Achei Sudoeste

BUSCA PELO ARQUIVO "04/2019"

25 Abr 2019 - 08:00h

Agora, os usuários da rede pública de saúde têm acesso de forma quase instantânea aos resultados de exames laboratoriais do Laboratório Central (Lacen) através do site da prefeitura, o www.brumado.ba.gov.br. O objetivo, segundo a Administração Municipal, é proporcionar mais conforto, comodidade e dar condições ao paciente de acessar e imprimir via online os exames. Para obter os resultados, o paciente deve entrar no site e clicar no menu Resultados de Exames Lacen.

25 Abr 2019 - 07:30h

Subiu para 233 o número de mortos identificados no rompimento da barragem da Vale em Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. De acordo com a Defesa Civil de Minas Gerais, 37 pessoas ainda são procuradas pelos bombeiros e dois nomes foram retirados da lista de desaparecidos, nesta quarta-feira (24), a pedido da Polícia Civil. No dia 25 de janeiro deste ano, a barragem da Mina Córrego do Feijão se rompeu, matando dezenas de pessoas e contaminando o Rio Paraopeba, um dos afluentes do Rio São Francisco. Os rejeitos devastaram a área administrativa da mineradora, incluindo o refeitório, onde muitos trabalhadores almoçavam na hora do rompimento. A usina ITM de beneficiamento também foi atingida, assim como vagões de trens e veículos que estavam na empresa. Após varrer a mineradora, a lama atingiu comunidades de Brumadinho destruindo casas, inclusive uma pousada, a atingindo propriedades rurais. No 90º dia de buscas, o Corpo de Bombeiros atua com 150 militares, quatro cães e 97 máquinas pesadas divididos em 24 frentes de trabalho.

25 Abr 2019 - 07:00h

Após denúncia, o Centro Integrado de Comunicações (Cicom) informou que na Rua Laguna, no Bairro Novo Brumado, um indivíduo havia agredido fisicamente uma idosa. De posse dessa informação, uma guarnição de motopatrulhamento encontrou no local uma senhora que disse que o vizinho havia a agredido com um soco, abrindo-lhe os supercílios. Em meio a essa situação, a guarnição, com a permissão da proprietária, adentrou a residência do agressor, que foi então capturado e conduzido à Delegacia Territorial de Brumado para fins de esclarecer o fato.

25 Abr 2019 - 00:00h

Aumentou o número de casos de dengue e de outras arboviroses na cidade de Brumado em relação ao mesmo período do ano passado. A situação preocupa a Vigilância Epidemiológica Municipal (Vigep). Em entrevista Achei Sudoeste, a coordenadora da Vigep, Ilka Lima, destacou que os números não são alarmantes, mas preocupam o setor devido ao histórico de surtos registrado no município. “Já estamos tomando as devidas ações quanto a isso, mas receosos quanto ao que poderá acontecer devido ao período de chuva e agora o período quente, que é propício ao surgimento de mosquitos”, frisou. A coordenadora informou que já foram registrados casos positivos de dengue na cidade e o objetivo é identificar o tipo de vírus que circula no município, a fim de serem adotadas as melhores ações de combate ao mosquito. Segundo Lima, o índice de infestação predial do aedes-aegypti é de 2.4 em Brumado, considerado alto, porém ainda dentro da realidade do município. Os bairros onde há maior índice de infestação são o Dr. Juracy e o São Félix. A coordenadora fez um apelo à comunidade para redobrar os cuidados com recipientes que possam acumular água e serem um reservatório para proliferação do mosquito. “Precisamos estar sempre em alerta. Todo cuidado é pouco!”, reiterou.

