Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
04/2018
Juíza libera visita de senadores para analisar condição da prisão de Lula Foto: Lula Marques/Agência PT

A juíza Carolina Moura Lebbos, da 12ª Vara da Justiça Federal de Curitiba, autorizou, nesta segunda-feira (16), a visita dos senadores da Comissão de Direitos Humanos (CDH) do Senado na Superintendência da Polícia Federal para verificar as condições da prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e outros presos. De acordo com o G1, o ex-presidente está preso na sede da PF desde o dia 7 de abril. A vistoria será nesta terça-feira (17). A juíza autorizou a visita mesmo sem que tenha sido comunicada a respeito de violação a direitos de pessoas custodiadas no local. “Tampouco tenha sido expressa no ofício a motivação da aprovação da diligência”, diz trecho da decisão. Sobre outras visitas pedidas, como a defesa de Lula já se manifestou favoravelmente, ela pediu parecer do Ministério Público Federal (MPF). A magistrada também pediu manifestação do MPF e da defesa do ex-presidente sobre pedido de transferência de Lula e a visita do ativista argentino e Prêmio Nobel da Paz Adolfo Pérez Esquivel.

Brumado: Prefeito exalta pré-candidatura de Márcio Moreira e ignora Manelão Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Através de mensagem de whatsapp respondendo questionamento do site Achei Sudoeste acerca da dobradinha com as pré-candidaturas do ex-vereador Márcio Moreira e do empresário Emanoel Araújo Lima, que vão às disputas eleitorais para deputado estadual e federal, respectivamente, o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) exaltou o posicionamento de Moreira. Ele destacou que a sua atitude em pleitear uma cadeira no parlamento estadual gera esperança à comunidade brumadense. “Esperança é a primeira palavra que veio à mente com a notícia, pois Márcio é jovem, inteligente, capaz e de uma inteligência e generosidade ímpar quando se trata de estender a mão ao próximo e que vai, com a permissão do Bom Jesus, ser eleito e ajudar ainda mais no avanço da nossa cidade e região”, afirmou. O prefeito acredita que o pré-candidato faz parte da nova safra da política estadual pela sua juventude e capacidade administrativa. Ao final, o gestor reforçou a sua bênção ao ex-vereador, reafirmando que lhe dará total apoio nas disputas à Assembleia Legislativa da Bahia.

Brumado: Prefeito exalta pré-candidatura de Márcio Moreira e ignora Manelão Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

“Márcio Moreira tem o meu incondicional apoio e vamos juntos demonstrar aos brumadenses e demais cidadãos da nossa região que fazê-lo deputado estadual significa uma grande esperança em ter uma voz combatente e vibrante em defesa da nossa região”, disse. O prefeito nada mencionou sobre o empresário Emanoel Araújo Lima, que entrou no grupo em uma jogada estratégica do seu chefe de gabinete. Até a última semana, Manelão se posicionava como principal oposicionista ao governo municipal, porém, na virada de mesa que conduziu o rival ao grupo, não promoveu o acerto de contas e a paz entre as partes ainda estremecidas e no campo das desconfianças. A certeza é de que o prefeito manterá a sua palavra em apoiar o medalhão federal que mais recursos apresentar para o município, o que já é uma desvantagem para o empresário, que não fará parte do concorrido apoio do grupo governista brumadense. Dessa forma, Manelão, que seria um forte candidato à assembleia legislativa baiana, ficará isolado apenas como enfeite de palanque no grupo comandado por Eduardo Vasconcelos.

Governo permite uso do FGTS para órtese e prótese Foto: Marcos Corrêa/Presidência da República

O presidente Michel Temer (MDB) assinou na segunda-feira (16) decreto que permite ao trabalhador com deficiência usar o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para a compra de órteses e próteses. Segundo a assessoria do Planalto, o decreto foi publicado na edição de terça (17) do Diário Oficial da União. Temer comentou a assinatura do decreto em um vídeo postado no Twitter. “Acabei de assinar um decreto que permite que você que tenha alguma deficiência possa liberar o seu Fundo de Garantia para órtese ou prótese”, disse o presidente. De acordo com o Ministério dos Direitos Humanos, o decreto altera o regulamento do FGTS ao acrescentar uma nova situação para movimentação da conta vinculada. Segundo o G1, no caso, para poder usar o FGTS na compra de prótese ou órtese, o trabalhador precisará de prescrição médica, bem como apresentar atestado de diagnóstico e laudo médico detalhado.

