Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
04/2016
fechar

Secretário de desenvolvimento rural da Bahia entrega 37 títulos de posse em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Aproveitando sua passagem pela VI ExpoBrumado, o secretário de desenvolvimento rural do estado da Bahia, Jerônimo Rodrigues, ao lado do prefeito Aguiberto Lima Dias (PDT) e demais autoridades, realizou a entrega de 37 títulos de posse para produtores rurais de Brumado. A solenidade e a assinatura dos títulos aconteceram no Parque de Exposições Gilson Brito, onde várias lideranças de comunidades rurais da região se reuniram. Com os títulos, os proprietários se sentiram assegurados. “É uma garantia de terra para os netos e para os filhos, que com certeza vão dar continuidade a nossa história de luta em cuidar do cultivo da nossa terra”, disse o agricultor Manoel da Silva Gomes ao site Brumado Notícias.

Kezinha firmou parceria com a Coopmab e fez projeto de paisagismo e animação infantil na ExpoBrumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O projeto de paisagismo da praça central na ExpoBrumado 20156 foi uma parceria entre a Cooperativa Mista Agropecuária de Brumado (Coopmab) e Kezinha Produções. A iniciativa teve por objetivo oferecer ao público presente um local aconchegante para descansar e fotografar. No projeto foram usados materiais recicláveis e reaproveitados, a exemplo de pneus e troncos de árvores retirados da Praça do Jurema, que está sendo reformada. Os materiais foram transformados em assentos e peças decorativas. 

Kezinha firmou parceria com a Coopmab e fez projeto de paisagismo e animação infantil na ExpoBrumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Kezinha Produções também levou para o evento uma programação infantil variada, que contou com a presença da turma da Peppa Pig, a turma da Galinha Pintadinha, além do pinta caras. “Toda esta produção só foi possível graças ao apoio cultural de pessoas que têm visão empreendedora e se preocupam com a conservação do meio ambiente”, destacou o produtor Kezinha.

Ajax bate o Feirense e se mantém na liderança do campeonato brumadense de futsal Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O Ajax venceu sua terceira partida consecutiva no 33º Campeonato Brumadense de Futsal, que está em sua terceira rodada. Apontado entre os favoritos a conquista do título, o time do Feirense até começou bem a competição, ao aplicar o placar de 9x3 sobre o Crediário Cardoso, na primeira rodada da competição. Porém, nas duas últimas rodadas, o time sucumbiu a duas derrotas consecutivas, que complicaram sua posição na tabela de classificação e põe em risco as chances de chegar às fases finais do campeonato. Na partida disputada contra o renovado Ajax, válida pela terceira rodada da competição, a derrota foi por 5x8, mantendo o Ajax na liderança da competição com 100% de aproveitamento. Agora, para se erguer na competição, terá que fazer valer seu prestígio e vencer os próximos adversários, a começar pelo Big Lanche na próxima quinta-feira (21). O Big Lanche, por sua vez, vai bem na competição e venceu a segunda seguida batendo o Crediário Cardoso por 9x6. Nos outros jogos da última rodada, o lanterna Nova Esperança manteve seu quadro negativo e perdeu de 2x6 para o Pequeno Craque. Já o Baraúnas passou fácil pelo Cavalhada aplicando a convincente goelada de 6x0. Na quarta rodada, além da disputa entre Feirense e Big Lanche, ainda terão os confrontos entre Crediário Cardoso e Cavalhada, Pequeno e Baraúnas, e Ajax e Nova Esperança. Os jogos acontecem no Ginásio Poliesportivo Antônio Alves Ribeiro, localizado na Avenida Centenário, sempre nas noites de quinta-feira e sexta-feira.

