Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
04/2022
fechar

Nenhuma criança ou adolescente morreu por efeito da vacina contra Covid-19 no Brasil Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O último boletim epidemiológico sobre Covid-19 do Ministério da Saúde, publicado no dia 26 de abril, informou que nenhuma criança ou adolescente (de 5 a 18 anos) morreu em decorrência de efeito adverso da vacina. O ministério investigou 38 óbitos notificados por governos estaduais e municipais. Os dados apontam que foram registrados 3.463 casos de evento adverso pós-vacinação (EAPV) na faixa etária de 5 a menores de 18 anos. Destes, 3.044 (87,9%) foram eventos adversos não graves (EANG) e 419 (12,1%) foram eventos adversos graves (EAG) - 38 (1,1%) resultando em morte. Dos 38 casos, 36 estão relacionados à vacina da Pfizer e dois estão ligados à CoronaVac. A idade média foi de 13 anos, com mesma proporção entre os sexos. O intervalo de tempo entre vacinação e evento adverso foi de 30 dias. Quatro casos ocorreram após 30 dias, “evidenciando uma relação temporal inconsistente de acordo com a classificação de EAPV”, disse o ministério. Após a investigação dos casos, os 38 óbitos notificados foram avaliados e classificados como: Reações coincidentes ou inconsistentes: 23; Inclassificáveis devido à necessidade de informações: 13; Dados conflitantes em relação à causalidade: 2. No mesmo boletim, o Ministério da Saúde reforça que as vacinas são seguras e apresentam excelente perfil de risco benefício “já tendo gerado um impacto extremamente positivo na saúde da população brasileira, com a redução expressiva dos casos, internações e óbitos pela doença”.

Brumado: 'Eduardo Vasconcelos tem que ser banido do cenário da política', desabafa João Bacelar Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o deputado federal João Carlos Bacelar (PL) garantiu que vai desmascarar o prefeito de Brumado, Eduardo Lima Vasconcelos (Sem Partido). Segundo o político, o gestor usa os deputados para “roubar” emendas, mas não reconhece o trabalho feito por eles. Bacelar afirmou que ajudou na implantação da Faculdade de Medicina em Brumado, mas foi desconsiderado pelo prefeito. Revoltado, ainda desafiou Eduardo a desmenti-lo. “Que ele me desminta que não é ladrão. Eduardo é um ladrão e eu o desafio a usar o microfone em praça pública e dizer que não é. Eduardo é a maior decepção que tive em minha vida pública. Ele é um problemático”, disparou. Para Bacelar, o prefeito precisa ser banido do cenário da política.  “Pessoas como ele tem que ser banidas da política”, completou.

Ipiaú: Homem é preso por suspeita de tráfico de drogas ao ser flagrado com 200 porções de cocaína Foto: Divulgação/PC

Um homem foi preso por suspeita de tráfico de drogas ao ser flagrado com 199 porções de cocaína, quatro trouxas de maconha, uma pedra de crack e R$ 259, na quarta-feira (27), em Ipiaú, no sudoeste da Bahia. De acordo com a Polícia Civil, a droga foi apreendida em uma casa, no bairro Santana, durante o cumprimento de um mandado de busca e apreensão, realizado por investigadores da Delegacia Territorial (DT) de Ipiaú. No imóvel, que funcionava como ponto de venda de drogas, os policiais também localizaram duas balanças, dois celulares, um tablet, uma porção de ácido bórico e pinos vazios para acondicionar cocaína. O material apreendido foi encaminhado à perícia. O suspeito foi autuado por tráfico de drogas e está à disposição da Justiça na delegacia de Ipiaú.

Adolescente de 17 anos é apreendido comercializando drogas em Guanambi Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Nesta quarta-feira (27), policiais militares da Companhia de Emprego Tático Operacional (Ceto), ao receberem informações do Setor de Inteligência do 17º Batalhão de Polícia Militar (BPM) acerca da prática de tráfico de drogas na Rua Lajedão, no Bairro Monte Pascoal, em Guanambi, a 141 km de Brumado, deslocaram-se para o local. Lá, avistaram um jovem em atitude suspeita. Este, ao perceber a presença da viatura, tentou fugir dispensando uma sacola. Ao ser alcançado e indagado a respeito do material, o adolescente confessou que estava comercializando drogas. Ele apontou o local onde havia dispensado o entorpecente, além de levar os policiais em um entulho onde havia mais substâncias entorpecentes. Os policiais localizaram o material escondido contendo R$ 380 em espécie, 50 pedaços pequenos de sustância análoga ao crack, 09 pedaços maiores da mesma substância e outra porção de substância análoga à cocaína. O menor e o material apreendido foram apresentados na delegacia para as providências cabíveis.