Brumado: Estratégia do grupo do prefeito isola Manelão e abre portas para Márcio Moreira Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O lançamento da pré-candidatura do empresário Emanoel Araújo Lima, o Manelão, a deputado federal pelo Patriotas, formando dobradinha com o ex-vereador Márcio Moreira para deputado estadual, não vem agradando a eleitores e o bloco oposicionista do município de Brumado, que via na imagem do empresário o principal nome de oposição à atual administração. Do ponto de vista da maioria das pessoas ouvidas pelo site Achei Sudoeste, Manelão se deixou ser fisgado pelas propostas da base governista, que tinha por meta apenas o isolar para abrir as portas para o pupilo do prefeito, Márcio Moreira, poder disputar o pleito para a Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA). A estratégia do grupo de isolar Manelão vai além do próximo pleito, pois, caso Moreira não alcance o número suficiente de votos que o conduza ao parlamento baiano, o mesmo somará forças para as disputas municipais de 2020, o que seria a realização do sonho do prefeito: ver Márcio Moreira candidato a prefeito de Brumado. Com Manelão agregado, porém isolado do grupo, o prefeito está conseguindo consolidar as suas intenções de formar o seu sucessor. Nesse aspecto, a política brumadense poderá sofrer novas mudanças até o pleito de 2020, pois muitos dos que hoje estão aliados ao prefeito também têm interesse de assumir a cadeira majoritária do administrativo local, como o presidente da câmara de vereadores, Leonardo Vasconcelos (PDT), e o próprio vice-prefeito Édio Pereira (PCdoB), o que poderá romper a atual formação do grupo controlado pelo chefe do executivo, haja vista que ambos não compartilham da mesma simpatia por Moreira.

Raquel Dodge pede que STF torne Aécio Neves réu Foto: André Coelho/Jornal O Globo

A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, entregou nesta segunda-feira memorial aos ministros da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) pedindo que seja recebida amanhã a denúncia contra o senador Aécio Neves (PSDB-MG) por corrupção passiva e obstrução de justiça. Aécio é acusado de solicitar R$ 2 milhões ao empresário Joesley Batista. Em troca, teria oferecido atuação parlamentar em favor da JBS. Se a denúncia for aceita, o tucano passará à condição de réu. De acordo com o jornal O Globo, no documento, Dodge afirma que há provas do ilícito. Entre elas, a gravação de conversa entre o dono da JBS, Joesley Batista, e o senador. No diálogo, Aécio não só confirma o pedido de ajuda financeira, como sugere adoção de medidas para esconder a transação. A procuradora-geral também cita a ação controlada que registrou a entrega de parte do dinheiro ao interlocutor do tucano.

