Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
04/2022
fechar

Brumado: Próximo domingo acontece mostra de paisagens com valorização artesanal na Apae Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

No próximo domingo (02), será realizada na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) uma mostra de paisagens. Presidente da Apae em Brumado, Genival Moura explicou ao site Achei Sudoeste que a mostra visa dar espaço e oportunidade aos artistas brumadenses de expor a sua arte. O evento acontece de 16h às 20h30 e toda população está convidada a prestigiar a iniciativa. “É uma mostra do que temos em nossa cidade, da pintura, da comida, do desenho... esses artistas estarão lá presentes”, disse. No total, 25 artesãos farão parte da mostra. A iniciativa contará também com um momento de descontração, com música, poesia e coral. Nesse sentido, Moura defendeu a arte e o lazer como parte fundamental da vida em sociedade. “É um momento de abraçar esses brumadenses, de irmos lá passar uma tarde confortável. Brumado tem muita coisa que a gente precisa ver”, pontuou. A ideia, além de dar espaço aos artistas brumadenses, é apresentar o trabalho da Apae à comunidade. A entrada é franca.

Preços dos remédios sobem até 10,89% em todo país Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O governo autorizou o reajuste dos preços de medicamentos a partir desta sexta-feira (1º). Os remédios terão aumento de até 10,89%, segundo anunciou a Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED), em publicação no Diário Oficial. “Esta resolução entra em vigor na data da sua publicação”, diz o texto publicado no Diário Oficial. A partir desta sexta, as farmacêuticas já podem aplicar o reajuste – mas cabe às empresas definirem os novos preços, já que os percentuais são os de reajustes máximos. O percentual de alta de 10,89% já havia sido antecipado pelo Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos (Sindusfarma). A resolução aprovada pela CMED estabelece o percentual máximo de 10,89% para as 3 classes de medicamentos e de perfil de concorrência da substância: nível 1, nível 2 e nível 3.

Mais de 6 mil eleitores possuem títulos cancelados em Livramento de Nossa Senhora Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Faltando menos de 7 meses para as eleições, em Livramento de Nossa Senhora, muitos eleitores estão com títulos cancelados. Dados do Cartório Eleitoral do município revelam que são cerca de 6.482 eleitores possuem títulos cancelados por não terem feito biometria no prazo concedido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Na mesma situação, na cidade de Jussiape, são cerca de 1.345 eleitores, em Rio de Contas 2.663 e, em Dom Basílio, 1.284. Esses eleitores deverão solicitar a regularização através do aplicativo Título Net ou no site agendamento.tre-ba.jus.br para um atendimento presencial no cartório ou nos postos de atendimento. 

Brumado: SMTT confirma início da vistoria do transporte escolar para próxima segunda-feira (04) Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Vistoriador do transporte escolar no município de Brumado, Jansen Ricardo confirmou ao site Achei Sudoeste o início do processo de vistoria da frota para a próxima segunda-feira (04). Segundo Ricardo, a vistoria ainda não havia sido realizada por falta de condições técnicas, visto que o sistema para tanto estava sendo viabilizado. “Quem não fizer parte dessa inspeção regular e ordinária da SMTT será condutor de veículo clandestino”, alertou. A Lei nº 9503/97 estabelece que a inspeção dos veículos do transporte escolar é obrigatória, principalmente, levando-se em consideração a condução de crianças e adolescentes. O vistoriador municipal esclareceu também que são necessárias, no mínimo, duas vistorias no ano para garantir que a frota esteja em condições de transportar passageiros em segurança. Para a inspeção do dia 4, Ricardo adiantou que o próprio secretário de educação João Nolasco estará presente. “Garanto que não vai rodar veículo irregular em Brumado”, afirmou. Em contrapartida, apesar das informações confirmadas pelo vistoriador, o secretário declarou em entrevista ao Achei Sudoeste que não é favorável à realização da vistoria neste momento, pois os ônibus estão desarrumados e, certamente, serão reprovados.