Dilma: 'Tenho força e coragem para enfrentar a injustiça' Foto: Pedro Ladeira/Folhapress

A presidente Dilma Rousseff (PT) reiterou várias vezes, durante pronunciamento na última segunda-feira (18) no Palácio do Planalto, que se sente injustiçada com a decisão da Câmara dos Deputados sobre o prosseguimento do processo de impeachment ao qual responde. Por 367 votos a 137, os deputados aprovaram neste domingo (17) autorizar a abertura do processo no Senado, instância responsável por julgar se a presidente cometeu crime de responsabilidade. De acordo com o G1, Dilma afirmou que se sente injustiçada, entre outras razões, porque a sessão da Câmara foi presidida por alguém que é acusado de ter contas ilegalmente no exterior, em referência ao deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ). “Também me sinto injustiçada por não permitirem nos últimos 15 meses que eu tenha governado num clima de estabilidade política”, declarou. De acordo com a presidente, a injustiça também é praticada porque, segundo afirmou, não cometeu crime de responsabilidade e devido a um suposto tratamento diferenciado. “Não há crime de responsabilidade. Os atos pelos quais eles me acusam foram praticados por outros presidentes da República antes de mim e não foram caracterizados como atos ilegais ou criminosos”, declarou. Ela destacou, porém, que não se sente desanimada e que não vai se abater nem se deixar paralisar. “Tenho ânimo, força e coragem para enfrentar – apesar de, com sentimento de muita tristeza – essa injustiça”, disse a presidente.

Zé Raimundo diz que perseguição da mídia ao PT dificultará sua campanha em Vitória da Conquista Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Em entrevista ao site Brumado Notícias, o deputado estadual José Raimundo Fontes (PT), pré-candidato à prefeitura de Vitória da Conquista, prevê que, diante do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT), sua campanha será dificultada na cidade. Isso porque, segundo dele, terá de apresentar ao eleitor o diferencial do seu perfil biográfico em um momento desfavorável. O pretenso candidato colocou a culpa na perseguição da grande mídia por estar explorando apenas a imagem do Partido dos Trabalhadores (PT) nos escândalos da Lava Jato. “O cenário e a conjuntura nacional têm sido desfavoráveis a nossa sigla. Estamos sofrendo um ataque nunca visto na história recente da política brasileira por parte da mídia, que, de forma exagerada, tem atribuído tudo de ruim que aconteceu ao Partido dos Trabalhadores. Lideranças da maioria das agremiações estão sendo citados na Operação Lava Jato, mas a grande mídia centralizou seu foco apenas nos membros do PT”, disse ele, apontando em seguida que tal perseguição acaba contaminando o eleitor. Apesar disso, Fontes foi enfático em dizer que a administração petista construída em 20 anos na capital do sudoeste tem um perfil ilibado diante dos conterrâneos. “Acaba contaminado sim o eleitor médio, mas os eleitores sabem distinguir o candidato da sigla. Temos um patrimônio que foi construído no governo de Lula e de Dilma e não vamos esconder nossas origens. Vamos até aproveitar para esclarecer o que ocorre em âmbito nacional. A conjuntura nacional pesa, mas nossa biografia administrativa nos dá respaldo diante dos nossos munícipes”, afirmou o deputado, acrescentando que no momento tem trabalhado com o diretório do partido a fim de unificar as bases que apoiam os governos estadual e nacional no intuito de chegar mais fortalecidos ao pleito.

PT admite a culpa de Dilma na derrota do impeachment Foto: Reprodução

De forma reservada, o grupo mais próximo da presidente Dilma Rousseff (PT) já admite que ela foi a principal culpada pela expressiva derrota na noite de domingo (17) na abertura do processo de impeachment. Esse sentimento também é compartilhado pelo grupo mais próximo do ex-presidente Lula. Há o reconhecimento de que o descaso com a articulação política por parte da própria Dilma nos últimos cinco anos teria sido a causa de muitos votos favoráveis ao impedimento da presidente.  “Foi um erro ter deixado a política em segundo plano durante tanto tempo”, disse um auxiliar próximo de Dilma ao Blog do Camarotti. “Quando a gente acordou para resolver a falta de interlocução com a política, já era tarde demais”, concluiu. A crítica é ainda mais dura por parte dos lulistas, que atribuem a Dilma boa parte da erosão da herança política deixada pelo ex-presidente. A avaliação é que muitos aliados deram o troco pelo tratamento recebido do Palácio do Planalto até recentemente.  Internamente, o governo já admitia que o cenário já estava tão deteriorado do ponto de vista político que não havia mais governabilidade junto ao Congresso Nacional, tamanha a fragilidade política de Dilma.

