Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
04/2019
Brumado: Saiba como descartar materiais perfurocortantes sem prejudicar o trabalho dos garis

O descarte irregular de objetos perfurocortantes, como seringas e vidros, tem prejudicado o trabalho dos garis em Brumado. Na cidade, já foram registrados alguns acidentes que geram transtornos aos profissionais da coleta de lixo. As lesões sofridas pelos garis ao recolher o lixo podem causar sérios problemas de saúde, como cortes e picadas com seringas contaminadas. Para prevenir esse tipo de situação, a população deve promover o correto descarte do lixo. Seringas, vidros e qualquer objeto perfurocortante deve ser descartado em caixas de papelão ou dentro de garrafas pet devidamente sinalizadas. O material não deve ser misturado com o lixo comum a fim de evitar acidentes. Contribua com o trabalho dos garis e faça a sua parte.

Crea-BA e prefeitura de Brumado celebram Acordo de Cooperação Técnica Foto: Divulgação

O presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia (CREA-BA),  Luís Edmundo Prado de Campos, se reuniu na manhã de hoje (25) com o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos para celebração de um Acordo de Cooperação Técnica. A parceria visa promover ações de fiscalização da categoria, bem como a correta aplicação dos recursos públicos e a valorização do exercício profissional no que se refere às obras públicas realizadas na cidade. Diante do acordo, o Município irá colaborar, através das secretarias de infraestrutura, meio ambiente e planejamento, na orientação dos profissionais envolvidos na realização das obras sobre a legislação profissional. Já o Crea disponibilizará informações sobre a situação cadastral das empresas e seus responsáveis técnicos que estiverem participando de processos de licitação ou executando obras que possuam relação com a Administração Direta e Indireta do Município, entre outras ações.

Tristeza é o sentimento que mais predomina no mundo, diz estudo Foto: Steve Debenport/Getty Images

Tristeza, raiva e medo. Este são os sentimentos que predominaram em 2018 em todo o mundo, indica relatório global produzido pelo Instituto Gallup. De acordo com o documento, estas três emoções atingiram níveis recordes pelo segundo ano consecutivo. Entre os países mais tristes estão Chade, Níger, Serra Leoa, Iraque e Irã – nações afetadas por crises políticas e/ou econômicas. Apesar disso, a América Latina parece estar mais sorridentes do que nunca, especialmente a população do Paraguai, que recuperou o título de país mais positivo e feliz do mundo. O levantamento ainda apontou que apesar das emoções negativas terem predominado em 2018, os níveis de stress apresentaram um leve declínio – exceto nos Estados Unidos, cuja porcentagem chegou a 55% dos entrevistados. A média global foi de 35%. Diante dos dados, a pesquisa concluiu que o nível de infelicidade no mundo é semelhante ao encontrado em 2017.

Palestra Uaugomais levou motivação e disciplina aos comerciantes de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A palestra Uaugomais aconteceu na noite desta quarta-feira (24), no Clube Social de Brumado, promovida pelo Sebrae em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas e a Sala do Empreendedor e a colaboração da Ordem DeMolay e de voluntários. O evento contou com a presença do prefeito Eduardo Vasconcelos (PSB), que fez o discurso de abertura. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Lívio Santos Muniz, gerente adjunto da unidade regional do Sebrae, em Vitória da Conquista, destacou que mais de 400 pessoas participaram do evento na cidade. Ele ressaltou a união das entidades parceiras, que juntas contribuíram para realização de um evento tão significativo. “Brumado, hoje, é uma praça extremamente importante para o Sebrae e, como tal, não poderíamos deixar de realizar continuamente eventos dessa natureza”, afirmou. A palestra foi ministrada pelo Administrador, Consultor e Palestrante Fred Alecrim, que abordou a questão de fazer algo a mais para atrair e fidelizar o consumidor. “O grande diferencial é a pessoa entender o seu papel e assumir a sua responsabilidade. Entender aonde você pode fazer mais, se concentrando no seu ponto forte”, resumiu. O ingresso para participação na palestra foi 1 kg de alimento e toda a arrecadação, cerca de meia tonelada, será doada à Casa dos Velhinhos Luiza de Marilac.