Operação policial termina com dois irmãos mortos e dois suspeitos de tráfico presos no sul da Bahia Foto: Divulgação/PM

Uma operação policial na cidade de Santa Luzia, na região sul da Bahia, terminou com dois irmãos mortos e duas pessoas presas nesta quinta-feira (28). Ao todo, 65 agentes das polícias Civil e Militar estiveram envolvidos na ação que resultou na apreensão de dois revólveres (calibre 38 e 32), 225 buchas de maconha, 75 pedras de crack e 50 pinos para acondicionamento de cocaína. De acordo com o G1, batizada de “Operação Bruxão”, a ação tinha objetivo de cumprir 12 mandados de buscas e outros dois de prisão contra pessoas ligadas a um homem apontado como traficante da região, conhecido pelo nome que batizou a ação policial e que está foragido. Segundo informações da Polícia Civil, ao perceberem a chegada dos agentes na localidade da Travessa Santa Marta, um homem conhecido como “Carranca” e o irmão dele, que não teve o nome divulgado, atiraram nas equipes. Houve um confronto, os dois foram atingidos e morreram em seguida. O segundo suspeito era um dos alvos dos mandados de prisão a ser cumprido.

Ex-prefeito de Brumado declara apoio ao grupo político de Fabrício Abrantes Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

O ex-prefeito Geraldo Azevedo (PP) declarou apoio ao grupo político liderado pelo presidente do União Brasil (UB), Fabrício Abrantes: os pré-candidatos a deputado federal José Rocha (UB) e deputado estadual Luciano Ribeiro (UB), além dos pré-candidatos ACM Neto (UB) e João Leão (PP). Azevedo registrou que o momento é histórico, pois une dois candidatos das últimas eleições municipais para, já nas eleições de 2022, pavimentarem o futuro de Brumado. “O que Fabrício está fazendo em Brumado é uma espetacular visão de futuro. Brumado precisa votar maciçamente nos deputados José Rocha e Luciano Ribeiro, que são aqueles que estão sintonizados com os projetos de futuro que Fabrício almeja para Brumado”, disse. Após a manifestação de apoio, o deputado federal José Rocha agradeceu e reafirmou o compromisso de lutar ainda mais por Brumado. “Ser o representante de Brumado, além de uma grande responsabilidade, me deixa ainda mais empolgado e empenhado para lutar por este importante município”, destacou. Já o pré-candidato a deputado estadual, Luciano Ribeiro, disse que o apoio de Geraldo contribui para que todo o planejamento de futuro que Fabrício vem fazendo para Brumado vire realidade.

Centro de Abastecimento de Tremedal pode deixar de vender carnes Foto: Reprodução/MP-BA

O Ministério Público da Bahia (MP-BA) entrou na Justiça para que a prefeitura de Tremedal, sudoeste da Bahia, suspenda a venda de carnes nos boxes do Centro de Abastecimento da cidade (Ceat), também conhecida como feira livre. As informações foram divulgadas na quarta-feira (27). O Tribunal de Justiça da Bahia informou que ainda não recebeu o pedido do MP. Em 2019, a prefeitura se comprometeu a adequar os boxes que comercializam os produtos de origem animal às normas ambientais, sanitárias e de consumo. No entanto, o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) não tem sido cumprido. O TAC prevê reformas para implantar as condições necessárias de comercialização dos produtos, assegurando a higiene e os padrões adequados. Na mesma época em que o documento foi assinado, o município reconheceu irregularidades na comercialização das carnes no Ceat. Entre as intervenções que precisam ser feitas, conforme o MP, estão: a utilização de balcões frigoríficos com temperatura interna máxima de 7º C, a adequação das instalações elétricas e de esgotamento sanitárias, bem como a disponibilização nos boxes de espaço para desossa, manipulação e descarte, além da instalação de pontos de água corrente com pias e ralos para a drenagem de água.