24 Abr 2019 - 21:15h

A Polícia Civil de Brumado, da 20ª Coorpin, prendeu quatro pessoas em sua área de atuação nesta quarta-feira (24) durante a megaoperação nacional denominada #PC27. Segundo informou a polícia ao site Achei Sudoeste, quatro mandados de prisão e de busca e apreensão foram cumpridos. Três pessoas foram presas em Livramento de Nossa Senhora e uma em Brumado, condenadas pela prática de delitos, tais como homicídio, tráfico de drogas e porte ilegal de arma. Os nomes não foram divulgados pela polícia. Em todo o país a Polícia Civil apreendeu e prendeu mais de 2200 pessoas, empregando o total de 12718 policiais e 4040 viaturas. Os presos permanecerão custodiados nas carceragens de Livramento de Nossa Senhora e Brumado, até ulterior remoção para uma unidade prisional.

24 Abr 2019 - 17:00h

Um homem não identificado morreu na madrugada desta quarta-feira (24), após ser atropelado por uma carreta, na BR-116, em Vitória da Conquista, aa 132 km de Brumado. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o acidente ocorreu no Km-816 da rodovia, nas proximidades da localidade de Lagoa das Flores, às 2h50. A carreta tem placa do estado do Rio Grande do Sul. Segundo informações de testemunhas, o pedestre estava parado sobre a pista no momento do acidente. O condutor da carreta, um homem de 39 anos, foi encaminhado a Polícia Civil local para prestar esclarecimentos. A vítima foi levada pelo Instituto Médico Legal de Vitória da Conquista. Não há detalhes sobre sepultamento.

24 Abr 2019 - 16:30h

O engenheiro Felipe Figueiredo Rocha, da área de Recursos Hídricos da Vale, afirmou que, em uma reunião interna da mineradora, ele apontou a situação de risco de algumas barragens, incluindo a do Córrego do Feijão, em Brumadinho (MG), que rompeu em janeiro deste ano e deixou pelo menos 231 mortos. Rocha foi ouvido pela CPI de Brumadinho nesta terça-feira, 23. A comissão foi aberta no Senado para apurar as causas do rompimento da barragem. “Os riscos da barragem, apesar de não serem iminentes, foram apresentados para a diretoria da Vale. A todas apresentações e todas informações a que eu tive acesso, eu dei publicidade”, declarou o engenheiro na CPI, que não soube afirmar se os relatórios chegaram “em sua completude” ao presidente da empresa, Fábio Schvartsman. O executivo citou o engenheiro durante a sua participação na comissão, afirmando que, se soubesse de algo, Rocha poderia ter feito denúncia nos canais da companhia. Em seu depoimento aos senadores, Felipe Rocha afirmou que optou por contratar uma advogada particular, sem utilizar serviços jurídicos da Vale. De acordo com Rocha, o relatório sobre as recomendações da barragem em Brumadinho havia sido enviado para a diretoria e a análise de risco foi feita por um consórcio que incluía a empresa Tüv Süd. O engenheiro informou na CPI que, apesar dos relatórios, os funcionários da geotécnica não demonstraram preocupação com os riscos. Ele acrescentou que possui a lista de presença das reuniões em que tais pautas foram conversadas. Ainda, o engenheiro leu na CPI um e-mail sobre a situação da barragem do Córrego do Feijão que, segundo ele, seria para comprovar que os diretores foram comunicados. Mesmo assim, Rocha afirmou que não é possível colocar a Vale como culpada pelo rompimento da barragem porque ainda há uma investigação. Ele afirmou que sua área não é a responsável pela definição de limite de risco das barragens. Na sessão de ontem, a CPI também ouviu César Grandchamp, geólogo da Vale que afirmou que “não tinha nada” que dissesse à empresa que a estrutura em Brumadinho poderia estar em risco. Questionado pelos parlamentares, o geólogo afirmou que a companhia está pagando sua defesa no processo e que este é um “direito” dado aos funcionários da empresa. Auditor da empresa alemã Tüv Süd, Arsênio Negro Júnior preferiu ficar calado.

