Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
04/2021
fechar

Brumado: 'A Embasa não trata a gente com respeito', reclama consumidor após 12 dias sem água no São Jorge Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Moradores do Bairro São Jorge, em Brumado, reclamam que estão há dez dias sem água na localidade. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o morador Valdemar da Silva Leite relatou que a comunidade está tendo de comprar água para suprir as suas necessidades. "Tive de buscar água com um colega meu duas vezes nessa semana. Estamos sem água pra nada. Estamos sem condições de cozinhar e de beber", contou. A situação já foi levada ao conhecimento da Embasa, mas a empresa não tomou nenhuma providência. A comunidade também denunciou a má qualidade na prestação do serviço da Embasa. "A situação está feia mesmo. A gente se vira, mas muitos não tem condições. Ainda estamos sem água. A Embasa não trata a gente com respeito", disse. Valdemar informou que paga mensalmente R$ 53 só de taxa de esgoto.

Idosa de 62 anos é morta a pauladas em Tremedal Foto: Karlos Produções

Uma idosa de 62 anos foi morta a pauladas na noite de terça-feira (20) na zona rural de Tremedal, sudoeste da Bahia. De acordo com a Polícia Militar da cidade, o companheiro da vítima foi preso nesta quarta-feira (21), suspeito do crime. As informações são do G1. A vítima foi identificada como Maria Novais de Alcântara. Segundo a PM do município, era por volta das 18h30, quando a guarnição recebeu o telefonema de uma pessoa, não identificada, que disse que o sogro havia ligado para ele informando que havia matado a companheira. A equipe foi até o local onde o suspeito do crime estava e confirmou a morte da vítima. Ainda de acordo com a PM, o local foi isolado e os policiais iniciaram buscas para localizar o suspeito. O homem suspeito do crime foi encaminhado para o Distrito Integrado de Segurança Pública (Disep) de Vitória da Conquista, cidade vizinha à Tremedal.

Brumado: Amarildo Bonfim defende inclusão de grupos no plano prioritário de vacinação Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A indicação apresentada na última segunda-feira (19), pelo vereador Amarildo Bomfim (PSB) solicita que atendentes de mercado, funcionários da limpeza pública e pacientes dialíticos crônicos sejam incluídos nos grupos prioritários de vacinação foi aprovada na última sessão legislativa. Em sua justificativa, o parlamentar destacou que os atendentes de mercado e funcionários da limpeza pública prestam serviços essenciais e estão na linha de frente nos seus postos de trabalho. Segundo Bonfim, mesmo com todas as medidas restritivas adotadas visando o combate à Covid-19, eles não tiveram as suas atividades interrompidas. Além destes, o vereador também defendeu que os pacientes dialíticos crônicos precisam realizar procedimentos contínuos, como a hemodiálise e a diálise peritoneal para sua sobrevivência, apresentando saúde frágil e fatores de risco associados.

Brumado: Ibar Nordeste oferece vagas de emprego

Em Brumado, a empresa Ibar Nordeste está disponibilizando vagas de emprego para Auxiliar Administrativo – PCD, Auxiliar de Produção, Eletricista de Manutenção, Faxineiro – PCD, Ferramenteiro – PCD, e Meio Oficial Eletricista. Os interessados devem enviar currículo para o e-mail: [email protected].

MP recomenda criação de Plano de Atendimento Socioeducativo em cinco cidades do sudoeste baiano Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O Ministério Público Estadual (MPE), por meio da promotora de Justiça Fernanda Lima Cunha, recomendou aos municípios de Guajeru, Rio do Antônio, Caculé, Botuporã e Tanque Novo a criação e operacionalização do Plano Municipal de Atendimento Socioeducativo. Os Municípios deverão elaborar o diagnóstico local previamente, por meio da coleta de dados que retratem a situação dos adolescentes autores de ato infracional e suas famílias e como vem ocorrendo a execução das medidas socioeducativas em meio aberto e seus resultados. Para isso, deverão fazer um mapeamento dos programas e serviços governamentais e não governamentais de atendimento ao adolescente em cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto, verificando se cada um dos programas assim como as entidades que os executam estão devidamente registrados no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). Além disso, deverão prestar informações ao MP sobre todas as etapas de elaboração do plano, bem como acerca do cumprimento integral para a elaboração e aprovação do mesmo no prazo máximo de dez meses.