Prévia da inflação sobe 0,72% e é a maior desde a greve dos caminhoneiros Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Depois de registrar alta de 0,54% em março, a prévia da inflação acelerou para 0,72% em abril, puxada pelo aumento nos preços de combustíveis e alimentos. Essa é a taxa mais alta desde junho de 2018, quando o índice alcançou 1,11%, impactado pela greve dos caminhoneiros. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira, 25, pelo Instituto Nacional de Geografia e Estatística (IBGE). Antes disso, a última vez que o Índice de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) ultrapassou o patamar deste mês foi em maio de 2016 (0,86%). O resultado é, também, a maior variação para abril desde 2015 (1,07%). No acumulado de doze meses, o IPCA-15 tem alta de 4,71%; esse é o maior índice desde março de 2017, quando chegou a 4,73%. O grupo dos transportes teve a maior alta, de 1,31%, puxada pelo aumento nos combustíveis, especialmente a gasolina, que subiu 3,22%. Ainda contribuíram para o resultado no setor os aumentos nos ônibus urbanos (1,04%), trem (3,05%) e metrô (0,68%), além das passagens aéreas (5,54%). A segunda maior alta foi do setor de alimentos e bebidas, que acelerou 0,92%. O destaque ficou com o tomate, que subiu 27,84%.

Brumadense será a nova diretora do Hospital Regional de Guanambi

A brumadense Paula Luísa Lima Melo de Barros, filha de Dagvaldo Silva Melo, mais conhecido como Fiapo, será nomeada pelo Governador Rui Costa (PT) para o cargo de diretora geral do Hospital Regional de Guanambi (HRG). Segundo apurou o site Achei Sudoeste, a portaria de nomeação será publicada na próxima semana no Diário Oficial do Estado. Melo, que é enfermeira de profissão, tem especialização em saúde pública, obstetrícia, ginecologia, neonatologia e especialista de micropolítica da gestão do serviço público, mestre em ciências ambientais e saúde, além de docente dos cursos de enfermagem e medicina na cidade de Guanambi. O nome de Paula foi uma indicação do deputado federal Charles Fernandes (PSD).

Brumado: Curso de energia solar conta com laboratório prático Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Um curso de Instalador de Sistemas de Energia Solar Fotovoltaica está sendo promovido pela empresa Eletec Cursos na cidade de Brumado. As aulas serão ministradas na Unicesumar - os interessados podem comparecer diretamente no local. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o professor Edson Meirelles informou que um laboratório para as aulas práticas foi montado especificamente para o público do município. Os equipamentos são todos novos e serão inaugurados durante o curso em Brumado. “Estamos com quatro sistemas montados para as aulas práticas. Brumado passa a ser uma referência pra gente. Daqui, vamos levar para o norte de Minas, pra Goiás, Vitória da Conquista, Jacobina, Barreiras e indo até o sul do Ceará”, declarou. Segundo ele, o curso visa qualificar e certificar profissionais para trabalharem no segmento que mais cresce no mundo.

Jair Bolsonaro não decretou o fim do exame da OAB para advogados Foto: Marcos Corrêa/PR

Tem sido compartilhada nos últimos dias nas redes sociais uma notícia falsa segundo a qual o Ministério da Economia do governo Bolsonaro baixou um decreto que acabou com o exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), necessário ao exercício da advocacia no país. Publicada em um blog que se diz especializado em Direito, o “Direto ao Direito”, a lorota distorce e inventa informações sobre o Decreto 9.745/2019, editado no último dia 8 de abril e que dispõe sobre a estrutura da pasta comandada por Paulo Guedes. De acordo com a Veja, a fake news afirma que o decreto contém um artigo que define “regulação profissional” como uma das atribuições do Ministério da Economia. A partir daí, mesmo sem qualquer citação à OAB no decreto ou maiores explicações sobre o objeto da tal “regulação”, a “notícia” conclui que o governo “é quem vai regular todas as profissões do país” e tomará o lugar da OAB e de outras entidades, como os conselhos regionais de Medicina, de Engenharia, de Psicologia e de Farmácia. “Agora restam serem transformados em meros sindicatos onde a filiação não será mais obrigatória como condição para se atuar profissionalmente, nem eles mais podendo aplicar a pena de exclusão, que tinha como consequência o impedimento do exercício da profissão”, diz a mentira. Ainda segundo a notícia falsa, o presidente Jair Bolsonaro vai regulamentar o decreto e criar uma secretaria específica para expedir uma tal “habilitação dos profissionais”, “sem a devida necessidade dos Conselhos expedirem suas carteiras funcionais”. O autor da lorota diz até ter sido “informado” de que a regulamentação “está prevista até o dia 15 de maio”.

