Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
04/2019
fechar

Decisão unânime do STJ reduz pena de Lula no caso triplex Foto: Divulgação/Instituto Lula

A Quinta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu nesta terça-feira (23) manter a condenação, mas reduzir a pena imposta ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no caso do triplex no Guarujá. O relator, Felix Fischer, e os ministros Jorge Mussi, Reynaldo Soares da Fonseca, presidente da turma, e Marcelo Navarro concordaram em reduzir para 8 anos, 10 meses e 20 dias de reclusão a pena de 12 anos e 1 mês por corrupção passiva e lavagem de dinheiro imposta pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4). Os votos foram proferidos durante julgamento de um recurso apresentado pela defesa do ex-presidente e atenderam parcialmente ao recurso.

Érico Cardoso: Populares capturam e amarram menor debaixo de sofá na casa de seus avós Foto: Divulgação/PM

Um adolescente foi apreendido em um povoado na zona rural de Érico Cardoso, a 143 km de Brumado, onde teria praticado vários furtos. Segundo informações obtidas pelo site Achei Sudoeste, o suspeito foi capturado e amarrado por moradores depois de ser localizado debaixo de um sofá na casa de seus avós. O Conselho Tutelar foi acionado e, com o apoio da Polícia Militar, deslocou-se até o povoado e encontrou o autor que estava detido. O elemento foi conduzido à Delegacia de Paramirim, pois não havia delegado de plantão na cidade de Érico Cardoso. O menor infrator está à disposição das autoridades.

Homem natural de Vitória da Conquista morre em confronto com a Caesg em Igaporã Foto: Divulgação/Cipe Sudoeste

Na última terça-feira (23), um homem de 25 anos, natural da cidade de Vitória da Conquista, morreu em confronto com policiais da Caesg. Djalma Pereira Coqueiro Júnior resistiu à abordagem durante uma ação especializada na BR-430, entre os municípios de Riacho de Santana e Igaporã. Segundo informações obtidas pelo site Achei Sudoeste, houve uma troca de tiros e o indivíduo foi atingido.

Homem natural de Vitória da Conquista morre em confronto com a Caesg em Igaporã Foto: Divulgação/Cipe Sudoeste

Ele chegou a ser socorrido pelos policiais e encaminhado ao Hospital Municipal de Igaporã, mas não resistiu. O corpo foi levado ao Instituto Médico Legal de Guanambi. Porções de maconha e um revólver calibre 38 foram apreendidos na ação. A polícia informou que o indivíduo fazia parte de uma quadrilha, além de suspeito de roubo a banco, tráfico de drogas e homicídio.

Brumado: Casa invadida pela água da chuva é demolida para conclusão de urbanização no São José Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A casa que havia sido invadida pelas águas da chuva no Bairro São José, em Brumado, foi demolida para conclusão da obra de urbanização promovida pela prefeitura no local. A família foi retirada do imóvel em acordo feito com a Administração e os trabalhos estão em andamento na via. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o empreiteiro responsável, Jair Leite, disse que a obra de pavimentação no trecho é uma antiga reivindicação da comunidade. A área, anteriormente, segundo ele, era tomada por mato, esgoto e servia de esconderijo para usuários de drogas, causando insegurança aos moradores. “Estamos fazendo a última limpeza para pavimentar e entregar à comunidade uma rua dupla, com mão e contramão. Estamos finalizando depois de muita luta”, declarou. A rua interliga o Bairro São José e o Ifba ao Centro Comercial, sendo considerada uma via de escape. Quanto à obra de canalização do riacho na região, o empreiteiro informou que ainda falta a execução de alguns serviços, como pintura da contenção e coleta de água.