Bahia não investe na segurança e trata o tráfico de drogas como empresa, dispara Sindpoc Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Presidente do Sindicato dos Policiais Civis da Bahia, Eustácio Lopes, disse que, ao longo de oito anos, o governador Rui Costa não valorizou a categoria, ao contrário, promoveu um verdadeiro sucateamento da segurança pública no Estado. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Lopes colocou que a política desastrosa promovida pelo governador tem resultado na morte de tantos baianos, dado os índices alarmantes de violência no Estado. O líder sindical ainda rebateu uma recente declaração de Costa, que afirmou que o tráfico movimenta milhões e emprega milhares de jovens no mundo inteiro. “Foi uma fala infeliz. O Governo do Estado tenta transferir a responsabilidade do próprio Governo para o Poder Judiciário. A responsabilidade de combater o tráfico é do Estado. Se o tráfico consegue cooptar jovens, se expandir e fortalecer é porque o Estado está de joelhos e ausente no combate à criminalidade”, criticou. Para ele, a falta de investimento na polícia resulta na impunidade e no aumento da criminalidade.

'O prefeito de Brumado é um encantador de serpentes, um ladrão', dispara deputado João Bacelar Foto: Divulgação/Câmara dos Deputados

O deputado federal João Carlos Bacelar (PL), o Jonga Bacelar, chegou a ser apresentado pelo prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (Sem Partido) como parceiro de Brumado. Mesmo com emendas destinadas ao município, após um tempo, o gestor desconsiderou o apoio do parlamentar. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Bacelar disse que, embora pareça uma pessoa de bem, o prefeito é um “encantador de serpentes”. “Um senhor, cabelo grisalho, prefeito experiente de 4 gestões, eloquente, aparentando ser uma pessoa de bem. Conversando com o deputado Arthur Maia, ele me disse que ele é um dos gângsters da política na Bahia, não cumpre nada. Também procurei saber das autoridades do Governo do Estado e me disseram que ele é uma pessoa difícil, um encantador de serpentes, mas eu quis pagar pra ver”, relatou. Envolvido pela eloquência e educação do prefeito, o deputado afirmou que viabilizou emendas no valor total de R$ 5 milhões ao município. Segundo Bacelar, o rompimento com o gestor se deu após Vasconcelos exigir que ele retirasse o dinheiro da Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais (Cefem) da RHI Magnesita, que deve mais de R$ 80 milhões ao Município. “Isso nunca foi uma condicionante no nosso acordo. Isso é um assunto que não me pertence. Eduardo nunca reconheceu nada. Ele não respeita os cabelos grisalhos que tem. Ele é, literalmente, um encantador de serpentes, só faz enrolar os deputados. O povo de Brumado precisa saber que ele é um inconsequente, um ladrão. Ele toma as emendas dos deputados e depois dá um pontapé na bunda”, acusou. A entrevista completa com o parlamentar vai ao ar nesta quinta-feira (28), às 17h, no Programa Achei Sudoeste no Ar, pela Rádio Alternativa FM 97,9.

Consumidor arcará com R$ 30,2 bilhões de déficit do setor elétrico em 2022 Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

O consumidor arcará, em 2022, com déficit de R$ 30,219 bilhões da Conta de Desenvolvimento Energético (CDE). A estimativa foi aprovada nesta terça-feira (26) pela diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e pode resultar em impacto médio de 3,39% na conta de luz dos consumidores de todo o país. O efeito varia conforme as regiões. Os consumidores do Sul, do Sudeste e do Centro-Oeste terão impacto de 4,65% nas tarifas. Para os consumidores do Norte e do Nordeste, o aumento será um pouco menor: 2,41%. O resultado negativo de 2022 será 54,3% maior que o de 2021. No ano passado, a CDE registrou déficit de R$ 19,581 bilhões. Fundo setorial que financia diversos subsídios ao setor energético, a CDE reúne nove subsídios para consumidores de baixa renda, rurais, produtores que utilizam fontes renováveis, distribuidoras de pequeno porte e cooperativas de eletrificação e produtores de carvão mineral. O déficit do fundo é repassado aos consumidores. Segundo o diretor Hélvio Guerra, relator da proposta de orçamento da CDE, o resultado negativo pode ser diminuído caso a CDE receba R$ 5 bilhões adicionais decorrentes do processo de privatização da Eletrobras.

