Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
04/2020
fechar

Secretaria de saúde informa que Brumado tem 514 casos suspeitos notificados de coronavírus

A secretaria de saúde de Brumado confirmou no final da tarde desta segunda-feira (20), que o município chegou a 514 casos suspeitos notificados de Covid-19, o novo coronavírus. Dos oito casos confirmados, todos os pacientes já foram curados do vírus. Os casos descartados são 55 e apenas um paciente aguarda o resultado do Laboratório Central (Lacen). Nenhum paciente está hospitalizado nas unidades de saúde por conta do Covid-19. A secretaria pede a participação popular para conter o avanço do vírus, adotando medidas de higiene e mantendo o isolamento domiciliar.

Prefeito de Vitória da Conquista mantém comércio fechado e torna uso de máscara obrigatório Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em edição extra do Diário Oficial neste domingo (19), o prefeito de Vitória da Conquista, Hérzem Gusmão (MDB), prorrogou por mais sete dias a suspensão do comércio, varejo e atacado, da cidade, e de locais de prestação de serviço. Além disso, o funcionamento de shopping centers também foi suspenso por mais uma semana, ficando permitido somente o funcionamento de mercados e farmácias localizados no interior desses estabelecimentos. O prefeito também determinou que a partir do próximo dia 23 toda a população use máscara para sair às ruas, entrar em agências bancárias e usar o transporte municipal. Segundo o decreto, “os estabelecimentos deverão proibir a entrada de consumidores ou de usuários do serviço essencial que não estejam utilizando máscara, sendo o estabelecimento responsável por esse controle”. “Os fiscais do município deverão advertir a todos os cidadãos que estiverem na rua sem a máscara da eficácia dessa medida para reduzir os índices de disseminação da doença, bem como dos riscos a saúde própria e de toda coletividade derivada da não utilização desse equipamento de proteção individual”, completa.

Morre primeiro profissional da saúde em decorrência da Covid-19 na Bahia Foto: Reprodução/Redes Sociais

O médico Gilmar Calazans, de 55 anos, é o primeiro profissional de saúde a morrer em decorrência da Covid-19 na Bahia. Ele residia em Ilhéus e faleceu na manhã desta segunda-feira (20). Ele foi o 46º paciente a morrer pela Covid-19 no estado. Calazans, que trabalhava na parte de internamento do Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC), testou positivo para o novo coronavírus na última quinta-feira (16), quando iniciou o processo de quarentena. Como tinha um histórico de hipertensão desregulada, ele apresentou um agravamento no quadro de saúde e procurou ajuda na unidade onde trabalhava, mas sequer deu tempo de ser regulado. Em nota, a direção do HRCC, lamentou o falecimento do médico Gilmar Calazans Lima de 55 anos. Segundo a unidade, ele também tinha como fatores de risco obesidade e diabetes. “Neste momento de dor e consternação, deixamos os nossos mais sinceros pêsames aos familiares e amigos”, finaliza a nota do HRCC.

Cipe Sudoeste prende homem que trazia armas de Brasília para comercializar em Iuiu Foto: Divulgação/Cipe Sudoeste

Na noite da última sexta-feira (18), uma guarnição da Cipe Sudoeste, em rondas ostensivas na cidade de Iuiú, a 237 km de Brumado, foi informada de que um indivíduo recém chegado de Brasília trazia armas para comercializar na região. No local, os policiais abordaram o indivíduo e, após franqueada a entrada em sua residência para busca domiciliar, foi encontrado um revólver de Airsoft municiado com seis cartuchos intactos e reais de calibre 38 que o acusado usava como sendo arma de fogo. Diante dos fatos, foi conduzido e apresentado no plantão central da Delegacia Territorial de Guanambi, onde foi autuado em flagrante por posse irregular de arma ou munições de uso permitido.

CDL de Brumado realiza pesquisa entre comerciantes para criar estratégias para ajudar o comércio

A Câmara de Dirigente Lojistas (CDL) de Brumado está realizando uma pesquisa com os comerciantes associados para elaboração de um panorama diante da crise provocada pela pandemia em todo mundo. Segundo o órgão, as informações vão ajudar na criação de novas estratégias para auxiliar o comércio. O questionário poderá ser respondido pela internet, clique aqui. As informações individuais são confidenciais.  