A Petrobras modificou na segunda-feira 22 a forma de divulgação dos preços do diesel e gasolina vendidos no Brasil. O valor diário dos dois combustíveis em cada um dos 35 pontos de venda espalhados pelo país passaram a ser disponibilizados diariamente no site da petroleira, para consulta de qualquer cidadão. Segundo a empresa, a medida visa dar mais transparência ao processo. Até domingo 21 , a empresa publicava diariamente o preço médio de cada produto no país e não sua especificidade para cada ponto de venda. Abaixo da tabela com os preços divulgada pela Petrobras, estão a data da última atualização dos dados e uma sessão de comentários da empresa, que informa se ocorreu ou não um novo ajuste nos combustíveis. No Twitter, o diretor-geral da Agência Nacional de Petróleos (ANP), Décio Oddone, elogiou a modificação. “Excelente notícia. É a transparência chegando aos preços dos derivados no Brasil depois de décadas. É ótimo para a Petrobras e para a sociedade, pois inibe a prática de preços muito diferentes dos internacionais, como tivemos nos últimos anos”, afirmou ele.  A ANP já vinha trabalhando em outras medidas para dar maior transparência ao setor. Em novembro de 2018, passou a divulgar a média semanal dos preços de paridade de importação (PPI), que é o custo do produto importado trazido ao país, para a gasolina, o diesel, o querosene de aviação (QAV) e o GLP. Os preços são referentes à semana anterior e a divulgação ocorre sempre nas segundas-feiras, no site do órgão.

Barra da Estiva: Homicida que matou ex-namorada e amigo foi preso ao cair em buraco Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O homem que matou a ex-namorada e um amigo na cidade de Barra da Estiva foi preso pela polícia no último sábado (20). Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o delegado responsável pelo caso, Joildo Souza, informou que, assim que tomou conhecimento do crime, a polícia deu início às buscas. Segundo ele, com o apoio da Polícia Militar da cidade de Ituaçu, o indivíduo foi localizado escondido na casa de um curandeiro. “Ao tentar fugir durante a perseguição, ele caiu em um buraco e foi pego pela polícia militar”, relatou. O acusado foi conduzido para a Delegacia Territorial de Brumado, onde foi lavrado o flagrante. O curandeiro também foi indiciado por porte ilegal de arma de fogo e por favorecimento pessoal por ter dado cobertura ao homicida. O delegado afirmou que o crime foi premeditado, visto que o indivíduo desconfiava de uma traição. A intenção do mesmo, conforme afirmou, era se matar, porém, no momento do ocorrido, faltou munição para execução do seu intento.

Brumado: Uneb promoverá Jornada de Estudos em Sociolinguística no dia 10 de junho

Em Brumado, a Universidade do Estado da Bahia (Uneb) realizará no dia 10 de junho de 2019 a Jornada de Estudos em Sociolinguística: Homenagem a Dante Lucchesi. O evento é uma idealização do Grupo de Pesquisa Variação Linguística no Português Rural do Estado da Bahia, coordenado pela Professora Drª. Vivian Meira. O objetivo é consolidar um espaço de discussão sobre os rumos atuais da sociolinguística brasileira, apontando pesquisas que tiveram grande repercussão e dinamizaram avanços nesse campo teórico. A jornada promoverá uma homenagem ao Professor Dr. Dante Lucchesi por suas imensas contribuições à sociolinguística brasileira. Os interessados poderão participar mediante apresentação de poster e como ouvintes - as inscrições se encontram abertas até o dia 09 de maio. Os trabalhos deverão ser submetidos na forma de resumo expandido para apreciação da comissão científica - os resultados serão divulgados no dia 28 de maio de 2019.

Homem tenta salvar esposa que levava choque em liquidificador e morre no sudoeste baiano

Um homem de 40 anos morreu eletrocutado ao tentar salvar a esposa que havia levado choque em um liquidificador, na cidade de Itambé, sudoeste da Bahia, na segunda-feira (22). Segundo a polícia, João Garcia dos Santos Filho, de 40 anos, estava junto com a esposa, quando ela tomou um choque ao utilizar um liquidificador industrial dentro de casa, na Rua Q, no bairro Durvalino Andrade. A polícia informou que, ao ver a mulher tomando o choque, João foi até ela e a puxou, mas morreu após tocar no eletrodoméstico e ser eletrocutado. De acordo com o G1, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi até o local. A esposa de João, que não teve a identidade revelada, foi atendida e encaminhada para o Hospital Regional São Sebastião. Não há informações sobre o estado de saúde dela. O corpo do João foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) de Itapetinga, na mesma região. De acordo com a polícia, o enterro dele será na tarde desta terça-feira (23). A Polícia Civil da cidade investiga o caso.

A4 Veículos recruta vendedor com experiência em Brumado

A A4 Veículos está contratando vendedor com experiência em Brumado. Os interessados devem entrar em contato com a concessionária através do telefone (77) 3441-4555. A loja fica localizada na Avenida Centenário, 1400, no Bairro Novo Brumado, sendo referência no ramo na cidade e região.