Chris Pimenta lança cd 'Na Balada e Na Sofrência'

Prepare-se para o lançamento do cd “Na Balada e Na Sofrência”, do cantor brumadense Chris Pimenta, que acontece no próximo dia 25, às 8h. Para conhecer melhor o trabalho do artista, acesse www.chrispimenta.com.br. Os contatos para contratação de shows são: (71) 99256-0201 ou (77) 98819-4502. Não perca o lançamento e ouça todas as músicas em primeira mão. 

Democratas elege diretório em convenção municipal em Brumado Foto: Divulgação/DEM

Em convenção realizada no último sábado (16), o Democratas de Brumado elegeu o seu diretório, que ficou assim composto: Weliton Lopes (Presidente); Renan Rocha (Vice-presidente); Sara Fabiane Santos (Secretária Geral); e Carlos Magno Novais (Delegado). Na abertura do evento, os presentes fizeram um minuto de silêncio pela passagem dos jovens Charles Meira e Marlucio Lima e pelo filiado Zilton Rocha, o Zizinho, que teria feito aniversário se tivesse vivo. Na oportunidade, o partido foi reestruturado com novos filiados. 

Democratas elege diretório em convenção municipal em Brumado Foto: Divulgação/DEM

Muitos filiados antigos, presidentes de partidos, simpatizantes, Luciano Ribeiro, Alessandro Lôbo, Édio Pereira, Emanoel Araújo, e José Santos participaram da convenção. O prefeito ACM Neto (DEM) foi bastante elogiado, pois segundo o vereador e presidente Weliton Lopes, representa uma mudança e exemplo a ser seguido. “O Democratas acredita na renovação da política, a exemplo de Salvador, que teve a coragem de eleger um jovem prefeito e hoje é o melhor do Brasil. O canal de conversa e alinhamento político está aberto com Manelão, Alessandro e Édio Pereira”, destacou Lopes. 

Confira a promoção na Suprema Refrigerações em Brumado

Tem promoção de ar-condicionado nesta segunda-feira (18), na Suprema Refrigerações. Só na loja você pode comprar um aparelho de ar-condicionado LG Smile 9.000 btus por R$ 1.044,05 ou R$ 1.099,00 em 10 vezes no cartão. Não perca essa chance e adquira já o seu. Confira agora mesmo no site www.supremaice.com.br e adquira o seu aparelho para refrigerar e tornar o clima na sua casa muito mais agradável. A Suprema Refrigerações fica localizada na Rua Teodoro Sampaio, 222, Centro. O telefone é (77) 3441-1786.        

Brumado: Enel constrói parque eólico com investimento de US$ 190 milhões de dólares Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A Enel, por meio de sua subsidiária Enel Green Power Brasil Participações Ltda. (EGPB), começou a construção do parque eólico de Cristalândia, que está localizado nos municípios de Brumado, Rio de Contas e Dom Basílio. Segundo apurou o site Brumado Notícias, a nova unidade terá uma capacidade total instalada de 90 MW e tem previsão de entrar em operação no segundo semestre de 2017. Uma vez concluído, Cristalândia será capaz de gerar mais de 350 GWh por ano, o suficiente para satisfazer as necessidades de consumo anuais de mais de 170.000 domicílios brasileiros, evitando a emissão de cerca de 118.000 toneladas de CO2 para a atmosfera. A Enel vai investir cerca de 190 milhões de dólares americanos na construção do empreendimento. Cristalândia é o sexto parque eólico do Grupo Enel na Bahia.  