Fachada de casa histórica despenca parcialmente no Centro Histórico de  Rio de Contas Foto: Letícia Barbosa

Após as chuvas constantes que vêm caindo no município de Rio de Contas, a 78 km de Brumado, a fachada de uma casa histórica despencou parcialmente no centro histórico. O prédio já foi vistoriado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e a área isolada pela Prefeitura Municipal, que fará uma vistoria técnica nesta segunda-feira (20).

Fachada de casa histórica despenca parcialmente no Centro Histórico de  Rio de Contas Foto: Ney Braz

Também será feita uma escora no telhado para impedir novos desabamentos. A casa foi sede da prefeitura até a década de 50, na gestão do prefeito Antônio Irineu Trindade. Posteriormente, sede do Sindicado dos Trabalhadores Rurais de Rio de Contas, bem como hospedagem de juízes e diretores do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs) na época da construção da barragem.

Covid-19: Vereadores de Aracatu apresentam projeto de lei para isenção de IPTU e taxa de iluminação pública Foto: Kauê Souza/Achei Sudoeste

Na cidade de Aracatu, a 36 km de Brumado, os vereadores Wilber Pinto Aguiar (PSD), Klézio Harly Teixeira Correia (PCdoB), Eduarda Matias Silveira (PSB), José Carlos da Silva Santos (MDB), Jaime Barbosa da Silva (PSD), Florisdete Barbosa dos Santos (PR) e Bismarc Machado Lima (PTB), entraram com um projeto de lei para que o prefeito Sérgio Silveira Maia (PSD), determine a isenção da cobrança do Imposto Territorial Urbano (IPTU) e da contribuição para o Custeio dos Serviços de Iluminação Pública (COSIP). A medida, de acordo com os parlamentares aracatuenses, é em razão da situação de isolamento e fechamento do comércio, paralisação de trabalho autônomo, e suspensão de diversas atividades profissionais, inclusive suspensão de contratos de professores e demais ramos da educação no município em decorrência da pandemia do Covid-19, o novo coronavírus. “Buscamos sobretudo atender a população mais necessitada e de baixa renda, para que com a medida, tenha um impacto positivo em suas economias, minimizando os efeitos de comprometimento da sua renda familiar em época tão difícil”, disseram os parlamentares. A proposta já foi aprovada, por unanimidade, e já foi enviada para a sanção ou veto do poder executivo.

Brumado: Secretário de saúde esclarece finalidade do centro de atendimento da Covid-19 Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O Centro de Referência para tratamento exclusivo de pacientes diagnosticados com o novo coronavírus foi inaugurada na cidade de Brumado, na última sexta-feira (17) (veja aqui). O equipamento regional atenderá cerca de 440 mil pessoas em toda microrregião, composta por Brumado e mais 20 municípios. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o secretário municipal de saúde, Cláudio Soares Feres, ressaltou que a unidade é fruto de um trabalho contínuo e de muito esforço da atual gestão, iniciado no ano de 2005. “Desde o início da pandemia, criamos um comitê para discutir e montar o nosso plano de contingenciamento. Dentro dele, criamos uma central de informação, que trabalha todos os dias das 8h às 20h, ampliamos o número de leitos do hospital e hoje entregamos esse centro. O objetivo da unidade é atender exclusivamente pacientes com qualquer síndrome gripal suspeita ou pacientes diagnosticados com coronavírus que necessitem de atendimento hospitalar”, explicou. 

Brumado: Secretário de saúde esclarece finalidade do centro de atendimento da Covid-19 Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Feres ainda reforçou que as pessoas com sintomas suspeitos devem, obrigatoriamente, ligar para a Central de Informação para que a equipe possa dar todas as orientações necessárias e o devido encaminhamento do caso - é importante não se dirigir às unidades básicas, nem tampouco ao hospital. “Em caso de necessidade de tratamento intensivo, esse paciente será encaminhado para Vitória da Conquista, onde foram montados 20 leitos de UTI específicos para o coronavírus. O município de Brumado tem UTI, mas essa unidade tem apenas 01 leito de isolamento. Existe o risco de contaminação diante do cruzamento de pacientes. Todo país está trabalhando com hospitais de campanha e leitos de UTI específicos para facilitar o atendimento”, esclareceu.

