e uma mulher, foram presos ontem mesmo e estavam em celas diferentes da unidade, custodiados. Segundo a delegacia da cidade, Ilza Rodrigues de Matos, 33 anos, e um homem identificado como Jabuti foram presos em uma abordagem depois de sair da casa da mulher. Ele estava com maconha prensada e ela estava com um cachimbo e uma peixeira e tentou fugir à abordagem. De acordo com o Correio, os detidos foram deixados na cela do posto enquanto os PMs saíram para tentar prender um traficante denunciado pela dupla. Ele não foi localizado. Quando os policiais voltaram, perceberam o incêndio, mas não conseguiram salvar os dois presos. Eles chegaram a jogar água nas celas, mas mesmo sem estarem totalmente queimados os dois já estavam mortos por conta da inalação da fumaça. A perícia já foi feita para definir o que causou o incêndio. A causa da morte a princípio foi asfixiamento, mas o laudo também deve dar mais detalhes. Os corpos seguiram para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Teixeira de Freitas. Houve um protesto na frente da unidade depois do incêndio, contido pela Polícia Militar.

Estudo aponta que um em cada três professores tem dificuldade em lidar com alunos Foto: Reprodução

Estudo inédito realizado pela Comunidade Internacional de Cooperação na Educação com professores de 12 estados do Brasil, constatou que apesar de bem qualificados, professores revelam que, na maioria das vezes, não se sentem preparados para o dia-a-dia da sala de aula. Para a professora Sandra Garcia, pedagoga e mestre em Psicologia, autora do livro Mediação da Aprendizagem, muitas vezes a sala de aula e o professor não acompanham as grandes mudanças ocorridas no mundo e ficam presos à práticas pedagógicas que às vezes não é mais o que o aluno deseja. De acordo com a Agência Brasil, a professora ressalta que a escola tem o seu valor, mas precisa se atualizar, se adequar e se integrar com essas mudanças que o mundo vem enfrentando.

Confira os especialistas da semana na Clínica Mais Vida

Com o objetivo de facilitar a marcação de consultas, a Clínica Mais Vida criou um quadro com os horários de atendimento de cada especialista. Na Clínica Mais Vida você pode marcar exames de laboratório e ultrassom. A clínica funciona de segunda a sábado. Confira o quadro acima e marque a sua consulta através dos telefones (77) 3441-4545 ou 9951-4755. A clínica está localizada na Avenida Otávio Mangabeira, 265.

Arquivo