CDL realiza certificação digital através de agendamentos em Brumado

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Brumado está realizando a certificação digital, seguindo todas as recomendações do Ministério da Saúde. A CDL alerta que o serviço é considerado essencial e, portanto, não pode parar. Com o certificado digital SPC, você confirma sua identidade e assina documentos digitalmente com mais segurança. O agendamento deve ser feito através dos telefones: (77) 3441-1222 ou (77) 99853-6601.

Brumado: Vereador aponta irregularidades em licitação da prefeitura e formaliza queixa às polícias civil e federal Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O vereador Reinaldo de Almeida Brito (DEM), o Rey de Domingão esteve, na noite do último domingo (18), na delegacia para registrar um boletim de ocorrência contra a prefeitura devido à irregularidades em processo licitatório. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o parlamentar explicou que a prefeitura não teria divulgado uma suposta licitação, na modalidade carta convite, no Diário Oficial do Município, procedimento obrigatório nesse caso. “Fui até a prefeitura, protocolei um ofício querendo saber do contrato, do por que não foi divulgado no Portal da Transparência sobre as empresas que participaram dessa carta convite, e não tive resposta nenhuma”, destacou. Além de registrar um boletim de ocorrência na Polícia Civil, o vereador adiantou que também dará conhecimento à Polícia Federal para que apure a irregularidade. A carta convite, para calçamento de rua, ocorreu no valor de R$ 313.700,40. “Isso não pode ficar impune. Como cidadão e empresário, como iremos saber como foi feita essa carta convite, quais as empresas que participaram, se já está na fase de pagamento? Isso vem acontecendo frequentemente”, criticou. Domingão informou que ainda há mais 4 denúncias para fazer à PF quanto a fraudes em licitações na prefeitura de Brumado.

Endocrinologia na Clínica Exame: Conheça a atuação e quais as doenças mais comuns

Endocrinologia é uma especialidade médica que estuda as ordens do sistema endócrino e suas secreções específicas, chamadas de secreções fisiológicas. Trata-se de uma especialidade médica que cuida de doenças relacionadas a alterações hormonais e metabólicas. Veja alguns exemplos: Diabetes; Osteoporose; Obesidade; Alterações na tireoide; Puberdade precoce; Problemas de crescimento; Distúrbios na menstruação; Problemas com a menopausa. Além das situações acima, você deve procurar um Endocrinologista quando sentir mudanças no seu organismo, como: distúrbios de sono e desenvolvimento sexual irregular, por exemplo, pois podem ser seus hormônios dando sinais de que algo não está certo. A melhor forma de descobrir se o acompanhamento é necessário, no entanto, é fazendo um check-up pelo menos uma vez ao ano. Cuidar da sua saúde inclui procurar o especialista certo para cada disfunção. Saber o momento em que o corpo acende o alerta e pede mais atenção é ideal para a prevenção de doenças. Caso tenha se identificado com o que falamos aqui, então não deixe de entrar em contato conosco. (77) 3441-9286 e (77) 99991-5757 (WhatsApp). Laboratório e Policlínica Exame fica localizado na Rua Cassemiro Pinheiro Azevedo, 655, Centro de Brumado.

Licínio de Almeida: Filha de 15 anos simula problemas de saúde e revela em hospital ter sido abusada pelo próprio pai Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Uma filha de 15 anos, do distrito de Jurema, na cidade de Licínio de Almeida, a 148 km de Brumado, revelou através de um bilhete, no Hospital Municipal Waldeck Ornellas, ter sido abusada pelo seu próprio pai. O fato ocorreu na última terça-feira (20). Segundo apurou o site Achei Sudoeste, a adolescente teria simulado em sua residência forte dores pelo corpo para ter que ser atendida em uma unidade de saúde. Ela foi ao local na companhia de seus pais e uma irmã. A mãe e a irmã acompanharam o atendimento médico. O pai ficou no lado de fora aguardando o retorno da esposa e das filhas. Ao perceber a chegada de uma viatura da 94ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), no hospital municipal, ele desconfiado, evadiu-se do local. A garota fez exame no Departamento de Polícia Técnica (DPT) em Bom Jesus da Lapa. A foto do pai da adolescente circula nas redes sociais e a polícia realiza rondas, na tentativa de prender o acusado. Até o momento, ele não foi localizado. A pequena cidade de Licínio de Almeida está abalada com o caso.