Pátio do Detran instalado em Brumado começa a recolher veículos em 18 municípios da região Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O pátio destinado à guarda de veículos apreendidos em Brumado já começou a operar. O local foi credenciado pelo Departamento Nacional de Trânsito (Detran/Bahia) para atendimento da demanda de 18 municípios da região. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o coordenador da Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), Jansen Ricardo, explicou que o pátio funcionará durante 24 horas para atendimento das necessidades da Polícia Rodoviária, Polícia Militar, 20ª Coorpin, 18ª Ciretran e do próprio departamento de trânsito municipal. Com sistema próprio de lançamento e inspeção veicular, o coordenador frisou que o pátio será um ganho muito grande com relação aos veículos abandonados na via. A remoção desses veículos já foi iniciada. “Cada caso é um caso e todos estão sendo avaliados. A remoção já foi iniciada. Inclusive, tem muito veículo lotado na estrutura do pátio”, destacou. O local dispõe de duas plataformas de remoção para guinchar os veículos retidos. Para eventual remoção, o proprietário pagará as despesas cabíveis.

Mercado estima inflação de 7,65% no ano, acima do teto da meta do Banco Central Foto: Marcelo Casal Jr./Agência Brasil

Após três semanas sem publicação por causa da paralisação dos servidores, o Banco Central voltou a divulgar o boletim Focus, que reúne as projeções do mercado, ontem. Nesse período “no escuro”, as expectativas de?inflação?subiram de 6,86% neste ano, no relatório divulgado em 28 de março, para 7,65% nesta semana. A expectativa, assim, é mais que o dobro da meta oficial da inflação para o ano, de 3,5%, e está em elevação há 15 semanas. O mercado também elevou a sua projeção para a Selic neste ano, que passou de 13% para 13,25%. A expectativa de crescimento do PIB variou de 0,5% para 0,65%. Em março, quando o último relatório foi divulgado, já fazia sete semanas que economistas recalculavam a inflação de 2022 para cima, cada vez mais longe da meta de 3,5% estabelecida para este ano. Mesmo considerando o intervalo de tolerância de 1,5 ponto percentual (p.p.) para cima ou para baixo, o número ainda ficaria acima do teto, que seria de 5%, o que implicaria no descumprimento da meta pelo segundo ano consecutivo. A atual projeção extrapola o teto da meta em 2,65 p.p. A inflação vem se mantendo alta e persistente no Brasil. Os preços também são impactados pelos reflexos da guerra entre Ucrânia e Rússia nos combustíveis e alimentos em todo o mundo. O presidente do BC, Roberto Campos Neto, já admitiu que o núcleo de inflação está muito alto e disse que o indicador do IPCA de março, o maior para o mês desde 1994, foi uma?surpresa.

Greve dos servidores do INSS da Bahia completa 30 dias sem perspectiva de acerto Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Há 30 dias, os servidores do INSS na Bahia paralisaram as suas atividades em virtude de um impasse com o Governo do Estado. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Edvaldo Santa Rita, coordenador geral do Sindprev/Ba (Sindicato dos Servidores do INSS na Bahia), explicou que o governo se recusa a atender a pauta de reivindicações da categoria. “Temos 23 estados paralisados com 70% dos trabalhadores de braços cruzados mobilizados pela greve. A resposta do governo foi cortar o ponto. Esperávamos uma resposta diferente, mas em toda greve é isso”, disse. Santa Rita salientou que, em duas rodadas de negociações, não houve qualquer avanço na greve, que, conforme pontuou, não é só do INSS, mas de todos os servidores públicos federais do país. Além da defasagem salarial de mais de 4 anos, os servidores reivindicam a estruturação da máquina pública e a melhoria do serviço. “A instituição pública vai à falência porque os gestores públicos não estão ligando para esse atendimento tão elementar, que é prestado a todo povo brasileiro. Uma instituição sem ar-condicionado, com uma informatização lenta e deficiência de servidores”, criticou. Com a paralisação, mais de 900 atendimentos estão deixando de ser feitos, diariamente, na unidade do INSS na capital baiana.