Impeachment: Deputada dedica 'sim' à gestão do marido e ele é preso pela PF em seguida Foto: Nilson Bastian/ Câmara dos Deputados

A Polícia Federal prendeu o prefeito de Montes Claros, Ruy Adriano Borges Muniz, durante a manhã desta segunda-feira (18). A Justiça também expediu mandado de prisão contra a secretária de Saúde da cidade mineira, Ana Paula Nascimento.  A polícia apura um esquema de fraudes no sistema de saúde do município. Segundo o G1, investigações apontam que os acusados prejudicavam o funcionamento do Hospital Universitário Clemente Faria, Santa Casa, Aroldo Tourinho e Dilson Goldinho, para beneficiar Hospital das Clínicas Mario Ribeiro da Silveira, que segundo a PF, pertence ao prefeito e a seus familiares. Neste domingo (17), a deputada federal e esposa de Ruy Adriano, Raquel Muniz, citou o marido durante seu voto a favor do impeachment. "O meu voto é para dizer que o Brasil tem jeito, e o prefeito de Montes Claros mostra isso para todos nós com sua gestão", falou a parlamentar.

'Quero um deputado de Brumado', diz Carlinhos Moura ao lançar pré-candidatura à prefeitura Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O auditor fiscal Luiz Carlos Moura Matos (PTC), o Carlinhos Moura, reuniu a imprensa em um café da manhã no último sábado (16) a fim de anunciar a sua pré-candidatura à prefeitura de Brumado. Carlinhos, que nas últimas eleições estava no Partido dos Trabalhadores (PT), ficou de fora do pleito após perder uma prévia para o casal Edmundo e Marizete Pereira. Agora, no PTC, aparece como candidato único da sigla e tem esperança de ser o diferencial nas opções do eleitorado local. Durante sua apresentação, o auditor falou que, junto com a direção do partido, está articulando o formato de campanha e uma planilha de propostas a serem apresentadas à comunidade. Ele adiantou que terá como carro chefe a segurança, em seu contexto geral, e motivar os munícipes a eleger seu representante próprio na assembleia legislativa do estado. 

'Quero um deputado de Brumado', diz Carlinhos Moura ao lançar pré-candidatura à prefeitura Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

“Elegemos vários deputados na região, mas não temos o nosso próprio deputado. Precisamos de representatividade a nível estadual para pleitearmos melhor o que é de interesse da nossa comunidade. Quero muito que Brumado tenha seu próprio deputado estadual”, disse ele. Carlinhos preferiu não polemizar sobre a atual gestão ou as gestões passadas. “Embora cada um tenha dado uma parcela de colaboração ao município, poderiam ter feito ainda mais em prol do progresso e melhor qualidade de vida da comunidade”, afirmou o pré-candidato, comentando que seu nome chega como primo pobre dentre os demais que já se apresentaram ao pleito. Confiante, ele declarou que sua campanha será o diferencial para os formadores de opinião.  

Menos de 50% dos manifestantes pró-impeachment está otimista com governo Temer Foto: Reprodução

Menos da metade dos manifestantes que foram à Avenida Paulista, em São Paulo, defender o impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT) estão esperançosos ou otimistas com o eventual governo Temer. O dado foi obtido em pesquisa de opinião realizada pela startup Lean Survey a pedido da Veja. Somadas as participações dos que se disseram otimistas ou esperançosos com Temer, substituto legal de Dilma em caso de impeachment, obtém-se 44,5% do total de entrevistados. Os demais dizem que os sentimentos que mais os definem são medo, indiferença, apreensão, pessimismo e tristeza, totalizando 48,4%. Apesar da incerteza, 70% dos entrevistados afirmaram que o eventual governo Temer, cada vez mais provável, será melhor do que o de Dilma. Só 3,6% acham que o peemedebista terá desempenho ainda pior. Para a pesquisa, a empresa Lean Survey entrevistou 466 pessoas na manifestação da Avenida Paulista de domingo. A margem de erro é de 4,6 pontos porcentuais, para cima ou para baixo.