Prefeito de Brumado e empreiteiras são acionados por obras mal feitas nos canais dos riachos do Sapé e Bate Pé Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O Ministério Público Estadual (MPE), através do promotor de justiça Millen Castro Medeiros de Moura, moveu duas ações civil pública contra o prefeito de Brumado, engenheiro Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), o ex-secretário de infraestrutura Douglas Darlan Malheiro Leite, o engenheiro civil e fiscal de obras do município, Gilton Lélis Silva, e as construtoras Coliseu e Áurea, por improbidade administrativa nas construções dos canais dos Riachos do Sapé e Bate Pé, nos bairros Olhos D’água e São José. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, o caso estava sendo investigado pelo MPE desde dezembro de 2018 (veja aqui). De acordo com a ação, o Inquérito Civil confirmou que a construção dos canais nos riachos do Sapé e Bate Pé não foram realizadas corretamente, pois as obras foram executadas com materiais questionáveis, o que gerou comprometimento e anomalias nas estruturas. Com isso, houve prejuízo ao Município de Brumado, que desperdiçou recursos públicos, em virtude da falta de responsabilidade dos seus gestores – Prefeito e Secretário de Infraestrutura – e do fiscal da obra, que não providenciaram a fiscalização adequada durante e depois de finalizada a obra.

Prefeito de Brumado e empreiteiras são acionados por obras mal feitas nos canais dos riachos do Sapé e Bate Pé Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

 As duas ações somadas são no valor de R$ 2.465.021,50, para efeitos fiscais, correspondente ao montante histórico dos contratos objetos. ?Millen, no mérito das ações, solicitou a condenação dos acionados nas sanções previstas no art. 12, inciso II, da Lei nº 8.429/92, ou alternativamente, do inciso III; a condenação dos acionados ao pagamento de reparação por danos morais coletivos, na proporção de 1/3 (terça parte) de sua condenação ao ressarcimento de danos, a serem revertidos para o Fundo de Modernização do Ministério Público do Estado da Bahia; e a condenação dos acionados ao pagamento dos ônus sucumbenciais. O caso será julgado pelo juiz Antônio Carlos Espírito Santo Filho, titular da Vara da Fazenda Pública de Brumado.

Brumado não tem nenhum óbito de Covid-19 nas últimas 24h

Nesta quarta-feira, 21 de abril, o município de Brumado registra 7917 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. O total de notificações suspeitas é de 18456. Entre os diagnósticos: 46 internações, 155 óbitos, 639 pacientes em tratamento e 7123 recuperados. No momento, 68 ainda aguardam resultado laboratorial e 9870 já foram descartados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.

UTI Covid do Hospital Municipal de Brumado recebe doação de 20 bombas de infusão Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

O Hospital Municipal Professor Magalhães Neto (HMPMN), em Brumado, recebeu uma doação de 20 bombas de infusão. A entrega do equipamento, que custa aproximadamente R$ 7,5 mil cada, foi realizada esta semana, na secretaria de saúde. Os equipamentos serão utilizados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Covid. De acordo com o secretário Cláudio Feres, as bombas vão reforçar o atendimento aos pacientes durante a pandemia de coronavírus. Segundo ele, os equipamentos são muito importantes para a administração de medicamentos e nutrientes, e neste período de Covid-19, com toda certeza serão fundamentais para aprimorar ainda mais o atendimento no Hospital Municipal.

Estudo confirma primeira morte por reinfecção de Covid-19 no Brasil

Um estudo confirmou a primeira morte no Brasil por reinfecção da Covid-19. No caso, um homem de 39 anos era morador de Campo Bom, no Rio Grande do Sul. Ele foi reinfectado por uma das variantes da Covid-19 no intervalo de três meses e 11 dias. Na primeira infecção, o homem não teve sintomas, mas na segunda reinfecção, ele não resistiu e faleceu no dia 19 de março. O caso foi relatado em um artigo científico produzido por 15 pesquisadores brasileiros comandados pelo Laboratório de Microbiologia Molecular da Universidade Feevale (RS), publicado ontem na plataforma Research Square em pré-impressão, ou seja, ainda em fase de revisão dos pares. “A análise genômica mostrou diferenças geneticamente significativas entre os vírus recuperados em ambas as infecções”, explicam os pesquisadores no texto. Segundo o artigo, o paciente era portador de doença cardiovascular crônica e diabetes. “Ele relatou dois episódios clínicos de covid-19. O primeiro foi em 30 de novembro de 2020, enquanto o segundo se deu em 11 de março de 2021”, diz. O gaúcho foi infectado pela variante P.1 na primeira contaminação. Na segunda infecção, ele foi contaminado pela variante P.2. As duas cepas têm origem no Brasil.  “Durante o primeiro caso de infecção, os sintomas e sinais clínicos do paciente não haviam sido relatados. No entanto, o paciente relatou ter tido contato com seu irmão, que testou positivo para SARS-CoV-2 anteriormente. Ele também visitou seu pai no hospital em um quarto compartilhado com outros pacientes com diagnóstico de covid-19. No segundo episódio, o paciente apresentou como sintomas dispneia [falta de ar], fadiga e dificuldade respiratória; e saturação menor que 95% como sinal clínico”, completa o texto. Ainda segundo o estudo, a segunda infecção evoluiu com complicações, “sendo o paciente encaminhado para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e intubado devido à grave perda de capacidade pulmonar”. Oficialmente, o primeiro caso de reinfecção registrado pelo Ministério da Saúde ocorreu em 23 de outubro de 2020 em uma médica do Rio Grande do Norte que não manifestou forma grave. No último boletim do Ministério da Saúde sobre o novo coronavírus, há o relato de 11 casos confirmados no Brasil, sendo seis deles nos estados de São Paulo e Amazonas, sem nenhuma morte indicada.