24 Abr 2019 - 16:00h

Estudantes do povoado de São Domingos 2em Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado, vivem uma espécie de rodízio para ir à escola. São dezenas de estudantes que não consegue frequentar as escolas devido a mudanças no transporte que atende à localidade. Segundo a TV Sudoeste, a unidade escolar que atende os estudantes de São Domingos 2 fica no povoado da Estiva, a quase 10 quilômetros de distância. Um aluno ouvido pela reportagem disse que chegou a percorrer o caminho a pé. Antes, um ônibus atendia a localidade, mas atualmente uma Kombi é que faz o serviço. A justificativa dada, segundo os moradores, é redução e custos no transporte. Procurada, a secretaria de educação do município disse que foi feita uma licitação para contratação de uma prestadora do serviço, mas que a ganhadora da concorrência não apresentou a documentação em tempo. Devido a isso, a pasta declarou que tem suprido as necessidades com veículos da frota da prefeitura. A secretaria ainda afirmou que vai chamar a segunda colocada na licitação para executar o serviço.

24 Abr 2019 - 15:30h

A economia brasileira fechou 43.196 empregos com carteira assinada em março deste ano, segundo números do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgados nesta quarta-feira (24) pelo Ministério da Economia. O saldo é a diferença entre as contratações (1.216.177) e as de demissões (1.304.373) no período. Esse foi o primeiro resultado negativo em três meses. A última vez que o Brasil havia registrado demissões foi em dezembro do ano passado, com o fechamento de 341.621 postos com carteira assinada. O resultado surpreendeu os analistas do mercado financeiro, que estimavam nova abertura de vagas no mês passado. Esse também foi o pior saldo para meses de março desde 2017, quando 62.624 trabalhadores foram demitidos. No mesmo mês do ano passado, foram registradas 56.151 contratações. Após três anos seguidos de demissões, a economia brasileira voltou a gerar empregos com carteira assinada em 2018, quando foram abertas 529.554 vagas formais, de acordo com dados oficiais.

24 Abr 2019 - 15:00h

Um homem foi encontrado morto dentro de sua residência, no Distrito de Iguatemi, em Livramento de Nossa Senhora, a 68 km de Brumado. Segundo informações da Polícia Civil, o corpo de José das Graças de Souza foi localizado no início da noite de ontem (23) por populares no quintal do imóvel. O Departamento de Polícia Técnica foi acionado para realizar o levantamento cadavérico. Depois, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Brumado. As causas da morte ainda são desconhecidas.

24 Abr 2019 - 14:30h

Pesquisa divulgada nesta quarta-feira (24) aponta que 35% dos brasileiros acreditam que o primeiro trimestre do governo de Jair Bolsonaro é ótimo ou bom. O número é superior ao dos que consideram a administração ruim ou péssima, 27%. Pelo menos 31% dos entrevistados avaliam o governo como regular. O levantamento é a primeira Pesquisa CNI-Ibope sobre a gestão Bolsonaro, divulgada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). O primeiro trimestre de Bolsonaro é a sexta com melhor avaliação desde a chegada de Fernando Collor ao Palácio do Planalto em 1990. O número dos que avaliam a atual administração como ótimo ou bom é inferior aos obtidos no primeiro mandato de Dilma Rousseff (56%), nos dois mandatos de Luiz Inácio Lula da Silva, 51% e 49%, respectivamente, Fernando Collor (45%) e o primeiro governo de Fernando Henrique Cardoso (41%). Assim, a atual gestão é mais bem avaliada que a de Itamar Franco (34%), que o segundo mandato de Fernando Henrique Cardoso (22%), que Michel Temer (14%) e que o segundo mandato de Dilma Rousseff (12%). A CNI-Ibope aponta, também, que a população tem opinião mais positiva sobre Jair Bolsonaro do que em relação ao seu governo. Pouco mais da metade dos entrevistados (51%) afirma confiar no presidente, mesma parcela da população que diz aprovar a sua maneira de governar. Contudo, 45% das pessoas ouvidas pela pesquisa afirmaram não confiar em Bolsonaro e 40% desaprovam sua maneira de governar.