Jovem é preso com drogas no Bairro Dr. Juracy em Brumado Foto: Divulgação/PM

Em rondas pelo Bairro Dr. Juracy, na Rua Herotilde Vasconcelos, o grupo de motopatrulhamento avistou um indivíduo em atitude suspeita. Durante a abordagem, foram encontradas duas porções contendo substâncias análogas à maconha, tendo o jovem confessado que havia mais entorpecentes na residência onde vive juntamente com seu tio e avó. Ao chegar na casa, o tio do autor autorizou a entrada dos policiais. No local, foram localizadas mais quatro trouxinhas da substância. O tio e a avó ressaltaram que sofrem ameaças constantes por parte do jovem, que foi encaminhado e apresentado na sede da Delegacia Territorial para providências legais.

Ginecologista e Obstetra Rosamaria Caracas, destaca cuidados importantes para saúde da mulher

A especialista destaca que as mulheres têm se preocupado cada vez mais em manterem uma vida saudável, portanto para que esse objetivo seja atingido é imprescindível a prevenção, ou seja, manter uma rotina de cuidados e visitas aos especialistas, garantindo desta forma a detecção de qualquer problema logo em seu estágio inicial.  Uma grande preocupação tem sido a ocorrência de câncer de colo de útero e também a garantia do pré-natal para evitar intercorrência na gravidez, no parto ou no nascimento da criança. Com relação ao câncer de colo de útero a especialista salienta que a mulher deve tomar cuidados para evitar contrair doenças sexualmente transmissíveis, sendo ideal o uso de preservativo e a realização do exame de Papanicolau anualmente. Rosamaria orienta que é fundamental que as mulheres que desejam engravidar realizem os exames necessários para a garantia da sua saúde e do bebê. A prevenção é a melhor forma de cuidar da sua saúde! Para maiores informações, ligue: (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 / (77) 99180-9496 / (77) 3441-4500 / (77) 99989-6868.

Tiro de Guerra celebra Semana do Exército Brasileiro em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na última quinta-feira (19), foi celebrado o Dia do Exército e o Tiro de Guerra de Brumado comemorou a data com uma semana de atividades dedicadas ao tema. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o Subtenente Edmundo disse que para celebrar o dia especial os atiradores participaram da cerimônia de inauguração da Praça Dr. Nelson Lula. “Durante a semana que antecede o Dia do Exército, nós procuramos fazer atividades internas desportistas e também atividades de cunho social, uma dessas foi abrilhantada com a presença dos nossos soldados do Tiro de Guerra na inauguração da praça”, afirmou. Como parte da programação da semana, o Subtenente contou que os atiradores também estiveram nas escolas distribuindo cartilhas explicando o papel do Exército para os alunos. “No interior dessas revistas, temos palavras cruzadas, caça-palavras e um pouco de histórias para a criança se divertir um pouco”, completou.

Brumado: Campeão Baiano de Ciclismo é atropelado por moto sem farol no acostamento da BA-262 Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O atual Campeão Baiano de Ciclismo, Marivaldo Leite de Andrade, popular Muringa, foi atropelado por uma moto sem farol na última semana, na cidade de Brumado. O atleta treinava no acostamento da BA-262, durante à noite, quando o acidente aconteceu. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Muringa contou que fazia um treino regenerativo, após mais uma etapa do campeonato, no Km 20, entre as cidades de Brumado e Aracatu. “Fui surpreendido por uma moto cega. Realmente, não vi de onde ela veio. Só recebi a pancada nas costas. No momento que caí, o rapaz voltou até mim e perguntou se eu estava bem. Eu disse que estava muito machucado e que não era pra ele se retirar”, afirmou. Apesar disso, o motociclista chegou a sair do local para esconder o veículo e depois retornou para prestar assistência ao atleta. Em seguida, o Samu 192 foi acionado, conduzindo ambos para o Hospital Municipal. Muringa informou que já está tomando as providências para investigação do acidente, visto que o motociclista, além de estar sem farol, trafegava pelo acostamento. O atleta ficou com várias escoriações, porém sem gravidade. “Se ele tivesse me pegado em cheio, poderia ter sido fatal. Agradeço a Deus porque ele poupou a minha vida”, relatou. O ciclista também fez um apelo para que os motoristas trafeguem com cautela e respeitem os atletas, que costumam usar a pista para treinos.