Vila Nova goleia Botafogo de virada e garante primeira vaga nas semifinais do brumadense de futebol Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O final de semana foi recheado de gols com destaque para a virada do Vila Nova sobre o Botafogo. O resultado garantiu ao time que faz sua estreia no Brumadense de Futebol a primeira vaga na fase de semifinais da competição. Nos confrontos do sábado (14), o Umburanas voltou a vencer com duas goleadas sobre o Santos: 4x1 na partida preliminar na categoria Sub-20 e 4x0 no jogo principal. Com o resultado, o Umburanas foi a 08 pontos na tabela de classificação, reassumindo o terceiro lugar geral na competição. Já nos confrontos do domingo (15), o desacreditado Vila Nova se mostrou mais uma vez eficiente: fez duas partidas dignas contra o Botafogo, aplicando duas viradas. Na categoria sub-20, o Vila, que começou perdendo, conseguiu a virada para 4x2, e Botafogo ainda teve uma jogador expulso. Bem similar ao confronto principal em que o Botafogo esteve por duas vezes à frente do marcador. Mesmo com um jogador a menos, após a expulsão de Nego Lesma, no final da primeira etapa, o Botafogo começou o segundo tempo indo para o abafa e conseguiu fazer 2x1. Porém o castigo veio de imediato, após muitas chances desperdiçadas cara a cara com goleiro, o Vila Nova se aproveitou das falhas do adversário, tomou as ações dominando a partida e conseguiu a virada aplicando a goleada de 5x2, resultado que poderia ter sido mais elástico se também não houvesse tanta displicência por parte do seu ataque, que ignorou o saldo de gols jogando para fora muitas chances criadas para marcar. Com resultado, o Vila Nova, que entrou como incógnita por ser estreante na competição, se mantém com 100% de aproveitamento, líder isolado com 12 pontos na tabela de classificação e o primeiro time a garantir vaga nas semifinais do Campeonato Brumadense de Futebol. No próximo final se semana, o Santos, que ainda não pontuou e que não tem mais chances de classificação, retorna a campo no sábado (21) contra o Vitória, que ainda tem esperança de passar de fase. Mesmo vencendo dependerá de uma série de combinações de resultados, contando com tropeços de outros times. No domingo (22) será a vez do Feirense, outro invicto e vice-líder do campeonato com 09 pontos, apontado como time sensação, confirmar seu favoritismo contra o Boleiros, quarto colocado na classificação geral com 06 pontos. 

Praticook: O maior showroom saudável em Brumado

Quer se alimentar bem, perder peso com saúde e de uma maneira gostosa e natural? Então conheça os kits de emagrecimento da Praticook. Tem para todos os gostos e necessidades: Kit de Lanches, Kit Detox Semilíquido, Kit Detox Convencional, Kit Hipocalórico, Kit Sopa Detox, Kit Semanal Light, Kit Low Carb e Kit de Lanches. Na loja, que é o maior showroom saudável da região, tem diversos produtos light, diet, sem glúten, sem lactose e açaí. Passe agora mesmo na Praticook e conheça o showroom saudável da loja, que fica localizada na Praça Doutor Nelson Lula, 146, a Praça do Rotary. Para maiores informações, ligue (77) 3441-0687 e (77) 99961-0687.

Polícia age rápido e prende autor de feminicídio ocorrido em Tanhaçu Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em ação conjunta com a 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) e a Cipe Central, a Polícia Civil prendeu um indivíduo identificado como Edson Gomes da Silva, de 41 anos, suspeito de ser o autor do assassinato de sua companheira Silvanilda dos Santos Pinto, de 22 anos. O crime ocorreu no Bairro do Campo, na madrugada da última segunda-feira (16), em Tanhaçu, a 76 km de Brumado. A vítima foi encontrada em uma cova rasa, com o corpo parcialmente queimado. O indivíduo confessou o homicídio. Segundo informações obtidas pelo site Achei Sudoeste, no momento da prisão, ele apresentava uma lesão recente, sofrida por queimadura, a qual teria acontecido, supostamente, no momento em que ateou fogo no corpo da vítima.

Achei Tour: A sua agência de viagens

Na Achei Tour você encontra as melhores opções para viagens, incluindo passagens aéreas (nacionais e internacionais), reservas de hospedagens (nacionais e internacionais), locações e fretamentos (veículos e aeronaves), cruzeiros marítimos, UTI aérea e muito mais. Além da garantia de viajar através de uma agência de viagens, na Achei Tour você recebe todo tipo de orientação, sobre emissão de passaporte, vistos e seguros de viagens. Em Brumado, a Achei Tour fica localizada na Rua Ester Trindade Serra, 11-A, Bairro Jardim Brasil. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-6027 / (77) 3425-6027 / (77) 99991-6027 / (77) 99963-6027. Passe agora mesmo na agência e confira todos os pacotes turísticos disponíveis para fazer a sua viagem dos sonhos. Acesse o nosso site e confira os nossos pacotes de viagens: www.acheitour.com.br.