Vereador é morto a tiros dentro da própria fazenda na cidade de Andorinha Foto: Reprodução/G1

O vereador Pablo Campos Alves, da cidade de Andorinha, foi morto a tiros na noite de terça-feira (20) no povoado de Bananeiras, no mesmo município, localizado no centro norte da Bahia. as informações são do G1. De acordo com a Polícia Civil, o vereador foi morto dentro da própria fazenda por homens que chegaram armados em um carro. A prefeitura de Andorinha decretou luto oficial de três dias a partir desta quarta-feira (21). Segundo informações iniciais da polícia, o trio chegou à fazenda em um veículo preto e disparou contra o vereador, que tinha 40 anos. Ainda segundo a polícia, buscas estão sendo feitas para identificar e localizar os suspeitos. Motivação ainda é desconhecida. Foram expedidas guias para remoção e perícia do corpo do vereador. O caso será investigado pela 19ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior de Senhor do Bonfim (19ª Coorpin/Senhor do Bonfim).

'Atividade essencial': Câmara aprova projeto que proíbe suspensão de aulas presenciais na pandemia Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Câmara dos Deputados aprovou na madrugada desta quarta-feira (21) o texto-base de um projeto que proíbe a suspensão das aulas presenciais durante a pandemia de Covid-19. O texto torna as aulas presenciais "atividades essenciais", mas abre exceção para quando as condições sanitárias de estados e municípios não permitirem o retorno, “com base em critérios técnicos e científicos devidamente publicizados”. A proposta segue, agora, para o Senado. Segundo o projeto, essa situação sanitária deve ser explicitada em ato do poder Executivo local. A proposta não deixa claro quais seriam esses critérios técnicos e científicos. Opositores afirmam que o texto é “subjetivo” e fere a autonomia de estados e municípios. Já os que defendem dizem que há dispositivos que garantem a independência nas decisões dos entes federados. Pelo projeto, a educação básica e de ensino superior em formato presencial, nas redes públicas e privadas de ensino, serão consideradas serviços e atividades essenciais mesmo durante enfrentamento de pandemia, emergência e calamidade pública. Na semana passada, o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) emitiu posicionamento contrário à proposta, em que defende que “cada gestor estadual ou municipal possa avaliar com as autoridades sanitárias locais a situação epidemiológica na tomada da decisão de manter ou não as aulas presenciais”. “Não é o momento de obrigar estados e municípios a abrirem suas escolas, numa decisão única para todo o país”, diz a nota. Mesmo com alterações feitas pela deputada relatora Joice Hasselmann (PSL-SP) – que incluiu no parecer diretrizes para o retorno presencial –, o Consed manteve a posição contrária ao texto.

Mulher coloca fogo em sua própria residência na cidade de Caculé Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

De acordo com 94ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), uma casa foi incendiada, na cidade de Caculé, a 100 km de Brumado, na última terça-feira (20). A proprietária do imóvel, Zenaide Canguçu Lopes, 47 anos, foi que colocou fogo no local. O imóvel fica localizado na Rua Zeferino Carinhanha, Bairro Alto da Boa Vista. Segundo informou a polícia ao site Achei Sudoeste, Lopes já teve passagem por envolvimento com o tráfico de drogas. A mulher não teve ferimentos. Ainda não se sabe qual o motivo de ela ter ateado fogo em sua própria moradia. A Polícia Civil instaurou um inquérito e investiga o caso.