Greve de servidores do INSS na Bahia ganha adesão de médicos peritos Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A greve dos servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) na Bahia chegou ao quarto dia nesta quinta-feira (31) e ganhou adesão dos médicos peritos. Os serviços estão suspensos em sete gerências e 140 postos de todo o estado. Sem atendimento nos postos e a partir da adesão dos médicos, as perícias, que estavam sendo realizadas, também foram suspensas na capital e no interior baiano. Algumas pessoas tinham atendimento agendado para esta quinta-feira, se deslocaram até unidades, mas não foram atendidas. A paralisação faz parte de um ato nacional dos servidores. A categoria cobra a realização de concurso público para suprir o déficit de pessoal, reposição salarial de 19,9% e melhoria das condições de trabalho nas unidades da Previdência Social.

Três pessoas são presas com drogas na cidade de Tanhaçu Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Na noite desta quinta-feira (31), em rondas na cidade de Tanhaçu, a 74 km de Brumado, guarnições da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Central e da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) prenderam três pessoas acusadas de tráficos de drogas. Em um primeiro momento, as guarnições avistaram duas pessoas em atitude suspeita. Após abordagem, com eles, foram encontradas substâncias análogas a drogas. Aos policiais, os mesmos informaram que tinha outro indivíduo que também estava comercializando drogas na região. A guarnição deslocou-se até o local informado, mas, ao avistar a patrulha, o suspeito tentou fugir, sendo alcançado. Com ele, foram encontradas mais substâncias e uma balança de precisão. Todos foram conduzidos até a Delegacia Territorial de Brumado (BA) para adoção das medidas cabíveis.

Feira de Santana: Homem é morto a tiros enquanto celebrava o próprio aniversário Foto: Aldo Matos/Acorda Cidade

Um homem foi morto a tiros dentro da própria casa, em Feira de Santana, no interior da Bahia. O crime aconteceu na noite da última quarta-feira (30). Segundo a Polícia Civil, ele comemorava o próprio aniversário no Residencial Iguatemi, localizado no bairro Mangabeira, quando três homens chegaram armados e efetuaram disparos. De acordo com o G1, a vítima foi identificada como Washington da Silva Pereira, 44 anos. Ainda não há informações sobre a motivação do crime. Testemunhas e familiares serão ouvidos pela polícia. O corpo da vítima foi removido para o IML.

Jovem vai dar ração a peixes em criatório e morre afogado em Pindaí Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na noite desta quinta-feira (31), um jovem de 23 anos morreu afogado na Fazenda Novo Horizonte, na comunidade de Guirapá, zona rural de Pindaí, a 174 km de Brumado. O corpo de Marciano de Souza Castro foi encontrado dentro de um criatório de peixes. Segundo informou o 17º Batalhão de Polícia Militar, o pai da vítima, disse que Graciano Brito de Castro, seu filho saiu para dar ração aos peixes, porém, como estava demorando muito, ele se dirigiu ao local, onde o encontrou já sem vida. Com a ajuda de familiares, conseguiu retirá-lo e acionou uma guarnição da Polícia Militar para registrar a ocorrência. Após constatar a veracidade do fato, o Departamento de Polícia Técnica (DPT) esteve no local para fazer o levantamento cadavérico. O corpo de Marciano foi encaminhado para o Instituto Médico Leal (IML) em Guanambi. A Polícia Civil já investiga o caso.

Caminhão carregado de sucata tomba e atinge outros veículos no sul da Bahia Foto: Divulgação/PRF

Um acidente grave deixou, pelo menos, uma pessoa morta depois que um caminhão carregado de sucatas tombou e atingiu outros três veículos que passavam pela BR-101. O caso ocorreu nas imediações do distrito de São João do Paraíso, em Mascote, cidade no sul da Bahia, na nesta quinta-feira (31). Os automóveis menores ficaram destruídos com o impacto e toda a carga se espalhou pelo chão. Não há detalhes sobre o que pode ter provocado o acidente, nem quantas pessoas ficaram feridas. Equipes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) foram acionadas e atuam para prestar socorro às vítimas e fazer a desobstrução da pista, que está parcialmente interditada.