Mulher é presa com ovo de páscoa recheado com maconha Foto: Divulgação/PM

Uma mulher foi presa com um ovo de páscoa recheado com 30 porções de maconha em Londrina, no norte do Paraná, nesta segunda-feira (22). A prisão ocorreu na Rua Brasílio Machado, na Vila Marízia. Segundo a Polícia Militar (PM), a mulher, que tem 25 anos, estava andando na rua e quando viu o carro da polícia deixou cair o pacote que segurava nas mãos no chão. De acordo com o G1, a polícia ainda realizou buscas na região e encontrou mais porções da droga, o que totalizou 55 porções. A suspeita foi levada à Central de Flagrantes.

Brumado: Prefeito inaugura praça e anuncia retorno do programa institucional de rádio Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na última quinta-feira (18), o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) inaugurou a Praça Dr. Nelson Lula, que passou por uma revitalização. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, ele comemorou a inauguração, que era uma antiga reivindicação da comunidade, principalmente dos moradores do entorno. O gestor disse que ficou feliz e emocionado ao ver a alegria das pessoas com a obra. “Isso é uma realização para qualquer gestor, inclusive pra mim, que valorizo muito mais uma sala de aula, com toda a veracidade que falo”, declarou.

Brumado: Prefeito inaugura praça e anuncia retorno do programa institucional de rádio Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Apesar da inauguração de uma praça ser mais visível, o prefeito fez questão de lembrar do importante trabalho que está sendo feito pela Administração Municipal na saúde, educação e na infraestrutura. “Vamos licitar agora R$ 20 milhões de obras. Já estamos com um pacote de R$ 7 milhões em calçamento com paralelepípedos, tem mais R$ 7 milhões em asfalto, R$ 2 milhões em pontes e R$ 4 milhões em canais. Brumado vai ficar praticamente toda pavimentada”, afirmou. Na oportunidade, Vasconcelos ainda anunciou o retorno do seu programa institucional de rádio, que havia saído do ar por um período. Segundo Vasconcelos, o programa voltará a fim de esclarecer à população sobre os assuntos pertinentes à Administração.

Parto de bebê é traduzido em libras para mãe e pai surdos Foto: Arquivo Pessoal

Uma paciente com deficiência auditiva foi acompanhada de uma intérprete durante o parto do filho em Francisco Beltrão, no sudoeste do Paraná. Foi a primeira vez que um parto foi traduzido em gestos na cidade, segundo os médicos. Além de Vanessa Dias da Silva, o marido, Ozéias Oliver, também é surdo. Eles disseram ter se assustado quando descobriram que teriam um filho. Porém, o filho do casal, Márcio, nasceu com 3,05 kg e não é portador da deficiência. Muitas dúvidas cercaram o casal durante a gestação. Quando iam ao médico, não entendiam no que o profissional falava. Assim como o médico também não entendia o casal. A mãe de Vanessa ia nas consultas, mas ela não conseguia passar as informações para os pais, já que ela não fala a língua de sinais. Vanessa não sabia nem se o parto seria natural ou cesárea, nem outros detalhes importantes. Foram nove meses de preocupação, até que um dia antes do parto, ela pediu ajuda da Maria Daniela Mendes, que é intérprete da língua de sinais. “No momento em que o bebezinho nasceu, o médico falou como fala para todas as mães: 'nasceu em tal horário', e eu pude passar essa informação para ela. Além da Vanessa não ouvir, tinha aquele pano que a isolava, então ela também não conseguia ver. Com essa simples informação, escorria lágrimas. Foi uma realização”, relatou a intérprete.