Loja Maçônica Aliança Sertaneja Baiana promove a 15ª edição do Forró do Bode em Brumado

No dia 26 de maio, pontualmente às 18h, na Lagoa do Meio, a Loja Maçônica Aliança Sertaneja Baiana promoverá a 15ª edição do Forró do Bode, a festa mais tradicional da região. Nesse ano, Ed Rossi e Chris Pimenta animarão a festa, que contará ainda com comidas típicas, refrigerante e cerveja à vontade! O evento é beneficente e toda a renda será destinada à construção da nova sede da instituição. O primeiro lote de ingressos está sendo vendido por R$ 100, podendo ser dividido em 2 vezes no cartão de crédito. Procure um dos comissários antes da virada de preço. Não fique de fora dessa!

Caixa reduz os juros e volta a financiar até 70% de imóvel usado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Caixa Econômica Federal anunciou nesta segunda-feira (16) a redução dos juros para financiamento da casa própria e o aumento do percentual do valor a ser financiado para compra de imóvel usado. As mudanças, que começam a valer hoje, são para linhas de financiamento que utilizam recursos do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo. A mudança ocorre após a Caixa reduzir duas vezes o teto de financiamento de imóveis em 2017, deixar de ter as taxas mais baixas do mercado e perder a liderança nas linhas de crédito com recurso da poupança entre novembro do ano passado e janeiro deste ano. De acordo com o G1, para compra de imóveis pelo Sistema Financeiro Habitacional (SFH), onde estão enquadrados os imóveis residenciais de até R$ 800 mil para todo o país, exceto para Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Distrito Federal, cujo limite é de R$ 950 mil, a taxa mínima de juros caiu de 10,25% para 9% ao ano. Para imóveis enquadrados no Sistema de Financiamento Imobiliário (SFI), cujos valores dos imóveis são acima dos limites do SFH, a taxa mínima caiu de 11,25% para 10% ao ano. O percentual do valor a ser financiado dos imóveis usados subiu de 50% para 70%. Para unidades novas, foi mantido o percentual de 80% no teto do financiamento. Antes das mudanças feitas em agosto do ano passado, a Caixa financiava até 80% de imóveis usados.

Homem aplica golpe de R$ 20 mil em correspondente bancário na cidade de Urandi Foto: Reprodução/Youtube

Um homem identificado como Leandro Araújo Silva, foi preso acusado de aplicar golpe em um correspondente bancário do Banco Bradesco no município de Urandi, a 206 km de Brumado. De acordo com a atendente do correspondente, o referido chegou ao local, situado na Praça Luiz Gomes, no centro da cidade, e efetuou 28 depósitos bancários para diferentes contas, totalizando R$ 27.500,00. Porém, quando a funcionária solicitou a quantia referente ao valor depositado, Leandro disse que não teria o valor. O gerente foi chamado, conseguiu estornar R$ 8.000,00 do valor depositado, mas o restante já havia sido sacado pelos proprietários das contas. De acordo com o Sudoeste Bahia, a funcionária disse que Leandro ficava a todo momento ao telefone, provavelmente informando aos donos das contas que o valor já havia sido depositado. A Polícia Militar foi acionada e Leandro encaminhado à Delegacia Territorial de Guanambi para a adoção das medidas necessárias.

Exposição Agropecuária de Brumado acontece neste final de semana

Neste final de semana, nos dias 20, 21 e 22 de abril, acontece a Exposição Agropecuária de Brumado - ExpoBrumado 2018. A sétima edição do evento será realizada no tradicional Parque de Exposições Gilson Brito, com diversos shows musicais e uma ampla programação para toda a família. Na sexta-feira (20), haverá apresentações de Rafa Dias e Jailson Leão e a entrada é franca. No sábado (21), o show será com Edgar Mão Branca, Fann Estourado e Jhone Padilha. No domingo (22), é a vez dos músicos Jorginho e Serginho Cardoso - a entrada é franca. Além das apresentações musicais, serão realizados leilões nos três dias de exposição.

Eleições 2018: Luciano Ribeiro confirma candidatura para reeleição à AL-BA Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O deputado estadual Luciano Ribeiro (DEM) confirmou a sua candidatura com vistas à reeleição à Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA). Líder da bancada da oposição e com um trabalho atuante na AL-BA, Ribeiro foi um dos legisladores mais atuantes e presentes nas sessões. “Sou pré-candidato novamente, vou tentar mais uma vez renovar o nosso mandato para poder representar a nossa região na AL-BA. Espero que 2018 seja um ano como tem sido, um ano bom, mas que o Brasil precisa tomar rumos e que as coisas melhorem para todos nós”, afirmou ao Sertão em Dia.