Simões Filho: Jovem de 18 anos é preso após polícia encontrar cerca de 6 kg de cocaína Foto: Divulgação/SSP-BA

Um jovem de 18 anos foi preso e cerca de 6 kg de cocaína apreendidos no sábado (18), na cidade de Simões Filho, região metropolitana de Salvador. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), o jovem é suspeito de tráfico de drogas. A cocaína foi encontrada por militares do Peto da 22ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM/Simões Filho). A polícia chegou ao suspeito após uma denúncia anônima. Ele estava no bairro Pitanguinha Nova, também conhecido como Areal. Durante a ação policial o jovem correu, mas acabou cercado e preso. Com ele os PMs apreenderam cinco tabletes de cocaína, 213 porções prontas da mesma droga, 12 papelotes com maconha e oito mil pinos vazios que seriam utilizados para comercializar cocaína.

Após manifestações, Embasa diz que investiu R$ 500 mil na Barragem de Aracatu Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Com relação às manifestações de populares a respeito da Barragem de Aracatu, a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) esclarece que o reservatório passou por recentes intervenções de melhoria estrutural e física que contemplaram a recuperação do vertedouro, o isolamento da área da barragem e o plantio de vegetação apropriada para a proteção do manancial. Para isso, foram realizados investimentos de cerca de R$ 500 mil. “O aparecimento de plantas aquáticas próximo ao vertedouro após a recuperação do volume máximo da barragem não interfere na qualidade da água captada para tratamento e distribuição por meio do sistema de abastecimento da cidade. É importante ressaltar que o ponto de captação está localizado muito acima do local onde as plantas se acumularam”, destacou. Por fim, a Embasa informa que é terminantemente proibido o acesso de pessoas não autorizadas às instalações da barragem, especialmente na área do vertedouro, pois há risco elevado de acidentes.

Após ameaçar moradores com facão, homem é linchado em rua de Vitória da Conquista Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Um homem foi linchado no bairro de Vila América, em Vitória da Conquista, no último sábado (18), depois de ameaçar moradores da região com um facão. As informações são da Polícia Militar. De acordo com a PM, uma guarnição foi acionada para conter um homem que ameaçava moradores do local com um facão. Ao chegar lá, a equipe de policiais encontrou o homem ferido, com sinais de linchamento, e acionou o Samu 192. Ele foi levado ao Hospital São Vicente. Segundo o G1, a guarnição da PM ainda fez buscas por testemunhas ou suspeitos, mas não teve sucesso.

Vice-governador da Bahia anuncia apoio a pré-candidatura de Eliene Rocha a prefeitura de Guajeru Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O vice-governador da Bahia e Secretário de Desenvolvimento Econômico, João Leão (PP), anunciou apoio a presidente da Câmara de Vereadores, Eliene Rocha Rodrigues Viana (PP), para a prefeitura de Guajeru, nas eleições 2020. Rocha recebeu o apoio durante encontro com Leão na capital do estado, no último mês de março. Eliene já é vereadora de três mandatos e está presidindo o legislativo guajeruense pela terceira vez. Viana está liderando a oposição no município e tem como pré-candidato a vice-prefeito José Maria Alves Dias (DEM), ex-candidato a prefeito nas eleições 2016. A presidente da Câmara fazia parte da base de sustentação ao Governo Municipal e abandonou o grupo para compor com a bancada de oposição.

Advogado brumadense escreve poema em homenagem a Moraes Moreira Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O brumadense e advogado criminalista Maurício Vasconcelos sofreu muito com o falecimento do cantor e compositor Morais Moreira. Além de ser seu fã, é também muito próximo da família Pires (o nome completo de Morais Moreira é Antônio Carlos Morais Pires). O cantor tem dois irmãos advogados, um deles com atuação em Brumado, José Walter Pires. Ao saber da triste notícia, Vasconcelos escreveu um poema homenageando o artista, intitulado de “Depende”.

DEPENDE

Dedicado à memória de Morais Moreira.

Como se pode amar palavras que se juntam uma às outras e viram letras musicais?

Como amar sons vindos de um aço fino esticado em seis diferentes milimetragens sobre um pedaço de pau?

Tudo depende de quem ajunta palavras que viram letras, que combinam sons do aço sobre o pau e, enfim, melodias.

É com essa sutileza e talentos de uns que ouvimos o resultado: música no café, almoço e jantar.

Nem todos, porém, fizeram tão bem a combinação das letras e melodias em um só substantivo: ALEGRIA.