Barra da Estiva: Suspeito de matar ex grávida e atual companheiro é preso Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Um homem suspeito de matar a ex-companheira, que estava grávida, o namorado dela e atirar na ex-sogra foi preso após cair em um buraco quando tentava fugir da polícia, na madrugada de sábado (20), na cidade de Tanhaçu, no sudoeste da Bahia. Conforme informações da Polícia Civil, Edvan Santos da Silva, de 22 anos, revelou, em depoimento, que planejou matar os três baleados após se sentir traído. De acordo com a polícia, Itamara Santos Caires, de 18 anos, a mãe da vítima, que não teve a identidade revelada, e Iranildo Ribeiro Santos, de 19 anos, foram atacados na manhã de sexta-feira (18), no Povoado da Cachoeirinha, na zona rural de Barra da Estiva. Segundo a polícia, a vítima tinha terminado o relacionamento com o suspeito cerca de dois meses antes do crime. O suspeito revelou que a sogra virou um alvo, porque escondeu a “traição” feita pela jovem. Itamara Caires morreu na hora. O namorado dela chegou a ser socorrido, mas não resistiu aos ferimentos e morreu a caminho do hospital, informou a polícia. Após o ataque, a mãe da mulher grávida também foi socorrida para um hospital da região e já foi liberada. Não há informações sobre em qual período de gestação a vítima estava. A polícia informou que Edvan Santos foi levado para a delegacia de Brumado, onde está à disposição da Justiça. O caso está sob investigação da Delegacia de Barra da Estiva.

Governo aceita alterar 4 pontos da reforma da Previdência na CCJ Foto: Fabio Rodrigues/Agência Brasil

Depois das pressões e negociações com partidos do Centrão, a equipe do presidente Jair Bolsonaro aceita retirar da reforma da Previdência Social quatro pontos da proposta de emenda constitucional (PEC) que está em tramitação na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara. A intenção do governo com a demonstração de boa vontade para mexer no texto é tentar aprovar a PEC já nesta terça-feira (23). Na avaliação de assessores do ministro Paulo Guedes (Economia), os trechos oferecidos para a tesoura do Centrão não afetam a potência fiscal da reforma e, por isso, poderiam ser negociados ainda nesta primeira fase de tramitação. Na estratégia inicial, o governo só considerava a possibilidade de ceder na segunda etapa de tramitação do texto na Câmara, durante os trabalhos da comissão especial, que analisará o mérito da medida.

Homem é preso portando arma de fogo na zona rural de Lagoa Real Foto: Divulgação/PM

Na madrugada da última segunda-feira (22), durante patrulha na Festa do Judas, no povoado de Salinas, em Lagoa Real, a 82 km de Brumado, a Polícia Militar, com o apoio da Guarda Municipal, avistou Paulo Castro Fernandes Júnior em atitude suspeita. O suspeito fugiu ao perceber a presença da guarnição, porém os policiais conseguiram interceptá-lo portando um revólver de calibre 38 com munições intactas. O elemento, bem como todos os objetos apreendidos, foram apresentados na delegacia territorial de Caetité, onde foi lavrado o flagrante.

Médico cubano faz vaquinha para conseguir pegar diploma e ficar no Brasil Foto: Arquivo Pessoal

Médico há 20 anos, o cubano Ariel Sanchez, 45 anos, um dos primeiros especialistas a integrar o programa Mais Médicos, está em uma campanha para levantar o dinheiro necessário para viajar para Brasília e pegar o diploma para atuar como médico no Brasil. Desde novembro de 2018, com o rompimento entre Brasil e Cuba que fez com que os médicos cubanos deixassem seus postos de trabalho e retornassem para o país natal, Ariel está sem emprego e se empenhando para conseguir passar no Revalida, prova que regulariza o diploma de profissionais formados em Medicina em universidades estrangeiras. Ariel foi um dos 600 aprovados na prova do Revalida entre oito mil candidatos, mas não tem o dinheiro para ir até a capital federal para receber o registro. "Não tenho dinheiro e preciso viajar até o fim do mês a Brasília para pegar o meu diploma. A passagem custa até R$ 1.300", disse o cubano ao portal Uol.

Prefeito de Brumado assina Acordo de Cooperação Técnica com o INSS Foto: Divulgação

Na última semana, o prefeito da cidade de Brumado, Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), firmou com o INSS um Acordo de Cooperação Técnica (ACT). Na oportunidade, o gerente-executivo do INSS, João Aílton Bezerra Alves, e o gestor celebraram a assinatura do acordo, o segundo na região sudoeste do Estado. A parceria visa habilitar a prefeitura na realização de protocolos e pedidos de benefícios dos servidores públicos municipais, bem como ter acesso a serviços diversos, como extratos, consultas, revisões e recursos administrativos. A população também será contemplada, uma vez que os benefícios assistenciais poderão ser requeridos junto à prefeitura, excluindo, dessa forma, a necessidade de deslocamento do cidadão até uma Agência da Previdência Social. O acordo permite também que a prefeitura receba o requerimento de benefício, digitalize, autentique os documentos do segurado e envie para análise dos especialistas do INSS. Para o prefeito, o acordo é uma grande conquista para os servidores e suas famílias.