Tanhaçu: Jovem é encontrada morta com corpo parcialmente queimado dentro de vala Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Uma jovem de 20 anos, identificada como Silvana Santos, foi encontrada morta com o corpo parcialmente queimado dentro de uma vala, próximo ao campo de futebol de várzea no Bairro Clériston Andrade, em Tanhaçu, a 74 km de Brumado, na manhã desta segunda-feira (16). O site Achei Sudoeste colheu informações junto à polícia de que populares encontraram o corpo e acionaram a polícia, que logo se deslocou ao local. A polícia suspeita que o namorado da vítima, que possui histórico de agressão contra mulheres, possa ter ligação com o crime bárbaro. As buscas em toda região foram iniciadas. Uma equipe do Departamento de Polícia Técnica de Brumado compareceu ao local a fim de realizar os procedimentos de praxe e encaminhou o corpo ao Instituto Médico Legal (IML) de Brumado. O suspeito do crime foi detido pela polícia.

Achei Tour dispõe de pacote turístico para as cidades de Aparecida e Campos do Jordão

A Achei Tour preparou um pacote turístico para as cidades de Aparecida e Campos do Jordão, com duração de quatro dias, de 23 a 26 de outubro de 2018. A viagem custa apenas R$ 980. O valor pode ser pago em até 10 vezes sem juros, para início em janeiro, ou parcelas ajustadas a partir do mês do contrato fechado. O pacote inclui: viagem em ônibus semi-leito, com ar-condicionado, TV e wi-fi; três diárias com café da manhã, almoço e jantar e meia diária com meia pensão; quartos com ventilados de teto e ar condicionado, TV e wi-fi; visita a Campos do Jordão; assistência viagem e camiseta padronizada. Não perca a chance de visitar um dos pontos turísticos mais famosos do Brasil. Em Brumado, a Achei Tour fica localizada na Rua Ester Trindade Serra, 11-A, Bairro Jardim Brasil. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-6027 / (77) 3425-6027 / (77) 99991-6027 / (77) 99963-6027. Passe agora mesmo na agência e confira todos os pacotes turísticos disponíveis para fazer a sua viagem dos sonhos.

Aliado de Vitor Bonfim, presidente da Câmara de Brumado não vai deixar a base de Eduardo Vasconcelos Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Mesmo aliado do deputado estadual Vitor Bonfim (PR), o presidente da Câmara de Brumado, Leonardo Quinteiro Vasconcelos (PDT) disse ao site Achei Sudoeste que jamais deixará a base aliada do prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB). De acordo com ele, nas últimas eleições municipais foi construída a aliança política com o atual gestor para ‘trabalhar em prol de Brumado’. “Continuarei firme e forte junto com o governo de Eduardo Vasconcelos”, disparou o presidente do Legislativo. Sobre o anúncio da pré-candidatura de Márcio Moreira (Patriota) a uma das vagas na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), Leonardo afirmou que respeita a posição, mas que ele é aliado de Bonfim.

Técnico Fezinho comanda primeiro treino da Seleção de Brumado rumo ao Intermunicipal Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O técnico Fernando Santos, o Fezinho, comandou o primeiro treino da seleção de Brumado rumo ao Intermunicipal de Futebol. O treino, realizado na última quinta-feira (13), no Estádio Gilberto Cardoso, contou com a presença da comissão organizadora do campeonato, que realizou uma preleção passando motivação e informações sobre a logística para o selecionado na maior competição amadora de seleções do país. Alguns dos atletas justificaram a ausência por conta de faculdade e trabalho, mas confirmaram interesse em defender o selecionado. Ao site Achei Sudoeste, o treinador declarou que diante da problemática a comissão técnica estudará um melhor horário para agregar o maior número possível de atletas nos dias de treino. Realista, Fezinho disse que, mesmo os jogadores estando em atividade, o grupo ainda precisa se conhecer melhor e buscar entrosamento no ritmo competitivo do Intermunicipal. “É outro campeonato, o que exige muito mais dos atletas, por isso ainda temos muito trabalho pela frente para alcançar uma formação ideal para esse tipo de competição”, frisou o comandante do selecionado brumadense.