Casos de sarampo crescem 79% em 2022 Foto: Reprodução

Os casos de sarampo aumentaram 79% nos primeiros dois meses deste ano em relação a 2021, depois que a Covid-19 e as restrições impostas na pandemia interromperam as campanhas de vacinação infantil em todo o mundo, segundo dados do Unicef e da Organização Mundial da Saúde (OMS). Em janeiro e fevereiro, houve 17.338 casos de sarampo relatados em todo o mundo, acima dos 9.665 no mesmo período do ano passado. O sarampo é uma doença muito contagiosa que pode ser particularmente perigosa para crianças e bebês. Ele se espalha mais rapidamente do que Ebola, gripe ou Covid-19. A diretora executiva do Unicef, Catherine Russell, descreveu as deficiências de imunização combinadas com o retorno às atividades sociais como uma “tempestade perfeita”. “O sarampo é mais do que uma doença perigosa e potencialmente mortal. É também uma indicação precoce de que existem lacunas em nossa cobertura global de imunização, lacunas com as quais as crianças vulneráveis ??não podem arcar”. Os cinco países com os maiores surtos de sarampo nos últimos 12 meses foram Somália, Libéria, Iêmen, Afeganistão e Costa do Marfim. Houve 21 grandes surtos durante esse período. As campanhas de vacinação infantil foram afetadas em todo o mundo durante a pandemia de coronavírus, e não houve uma recuperação total desta situação.

Governo faz vista grossa à pauta de reivindicações e mantém Polícia Civil sucateada, diz Sindpoc Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Após três rodadas de negociações com o Governo do Estado, o Sindicato dos Policiais Civis do Estado da Bahia não obteve sucesso no atendimento de suas reivindicações. Presidente do órgão, Eustácio Lopes disse ao site Achei Sudoeste que o governo está usando a mesa de negociações para enrolar a categoria. “A mesa de negociações não foi um ato de vontade do Governo do Estado, foi imposto pelo Poder Judiciário”, avaliou. Na pauta de reivindicações da categoria, estão a mudança do padrão remuneratório de nível médio para superior e a valorização salarial. Segundo Lopes, até o momento, o Governo não apresentou nenhuma contraproposta ao sindicato, dando apenas respostas vagas às reivindicações da Polícia Civil. Para o líder sindical, o governador não valoriza e nem entende como prioridade os trabalhadores da segurança pública, promovendo uma política desastrosa para a área. “Com isso, temos esses números alarmantes no Estado da Bahia. Pelo terceiro ano consecutivo, somos tricampeões de homicídios. O estado que menos elucida e mais mata”, lamentou.

Squaresom e Polly Móveis com show de ofertas para o Dia das Mães em Brumado

Para o Dia das Mães, a Squaresom e Polly Móveis preparam um show de ofertas e preços baixos. Tem móveis, eletrodomésticos e eletrônicos com preços promocionais e as melhores condições de pagamento. Estante Book por apenas R$ 279, Painel de TV por R$ 189, Roupeiro Três Portas por R$ 480, Liquidificador por R$ 150 e muito mais. Passe agora mesmo em uma das lojas e confira de perto todos os produtos.  A Squaresom fica localizada na Rua Exupério Pinheiro Canguçu, 151 - Centro. O telefone é (77) 3441-3422. Já a Pollymóveis fica situada na Avenida Dr. Antônio Mourão Guimarães, 590. O telefone é (77) 3441-2093. Nesta data tão importante, presentei as mamães com o melhor e com as melhores condições de pagamento. 