Vereador mineiro defende morte de animais de rua: 'tem é que matar' Foto: Reprodução/Facebook

Um vereador de João Pinheiro (MG) decidiu defender a morte de animais de rua para se posicionar contra um projeto de lei que vista conscientizar crianças sobre maus-tratos contra os bichos. Eli Corrêa de Freitas (DEM) afirmou, na reunião ordinária da Câmara Municipal realizada nesta segunda-feira (19), que “cachorro na rua tem é que matar”. Para se justificar, Corrêa alegou que já viu três pessoas morrerem por leishmaniose em Ruralminas, doença infecciosa que se hospeda em cães. Na concepção dele, aparentemente, todo cachorro de rua está contaminado. “Na Ruralminas eu vi três pessoas morrerem por problema de leishmaniose de cachorro e gato. Lá em casa tem dois e eu não tive coragem de matar, já arranjei um para matar”, contou o vereador. As informações são do JP Agora. Depois, ele generaliza a situação para defender o uso da carrocinha: “Cachorro na rua tem é que matar, cachorro em rua do jeito que vemos por toda banda, com problema e doença, amontoado, trazendo doença para população. Quando tinha uma carrocinha de cata cachorro, doente morrendo, só ficava aquele que tinha certeza que era saudável, o resto morria tudo”.

Anvisa autoriza uso emergencial de coquetel contra Covid-19 Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Foi aprovado nesta terça-feira (20), pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o uso emergencial de um medicamento contra a Covid-19. Segundo o G1, o coquetel é uma combinação de casirivimabe e imdevimabe (Regn-CoV2), dois remédios experimentais desenvolvidos pela farmacêutica Roche. Após o remdesivir, este é o primeiro remédio a ser aprovado pela agência. A aplicação do medicamento é feita de forma intravenosa, e o seu uso é restrito a hospitais. A função dos dois anticorpos é bloquear a entrada do coronavírus na célula. Tanto adultos como pré-adolescentes (com 12 anos ou mais e que pesem no mínimo 40kg) podem fazer uso, desde que não precisem de suplementação de pacientes. O coquetel não é recomendado para pacientes graves e nem para prevenir a Covid-19. Ele já foi aprovado para uso emergencial em Suíça, Canadá e Estados Unidos. O comércio é proibido. O pedido de uso emergencial foi feito no dia 1º de abril. Os anticorpos monoclonais utilizados nesta combinação reduziram a hospitalização "relacionada a Covid-19 ou as visitas ao pronto-socorro em pacientes com alto risco de progressão da doença em 28 dias após o tratamento, quando comparados ao placebo”, disse o FDA, órgão regulatório dos EUA.

Viatura da Polícia Militar colide com poste durante perseguição em Brumado Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Uma viatura da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), em Brumado, colidiu com um poste, na noite da última terça-feira (20), durante uma perseguição a uma motocicleta com dois criminosos, na Avenida Coronel Santos, no centro da cidade. O condutor da viatura perdeu o controle da direção no cruzamento da linha férrea e acabou colidindo com o poste. A lataria do veículo ficou danificada. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, nenhum militar do Pelotão de Emprego Tático Operacional (Peto), que estava na viatura se feriu.

Viatura da Polícia Militar colide com poste durante perseguição em Brumado Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

De acordo com uma testemunha, ao perceber o acidente com o veículo oficial da PM, os meliantes pararam a motocicleta a 600 metros do ocorrido, perceberam os policiais solicitando reforço e depois fugiram do local. Em 06 de janeiro de 2020, uma outra viatura da 34ª CIPM também se envolveu em um acidente na mesma localidade (veja aqui).

IPVA de veículos de transporte escolar, turístico e de autoescolas é prorrogado por dois anos na Bahia Foto: German Maldonado/TV Bahia

O pagamento do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2020 e 2021, na Bahia, foi prorrogado por dois anos, para proprietários de veículos do transporte escolar e turístico e de autoescolas. A medida, anunciada nesta terça-feira (20), pelo governo do estado, visa atenuar as dificuldades destes segmentos em função da pandemia do coronavírus. A medida não inclui a taxa de licenciamento anual, cujos prazos de pagamento permanecem inalterados e deverão ser observados para efeito de expedição do Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV). De acordo com decreto a ser assinado pelo governador Rui Costa, o IPVA de 2020 fica prorrogado para julho de 2022, e o de 2021, para julho de 2023. Os beneficiários terão a opção de pagar em cota única, com desconto de 5%, ou parcelar o imposto devido em três vezes. A cota única para pagamento do IPVA 2020 vencerá no dia 29 de julho de 2022. No caso de parcelamento, as datas de pagamento estão fixadas em 29 de julho, 31 de agosto e 30 de setembro de 2022. Já a cota única para pagamento do IPVA 2021 fica prorrogada para 31 de julho de 2023. Quem parcelar, terá as datas de 29 de julho, 31 de agosto e 29 de setembro de 2023 para efetuar os pagamentos.