CONTINUE LENDO
Brumado: Motociclista se acidenta no contorno da Mourão Guimarães e populares cobram sinalização no trecho Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na noite desta sexta-feira (17), um acidente foi registrado no contorno da Avenida Dr. Antônio Mourão Guimarães, em frente ao Mercado Municipal, em Brumado. Segundo informações obtidas pelo site Achei Sudoeste, a falta de iluminação e sinalização no trecho teria sido a causa do acidente com um motociclista. Testemunha do ocorrido, o mototaxista Ivan Gomes cobrou uma sinalização mais adequada no local. Segundo ele, o motociclista não percebeu o contorno, que não está bem sinalizado, e freou de vez. “Faz o serviço e termina. Pra que começa e não termina obras? Já teve vários acidentes nesse lugar. Só vai tomar providência depois que alguém perder a vida? Tem que ter mais respeito com a população”, questionou. O mototaxista ainda reclamou que para quem vem de fora o risco é ainda maior, pois não conhece o trecho.

Conect Sol é a solução para economia nas suas contas de energia

A empresa de engenharia e consultoria Conect Sol trabalha com projetos, estrutural e elétrico, para instalação de energia solar. A mudança garante uma grande economia no valor das contas de energia. Entre agora mesmo em contato com os representantes da empresa para saber mais sobre os benefícios da energia solar e encomendar um orçamento. Os telefones são: (77) 99907-9149 (suporte técnico) ou (71) 99402-1024 (comercial).

PRE, SMTT e Vigilância Sanitária reforçam barreiras sanitárias nas vias de acesso à sede de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Polícia Rodoviária Estadual (PRE), a Vigilância Sanitária e a Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) estiveram, na sexta-feira (17), na entrada da BA-262, em Brumado, realizando uma barreira sanitária a fim de combater a Covid-19 no município. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o coordenador de educação da SMTT, Jansen Ricardo, disse que as forças de segurança pública da cidade estão unidas para orientar e fiscalizar os veículos de transporte de passageiros que vêm de outros municípios. “Sabemos que, por determinação estadual, o transporte de passageiros entre cidades que tenham casos registrados da doença está terminantemente proibido. Estamos orientando de forma a conduzir esse processo de pandemia em todo país”, destacou. 

PRE, SMTT e Vigilância Sanitária reforçam barreiras sanitárias nas vias de acesso à sede de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Devido à quantidade de acessos ao município, que conta com uma BR e duas BAs, o coordenador ressaltou que o fluxo de veículos é grande na sede e daí a importância do trabalho de fiscalização e orientação. “Fizemos desde o início da manhã essa barreira próxima ao terminal rodoviário procurando orientar. Observamos a passagem de diversos veículos, duas rodas e de transporte coletivo de passageiros, muitos dos quais foram abordados. Temos parado e orientado. Não pode haver excessos. Os veículos que vêm de outros municípios de forma irregular, além do registro, retornam, por orientação da Vigilância Sanitária”, reiterou. Durante todo o restante do mês, a barreira sanitária será realizada nas vias de acesso a Brumado.

Laboratório Exame: Especializado em análises clínicas em Brumado

O Laboratório Exame é especializado em análises clínicas em Brumado e região. No município, a unidade terá como bioquímico o experiente e competente Leonardo Borborema Neto. O laboratório oferece um atendimento humanizado e personalizado, proporcionando maior satisfação aos clientes e colaboradores. O laboratório dispõe de equipamentos de alta tecnologia para realização de exames de qualidade, com resultados confiáveis e seguros para um diagnóstico preciso e rápido a serviço da vida da população de Brumado e região. A missão é realizar exames laboratoriais com excelência e qualidade, atender com humanização, sustentabilidade e responsabilidade social, com uma visão de ser reconhecido como um laboratório de referência e manter a credibilidade junto à sociedade. O valor será em total compromisso com a vida; confiabilidade; melhoria contínua; ética e humanização. O laboratório Exame fica localizado na Avenida Cassemiro Pinheiro de Azevedo, 655, centro. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-9286 / (77) 3441-5039 / (77) 99991-5757 (WhatsApp).