VIII ExpoBrumado reunirá dezenas de expositores de vários estados Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A oitava edição da Exposição Agropecuária de Brumado, a ExpoBrumado, começa neste final de semana e os preparativos para o evento estão a todo vapor. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o presidente da Cooperativa Mista Agropecuária de Brumado (Coopmab), Ivan Caires, disse que os expositores já estão montando seus estandes no Parque de Exposições Gilson Brito, onde também acontecerá diversos shows. A expectativa, segundo ele, é de que sejam fechados bons negócios durante a exposição. “O diferencial nesse ano é que temos muitos animais de outros estados”, informou. No total, cerca de 30 expositores farão parte do evento nesta edição. A Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), que é parceira da ExpoBrumado, estará no local fazendo a inspeção dos animais. Serão três dias de exposição. Na sexta-feira (26) e no domingo (28) a entrada é franca e aberta a todos os interessados. Somente na noite de sábado (27) será cobrado ingresso.

Comissão aprova bagagem de até 23 kg em voos Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Uma comissão mista do Congresso Nacional aprovou nesta quinta-feira (25) relatório sobre a medida provisória que autoriza a participação de até 100% de capital estrangeiro em companhias aéreas brasileiras. O relatório, elaborado pelo senador Roberto Rocha (PSDB-MA) também retira a cobrança por bagagem e obriga as companhias aéreas a transportarem malas de até 23 quilos em voos domésticos. A medida provisória foi editada em dezembro do ano passado, pelo então presidente Michel Temer. Por se tratar de uma MP, o texto tem força de lei desde que foi publicado, mas precisa ser aprovado pelo Congresso; caso contrário, perderá a validade. A proposta ainda passará por votações na Câmara e no Senado antes de virar lei. A proibição de cobrança por bagagens de até 23kg não estava no texto original da medida provisória, mas foi incluída por Rocha no relatório. O texto aprovado nesta quinta inclui a previsão.

Brumado: Secretaria de Saúde vai apurar denúncia de falta de atendimento a criança no HPMN Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em denúncia feita ao site Achei Sudoeste, o brumadense Ricardo Mota denunciou que o seu filho não recebeu atendimento no Hospital Municipal Professor Magalhães Neto, mesmo depois de esperar por duas horas, na madrugada da última segunda-feira (23). O pai afirmou que só havia o seu filho esperando atendimento no horário. O Secretário Municipal de Saúde, Cláudio Feres, disse que já encaminhou o caso ao diretor clínico do Hospital Municipal, que, por sua vez, está notificando as pessoas que estavam de plantão no momento do ocorrido. “Essas pessoas têm direito de resposta. Vamos avaliar as imagens, o horário que o paciente chegou e, se de fato for da forma que o pai está relatando, vamos punir os responsáveis”, destacou. Feres ressaltou ainda que não é essa a orientação passada pela pasta aos funcionários da unidade de saúde. Segundo ele, o atendimento de qualidade é uma das premissas da secretaria.

26 servidores serão exonerados por nepotismo na cidade de Aracatu Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na última terça-feira (23), o prefeito da cidade de Aracatu, Sérgio Silveira Maia (PSD), e o presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Wilber Pinto Aguiar (PSD), firmaram um Termo de Ajustamento de Conduta com o Ministério Público Estadual para a exoneração de 26 ocupantes de cargos públicos em situação de nepotismo. Os gestores terão de realizar a exoneração nos próximos trinta dias. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, além disso, não poderão nomear para cargos em comissão ou de confiança servidores que não sejam efetivos ou pessoas que sejam cônjuge, companheiro ou parente até terceiro grau do prefeito, vice-prefeito, secretários municipais, vereadores ou de servidores com cargos comissionados na Administração Pública. No documento, os gestores se comprometem ainda a encaminhar à Câmara de Vereadores dois projetos de lei que vedam a contratação de pessoas nos casos previstos pela Súmula Vinculante nº 13 do Supremo Tribunal Federal (STF).

De moeda em moeda, brumadense consegue comprar à vista TV nova Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em Brumado, a dona de casa Nilda Moreira conseguiu comprar uma televisão nova depois de juntar moedas de R$ 1,00 e R$ 0,50 em um cofrinho. A televisão de plasma, que custou o valor de R$ 800, foi comprada à vista através da internet. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, ela contou que esperou um ano e meio para juntar o valor e adquirir o televisor, que substituiu o antigo que havia em casa. 

De moeda em moeda, brumadense consegue comprar à vista TV nova Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

“Vou começar a juntar moedas de novo para comprar um notebook”, disse. O segredo para juntar a quantia desejada, segundo Dona Nilda, é ter foco e acreditar no seu objetivo.