24 Abr 2019 - 14:00h

Neste mês de abril, a 94ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) deu início a uma operação com o intuito de identificar e apreender veículos com restrição de furto e roubo que estariam circulando na região, bem como os envolvidos no comércio ilegal dos veículos. Segundo informações obtidas pelo site Achei Sudoeste, durante a operação, foram recuperados 18 veículos em menos de quinze dias. Além disso, 10 pessoas foram conduzidas à delegacia pelo crime de receptação. As operações da 94ª CIPM continuam em todas as cidades que pertencem à companhia.

24 Abr 2019 - 12:00h

O trecho da Ferrovia Oeste Leste (Fiol) localizado entre as cidades de Caetité e Ilhéus deve ser concedido à iniciativa privada até o final deste ano. O trecho chamado de Fiol I tem 537,2 quilômetros e já está com 76,2% das obras concluídas. A principal função da ferrovia será escoar a produção de minério de Caetité até Ilhéus, onde é prevista a construção de um porto. Segundo informações do jornal Correio, além dos chineses, a Bahia Mineração (Bamin), empresa de Caetité, tem chamado a atenção de outros grandes players do setor. Através de comunicado, a Bamin respondeu que tem recebido demonstrações de interesses de empresas de diversas partes do mundo, mas que não pode comentar eventuais negociações em andamento por conta das cláusulas de confidencialidade.

24 Abr 2019 - 11:30h

Uma menina de 6 anos foi internada no Hospital Geral do Estado (HGE), em Salvador, após ser espancada com um cabo de vassoura, na manhã desta terça-feira (23), na cidade de Lauro de Freitas, região metropolitana da capital. Segundo informações registradas no Posto da Polícia Civil do HGE, a diretora da Escola Catarina de Sena, que fica na localidade do Caji, percebeu que a menina andava com dificuldades. O irmão dela, que também é uma criança, informou que os dois foram agredidos pela mãe, Jeane Oliveira Santos. De acordo com a polícia, a menina foi socorrida pela coordenadoria do Centro de Referência Especializada da Assistência Social (Creas) e por um representante do Conselho Tutelar de Lauro de Freitas, que levaram a criança para a unidade médica. Segundo o G1, a polícia informou que a suspeita tem envolvimento com drogas. A criança foi diagnosticada com uma fratura óssea na perna. Conforme a polícia, até por volta das 16h, a mulher não havia sido presa. O caso é investigado na delegacia de Itinga, em Lauro de Freitas.

24 Abr 2019 - 11:00h

Referência na confecção de cervejas artesanais, café e vinhos, a Chapada Diamantina agora uma nova opção de bebida: o refrigerante natural de kombucha. O produto é uma parceria do fotógrafo Açony Santos e da produtora cultural Monique Ferrari. A Sempre Viva Kombucha é produzida em Lençóis e seu nome é uma homenagem à flor sempre-viva, típica da região e símbolo da sua preservação. A kombucha costuma ser recomendada por nutricionais, visto que é feita apenas com ingredientes naturais. A bebida é gaseificada, livre de conservantes e corantes, sendo um saboroso substituto dos refrigerantes tradicionais. Além disso, a kombucha é rica em probióticos e possui inúmeros benefícios à saúde.

24 Abr 2019 - 11:00h

Um homem identificado como Wellington de Jesus Araújo, conhecido como Tixa, de 35 anos, morreu atropelado por um caminhão na noite desta terça-feira (23), na BR-030, no trecho da Vila Presidente Vargas, em Brumado. O veículo passou por cima da cabeça da vítima, causando esmagamento do crânio. Segundo informações obtidas pelo site Achei Sudoeste, ele estava transtornado por conta do consumo de bebida alcoólica. Um amigo de infância de Wellington disse que ninguém sabe dizer se ele acabou sendo atropelado ao tentar atravessar a pista ou se jogou na frente do veículo devido ao estado de embriaguez. “Só o motorista do caminhão vai poder falar se ele se jogou ou se ele estava no meio da pista transtornado”, declarou. Ele ainda afirmou que, ultimamente, o amigo estava bebendo muito e, por conta disso, chegou a fazer tratamento em um centro de recuperação.