Inaugurado centro de atendimento a Covid-19 para atender Brumado e microrregião de saúde Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na última sexta-feira (17), a Unidade de Referência para tratamento exclusivo de pacientes da Covid-19 foi inaugurada em Brumado. O local funcionará no prédio da UPA 24 Horas, que estava há anos desativado por falta de recursos para sua estruturação. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) disse que o Município montou toda estrutura necessária, com leitos, respiradores e profissionais da saúde, para tratamento dos infectados na cidade e em toda microrregião. “Fizemos todas as adequações necessárias no prédio. O médico Danilo Menezes está comandando a equipe de saúde da unidade. Demos esse start up pioneiramente. Certamente, o governador vai ficar feliz de saber que Brumado foi o primeiro a sair na frente no que diz respeito a botar pra funcionar, efetivamente, esse equipamento”, destacou. Segundo o gestor, o centro vai atender cerca de 440 mil pessoas da microrregião, composta por 21 municípios. “O centro é regional, ainda que os recursos que o governo manda não são o que a gente gostaria porque não cobre tudo. O município está assumindo o risco de complementar o recurso. Estamos fazendo a nossa parte. A nossa administração jamais foge a sua responsabilidade”, finalizou. 

Parentes de detentos realizam manifesto cobrando inauguração e funcionamento do presídio de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Parentes de detentos da cidade de Brumado que hoje se encontram em presídios fora do domicílio, realizaram uma manifestação cobrando do Governo do Estado a inauguração da unidade prisional do município. O ato foi realizado no último sábado (18) nas proximidades do presídio de Brumado. O equipamento de segurança está pronto há mais de três anos, porém ainda não foi entregue à comunidade. O secretário de ressocialização do estado da Bahia, Nestor Duarte, já havia garantido a abertura de licitação para administração do presídio, no último mês de março (veja aqui). Em entrevista ao site Achei Sudoeste, uma das manifestantes, que preferiu não se identificar, disse que é um transtorno para a família ter que se deslocar para outras cidades para visitar os parentes detidos. “Independente de qualquer coisa, Brumado tem presídio para acolher todos os filhos da cidade. O que a gente quer é que inaugurem o presídio. Gastou-se muito dinheiro aqui. Pra que construíram o presídio se não vai inaugurar?”, questionou.

Parentes de detentos realizam manifesto cobrando inauguração e funcionamento do presídio de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

No momento, por conta da pandemia do Covid-19, o novo coronavírus, segundo ela, as famílias estão tendo dificuldades para ter notícias dos parentes. “Estamos há mais de trinta dias sem ter notícias. Eles erraram, mas queremos que paguem o erro aqui. Pra facilitar pra todo mundo”, completou. No presídio de Vitória da Conquista, em uma das alas das celas, cerca de 30 brumadenses estão custodiados no local. A unidade prisional de Brumado conta com mais de 500 vagas e custou R$ 21 milhões.

Brumado: Oito pacientes que testaram positivo para o coronavírus já estão curados

A cidade de Brumado tinha  oito casos confirmados de Covid-19, o novo coronavírus. De acordo com a secretaria de saúde, todos os pacientes já estão curados do vírus. A informação foi divulgada  em um boletim extraordinário na noite deste domingo (19). O número de notificações suspeitas da doença continua em 509. Os casos descartados são 55 e apenas um paciente aguarda o resultado do Laboratório Central (Lacen). Nenhum paciente está hospitalizado nas unidades de saúde por conta do Covid-19. A secretaria pede a participação popular para conter o avanço do vírus, adotando medidas de higiene e mantendo o isolamento domiciliar.

Brumado já tem 50 casos descartados de Covid-19

Em novo boletim epidemiológico divulgado na tarde deste domingo (19), a secretaria de saúde de Brumado, confirmou 50 casos descartados de Covid-19, o novo coronavírus. De acordo com o boletim, subiu para 509, o número de notificações suspeitas. A secretaria de saúde está aguardando seis resultados de exames do Laboratório Central (Lacen). Dos oito casos confirmados, sete já foram curados. Nenhum paciente está hospitalizado nas unidades de saúde por conta do Covid-19. A secretaria pede a participação popular para conter o avanço do vírus, adotando medidas de higiene e mantendo o isolamento domiciliar.