Jair Bolsonaro assina o fim do horário de verão no país Foto: Reprodução/NBR

O presidente Jair Bolsonaro assinou nesta quinta-feira (25) o decreto que revoga o horário de verão. A assinatura ocorreu durante cerimônia no Palácio do Planalto. Bolsonaro já havia anunciado no início do mês, em uma rede social, a decisão de acabar com o horário de verão neste ano. Durante o horário de verão, parte dos estados brasileiros adiantava o relógio em uma hora. No início do mês, o porta-voz da Presidência da República, Otávio Rêgo Barros, informou que o Ministério de Minas e Energia fez uma pesquisa segundo a qual 53% dos entrevistados pediram o fim do horário de verão. De acordo com a pasta, por outro lado, o Brasil economizou pelo menos R$ 1,4 bilhão desde 2010 por adotar o horário de verão.

TRE-BA convoca eleitores de Barra da Estiva, Ibicoara e Iramaia Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) convoca, a partir do próximo dia 13 de maio, os eleitores de Barra da Estiva, Ibicoara e Iramaia para a realização do recadastramento biométrico. O procedimento é obrigatório e o cidadão que não atender ao chamado terá seu título cancelado. Para ser atendido, o eleitor poderá, a partir da segunda-feira (6 de maio), utilizar o serviço de agendamento, a ser disponibilizado por meio do site do TRE-BA. Em caso de cancelamento, o eleitor poderá enfrentar alguns contratempos em relação a outros documentos que dependem da certidão de quitação eleitoral. A quitação é exigida, por exemplo, para obter passaporte ou carteira de identidade; adquirir empréstimos nas autarquias, nas sociedades de economia mista, nas caixas econômicas federais e estaduais, nos institutos e caixas de previdência social, bem como em qualquer estabelecimento de crédito mantido pelo governo, ou de cuja administração este participe, e com essas entidades celebrar contratos; inscrever-se em concurso ou prova para cargo ou função pública, e neles ser investido ou empossado; renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo; e etc.

Embriagado, motorista com bebê dorme ao volante e sobe calçada Foto: TV Centro América

Um motorista embriagado foi preso na madrugada desta quinta-feira (25) depois que foi flagrado fazendo zigue-zague pela Avenida Senador Filinto Müller, em Cuiabá. De acordo com a Rondas Ostensivas Tático Móvel (Rotam) da Polícia Militar, o motorista, de 37 anos, adormeceu ao volante, subiu na calçada e dormiu no veículo. A polícia encontrou um recém-nascido, filho do suspeito, em uma cadeirinha no banco do passageiro, ao lado do motorista. Segundo a Polícia Militar, os policiais estavam logo atrás do carro do suspeito e perceberam que ele andava em zigue-zague. Testemunhas chamaram a polícia depois que ele subiu no meio-fio da avenida e foi encontrado adormecido ao volante. O condutor, o bebê e o veículo foram levados à Central de Flagrantes de Cuiabá. A mãe da criança e familiares foram chamados para resgatar o recém-nascido. De acordo com o G1, na delegacia, o suspeito chorou e pediu desculpas sobre o ocorrido. Ele será ouvido pela Polícia Civil. Nem o motorista ou o bebê tiveram ferimentos.

Presidente do Crea-BA destaca projeto de criação de escritório técnico fiscalizador em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O professor Luiz Edmundo Prado de Campos, presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia (Crea-Ba), esteve na cidade de Brumado e nas demais inspetorias da região. As visitas visam conhecer a realidade dos profissionais de cada localidade, além de promover convênios com as prefeituras municipais para realização de uma fiscalização maior. Ao site Achei Sudoeste, ele destacou que o papel do órgão é fazer o cadastro e a fiscalização do exercício profissional da engenharia, agronomia, geologia, geografia, urbanismo e metrologia a fim de proteger a sociedade de pessoas não habilitadas ou que estejam exercendo a profissão de forma errada.

Presidente do Crea-BA destaca projeto de criação de escritório técnico fiscalizador em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O presidente ainda informou que, em Brumado, assim como nos demais município onde existem cursos nas referidas áreas, há um projeto para criação de um escritório de assistência técnica. “A ideia é aproveitar o conhecimento dos alunos da universidade para dar uma assessoria ao pessoal de baixa renda”, afirmou. O acordo de cooperação técnica com a prefeitura, conforme explicou, tem o objetivo de unir forças, inclusive com compartilhamento de dados, para um maior rigor no exercício da profissão.