Tanhaçu: Homem é encontrado morto em telhado de residência Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Um homem, identificado como José Paulo dos Santos, foi encontrado morto no telhado de sua residência, na Rua Ituaçu, no centro da cidade de Tanhaçu, a 76 km de Brumado. Segundo informou a 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) ao site Achei Sudoeste, o corpo da José Paulo, foi encontrado sobre o telhado, próximo a uma caixa d'água. A polícia ainda não sabe a causa da morte. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) foi acionado e realizou a perícia no local. O corpo de Santos foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) de Brumado para ser necropsiado. A Polícia Civil de Tanhaçu já iniciou as investigações para elucidar o caso.

Dupla é presa após roubar carga de botijões de gás em Jequié Foto: Divulgação/SSP-BA

Dois homens foram presos nesta terça-feira (20), por suspeita de roubar uma carga de 38 botijões de gás, na cidade de Jequié, sudoeste da Bahia. A prisão foi realizada durante uma ação da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR) da cidade. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP), o motorista do caminhão que transportava a carga no momento do flagrante, confessou ter vendido os botijões para um mototaxista, no bairro Nova, na cidade do interior baiano. A dupla responderá por furto e receptação, respectivamente. O material recuperado já foi devolvido para o proprietário e a dupla, submetida a exame de lesões corporais, está à disposição da Justiça e deve passar pela audiência de custódia.

Municípios devem fornecer dados sobre vacinação contra Covid-19, diz TCM Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O presidente do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), conselheiro Plínio Carneiro Filho, encaminhou aos prefeitos, secretários de saúde e controladores internos das prefeituras de todo o estado, pedido de informações sobre o planejamento e a campanha de vacinação das populações contra a Covid-19. Os dados devem ser enviados para divulgação em um “Hotsite Nacional” criado pelos tribunais de contas. O objetivo é dar maior transparência e permitir o compartilhamento das ações de fiscalização sobre o combate à pandemia. Os gestores municipais têm até o dia 10 de maio para responder a dois questionários – um sobre o planejamento e outro sobre a execução da campanha de vacinação. O primeiro visa mapear e conhecer os planos dos municípios sobre o desenvolvimento da campanha, como também servir de roteiro e orientar os municípios que ainda não formalizaram seu planejamento. O segundo questionário visa mapear e conhecer os procedimentos e ações de execução da campanha, independentemente da formalização e publicação do planejamento municipal. A iniciativa de criação do site para reunir todas as informações sobre o planejamento e o andamento da vacinação em todos os municípios do país foi do Conselho Nacional dos Presidentes de Tribunais de Contas (CNPTC), com o objetivo de dar maior transparência a todo o processo. Com isto as informações estarão disponíveis à toda a população, de modo a permitir o mais amplo controle social. Além disso, permitirá eventuais trocas de informações para a melhoria dos procedimentos, por parte das prefeituras, e uma fiscalização mais eficiente por parte dos órgãos de controle.

Ibar Nordeste oferece vagas de emprego em Brumado

Em Brumado, a empresa Ibar Nordeste está disponibilizando vagas de emprego para Auxiliar Administrativo – PCD, Auxiliar de Produção, Eletricista de Manutenção, Faxineiro – PCD, Ferramenteiro – PCD, e Meio Oficial Eletricista. Os interessados devem enviar currículo para o e-mail: [email protected].

Grupo promove ação ambiental no Balneário de Livramento de Nossa Senhora Foto: Rádio 88 FM

No último domingo (18), voluntários da Brigada de Proteção Ambiental de Livramento de Nossa Senhora, a 68 km de Brumado, se reuniram para recolher o lixo jogado nas proximidades do Balneário Municipal. De acordo com a Rádio 88 FM, durante a ação de preservação ambiental, foram recolhidos vários materiais, como pneus, latas de alumínio, garrafas de vidro, garrafas pets e lixos em geral. O grupo pede que a população descarte o lixo da maneira correta.

Arquivo