Brumado: CMEAS promove passeata de conscientização contra dengue, zika e chikungunya Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Corpo docente e alunos do Centro Municipal de Educação Agamenon Santana (CMEAS) promoveram uma passeata de conscientização contra a dengue, zika e chikungunya no último sábado (16). A mobilização percorreu várias ruas do centro de Brumado, levando mensagens em faixas e cartazes que chamaram a atenção dos populares. Os alunos também promoveram uma encenação vestidos do mosquito aedes-aegypti para mostrar as ações que devem ser realizadas nas residências para não permitir a proliferação do mesmo, que é transmissor da tríplice endemia. Para a direção da unidade de ensino, a passeata refletiu o sentimento dos alunos que sempre atuam em parceria com as famílias e vizinhos nas localidades onde moram. “Nossos alunos se conscientizaram do perigo após ver o número alarmante de casos suspeito da zika que apareceu no município. Muitos até foram afetados e por sentirem na pele se tornaram agentes multiplicadores dessa mobilização. O intuito da nossa escola é passar para a comunidade que todos nós somos vítimas, mas também somos combatentes nessa guerra contra esse mosquito que abala a saúde pública nacional”, disse a direção ao site Brumado Notícias.

Tanhaçu: Prefeito João Francisco inaugura Unidade Básica de Saúde em Várzea da Pedra Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O prefeito de Tanhaçu, João Francisco Santos (PT), inaugurou na manhã do último domingo (17) mais uma Unidade Básica de Saúde no município. Desta vez, os beneficiários foram os 700 moradores do Povoado de Várzea da Pedra, na zona rural. Acompanhado de sua esposa e da secretária de saúde, Dora Sarmento, João destacou que novas ações serão realizadas pela saúde pública da Tanhaçu. “Esta unidade de saúde terá toda uma equipe completa com médicos, dentistas, enfermeiras, técnicas de enfermagem, dentre outros profissionais para poder atender melhor aos moradores da localidade”, disse o gestor. A população local ficou satisfeita e agradeceu a prefeitura de Tanhaçu por realizar mais uma ação em prol da saúde e por atender uma antiga reivindicação.

Com novos atrativos e público maior, Coopmab avalia como positiva a VI ExpoBrumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Durante o final de semana, o Parque de Exposições Gilson Brito foi palco da VI ExpoBrumado, a exposição agropecuária da capital do minério, que este ano contou com a II Feira da Agricultura Familiar do Território do Sertão Produtivo. Mesmo com a crise política e econômica que o país atravessa, a comissão organizadora da ExpoBrumado avaliou como positiva a realização do evento, apontando um aumento significativo no público. Apesar disso, os efeitos da crise foram sentidos, pois, logo na abertura do evento, o presidente da cooperativa mista agropecuária de Brumado (Coopmab), Tadeu Silva, se viu obrigado a anunciar o cancelamento do leilão de animais, que tradicionalmente ocorria durante a exposição. Em entrevista ao site Brumado Notícias, o presidente destacou que outros atrativos e o novo formato de arrumação do parque ajudaram a equilibrar a balança comercial do evento. “Ouvimos dos expositores que a organização do evento melhorou, as atrações em geral atraíram mais público, mais famílias compareceram. Ainda não fechamos o balanço de toda a exposição, mas já avaliamos por alto que este ano foi melhor que nos anos anteriores”, comentou Silva. 

Com novos atrativos e público maior, Coopmab avalia como positiva a VI ExpoBrumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A ExpoBrumado 2016 contou com a presença de várias autoridades políticas da região, secretários municipais, lideranças comunitárias e grandes expositores da região, bem como representantes do governo estadual, dentre os quais Jerônimo Rodrigues, secretário estadual de desenvolvimento rural, que realizou a entrega de 37 títulos de terra a agricultores do interior brumadense, além de 20 barracas para exposição de produtos da agricultura familiar. “Foi muito boa a exposição, e os pequenos produtores aprovaram a realização da feira da agricultura familiar, que passa a fazer parte deste belo evento. Embora não tenhamos fechado o balanço final das negociações, podemos concluir das expressões dos expositores que a VI ExpoBrumado foi bem aceita”, disse o secretário de agricultura de Brumado, Frederico Neves. (Veja Fotos).