Caculé: Inscrições abertas para o curso preparatório da Universidade Para Todos

Em Caculé, a 100 km de Brumado, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura informa que estão abertas as inscrições para o curso preparatório da Universidade Para Todos - UPT. Neste ano, serão disponibilizadas 50 vagas para o município. O curso será presencial, com carga horária de 20 horas semanais e aulas das disciplinas Português, Redação, Matemática, Física, Química, Biologia, Literatura, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), História e Geografia. O curso está disponível no município há quatro anos e será realizado no polo da Uneb, antigo Formigli Rebouças. As inscrições serão realizadas no período de 23 de abril a 02 de maio de 2019

Brumado: Polícia apreende adolescente que tentou matar jovem em 2016 Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Polícia Civil, por intermédio dos Investigadores da 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin), cumpriu, na última terça-feira (23), um mandado de apreensão em desfavor de um adolescente de 20 anos de idade. O jovem ainda não havia atingido a maioridade penal quando, em conjunto com um comparsa, tentou contra a vida de outro jovem. A tentativa de homicídio ocorreu em 22 de julho de 2016, na zona urbana do município de Brumado. Na época, o adolescente efetuou quatro disparos contra a vítima, a qual conseguiu fugir do local e se dirigiu ao Hospital Municipal. O indivíduo já responde a três procedimentos pela prática de atos infracionais análogos ao tráfico de drogas e será levado para a cidade de Vitória da Conquista, onde cumprirá medidas socioeducativas.

Cirurgia Plástica: A importância de  unir qualidade de vida e bem estar na Clínica Mais Vida

Comumente ouvimos as pessoas expressarem o desejo de realizarem algum procedimento estético, como correção de nariz, silicone nos seios, uma cintura mais delgada, entre outros tantos. Porém, a cirurgia plástica não deve ser encarada apenas pelo lado estético, apesar de sua importância, mas também por poder, na maioria dos casos, devolver autoestima às pessoas, fazendo com que se sintam bem em muitos aspectos de sua vida. Há pessoas que não prendem o cabelo, não tiram a blusa, não vão a praia ou à academia por problemas estéticos que podem ter correção simples, e não procuram por algum medo ou insegurança passada por algum familiar ou amigo. Porém só a pessoa que se sente limitada por qualquer um desses motivos é que sabe realmente a importância de uma correção. Adriano Reis, cirurgião plástico, que faz parte do quadro da Clínica Mais Vida, observa que nem sempre o procedimento cirúrgico é a melhor indicação, por isso é muito importante detectar as principais queixas para que o tratamento atinja o melhor resultado possível, ou seja, cabe ao cirurgião indicar e orientar sobre todas as possibilidades e técnicas disponíveis, sendo a decisão muitas vezes tomadas em conjunto com a paciente. Salienta também a fundamental e imprescindível necessidade de procurar um profissional médico habilitado a exercer a especialidade, para reduzir os riscos e aumentar a segurança dos procedimentos, e consequentemente a possibilidade de sucesso, pois infelizmente existem em nosso país médicos não especialistas exercendo a cirurgia plástica. O especialista em cirurgia plástica deve sempre estar atualizado com os conceitos médicos, pois é uma especialidade séria, e com muitas responsabilidades. Portanto, seja qual for a sua necessidade, procure um cirurgião plástico, para garantia da sua saúde física, mental e porque não, social! Agende sua consulta. Cuide da saúde de seu corpo. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 / (77) 99180-9496 / (77) 3441-4500 / (77) 99989-6868.

Brumado: Sem pavimentação, moradores do Jardim de Alah cobram ações do poder público Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A reportagem do Achei Sudoeste esteve no Bairro Jardim de Alah, em Brumado, onde os moradores reclamam da falta de pavimentação e do esgoto à céu aberto que corre em diversas ruas. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o morador da Rua João Caires Soares, Marcos Meira, disse que já foram feitas inúmeras promessas para execução do serviço de pavimentação da via, porém, até hoje, nada foi feito. Ele reclamou da precariedade das condições de trafegabilidade da rua, o que dificulta bastante o dia a dia dos moradores. 