Idoso morre em acidente envolvendo três veículos na BA-262 em Brumado Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

No final da tarde desta quinta-feira (31), um acidente foi registrado na BA-262, na cidade de Brumado. No local, um motociclista, ao tentar fazer uma conversão à esquerda, acabou atingido por um segundo veículo que vinha no mesmo sentido. Segundo informou a Polícia Rodoviária Estadual (PRE) ao site Achei Sudoeste, após a colisão, um terceiro veículo também se envolveu no acidente. O condutor da moto, identificado como Joaquim José da Silveira, de 68 anos, foi socorrido em estado grave pelo Samu 192 e levado ao Hospital Professor Magalhães Neto, em Brumado. Na unidade, acabou não resistindo e veio a óbito. Os demais motoristas não sofreram ferimentos graves. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) realizou a perícia no local. O corpo de Joaquim foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) em Brumado. As circunstâncias do acidente estão sendo investigadas.

Universal é condenada a pagar R$ 101 mil a fiel que doou prêmio de loteria para ter bênçãos Foto: Divulgação/Caixa

Uma mulher que venceu na loteria em 2014 junto ao então marido venceu um processo contra a Igreja Universal do Reino de Deus e deverá receber de volta os R$ 101 mil que doou à instituição em busca de bênçãos que, segundo ela, não foram obtidas. Cabe recurso à determinação. Segundo o juiz substituto da 1ª Vara Cível de Samambaia, do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT), a decisão foi favorável à parte autora porque a doação em alto valor financeiro não foi formalizada por escritura pública ou instrumento particular, conforme rege a legislação brasileira. “Apesar das alegações da autora de que foi ludibriada pela igreja, ao não receber as ‘bênçãos’ prometidas, estas não constituem o fundamento utilizado para embasar o pedido de nulidade, o que afasta este Juízo de discussões subjetivas acerca do papel da fé e da Igreja, as quais permeiam quase toda a tese defensiva da ré, inclusive”, justificou o magistrado. Consta no processo o relato de que a autora começou a frequentar a igreja em 2006 com o então marido em busca de sucesso financeiro, profissional e familiar. Segundo a mulher, um pastor teria dito que todos os fiéis deveriam contribuir com 10% de todo valor que recebessem para obter as graças divinas almejadas, conforme informou o TJDFT em comunicado divulgado nesta quarta-feira, dia 30. Ela então disse que seu então marido passou a pagar as mensalidades a partir do salário dele como gari. Em 2014, o casal foi premiado em R$ 1,8 milhão numa aposta da Lotofácil. Desse total, R$ 182.102,17 foram repassados para a conta da ré. Outros R$ 200 mil foram transferidos pelo então marido da autora, também como doação, com a promessa de que as vidas de ambos seriam abençoadas. No ano seguinte, o casal separou-se e dividiram o que restou do prêmio. Segundo a autora, “na busca das bênçãos financeiras”, ainda transferiu para a igreja um automóvel modelo HB20, da marca Hyundai, e mais R$ 101 mil, tudo feito sem qualquer formalidade. No entanto, ela relatou que não alcançou o que era prometido nas pregações ainda que tivesse frequentado os cultos algo de longo de oitos anos. A mulher disse que então deixou de ir à igreja e entrou na Justiça pedindo a anulação das doações. As informações são do jornal o Globo.

Caminhão carregado com tomates perde freio e invade praça na cidade de Ituaçu Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Nesta quinta-feira (31), um caminhão baú carregado com tomates perdeu o freio e invadiu a Praça José Anísio, na cidade de Ituaçu, a 98 km de Brumado. Câmeras de monitoramento mostram o momento em que o veículo desce a via em alta velocidade. Testemunhas relataram que o caminhão já desceu a serra que dá acesso ao município desgovernado. Segundo a 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), o motorista informou que seguia do Distrito de Cascavel, em Ibicoara, sentido à cidade de Contagem (MG). Apesar da gravidade, não houve feridos. O motorista estava bem e saiu de dentro do caminhão sem ferimentos graves. A Polícia Militar registrou a ocorrência e controlou o trânsito no local. O caminhão estava carregado com tomates.