Técnico Fezinho comanda primeiro treino da Seleção de Brumado rumo ao Intermunicipal Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Nossa reportagem também ouviu o vice-prefeito Édio Pereira, o Continha, que faz parte da comissão esportiva da prefeitura, e o mesmo declarou que já recebeu o ofício da Liga Brumadense de Futebol (LBF), na pessoa do seu presidente Emanoel Araújo Lima, o Manelão, encaminhando a Federação Baiana de Futebol (FBF) o aval para que a seleção seja aceita no campeonato sob o comando da secretaria municipal de educação e esportes. Continha destacou que a comissão esportiva está buscando todas as informações acerca da logística que deverá ser empregada para que o time possa ter boas condições de atuar no Intermunicipal, tendo como meta chegar entre os finalistas. Na próxima semana, a comissão entregará o ofício diretamente ao presidente da FBF, Ednaldo Rodrigues, ocasião em que o grupo receberá mais informações sobre os preparativos para o campeonato. Tanto o técnico como a comissão organizadora apontaram que os atletas estão motivados e se comprometeram a representar bem o município nesta edição da competição.

Maioria avalia que prisão de Lula foi justa, diz pesquisa Datafolha Foto: Divulgação

Pesquisa Datafolha divulgada no último domingo (15) pelo jornal Folha de S.Paulo mostra que 54% dos entrevistados consideram que a prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi justa. O petista começou a cumprir pena pelo caso do tríplex do Guarujá no sábado passado, na sede da Polícia Federal, em Curitiba (PR). Outros 40% consideram que a prisão do petista foi injusta, enquanto 6% preferiram não opinar. A pesquisa também perguntou se Lula vai disputar as eleições deste ano. De acordo com a Veja, o porcentual dos que dizem que não subiu de 43% para 62% entre janeiro e o último levantamento, realizado nesta semana. A nova pesquisa foi feita entre quarta (11) e sexta-feira (13) com 4.194 pessoas de 227 municípios. A margem de erro é de dois pontos porcentuais para mais ou para menos. A pesquisa está registrada no TSE sob número BR-08510/2018. Os que responderam que Lula vai disputar ‘com certeza’ passou de 32% para 18% no mesmo período. Os que responderam ‘talvez’ caiu de 20% para 16%. O PT mantém, por enquanto, o discurso de que registrará a candidatura de Lula, apesar da prisão. Caberá à Justiça Eleitoral deferir ou não o registro da candidatura do petista.

Brumado: Outrora rivais, Manelão e Márcio se unem e vão às eleições para federal e estadual Foto: Divulgação

As reviravoltas da política unem mais uma vez dois desafetos em Brumado: o empresário Emanoel Araújo Lima, o Manelão, que até a última semana era apontado como principal rival político do prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), estará, no mínimo, lado a lado com o gestor, pois acaba de migrar para o Patriotas, que tem como presidente do diretório municipal o chefe do gabinete do prefeito, Amarildo Bonfim. Este, de quebra, recrutou também o ex-vereador Márcio Moreira, apontado como o preferido do prefeito no meio político local. A dupla foi apresentada pelo diretório do Patriotas como pré-candidatos aos pleitos de deputado federal (Manelão) e deputado estadual (Moreira), a dobradinha MM. O assunto causou rebuliço nos bastidores da política brumadense e regional, uma vez que, com a nova formação apresentada, já se pressupõe que estão fechadas as portas das principais lideranças políticas locais aos demais candidatos de outros municípios da região que buscam votos em Brumado. Dessa forma, lança-se por terra a proposta do prefeito Eduardo, que pretendia eleger medalhões que conseguissem alavancar maior número de recursos para obras de benefícios para o município. Neste contexto, Brumado estará em uma disputa eleitoral interna, estadual e nacional.