Grupo de senadores propõe eleição presidencial antecipada em outubro Foto: Reprodução

Um grupo de seis senadores vai propor hoje eleições antecipadas para presidente e vice-presidente do Brasil. A ideia é aprovar uma proposta de emenda à Constituição (PEC) no Congresso para que a escolha ocorra em outubro, juntamente com o pleito para definir os novos prefeitos e vereadores. A iniciativa parte de Randolfe Rodrigues (Rede), João Capiberibe (PSB-AP), Lídice da Mata (PSB-BA), Paulo Paim (PT-RS), Cristovam Buarque (PPS-DF) e Walter Pinheiro (ex-PT-BA, agora sem partido). Os quatro primeiros já se manifestaram contra a abertura do impeachment no Senado, que implicaria o afastamento de Dilma por 180 dias, enquanto Cristovam Buarque é a favor e Pinheiro não se posicionou. A partir de hoje, o PT e seus aliados, incluindo parte dos movimentos sociais, devem iniciar uma investida para desgastar politicamente Temer e seu grupo, que enfrentariam, nessa perspectiva, forte oposição em um eventual governo. O PT debate a possibilidade de coletar assinaturas em uma campanha nacional pela tramitação da PEC eleitoral. A estratégia, chamada de "contragolpe", é conseguir amplo apoio popular à proposta, pressionando o Congresso a votá-la. Pesquisas de opinião mostram que a rejeição a Temer é tão grande quanto a de Dilma, o que, em tese, ajudaria o movimento a crescer.

Eleições 2016: Miquinha é nome do PDT que vai concorrer uma vaga à Câmara de Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O administrador Amilcar Gama, mais conhecido como Miquinha, é tido como nome certo do Partido Democrático Trabalhista (PDT) para concorrer a uma das treze vagas no Legislativo brumadense em 2016. Segundo apurou o site Brumado Notícias, Miquinha teria o apoio do secretário estadual da agricultura, Vítor Bonfim, para conseguir chegar à Câmara Municipal de Brumado. Considerado de confiança dos Bonfim na capital do minério, ele ocupa um cargo estratégico no Núcleo Regional de Educação (NRE).

Derrotada e isolada, Dilma tenta agora tenta resistir Foto: Reprodução

Quinze horas antes de a oposição obter o 342º voto em favor do prosseguimento do processo de impeachment, a presidente Dilma Rousseff (PT) seguiu a sua rotina normal. Ela assistiu a votação na biblioteca do Palácio do Planalto, acompanhada do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O ministro Jaques Wagner divulgou uma nota considerando a decisão um retrocesso e disse que espera “justiça”. Em tom de lamento, o ministro afirmou que a decisão “ameaça interromper 30 anos de democracia no país” e insinuou que espera uma atenção maior do Senado, uma vez que a decisão em relação às pedaladas fiscais pode abrir brechas para ter efeito também sobre governadores. O petista disse ainda que os deputados federais “fecharam os olhos” às melhorias dos últimos doze anos, período em que o PT está à frente do Palácio do Planalto. “Confiamos nos senadores e esperamos que seja dada maior possibilidade para que a presidente apresente sua defesa e que lhe seja aplicada justiça. Acreditamos que o Senado possa observar com mais nitidez as acusações contra a presidenta”, disse, criticando a falta de argumentos e de sustentação jurídica no pedido aprovado. De acordo com a revista Época, a presidente convocou uma reunião emergencial com ministros e parlamentares da base aliada para definir a estratégia para os próximos dias. Em entrevista coletiva, depois do resultado, o advogado-geral da União, José Eduardo Cardozo, afirmou que a presidente estava tranquila, mas que não iria desistir da luta. Segundo ele, Dilma tem uma trajetória de “causas” e que não aceitaria entrar na história como alguém que desiste da batalha.

Bebê com suspeita de H1N1 é internada no hospital de Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Um bebê de oito meses encontra-se internado no Hospital Professor Magalhães Neto, em Brumado, com suspeita de H1N1. O site Brumado Notícias apurou que a criança é do município e está em isolamento em função da suspeita. Nossa reportagem apurou que o corpo clínico do hospital está realizando os procedimentos de praxe nos cuidados com o bebê, que é uma menina. Diante do quadro suspeito, os funcionários da unidade de saúde estão trabalhando com máscaras. A direção do hospital se limitou a dizer que todas as medidas cabíveis estão sendo adotadas e que se trata de um caso suspeito, mas já foram enviadas amostras para avaliação laboratorial e a resposta está sendo aguardada. Nesta segunda-feira (18), o município iniciou a vacinação antecipada da H1N1 para o público alvo da campanha. A Vigep recebeu na última semana o primeiro lote da vacina com cerca de 5 mil doses. O dia D da campanha no município será no dia 30 de abril, seguindo o cronograma estadual.