Faça a sua limpeza dental na Dom Odontologia Premium em Brumado

A higiene bucal caseira é totalmente diferente da limpeza dental feita no consultório odontológico. Para eliminar todos os resíduos, os dentistas limpam dente por dente, removem os tártaros, fazem polimento e, para finalizar, aplicam flúor. Como cada dente recebe atenção especial, fica muito mais fácil diagnosticar doenças como cárie e gengivite (chamada também de doença periodontal) para, posteriormente tratá-las. Quando o tártaro não é removido dos dentes, a escovação fica ainda mais difícil e, como consequência, surgem mais tártaros, piorando, cada vez mais, a sua saúde bucal. Com o tempo, o excesso de tártaro atinge a raiz do dente e pode causar perda óssea. Quando a situação chega nesse estágio, não há mais o que fazer, já que é impossível recuperar o osso perdido. Portanto, esteja atento e faça a limpeza dental a cada 6 meses. Ela é essencial para evitar esse tipo de problema. Além de manter hábitos saudáveis e cuidar todos os dias da sua higiene bucal, é fundamental realizar a limpeza dental no período recomendado. Ela evitará que surjam novos cálculos ou placas bacterianas. Agende agora mesmo a sua avaliação na Dom Odontologia Premium e transforme a sua vida dando um basta na sua dentadura. Entre em contato através do telefone (77) 98108-8430 ou pessoalmente no endereço Avenida Doutor Antônio Mourão Guimarães, 570, Centro.

Cicom inicia instalação de novas câmeras de monitoramento nas principais vias em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Nesta quarta-feira (30), o Centro Integrado de Comunicação (Cicom) iniciou a instalação de seis novas câmeras nos principais logradouros da cidade de Brumado. Os equipamentos foram doados desde 2018 pela prefeitura municipal e, agora, efetivamente, substituem os modelos obsoletos e servirão para fortalecer a atividade de monitoramento no município. Com a possibilidade de ampliar o campo de visão em 360°, essas câmeras mais modernas contribuirão para uma segurança pública mais eficiente. Além destes equipamentos, já estão sendo instaladas nas vias públicas as câmeras do projeto Vídeo Polícia em Expansão (VPE), que contará com câmeras de leitura de placa de carro e face em Brumado. Ao todo, deste projeto, já foram instaladas 10 câmeras, de um total de 17, cuja operacionalidade ficará a cargo do Cicom.

Brumado: MPE recomenda Município que cumpra a lei facultativa à escola em tempo integral Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O Ministério Público Estadual (MPE) recomendou ao Município de Brumado o cumprimento da Lei nº 1.893/2020 de forma que os alunos do ensino fundamental 1 e 2 devam permanecer o tempo obrigatório de 07 horas nas escolas, compreendendo o período de 7h às 14h. O prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (Sem Partido), não poderá, segundo a recomendação, exigir a permanência dos alunos nas atividades escolares durante o período facultativo, de 14h às 16h. O Município deverá ofertar o transporte escolar após às 14h para os alunos da zona rural que não desejarem permanecer na escola, no período facultativo. Durante o período de permanência obrigatória, os alunos deverão ter aulas que englobam o núcleo comum das disciplinas: Matemática, Língua Portuguesa, Ciências Naturais, História, Geografia, Artes, Educação Física. No currículo complementar, atividades diversificadas que contemplam o reforço escolar, como orientação em estudo e pesquisa, experiências matemáticas, experiências com ciências naturais e hora de leitura. A prefeitura terá prazo de 15 dias úteis para atender a recomendação. Se necessário, o Ministério Público adotará as medidas judiciais cabíveis para assegurar o fiel cumprimento desta, sem prejuízo da apuração de eventual responsabilidade. Abetino Novaes fez parte da comissão de pais que provocou o MPE em face do Município. Em entrevsita ao site Achei Sudoeste, ele frisou que o impasse nem deveria existir, visto que existe uma lei que versa sobre o tema, a qual teria de ser estritamente observada pelo prefeito. “A justiça tarda, mas não falha. Quero agradecer à promotora por agir dentro da lei. Nós, pais, agradecemos pelo empenho do MPE em fazer valer a lei”, salientou. 

Arquivo