Waldenor Pereira destina mais de R$ 3 milhões para fortalecer saúde de municípios Foto: Divulgação

Mais R$ 3 milhões de recursos de emenda dos deputados Waldenor Pereira e Zé Raimundo acabam de ser liberados pelo Ministério da Saúde.  O montante vai beneficiar 13 municípios do Sudoeste e do Médio São Francisco, onde os mandatos dos dois parlamentares têm maior atuação e buscam o fortalecimento dos sistemas públicos de saúde. Dentre os 13 municípios que serão contemplados com as emendas, 11 deles receberão, cada um, o valor de R$ 200 mil: Caetanos, Cordeiros, Dom Basílio, Guajerú, Lagoa Real, Maetinga, Mirante, Nova Canaã, Ribeirão do Largo, Rio do Antônio e Tanque Novo.  Palmas de Monte Alto receberá R$ 300 mil e Presidente Jânio Quadros R$ 645 mil. Os recursos serão destinados à estruturação do serviço de atenção básica nos municípios, à exceção de Jânio Quadros, onde serão aplicados na estrutura de atenção especializada (hospital municipal). Comemorando a liberação das emendas, publicada no Diário Oficial da União no final de março, o deputado Waldenor Pereira contabiliza uma média de R$ 8 milhões por ano que são destinados por ele e o deputado Zé Raimundo à saúde regional. “Temos priorizado o fortalecimento dos sistemas de saúde nos municípios onde atuamos, com a destinação de emenda e através de outras iniciativas que articulamos junto ao governo do estado, num trabalho conjunto que tem resultado em muitos benefícios para as populações locais”, avalia.

Brumado: Central de radiopatrulha da 34ª CIPM é transferida para o Cicom Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A central de radiopatrulha da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) já está instalada no Centro Integrado de Comunicações (Cicom) de Brumado. Mesmo sem o órgão ter sido inaugurado, o comando da 34ª CIPM optou por transferir as linhas operacionais a fim de melhor adaptar os policiais ao setor. A equipe de soldados que atuará nos atendimentos está passando por treinamento junto aos técnicos de instalação do sistema da SSP/BA. Dessa forma, todas as ligações para o 190 e toda a comunicação entre a companhia e as viaturas integradas passarão pelo Cicom a partir da próxima semana.

Praticook: O maior showroom saudável em Brumado

Quer se alimentar bem, perder peso com saúde e de uma maneira gostosa e natural? Então conheça os kits de emagrecimento da Praticook. Tem para todos os gostos e necessidades: Kit de Lanches, Kit Detox Semilíquido, Kit Detox Convencional, Kit Hipocalórico, Kit Sopa Detox, Kit Semanal Light, Kit Low Carb e Kit de Lanches. Na loja, que é o maior showroom saudável da região, tem diversos produtos light, diet, sem glúten, sem lactose e açaí. Passe agora mesmo na Praticook e conheça o showroom saudável da loja, que fica localizada na Praça Doutor Nelson Lula, 146, a Praça do Rotary. Para maiores informações, ligue (77) 3441-0687 e (77) 99961-0687.

Barra da Estiva: Corpo do delegado Marco Torres é enterrado em Governador Valadares Foto: Divulgação/PC

O corpo do delegado Marco Antônio Torres do município de Barra da Estiva, na região sudoeste da Bahia, foi enterrado no último domingo (15) na cidade de Governador Valadares, no interior de Minas Gerais. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, Marco tinha mais de 30 anos de profissão com forte atuação pelas polícias da Bahia e de Minas Gerais, foi enterrado com muita emoção e homenagens. Familiares e amigos marcaram presença no último adeus ao oficial que era lotado na 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin) em Brumado. Durante as homenagens as delegacias decretaram luto oficial. O delegado estava desaparecido desde a última quinta-feira (12), quando viajava de Barra da Estiva até Vitória da Conquista. Já na sexta-feira (13), o veículo de Torres e seu corpo foram encontrados na BA-142, no trecho entre o distrito de Sussuarana, em Tanhaçu e a cidade de Anagé.  “A última homenagem feita pelas Policias Civis da Bahia e Minas Gerais foi emocionante. Ele dedicou 30 anos de sua vida a essas duas Instituições e o fez com paixão e competência”, declaro muito abalado o coordenador da 20ª Coorpin, delegado Leonardo Rabelo.

Arquivo