Brumado: Beto Bonelly comemora aprovação de projeto que beneficia produtores rurais Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O projeto de lei nº 019/22, de autoria do vereador Beto Bonelly, que beneficia os produtores rurais, foi aprovado na sessão da última segunda-feira (25), pela Câmara Municipal de Brumado. Ao site Achei Sudoeste, o parlamentar destacou que o projeto será um grande avanço para a zona rural. “Nesse projeto é instituída a permissão do Executivo para instaurar o programa de incentivo ao agricultor. Esse programa visa disponibilizar profissionais capacitados e preparados, na área da agronomia, técnicos em agricultura, agropecuária e advocacia, dando maior suporte para o homem e a mulher do campo”, destacou. Bonelly enfatizou a importância da proposta para que o produtor rural possa alcançar níveis maiores de produção. “Com a disponibilização desses profissionais, o conhecimento técnico, moderno e acadêmico será inserido nas zonas de produção, incrementando ainda mais os números”, reiterou. O vereador espera que a prefeitura coloque, efetivamente, o projeto em execução.

Professores de universidades estaduais paralisam atividades na Bahia Foto: Priscila Costa

Professores de universidades estaduais paralisaram as atividades, nesta quarta-feira (27), e realizaram um ato na Praça da Piedade, em Salvador, para pedir o cumprimento de um acordo feito com o governo estadual após a greve de 2019, além de reajuste salarial. O trânsito da região não foi afetado. O ato público com paralisação faz parte do calendário de lutas da campanha salarial da categoria. Entre os principais pontos de reivindicações dos professores, estão a denúncia do arrocho salarial e a luta pela retomada da mesa de negociação permanente com o governador Rui Costa (PT). Segundo Ronalda Barreto, professora da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) e coordenadora do Fórum das Associações Docentes (ADs), os professores tentaram contato com o Governo da Bahia, mas não foram atendidos. “Terminamos a greve de 2019 assinando um acordo com o governo, em que iria estabelecer uma mesa de negociação. Só que o governo quebrou esse acordo e interrompeu a mesa de negociação antes da pandemia”, explicou. A mesa de negociação reúne secretarias do estado com representantes das universidades estaduais para debater os direitos dos professores. “Nós conversamos sobre nossos direitos, bem como reajuste salarial. Já estamos há mais de 800 dias sem nos reunir na mesa”, afirmou Ronalda. A manifestação contou com a presença de docentes de várias cidades do interior baiano, além de representações sindicais de outras categorias do funcionalismo público estadual e estudantes. Movimentos sociais solidários à causa também estiveram presentes.

Malhada de Pedras: Médico preso por tráfico de influência e ameaças é solto após pagar fiança Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Um médico de 42 anos, foi preso na tarde do último domingo (24), em Malhada de Padras, a 39 km de Brumado, acusado de praticar direção perigosa e embriaguez na condução de uma moto (veja aqui). O médico havia sido contratado pela prefeitura há 45 dias. Segundo a ocorrência policial, no ato da abordagem e prisão, o médico cometeu crimes de desobediência, resistência, ameaça, direção perigosa, tráfico de influência e embriaguez ao volante. Ele teria dito aos policiais que é primo de uma major da Polícia Militar da Bahia e Tenente do Exército, além de médico. O profissional foi solto na terça-feira (26), após ser ouvido na audiência de custódia e pagar seis salários mínimos de fiança. A Polícia Civil continua ouvindo as pessoas envolvidas na ocorrência.

Contendas do Sincorá: Acusado de tentativas de homicídio e lesão corporal é absolvido Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Nesta terça-feira (26), o Tribunal do Júri na cidade de Ituaçu, absolveu Nailson Souza do Rosário, acusado de ter disparado um rifle contra a ex-companheira enquanto ela se refugiava na casa da vizinha, que também foi atingida pelo disparo. O indivíduo trocou tiros com os três policiais militares que compareceram ao local para socorrer a vítima. Os fatos ocorreram na cidade de Contendas do Sincorá, a 104 km de Brumado, em 17 de dezembro do ano passado. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, o julgamento teve início às 8h e se encerrou no final da tarde. Os jurados responderam negativamente quanto à intenção do réu em praticar os cinco crimes. A defesa do acusado foi patrocinada pelo advogado Samuel Milhazes, que dividiu o plenário com o advogado Aloísio Freire.