PT defende que Dilma reduza mandato e convoque novas eleições Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O diretório do Partido dos Trabalhadores (PT) deve defender na próxima terça-feira (19) que a presidente Dilma Rousseff envie ao Congresso uma proposta de redução do seu próprio mandato e de convocação de novas eleições presidenciais junto às disputas municipais deste ano. Segundo a jornalista Mônica Bergamo, o mesmo projeto estabeleceria que seu sucessor tenha um mandato de seis anos, sem reeleição. Se aprovada pelo partido, a proposta pode ser levada oficialmente à presidente nos próximos dias. A proposta conta com apoio de parlamentares petistas e ministros. Além disso, outras legendas, que já foram informadas da ideia, podem aderir ao projeto.

Deputado mais votado em Brumado e aliado de Aguiberto vota pelo impeachment de Dilma Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O deputado federal Erivelton Santana (PEN) foi o mais bem votado em Brumado nas eleições 2014, com 3.970 votos. No último domingo (17), ele votou pela admissibilidade do impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT). Aliado do prefeito Aguiberto Lima Dias (PDT), que, por sua vez, é aliado da presidente, Santana foi contra a reeleição da petista, já que fez parte de uma coligação que apoiou a então candidatura do senador Aécio Neves (PSDB) à presidência da república. “Em defesa da Bahia e da família eu voto sim”, disse o deputado no plenário da Câmara dos Deputados.

Deputado da oposição acusa PT de pagar R$ 2 milhões por voto do impeachment Foto: Luis Macedo/Câmara dos Deputados

No fim de março, correu a história de que um voto contrário ao impeachment da presidente Dilma Rousseff custaria R$ 1 milhão. Já a abstenção à votação do último domingo (17) poderia custar R$ 400 mil. O deputado Nílson Leitão (PSDB-MT) afirmou que recebeu “informações de que deputados foram assediados”. De acordo com o R7, o assédio, segundo o tucano, teria como canal o pagamento de recursos em troca do voto “não”. De acordo com o parlamentar, fala-se nos bastidores que o voto poderia custar até R$ 2 milhões, pagos em parcelas, e liberados na forma de emendas parlamentares. “Tem gente dizendo que os deputados podem receber R$ 500 mil de entrada e R$ 1,5 milhão se votar. Pode haver de tudo. O fato principal é que o PT está agindo e tomando iniciativas e atitudes que a República e a Legislação duvidariam. Mas, pelo modus operandi e o histórico do PT, isso ninguém duvida”, disse o deputado.

Parque Eólico de Brumado: Em busca de empregos, moradores realizam protesto em Cristalândia Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Os moradores da região de Cristalândia e adjacências realizam na manhã desta segunda-feira (18) um protesto contra as empresas Enel Green Power, responsável pelo projeto, e a Cortez Engenharia, que executa as obras do Parque Eólico de Brumado. Os manifestantes bloquearam a estrada que dá acesso à ‘Barraginha’, que abastece a localidade. A empresa executora utiliza a água do local na obra. Em entrevista ao site Brumado Notícias, os manifestantes disseram que são contra a política de contratação de funcionários para a execução dos serviços. 

Parque Eólico de Brumado: Em busca de empregos, moradores realizam protesto em Cristalândia Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

De acordo com eles, a empresa que executa a obra está apenas explorando a região de Cristalândia e a população local não está recebendo nenhum retorno. “Estamos bloqueando o acesso à barraginha, pois estão captando a nossa água para realizar as obras do Parque Eólico e, em contrapartida, nós moradores não recebemos nenhum benefício. A nossa comunidade quer e precisa de emprego, temos aqui uma boa mão de obra e a empresa apenas contrata trabalhadores de outras localidades e de até outros estados”, disseram. O grupo aguarda a presença dos responsáveis pelas empresas Enel Green Power e Cortez Engenharia no local da manifestação para começarem as negociações.

Arquivo