24 Abr 2019 - 10:30h

Um adolescente de 17 anos foi apreendido suspeito de esfaquear um professor em uma escola de Formosa do Oeste, na região oeste do Paraná, na tarde desta terça-feira (23). As informações foram confirmadas ao G1 pela Polícia Civil. O caso aconteceu dentro de uma das salas, durante a aula de língua portuguesa, segundo os policiais. Após acertar o professor, o aluno saiu correndo da escola e fugiu com uma motocicleta. Ele foi localizado pela Polícia Militar (PM) pouco tempo depois e foi encaminhado para a delegacia junto com a mãe. O professor foi atingido na perna e levado ao Pronto Socorro do município e deve receber alta ainda nesta terça-feira. Em nota, a Secretaria de Estado da Educação (Seed) lamentou o ocorrido e informou que acompanha o caso por meio do Núcleo Regional de Educação de Curitiba (NRE) e da ouvidoria, que prestam todo o apoio e suporte necessários ao professor, aos funcionários da escola, aos pais e aos alunos.

24 Abr 2019 - 10:00h

Na última quinta-feira (18), foi realizada a solenidade de reinauguração da Praça Dr. Nelson Lula, a Praça do Rotary, localizada no centro de Brumado. O evento contou com todas as formalidades, com a Cinquentenária Filarmônica Lira Ceciliana tocando acordes memoráveis, além do Tiro de Guerra que prestou homenagem à Semana do Exército Brasileiro. Também participaram da cerimônia autoridades políticas, sociedade civil, secretariado local, bem como uma parcela da comunidade. Porém, uma gafe da administração que passou despercebida pela maioria dos presentes não fugiu aos olhos atentos do vice-prefeito Édio da Silva Pereira (PCdoB), o Continha, que, logo após participar ao lado do prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) do descerramento da bandeira nacional que cobria a placa inaugural, se deu conta de que seu nome não constava no registro histórico como membro do corpo administrativo.

 Pereira não perdeu a compostura e não demonstrou insatisfação. No entanto, o seu semblante não permaneceu mais o mesmo depois de ler o memorando da reinauguração, o que deve ter gerado um desconforto interno diante da gafe por parte da confecção da placa.

24 Abr 2019 - 09:30h

O Curso de Energia Solar Fotovoltaica será promovido pela empresa Eletec Cursos na cidade de Brumado, com aulas práticas e teóricas. As aulas serão ministradas na Unicesumar, entre os dias 25 e 28 de abril. O curso visa qualificar e certificar profissionais para trabalharem no segmento. De acordo com o professor Edson Meirelles, sócio da Eletec Cursos, este é o setor que mais cresce no mundo e a região possui o maior potencial para geração de energia solar no país. Os interessados devem entrar em contato com a empresa responsável através do telefone (77) 99944-6138.

24 Abr 2019 - 09:00h

Um mutirão voluntário está sendo realizado para construção da nova sede da Associação de Moradores do Campo Seco. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o presidente da entidade, Cassemiro Silveira, disse que a comunidade abraçou a causa e todos os sábados se reúne até o meio dia para construção da sede. Os recursos para execução da obra foram obtidos, segundo informou Silveira, através de eventos promovidos pela própria associação, a exemplo de uma cavalgada. “A associação compra o material, a comunidade doa o seu tempo e assim a gente vai construindo. A nossa comunidade tem uma união muito grande”, afirmou. O presidente destacou ainda que a associação promove diversas oficinas, como de pintura e artesanato, as quais auxiliam na renda das famílias da comunidade.