Governo lança medida para tentar aumentar emprego formal no campo Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O governo federal quer aumentar a formalização de trabalhadores rurais incentivando a criação de empresas que façam a intermediação entre empresas e produtores que precisam de empregados temporários, disse nesta quarta-feira o ministro do Trabalho, José Carlos Oliveira. De acordo com o jornal Tribuna da Bahia, essa será uma das medidas a serem lançadas na semana que vem, depois do Dia do Trabalho, em um esforço do governo para tentar aumentar a formalização do trabalho no país. “A intenção do texto é facilitar a formalização no meio rural”, disse o secretário-executivo do ministério, Bruno Dalcolmo. “É parte de um conjunto de medidas que estamos tomando para isso. Foi aumentada a fiscalização e estamos criando alternativas para trazer essas pessoas para dentro da Previdência”. No meio rural, o agenciamento de trabalhadores para plantio e colheita é feita, de forma informal, por atravessadores, que muitas vezes ficam com parte significativa do rendimento dos trabalhadores. Ou acabam por criar as chamadas dívidas de servidão, em que pagam, por exemplo, transporte para os trabalhadores e depois ficam com seus salários para cobrir valores impagáveis. “Vão ser oferecidas no texto diferentes alternativas de formalização. O produtor que não quiser, não precisa adotar, mas ele vai ficar sujeito à fiscalização e à cobrança de todos os direitos dos trabalhadores”, disse Dalcolmo. Não foi esclarecido, no entanto, como será o incentivo para que sejam criadas essas empresas de intermediação rural, que serão o aspecto central do plano do governo de aumentar a formalização no campo.

Brumado: Homem descumpre medida protetiva e ameaça ex-companheira Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Na última semana, a Polícia Militar deteve um homem acusado de descumprir medida protetiva e ameaçar a ex-mulher na cidade de Brumado. Segundo a vítima, o ex-companheiro quebrou todos os móveis de sua casa, localizada no Residencial Brisas e também fez ameaças de morte. O fato foi registrado na delegacia de Brumado e uma medida protetiva foi solicitada. No entanto, no último domingo (24), a vítima ligou para a PM relatando que estava se sentindo perseguida pelo homem. Este foi localizado e encaminhado para os procedimentos legais. O suspeito possui passagens por latrocínio e tráfico de drogas. Além disso, está em regime aberto concedido pela justiça de Araçatuba (SP). Um novo procedimento criminal foi aberto contra o acusado.

Casos de dengue caem em 4,6% na Bahia; zika e chikungunya crescem Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O número de casos de dengue caiu na Bahia em 4,6%, em comparação com 2021. No total, a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) registrou, de 1º de janeiro a 19 de abril deste ano, 12.924 casos: 624 a menos que no último ano, quando 13.548 ocorrências foram contabilizadas. Já os casos de zika e chikungunya, que também são transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, tiveram crescimento.

Fios de cobre são apreendidos pela PM em ferro velho na cidade de Brumado Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Na última segunda-feira (25), após denúncia anônima, uma guarnição da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) apreendeu cerca de 30 kg de cobre proveniente de fios de origem duvidosa. O material estava em um depósito de ferro velho localizado no Bairro Esconso, em Brumado. Em varredura no local, os policiais também encontraram barras de cobre que são partes internas de transformadores de alta tensão, comumente usados pela companhia de energia. Um jovem de 22 anos estava no depósito, tendo sido conduzido à delegacia, juntamente com todo material recolhido. Um procedimento será aberto para investigar se há indícios de receptação de material furtado.

Gasolina sobe pela 2ª semana seguida e atinge novo recorde no país Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O preço da gasolina subiu pela segunda semana seguida e atingiu novo recorde nos postos de combustíveis, mostram os dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). O preço médio do litro da gasolina no país ficou em R$ 7,270 na semana entre os dias 17 e 23 de abril, o que representa uma alta de 0,70% em relação a semana anterior. Trata-se do maior valor nominal pago pelos consumidores desde que a ANP passou a fazer levantamento semanal de preços, em 2004. O pico até então tinha sido registrado na semana entre os dias 13 e 19 de março (R$ 7,267 o litro), após o forte reajuste de preços anunciado pela Petrobras. O maior preço encontrado nos mais de 5 mil postos pesquisados foi de R$ 8,599 o litro. Até então, a máxima encontrada pela pesquisa tinha sido de R$ 8,499 o litro. O menor valor encontrado foi R$ 6,190. O etanol e o diesel também subiram nas bombas.

Arquivo