Anagé: Motociclista de Tanhaçu morre após bater a cabeça em uma pedra em acidente na BA-142 Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O homem identificado como Cleomar Bispo dos Santos, 54 anos, morreu na tarde do último sábado (18), na BA-142, na cidade de Anagé. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, Cleomar pilotava sua motocicleta pela rodovia, quando perdeu o controle da direção e bateu a cabeça em uma pedra. Testemunhas acionaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), mas ao chegar ao local os socorristas já encontram Bispo sem sinais vitais. A Polícia Rodoviária Estadual (PRE) registrou a ocorrência. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) realizou a perícia e encaminhou o corpo de Santos para o Instituto Médico Legal (IML), na cidade de Vitória da Conquista. A vítima morava na Fazenda Vazante, no município de Tanhaçu.

Cão acha 1,5 tonelada de maconha em caminhão e motorista é preso no oeste da Bahia Foto: Divulgação/SSP-BA

Um caminhoneiro foi preso ao transportar 1,5 tonelada de maconha, na sexta-feira (17), na BR-135, nas proximidades do Povoado de Malhadinha, zona rural do município de Formosa do Rio Preto, no oeste da Bahia. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA), o flagrante ocorreu após alerta da Polícia Rodoviária Federal (PRF), sobre um veículo que havia passado pelo município de Barreiras, em atitude suspeita, e seguiu sentido a divisa com o estado do Piauí. Segundo informações da SPP, equipes da 86ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) conseguiram alcançar o caminhão, nas proximidades do Povoado de Malhadinha, e perceberam o nervosismo do condutor do veículo, mesmo com a carroceria do caminhão aparentando estar vazia.

Cão acha 1,5 tonelada de maconha em caminhão e motorista é preso no oeste da Bahia Foto: Divulgação/SSP-BA

O órgão informou que ao desconfiar do motorista, os policiais chamaram o Grupamento de Operações com Cães (GOC) da Rondesp Oeste e a cadela Kessi. Durante varredura, a pastor alemão indicou algo estranho em um dos lados do veículo e chegou a fazer um furo na estrutura. Nesse local, os militares estaduais e os rodoviários federais encontraram 1,5 tonelada de maconha prensada, dividida em tabletes. Ainda segundo a SSP, o motorista, preso em flagrante, e a droga foram apresentados na Delegacia Territorial de Barreiras. Durante conversa preliminar, o criminoso informou que recebeu R$ 15 mil para transportar a maconha do Paraná até a cidade de Picos, no Piauí.

Secretaria de saúde da Bahia confirma 1º caso de coronavírus em Guanambi Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O município de Guanambi, a 141 km de Brumado, registrou neste sábado (18), o primeiro caso confirmado de Covid-19, o novo coronavírus. A informação foi divulgada no boletim epidemiológico da secretaria de saúde da Bahia (Sesab). De acordo com a secretaria de saúde da cidade, o caso trata-se de uma médica, natural de Guanambi, mas que mora em Salvador. Com base em informações do site Fala Você, de Guanambi, inicialmente, o Achei Sudoeste, havia divulgado a informação de que o caso confirmado seria de um homem de 51 anos, morador do bairro Santo André, que estava trabalhando em São Paulo e chegou na cidade com os sintomas parecidos com o da covid-19. Na reportagem do Fala Você, assinada por Neide Lu, com detalhes do paciente, internado na UTI do Hospital Geral de Guanambi (HGG) e informações do secretário de saúde da cidade, Manoel Paulo, bem como do diretor médico do Hospital Geral de Guanambi (HGG), Juan Castellanos, fez com que a referida pauta fosse supostamente verídica. Após os esclarecimentos com os órgãos de saúde de Guanambi, o site Achei Sudoeste fez a correção da nota às 20h30 para manter o seu padrão de informação com credibilidade em toda a região sudoeste da Bahia.

Brumado: Quatro novos casos suspeitos de coronavírus são descartados

Quatro novos casos suspeitos de Covid-19, o novo coronavírus, em Brumado, foram descarados pelo Laboratório Central (Lacen). A informação foi divulgada na tarde deste sábado (18) pela secretaria municipal de saúde. De acordo com a pasta, o número de notificações suspeitas do vírus subiu para 503. Segundo boletim epidemiológico, seis pacientes ainda aguardam resultados. A cidade segue com oito casos confirmados, mas sete já foram curados. Nenhum paciente está hospitalizado nas unidades de saúde por conta do Covid-19. A secretaria pede a participação popular para conter o avanço do vírus, adotando medidas de higiene e mantendo o isolamento domiciliar.

Arquivo