Brumado: Sem pavimentação, moradores do Jardim de Alah cobram ações do poder público Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O morador da Rua Aurelino de Jesus, Renner Aguiar, também reivindicou a realização do serviço de esgotamento na localidade. Segundo ele, a desculpa do poder público é de que a responsabilidade é da Embasa. “Aqui está um descaso. A gente tem nossos direitos, pagamos os impostos. Como eles vão cobrar o IPTU, se não tem o saneamento básico?”, afirmou, acrescentando que os moradores não se importam de pagar o imposto, desde que o calçamento e o saneamento sejam devidamente realizados no bairro. Para ele, o esgoto a céu aberto no local é uma questão de saúde pública, tendo em vista a quantidade de animais peçonhentos que são atraídos para a localidade.

Brumado: Popular denuncia falta de atendimento no Hospital Professor Magalhães Neto Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em contato com o site Achei Sudoeste, o brumadense Ricardo Mota denunciou a falta de atendimento no Hospital Municipal Professor Magalhães Neto, em Brumado. Segundo informou, ele esteve na unidade de saúde na madrugada da última segunda-feira (22), passou pelos procedimentos de triagem, porém não foi atendido. “Passamos pela triagem, fizemos a ficha, aguardamos de 3h30 até 5h30, mas não fomos atendidos. Nesse dia, levei meu filho que estava muito doente”, relatou. Mota ainda ficou indignado, tendo em vista que, no momento, só havia o seu filho como paciente na sala de espera do hospital. Ele não soube informar se havia médico de plantão ou o que aconteceu para que o seu filho não fosse atendido. “Assim que o dia amanheceu, procuramos um atendimento particular e resolvemos o problema da criança”, completou. A consulta particular custou R$ 320, fora os medicamentos. A Secretaria Municipal de Saúde ainda não se manifestou sobre o assunto.

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) publicou no Diário Oficial da União nesta quarta-feira, 24, a atualização da tabela mínima do frete, com reajuste médio de 4,13%. Por lei, os valores devem ser atualizados sempre que o preço do óleo diesel tenha oscilação superior a 10%. Desde a última mudança na tabela, em janeiro, o diesel oscilou 10,69%.  O piso mínimo do frete entrou em vigor no ano passado, como parte do acordo entre o governo e os caminhoneiros visando o fim da greve da categoria. Apesar disso, os motoristas reclamam da falta de fiscalização do mecanismo pelo órgão. Em nota, a ANTT informou que “vem intensificando as fiscalizações em seus postos de pesagem com foco na aplicação da tabela de frete”. Além disso, reiterou que os valores são previamente definidos para cada tipo de autuação, e podem variar no tipo de enquadramento e no valor, entre 550 reais e 10.500 reais.  Nas últimas semanas, o assunto voltou a chamar atenção. No dia 12 de abril a Petrobras anunciou um reajuste de 5,7% no preço do óleo diesel, mas mudou de ideia horas depois, após intervenção do presidente Jair Bolsonaro. Quatro dias depois, o governo federal anunciou um pacote de medidas para atender o setor de transporte de cargas. Entre elas, liberou 500 milhões de reais para uma linha de crédito voltada aos caminhoneiros via BNDES.  A medida, porém, não agradou aos caminhoneiros, que começaram a articular uma nova paralisação em todo o país. A categoria pleiteava maior fiscalização da tabela mínima do frete. No dia 17, a estatal voltou a anunciar um aumento no valor do diesel, desta vez um reajuste de 4,8%, que equivale ao aumento de R$ 0,10 no preço do litro do diesel. A notícia dividiu a categoria. No entanto, depois de novas negociações com o governo, os motoristas desistiram da greve, em troca da promessa da criação de mecanismos mais eficazes para a fiscalização da tabela mínima do frete.

Brumado: Beto Bike estará entre os 1500 ciclistas que vão enfrentar o Suba 100 em Santa Terezinha

O Suba 100, uma das maiores provas de Mountain Bike, acontecerá neste final de semana, na cidade de Santa Terezinha, em Feira de Santana. O atleta e empresário Beto Bike estará entre os 1500 ciclistas que participarão da competição. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, ele disse que a prova, que está em sua quarta edição, é uma das que mais atrai participantes na Bahia. Para o atleta, será um desafio para conhecer o que há de novo no mercado esportivo do ciclismo, além de uma oportunidade de fazer contatos. Serão 160 km de trilha, com muitos aclives e declives, executados durante dois dias. “Se o homem tiver uma vida sem desafios, perdeu a graça. O objetivo é largar e chegar. É gostoso e prazeroso você ver que vai ser sofrido, mas vai valer a pena. É um evento diferenciado”, afirmou. O empresário fez questão de ressaltar que o intuito da prova é largar e concluir, não necessariamente ser o primeiro, devido ao alto nível de dificuldade da competição.

Arquivo