Ministério da Saúde libera R$ 1,3 bilhão para tratamento de hemofilia no Brasil Foto: Divulgação

O Ministério da Saúde destinará R$ 1,3 bilhão para compra de medicamentos para tratamento de doenças hemorrágicas hereditárias, entre elas, as hemofilias A e B, no Sistema Único de Saúde (SUS) para o ano de 2019. No Brasil, 26,7 mil pacientes foram cadastrados em 2018 no Hemovida Web Coagulopatias, sistema que reúne informações de todos os centros de tratamentos no país. Desse total, 39,52% tem diagnóstico de hemofilia A e 7,84% de hemofilia B. O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, afirmou que a rede de atendimento será ampliada no país. A pasta já adquiriu 720 milhões de unidade internacional do insumo. A hemofilia é uma doença genético-hereditária que atinge em sua maioria pessoas do sexo masculino. Caracteriza-se pela deficiência de fatores de coagulação VIII (hemofilia A) e IX (hemofilia B) no sangue dos indivíduos. Os efeitos clínicos da doença incluem episódios hemorrágicos, que podem evoluir para complicações diversas, como o comprometimento de articulações e membros. O tratamento da hemofilia é feito por meio da reposição do fator de coagulação deficiente (fator VIII ou fator IX) e evoluiu muito nos últimos 40 anos, desde os procedimentos de transfusão de sangue, na década de 1940, até a utilização dos concentrados de fator de coagulação purificados do plasma humano e, mais recentemente, dos medicamentos pró-coagulantes recombinantes. Os concentrados dos fatores são distribuídos pelo Ministério da Saúde aos centros de tratamento de hemofilias estaduais. O SUS oferece uma linha de cuidados para tratar a hemofilia e prevenir complicações. Uma rede de 32 hemocentros em todas as regiões do país conta com o sistema Hemovida, que dispõe de uma base nacional para o cadastro de pacientes, inserção de dados clínicos, informações sobre o tratamento, registro de infusões de medicamentos, além do controle de estoque de medicamentos. O sistema também permite os centros controlarem o estoque de medicamentos. Os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Paraná, concentram o maior número de pacientes.

Presidente do Crea-BA visita Brumado e mais dois municípios do sudoeste baiano Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia, engenheiro civil Luís Edmundo Campos, fará uma visita aos municípios de Brumado, Conquista e Guanambi no período de 23 a 26 de abril. Na ocasião, assinará Termos de Cooperação Técnica com os prefeitos dos municípios, concederá entrevista aos veículos de comunicação locais, fará reunião com inspetores e colaboradores do Conselho, visitará obras e universidades e realizará bate-papo com os profissionais e estudantes sobre temas e projetos da Engenharia, Agronomia e Geociências. As visitas ao interior do Estado fazem parte do programa de interiorização das ações do Crea. Segundo o presidente, trocar informações com os profissionais do interior tem sido muito importante para sua gestão. “Pretendo visitar todas as cidades com inspetoria e conhecer de perto a realidade de cada local. Estamos comprometidos em fazer a melhor gestão para os profissionais do interior”, coloca.

Brumado: Pedal na Roça traz o apelo da comunidade do Jacaré quanto à despoluição do Rio do Antônio Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Nesta semana, o Pedal na Roça foi até a Fazenda Retiro, na comunidade do Jacaré, ouvir o apelo dos moradores quanto à despoluição do Rio do Antônio. No local, a nossa reportagem conversou com Márcio de Amorim, que estava à beira do rio pescando com o filho Paulo César, de 8 anos. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, ele disse que gosta bastante da vida na roça, onde pode pescar sempre que quer, além de viver com tranquilidade. Na sua propriedade, ele planta feijão, abóbora, milho, melancia e andu para consumo próprio. O produtor rural ainda destacou que as famílias da comunidade dependem do rio para molhar a plantação, além das atividades do dia a dia. No entanto, na região do Retiro, embora possua o aspecto de limpa, a água está contaminada. “Aparentemente, ela está boa, mas está contaminada. É só mesmo para plantação e para pescar. Infelizmente, é bonita, mas sem muito proveito”, disse o morador, fazendo um apelo para revitalização do rio, que, segundo ele, está morto por conta da poluição.

Arquivo